Blogs e Colunistas

07/07/2009

às 7:33 \ Arquivo, Doenças

Vitiligo

Em 1993, a apresentadora americana Oprah Winfrey entrevistou Michael Jackson e perguntou se ele clareava a pele por não gostar de ser negro. O cantor negou e revelou sofrer de uma doença que destrói a pigmentação da pele. Disse ainda que usava maquiagem para uniformizar a cor e disfarçar as manchas que a doença causava. Mais tarde, em outras ocasiões, Michael daria nome a essa doença: vitiligo.

Quem tem vitiligo perde melanina, pigmento que dá cor à pele e cabelos. Isso acontece porque as células produtoras de melanina, os melanócitos, são destruídas. Assim, a pele fica com manchas brancas sem pigmentação. Essas manchas podem crescer ou permanecer do mesmo tamanho por anos.

A doença

Não se sabe precisamente por que ocorre a destruição das células. Há influência genética, e cerca de 30% dos portadores têm algum parente com a doença. Michael, na mesma entrevista a Oprah, contou que esse seria seu caso: havia pessoas com vitiligo na família do seu pai. Há também influência do sistema imunológico, que destrói indevidamente os melanócitos. Por isso, alguns pacientes têm, junto com o vitiligo, outras doenças auto-imunes, como lúpus ou alopécia areata (a possibilidade do paciente com vitiligo ter essas outras doenças deve ser investigada pelo médico). Em algumas vezes o problema começa com um stress psicológico ou após uma grave queimadura solar. Em outras vezes, não se encontra nenhuma explicação para o aparecimento da doença. Mas sabe-se que não é contagioso.

No vitiligo, manchas brancas invadem subitamente a pele, seja ela branca, negra ou de qualquer outra cor. Se a pele é branca, as manchas são ainda mais claras, e podem incomodar ou não, dependendo da localização. Se a pele é negra, o incômodo é maior, já que o contraste entre pele sã e pele afetada é marcante.

O início é repentino e qualquer parte do corpo pode ser afetada. É freqüente aparecerem manchas nas mãos, braços, pernas, ao redor dos olhos e ao redor da boca. Cabelos, sobrancelhas, cílios e barba podem clarear. Não existe maneira de predizer a evolução da doença. Não há exame ou qualquer pista que indique se ela irá progredir, melhorar sozinha ou ficar estável. O grau da evolução varia, e em casos extremos, a maior parte da pele é afetada.

Tratamentos

Uma vez descartadas doenças imunológicas associadas, trata-se a parte estética. Infelizmente não há cura definitiva. Quase todas as opções de tratamento buscam frear a evolução e estimular novamente a pigmentação. Mas a tendência ao vitiligo persiste, mesmo em quem responde bem ao tratamento. É comum a pessoa passar por algumas opções de tratamento até encontrar aquele que se aplica melhor a ela.

Seja qual for a opção, o paciente não deve expor a pele branca de vitiligo ao sol. Isso porque a pele afetada, desprovida de pigmento, se queima com facilidade, aumentando a predisposição a câncer de pele. Ainda, ao tomar sol, o resto da pele fica bronzeada, intensificando o contraste com as manchas. Finalmente, queimaduras solares estimulam o aparecimento de novas lesões de vitiligo. Por tudo isso, além de fugir do sol, o paciente deve usar diariamente um filtro com alto fator de proteção solar em toda a pele.

O tratamento para escurecer manchas claras pode ser local ou por via oral. Boas opções de tratamento local são cremes que inibem a resposta imunológica, como a cortisona ou os imunomoduladores tópicos. Outra opção de cremes são os psoralênicos, que intensificam a sensibilidade da pele à luz. Após aplicar o produto, o paciente expõe a mancha a lâmpadas específicas para o tratamento ou até mesmo ao sol, sempre sob rigoroso controle médico.

Tratamentos por via oral são indicados para casos extensos. Boa opção são os psoralênicos, tratamento eficiente e bastante delicado. Outras opções, mais modernas, são o laser (Excimer laser) e o uso de luz ultravioleta tipo B de banda estreita. Tais tratamentos vêm ganhando popularidade por não precisarem da aplicação prévia do psoralênico.

Quem não responde bem a nenhum tratamento, muitas vezes utiliza medidas de camuflagem, como uma boa maquiagem.

É possível um negro ficar branco por causa do vitiligo?

Em casos extremos, quando a maior parte da pele é acometida pela doença, médico e paciente podem optar por um tratamento que, ao invés de estimular a pigmentação da área clara, destrói a pigmentação da pele sem vitiligo através de um creme. A pele fica extremamente sensível ao sol, para sempre. Não se usa esse tratamento se o vitiligo atingir menos que 50% da pele, e nunca em quem não tem vitiligo. Aplica-se o medicamento até a pele ficar uniforme.

Quanto a Michael Jackson, embora ele e sua maquiadora tenham revelado publicamente a doença, as dúvidas nunca foram completamente esclarecidas. Todos vimos sua pele mudar de cor, mas ele nunca mostrou ao público uma mancha típica da doença. Nesse aspecto, o cantor preservou sua privacidade. Se ele tinha ou não vitiligo? Essa e outras especulações sobre a vida do astro ficam agora que ele se foi. Junto com a enorme saudade dos milhões de fãs.

Deixo aqui um vídeo interessante sobre vitiligo. Trata-se de uma entrevista que Lee Thomas, âncora da televisão americana, concedeu em 2008 para a ABC. Ele é negro, sofre da doença e escreveu um livro chamado Turning White (ou Ficando Branco), onde fala de sua condição e de sua luta. A entrevista está em inglês e infelizmente não tem legendas. Mas, mesmo que seu inglês não seja dos mais afiados, assista. As imagens valem a pena por mostrar bem o que é a doença.

Por Lucia Mandel
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

165 Comentários

  • Lene

    -

    12/2/2010 às 6:11

    eu vi uma entrevista com a modelo Luiza Brunet onde ela diz que tem vitiligo e esses dias atras vi uma entrevista dela e reparei que tem bastante nas mãos outro dia vi outra entevista com ela e não o que sera que ela passa para esconder alguém poderia me dizer. Obrigada

  • cleide

    -

    16/2/2010 às 22:14

    eu tenho vitiligo desde meus 12 anos agora to com 32,tenho varias manchas pelo corpo e no olho tbem, gostaria de saber onde posso comprar a pomada monobenzil eter de hidroquinoma, tenho muito medo dessas manchas tomar conta do meu corpo… me ajudem as vezes fico desesperado por nao ter o q fazer pra acabar com as manchas….

  • Nilson Marques

    -

    18/2/2010 às 14:44

    A melhor maneira para portadores de Vitiligo é não desesperar e não preocupar tanto. Eu creio que o Vitiligo surge através de algum trauma psicológico. Qualquer médico Dermatologista trata de Vitiligo,
    Referente a mama-cadela, o chá é feito da casca da raiz, fervida toma uma chícara 2 a 3 vezes ao dia.
    Gostaria de saber onde encontrar a pomada monobenzil eter de hidroquinoma.
    Grato. Nilson.

  • Nilson Marques

    -

    18/2/2010 às 15:44

    Pesquisando os Anais Brasileiro de Dermatologia, a pomada monobenzil eter de hidroquinoma, é usada para despigmentar e não para pigmentar. Ok?.

  • silvania

    -

    25/2/2010 às 21:52

    oi ,tenho 29 anos,,tenho vitiligo desde os 13 anos,, sofri muito,,mas hoje amo minha cor branquinha, d verdade mesmo,,porem esta aparecendo manchas da minha cor normal,,queria saber si tem algum redio pra sumir essas manchas e ficar toda branquinha. so no rosto surgiu..

  • Fernanda

    -

    10/3/2010 às 19:34

    Oi gente!! Tenho 15 anos,descobri que tinha vitiligo aos 13,mais tenho sorte por ter procurado ir ao medico imediatamente..meu queicho tinha uma bola branca do tamanho de uma moeda de um real,ai fui ao medido alias uma exelente medica Dr.Fátima,ela me indicou a fazer um banho de luz,tomar o 8MOP e passar a pomada ELIDEL duas vezes ao dia..Desde então foi sumindo e hoje praticamente não aparece!! E outra vitiligo não é doença gente!! tem muita gente que trata isso com muito preconceito!! isso tem que acabar!! Beeeijoos ;D

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  • veronica

    -

    12/3/2010 às 12:41

    vitligo ta no começo bom ja q nao tem cura a nica cura q resta para nos e jesus cristo

    creio q um dia derrepente podem sumuir temos q ter fe esperança as manchas ainda estao no começo to fasendo otratamento tenho certeza q vou me cura nao com remedio mai sim com minha fe!!!!!!!
    todo q lem esta mensagem fica com
    deus

  • Kelly

    -

    3/6/2010 às 18:20

    Olá tenho 24 anos tenho vitiligo. Apareceu em mim quando tinha 14 anos estou quase toda branquinha… Gostaria de saber onde vou encontrar o creme monobenzil eter de hidroquinona pra comprar e o custo aguardo resposta…

  • antonietta

    -

    23/6/2010 às 14:28

    Pessoal,
    O vitiligo normalmente aparece após um grande choque emocional (pode ser de alegria ou tristeza)
    em pessoas que tem predisposição.
    Muitas vezes, depois de um tempo desaparece.
    Como trata-se de um “problema” provocado por motivos emocionais, o ideal é disfarçar as manchas
    com maquiagem especifica, assim deixa de ser tão incomodativo, acalma a tensão, equilibrando
    o emocional, e podendo ajudar à não evolução, ou até mesmo o tratamento de cura que estiver fazendo.
    Existe uma maquiagem no mercado brasileiro COMPLEXION BLEND, que ajuda muito no disfarce
    das manchas.

  • ariane

    -

    3/7/2010 às 20:17

    POr favor…sera q alguem pode me indicar um especalista em vitiligo em campinas….. estou desesperada.Obrigada

  • Flora

    -

    6/8/2010 às 15:57

    Boa tarde, estou com manchas pequenas na pele.. não muito brancas.. e nesse mesmo periodo meu pé começou a despelar e eu não sei o motivo.
    queria que alguem me explicasse a possibilidade ou até mesmo me explicasse sobre o vitiligo, tenh muito medo.
    obrigado

  • Melina

    -

    21/10/2010 às 13:21

    Boa tarde, estou com uma mancha abaixo do lábio (canto da boca), é uma mancha branca, não muito branca, mais ela fica mais clara e visível quando eu lavo o rosto ou quando esfrego a mancha. já fui a dermato, mais ainda não achei a causa, só sei que me incomoda muito, porque sou muito vaidosa…
    será que podem me ajudar??
    Alguém já teve ou tem?
    Alguém já tratou ou está tratando?
    Não tem nada a ver com vitiligo, parece mais uma micose, mais também já foi descartada essa possibilidade…
    Por favor, me ajudem…

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  • Joao Vieira d Silva

    -

    11/11/2010 às 16:01

    Boa tarde, estou com 99% da pele branca. gostaria de clarear esse 1%. O que devo fazer. Me sinto muito in-
    comodado porque essas manchinhas na cor morena estão localizadas no meu rosto. Aguardo sua Resposta.
    obrigado.

  • Joao Vieira d Silva

    -

    12/11/2010 às 5:14

    Já fiz um pequeno comentário sobre o vitiligo. Agora vou esclarecer com mais dados. Quando vejo tanta gente desesperada e desenformada com essa doença, fico preocupado. Quero deixar bem claro quando o vitiligo aparece não se desespere, o pânico faz acelerar mais à doença. Procure um Médico dermatologista, uma vez diagnosticado o vitiligo, tome muito cuidado porque o medicamento mais indicado é o viticromim em comprimidos ele pode faze muito mal para o estomago e provocar enjoo. Há trinta e tres anos tenho vitiligo, o meu problema é de fundo emocional. Depois da morte de meu pai entrei em panico, e após uma semana começaram a aparece varias pintas brancas pelo corpo, hoje tenho 99% do corpo completamente branco. Usei vários tipos de medicamentos no período de 05(cinco)anos, de nada adiantaram. Hoje, sou outra pessoa. Tinha uma pele bem morena devido o sol que tomava no Rio, fui obrigado a sair para uma cidade que não fosse muito quente. Nesse momento quero encontrar um creme para clarear pequenas manchas morenas que ainda me restam no rosto. Solucionando esse pequeno problema, serei muito mais feliz. Abraços a todos.

  • Keilandreia Pereira de Carvalho

    -

    19/3/2011 às 16:42

    oi,estou desesperada para achar uma maneira de disfarçar essas manchas de vitiligo.estou triste o ano inteiro com esse problema.

  • terezinha de jesus athan da silva

    -

    19/3/2011 às 18:00

    Tenho algumas manchas de vitiligo no rosto. Fiz 15 aplicações com excilite, aqui, em Brasilia e não resolveu nada. Foi só dinheiro jogado fora. Eu estava com esperança, nesse Excilite mas, me decepcionei.

  • Denise

    -

    2/4/2011 às 0:51

    Olá, sou mulata e tenho manchas claras pelo corpo, principalmente nas costas, já fui as vários médicos e fiz vários tratamentos mas as manchas continuam, alguns médicos dizem ser fungos outros alergia, enfim, gostaria de saber se existe algum tratamento eficaz para pigmentar as áreas de meu corpo?

  • Dri

    -

    7/5/2011 às 16:23

    Olá,acabei de perceber que estou com algumas manchas bem claras ao redor da boca(vitiligo em fase inicial) e estou com medo delas escurecerem e nao da tempo de me tratar,pois se eu consegui paralisa-las assim como esta nao ficaria muito incomodada mas tenho medo que elas escureçam rapido,tenho a pele muito clara.
    Por favor,alguem me informe!
    obrigada

  • Kamily

    -

    20/5/2011 às 1:29

    Ola,meu nome é kamily tenho 12 anos tenho o vitiligo desde os setes anos de idade eu tenho no braço e nas costa pra mim é muito dificil ter vitiligo porque todo mundo fica perguntando eu fico meia chateada,o meu vitiligo ta que cresce cada dia mais porque meu pais tão quase separando e ainda que não bastasse meu pai começou a mexer com drogas meu estado emonocional esta muito ruim todos os dias eu fico chorando. fico perguntando para Deus porque eu tenho que sofrer tanto assim não sou tão forte como ele pensa,não aguento mais minha vontade agora é de morrer!porque eu não tenho mais motivos para viver meus pais se separando, meu pai mexendo com droga e eu com vitiligo viver para que se ja sofri demais!
    bjos

  • denise

    -

    8/8/2011 às 16:58

    ola!!!tenho 20 anos<e tenho vitiligo desde os meus 4 anos…Eu tinha nas palpebras dos meus olhos,pescoço,pernas,até debaixo dos braços.Hoje ja nao tenho quase nada, pois descobri um remedio excelente…Jesus!!!
    Pois em todos medicos que fui,todos me disseram que nao havia cura,por contrario dizian que iria se espalhar ainda mais.Confia em Deus e Ele tudo fara por voce!
    somente ele tem poder de curar e assim como Ele esta me curando<<tambem vai curar voce!Basta somente ter fé.

  • Mendes

    -

    23/8/2011 às 8:33

    O vitiligo apareceu quando eu tinha 22 anos o motivo desse aumento foi o stresse, preculpação e o preconceito. eu ja aprendir li dar com a doênça primeiro é ter fé em Deus, segundo fazer de conta q ñ está acontecendo nada e depoís de tudo isso meu irmão é pegar uma praía e relacháááááááá.

  • walace

    -

    28/8/2011 às 12:26

    eu tenho vitiligo e sei que a auto estima e nenhuma ate tomar banho de sunga ou biquini e ruin porque em alguns lugares as manchas sao maiores o precomçeito eo que mais atinge tenho 12 anos e sei que nao e facil principalmente para os de classe baixa uma pomada de 200 ml custa 150 r$ eu acho que nos com vitiligo deveriamos momtar um grupo e qualquer pessoa pode vir assin nao vamos se sentir-se excluidos sou walace de rio branco acre

  • Nuria

    -

    6/9/2011 às 18:12

    Oi tenho 27 anos e apareceu o vitiligo em mim quando eu tinha 7 anos minha mae logo procurou tratamento fizemos acompanhamento em uma clinica de cuba aqui no Brasil eles usavam o metodo de melagenina e ultravioleta aos poucos as manchas foram diminuindo ate estacionarem. hoje tenho ainda uma perto do rosto acima da testa ela deixa uma mecha branca no meu cabelo que disfarço com tinta mas nunca mais achei essa clinica entrando no site para procurar encontrei esses depoimentos e resolvi deixar o meu. Acredito que estou curada pois tenho muita fe em Deus e tive varias crises de depressão e a doença não se desenvolveu, por ser de origem emocional acredito estar curada. tenho um amigo que tem 80% do corpo tomado mas vive feliz de bem com a vida sei que é dificil agradeço a Deus todos os dias por estar curada mas devemos pensar que tem muitas pessoas sofrendo fisicamente e nosso problema é apenas estetico.Temos que ter fé e nunca desistir bjs

  • Rosangela

    -

    10/9/2011 às 14:10

    Tenho vitiligo desde 7 anos,hoje estou com 45 anos e com 90% do corpo despigmentado pelo vitiligo.Nasci negra e vou morre branca,pois não encontrei nada ou remédio que evitasse a minha atual condição.Sou uma prova viva de que uma pessoa negra pode ficar branca mesmo sem querer.
    Deixem MJ descansar em paz.

  • jozemaria

    -

    22/9/2011 às 12:55

    minha filha tem vitiligo desde os 5 anos hoje ela esta com 9 ja almento bastanti mi ensinarao que o alho e bom esa pesoa ja estav com muitas manchas hoji ja esta bem apagada a outra pesoa que tambem tevi resutado mais minha fila nao que comer porque e ruim comer treis dentis de alho grande no almoco faca e nao iterompa o tratamento que dacrto tenha fe e boa sort

  • marta

    -

    16/10/2011 às 14:41

    gostaria de saber em qto tempo a pomada elidel tampa tds as manchas ,tenho aalgumas apenas,mas tbm to usando viticromim,faz apenas 3 meses q descobri esse pblm,to mto triste ,mas to me tratando com 2 dermato,e si tem algum pblm usar as 2 pomadass, si alguem ou algum medico souber por favo me responda mto obigada ha e em primeiro lugar acredite sempre em nosso SENHOR pois só ele nos traz a paz.

  • elton

    -

    22/10/2011 às 22:06

    pessoal li a historia da kamily e fiquei emocionado fazem só dois meses que estou fazendo tratamento e o resultado esta sendo incrivel, em meu rosto praticamente nao tenho quase mais nada…tenho 24 anos, e quanto mais novo, mais rapido é o resultado, kamily por favor entre em contato comigo filha, e todos que queiram se curar do vitiligo o tratamento é caro mais o resultado é incrivel. gente eu nao ganho nada financeiramente com isso mais me passaram o medico certo agora quero passar pra todos tbm..gente o vitiligo tem cura sim me procurem.lembrando que o pai o filho e o espirito santo de deus em primeiro lugar

  • Maiara

    -

    30/10/2011 às 0:34

    Li alguns dos recados… tb tenho (ou estou com) vitiligo há uns 7 anos, acredito eu. Hoje tenho 21 anos. Gente… tb tenho dificuldades mil com essa doença, há 3 meses faço terapia e estou reavaliando mto a minha vida, minha forma de pensar, enfim, pensando sb tudo q eu deixei de fazer e sb o que eu fiz demais (pensar em vitiligo). Mas a minha intenção aqui não é falar exclusivamente dos óbices… e tudo q eu falar aqui serve pra mim (tavez principalmente pra mim)… Cara, VIVAM!… Por mais difícil q isso seja. O vitiligo se alimenta das suas tristezas, das suas preocupações com ele mesmo, tentem não alimentá-lo pq ele cresce com isso… Isso explica pq algumas pessoas tem poucas manchas e outras ñ, e pq algumas fecharam o ciclo (o q ainda ñ é o meu caso). É difícil mesmo ter uma doença q ñ se sabe as causas e q ñ tem cura, q vc faz tratamentos os mais variados c/ lâmpadas UVA, UVB, remédio x, y, z. Nosso desafio é grande, estamos na contracorrente, mas conscientize-se disso enquanto é tempo, nos temos q lutar e ponto. Não há culpados nem vítimas. Somos SUJEITOS sujeitos ao q vem da vida.

    (Re)Considere-se gente
    Gente diferente
    semelhante
    a todo mundo
    Descoisifique-se
    E humanize-se
    em uma humanidade assim
    menos perversa
    Valore
    grandemente
    a sua estória
    Contrarie o tempo
    E mude enquanto é tempo
    Converta
    palavras
    em atos
    Pra humanizar-se
    em uma humanidade assim
    menos perversa (consigo)
    Maiara

  • Tatiana

    -

    30/10/2011 às 0:53

    Queridos irmãos, tenho 27 anos e desde os 7 anos o vitiligo se tornou real em minha vida. No início, por ser criança sofri demais, pois as manchas eram grandes em quase toda parte do meu corpo e o preconceito há 20 anos atrás era muito maior devido a falta de informaçao.Hj ainda tenho manchas pequenas em minhas mãos e nuca.
    Aprendi muito nesses 20 anos e a maior liçao que levarei comigo até a morte é que não nasci com essa doença e também não morrerei com ela em nome de Jesus.
    Nenhum ser humano pode dizer que sabe o que nós por termos essa doença passamos, pois só quem têm sabe. Por isso sorria para aqueles que zombam ou tenham qualquer tipo de reação indiferente com vc, pois muitos esquecem que também somos a imagem de Deus.
    Amar ao teu proxímo como a ti mesmo foi a liçao que Jesus nos deixou.
    Lutem contra o vitiligo, pois vcs são mais que vencedores em Cristo Jesus.
    A paz!

  • Fernanda Manuela Serra

    -

    1/11/2011 às 19:35

    Elton, li o seu testemunho e quero que me diga, por favor, quem oi o médico e o raamento que está a fazer e só há 3 meses e já com tanto esultado. É certo que não sou jovem ( tenho 59 anos ) e enho vitíligo desde os meus 20, mas nunca me ” habituei ” e apesar de ter ido a muios médicos ( até em Espanha ), todos me diziam que não era grave, mas não havia cura, pq nem sequer se sabia bem a origem disso aconecer… Mas sempre tive um grande desgosto desde o momento que apareceu. Agora leio o teu testemunho e gostava de saber a que médico foi e qual o tratamento te está a dar tão om resltado. Obrigada

  • lucianal porfirio dos santos

    -

    17/11/2011 às 22:10

    ola,tenho vitiligo desde dos 10 anos de idade hoje estou com 37 anos e ate hoje passo por costrangimentos desagradaveis,que faz com que eu fique ainda mais pra baixo.sinceramente se eu tirasse a chance grande na mega sena eu envestiria tudo para ajudar as pessoas que tem essa doença que apezar de naõ ser contagiosa,destroi até a alma da gente.

    gostei muito do empenho de vcs,mas o brasil e um pais que grita socorro pra essa doença e precisa de mais importancia das autoridades. descupe pelo desabafo e muito obrigado

  • lucianal porfirio dos santos

    -

    17/11/2011 às 22:32

    gente me descupa,quero dizer que faço um tratamento que um rapaz de pedreira-sp me ensinou fazer dizendo ele que ja nao tinha mais nada pra vender;e se encontrava em desespero quando sentado em uma praça,chegou um homem velhinho,e vendo sua tristesa lhe ensinou um remedio com uma erva chamada cipo de sao joao.

  • jubileuu

    -

    18/11/2011 às 19:46

    Nada hever com o que eu perguntei ,
    seja mais certa com suas resposa e faça um site diguino com informações que realmente tem hever com o assunto.

  • ivone mesquita ferreira

    -

    30/11/2011 às 9:38

    Gostaria de saber quanto tempo leva para ver o resultado usando a pomada maminha de cadela? Como a gente vê que está sendo curada.

  • alexandre

    -

    6/12/2011 às 17:05

    ola tenho vitiligo dez dos 7 anos hoje tenho 33 anos estou aquase todo branquinho, so quero dizer a todas pessoas que vivem com esta doenca,que a coisas muito piores que isto.nao e por vitiligo que a gente morre se a gente tivesse cancro era bem pior,se deus nos deus esta doenca temos que viver com ela, eu tenho dores de cabeca sinto meu corpo dor todo sinto meu corpo tremer que nem me apetece sair de casa tomo medicamentos para cabeca so vus quero dizer que perfiro o vitiligo mil vezes do que sinto o que se passa com minha cabeca alembrem se quem gosta de nos gosta com vitiligo ou sem vitiligo,a pessoas com varias doencas que serteza que perferim o vitiligo do que as doencas que tem.abracoa a todos

  • alexandre

    -

    6/12/2011 às 17:20

    esquecime de dizer que quando estou um dia melhor da cabeca e consigo ir ate aos amigos eu sou o rapaz mais feliz do mundo,quem me dera que o meu problema fosse so vitiligo e que nao me doece minha cabeca e o meu corpo.tomara eu encontrar um bom medico da cabeca e me torna se a ser quele rapaz quando tinha 20 anos ria saltava tinha vontade de fazer tudo tudo para mim era belo, e ja tinha o vitiligo des dos 7 anos e era super feliz mesmo.pior foi quando me deitei um dia na cama bem e dorante noite me deu uma coisa na cabeca parecia que ia reventar so estava a beira da minha mae chorar que ia morrer,ja tomei tanto remedios e ainda tomo e mesmo assim nunca mais fui o mesmo,so queria k me passa se dor cabeca e de todo corpo.forca para voces todos pk eu vou lutar sempre para tar melhor da cabeca pois o vitiligo comparado com minha cabeca para mim e zero .

  • THELMA REGINA N DE SOUZA

    -

    9/12/2011 às 9:18

    tenho a doença desde dos meus sete anos tinha em praticamente todo rosto a melhora atual e praticamente em 70% de melhora porque percebi que a partir da depilação a pele voltou a cor da minha pele então acho que deve ter alguma coisa que no caso ao retirar o pelo as células mortas devem ser retiradas eu sou uma prova disso tentem essa técnica nova para mim THELMA funcionou tenho 35 anos agora e sou feliz obrigada por este espaço.

  • andressa

    -

    16/1/2012 às 15:17

    eu tenho vitiligo e ja usei varias pomadas,remedis nada

  • katia

    -

    21/1/2012 às 0:02

    meu marido tem vitiligo ..apareceu quando tivemos uma perda em nossa familia ele fes este tratamento com o infra vermelho e foi bom mas ele paro , e agora esta se alastrando mas ..e nós falaram que tem um remedio cubano que cura voces sabem me fala sobre isso. brigado pela atenção

  • Lavinia

    -

    3/2/2012 às 14:17

    Olá Elton, li seu comentário e gostaria de saber qual é o seu tratamento, pois estou à procura de um eficiente, e por enquanto só estou gastando meu dinheiro. Grata e sorte à todos!!

  • edvaldo

    -

    23/2/2012 às 20:38

    oi meu nome é edvaldo eu tenho uma gatinha por favor me ajuda e fazer um tratamento eu nao sei o que fazer ela tem nas partes intimas porfavor me da um nome de um remedio que pare com isso obrigado pela atenção o nome da minha filha ela so tem dois anos e meio.

  • elton

    -

    1/3/2012 às 21:32

    pessoal doutor jose benedito cressoni tem consultorio em araras procurem na net sobre ele e o endereço

  • andreia pereira

    -

    16/3/2012 às 13:01

    meu filho nasceu com vitiligo nasceu branco e esta ficando moreno..trato desde de pequeno hj ele tem 9anos na santa casa de sao paulo ..gente tem algum tratamento mais rapido..???

  • Isabela

    -

    17/3/2012 às 10:24

    Olá eu tenho 14 anos tenho vitiligo desde pequena , quando pequena eu não sabia que tinha essa doença pra mim era uma apenas uma mancha de sol ou de nascencia ,e por conta de ser muito nervosa ,ansiosa eu começei a perceber que aquela mancha so crecia e falei para os meus pais me levarem no medico.Fui ao medico e ele falo que realmente era vitiligo e aquilo pra mim so me deixava cada vez mais pra baixo, foi quando eu parei pra pensar, tantas pessoas nesse mundo com uma doença mais grave que a minha porque eu vou ficar desse desanimo na vida?cada vez que eu lembrava dessas manchas , elas so cresciam .Hoje eu tomo Remedio e uso Pomada , pois as minhas manchas estao nas maos e na barriga.Eu levo uma vida normal , com Fé em Deus que um dia tudo vai dar certo , um grande beijo para todos voces

  • Henrique

    -

    30/4/2012 às 13:45

    Não é por ai pessoal, acredito que a base de tudo é controlar os Extress e acreditar que tudo vai dar certo, procurar recurso e ajuda médica, ter esperança e seja qual for o tratamento que estiver realizando tenha muita disciplina. Hoje tenho 29 anos, a uns 15 anos atrás tive uma única mancha no rosto, procurei ajuda médica e através de alguns procedimentos médicos essa mancha estabilizou, como eu era “guri” larguei o tratamento e vi que tudo estava resolvido. Hoje me surgiram pequenos indícios nas mãos, não são bem manchas mas sim perda de pigmentação o que não esta me gerando desconforto como ja conheço e sei com facilidade diagnosticar este problema corri para um especialista e estou retomando o tratamento recomendado com muita disciplina. Tenho um controle bastante grande e confesso que convivo com muita correria e extress, que sei contornar tranquilamente e evitar o transtorno. Assim como da primeira vez que fui ao médico a 15 anos atras, tenho certeza que eu vou interromper este processo já já e vou seguir o tratamento. O médico que eu fui disse com todas as letras que o segredo do vitiligo é tratar no começo e travar dispersão seguido de tratamento para repigmentar.Quanto a mancha do rosto, estou fazendo o mesmo tratamento, que pelo fato dela estar estavel a mais de 10 anos, com um mês de tratamento ja vejo vários pontos de pigmentação e ele me garantiu que a mancha do rosto ela vai fechar. Mando um recado a a alguns comentários postados nesse blog ou sei lá o que… Meu depoimento é de fato ve´ridico e positivo, contornem certos comentários pois eu li muitos comentários que não são nada agradáveis, a mim não me geram nenhum abalo mas a muitas pessoas que estão na mesma situação e estão buscando informações pode ser bastante difícil ouvir tanta asneira… Mais uma vez, Vão a fundo no tratamento e se não virem resultado, troquem de profissional, troquem o medicamento, tenham certeza que que isso vai dar certo e sejam o tratamento que escolherem tenham disciplina e comprometimento. Para conhecimento estou fazendo aplicação de um tópico e realizando fototerapia PUVA. o resultado é EXCELENTE. Beijo a todos

  • MARIA LÚCIA

    -

    22/5/2012 às 14:20

    OLÁ MEU NOME É MARIA LÚCIA TENHO VITILIGO DEIS QUE TINHA 10 ANOS DE IDADE NUNCA ME PREOCUPEI PORQUE ELA SEMPRE SUMIA SÓ Q A 2 ANOS ATRAIS APARECEU NA PALMA DAS MÃO E NÃO CONSIGO ARRUMA EMPREGO ACHO Q É POR CAUSA DO PRECONCEITO DAS PESSOAS,SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.

  • maria aparecida

    -

    22/7/2012 às 18:06

    sou portadora de vitiligo a alguns anos,sei como é dificil lhe da com essa doença,mas tbm devemos pensar q ñ é uma doença grave.E q no futuro bem proximo sobre a graça de Deus a medicina vai já ter a cura desta enfermidade.Q DEUS nos ajude

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  • solange aires

    -

    16/10/2012 às 8:35

    boa tarde, eu so angola e estou apvorada.
    a minha filha esta com dois anos a os labios dela estao a ficar muito claros.
    nao sei o que fazer estou muito aflita por favor min ajude.

  • lukas silva

    -

    16/3/2013 às 13:46

    tenho 14 anos e tenho vitiligo procuro uma cura mas não acho,auguem poderia me dizer algum medico de rs rio grande,por favor estou muito preocupado…

  • Antonio dos Santos

    -

    25/4/2013 às 12:30

    Olá, sou de Nova Odessa-SP, sou pardo, tenho 56 anos de idade e a 19 anos tenho vitiligo, tratei durante 15 anos e nada, só aumentava. Tenho 85% do meu corpo tomado pela doença, minhas mãos, meus pé e as nádegas já estão completamente brancos; meu rosto é o que mais me envergonha, ele é branco e pardo, me vejo no espelho e me sinto um lixo. Eu gostaria de saber se esse tal Hidroquinona é bom mesmo para tirar o restante da cor natural(melanina) onde não foi afetado pelo vitiligo? Pois quero quero ficar totalmente branco; chega de passar constrangimento!!! Um abraço.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados