Blogs e Colunistas

15/11/2011

às 12:34 \ Beleza, Doenças

Manchas brancas após o sol

Meu nome é Pedro e tenho 19 anos. Há três anos apareceram manchas brancas em meu rosto, e foram diagnosticadas como pitiríase alba. Tentei vários tratamentos, mas nada resolveu. O que faço?

A pitiríase alba é uma condição de pele causada por fatores genéticos. É comum e geralmente desaparece completamente depois de alguns anos. Normalmente ela se inicia na infância, mas pode aparecer mais tarde, como parece ter acontecido com você. E ela tem preferência por quem tem alergia de pele ou alergia respiratória.

A pessoa vê surgir na pele manchas ovais de cor mais clara que seu tom de pele natural. As manchas são levemente ásperas e têm descamação fina. É comum aparecer no rosto, pescoço ou braços, mas pode aparecer em qualquer parte da pele. Alguns fatores agravantes desencadeiam ou acentuam as manchas em pessoas predispostas, como exposição ao sol ou ressecamento da pele. O cloro das piscinas, que aumenta o ressecamento da pele, também intensifica a pitiríase alba.

Tratamento

O tratamento envolve duas frentes principais: evitar o sol e hidratar a pele. Assim, use filtro solar e aplique diariamente hidratante facial e corporal. Evite lavar rosto e corpo com água quente, não use bucha e use sabonetes suaves e apropriados para pele ressecada ou sensível. Em alguns casos indicam-se cremes à base de cortisona ou cremes imunomoduladores para minimizar as lesões.

Manutenção

O tratamento suaviza ou elimina as manchas. Mas, como a tendência a desenvolvê-las continua, os cuidados devem ser mantidos por longo tempo.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

7 Comentários

  1. Luísa

    -

    17/08/2012 às 13:00

    Tenho 18 anos e desde que me lembro, todos os verões fico co mancahs brancas nos braços e antigamente também na cara, que depois desaparecem á medida que vou perdendo o bronzeado. Já fui ao médico e ele disse que isso ia passar com a idade, mas nja nao credito nisso. Pelo que li, penso que deve ser pitiríase alba.

  2. liane martirena

    -

    04/01/2012 às 1:20

    acho que é as que eu tenho em meus ombros e pescoço…me mandarao usar hidratante com acidolatico,hialuronico ou ureia…está correto?

  3. Daniel A

    -

    05/12/2011 às 23:26

    tenho 24 anos e há mais de quinze anos tenho pequenas bolhas nas canelas e nos pés, fiz diversos tratamento, nenhum funcionou, como ja faz muito tempo, eu não lembro se as coceiras causaram as feridas, ou se as feridas causaram as coceiras, penso que nunca vou conseguir curar, estou com medo de uma doença mais grave no futuro. Não tenho mais plano de saúde, queria ajuda!!!

  4. Carla

    -

    03/12/2011 às 13:51

    A minha preocupação é com aquelas manchas escuras provocadas pelo sol que deixam meu rosto com duas tonalidades.

  5. Adriane R.

    -

    03/12/2011 às 13:46

    tenho manchas escuras provocadas pelo sol, o que devo fazer?

  6. daiana

    -

    27/11/2011 às 9:12

    tenho manchas nos braços mas elas coçam e ao redor fica vermelha e depois esbranquiçadas e escamam por favor mi ajudem

  7. Andrés Yglesias

    -

    15/11/2011 às 16:16

    tenho manchas escuras na testa e no rosto provocadas pelo sol.
    O que preciso fazer?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados