Blogs e Colunistas

10/02/2010

às 12:47 \ Beleza

Como se bronzear sem tomar sol

creme-pele-bronzeada

Na música, o Alceu Valença canta “Morena Tropicana, eu quero o teu sabor.”
E as mulheres respondem em coro: “Ai, ai, ai, ai.”

Vai ver que o choro dessas mulheres é por causa da pele ardendo, depois de pegar horas de sol, tentando ficar com cor de jabuticaba.

Lá vou eu de novo lembrar, como em um refrão insistente: não é saudável se bronzear. O sol aumenta a predisposição a câncer de pele e causa envelhecimento precoce, acentuando rugas e manchas. Ai, ai, ai, ai.

Mas se você já tem consciência de tudo isso e nem assim resiste à tentação de pegar a corzinha tropical, eis aqui um assunto que pode interessar: os autobronzeadores, produtos de uso tópico que dão um tom bronzeado sem prejudicar a saúde.

O que é autobronzeador?

É um produto que, através de uma reação química, muda a cor da nossa pele. O resultado é um tom parecido com o do bronzeado. Seria como se a gente tingisse a pele, com a vantagem do tingimento não sair no banho, na piscina, no mar e nem com o suor. A cor só sai conforme a pele se renova e descama naturalmente.

O autobronzeador, seja em creme, loção, spray, ou até em toalhinhas úmidas, funciona à base de dihidroxiacetona, ou DHA. Quanto maior a concentração de DHA, maior a potência. Assim, um autobronzeador mais concentrado escurece mais a pele. O tom final do bronzeado vai depender de uma combinação entre o seu tom de pele e a ação do produto. Peles muito claras não se adaptam bem a um creme muito concentrado: o tom final fica alaranjado. Peles morenas podem usar um produto mais potente. O mesmo princípio vale na hora de decidir a frequência de uso. Quanto mais dias seguidos você usar, mais a cor se intensifica, e o tom da pele acaba ficando alaranjado. Como não existe música enaltecendo mulheres cor de laranja, uma boa regra é aplicar um creme adequado ao seu tom de pele por dois ou três dias seguidos e depois fazer uma manutenção, usando uma ou duas vezes na semana.

A camada córnea

Nossa pele tem na superfície uma camada protetora, formada de células mortas endurecidas e impermeáveis à água. Chama-se camada córnea, e é ela que vai mudar de cor com o autobronzeador. Como a pele tem áreas onde a camada córnea é mais grossa, existe a chance de essas áreas ficarem com cor mais forte. Assim, palma das mãos, cotovelos, joelhos, nós dos dedos e calcanhares podem ficar mais escurecidos. Essa variação de cor pode resultar numa aparência manchada. Se isso acontecer, esfregue delicadamente a área com uma toalha úmida. Unhas, cabelos e sobrancelhas também mudam de cor com o autobronzeador. Evite o contato dele com essas áreas. Parece complicado, mas depois de algumas aplicações você pega o jeito.

O falso bronzeado não protege a pele contra o sol. Sendo assim, continue a usar seu filtro solar habitual, como se a pele estivesse no tom original.

Aí vão algumas dicas para uma aplicação mais uniforme:

Aplicação no corpo:

-Use o autobronzeador depois do banho, com a pele seca.
-Esfolie a pele no banho antes de aplicar o creme. Isso uniformiza a pele, e o resultado fica mais homogêneo. A esfoliação pode ser feita no dia da aplicação ou no dia anterior. Mas atenção: esfoliações corporais devem ser feitas até duas vezes por semana. Não ultrapasse esse número se você for usar o creme com maior freqüência.
-Use luva durante a aplicação. Depois, retire-a e espalhe o creme no dorso das mãos e dos dedos. Não aplique o creme nas unhas.
-Não se depile enquanto estiver sob efeito do auto-bronzeador. Tanto cera quanto lâmina removem parte da camada córnea, e a cor acaba saindo junto. E aí, a pele fica manchada. Espere uma semana após sua última aplicação para fazer a depilação.

Aplicação no rosto:
As orientações para o rosto são muito parecidas com as do resto do corpo, mas existem algumas particularidades:
-Se você estiver usando autobronzeador no rosto, suspenda o uso de ácidos para tratamento da pele.
-Depois da aplicação, limpe as sobrancelhas com um cotonete.

E se a pele ficar manchada?
-Basta esperar uma semana e tudo voltará ao normal. Para encurtar esse tempo, esfregue delicadamente a área escura com uma toalha úmida. Ou então use um esfoliante. Todas as manchas escurecidas causadas pelo autobronzeador desaparecem, porque conforme a pele se renova, o efeito passa.

Se você achou que passar autobronzeador dá muito trabalho, existem locais que fazem isso por você: é o chamado bronzeamento a jato. Toma-se um jato de ar com a loção bronzeadora, e a cor fica uniforme.

Achou que é muita mão de obra assim mesmo? Então, fique sabendo que do mesmo jeito que pele bronzeada está na moda, pele não bronzeada, saudável e bem cuidada também está.
Branquinha Tropicana também é sucesso nacional.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

17 Comentários

  1. vanessa justino

    -

    15/03/2012 às 18:27

    olaaa, eu comprei óleo bronzeador p/ usar em casa! gostaria de saber como fazer pra ficar bronzeada? e quantos dias devo usar o bronzeador. tenho que ficar me molhando…como faço? agradeço desde já a atenção. abraços lucia mandel

  2. ZULEIKA AMARAL

    -

    25/02/2011 às 2:39

    Oi,Lúcia,espero que você se lembre de mim,já que nos comunicamos bastante há algum tempo atrás.Estou com saudades de você,e espero recomeçar nossa amizade
    com muito carinho!Hoje tenho uma pergunta à lhe fazer sobre auto-bronzeamento
    nos dias de hoje:quando eu morava em S.Paulo costumava estar sempre bronzeada
    através deste método muito simples e prático:na verdade,eu era sócia do CLUBE PINHEIROS,mas tinha preguiça de frequentá-lo.Então,as clínicas de auto-bronzeamento eram um um sucesso geral.Acontece que tenho acompanhado notícias
    recentes da volta de algumas clínicas aí em S.Paulo,mas,infelizmente,estou morando em POÇOS DE CALDAS-cidade que adoro!-e aqui ainda não encontrei a clínica desejada.Esta é uma cidade moderna,com muito conforto,beleza e atração iresistível para milhares de turistas,mas um pouco conservadora.Então
    seja a minha dermatologista e descubra,aí,uma clínica de classe capaz de me deixar com um bronzeado dourado,tá?!?Aí você me avisa,por favor,e eu irei até S.Paulo.Agradeço muitíssimo se você me atender,mando-lhe um beijo muito carinhoso

    ZULEIKA AMARAL

  3. ZULEIKA AMARAL

    -

    29/04/2010 às 2:48

    “RECOMEÇO”
    Depois que tudo acabou,
    que o sonho morreu,
    que a vida doeu,
    o resto era nada.
    Não dá pra viver
    sem ter um amor,
    perdí seu apego
    e o seu aconchego!
    Mas não vou chorar,
    nem me lamentar,
    porque outro amor
    -igual ou melhor!-
    até já encontrei!
    Vou me aconchegar
    muito,muito,muito
    neste outro alguém
    que está me fazendo
    tanto bem!
    Vou recomeçar
    amando sem parar,
    se alguém me diz:”Te amo,
    meu amor,minha loucura!”
    serão,de novo,vividas
    todas as horas perdidas.
    Adeus brigas,dor,ciúme,
    traição e desapego,
    pois ninguém mais me verá
    sem o meu doce aconchego!…

    Zuleika Amaral

  4. Zuleika Amaral

    -

    19/04/2010 às 20:03

    “DEMAIS”
    Eu gostava tanto de você
    e você,também,de mim:demais!
    A gente se compreendia
    num mundo de amor e paz,
    nada mais tinha valor
    se a gente se pertencia!
    Assim o tempo passava
    sem que a gente percebesse
    mas,de repente,a surpresa:
    de um mundo feito de flores
    virar mágoa,desencontros,
    desenganos,desamores.
    Foi tão trite aquele fim,
    que pena ter sido assim:
    eu gostava tanto de você
    e você,também,de mim:demais!!!

    Zuleika Amaral

  5. Zuleika Amaral

    -

    19/04/2010 às 4:07

    “O PREÇO DA ELEGÂNCIA…É A ETERNA VIGILÂNCIA”
    Vai um docinho aqui,/um salgadinho alí;/vai um lombinho/com farofa e abacaxí./Vai feijoada e tudo o mais/que é uma delícia: mas na balança/é quase um caso de polícia!/Se o marido nos chateia/mais do que a gente merece,/se alguém chega e nos saqueia,/se o ladrão nos enfurece./Se ninguém vai pra cadeia/sabe,amiga,o que acontece?!Qualquer tipo de agressão/e a gente COME a frustração!Não há
    bombom que chame a gente e se ofereça,/nem há sorvetes ou quindins tão importantes,/se a gente aceita
    o bom conselho da cabeça:/seguindo sempre-e fielmente!-os “VIGILANTES”!/Vem comigo,companheira,/nossa meta é o desafío:/não se abaixe a vida inteira/no seu mundo tão vazío./Se a
    gente não for guerreira/sabe,amiga,o que acontece?!?Qualquer tipo de agressão/e a gente COME a
    frustração!!!

    Zuleika Amaral

  6. Zuleika Amaral

    -

    19/04/2010 às 3:38

    “FACULDADE DA VIDA”
    Na penumbra eu sou bonita/na penumbra eu sou gostosa:/corpo ainda quase lindo/pelo tempo já vivido!
    Pelo tempo já vivido-desde sempre admirada!-hoje por tudo agradeço,/pois bem sei que não mereço!`Às
    vezes sinto uma angústia/por tantas perdas na vida,/por tantas horas sofridas:/Mas estou pagando o preço!/Também pelas horas boas,/felizes,cheias de amor:/amor aos filhos,amigos,/aos pássaros e animais./À todos que me rodeiam/com carinho especial,/sou grata,sim,e bem sei/que eternamente o serei!
    Sou mulher e sedutora/-jamais,porém,seduzida!-/já que á um único amor/entreguei a minha vida!/Ser
    mulher é seduzir:/basta,apenas,que ela queira/e,até mesmo sem querer,/é enorme o seu poder!/Pelo tempo já vivido/tantas coisas aprendí,/que sou bem esclarecida/na FACULDADE DA VIDA!!!

    Zuleika Amaral Á minha amiga Lucia dedico este texto,carinhosamente!

  7. Monique de Paula

    -

    10/03/2010 às 1:14

    Renata,
    os autobronzeadores não estimulam a pigmentação da pele, pois não atinge a melanina da pele.
    normalmente as moleculas desses produtos são grandes e não “chegam” nas camadas mais profundas da pele. os autobronzeadores agem na camada de queratina na superficie da pele.
    Ou seja, na camada cornea (que é composta basicamente de queratina) como mencionou nossa querida escritora Lucia.
    Por isso é um bronzeamento seguro, pq nao atinge a melanina da pele.
    abçs

  8. Monique de Paula

    -

    10/03/2010 às 1:00

    Acredito que um dia as pessoas estarão mais conscientes dos maleficios provocados na pele com horas de exposição ao sol. E nesse dia, ou as pessoas adotaram a pele branquinha como os orientais, ou utilizaram os autobronzeadores e bronzeamento a jato.
    Por enquanto aposto na segunda opção, pois a primeira seria uma mudança radical na nossa cultura.
    Praia, sol e piscina são otimos para o lazer, mas não podemos abandonar o filtro solar.
    Uso o bronzeamento a jato da marca sol pleno, a pele ficar bonita e bem natural.

  9. tati

    -

    08/03/2010 às 17:46

    OI !!!
    Meu nome é tatiana tenho 14 anos e adoro ficar no sol , mais ai é q ta o problema minha pele é muito clara e eu ficar so ficar um minuto no sol ja fico vermelha, adoro ficar com a marcaquinha de biquini .
    E eu queria saber se tem algum creme para o corpo q bronzeia sem precisar expor ao sol? e qual o nome?

    OBRIGADA
    TATI

  10. Maiara

    -

    02/03/2010 às 10:39

    adoro me bronzear, fico linda com marquinha… amo demais

  11. Lia

    -

    19/02/2010 às 19:14

    Adoro estar bronzeada. Acho0 que fico bonita e com um ar saudavel.

  12. Renata

    -

    19/02/2010 às 18:45

    Fiz uso do autobronzeador da Natura no fim do ano. Adorei o resultado! Contudo, uma semana depois começou a sair aos poucos. Eu tomava banho e a água ficava escura… fiquei toda manchada… o bronzeado saía como se fosse uma tinta, mas não saía uniformemente. Mas pelo seu post, não deveria ser uma tinta, e sim um produto que estimula a pigmentação da pele e, portanto, não deveria sair no banho. É isso mesmo?

  13. Uvanildo Brito de Matos

    -

    17/02/2010 às 11:38

    Sou moreno claro,moro em salvador e vou à praia no final de semana eventualmente,gostaria que por favor indicasse um autobronzeador

  14. ZULEIKA AMARAL

    -

    15/02/2010 às 3:47

    Eu sou uma usuária de autobronzeador há muito tempo:desde que desisti de tomar sol por várias horas inúteis,sem nenhuma vantagem nessa vadiagem,á não ser ficar um pouco mais charmosa.Mas era um preço muito alto para tão pouco retorno,então apareceu o autobronzeador e logo fiquei até mais charmosa,porque mais
    descansada do sacrifício que significava ficar torrando ao sol por horas á fio.Mas faço questão,sempre,de usar a melhor marca disponível e até gostaria de ter uma dica da nossa dermatologista:é que já estou naquela idade que
    muitas mulheres consideram que deve ser só para cuidar dos netos,ou fazer tricô,ou sonhar com o passado,etc.etc.Não é o meu caso e nunca será,por isso agradeço á Lúcia Mandel por falar no autobronzeador
    dos meus 82 anos plenamente femininos,elegantes,sempre de bem com a vida!

    Carinhosamante agradecida,Zuleika Amaral e,também,ZUZU DA MÚSICA no ORKUT!

  15. Morgana

    -

    13/02/2010 às 1:32

    Doutora acha tão sensato seus assuntos, além de ficar aliviada de saber que exercício para o rosto em vez de reduzir pode até aumentar as rugas eu também fujo do sol de todas as formas e a qualquer hora do dia, não me bronzeio de jeito nenhum e nem lanço mão de autobronzeadores e com isso peguei aversão a praia, piscina, sei que os frutos desse cuidado vou vê-los no futuro, do mesmo jeito que quem se bronzeia hoje querendo ficar com a cor do pecado vai chorar mais tarde.

  16. Augusto

    -

    12/02/2010 às 12:43

    O assunto autobronzeadores é interessante.
    O cancioneiro nacional ainda não louva mulheres com
    bronzeado cor de laranja. Será que esse dia chegará?

  17. José Bueno

    -

    11/02/2010 às 16:29

    Mudar o visual de vez quando pra melhor é bom pra auto estima,homens também precisam de um pouco de vaidade…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados