Blogs e Colunistas

11/08/2009

às 7:52 \ Beleza

Dicas para cuidar da saúde dos lábios

labios

Algumas orientações para ajudar a manter seus lábios saudáveis e bonitos:

1. Hidrate seus lábios
A pele fina dos lábios é delicada e propensa a ressecar. Somando o contato constante com a saliva, a tendência ao ressecamento aumenta. Por isso, ela frequentemente descama e racha. Use um hidratante labial, de preferência que inclua proteção solar na formulação. Não passe a língua para umedecer o lábio, pois, como já disse, a saliva vai ressecar mais ainda.

2. Proteja seus lábios do sol
Você passa filtro solar todos os dias no rosto? Então. A verdade é que pouquíssimas pessoas incluem essa importante tarefa em suas rotinas. E, dos que passam, quase ninguém se lembra que a pele dos lábios é tão atingida pelos raios ultravioleta quanto qualquer outra área da pele exposta ao sol. Neles também podem aparecer lesões cancerosas. Principalmente no inferior, anatomicamente menos protegido. Acrescente mais uma etapa aos cuidados com a saúde da sua pele: use diariamente um protetor solar apropriado para os lábios, com FPS 15 ou mais. Existem produtos que hidratam e protegem ao mesmo tempo.

3. Pare de fumar
Quem fuma tem grande propensão a rugas profundas ao redor dos lábios, por vários motivos: o cigarro prejudica a circulação sanguínea e consequentemente a nutrição da pele, fazendo com que a pele envelheça de dentro para fora. Outro motivo: o cigarro estimula a produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Quer mais? Aquele biquinho feito na hora de puxar a fumaça, que já foi considerado charmoso, provou ser o oposto: repetido milhares de vezes ao longo da vida, ele é fatal para produzir rugas.

Situações especiais

O inverno
No inverno, o lábio resseca mais. Ele descama, racha e fica dolorido. Em nosso país, onde o inverno não é rigoroso, o problema pode não incomodar tanto. Mas se você viajar para um lugar realmente frio, os lábios vão sentir bastante. O vento também é prejudicial, assim como o aquecimento dos ambientes internos, que diminui a umidade do ar. Se o seu lábio ressecou, ou para evitar que isso aconteça, use hidratante labial. O melhor é escolher um que já inclua filtro solar na formulação.

Esportes ao ar livre
Nem precisava dizer, né? Filtro solar nos lábios e em toda a pele exposta ao sol.

Alergia a cosméticos
Alguns batons podem desencadear alergia. A pele dos lábios fica irritada, coça, os lábios incham e doem. Se um creme de rosto entrar em contato com os lábios, a sensibilidade também pode acontecer. A alergia surge por tendência pessoal. Descoberta a causa do problema, evite-a.

Dicas para quem gosta de lábios volumosos

1. Use um batom volumizador (lip plumper)
Existem batons que aumentam o volume dos lábios. Eles incluem na formulação ingredientes que intencionalmente irritam a pele e dilatam vasos sanguíneos. Também entram na formulação ativos hidratantes potentes. Quando o batom é aplicado, os lábios incham um pouco, em um efeito discreto e temporário. Eles ficam com uma sensação diferente, como formigamento ou frio, que passa em alguns minutos. Pessoas sensíveis podem ser intolerantes ao produto.

2.  Preenchimento labial
Através de agulhas finas, um material é injetado sob os lábios, aumentando seu volume. A mesma técnica pode ser usada para suavizar as rugas que se formam ao redor da boca ou para redefinir o contorno dos lábios, que se perde com a idade.

O material preferido dos dermatologistas para o preenchimento é o ácido hialurônico, com efeito que dura de seis meses a um ano. Sou contra a aplicação de preenchedores definitivos nos lábios: embora tenham a vantagem de serem duradouros, podem causar problemas a longo prazo, como alergias ou mudanças de posicionamento. Além disso, um preenchedor definitivo não envelhece com você. Seu lábio se modificará ao longo da vida, mas o preenchedor definitivo não acompanha essas mudanças, o que pode ser um transtorno.

O preenchimento labial deve ser feito com critério, evitando exageros. Não há nada mais estranho que ganhar uma boca gigantesca, à la Maga Patalógika. Quando o volume do material colocado é bem dosado, o resultado é natural e muito bonito. Por isso, esse tratamento deve ser feito por um médico capacitado.

3. Botox
A aplicação de toxina botulínica suaviza rugas ao redor dos lábios. Mas também tem que ser dosada, ou o resultado não fica bom. Qualquer exagero e o movimento da boca fica comprometido.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

85 Comentários

  • djalma

    -

    28/4/2011 às 7:01

    oi, estou com alguas boinhas brancas na boca, são bem pequeninas, nao ardem , nao coçam , mais fico com medo de ser algo grave ……….algue pode me ajudar
    obrigado.

  • francisco dambo

    -

    24/5/2011 às 6:36

    Estou a dois anos verificando o meu lábio superior a aumentar de volume, fica irritado e seco e já não volta ao seu estado normal. o que estará na base disso?

  • bernardo

    -

    31/5/2011 às 11:38

    Olá o meu lábio inferior tem machas avermelhado pela minha cor negra e os lábios preto agora com machas vermelha não me sinto bem tenho vergonha das pessoas que olham para mi pensam que sou um bêbado. Por favor alguém pode me ajudar. Obrigado

  • camila

    -

    2/6/2011 às 15:19

    sou meia barasileira meia orintal mas tenho labios escurecidos sera genetica

  • Suellen

    -

    27/7/2011 às 10:46

    Gostei das dicas.
    Legal!

  • francisco dambo

    -

    13/10/2011 às 16:26

    O meu lábio superior aumenta de volume quase todos os dias e esta sempre seco e irritado. Como volta-lo na posição inicial? E o que estará na base disso?

  • Lia Mitie de A. Sato

    -

    20/10/2011 às 21:05

    Lucia,
    Adorei o seu post sobre os lábios, afinal eles marcam muita presença!
    Eu tenho uma dúvida cruel: Eu sei q lábios escurecidos, são genéticos ou pq algumas pessoas fumam tanto a ponto da nicotina dominar a coloração labial.
    Pois eu não faço parte de nenhuma das alternativas e meus labios são escurecidos…De vez enquando, ele volta ao “normal” e fica rosado.
    Como faço para evitar ao máximo que eles fiquem assim?As vezes eu até acho que eles estão tão ressecados a ponto de estarem um pouco queimados, mas não tenho certeza!
    Socorro!!! rsrs.
    Mas amei as outras dicas, apesas de passar SEMPRE filtro solar e hidratante labial.

  • Lia Mitie de A. Sato

    -

    20/10/2011 às 21:06

    Mais uma perguntinha…
    Existe aquela maquiagem definitiva para labios?Como um batom definitivo?

  • gabriel

    -

    26/11/2011 às 21:15

    sou moreno bem claro,e tenho os labies bem escuros,preto e fica bem estranho com o resto da tonalidade de pele do rosto,como resolvo esse problema mim ajude por favor,pq sofro muito com isso

  • Roberto

    -

    1/1/2012 às 23:42

    oi, estou com alguas boinhas brancas na boca, são bem pequeninas, nao ardem , nao coçam , mais fico com medo de ser algo grave, aliado ao fato de deixarem os lábios feios……….alguem pode me ajudar
    obrigado.

  • MARTA MAIA

    -

    5/1/2012 às 10:16

    Bom dia doutora: Usei um batom que ganhei e eu sou alergica a certos cosméticos, os lábios ficaram grossos e ásperos depois despelou e ficaram manchas escuras horríveis o que devo fazer? obrigada.

  • paulo vitor

    -

    20/1/2012 às 15:25

    oi, estou com alguas bolinhas brancas na boca, são bem pequeninas, nao ardem , nao coçam , mais fico com medo de ser algo grave, aliado ao fato de deixarem os lábios feios……….alguem pode me ajudar
    obrigado.

  • Érica

    -

    1/2/2012 às 14:17

    obtive uma queimadura no lábio e ele perdeu a cor gostaria de saber o que faço pra voltar a ter cor, mesmo quando uso batom a macha branca aparece.

  • suellen raquel

    -

    3/2/2012 às 13:23

    oi dra. eu tbm tenho umas bolinhas brancas, bm pequenas,na parte superior dos meus lábios, quando estico bm , elas parecem estar em auto relevo, não doem, não corça, nem arde, nem encomoda,mas lembro q quando ciriança meus lábios eram bm corados e hj em dia por causa dessas bolinhas parecem está desbotados, pálidos, não são tão viziveis,mas pra quem é vaidosa como eu…tbm me preoculpo em seu algo sério, já percebi isso a anos e em várias pessoas, tenho herpes simples desde muito criança, a mha herpes sempre reage ao redor da boca,mas bm diferente desse problema q estou sitando, detalhe, tenho lábios carnudos e sou bm branquinha. espero q me ajude. bju. suellen de Caruaru -PE

  • Carlos

    -

    26/2/2012 às 23:43

    Oi. Tenho bolinhas brancas e bem pequenas nos lábios superiores. Elas não doem, não ardem e nem coçam. o que será isso? tem tratamento?

  • luiz

    -

    27/2/2012 às 22:26

    meus labios inferiores tem manchas claras,que estao crescendo… o que é? e o que posso fazer? desde ja, agradeço!

  • cristian

    -

    29/2/2012 às 11:23

    ajuda :Tenho bolinhas brancas e bem pequenas nos lábios superiores. Elas não doem, não ardem e nem coçam. o que será isso? tem tratamento?

  • EMILY

    -

    8/3/2012 às 17:24

    ESTE SITE FOI EFICAZ PARA ME INFORMAR SOBRE TAL ASSUNTO,PORTANTO QUERO AGRADECER E DIZER QUE ME AJUDOU BASTANTE. OBRIGADO

  • Jonas

    -

    15/3/2012 às 15:44

    olá, tenho uma cicatriz nos lábios,parecido com uma mancha clara,consequência de uma biopsia e uma queimadura nos labios,provocado por um dermatologista na tentativa de descobrir e remover essas bolinhas brancas pequenas nas extremidades dos lábios, que algumas pessoas disseram ter também, não resolveu o problema e ainda continuo sem saber o que pode ser. Gostaria de saber o que pode ser e se tem tratamento e como poderia remover essa cicatriz e ter a piguimentação normal dos lábios de volta.

  • wendell

    -

    26/3/2012 às 15:58

    ooi, tambem tenhos muitas bolinhas brancas nos labios superiores, tambem não coça, nao ardem e nem doem, o que é isso e como faço pra sumir com elas(tratamento ou algo caseiro)

  • Patricia

    -

    5/4/2012 às 10:47

    Oie li varios post de pessoas q tem marchinhas branca nos labios bolinhas bem pequenininhas q nao coça nem arde…porque q aparece isso?e como se trata?

  • Matheus

    -

    16/4/2012 às 20:46

    Ola!!! doutora tenho ardor ao redor dos lábios isso é por causa de que?? e como se trata??

  • Elaine

    -

    18/4/2012 às 21:55

    Olá doutora a alguns dias eu percebi q começaram a aparecer umas bolinhas branquinhas bem pequenas nos meus lábios são bastantes e bem pertinhos uma das outras não arde nem doe e tbm não sinto elas quando passo a mão ou a linguá oq pode ser isso?devo procurar um dermatologista?

  • Fe

    -

    8/5/2012 às 16:20

    Olá doutora, já tem um tempo que eu percebi q começaram a aparecer umas bolinhas branquinhas bem pequenas nos meus lábios são bastantes e bem pertinhos uma das outras não arde nem doe e tbm não sinto elas quando passo a mão ou a linguá oq pode ser isso?

  • Bruna

    -

    13/5/2012 às 17:39

    Olá doutora, meus lábios são vermelhos mais em volta deles tem um contorno marrom bem franco como se tivesse passado lápis, gostaria de saber se tem como tirar esse contorno em volta deles??

  • Rael

    -

    19/5/2012 às 11:45

    Olá doutora, já tem um tempo que eu percebi q começaram a aparecer umas bolinhas branquinhas bem pequenas nos meus lábios, elas não doem e não sinto elas nos labios, espero gentilmente uma resposta positiva.

  • Camila Cardoso

    -

    22/5/2012 às 16:25

    Olá doutora a alguns dias eu percebi q começaram a aparecer umas bolinhas branquinhas bem pequenas nos meus lábios são bastantes e bem pertinhos uma das outras não arde nem doe e tbm não sinto elas quando passo a mão ou a linguá oq pode ser isso?devo procurar um dermatologista?

  • julia

    -

    30/5/2012 às 10:57

    muito boa essas dicas de como cuidar da nossa boca?queria fazer-lhe uma pergunta!!o q seriam manchas pretas nos lábios??

  • ana gabriely

    -

    31/5/2012 às 18:07

    oi!estoucom umas bolinhas nos labios bem pequenas mais não coção nem doem oque pode ser ….tenho 9 anos

  • jaime-vilhena

    -

    3/6/2012 às 8:09

    oi eu quero saber o que eu posso fazer para deixar os meus labios rosa porque eles já são mais eu quero que fica mais rosa……..o que eu posso fazer por favor ajude-me………

  • priscila

    -

    19/6/2012 às 18:24

    Apareceram umas bolinhas minusculas, no labio superior da boca,nao ardem,nao coca nem descama.Sinto quando passo a lingua.O que devo fazer?
    grata desde ja.

  • fernando

    -

    19/6/2012 às 22:44

    como eu faco para os meus labios possa a ficar mais vermelho nos cantos da boca , pois eu ja tive quelite angular

  • pricila

    -

    4/7/2012 às 16:28

    olá, está com tres dias q meus labios estão ardendo muito e sinto como se eles estivessem inchados e por dentro da minha boca tbm esta ardendo e coçando principalmente a lingua. oque pode ser isso esta incomodando muito? obrigada!

  • ronao

    -

    2/8/2012 às 21:05

    olá
    gostaria de uma ajudinha
    meus labios tem muitas bolinhas branca ,tem vez que consigo espremela e sai igual um cravo branco, uma massa compridinha
    passo a lingua no labios sinto cheio de bolinhas branca mas e por baixo da pele sabe me diser o que pode ser isto

  • ane silva

    -

    16/8/2012 às 14:25

    Olá doutora!
    Faz mais ou menos um mês que meus lábios começaram a arder muito, coçar e apareceram umas bolinhas que sinto quando passo a língua. Depois de uma semana mais ou menos começou a rachar e descamar… estou usando direto protetor solar e mateiga de cacau liquida, mais não consigo melhorar… a cada dia arde mais e coça.. O que faço?

  • Jonatan Santos

    -

    18/8/2012 às 8:28

    Ola doutora! Apareceram umas bolinhas minusculas, no labio superior da boca (cerca de três meses),nao ardem,nao coca nem descama. Quase não sinto quando passo a lingua. Fui a dermatologista, e ela disse que são grândulas provocadas pelo meu próprio organismo, e que não há nada a fazer, enfim isto está começando a afetar a minha estética.O que devo fazer? Será que há algum meio de retirar?

  • Pereira

    -

    18/8/2012 às 19:29

    Olá doutora,

    A 30 dias apareceu em meus labios umas bolinhas brancas bem pequenas, o que pode ser? Como posso me tratar? Há alguma medicação para isso?

  • Lisiane

    -

    17/10/2012 às 16:32

    Por favor me ajudem, tem 4 meses que meus lábios estão rachando e escamando, já usei manteiga de cacau de todos os tipos , protetor labial e não vejo melhora, já comprei uma podada e paguei 60,00 reais e assim ainda não vi melhora nenhuma. Estou desesperada. Me ajudem por favor.
    Obrigada

  • Rejane

    -

    21/10/2012 às 8:56

    Gente, faz mais ou menos três meses que meus lábios começaram a arder muito, coçar e apareceram umas bolinhas que sinto quando passo a língua. Depois de uma semana mais ou menos começou a rachar e descamar…e a conceira e as bolinhas minusculas continuam… estou usando a pomada bepantol, porém melhora um pouco apenas o ressecado, a coceira, ardencia e as bolinhas continuam… me ajudem!!!

  • edna

    -

    25/10/2012 às 11:39

    faz 2 dias que dentro da minha boca esta com a sensaçao de ter cido queimada com liquido quente,lateral,lingua,e na hora q abro a boca e o ar entra nos labios pelo lado de dentro o que pode ser tenho 31 anos e estava vendo algumas coisas aq e vi q pode ser extress,menopausa e outras coisa algem pode me respoder obrigada

  • Daiane

    -

    27/10/2012 às 18:32

    Tenho os mesmo sintomas da Rejane “faz mais ou menos três meses que meus lábios começaram a arder muito, coçar e apareceram umas bolinhas que sinto quando passo a língua. Depois de uma semana mais ou menos começou a rachar e descamar…e a conceira e as bolinhas minusculas continuam… estou usando a pomada bepantol, porém melhora um pouco apenas o ressecado, a coceira, ardencia e as bolinhas continuam… me ajudem!!!” Também utilizo o bepantol que alivia, mas não sara, já utilizei uma pomada para alergia que também não funcionou assim como remédio para herpes labial e nada, já estou em desespero, a diferença nos meus sintomas é que também já aconteceram duas vezes erupções labiais, a primeira não apareceu feridinha mas a segunda sim, isso no primeiro mês e depois nunca mais. Por favor Dra. se puder dar alguma orientação, já procurei médicos mas nenhum acertou ainda…

  • Rafael

    -

    21/11/2012 às 14:20

    Faz ano q tenho na parte superior do labio umas pintinhas brancas bem vlaras como se fosse mais ou menos sapinho! nao coça nem nada parecido! mais tenho curiosidade de saber oq pode ser… Obrigado

  • Heliomar

    -

    16/12/2012 às 17:29

    Já há muito tempo tenho bolinhas brancas no lábio superior. Consigo espremer uma ou outra, sai uma massinha branca. Tem algum tratamento?
    Não existe dor, mas me incomodam bastante.

  • cleilton

    -

    26/1/2013 às 10:24

    ola,estou a 40 dias com os labios ardendos e com bolinhas como se fossem areia, ja usei mantega de cacau e outros e nao par de arder, tamben fica descamando a pele dos labios, o que seria?

  • rodrigo

    -

    13/3/2013 às 11:36

    Olá doutora, já tem um tempo que eu percebi q começaram a aparecer umas bolinhas branquinhas bem pequenas nos meus lábios, elas não doem e não sinto elas nos labios, espero gentilmente uma resposta positiva.

  • Nazaré Lima

    -

    22/4/2013 às 21:09

    Olá doutoura, há uma mês saiu em volta do meu nariz e nas costas umas manchas parecidas com alergia, e coçava, fui na dermatologista ela passou uma pomada mas, não resolveu e meus lábios ficaram muito ressecados e uso pomada de própolis e outras, mas não melhora é como se estivesse assado… passei por um problema emocional me disseram que isso é devido ao stress. aguardo sua resposta obrigada.

  • antonio

    -

    25/4/2013 às 18:39

    gostei da esplicasao

  • Ana Luisa

    -

    29/4/2013 às 14:20

    Boa tarde!
    Hoje ao escovar os dentes reparei na minha boca. Ao esticar meus labios apareceram umas bolinhas brancas, nao doem, nem arde. Porem se eu apertar sai um negocinho. O que sera que sao essas bolinhas? Como faco para elas sairem?
    Obrigada

  • jacqueline conceição de souza

    -

    29/7/2013 às 20:56

    minha boca estar ressecada ao ponto de ferir doe arde demais o que fazer nessa situação

  • Cícero

    -

    29/8/2013 às 18:28

    Tenho nos lábios umas bolinhas brancas,que me incomodam muito,ardem um pouco,pensei que com o tempo elas desapareceriam,o que não aconteceu,pois já fazem alguns anos que elas estão no lábio superior,o que faço para eliminá-las,quem é especialista nessa área?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados