Blogs e Colunistas

04/11/2008

às 13:12 \ Arquivo

Tratamentos modernos para diminuir o suor

Se você assiste Seinfeld, talvez se lembre de um episódio em que George participa de uma reunião sobre uma onda de furtos na empresa. Antes da reunião, ele tinha feito ginástica. Por isso suava muito durante a discussão do problema, o que gerou certa desconfiança. Mais tarde, diretamente confrontado pelo seu chefe, teve outra crise de suor, desencadeada por comida apimentada. Resultado: George, apesar de inocente, acaba incriminado. Seu chefe achou que o suor era prova irrefutável de culpa.

Quem sua muito realmente sofre com isso e enfrenta constrangimentos em diversas situações. É a chamada hiperidrose, que atinge 1% da população. Esse excesso de suor pode ocorrer nas mãos, axilas, pés ou cabeça. E a quantidade de suor na região afetada é grande. As mãos chegam a pingar.  É comum a pessoa com hiperidrose evitar o aperto de mão. Outros não conseguem escrever sem um paninho ao lado para enxugar. Se o problema for nos pés, a pessoa tem dificuldade em usar chinelos, sandálias ou sapatos, que escorregam nos pés sempre úmidos. Quem tem o problema nas axilas muitas vezes leva roupa extra para o trabalho e troca quando ela fica exageradamente molhada. Ou seja, é uma chateação atrás da outra.

O suor normal

Existe um controle fino na regulagem do suor humano. Esse controle é relacionado ao ajuste da temperatura corporal, que precisa se manter entre 36 e 37°C para que as reações químicas necessárias à vida ocorram normalmente. Se a temperatura do corpo aumentar, nosso sistema nervoso entra em ação: manda mensagens que estimulam as glândulas secretoras do suor. O suor é produzido e enviado para a superfície da pele através dos poros. Conforme ele evapora, nossa temperatura cai. O responsável por esse ajuste é o sistema nervoso autônomo. Como o nome diz, ele funciona com independência, regulando outras funções importantes e fora do nosso controle, como os batimentos do coração ou a dilatação das pupilas.

Não se sabe por que algumas pessoas suam mais. Não se observa qualquer alteração no sistema nervoso ou nas glândulas produtoras de suor. As glândulas são iguais às de quem nem lembra que sua: têm o mesmo tamanho, o mesmo número e estão onde deveriam estar. O que se sabe é que o estresse e o nervosismo agravam o problema. E parece irônico, mas o próprio medo de suar aumenta o suor.

Como se livrar desse transtorno?

Excluída a presença de doenças que aumentem o suor, como o hipertireoidismo, outras alterações hormonais ou doenças neurológicas, parte-se para o tratamento.
A primeira opção costuma ser com produtos de uso tópico à base de cloridróxido de alumínio, que ajudam nos casos mais leves. Após duas semanas de uso, a quantidade de suor já diminui. Daí, fazemos um esquema de manutenção.

Se o caso for mais severo, ou se não houver boa resposta ao tratamento tópico, restam outras opções. Uma excelente alternativa é a aplicação de toxina botulínica. O produto impede a comunicação entre o nervo e a glândula do suor. Sem receber estímulo do sistema nervoso, a glândula fica inativa. Usamos o produto para diminuir o suor das axilas, mãos e pés. O efeito dura aproximadamente meio ano. Depois, repete-se a aplicação. Existem também cirurgias que ajudam a controlar o problema de modo mais definitivo

No caso das axilas, pode-se recorrer a uma remoção das glândulas de suor, através de uma cirurgia que se parece muito com a lipoaspiração. Cânulas finas aspiram e removem as glândulas. Os casos de hiperidrose nas palmas das mãos e nas axilas também têm outra opção cirúrgica: a simpatectomia endoscópica. Essa cirurgia danifica o caminho por onde o impulso nervoso é conduzido antes de chegar às glândulas, o seu destino final. O tratamento é feito por uma equipe que inclui um cirurgião torácico e um cirurgião vascular. O problema desse tratamento é que os pacientes compensam a diminuição de suor nas palmas e axilas suando mais nas costas e barriga.

Existem ainda outros tratamentos, como a iontoforese. Nela, coloca-se a área afetada imersa em um aparelho contendo água. O aparelho emite uma leve corrente elétrica. As sessões de tratamento duram meia hora, e devem ser diárias até que o suor diminua, o que pode levar até dois meses. Depois, as sessões vão se espaçado até chegar a uma ou duas vezes por semana, no periodo de manutenção.

Também existe tratamento à base de medicamentos por via oral, que prejudicam a comunicação entre o nervo e a glândula. São chamados de anticolinérgicos. Esse tipo de medicamento tem vários efeitos colaterais, como boca seca, visão turva, constipação e retenção urinária. Por isso, raramente é indicado.Além do tratamento, é importante que o paciente preste atenção no emocional, procurando ajuda especializada. Muitas pessoas melhoram a hiperidrose tomando antidepressivos ou ansiolíticos.

Deu pra ver que existem soluções, não é mesmo? Ainda que algumas delas apresentem efeitos colaterais, outras são simples e eficientes. Então faça uma consulta ao seu medico e você verá o resultado: menos suor e menos lágrimas na sua vida.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

826 Comentários

  • Talita

    -

    30/5/2012 às 15:29

    Gente eu estou usando o Driclor a mais ou menos duas semanas e o produto é muito bom, tirando a piniqueira que dá na hora que passa o resto tudo é festa, fico dias sem passar só qdo vejo que estou suando novamente, agradeço a Deus por ter encontrado essa matéria sobre suar, estou tão feliz, espero que todos vocês usem o produto, até mais.

  • viviane tavares

    -

    2/6/2012 às 23:20

    ola.eu tenhu um de 2anos e 3meses ele suar mt ate chega a molhar a camisa,como posso faze pra ele dimunui o suor dele.

  • thamy

    -

    4/6/2012 às 19:55

    nossa vc falou tudo q eu precisa ouvir OBRIGADA por mi ajutar

  • vagner matos de souza

    -

    6/6/2012 às 11:20

    Hiperidrose Rio de Janeiro
    Por gentileza;Gostaria de saber onde posso fazer a cirurgia de simpatectomia toráxica no rj e também qual o valor para fazê-la?

  • Dani

    -

    6/6/2012 às 23:06

    OLÁ, EU SOFRIA DEMAIS COM O PROBLEMA DE SUOR NAS AXILAS, MAIS ERA MUITO MESMO, GRAÇAS A DEUS DESCOBRIR O DRICLOR! GENTE É DE VERDADE UM MILAGRE. USO APENAS 2 VEZES POR SEMANA E ESTOU SEMPRE SEQUINHA.AO PASSAR VOCE SENTE UM POCO DE PINICADAS E UMA CERTA ARDÊNCIA, PORÉM TOTALMENTE SUPORTÁVEL,TENTE USAR A MENOR QUANTIDADE POSSÍVEL, NESSE CASO QUANTO MENOS MELHOR O RESULTADO.COMPREI PELO MERCADO LIVRE. ESTOU MUITO FELIZ. DEIXE DE SOFRER COMPRE JÁ O SEU.ESPERO TER AJUDADO.

  • Franciele

    -

    9/6/2012 às 0:21

    Minha duvida é se o Driclor manipulado faz o mesmo efeito do original ?

  • benilda maria teixeira

    -

    10/6/2012 às 8:13

    por favor,preciso de ajuda,tenho 49 anos,desde os 45,começei a suar.Meu rosto transpira tanto que escorre,ando sempre com uma toalha pr secar.já fiz reposiçaõ hormonal,ñ resolveu,fico envergonhada,ñ gosto de sair,vestir roupas mais fechadas,aí é que transpiro mesmo,não sei mais o que fazer,por favor,me ajudem….

  • VALDIR COSTA

    -

    10/6/2012 às 21:31

    FAZ 3 DIAS QUE ESTOU USANDO O DRICLOR, E NÃO ESPERAVA QUE FOSSE TÃO BOM.. GENTE EU TRANSPIRO TANTO NAS AXILIAS, MAS TAAAAAAAAANTO QUE NO TRABALHO EU TENHO QUE IR NO BANHEIRO PEGAR PAPEL HIGIENICO E COLOCAR DEBAIXO DO BRAÇO PARA TIRAR O EXCESSO, PORÉM NÃO PARA, É TODO MOMENTO… SOH QUE ESTOU PREOCUPADO, COMEÇOU A IRRITAR MUITO MINHA AXILIA, VOU TER QUE PARAR POR ALGUNS DIAS ATÉ PARAR DE IRRITAR.. MAS NÃO QUERO ABRIR MÃO DELE, FAZ TRES DIAS QUE NÃO TRANSPIRO NADA, POSSO COLOCAR QUALQUER CAMISA..

  • Franciele

    -

    11/6/2012 às 14:36

    facebook.com/groups/184234875013628/
    Gente entre nesse grupo, é muito bom! Participem!
    O assunto e Hiperidrose.
    Espero que gostem!
    Me ajudou muito!

  • fatima

    -

    13/6/2012 às 22:40

    o meu problema esta nas axilas. por favor alguem me ajude. pode se tomar o driclor sem receita medica?

  • fatima

    -

    14/6/2012 às 13:25

    a paroxetina ajuda a combater o suor execivo????? aguardando a resposta

  • Anna

    -

    19/6/2012 às 22:26

    Passei no Dermatologista , e ele mim passou um desodorante , porém estou usando a uma semana , mas não vi nenhuma diferença !

  • gabriel

    -

    21/6/2012 às 21:28

    Meu problema é nas axilas , nossssaa transpiro pra caramba sai mais de um litro por dia trabalhando , nem to saindo mais nas balada, quando saio tenho q ir de camiseta ou é ruim de mais eu nao tenho uma vida normal mais nao e so ta piorando , bom lÊ varios comentarios e vou testar o antetranpirante odaban, tomara q de certo nosssa nao vejo a hora de comprar roupas q eu gosto !

  • Cleidinaldo

    -

    21/6/2012 às 22:50

    Gente estava na porta pdo hospital p fazer uma cirurgia o medico faltou fui p internete Ai houver falar no Driclor fiz o pedido usei acabou o suor hoje uso apenas imanes por mês só p manter acabou nunca mais passei constragimento por causa do suor vida feliz nao sou vendededor sou apenas uma pessoa que gosto de .

  • isabel

    -

    24/6/2012 às 12:12

    Qual o médico que eu procura p muita transpiração nas axilas?esses tratamentos p evitar são caros??

  • Carla

    -

    4/7/2012 às 10:50

    Eu suava muito a axila fui descobrir era fungos ai passei ilosone acabou mais o certo é consultar um dermatologista.

  • celia

    -

    4/7/2012 às 20:48

    oi eu sofro de transtorno de um suor na minha cabeça onde o suor é tao forte que fica pingando meu cabelo quyalquer movimento que eu face transpiro minha cabeça gostaria de saber se a algum tipo de tratamento

  • Debora

    -

    5/7/2012 às 8:47

    Gente, eu fui abençoada quando encontrei o driclor!!! Faz mais ou menos um ano que comprei, e a partir desse dia nunca mais sofri e nem passei vergonha com isso. Não usava nenhuma blusa colorida por isso, hoje uso de tudo!!!!No começo dá uma irritação na noite que usa, mas depois que tira o produto fica normal e com o tempo de uso vai acostumando e fica cada vez menos irritado. Hoje em dia uso uma vez por mês e nem uma gota de suor!!!!! Espero que meu depoimento ajude quem sofre com isso!!! Eu comprei no site do pare de suar agora, foi uma compra tranquila. Um beijo!

  • Dorzi-Rondonia

    -

    29/7/2012 às 16:46

    ola estou pedindo socorro nao aguento mais este problema minhas mãos,pés e axilas parecem uma torneira…me ajudem preciso me libertar destes problemas…não tenho vida social

  • LUANNA

    -

    7/8/2012 às 8:12

    NAO SEI MAIS O QUE FAÇO SOFRO COM ISSO A MAIS DE 8 ANOS, JA FIZ DE TUDO E NAO DA JEITO, ME AJUDE A TER UMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA, É MUITO CONTRANGEDOR ISSO, TENHO MUITA VERGONHA QUANDO SAIO,NAO TENHO CORAGEM DE FICAR NO MEIO DO PESSOAL,POR TER VERGONHA,SEMPRE FICO DE CANTO, COM MEDO DO CHEIRO.
    ME AJUDEM POR FAVOR
    OBRIGADO

  • Fernanda

    -

    9/8/2012 às 10:01

    Gente, Vou deixar minha dica. Transpirava mt nas axilas e com odor forte, e nada adiantava, então a desmatologista me receitou o desodorante da NIVEA DRY COMFORT, resolveu meu problema. Agora nos pés ainda não achei solução. Alguem pode me ajudar? o DRICLOR pode ser usado nos pés? Obrigada

  • elsa

    -

    12/8/2012 às 5:42

    ola pessoal eu ja vi que algumas pessoa estão a usar o driclor, e eu queria saber como que faço a encomenda…aguardo resposta por favor

  • edcleia

    -

    18/8/2012 às 18:32

    Li muito sobre o assunto sobre a transpiração excessiva e gostaria de saber onde vende o DRICLOR, na farmacia normal vende, se precisa de receita media….gostaria de comprar…desde ja agradeço…

  • tatiane

    -

    28/8/2012 às 17:45

    por favor me ajuda nao consigo mais usar roupas que eu gosto por causa do suor,tenho que trocar de blusa hum monte de vez porque fika emxarcada de suor e tenho muita vergonha quando estou perto das pesouas porfavo me ajuda.

  • Marcio

    -

    29/8/2012 às 16:16

    Onde posso encontrar esse DRICLOR???

  • Franciele

    -

    11/9/2012 às 19:56

    Eu fiz a simpatectomia torácica há aproximadamente 5 anos e meu problema de suor excessivo nas mãos foi resolvida, eu suava muito o tempo todo, fosse frio ou calor, era muito constrangedor. Tirando a atividade compensatória, que eu considero mínima em relação ao outro problema que era muito maior, o resultado foi super satisfatório. Porém eu ainda permaneço com o suor excessivo nos pés, sei do tratamento com botox, mas é muito caro e está além das minhas possibilidades. Gostaria de saber se ele esse Driclor tem um efeito positivo para o problema?

  • isadora

    -

    13/9/2012 às 17:26

    NOSSA Euu não consigo usar roupas que eu gosto por causa do suor,EU MORRO DE VERGONHAA! Preciso de soluções pra isso =s Principalmente nas pernas e nas axilas NÃO SEII MAS O QUE FAZER!!!!

  • Natalia

    -

    13/9/2012 às 17:35

    Boa tarde,estava lendo a reportagem e me identifiquei,ha algum tempo que sofro com suor excessivo e mal cheiro,qual seria o melhor o driclor ou Odaban,onde posso comprar e se precisa de receita medica,aguarda resposta.

  • matheus

    -

    20/9/2012 às 16:20

    ola, tenho 21 anos e tenho este problema de tranpirar muito
    nas axilas isso e muito ruim encomoda muito
    da inpresao que agente esta fedendo……. algue ajuda ai………..

  • Rosy

    -

    6/10/2012 às 2:55

    Oiee a muito tempo tnho esse problema ,nunca dexei de ter o convivio social por conta desse sofrimento ,sei que é ruin tenho no pé e nas mãos e a pouco tempo começou nas axilias o que devo fazer ,tenho medo de fazer cirugias ,qual tipo de medico de vo procurar?
    Aguardo retorno

  • Luciana

    -

    17/10/2012 às 18:25

    O médico especialista é o cirurgião torácico, fiz a cirurgia há 10 anos atrás e estou muito feliz, a minha vida mudou depois da cirurgia, como aqui não é possível postar links me procura no facebook (lozanoluciana@ymail.com) que tenho mais informações lá.

    Boa sorte

  • Nuno Miguel

    -

    17/10/2012 às 20:06

    ola…. eu tenho o mesmo problema, mas paenas nas axilas suo bastante e tenho problemas em vestir cero tipo de roupas têm de ser roupas adquadas para não se notar.. o bem que tenho é que nao cheira mal mas suo muito principalmente quando estou a falar com alguém, ja usei limão e alcool como o stop24 mas nada disso resolveu o meu problema…
    agradecia ajuda
    obrigado

  • Luciana

    -

    23/10/2012 às 21:17

    Caros amigos Hiperidrosos,

    Comecei o meu tratamento com o Odaban no domingo, estou passando todos os dias ainda não notei diferença se bem que hoje não fez muito calor aqui em SP e em todos os ambientes que fiquei estava bem gelado, uma ótima notícia é que não tive nenhum desconforto ao usar o produto como algumas pessoas relataram da pinicação, bom fico por aqui mas continuarei a relatar meus resultados.

    Boa sorte à todos e até breve.

  • Sebastião Wanderson Vieira Bié

    -

    29/10/2012 às 17:59

    Comigo aconteceu o seguinte, fiz a SIMPATECTOMIA para as axilas e não resolveu, sofrir com o pos-operatório e não resolveu (ai que ódio do m
    édico) me garantiu secar minhas axilas. Agora além das axilas transpiro também nas costas, barriga e virilha, sofro com o verão. Tem dias que não da vontade nem de trabalhar. Obrigado pela atenção. Sou de Belo Horizonte.

  • José Rodrigues

    -

    9/11/2012 às 0:07

    Eu tenho esse problema, traspirava bastante na mão, axilas e pés, fiz a simpatectomia endoscópica, porém a unica parte que parou foi minha mão, o restante do corpo continuou suando, e as costas e a barriga começaram também.
    Hoje tenho uma vida melhor, porque o que me atrapalhava era minha mão, era uma pessoa timida, acanhada, mas graças a Deus parei com esse suor, o restante do corpo não me incomodo muito.

  • francisco elmo

    -

    9/11/2012 às 6:49

    tenho muita vergonha quando visto certas camisas,transpiro muito nas axilas,é muito constrangedor.o que fazer? tem remédio?onde compro? aguardo resposta por favor

  • FRANCISCO CLÁUDIO PANTOJA MIRANDA

    -

    9/11/2012 às 14:37

    olá eu tenho tres ernia de disco comprimindo o nervo ciatico e tenho diabetes do tipo 1 trabalho em uma empressa de transporte de valores com o serviço nos carros sem arcondicionado adquerir uma suadeira que vai do pescoço aos pés com muita agua gostaria de saber -se ainda tem jeito com tratamento pois não estou mais saindo de casa por esse constraginmento obrigado agurdando resposta…..

  • FRANCISCO CLÁUDIO PANTOJA MIRANDA

    -

    9/11/2012 às 14:43

    detalhe o suor não para e nas costas e na barriga com frequencia ate debaixo do arcondicionado ele não para porfavor me ajudem de alguma forma desde já agradeço….

  • Mayra

    -

    11/11/2012 às 13:11

    ola…Sou uma jovem moçambicana que desde muito vem sofrendo com a hiperidrose axilar.Abdiquei-me de varias coisas por conta desde mal que atormenta-me diariamente,ja n sei o que fazer preciso de uma ajuda urgentemente pois ja n saiu de casa por ser vitima de preconceito;Terminei o meu namoro,afastei-me das amigas estou numa verdadeira solidao.Ja pensei varias vezes em cometer um suicidio mas graças à DEUS n o fiz.Sao cinco ou mais anos de muito sofrimento;n sei o que è ser feliz mas o que me poem em pé é a Esperança/Fé que isso tudo possa mudar e eu seja feliz;POIS A ESPERANCA E A QUE NUNCA MORRE… e sei que esse sofrimento um dia acabarà.

  • roberto

    -

    13/11/2012 às 20:58

    Tem algumas formas de aliviar um pouco mais tambem nao encontrei a formula pra parar de suar tem o retemic comprimidos alivia um pouco a sudorese vende em todas as farmacias ou vc pode manipular rollon de cloreto de aluminio a 20% ou ate 30% mais tem reaçoes como queimaçao ou coceiras pode irritar a pele e nao pode usar no rosto se alguem
    tiver uma sugestao de outros medicamentos pode mandar

  • Milena

    -

    24/1/2013 às 23:45

    Eu só tenho 15 anos, sou da bahia e meus pés transpiram de mais, é muito desconfortável e incomoda, pois quando saiu de sandalia ele soa mais ainda e se jinta com a sujei da rua e meus pés ficam muito sujos, como se eu tivesse colocado os pés na lama. Mim ajudem!

  • Lilian

    -

    4/2/2013 às 23:45

    Comprei e aprovei o driclor no blog hiperidroticos. Mudou minha vida.

  • Marcia

    -

    22/2/2013 às 22:20

    Na verdade eu gostaria de tirar uma duvida, eu ultimamente ando transpirando embaixo dos seios e percebi que tem um cheiro forte, queria saber se tem algo relacionado a isso, se é algum problema, tenho 47 anos, ainda não estou na menopausa.obrigada

  • livre

    -

    4/3/2013 às 20:42

    DRICLOR NA CABEÇA!!! melhor NAS AXILAS!!!
    E A SOLUÇÂO

  • Rosana

    -

    5/3/2013 às 11:18

    olá! também tenho esse problema de suor excessivo no rosto,couro cabeludo e partes do corpo.o que mais me incomoda é no rosto e couro cabeludo.esse remédio Retemic resolveria meu problema? se resolver,vou estar nascendo de novo,pois esse problema está acabando com a minha vida.me ajude por favor!
    Obrigado.

  • Talita

    -

    14/3/2013 às 19:06

    Olá, sofro muito com o suor nos meus pés, nao sei o que fazer para que isso acabe, preciso de uma ajuda por favor. Obrigada

  • laiza

    -

    3/4/2013 às 20:29

    olá gente meu nome é laiza tenho 12 aninhos e quando eu estou nervosa meus pés e minhas mãos começam a soar muito e eu sofro muito com isso ainda mais quando meus professores passam provas,ai minhas mãos encharcam e borram tudo a prova.Socorro gente!Não sei o que fazer para parar o suor de minhas mãos e pés.Obrigada e tchausinho!

  • katiana

    -

    20/4/2013 às 22:18

    OI pessoal! Já faz 3 mês que eu estou usando o REXONA CLINICAL, não sei o que e suar, além de tudo as minhas roupas não tem mas mal cheiro. Foi uma amiga que me deu. Gente experimente e tudo de bom. BEIJOS!!!!!!!!!

  • Douglas

    -

    25/8/2013 às 21:54

    Fico feliz em saber que não sou o único que sofro com o suor excessivo , eu suor muito nos pés e nas mãos e também um pouco nas axilas tenho 15 anos e tem vezes que quando esqueço que tenho esse problema minhas mãos ficam normal secas mais logo quando eu percebo que eu não estou suando em questão de segundos começo a soar eu não sou muito branco mais mesmo assim minhas mãos e meus pés ficam rosas e roxas E parece irônico, mas o próprio medo de suar aumenta o suor. Quando eu saiu pros Bailes bebo bebidas alcoólicas e resolve. parece que o único jeito é ficar embriagado todo dia para acaba de vez com esse meu problema. Vou passar no médico e vou ver oque ele vai me indica.

  • Sônia Graziella Cardoso

    -

    11/9/2013 às 9:42

    Sofro muito com transpiração excessiva na cabeça e rosto, não participo de festas porque não posso dançar que fico encharcada de suor,com ocabelo todo molhado e com mau cheiro, não tenho vida…por favor me ajudem.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados