Blogs e Colunistas

07/07/2009

às 7:33 \ Arquivo, Doenças

Vitiligo

Em 1993, a apresentadora americana Oprah Winfrey entrevistou Michael Jackson e perguntou se ele clareava a pele por não gostar de ser negro. O cantor negou e revelou sofrer de uma doença que destrói a pigmentação da pele. Disse ainda que usava maquiagem para uniformizar a cor e disfarçar as manchas que a doença causava. Mais tarde, em outras ocasiões, Michael daria nome a essa doença: vitiligo.

Quem tem vitiligo perde melanina, pigmento que dá cor à pele e cabelos. Isso acontece porque as células produtoras de melanina, os melanócitos, são destruídas. Assim, a pele fica com manchas brancas sem pigmentação. Essas manchas podem crescer ou permanecer do mesmo tamanho por anos.

A doença

Não se sabe precisamente por que ocorre a destruição das células. Há influência genética, e cerca de 30% dos portadores têm algum parente com a doença. Michael, na mesma entrevista a Oprah, contou que esse seria seu caso: havia pessoas com vitiligo na família do seu pai. Há também influência do sistema imunológico, que destrói indevidamente os melanócitos. Por isso, alguns pacientes têm, junto com o vitiligo, outras doenças auto-imunes, como lúpus ou alopécia areata (a possibilidade do paciente com vitiligo ter essas outras doenças deve ser investigada pelo médico). Em algumas vezes o problema começa com um stress psicológico ou após uma grave queimadura solar. Em outras vezes, não se encontra nenhuma explicação para o aparecimento da doença. Mas sabe-se que não é contagioso.

No vitiligo, manchas brancas invadem subitamente a pele, seja ela branca, negra ou de qualquer outra cor. Se a pele é branca, as manchas são ainda mais claras, e podem incomodar ou não, dependendo da localização. Se a pele é negra, o incômodo é maior, já que o contraste entre pele sã e pele afetada é marcante.

O início é repentino e qualquer parte do corpo pode ser afetada. É freqüente aparecerem manchas nas mãos, braços, pernas, ao redor dos olhos e ao redor da boca. Cabelos, sobrancelhas, cílios e barba podem clarear. Não existe maneira de predizer a evolução da doença. Não há exame ou qualquer pista que indique se ela irá progredir, melhorar sozinha ou ficar estável. O grau da evolução varia, e em casos extremos, a maior parte da pele é afetada.

Tratamentos

Uma vez descartadas doenças imunológicas associadas, trata-se a parte estética. Infelizmente não há cura definitiva. Quase todas as opções de tratamento buscam frear a evolução e estimular novamente a pigmentação. Mas a tendência ao vitiligo persiste, mesmo em quem responde bem ao tratamento. É comum a pessoa passar por algumas opções de tratamento até encontrar aquele que se aplica melhor a ela.

Seja qual for a opção, o paciente não deve expor a pele branca de vitiligo ao sol. Isso porque a pele afetada, desprovida de pigmento, se queima com facilidade, aumentando a predisposição a câncer de pele. Ainda, ao tomar sol, o resto da pele fica bronzeada, intensificando o contraste com as manchas. Finalmente, queimaduras solares estimulam o aparecimento de novas lesões de vitiligo. Por tudo isso, além de fugir do sol, o paciente deve usar diariamente um filtro com alto fator de proteção solar em toda a pele.

O tratamento para escurecer manchas claras pode ser local ou por via oral. Boas opções de tratamento local são cremes que inibem a resposta imunológica, como a cortisona ou os imunomoduladores tópicos. Outra opção de cremes são os psoralênicos, que intensificam a sensibilidade da pele à luz. Após aplicar o produto, o paciente expõe a mancha a lâmpadas específicas para o tratamento ou até mesmo ao sol, sempre sob rigoroso controle médico.

Tratamentos por via oral são indicados para casos extensos. Boa opção são os psoralênicos, tratamento eficiente e bastante delicado. Outras opções, mais modernas, são o laser (Excimer laser) e o uso de luz ultravioleta tipo B de banda estreita. Tais tratamentos vêm ganhando popularidade por não precisarem da aplicação prévia do psoralênico.

Quem não responde bem a nenhum tratamento, muitas vezes utiliza medidas de camuflagem, como uma boa maquiagem.

É possível um negro ficar branco por causa do vitiligo?

Em casos extremos, quando a maior parte da pele é acometida pela doença, médico e paciente podem optar por um tratamento que, ao invés de estimular a pigmentação da área clara, destrói a pigmentação da pele sem vitiligo através de um creme. A pele fica extremamente sensível ao sol, para sempre. Não se usa esse tratamento se o vitiligo atingir menos que 50% da pele, e nunca em quem não tem vitiligo. Aplica-se o medicamento até a pele ficar uniforme.

Quanto a Michael Jackson, embora ele e sua maquiadora tenham revelado publicamente a doença, as dúvidas nunca foram completamente esclarecidas. Todos vimos sua pele mudar de cor, mas ele nunca mostrou ao público uma mancha típica da doença. Nesse aspecto, o cantor preservou sua privacidade. Se ele tinha ou não vitiligo? Essa e outras especulações sobre a vida do astro ficam agora que ele se foi. Junto com a enorme saudade dos milhões de fãs.

Deixo aqui um vídeo interessante sobre vitiligo. Trata-se de uma entrevista que Lee Thomas, âncora da televisão americana, concedeu em 2008 para a ABC. Ele é negro, sofre da doença e escreveu um livro chamado Turning White (ou Ficando Branco), onde fala de sua condição e de sua luta. A entrevista está em inglês e infelizmente não tem legendas. Mas, mesmo que seu inglês não seja dos mais afiados, assista. As imagens valem a pena por mostrar bem o que é a doença.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

165 Comentários

  1. Antonio dos Santos

    -

    25/04/2013 às 12:30

    Olá, sou de Nova Odessa-SP, sou pardo, tenho 56 anos de idade e a 19 anos tenho vitiligo, tratei durante 15 anos e nada, só aumentava. Tenho 85% do meu corpo tomado pela doença, minhas mãos, meus pé e as nádegas já estão completamente brancos; meu rosto é o que mais me envergonha, ele é branco e pardo, me vejo no espelho e me sinto um lixo. Eu gostaria de saber se esse tal Hidroquinona é bom mesmo para tirar o restante da cor natural(melanina) onde não foi afetado pelo vitiligo? Pois quero quero ficar totalmente branco; chega de passar constrangimento!!! Um abraço.

  2. lukas silva

    -

    16/03/2013 às 13:46

    tenho 14 anos e tenho vitiligo procuro uma cura mas não acho,auguem poderia me dizer algum medico de rs rio grande,por favor estou muito preocupado…

  3. solange aires

    -

    16/10/2012 às 8:35

    boa tarde, eu so angola e estou apvorada.
    a minha filha esta com dois anos a os labios dela estao a ficar muito claros.
    nao sei o que fazer estou muito aflita por favor min ajude.

  4. maria aparecida

    -

    22/07/2012 às 18:06

    sou portadora de vitiligo a alguns anos,sei como é dificil lhe da com essa doença,mas tbm devemos pensar q ñ é uma doença grave.E q no futuro bem proximo sobre a graça de Deus a medicina vai já ter a cura desta enfermidade.Q DEUS nos ajude

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  5. MARIA LÚCIA

    -

    22/05/2012 às 14:20

    OLÁ MEU NOME É MARIA LÚCIA TENHO VITILIGO DEIS QUE TINHA 10 ANOS DE IDADE NUNCA ME PREOCUPEI PORQUE ELA SEMPRE SUMIA SÓ Q A 2 ANOS ATRAIS APARECEU NA PALMA DAS MÃO E NÃO CONSIGO ARRUMA EMPREGO ACHO Q É POR CAUSA DO PRECONCEITO DAS PESSOAS,SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.

  6. Henrique

    -

    30/04/2012 às 13:45

    Não é por ai pessoal, acredito que a base de tudo é controlar os Extress e acreditar que tudo vai dar certo, procurar recurso e ajuda médica, ter esperança e seja qual for o tratamento que estiver realizando tenha muita disciplina. Hoje tenho 29 anos, a uns 15 anos atrás tive uma única mancha no rosto, procurei ajuda médica e através de alguns procedimentos médicos essa mancha estabilizou, como eu era “guri” larguei o tratamento e vi que tudo estava resolvido. Hoje me surgiram pequenos indícios nas mãos, não são bem manchas mas sim perda de pigmentação o que não esta me gerando desconforto como ja conheço e sei com facilidade diagnosticar este problema corri para um especialista e estou retomando o tratamento recomendado com muita disciplina. Tenho um controle bastante grande e confesso que convivo com muita correria e extress, que sei contornar tranquilamente e evitar o transtorno. Assim como da primeira vez que fui ao médico a 15 anos atras, tenho certeza que eu vou interromper este processo já já e vou seguir o tratamento. O médico que eu fui disse com todas as letras que o segredo do vitiligo é tratar no começo e travar dispersão seguido de tratamento para repigmentar.Quanto a mancha do rosto, estou fazendo o mesmo tratamento, que pelo fato dela estar estavel a mais de 10 anos, com um mês de tratamento ja vejo vários pontos de pigmentação e ele me garantiu que a mancha do rosto ela vai fechar. Mando um recado a a alguns comentários postados nesse blog ou sei lá o que… Meu depoimento é de fato ve´ridico e positivo, contornem certos comentários pois eu li muitos comentários que não são nada agradáveis, a mim não me geram nenhum abalo mas a muitas pessoas que estão na mesma situação e estão buscando informações pode ser bastante difícil ouvir tanta asneira… Mais uma vez, Vão a fundo no tratamento e se não virem resultado, troquem de profissional, troquem o medicamento, tenham certeza que que isso vai dar certo e sejam o tratamento que escolherem tenham disciplina e comprometimento. Para conhecimento estou fazendo aplicação de um tópico e realizando fototerapia PUVA. o resultado é EXCELENTE. Beijo a todos

  7. Isabela

    -

    17/03/2012 às 10:24

    Olá eu tenho 14 anos tenho vitiligo desde pequena , quando pequena eu não sabia que tinha essa doença pra mim era uma apenas uma mancha de sol ou de nascencia ,e por conta de ser muito nervosa ,ansiosa eu começei a perceber que aquela mancha so crecia e falei para os meus pais me levarem no medico.Fui ao medico e ele falo que realmente era vitiligo e aquilo pra mim so me deixava cada vez mais pra baixo, foi quando eu parei pra pensar, tantas pessoas nesse mundo com uma doença mais grave que a minha porque eu vou ficar desse desanimo na vida?cada vez que eu lembrava dessas manchas , elas so cresciam .Hoje eu tomo Remedio e uso Pomada , pois as minhas manchas estao nas maos e na barriga.Eu levo uma vida normal , com Fé em Deus que um dia tudo vai dar certo , um grande beijo para todos voces

  8. andreia pereira

    -

    16/03/2012 às 13:01

    meu filho nasceu com vitiligo nasceu branco e esta ficando moreno..trato desde de pequeno hj ele tem 9anos na santa casa de sao paulo ..gente tem algum tratamento mais rapido..???

  9. elton

    -

    01/03/2012 às 21:32

    pessoal doutor jose benedito cressoni tem consultorio em araras procurem na net sobre ele e o endereço

  10. edvaldo

    -

    23/02/2012 às 20:38

    oi meu nome é edvaldo eu tenho uma gatinha por favor me ajuda e fazer um tratamento eu nao sei o que fazer ela tem nas partes intimas porfavor me da um nome de um remedio que pare com isso obrigado pela atenção o nome da minha filha ela so tem dois anos e meio.

  11. Lavinia

    -

    03/02/2012 às 14:17

    Olá Elton, li seu comentário e gostaria de saber qual é o seu tratamento, pois estou à procura de um eficiente, e por enquanto só estou gastando meu dinheiro. Grata e sorte à todos!!

  12. katia

    -

    21/01/2012 às 0:02

    meu marido tem vitiligo ..apareceu quando tivemos uma perda em nossa familia ele fes este tratamento com o infra vermelho e foi bom mas ele paro , e agora esta se alastrando mas ..e nós falaram que tem um remedio cubano que cura voces sabem me fala sobre isso. brigado pela atenção

  13. andressa

    -

    16/01/2012 às 15:17

    eu tenho vitiligo e ja usei varias pomadas,remedis nada

  14. THELMA REGINA N DE SOUZA

    -

    09/12/2011 às 9:18

    tenho a doença desde dos meus sete anos tinha em praticamente todo rosto a melhora atual e praticamente em 70% de melhora porque percebi que a partir da depilação a pele voltou a cor da minha pele então acho que deve ter alguma coisa que no caso ao retirar o pelo as células mortas devem ser retiradas eu sou uma prova disso tentem essa técnica nova para mim THELMA funcionou tenho 35 anos agora e sou feliz obrigada por este espaço.

  15. alexandre

    -

    06/12/2011 às 17:20

    esquecime de dizer que quando estou um dia melhor da cabeca e consigo ir ate aos amigos eu sou o rapaz mais feliz do mundo,quem me dera que o meu problema fosse so vitiligo e que nao me doece minha cabeca e o meu corpo.tomara eu encontrar um bom medico da cabeca e me torna se a ser quele rapaz quando tinha 20 anos ria saltava tinha vontade de fazer tudo tudo para mim era belo, e ja tinha o vitiligo des dos 7 anos e era super feliz mesmo.pior foi quando me deitei um dia na cama bem e dorante noite me deu uma coisa na cabeca parecia que ia reventar so estava a beira da minha mae chorar que ia morrer,ja tomei tanto remedios e ainda tomo e mesmo assim nunca mais fui o mesmo,so queria k me passa se dor cabeca e de todo corpo.forca para voces todos pk eu vou lutar sempre para tar melhor da cabeca pois o vitiligo comparado com minha cabeca para mim e zero .

  16. alexandre

    -

    06/12/2011 às 17:05

    ola tenho vitiligo dez dos 7 anos hoje tenho 33 anos estou aquase todo branquinho, so quero dizer a todas pessoas que vivem com esta doenca,que a coisas muito piores que isto.nao e por vitiligo que a gente morre se a gente tivesse cancro era bem pior,se deus nos deus esta doenca temos que viver com ela, eu tenho dores de cabeca sinto meu corpo dor todo sinto meu corpo tremer que nem me apetece sair de casa tomo medicamentos para cabeca so vus quero dizer que perfiro o vitiligo mil vezes do que sinto o que se passa com minha cabeca alembrem se quem gosta de nos gosta com vitiligo ou sem vitiligo,a pessoas com varias doencas que serteza que perferim o vitiligo do que as doencas que tem.abracoa a todos

  17. ivone mesquita ferreira

    -

    30/11/2011 às 9:38

    Gostaria de saber quanto tempo leva para ver o resultado usando a pomada maminha de cadela? Como a gente vê que está sendo curada.

  18. jubileuu

    -

    18/11/2011 às 19:46

    Nada hever com o que eu perguntei ,
    seja mais certa com suas resposa e faça um site diguino com informações que realmente tem hever com o assunto.

  19. lucianal porfirio dos santos

    -

    17/11/2011 às 22:32

    gente me descupa,quero dizer que faço um tratamento que um rapaz de pedreira-sp me ensinou fazer dizendo ele que ja nao tinha mais nada pra vender;e se encontrava em desespero quando sentado em uma praça,chegou um homem velhinho,e vendo sua tristesa lhe ensinou um remedio com uma erva chamada cipo de sao joao.

  20. lucianal porfirio dos santos

    -

    17/11/2011 às 22:10

    ola,tenho vitiligo desde dos 10 anos de idade hoje estou com 37 anos e ate hoje passo por costrangimentos desagradaveis,que faz com que eu fique ainda mais pra baixo.sinceramente se eu tirasse a chance grande na mega sena eu envestiria tudo para ajudar as pessoas que tem essa doença que apezar de naõ ser contagiosa,destroi até a alma da gente.

    gostei muito do empenho de vcs,mas o brasil e um pais que grita socorro pra essa doença e precisa de mais importancia das autoridades. descupe pelo desabafo e muito obrigado

  21. Fernanda Manuela Serra

    -

    01/11/2011 às 19:35

    Elton, li o seu testemunho e quero que me diga, por favor, quem oi o médico e o raamento que está a fazer e só há 3 meses e já com tanto esultado. É certo que não sou jovem ( tenho 59 anos ) e enho vitíligo desde os meus 20, mas nunca me ” habituei ” e apesar de ter ido a muios médicos ( até em Espanha ), todos me diziam que não era grave, mas não havia cura, pq nem sequer se sabia bem a origem disso aconecer… Mas sempre tive um grande desgosto desde o momento que apareceu. Agora leio o teu testemunho e gostava de saber a que médico foi e qual o tratamento te está a dar tão om resltado. Obrigada

  22. Tatiana

    -

    30/10/2011 às 0:53

    Queridos irmãos, tenho 27 anos e desde os 7 anos o vitiligo se tornou real em minha vida. No início, por ser criança sofri demais, pois as manchas eram grandes em quase toda parte do meu corpo e o preconceito há 20 anos atrás era muito maior devido a falta de informaçao.Hj ainda tenho manchas pequenas em minhas mãos e nuca.
    Aprendi muito nesses 20 anos e a maior liçao que levarei comigo até a morte é que não nasci com essa doença e também não morrerei com ela em nome de Jesus.
    Nenhum ser humano pode dizer que sabe o que nós por termos essa doença passamos, pois só quem têm sabe. Por isso sorria para aqueles que zombam ou tenham qualquer tipo de reação indiferente com vc, pois muitos esquecem que também somos a imagem de Deus.
    Amar ao teu proxímo como a ti mesmo foi a liçao que Jesus nos deixou.
    Lutem contra o vitiligo, pois vcs são mais que vencedores em Cristo Jesus.
    A paz!

  23. Maiara

    -

    30/10/2011 às 0:34

    Li alguns dos recados… tb tenho (ou estou com) vitiligo há uns 7 anos, acredito eu. Hoje tenho 21 anos. Gente… tb tenho dificuldades mil com essa doença, há 3 meses faço terapia e estou reavaliando mto a minha vida, minha forma de pensar, enfim, pensando sb tudo q eu deixei de fazer e sb o que eu fiz demais (pensar em vitiligo). Mas a minha intenção aqui não é falar exclusivamente dos óbices… e tudo q eu falar aqui serve pra mim (tavez principalmente pra mim)… Cara, VIVAM!… Por mais difícil q isso seja. O vitiligo se alimenta das suas tristezas, das suas preocupações com ele mesmo, tentem não alimentá-lo pq ele cresce com isso… Isso explica pq algumas pessoas tem poucas manchas e outras ñ, e pq algumas fecharam o ciclo (o q ainda ñ é o meu caso). É difícil mesmo ter uma doença q ñ se sabe as causas e q ñ tem cura, q vc faz tratamentos os mais variados c/ lâmpadas UVA, UVB, remédio x, y, z. Nosso desafio é grande, estamos na contracorrente, mas conscientize-se disso enquanto é tempo, nos temos q lutar e ponto. Não há culpados nem vítimas. Somos SUJEITOS sujeitos ao q vem da vida.

    (Re)Considere-se gente
    Gente diferente
    semelhante
    a todo mundo
    Descoisifique-se
    E humanize-se
    em uma humanidade assim
    menos perversa
    Valore
    grandemente
    a sua estória
    Contrarie o tempo
    E mude enquanto é tempo
    Converta
    palavras
    em atos
    Pra humanizar-se
    em uma humanidade assim
    menos perversa (consigo)
    Maiara

  24. elton

    -

    22/10/2011 às 22:06

    pessoal li a historia da kamily e fiquei emocionado fazem só dois meses que estou fazendo tratamento e o resultado esta sendo incrivel, em meu rosto praticamente nao tenho quase mais nada…tenho 24 anos, e quanto mais novo, mais rapido é o resultado, kamily por favor entre em contato comigo filha, e todos que queiram se curar do vitiligo o tratamento é caro mais o resultado é incrivel. gente eu nao ganho nada financeiramente com isso mais me passaram o medico certo agora quero passar pra todos tbm..gente o vitiligo tem cura sim me procurem.lembrando que o pai o filho e o espirito santo de deus em primeiro lugar

  25. marta

    -

    16/10/2011 às 14:41

    gostaria de saber em qto tempo a pomada elidel tampa tds as manchas ,tenho aalgumas apenas,mas tbm to usando viticromim,faz apenas 3 meses q descobri esse pblm,to mto triste ,mas to me tratando com 2 dermato,e si tem algum pblm usar as 2 pomadass, si alguem ou algum medico souber por favo me responda mto obigada ha e em primeiro lugar acredite sempre em nosso SENHOR pois só ele nos traz a paz.

  26. jozemaria

    -

    22/09/2011 às 12:55

    minha filha tem vitiligo desde os 5 anos hoje ela esta com 9 ja almento bastanti mi ensinarao que o alho e bom esa pesoa ja estav com muitas manchas hoji ja esta bem apagada a outra pesoa que tambem tevi resutado mais minha fila nao que comer porque e ruim comer treis dentis de alho grande no almoco faca e nao iterompa o tratamento que dacrto tenha fe e boa sort

  27. Rosangela

    -

    10/09/2011 às 14:10

    Tenho vitiligo desde 7 anos,hoje estou com 45 anos e com 90% do corpo despigmentado pelo vitiligo.Nasci negra e vou morre branca,pois não encontrei nada ou remédio que evitasse a minha atual condição.Sou uma prova viva de que uma pessoa negra pode ficar branca mesmo sem querer.
    Deixem MJ descansar em paz.

  28. Nuria

    -

    06/09/2011 às 18:12

    Oi tenho 27 anos e apareceu o vitiligo em mim quando eu tinha 7 anos minha mae logo procurou tratamento fizemos acompanhamento em uma clinica de cuba aqui no Brasil eles usavam o metodo de melagenina e ultravioleta aos poucos as manchas foram diminuindo ate estacionarem. hoje tenho ainda uma perto do rosto acima da testa ela deixa uma mecha branca no meu cabelo que disfarço com tinta mas nunca mais achei essa clinica entrando no site para procurar encontrei esses depoimentos e resolvi deixar o meu. Acredito que estou curada pois tenho muita fe em Deus e tive varias crises de depressão e a doença não se desenvolveu, por ser de origem emocional acredito estar curada. tenho um amigo que tem 80% do corpo tomado mas vive feliz de bem com a vida sei que é dificil agradeço a Deus todos os dias por estar curada mas devemos pensar que tem muitas pessoas sofrendo fisicamente e nosso problema é apenas estetico.Temos que ter fé e nunca desistir bjs

  29. walace

    -

    28/08/2011 às 12:26

    eu tenho vitiligo e sei que a auto estima e nenhuma ate tomar banho de sunga ou biquini e ruin porque em alguns lugares as manchas sao maiores o precomçeito eo que mais atinge tenho 12 anos e sei que nao e facil principalmente para os de classe baixa uma pomada de 200 ml custa 150 r$ eu acho que nos com vitiligo deveriamos momtar um grupo e qualquer pessoa pode vir assin nao vamos se sentir-se excluidos sou walace de rio branco acre

  30. Mendes

    -

    23/08/2011 às 8:33

    O vitiligo apareceu quando eu tinha 22 anos o motivo desse aumento foi o stresse, preculpação e o preconceito. eu ja aprendir li dar com a doênça primeiro é ter fé em Deus, segundo fazer de conta q ñ está acontecendo nada e depoís de tudo isso meu irmão é pegar uma praía e relacháááááááá.

  31. denise

    -

    08/08/2011 às 16:58

    ola!!!tenho 20 anos<e tenho vitiligo desde os meus 4 anos…Eu tinha nas palpebras dos meus olhos,pescoço,pernas,até debaixo dos braços.Hoje ja nao tenho quase nada, pois descobri um remedio excelente…Jesus!!!
    Pois em todos medicos que fui,todos me disseram que nao havia cura,por contrario dizian que iria se espalhar ainda mais.Confia em Deus e Ele tudo fara por voce!
    somente ele tem poder de curar e assim como Ele esta me curando<<tambem vai curar voce!Basta somente ter fé.

  32. Kamily

    -

    20/05/2011 às 1:29

    Ola,meu nome é kamily tenho 12 anos tenho o vitiligo desde os setes anos de idade eu tenho no braço e nas costa pra mim é muito dificil ter vitiligo porque todo mundo fica perguntando eu fico meia chateada,o meu vitiligo ta que cresce cada dia mais porque meu pais tão quase separando e ainda que não bastasse meu pai começou a mexer com drogas meu estado emonocional esta muito ruim todos os dias eu fico chorando. fico perguntando para Deus porque eu tenho que sofrer tanto assim não sou tão forte como ele pensa,não aguento mais minha vontade agora é de morrer!porque eu não tenho mais motivos para viver meus pais se separando, meu pai mexendo com droga e eu com vitiligo viver para que se ja sofri demais!
    bjos

  33. Dri

    -

    07/05/2011 às 16:23

    Olá,acabei de perceber que estou com algumas manchas bem claras ao redor da boca(vitiligo em fase inicial) e estou com medo delas escurecerem e nao da tempo de me tratar,pois se eu consegui paralisa-las assim como esta nao ficaria muito incomodada mas tenho medo que elas escureçam rapido,tenho a pele muito clara.
    Por favor,alguem me informe!
    obrigada

  34. Denise

    -

    02/04/2011 às 0:51

    Olá, sou mulata e tenho manchas claras pelo corpo, principalmente nas costas, já fui as vários médicos e fiz vários tratamentos mas as manchas continuam, alguns médicos dizem ser fungos outros alergia, enfim, gostaria de saber se existe algum tratamento eficaz para pigmentar as áreas de meu corpo?

  35. terezinha de jesus athan da silva

    -

    19/03/2011 às 18:00

    Tenho algumas manchas de vitiligo no rosto. Fiz 15 aplicações com excilite, aqui, em Brasilia e não resolveu nada. Foi só dinheiro jogado fora. Eu estava com esperança, nesse Excilite mas, me decepcionei.

  36. Keilandreia Pereira de Carvalho

    -

    19/03/2011 às 16:42

    oi,estou desesperada para achar uma maneira de disfarçar essas manchas de vitiligo.estou triste o ano inteiro com esse problema.

  37. Joao Vieira d Silva

    -

    12/11/2010 às 5:14

    Já fiz um pequeno comentário sobre o vitiligo. Agora vou esclarecer com mais dados. Quando vejo tanta gente desesperada e desenformada com essa doença, fico preocupado. Quero deixar bem claro quando o vitiligo aparece não se desespere, o pânico faz acelerar mais à doença. Procure um Médico dermatologista, uma vez diagnosticado o vitiligo, tome muito cuidado porque o medicamento mais indicado é o viticromim em comprimidos ele pode faze muito mal para o estomago e provocar enjoo. Há trinta e tres anos tenho vitiligo, o meu problema é de fundo emocional. Depois da morte de meu pai entrei em panico, e após uma semana começaram a aparece varias pintas brancas pelo corpo, hoje tenho 99% do corpo completamente branco. Usei vários tipos de medicamentos no período de 05(cinco)anos, de nada adiantaram. Hoje, sou outra pessoa. Tinha uma pele bem morena devido o sol que tomava no Rio, fui obrigado a sair para uma cidade que não fosse muito quente. Nesse momento quero encontrar um creme para clarear pequenas manchas morenas que ainda me restam no rosto. Solucionando esse pequeno problema, serei muito mais feliz. Abraços a todos.

  38. Joao Vieira d Silva

    -

    11/11/2010 às 16:01

    Boa tarde, estou com 99% da pele branca. gostaria de clarear esse 1%. O que devo fazer. Me sinto muito in-
    comodado porque essas manchinhas na cor morena estão localizadas no meu rosto. Aguardo sua Resposta.
    obrigado.

  39. Melina

    -

    21/10/2010 às 13:21

    Boa tarde, estou com uma mancha abaixo do lábio (canto da boca), é uma mancha branca, não muito branca, mais ela fica mais clara e visível quando eu lavo o rosto ou quando esfrego a mancha. já fui a dermato, mais ainda não achei a causa, só sei que me incomoda muito, porque sou muito vaidosa…
    será que podem me ajudar??
    Alguém já teve ou tem?
    Alguém já tratou ou está tratando?
    Não tem nada a ver com vitiligo, parece mais uma micose, mais também já foi descartada essa possibilidade…
    Por favor, me ajudem…

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  40. Flora

    -

    06/08/2010 às 15:57

    Boa tarde, estou com manchas pequenas na pele.. não muito brancas.. e nesse mesmo periodo meu pé começou a despelar e eu não sei o motivo.
    queria que alguem me explicasse a possibilidade ou até mesmo me explicasse sobre o vitiligo, tenh muito medo.
    obrigado

  41. ariane

    -

    03/07/2010 às 20:17

    POr favor…sera q alguem pode me indicar um especalista em vitiligo em campinas….. estou desesperada.Obrigada

  42. antonietta

    -

    23/06/2010 às 14:28

    Pessoal,
    O vitiligo normalmente aparece após um grande choque emocional (pode ser de alegria ou tristeza)
    em pessoas que tem predisposição.
    Muitas vezes, depois de um tempo desaparece.
    Como trata-se de um “problema” provocado por motivos emocionais, o ideal é disfarçar as manchas
    com maquiagem especifica, assim deixa de ser tão incomodativo, acalma a tensão, equilibrando
    o emocional, e podendo ajudar à não evolução, ou até mesmo o tratamento de cura que estiver fazendo.
    Existe uma maquiagem no mercado brasileiro COMPLEXION BLEND, que ajuda muito no disfarce
    das manchas.

  43. Kelly

    -

    03/06/2010 às 18:20

    Olá tenho 24 anos tenho vitiligo. Apareceu em mim quando tinha 14 anos estou quase toda branquinha… Gostaria de saber onde vou encontrar o creme monobenzil eter de hidroquinona pra comprar e o custo aguardo resposta…

  44. veronica

    -

    12/03/2010 às 12:41

    vitligo ta no começo bom ja q nao tem cura a nica cura q resta para nos e jesus cristo

    creio q um dia derrepente podem sumuir temos q ter fe esperança as manchas ainda estao no começo to fasendo otratamento tenho certeza q vou me cura nao com remedio mai sim com minha fe!!!!!!!
    todo q lem esta mensagem fica com
    deus

  45. Fernanda

    -

    10/03/2010 às 19:34

    Oi gente!! Tenho 15 anos,descobri que tinha vitiligo aos 13,mais tenho sorte por ter procurado ir ao medico imediatamente..meu queicho tinha uma bola branca do tamanho de uma moeda de um real,ai fui ao medido alias uma exelente medica Dr.Fátima,ela me indicou a fazer um banho de luz,tomar o 8MOP e passar a pomada ELIDEL duas vezes ao dia..Desde então foi sumindo e hoje praticamente não aparece!! E outra vitiligo não é doença gente!! tem muita gente que trata isso com muito preconceito!! isso tem que acabar!! Beeeijoos ;D

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  46. silvania

    -

    25/02/2010 às 21:52

    oi ,tenho 29 anos,,tenho vitiligo desde os 13 anos,, sofri muito,,mas hoje amo minha cor branquinha, d verdade mesmo,,porem esta aparecendo manchas da minha cor normal,,queria saber si tem algum redio pra sumir essas manchas e ficar toda branquinha. so no rosto surgiu..

  47. Nilson Marques

    -

    18/02/2010 às 15:44

    Pesquisando os Anais Brasileiro de Dermatologia, a pomada monobenzil eter de hidroquinoma, é usada para despigmentar e não para pigmentar. Ok?.

  48. Nilson Marques

    -

    18/02/2010 às 14:44

    A melhor maneira para portadores de Vitiligo é não desesperar e não preocupar tanto. Eu creio que o Vitiligo surge através de algum trauma psicológico. Qualquer médico Dermatologista trata de Vitiligo,
    Referente a mama-cadela, o chá é feito da casca da raiz, fervida toma uma chícara 2 a 3 vezes ao dia.
    Gostaria de saber onde encontrar a pomada monobenzil eter de hidroquinoma.
    Grato. Nilson.

  49. cleide

    -

    16/02/2010 às 22:14

    eu tenho vitiligo desde meus 12 anos agora to com 32,tenho varias manchas pelo corpo e no olho tbem, gostaria de saber onde posso comprar a pomada monobenzil eter de hidroquinoma, tenho muito medo dessas manchas tomar conta do meu corpo… me ajudem as vezes fico desesperado por nao ter o q fazer pra acabar com as manchas….

  50. Lene

    -

    12/02/2010 às 6:11

    eu vi uma entrevista com a modelo Luiza Brunet onde ela diz que tem vitiligo e esses dias atras vi uma entrevista dela e reparei que tem bastante nas mãos outro dia vi outra entevista com ela e não o que sera que ela passa para esconder alguém poderia me dizer. Obrigada

  51. Lene

    -

    12/02/2010 às 6:02

    tenho vitiligo ha 4 anos após um estresse gostaria de saber onde acho monobenzil eter de hidroquinoma vamos nos unir para acharmos uma solução para essas manchas chatas que acaba nos inibindo adoro tomar sol.

  52. suzana

    -

    10/02/2010 às 10:39

    eu amo Michael Jackson com todo meu amor esei que ele foi muito injustiçado por conta dessa doença, porem so agora o mundo veio se arrepender de tudo que fez com ele, espero que DEUS tenha o acolhido bem!!!pois ele merece!!!

  53. beatriz kato

    -

    02/02/2010 às 12:54

    ola!!! tenho vitiligo a muito tempo ,hoje estou com o corpo quase todo branco,mais de repente comecou a pigmentar principalmente no meu rosto,gostaria de saber se eu posso usar a pomada monobenzil eter de hidroquinoma,aonde eu posso encontrar .estou morando no japao
    muito obrigado

  54. Wellida Souza

    -

    10/01/2010 às 17:55

    Gente tenho 30 anos e há10 anos apareceu vitiligo,ultimamente tem evoluido muito rápido, estou desesperada, pelo amor de Deus me indiquem um remédio.
    grata wellida

  55. Simone

    -

    08/01/2010 às 12:58

    Rosangela voçê comentou que sua filha foi curada ,por favor passa o nome e endereço do medico estou no inicio da doença e desesperada , Deus abençoe.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  56. Erivaldo fco da s

    -

    06/01/2010 às 22:56

    Tenho 37 anos tenho vitiligo +ou- 4 anos gostaria que alguem indicase um especialista em vitiligo obrigado.

  57. meire

    -

    05/01/2010 às 17:14

    oi! tenho 32 anos tenho vitiligo quero saber qual maior causa do vitiligo ??? se emocional ou hereditaria ??? tenho tentado tratamentos sem sucesso como posso lidar com as minhas emocoes para nao afetar mais??? se for hereditario como fazer para me tratar ??? espero uma resposta por favor.

  58. JUliana

    -

    16/11/2009 às 9:30

    Por favor, alguém pode me indicar um especialista em vitiligo em São Paulo? Meu filho de 11 anos está com vitiligo. Preciso urgente!!
    Obrigada
    juliana

  59. Cris

    -

    10/11/2009 às 13:19

    Olá, tenho 30 anos e fazem uns 10 anos que tenho vitiligo, de lá para cá, com os inúmeros tratamentos que realizei (viticromim, elidel, oxoralen, mamacadela e etc) percebo que as manchas estabelizaram. Ocorre, que uma vez ou outra percebo, no entanto, que elas surgem após algum machucado. Em especial, destaca-se um machucado que tive enquanto andava de bicicleta em que ficou nitido na minha pela a marca da correia dentada da bike.
    Depois disso passei a indagar se ficarei com manchas na pele se sofrer algum procedimento cirúrgico como cesariana, lipoaspiração, plástica e etc, posto que na cicatrização dos portadores de vitiligo forma-se uma camada branca.
    Por favor me informe se corro esse risco após sofrer uma cirurgia???? Obrigada!

  60. MANOEL CARNEIRO

    -

    09/11/2009 às 17:45

    Marcel,

    Quantas vêzes ao dia você passava o líquido a base de cortisona?
    Quanto tempo você usou?
    E o chá da mamacadela como você preparava e como você tomava? Quantas vêzes ao dia?

    Grato, Manoel

  61. Lidiane

    -

    02/11/2009 às 15:41

    Marcel, voce poderia me informar como era feito o chá da planta mamacadela feito por voce?

    deste já agradeço.

  62. Marcel

    -

    13/10/2009 às 14:08

    Tenho 27 anos, e aos 5 anos começou aparecer as manchas brancas de vetilico. Usei um liquido a base cortisona em cima de cada mancha e tomei chá de mamacadela por muitos anos. Hoje praticamente não tenho quase manchas brancas.

  63. tarcia ingrid....

    -

    04/10/2009 às 10:39

    eu amo michael jackson

  64. marcone

    -

    26/09/2009 às 13:56

    oi tenho 40 anos sou negro tenho vitiligo e queria comprar o creme monobenzil eter de hidroquinona mas esse remedio so vende no exterior como faço para adiquiri-lo pela internet ou em alguma farmacia da qui da bahia pois eu moro em salvador e quanto custa e quntos potes tem que usar , sera que aqui em salvador nao existe nenhuma farmacia que vende esse creme
    por favor me enviem uma resposta para o meu email

  65. Conceição

    -

    02/09/2009 às 9:23

    Existem inúmeras fotos de Michael que deixam as manchas à mostra, principalmente nos braços e no pescoço. Estão aí na internet prá quem quiser ver. Inclusive foto dele no Morro Dona Marta, no Rio, quando estava com a camisetsa aberta no peito e o braço exposto.
    Só não vê quem não quer.

  66. Alfredo

    -

    31/08/2009 às 17:46

    Se Michael tinha ou não vitiligo era totalmente irrelevante, diante da enormidade dos problemas que o
    afligiam e que acabaram por matá-lo, por total irresponsabilidade médica. Viverá para sempre na nossa
    memória

  67. .

    -

    25/08/2009 às 0:52

    vcs postam isso AGORA, com essa ar de ”sim, ele tinha vitiligo” como se nao fosse nada??
    ah pelamor. por anos falavam q ele era racista isso e aquilo e agora q ele ‘morreu’…aff

    alias, ele NAO morreu. a midia acha q os fans sao idiotas

  68. Geraldo

    -

    16/08/2009 às 19:35

    Acho que se o vitiligo fosse mais difundido, talvez menos pessoas desencadeariam ao ficar deprimidos.
    Se soubessem do risco dessa desgraça, quem sabe nem ficariam mais deprimidos. Com duas separações não sei se teria escapado… mas queria ter tido a chance de saber antes…

  69. Silvia

    -

    14/08/2009 às 12:36

    Eu não acho que MJ tinha vitiligo. Acho que ele clareou de propósito. Mas quem poderia elucidar o misterio são os medicos que fizeram a autopsia.

  70. SAM

    -

    05/08/2009 às 14:17

    O que mais me deixa preocupado é a enorme gama de informações contraditórias que já li sobre vitiligo… nesse texto a Dra. diz que não devemos tomar sol, mas é a primeira vez que ouço falar nisso, pois as milhões de informações que vi é que o sol até as 9h (UVA) e depois das 16h (UVB) são importantes para ajudar na melhora da doença. Faço tratamento com Excilite gratuitamente na Associação Fluido Vital (www.fluidovital.org.br) o que está dando resultados satisfatórios. Há 3 formas de tratamento lá: lâmpada UVA (tipo bronzeamento artificial), Laser UVB, Excilite que penetra mais na pele e é o tratamento mais novo no mundo todo. Espero ter ajudado.

  71. JEH

    -

    16/07/2009 às 19:36

    VOCÊ CONSEGUIU ME EXCLARECER CURIOSIDADES DA DOENÇA MELHOR QUE O DERMATOLOGISTA QUE ME ATENTEU NO SUS … ME DISSE: Não tinha tratamento que era me conforma e aguarda a evoluçao da doença…não pediu exames nem fez a investigaçao pois tenho caso de lupus na familia teria como tomer providencia sobre isso.obrigada que DEUS te abençoe

  72. Maria Gleide Machado Santos

    -

    12/07/2009 às 12:03

    Depois de muitos anos estacionado em alguns pontos o meu vitiligo está se expandindo com muita velocidade. Por favor, pode me indicar um especialista em vitiligo em Campinas/SP e Brasília/DF, cidades onde vivo alternadamente?

  73. Rozilei

    -

    10/07/2009 às 11:35

    Michael Jackson…FOREVER

  74. GILDÉSIO

    -

    10/07/2009 às 8:45

    Eduarda, qualquer conhecimento é melhor do que nenhum. Aproveite e volte a estudar para adquirir novos conhecimentos e mais informações. Seu português está doente. Procure tratamento, urgente. PROFISSIONALIZAR!

  75. Cida

    -

    10/07/2009 às 8:42

    Olha essa reportagem com carinho Carlos

  76. solange

    -

    10/07/2009 às 8:26

    eu acredito sim em michael pois a queimadura daquele episodio da pepsi deve ter mechido mais ainda com a doença pois ele ficou todo queimado.realmente conheço muitas pessoas que nao acreditam no que ele falava e achavam que ele queria ser branco e vamos dizer a verdade ele ficava lindo como ambos pois seu rosto meigo de menino o faziam ficar mais lindo amo este homem nao emporta que se foi eu amarei para sempre e a imprensa nao so acabou com ele como o a matou aos poucos pois suas linguas venenosas sao felinas,a imprensa pode matar uma pessoa em questao de segundos ou fazer da pessoa um deus.

  77. Diogo Magnani

    -

    10/07/2009 às 8:19

    Ótimo artigo, com certeza tirou algumas dúvidas de nós, leigos, que não conheciamos tanto essa doença. Parabêns!

  78. Fernanda

    -

    10/07/2009 às 8:11

    Independente de qualquer discrepância de opiniões, MJ sempre será o Rei do Pop, “black or white”. Sua obra resume tudo. And by the way, Eduarda, se vc não sabe falar sua própria língua “profissionalize-se e não proficionalize-se” como pode querer entender outra?

  79. Márcia Bodas

    -

    10/07/2009 às 7:59

    Vitiligo é uma doença envolta de preconceitos e também pouco conhecida. Achei importante a matéria pois para quem quer saber mais, é o ponto de partida para se pesquisar sobre o assunto. Quanto a Michel, as pessoas deviam contentar-se com o seu talento, único, pois o grande coração que ele tinha, suas obras, estão fora do domínio público. Temos apenas uma pequena noção pelos depoimentos daqueles que conviviam com ele. A fama, o dinheiro, tudo o que conseguiu de material, nada disso serve como “indenização” pelo que sofreu. Michel ficará para sempre em meu coração, pois toda sua carreira esteve ao lado de minha vida. Cresci dançando e ouvindo Michel. Muito perdemos com sua partida tão prematura.

  80. mazinho

    -

    10/07/2009 às 7:30

    oi

  81. Edmilson Dorea da Silva Mendonça

    -

    10/07/2009 às 7:09

    gostaria que voce me mande outras informa¿¿es sobre o assunto.Gostaria de me corresponder com voce para troca de informa¿¿es.

  82. Shirley

    -

    10/07/2009 às 6:20

    Assunto sobre vitiligo

  83. felicidade

    -

    10/07/2009 às 5:54

    Tudo que venha a esclarecer e acrescentar conhecimentos, sempre será bem vinda.

  84. Andrea

    -

    10/07/2009 às 4:30

    Ele já fez o que tinha para fazer aqui e soube fazer muito bem!Pq não dizem sobre o que ele ajudou a construir, como hospitais, leitos para queimados, a africa e etc…Foi um cara do bem, com talento demais, quanto talento e sofrido pelos malucos da sua familia.Qm seria normal?Só precisamos torcer para existir outros MJ, o que não vai acontecer!Choro a sua morte!

  85. Suzana

    -

    10/07/2009 às 4:18

    Ele não tinha vitiligo, ele fez clareamento da pele e várias plásticas no rosto e no nariz, que chegou ao ponto de não ter mais cartilagem no nariz e ele usava uma prótese que ele tirava para dormir pois dificultava a sua respiração. Nem por isso deixou de ser um excelente cantor, pena que lançou poucos discos e CDs, por causa de sua necessidade de isolamento por conta da infância que teve. Ele fez bem em clarear a pele, pois ficou mais bonito, só vendo os vidoclips de negro e branco para notar a diferença. Ele foi um cantor fantástico desde pequeno e vai ter sua eternidade aqui na terra na mente de todos que acompanharam a carreira dele e vão admirá-lo para sempre. Atuações e voz iguais serão difíceis de encontrar, pois além de tudo ele tinha muita criatividade ao dançar.

  86. Ledo

    -

    10/07/2009 às 2:06

    O autor do texto afirma que MJ nunca exibiu as manchas tipicas da doenca, porem, existe farto material fotografico exibindo as manchas da doenca e sua evolucao, inclusive o clareamento da pele. Vejam o video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=9SUwwJYD6aI

  87. Jacira Melo

    -

    10/07/2009 às 1:54

    Desde 1993, ano da primeira revelação de Michael sobre sua doença, o jornalismo de qualidade não abriu os olhos para investigar sobre o vitiligo e suas consequencias. Por mais de uma década foi mais confortavel e sensacional tratar o maior astro pop de todos os tempos como um negro que “queria ser branco”. É preciso deixar Michael em paz e começar a debater o preconceito dos profissionais de mídia e a brutal campanha realizada contra o maior artista negro da história contemporanea. Jacira Melo, 52 anos, branca de São Paulo.

  88. Henrique

    -

    10/07/2009 às 0:59

    Michael Jackson eterno!

  89. noeli

    -

    10/07/2009 às 0:58

    ” PREPARA-SE HUMANOS PARA SER JULGADO POR SÓ AQUELE QUE PODE E SABE JULGAR (O TODO PDEROSO DEUS)”. Michae jackson nos deixou seu talento como: músico, dançarino, compositor e produtor, e como lenda o rei do POP, e isso basta para nos fãs e outros mortais, que não o conheceram além dos balcos.” OS QUE JULGAM SERÁ JULGADO , POR AQUELE QUE REALMENTE SABE E PODE JULGAR (O REI DO REIS). Limitem-se a admira-lo por aquilo que ele fez com seu talento nos palcos , clips, cds e dvs…e o julgameto deixem pra quem realmente conhece nossos corações e intenções.Fiquem com DEUS!!

  90. maria

    -

    10/07/2009 às 0:45

    Eduarda, deveria estudar um pouquinho mais de português. A reforma ortográfica não está tão avançada, haja vista que profissionalize é com ss e não com c.

  91. gentil

    -

    10/07/2009 às 0:27

    esta matéria deveria circular entre todos os alunos para saberem mais sobre esta grave doença.

  92. gentil

    -

    10/07/2009 às 0:23

    muito explicativo este texto sobre esta estranha doença.

  93. Mariana Paes Gall

    -

    10/07/2009 às 0:12

    Eu amo o Michael Jackson, e concordo com o que a Marina disse, muitas vezes a midia exagera só para causar polemica e dar mais audiencia! Eu também sou adolescente, e quando falam algo sobre ele que não é provado, eu discordo na hora, afinal não pode falar mal de uma pessoa quando não é verdade(ou quando tem duvida)!

  94. Silvia

    -

    09/07/2009 às 23:51

    Concordo plenamente com tudo o que foi dito pelo senhor Roberto Musatti, pois tenho uma filha de 18 anos que a 10 tem vitiligo, que foi tratada pelo melhor médico da area de dermatologia do Hospital das Clinicas e ele sempre deixou bem claro que Vitiligo NÃO é doença e sim um problema emocional, como o senhor Roberto também fui atrás de tudo o que me falavam até comprar o que vinha de cuba, gastei o que não tinha para ver minha filha bem, mas nada adiantou, pois no caso dela era psicologico. Hoje graças a DEUS esta estacionado, minha filha é uma linda mulher e bem resolvida, temos que tomar muito cuidado como colocamos as coisas, pois infelizmente nem todos estão preparados para ler tantos absurdos!

  95. Anjo

    -

    09/07/2009 às 23:44

    Artigo sobre vitiligoCris

  96. Jabar rrrsss

    -

    09/07/2009 às 23:33

    Quer ser pol¿mica meu bem? Essa eu n¿o engulo.

  97. Clécida Angélica

    -

    09/07/2009 às 23:20

    Gostei do coment¿rio da Renata, n¿o importante o que Michael Jackson fez ou deixou de fazer durante sua vida, o importante mesmo ¿ a perda que tivemos desse ¿cone pop mundial de todos os tempos!! Meu Deus, se l¿ no c¿u Deus ouvisse minhas preces, certamente esses idiotas hip¿critas iriam parar de falar tanta babaquice a respeito do Michael!! Descanse em Paz meu GRANDE ASTRO POP!!!

  98. sergio

    -

    09/07/2009 às 22:50

    não acredito muito nessa “estória” de MJ com vitiligo, o que realmente ele tinha era aversaõ a sua própria cor, afinal a partir do dia em que ele resolveu tratar do vitiligo foi a mesma época em que ele resolveu alisar os cabelos, não exitia um MJ com nada afro.

  99. Elizetti

    -

    09/07/2009 às 22:42

    Vitiligo

  100. soraya alves

    -

    09/07/2009 às 22:41

    aceita ai e de seu interesse

  101. mari garcia

    -

    09/07/2009 às 22:30

    marina maul fran¿a, vc falou tudo!!!! Apoiadissima, tb adoooro o Michael Jackson e ele ir¿ fazer muita falta,tb tenho certeza da inoc¿ncia dele em todas as acusa¿¿es injustas que ele sofreu, e qnto a pele dele acredito que era vitiligo mesmo pois tem na net fotos dele com manchas e se ele quiz ficar branco problema dele e pronto, n¿? N¿o deixa de ser o astro e pessoa inacredit¿vel que ele era, que de t¿o maravilhoso nem parecia deste mundo, e bem vc disse: antes de publicarem mat¿rias que denigram a imagem dele seria bom investigar e se informar!

  102. fernando jaú

    -

    09/07/2009 às 22:27

    michael jackson não precisa prova pra ninguem que ele era doente porq eu acredito nele eu não acho que ele tinha vergonha de ser negro axo que era doença mesmo mais ele sempre foi perseguido pela midia foi um idolo mundial sendo injustiçado essa midia mundial que distroi nossos idolos e é como o cajuru falo hoje no seu programa hoje dia 09/07/2009 kajuru diz?junto com michael jackson morre grande parte da midia.meus sinceros abraços a michael jackson descasse em paz…..

  103. edna

    -

    09/07/2009 às 22:24

    michael vou sentir saudades,descanse em paz

  104. jorge luiz

    -

    09/07/2009 às 22:17

    vitiligo.

  105. adriana

    -

    09/07/2009 às 22:03

    Dra: Lucia gostaria de saber se o vitiligo e mesma familia de ps¿oriase? Porque ps¿oriase n¿o tem cura?

  106. Ricardo Contti

    -

    09/07/2009 às 21:52

    com ou sem vitiligo, o cara ERA DEMAIS !!!!!!

  107. eduardo

    -

    09/07/2009 às 21:51

    ridiculo o modo de vida desse excentrico e louco menino que atibuía ao pai seus traumas e quanto a inconfomação da sua cor? o que dizer ? se ele fosse realmente feliz por ser negro não teria feito tantas cirurgias estéticas,e seus filhos teria o genótipo dele, já ouvi muitas pessoas dizerem que querem ter parceiros(as) claros (as) para “clarear”seus filhos, mas o Michael exagerou e o que pensar das crianças supostamente abusadas por ele , será que ele por ter sido um astro pode? Enfim, seria hipocrisia da minha parte dizer que não gosto das musicas dele, mas ele como ser humano foi uma fiasco, uma pessoa totalmente oca, vazia e sem noçao de vida

  108. Rosangela

    -

    09/07/2009 às 21:37

    Pode acreditar na cura,minha filha foi curada,e hoje ninguém vê que ela teve vitiligo…agradeço primeiro a DEUS e depois o grande médico que a tratou.

  109. Joana D'arc M.Almeida

    -

    09/07/2009 às 21:19

    Sempre admirei Machel Jackson,por tudo que ele representou! Deus precisou do seu talento, deixou seus filhos e fam¿liares, amigos,¿ milh¿es de f¿ns no mundo todo.Machel descanse em PAZ!Sou portadora do vitil¿go ¿ comvivo e fa¿o controle com os medicamentos.

  110. Elias

    -

    09/07/2009 às 21:16

    MIRTES, QUANDO VC LER ESSA MENSAGEM MOSTRE PARA A JULIA, POIS ELA QUERIA SABER SOBRE A DOENÇA VITILIGO.

  111. antonildo

    -

    09/07/2009 às 21:02

    é sempre bom saber mais um pouco…

  112. paulo

    -

    09/07/2009 às 20:39

    po eu cresci ouvindo michael jackson tenho 45 anos desde a epoca dos jackson 5 eu era fan pois senti muito sua morte fu dj nos anos 70 80 toquei de mais suas musicas realmente é uma pena mas ele esta em bom lugar com certeza fez por merecer que deus o tenha michael . saudades…

  113. Mayara

    -

    09/07/2009 às 20:24

    Maira e Eduarda. A palavra certa é se profissionalize. Rsss

  114. Yuri Martins

    -

    09/07/2009 às 20:17

    Ele sempre sera único,independente se fez tratamento ou não para ficar branco,acho que cada um tem o direito de viver como quer,o que ele tinha para oferecer era seu talento,sua vida particular não deveria interessar a ninguem,se cada um respeitasse o espaço alheio o mundo não estaria repleto de pessoas pobres de espírito.

  115. Fátima

    -

    09/07/2009 às 20:08

    Passei por uma fase complicada em um periodo da minha vida, c/ isso apareceram manchas brancas em meu rosto , procurei um Dermato ,no qual me informou que aquilo era vitiligo , entrei em desespero , mas logo começei o tratamento c/ uma pomada chamada ELIDEL E FOI EXCELENTE , foi igual tirar c/ as mãos , hoje já não faço uso do medicamento e estou curada !! Digo a todos p/ acreditar e ter força que isso é passageiro !

  116. Fátima

    -

    09/07/2009 às 20:01

    Passei por uma fase complicada em um periodo da minha vida, c/ isso apareceram manchas brancas em meu rosto , procurei um Dermato ,no qual me informou que aquilo era vitiligo , entrei em desespero , mas logo começei o tratamento c/ uma pomada chamada ELIDEL E FOI EXCELENTE , foi igual tirar c/ as mãos , hoje já não faço uso do medicamento e estou curada !! Digo a todos p/ acreditar e ter força que isso é passageiro !

  117. helena cunha

    -

    09/07/2009 às 19:54

    para mim ele nao morreu, pois nao vimos o corpo, e ele nao foi enterradotudo pode ser uma farsa, para ele poder viver em paz.

  118. ANA CELIA

    -

    09/07/2009 às 19:46

    Esqueci de falar sou Brasileira e sempre fui sua fã pois hj tenho 40 anos e sempre desde pequena que ouvia suas musicas na época não tinha os seu disco pois era muito pobre e meus pais não tinha dinheiro para compra pois sou do nordeste no estado do PIAUÍ e hj moro em Brasilia e trabalho nas lj Marisa.Bjs!!! Michael Jackson….

  119. Ana Celia

    -

    09/07/2009 às 19:42

    Eu já conheço pessoas que hj tem essa doença por isso sempre confiem em Michael Jackson…Muitas pessoas não confiam em si mesma mal do ser humano.Sei que uma coisa nós podermos confiar que ele esteja com Deus e com a virgem Maria nossa mãe.Bjs!!!

  120. leticia

    -

    09/07/2009 às 19:34

    te amoo para sempre sou sua fa ainda quero que esteje vivo

  121. João Moura

    -

    09/07/2009 às 19:30

    Vi uma reportagem na Globo News onde aparecia a mão dele em destaque e sem sombra de dúvida era vitiligo. Ademais, se tinha vitiligo, fica esclarecido os anestesiantes, pois o lúpus pode causar fortes dores.

  122. leticia

    -

    09/07/2009 às 19:30

    fiquei com do da filha dele queria que sobrevivesse ja que todos estao falando que esta vivo sorte da familia deus vai ajudar e michael jackson estara vivo deus ajuda deus por favor aquelas crianças de estou com do ajuda deus por favor ele estar vivo

  123. Lorena

    -

    09/07/2009 às 19:06

    IGUALMENTE MEIRE E MAIS UM POUCO…MJ É PERFEITO!

  124. rosineia simon

    -

    09/07/2009 às 18:53

    OláSinto-me comovida plas pessoas portadores de vitiligo.Atualmente tenho praricada acupuntura nos meus pacientes e tenho tido respostas incriveis na pigmentação das manchas. Qualquer duvida entere em contato comigoobrigada

  125. marina maul frança

    -

    09/07/2009 às 18:40

    Adoro o Michael, sempre serei fã dele até eu morrer.Sempre amei suas músicas como Billie Jean,Triller,Blood on the dance Floor,Bad… Minhas amigas acham que eu sou um ”E.T.”,só porque sou uma adolescente que ama as suas músicas.Nada a ver.Tenho amigos que conhecem o advogado do Michael.Ele não fez nada daquilo que falam dele.Essas pessoas não tem muito conhecimento por confiarem e acreditarem em qualquer reportagem, sendo elas notícias que são transmitidas na televisão.Eles deveriam se informar mais antes de publicar sobre o Michael.

  126. paulo

    -

    09/07/2009 às 18:38

    bem penso que ele poderia viver mais tempo,se não fosse a tamanha vaidade em sua mente tantos do medicamentos drogas talvez algo cooperou pra tudo isso espero que todos reflitam que somos criatura de Deus dependemos de Deus pra tudo tudo que fazemos deve ser para seu louvor ( para agradar a Deus)

  127. marina maul frança

    -

    09/07/2009 às 18:28

    Acho que o Michael Jackson tinha mesmo vitiligo.Vamos supor que ele não tivesse isso e que ele mudou sua pigmentação da pele porque quis.Qual é o problema?Quantas pessoas que são brancas ficam no sol para se tornarem morenas?Não seria uma espécie de preconceito em relação à atitude do Michael?Qual é o problema?

  128. Marcel

    -

    09/07/2009 às 18:18

    A cura do vitiligo está próxima. A doutora não mencionou as pesquisas com melanotan. Começou no Arizona (EUA) e na Austrália o desenvolvimento está bem avançado. Pesquise no Google.Abraço,Marcel

  129. Marcinha

    -

    09/07/2009 às 18:14

    Video Michael Jackson , OK

  130. Norma Andrews

    -

    09/07/2009 às 18:04

    Sou americana e radicada no Brasil h¿ mais de 10 anos, tenho muitos amigos que foram ¿ntimos de Mr Jackson, e posso afirmar que ele usou a doen¿a como pretexto para clarear a pele, nos USA ou voc¿ ¿ branco ou preto (black or white, como ele quis definir na sua m¿sica), n¿o como aqui que temos outras defini¿¿es como mulato, moreno, pardo, etc. Na sua certid¿o de ¿bito constou apenas “black”.

  131. Renata

    -

    09/07/2009 às 18:03

    Muito boa a sua opinião lena,gostei.A Roselena tbm fez um ótimo comentário…parabéns.Independente do que M.Jackson fez ou não,o que importa é que ele não prejudicou ninguém,encantou milhares e milhares de pessoas com seu talento,e c certeza fará falta e ficará p sempre “vivo” em cada um de nós. Eduarda,qdo não temos o que falar,o melhor que temos a fazer é ficar quietos. Abraços a todos!!!!

  132. Marcinha

    -

    09/07/2009 às 18:03

    Video Michael Jackson , Ok

  133. yvone eneas

    -

    09/07/2009 às 18:02

    EU admiro,a pessoa do Michael Jackson,e tudo q ele representou,tambem em forma de ajudas humanitaria pra Africa,etc.Parabens garoto!Voce foi e sera sempre especial!Descanse em paz!

  134. Fernanda

    -

    09/07/2009 às 18:01

    Video da Materia do Michael Jackson , Ok

  135. Fernanda

    -

    09/07/2009 às 17:56

    Video Da Reportagem Do Michael Ok

  136. meire

    -

    09/07/2009 às 17:55

    pessoas como vcs nao deveriam ter nascido o nosso idolo sofreu muito e admiro aluta dele

  137. Rosangela

    -

    09/07/2009 às 17:55

    Ol¿, Dra Lucia! Gostaria de frisar assim como a colega Cleviane j¿ comentou sobre o Michael. ¿ verdade ele tinha sim, eu msma vi v¿rios v¿deos onde se nota bem o vitiligo em algumas partes de seu corpo. Inclusive a Gl¿ria Maria, (ex-Globo), esteve bem pertindo dele e fez uma observa¿¿o sobre a cor de sua pele. Michael my baby vc ¿ ¿nico!!!

  138. roberto musatti

    -

    09/07/2009 às 17:36

    Cara Dra. Lucia Mandel,Permita-me discordar e até criticar sua definição sobre o vitiligo, o que tende a aumentar ainda mais a desinformação, a discriminação e em muitos casos, os problemas psicologicos que acompanham boa parte dos portadores de vitiligo. Portador de vitiligo a mais de 40 anos, tendo feito desde criança consultas nos melhores centros medicos europeus e norte-americanos, sempre fui informado que vitiligo NÃO É UMA DOENÇA mas sim uma condição resultante de glandulas preguiçosas que não remetem para a pele a melanina suficiente para a coloração. De experiencias com meladinine ao viticromim – ambos fitoterapicos descobertos de plantas no Egito e Mato Grosso, respectivamente, aceleradores de pigmentação como o remedio cubano melaginina, tive pouco resultado – visto que a cura depende de n fatores inclusive aparentemente o tensional psicologico de pessoa a pessoa.O importante é que se defina corretamente que vitiligo, como diz a wikipedia ou o site da clinica Mayo – é uma CONDIÇÃO, nunca uma doença , assim como cravos e espinhas…Gostaria de sua correção no site acima, pelos motivos expostos. Nem todos os portadores enfretam o problema como em meu caso, que já chamo esta ‘condição’ de ‘nem te ligo.Atenciosamente Prof. Roberto Musatti

  139. LUIZ

    -

    09/07/2009 às 17:31

    EDUARDA AS LIMITAÇÕES NÃO ESTÃO NO IDIOMA E SIM NO PRECONCEITO.

  140. lea

    -

    09/07/2009 às 17:21

    VITILIGO

  141. sidney

    -

    09/07/2009 às 17:20

    ESTOU COM “EDUARDA” DA LICENÇA

  142. Pricila

    -

    09/07/2009 às 17:17

    Querida “Eduarda”, se o vídeo é em inglês, contente-se com a informação do texto, caso você saiba ler, né? Obrigada Lucia Mandel pelas informações…Muito interessantes…Sinto dó de Michael, um cara que sofreu a vida toda, mesmo com tudo que esse mundo podia oferecer…Mas, como diz a Bíblia “Do que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”… Realidade…

  143. ed carlos

    -

    09/07/2009 às 17:09

    michael jackson doido

  144. lena

    -

    09/07/2009 às 17:05

    Pessoas como esta moça, eduarda, não deveria emitir o opinião, pois não tem capacidade para discernir sobre uma matéria tão importante e esclarecedora.Eu também não sei ingles, nem por isso, fiquei sem peceber o que ali estava contextualizado.

  145. mariana

    -

    09/07/2009 às 16:55

    me poup

  146. marcel

    -

    09/07/2009 às 16:48

    voltando atrás.realmente ela demonstrou raiva.desculpa, josé

  147. marcel

    -

    09/07/2009 às 16:46

    o comentário do josé foi tão maldoso.a eduarda em momento nenhum demonstrou raiva pela falta de legenda.que cara doido!eu tenho medo dessas pessoas.

  148. geena

    -

    09/07/2009 às 16:33

    excelente artigo e excelente video. no proprio youtube existem varios videos mostrando fotos de michael jackson no inicio da doenca.

  149. minas

    -

    09/07/2009 às 16:28

    eu tenho vitiligo, ou melhor, apareçaram em mim algumas manchas no rosto, orelha, axilas e dedos das maos…fiz um tratamento logo no inicio a base de cortisona e em dois meses sumiram as manchas do rosto e orelhas, das axilas e dedos estao sumindo aos poucos….falo a todos que tem: nao desisitam e nem abaixem a cabeça, pois isso so estimula a apareçer mais manchas…abraços

  150. Aline

    -

    09/07/2009 às 16:28

    Leia sobre a doença de seu ídolobjsIsmail

  151. Caio

    -

    09/07/2009 às 16:26

    Parab¿ns pelo artigo,¿ sempre bom ter mais infoma¿¿es nos meios de comunica¿¿o,pouca gente sabe detalhes dessa doen¿a cada vez mais comum.

  152. Roselena Rohr

    -

    09/07/2009 às 16:22

    Vejo o caso do Michael da seguinte forma: vamos supor que ele realmente quizesse ter ficado branco, por sofrer na pele o que era o preconceito racial nos EUA e ainda hoje é muito forte apesar de já ter mudado bastante. É natural que alguém jovem, sonhador, cheio de dinheiro quizesse mudar em si o que não gostava. E as plásticas foram sucedendo umas ás outras, talvez prá querer corrigir aquilo que não deu certo. Quantos de nós cometeu idiotices na juventude e mais tarde nos arrependemos. Então porque as pessoas julgam tanto suas atitudes e esquecem que se fossem famosos e ricos e jovens tivessem feito tantos estragos quanto ele? Não prejudicou ninguém á não ser ele mesmo.Vamos lembrar dele pelo artista que foi e pela sua contribuição na melhora do mundo.Obrigado Michael Jackson!

  153. anibal

    -

    09/07/2009 às 16:04

    a doença de pele do mr. machael jackson, já estava ficando clara, pelo tratamento e maquiagem

  154. ADILSON

    -

    09/07/2009 às 16:04

    Tenho um filho hoje com 16 anos, mas quando ele tinha 8 anos, descobrimos que tinha virtiligo, procuramos tratamento aqui e fora do país, em Cuba encontramos o MELANGELINA PLUS remédio feito a base de placenta da mulher, hoje praticamente meu filho ta curado, já pegou pigmentação nas penas, braço e rosto, só restou uma pequena mancha no pé… porém a mesma está quase desaparecendo. O Tratamento é lento, e rigoroso, mas foi o único que tem dado resultado.

  155. Karim

    -

    09/07/2009 às 16:02

    Mais um exemplo de como as pessoas julgam as outras. Michael foi julgado e o pior, por pessoas que nem sabiam direito do que estavam falando. Artigo muito interessante. Michael pra sempre rei.

  156. Angelica Arruda

    -

    09/07/2009 às 16:01

    Gostei do artigo e do video( já havia assistido a entrevista).É verdade que em Cuba há o tratamento para o vitiligo e que o mesmo cura ?Atenciosamente,Angélica Arruda

  157. ilca

    -

    09/07/2009 às 15:59

    INTERESSANTE O ESCLARECIMENTO DESSA DOENÇA, MAS EM RELAÇÃO SE MICHAEL JACKSON, SE TINHA OU NÃO ESSA ,ISSO NÃO TEM MAIS IMPORTANCIA, O QUE VALE A PENA MESMO É SÓ LEMBRA DO SHOW MAN QUE ELE ERA, SÓ ISSO

  158. CLEVIANE

    -

    09/07/2009 às 15:50

    Em algumas fotos antigas do Michael em shows dá pra ver manchas no pescoço e no braço e se vocês repararem as mãos dele eram manchadas também…

  159. Joeliton

    -

    09/07/2009 às 15:36

    O artigo foi muito interessante e mim ajudou muito a compreender a doença. Parabéns pelo esforço e pela preocupação! Valeu Lucia Mandel! Quanto a essa tal de Eduarda, ela só pode ser uma pessoa analfabeta, pois além de escrever tudo errado, utiliza uma linguagem vulgar e ofensas para expressar a sua opinião!

  160. José

    -

    09/07/2009 às 10:35

    Muito obrigado pelo interessante artigo. Eduarda, o autor não é culpado de você não saber falar outra língua, nem de Lee Thomas não falar português. Antes de escrever com tanta raiva, “se culturize” por favor. Um abraço a todos desde as Ilhas Canárias.

  161. Rubens

    -

    08/07/2009 às 11:12

    Parabéns pelo artigo esclarecedor. Esse assunto é extremamente delicado e foi tratado por você com muita sensibilidade.Como portador de vitiligo sinto-me solidário com o drama vivido pelo grande astro que se foi.

  162. Alessandra

    -

    08/07/2009 às 0:37

    Nossa, eu nunca achei que o Michael Jackson realmente tivesse vitiligo, achei que era um pretexto para uma de suas transformações. E agora vejo que é possível. Me desculpe, Michael!

  163. Maíra

    -

    07/07/2009 às 23:32

    E voce Eduarda, nao seja tao cr¿tica, pois da mesma forma que atirou uma pedra, deu a chance de ser alvo… prossionalize-se ¿ com “SS”!!!

  164. Eduarda

    -

    07/07/2009 às 18:04

    Quer dizer que o vídeo é em inglês e basta as imagens!!!??? Entaõ seu artigo aqui não serviu de nada!Me poupe.Se proficionalize melhor!!!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados