Blogs e Colunistas

12/05/2009

às 7:54 \ Arquivo

Tratamentos para cicatrizes de acne

Enfim, livre das espinhas. Passou a fase. Mas hoje seu espelho pode mostrar outro problema: as cicatrizes que ficaram. Ter cicatriz depois das espinhas é uma tendência pessoal. Costuma acontecer em quem teve um caso de acne mais grave, com cistos. Também aparece nos que cutucaram muito as espinhas.

Foi isso que aconteceu com você? Pois então, é a você mesmo que eu dedico essa coluna, que fala de como suavizar essas marcas. Dependendo de como são as cicatrizes e do tratamento escolhido, elas melhoram bastante e podem até desaparecer.
Aí vão boas opções de tratamento:

Preenchimento

Funciona muito bem se sua cicatriz desaparece ao esticarmos a pele. Injetamos sob a cicatriz uma substância que aumenta o volume local. O objetivo é deixar a cicatriz no mesmo plano que a pele ao redor. O melhor preenchedor é o ácido hialurônico, que dura mais ou menos um ano. Passado esse tempo, é hora de repetir o tratamento.

Subcisão

Se sua cicatriz não desaparece quando a pele é esticada, não dá para usar o preenchimento. É que nesse caso existem fibras de colágeno que repuxam a pele para baixo e precisam ser cortadas. Isso é feito com a subcisão. Depois da subcisão, forma-se um hematoma que desaparece em mais ou menos duas semanas.  O tratamento pode precisar de várias sessões.

Peeling químico

Neste tratamento, uma solução química age sobre a pele. Dependendo da solução aplicada, o peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Os peelings superficiais renovam a epiderme, camada mais superficial da pele. Ao se regenerar, ela fica mais uniforme. Funcionam nas manchas deixadas pela acne, mas não nas cicatrizes.

Um ataque mais profundo também melhora a qualidade da derme, segunda camada da pele. Quanto mais profundo esse ataque, maior o grau da suavização das cicatrizes profundas. Se suas cicatrizes são assim, você deve realizar alguns peelings médios ou profundos. Aumentando a profundidade do peeling, aumentam também o desconforto e os riscos de efeitos colaterais.

Dermabrasão e microdermabrasão

Na dermabrasão, uma lixa remove a epiderme e parte da derme. A profundidade dessa abrasão é controlada diretamente pelo médico, que determina o momento de parar. Com o tempo, nasce uma pele nova, de superfície bem mais regular e com muito menos cicatrizes. A melhora, após uma única sessão, é muito grande. As cicatrizes superficiais somem e as profundas ficam menores.

Como você deve estar imaginando, perder toda a camada mais superficial da pele é bastante agressivo e dolorido. A aparência logo após o tratamento impressiona. Você deve se afastar de suas atividades normais por um período de 3 a 4 semanas. E, por alguns meses, fuja do sol. Tendo paciência para aguentar essa fase, o tratamento compensa.
Na microdermabrasão, conhecida como peeling de cristais, um aparelho joga e aspira pequenas partículas na pele. Isso também remove células, mas o efeito é superficial, e muitas vezes nem ultrapassa a epiderme. A profundidade da agressão também varia de acordo com o desejo do médico.

Laser

A agressão é semelhante àquela que acontece na dermabrasão. O laser remove completamente a epiderme, camada mais superficial da pele, e parte da derme, segunda camada da pele. Ele aquece essas camadas com tanta intensidade que as células simplesmente evaporam.
Assim como na dermabrasão, a aparência logo depois do tratamento também é desagradável, e a pessoa deve cuidar bastante da pele sensibilizada. O período de afastamento varia de 2 a 4 semanas, dependendo do laser usado.

Laser fracionado

Por causa da eficiência do laser, mas dos problemas causados por tamanha agressividade, surgiu a ideia do laser fracionado, um tratamento mais moderno. Imagine o laser convencional como um cano jogando água, e o laser fracionado como um chuveiro.

O laser fracionado produz milhares de pontinhos tratados em meio à pele não atingida. A agressão salteada regenera o colágeno da derme e renova a epiderme, com um tempo de recuperação rápido. O desconforto após a sessão é pequeno. A melhora por sessão é menor que no laser convencional, e por isso realizamos algumas sessões. Mas o efeito é muito bom.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

944 Comentários

  • wilson

    -

    29/5/2012 às 10:32

    bom dia tenho 30 anos queria saber como faço para tirar essas marcas do rosto que a acne deixo. por favor me mostre uma solução. quando eu estico a pele do rosto elas não da pra ver, mas quando solto elas aparecem de verdade.minha auto-estima fica lá em baixo.

  • wilson

    -

    29/5/2012 às 10:34

    gostaria também de saber o preço das sessões.

  • Cassia Novais dos Santos

    -

    30/5/2012 às 17:45

    como faço p fazer o tratamento? e quanto é o tratamento de prechimento?

  • amarildo

    -

    4/6/2012 às 13:05

    boa tard, estou querendo tratar das minhas cicatrizes, queria saber em media quanto fica.. obrigado..

  • almir farias

    -

    4/6/2012 às 23:05

    gostei desce tratamento a laser e gostaria de fazer um porque eu sofro muinto com cicatrizes no rosto eu queria uma ajuda por favor entre em contato por e-mail.. eu moro no rioo de janeiro

  • Dedé

    -

    6/6/2012 às 16:15

    Olá, pessoal.
    Tenho marcas de acne no meu rosto. Tenho 34 anos.
    Acabei de fazer um sessão de laser fracionado, para minha surpresa não doeu tanto como eu esperava. Fui preparado para um sessão de tortura, baseado nos depoimentos de outras pessoas. Vale frisar que a dor é bastante relativa, mas com certeza é suportável e acaba rapidinho.
    A minha dermatologista foi extremamente ética, desde a primeira consulta falou o quanto é difícil tratar marcas de acne, pois normalmente existem mais de um tipo de cicatrizes que necessitam de métodos diferentes. Depois dos esclarecimento decidi fazer a 1° sessão de laser fracionado. Foi super tranquilo e rápido.
    A minha dica é procurar por profissionais membros da sociedade brasileira de dermatologia e com boas referências.
    Economizar em tratamento médico é um péssimo negócio, procure um bom médico. Não existe mágica. resultados milagrosos simplesmente não existem. O caminho é longo e devemos ser persistentes. A boa notícia é que é possível sim, suavizar marcar, mas sempre dentro de uma perspectiva realista.
    A questão vai além da estética, envolve auto estima e qualidade de vida.
    Abraço a todos

  • Markin Vix

    -

    12/6/2012 às 0:56

    Caros leitores, para cicatrizes de acne não tem jeito, não existe 100%, eu tinha uma pele tipo casca de mixirica, devido a acne grave, fiz dois peeling com CO² (2 anos de intervalo entre eles), melhorou 50% agora, 3 anos apos meu ultimo peeling, vou fazer um com fenol para tentar chegar aos 70% ou 80% no max, pelo lazer paguei 3.000,00 cada sessao e pelo fenol devo pagar 4.000,00, e lembrem-se se for fazer a lazer, prefiram o tradicional, realizado em centro cirurgico e numa unica sessao, o fracionado nao da um bom resultado para cicatrises. a menos que sejam feitas varias sessoes, o que sairia bem mais caro.

  • jose gama de oliveira

    -

    14/6/2012 às 10:08

    ola bom dia!mim livrei das espinha,mais agora tenho alguma cicatriz com furo,existe algum tipo de tratamento que eu poderia cuidar em casa com cremes.
    obrigado pela atençâo.

  • FLÁVIA CORRÊA

    -

    14/6/2012 às 11:08

    Bom dia !

    Tenho cicatrizes leves na face e me indicaram o Tratamento com o Hertiz.
    Vai me dar um resultado na cicatriz ???

    Grata, Flávia.

  • adriana

    -

    14/6/2012 às 19:57

    oi bom tenho muitas manchas de espinhas no corpo todo ja fiz tratamento com pilling mas voltou tudo de novo oque faço

  • Maicom

    -

    19/6/2012 às 6:57

    Queria tratar das cicatrizes no meu rosto nao sao muitas cicatrizes ´mais queria elimina-las.quantos eu gastaria num tratamento

  • xandy

    -

    20/6/2012 às 22:46

    olá gostaria de saber se o tal cicatricure e eficaz tbm no tratamento de cicatriz de ácne ? ja que ele serve p/ cicatrizes, se alguem solbe.me resp… obrigado!!!

  • eduardo de souza furtado

    -

    24/6/2012 às 11:00

    oi ja fiz o tratamento com o ruacutan mais mesmo assim tenho marcas de acne no meu rosto so vou comesar o tramento de preenchimento peeling quimico e vou fazer de tudo para melhorar meu rosto…mais tem um leser fraxel e o mais moderno fraxel lesar e o molhor e o mais moderno. vou fazer daqui 3 mes….

  • Marlane

    -

    24/6/2012 às 21:30

    olá gostaria de saber onde fazer esses procedimentos, pois tenho algumas cicatrizes deixadas pela acne e desejo muito me livrar delas, obrigada!

  • erisverton

    -

    24/6/2012 às 22:58

    tenho cicatrizes de acne e não sei o que fazer evito lugares publicos pois tenho vergonha o que devofazer

  • mauriceiaa.sousa

    -

    25/6/2012 às 23:22

    ola gostaria de saber se o cicatricure serve pra cicatrizes de acnes,no meu caso ficaram buracos grandes,minha pele é oleosa,qual seria o tratamento ideal pra mim?ainda tenho acnes,,,mas estou usando alguns produtos que clarearam a pele,pensei em fazer um peeling de diamantemas nao sei mto o que é e se serviria pra mim,,,alguem pode me da uma sugestao dum tratamento pra mim?

  • alexandre

    -

    2/7/2012 às 16:21

    me explique por favor, cicatricure serve para amenizar cicatrizes no rosto, causado pela acne cistica que tive…..

  • weder

    -

    26/7/2012 às 10:12

    oi cicatricule e eficaz no tratamento de cicatriz de acne tenho algumas cicatrizes nao profundas..gostaria de saber obrigado….

  • Adolfo schwanz junior

    -

    26/7/2012 às 11:00

    olá gostaria de saber onde fazer esses procedimentos, pois tenho algumas cicatrizes deixadas pela acne e desejo muito me livrar delas, obrigada

  • Jefferson

    -

    27/7/2012 às 16:13

    Olá,gostaria de uma referência segura sobre o tratamento de acnes e cicatrizes. Sou do Rio de Janeiro e aqui tem algumas clinicas e tal…, mas gostaria de algo confiável. Tenho MUITAS cicatrizes de acne, e nem preciso dizer o quanto isso me incomoda. Tenho 29 anos e isso tem que acabar, ou amenizar….me ajudem com telefones de clinicas. VLW!

  • douglas

    -

    30/7/2012 às 20:45

    ola,gostaria de saber onde fazer esse tratamento,tenho algumas cicatrizes e gostaria de me livrar delas,caso veja esse comentario passa o endereço da clinica por e-mail.
    obrigado pela atencao…

  • Luciano

    -

    1/8/2012 às 11:54

    Bom dia! Tenho 38 anos, moreno e desde os 15 anos tenho as costas completamente preenchidas por manchas escuras. Antes eram somente nas costas mas agora está começando a invadir os braços e a parte da frente do torax. No rosto tenho somente um pouco mas com as mesmas características. Essas manchas duram muitos meses e enquanto somem, aparecem outras e outras. Você pode me indicar algum tratamento específico. Minha auto estima sempre foi baixa devido à esse problema. Praia quase nunca. Me ajude por favor. Obrigado!

  • Luciano

    -

    1/8/2012 às 11:59

    Esqueci de dizer que as manchas escuras são heranças de inúmeras espinhas. Não deixam buraco mas as manchas são comos “as estrelas do céu”

  • suze

    -

    1/8/2012 às 14:04

    ola boa tarde por farvor me ajude tenho 27 anos to com vazinhos no rosto quase invisiviu mas ta me encomo dando muito pq as veses fica vermelho queria saber como faco pra acabar com eles ? e verdade que quem tem vazinho no rosto ñ pode usar hidroquinona e acido retino que aumenta me ajude..

  • João

    -

    12/8/2012 às 16:52

    Olá, tenho 18 anos e sou de Portugal. Comecei a ter espinhas na cara aos 14 anos, até que aos 17 anos decidi fazer o tratamento da isotretinoina e desde que acabei esse tratamento nunca mais me apareceu uma espinha nova. Contudo, fiquei cheio de cicatrizes de acne na zona das bochechas, cicatrizes grandes, mas só nessa parte mesmo. E estas marcas baixam muito a minha auto-estima, muitas vezes vou na rua e olho sempre para o chão para que ninguém veja a minha cara. Muitas vezes os meus amigos me convidam para sair, e eu não vou porque tenho vergonha de sair de casa com a cara neste estado. Que tipo de tratamento me aconselham?

  • camila

    -

    14/8/2012 às 13:00

    ola meu nome é camila tenho 21 anos gostaria de saber o tratamaento correto para acne e também para cicatrizes.obrigada.

  • Bruna

    -

    14/8/2012 às 21:33

    oie boa noite, tenho 15 anos. mais nao tenho muitas cicatrizes tenho mais espinhas e cravo e eu nao gosto mim sinto feia com elas por favor min ajude.eu mora em salvador BH eu gostaria de sabe quanto gusta um tratamento desse,e tambem gostaria de saber se esse clinica tem aqui em salvador.

  • patricia alves

    -

    20/8/2012 às 21:56

    boa noite o meu esposo tem muitas cicatrizes no rosto,e eu gostaria que ele fizesse um tratamento (seguro).preciso de uma dica ,me responda assim que receberem este e-mail,obrigada.

  • patricia alves

    -

    20/8/2012 às 22:00

    boa noite o meu esposo tem muitas cicatrizes no rosto,e eu gostaria que ele fizesse um tratamento (seguro).preciso de uma dica ,me responda assim que receberem este e-mail,obrigada. o

  • goreti jutel

    -

    22/8/2012 às 21:03

    Olá. Estou fazendo o tratamento com starlux 500, tenho melasma e sardas, posso usar o vitacid, fazendo as aplicações. Obrigado.

  • Maressa

    -

    12/9/2012 às 23:32

    Oii boa noite…..
    eu tenho mtas manchas na costa causada pelas espinhas q cutuquei
    qual é o melhor tratamento pra mim e onde eu encontro esse tratamento??
    obrigada

  • Noemia

    -

    12/9/2012 às 23:36

    Olá,
    Gostaria de sua opiniao acerca do peeling de cristal da Mary Cay. Uma consultora expôs os produtos pra mim , e estou usando há um mês. Noto que minha pele está com uma textura melhor, porém algumas manchas(vermelhas) de acne permanecem, e não estou vendo tanta suavização. Será que necessito de um tratamento mais invasivo?
    Obrigada desde já!

  • Luiz Antônio

    -

    13/9/2012 às 0:43

    Olá Lúcia. Infelizmente passei por esta faze e também estou com muitas cicatrizes no meu rosto e costas… Fiz o tratamento contra a acne através do Roacutan, chegando a tomar 60 mg/dia em um mês(apesar da aprovação da minha dermatologista achei um exagero extremo)mas agora estou correndo atrás de tratar essas cicatrizes que infelizmente estão trazendo traumas psicológicos horríveis em mim (estou sendo sincero). Por favor, de alguma forma entre em contato comigo. PAGO O PREÇO QUE FOR. Obrigado.

  • junior

    -

    13/9/2012 às 13:16

    boa tarde,fiz um tratamento a uns 3 anos atrás com roacutan e minha pele melhor bastante,porem as vezs ainda da algumas espinha e deixa marca…queria saber se posso fazer Peeling químico para tirar as marcas.
    obrigado.
    aguardando resposta.

  • Rafaela

    -

    23/9/2012 às 9:27

    Muito interessante sua explicação não sabia desses tratamentos.Vou procurar o laser fracionado me ajudaria muito..Muito obrigado!

  • Brenda

    -

    3/10/2012 às 19:53

    Oie gente tenho 13 anos tenho uma cicatriz no rosto , cauzadapor uma briga ! levei uma garafada do rosto abaixo do olho . e cortou pegou um ponto , e agora quero me livra dessa cicatriz oq eu faço ? ja usei mt remedios e parece q piorou . usei a pomada Suavicid, e fikou vermelho da cor da carne . alguem me ensine algum remedio cazeiroo . obrigado bjss

  • Eloise

    -

    8/10/2012 às 21:44

    BOM,TENHO MANCHAS NA PELE DEVEDO FERIMENTO CAUSADO NA INFANCIA,QUERIA SABER SE TEM ALGUM PROCEDIMENTO OU TRATAMENTO QUE MINIMINIZE OU QUE POSSA SUMIR COM ESSAS MANCHAS? E QUANTO CUSTA?

  • luciano simas

    -

    15/10/2012 às 14:37

    tenho marcas no rosto causadas por espinhas,quero melhorar esses buracos,onde vou quanto vai custar??

  • sandro vitorino guedes

    -

    26/10/2012 às 17:15

    estou com o rostotodo manchada,era espias espreme depois ficarao igual
    caroço espreme de novo.
    virou ferida,depois ficaram igual ferida.
    cutuque ficaram manchado de preto parecendo ferida,igual um caroço.
    me mande uma soluçao por favor obrigado.

  • paulo

    -

    28/10/2012 às 0:38

    tenho 25anos sempre tv espinhas mas a 1ano estou sofrendo com cravos,vou iniciar um tratamento com roacutam,espero que de resultado,mas ficaram cicatrizes no meu rosto,qual o melhor tratamento,para min

  • Liliana Reis

    -

    1/11/2012 às 16:22

    tenho muitas marcas de acne e buracos no rosto,quero um tratamento bom e rapido onde posso achar um medico bom para isso?

  • dinaldo

    -

    10/11/2012 às 17:21

    nossa Brenda 13 anos já tá com treta ..kkk

  • maria do carmo

    -

    28/2/2013 às 9:05

    bom dia.
    sou de Rondonópolis-mt, fiz tratamento com roacutan 2 anos. e ficaram aquelas cicratrizes indesejaveis. passei também por 3 seçoes de pilen. não vi resultado!!!minha Dermatologista disse que tenho que fazer LASER!!!MEU MEDO É DE NÃO TER RESULTADO SABEM!O QUE EU FAÇO! SERÁ SE VOU TER SUCESSO TÃO ESPERADO.

  • marcelo

    -

    22/3/2013 às 18:57

    tenho furos na pele moito profundo qual o melhor tratamento quabntos custa mais o menos obrigado

  • edson leonardo franca

    -

    22/3/2013 às 22:54

    tenho este problema de cicatriz no rosto e são bem profundas gosria de saber de uma clinica especializada em Brasilia.

  • Daniel

    -

    29/3/2013 às 13:41

    Pessoal, regra básica antes de qualquer coisa:
    Procure um bom dermatologista, pois não existe tratamento padrão.
    Após uma avaliação com um profissional, ele vai estabelecer um tratamento individualizado para seu caso, podendo mesclar mais de uma técnica se assim for necessário.
    É importante não criar falsas expectativas, embora a dermatologia tenha evoluído muito nos últimos anos, não existe mágica. Se o tratamento for realizado por um profissional competente você pode sim suavizar as cicatrizes,tornando-as menos perceptíveis.
    Um abraço a todos.

  • João

    -

    1/4/2013 às 5:56

    Bom dia, tenho 21 anos e tenho marcas bastantes profundas na pele da face devido ao acne bastante agressivo desde os 11 aos 18 anos, a parte mais afectada é a testa e as laterais, tenho bastantes “furos´´ que ate parece que levei um tiro de caçadeira na cara lol. Ja me recomendarão fazer um tratamento de dermobrasao mas disseram que no melhor dos resultados a melhoria vai ate aos 50%. Gostaria de saber a sua opinião, ja que estes tratamentos não são propriamente baratos.
    Aguardo resposta.
    Obrigado

  • patricia ferreira

    -

    1/4/2013 às 14:48

    tenho marcas de acne na buchecha e no nariz

  • Willian Rodrigues

    -

    15/4/2013 às 22:38

    Qnto custa normalmente laser fracionado

  • daniel

    -

    19/4/2013 às 16:53

    João, também tenho marcas de acne, porém já estão bem menos evidentes do que antes. Após a minha segunda sessão de laser CO2 obtive uma melhora significativa, mas preciso ser realista e dizer que não há como eliminar totalmente as mesmas, esta é a realidade que muitas pessoas não querem aceitar, e por isso ficam dizendo que não obtem resultados com os tratamentos, logicamente se você criar uma expectativa irreal sobre o tratamento, ficará frustrado com certeza.
    Ai que entra um profissional/clínica idônea, que fala a verdade para seu paciente antes do tratamento.
    Outro detalhe é que não existe o “melhor” tratamento, e sim o tratamento ideal para suas cicatrizes, visto que existem vários tipos de de cicatrizes de acne.
    Outro ponto importante, não compre tratamento por preço, procure por qualidade, pesquise o histórico de seu médico, depoimentos de pacientes, e se ele é membro da sociedade brasileira de dermatologia.
    Ouvi muita gente falar mal do laser fracionado, porém no meu caso está sendo o melhor tratamento com resultados que me deixaram satisfeito.
    Vale frisar que depende da intensidade que o laser foi aplicado, do tempo de recuperação que o paciente precisa ter e uma série de fatores, sem falar que cada paciente tem uma cicatrização diferente do outro.
    Espero ter ajudado.
    Abraço!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados