Blogs e Colunistas

22/09/2010

às 16:23 \ Beleza

Não esprema espinhas. Mas se é para desobedecer, leia estas dicas

Todo mundo sabe ou já ouviu falar que não é bom espremer espinhas. Cutucar a pele é arriscado e pode piorar em vez de resolver o problema. Aí seguem alguns motivos:

1- Existem bactérias vivendo na nossa pele. Elas ficam em várias partes do corpo, incluindo mãos e unhas. Na maioria das vezes elas não incomodam. Mas, ao mexer em um cravo ou uma espinha com sua mão contaminada por bactérias, a lesão inicial pode infeccionar e aumentar.

2- Uma espremida mal feita pode arrebentar a espinha, não para fora, mas na sua parte profunda na pele. Se isso acontecer, a inflamação aumentará.

3- Existe o risco de uma espinha mal-espremida virar cisto.

4- Arranhar e cutucar a pele com o objetivo de eliminar imperfeições pode deixar manchas e cicatrizes.

Por isso, se você tem cravos e espinhas, além do tratamento indicado pelo dermatologista, faça periodicamente limpeza de pele com profissional capacitado. Na limpeza profissional, cravos e espinhas são removidos de maneira correta.

E aí, te convenci?

Espero que sim. Mas sempre tem os compulsivos que acabam espremendo espinhas de qualquer jeito, por raiva delas ou até por prazer. A eles, vou ensinar a diminuir os riscos de um serviço malfeito.

Kit-espinha

Vai espremer mesmo? Certeza? Mais que absoluta? Então trate sua espremida com seriedade. Considere os riscos que mencionei e se prepare para um verdadeiro ato cirúrgico. Lave bem as mãos com água e sabonete, e não se esqueça de lavar a área sob as unhas. A seguir, separe o material necessário:

1- Algodão e álcool

2- Agulha. O ideal é usar uma agulha esterilizada para injeção, vendida em farmácia. Se não tiver, use uma de costura. Nesse caso você deve esterilizar a agulha, esquentando-a no fogo até que fique incandescente. Depois, remova a fuligem na agulha com algodão umedecido em álcool.

3- Creme secativo. Pode ser o mesmo que você usa habitualmente para cuidar de sua pele. Bons ingredientes que compõem um creme secativo são o ácido salicílico ou o peróxido de benzoíla.

O passo-a-passo

Nem toda espinha pode ser espremida. Aquelas que estão na fase inicial, quando a gente vê apenas um carocinho avermelhado, não podem. Se você cutucar, é certeza que elas pioram. Para elas, não adianta dica nenhuma. Contenha-se. Inclusive você, senhor compulsivo.

Só se arrisque a espremer se a espinha estiver com pus, um ponto amarelado na superfície. Comece lavando mãos e rosto com água e sabonete. Depois, use algodão umedecido em álcool para limpar a pele sobre a espinha e ao seu redor. Com a agulha, fure a espinha em sua parte amarelada. Você também pode rasgar a espinha com a agulha. Para isso, deixe a agulha paralela à pele, fure a espinha na parte amarela mais próxima à pele e levante a agulha.

Depois, usando algodão, faça pressão para baixo na pele ao redor da espinha. Não esprema a lesão nem com seus dedos nem com algodão, isso pode fazer com que a espinha estoure para dentro, na profundidade da pele. A seguir, limpe novamente a espinha com algodão embebido em álcool e aplique o secativo.

Esse passo-a-passo serve para te ajudar com uma ou outra espinha maior. Nem pense em espremer sozinho várias espinhas de uma vez. A chance de você se machucar assim é grande. O melhor a fazer neste caso é procurar ajuda profissional.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

15 Comentários

  1. Alana Jéssica

    -

    22/08/2013 às 10:00

    muito obrigada pela dica, mas pena que achei essa postagem agora depois do mal feito, espremi uma espinha próximo ao meu olho e ta todo inchado por causa da espinha to morrendo de medo e vou agora ao medico saber o que ouve se espremi errado. bjsss

  2. Mônica

    -

    29/03/2013 às 19:43

    Que Raiva , Tenho várias espinhas na testa , e agora resolveu aparecer uma enorme próxima ao meu nariz !

  3. Bianca

    -

    23/03/2013 às 13:00

    Eu tenho muitas espinhas o que que eu faço para tiralas eu lavo o rosto 3 vezes ao dia e não acontece nada….

  4. Renan

    -

    12/03/2013 às 12:40

    Fantástico, perfeito essa reportagem, graças a ela pudi me prevenir e já estou sem espinhas,,,,apenas com muita pouca mancha e já estou resolvendo com um dermatologista.

  5. inah

    -

    21/11/2012 às 15:38

    bem ,eu tinha uma espinha na ponta do nariz,eu espremi mas antes eu lavei o rosto só com água e a espinha estouro sozinha..esta certo o que eu fiz?

  6. eu

    -

    19/10/2012 às 15:07

    meu rosto e lisinho ai uma merda dessa apareceu no meu queixo ai eu explodi tando q acho q espremi tomara q essa seja a unica

  7. ana carolina pereira de lima molec

    -

    09/10/2012 às 11:24

    tenho 11 anos e tenho bastante espinhas como fazer para tirar essa espinhas do meu rosto

  8. gaby

    -

    19/06/2012 às 17:55

    nao e util

  9. Bruno

    -

    28/02/2012 às 19:37

    Nossa muito obrigado por essa noticia sobre espinhas , tenho muitas espinha e isso me ajudou ,e ajudou mais ainda porque peguei umas partes para o trabalho de biologia,

  10. Julia Angelo

    -

    28/02/2012 às 14:39

    Estava fazendo uma lição de casa , e fazendo pesquisas sobre acne , foi perfeito esse site muito obrigada pela ajuda , estou no aguardo de mais assuntos sobre saúde ! Grata

  11. Simbad

    -

    21/02/2012 às 13:14

    Amei as dicas e vou segui-las cegamente.Eu sou uma curucadora de espinhas compulsiva e ñ posso ver uma q cutuco,uso vários produtos indicados por uma dermatologista e msm assim ainda cutuco.então vou tentar ñ cutucar elas,embora seja uma tarefa mto dificil.bjão obg pelas dicas.

  12. nabila

    -

    11/02/2012 às 19:21

    oi! nunca tive problemas com espinhas na adolescencia, no entanto ha dois meses comesaram a apareser espinhas avermelhadas no meu rosto, fiquei assustada e não sei o que fazer para eliminar essas maleditass.

  13. walysson

    -

    21/09/2011 às 1:08

    a Uns 2anos atras eu tive Uma Espinha Interna bem grande na bochecha mas minha mae me deu coselhos pra n expremer mas a espinha tava muito grande mesmo depois de sarar ficou um carroço duro sobre minha bochecha e mesmo depois de 2anos n voltou ao normal … eu Pensei ir ao hospital fazer uma cirurgia mas.. eu tenho medo q fique Cicatriz pq no Hospital eles Costurao.. Mas o q eu queria saber e se existe tratamento q n deixa Cicatriz

  14. Edinéia Vasco

    -

    22/07/2011 às 19:09

    Eu fui a minha amiga que tirou um curso de estética,e perguntei a ela: -As espinhas devem se espremidas com agulhas?E ela falou que não,nem da farmácia nem de nenhum outro tipo e nem sendo esterilizada,ele falou que prejudica a pele,inflama e deixa marcas horríveis.

  15. Cleverson

    -

    23/09/2010 às 12:12

    Tenho uma dúvida:
    Como vou perceber a diferença entre uma espinha
    e um furúnculo que está começando?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados