Blogs e Colunistas

03/03/2009

às 7:29 \ Arquivo

Rosácea

O que Bill Clinton tem em comum com Cameron Diaz e Renée Zellweger (foto)? Nada que os noticiários de fofocas, saudosos de Monica Lewinsky, gostariam que fosse. A resposta é a rosácea, uma doença de pele.  Ela é muito frequente em adultos que já passaram dos 30. Por isso, escuto pessoas indignadas com o fato de que a pele só começou a dar problema depois da adolescência. Contam que na idade adulta surgiram espinhas e a pele foi ficando avermelhada. E é mais comum em pessoas de pele clara e nas mulheres.

Em estágio inicial, ocorre vermelhidão na face: bochechas, nariz, queixo e testa. A vermelhidão surge e desaparece, numa grande tendência da pessoa a se corar facilmente. Por exemplo, ao se envergonhar ou ficar nervosa. Com a progressão, a vermelhidão vai se agravando e dura mais. E na superfície da pele aparecem pequenos vasos sanguíneos dilatados.
Mas o problema vai aumentando: depois de passar por essas fases, surgem no rosto bolinhas vermelhas, algumas com pus. Nesse ponto, a doença pode ser confundida com acne. Mas há duas diferenças importantes. A primeira é que a acne afeta preferencialmente os adolescentes e a rosácea só aparece depois dos 30. A outra diferença é que na rosácea não surgem cravos.

Nos casos mais avançados, principalmente em homens, o nariz incha e fica deformado, graças a um aumento no tamanho das glândulas produtoras de oleosidade.

Não é somente a pele que a rosácea pode atacar. Em até metade dos pacientes, ela afeta também o olho e pálpebras. Nesse caso, há conjuntivite, inflamação da córnea, da íris ou das pálpebras.
A doença raramente melhora sozinha. Por isso, se você se identificou com os sinais aqui descritos, procure um dermatologista. Sem tratamento, é um problema persistente que piora com o tempo.

Por que surge a rosácea?

Não se conhecem as causas, mas existem fatores que agravam a doença. Se você tem rosácea, leia a lista a seguir e preste atenção em quais deles pioram a sua pele. E se for possível, evite-os.

1.bebidas quentes.
2.alimentos condimentados.
3.bebidas alcoólicas.
4.exposição ao Sol.
5.exposição ao vento.
6.mudanças climáticas ou exposição a calor ou frio intenso.
7.produtos de uso tópico com álcool ou com esteroides na formulação.
8.stress e alterações emocionais.

Como se livrar do problema?

Um bom tratamento controla e reverte as manifestações da rosácea. Como ainda não existe cura definitiva, faça um tratamento de manutenção e esteja sempre atento aos sintomas. Deve-se usar os medicamentos recomendados pelo seu médico, aplicar no rosto somente produtos suaves e destinados às peles sensíveis, e evitar os fatores agravantes que afetam você.

Dependendo da necessidade, o tratamento pode ser através de cremes ou por via oral. Existe também opção de laseres. E tenha paciência, porque os resultados aparecem após um ou dois meses. Não deixe a rosácea afetar sua autoestima. Com calma e um bom acompanhamento médico, sua pele voltará a ser linda.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

60 Comentários

  1. isabel

    -

    09/11/2012 às 23:48

    Tenho rosacea,e descobri a dois dias,trabalho como vendedora e tenho que me maquiar todos os dias,isso prejudica?Ainda esta no inicio sera que tem cura?já iniciei o tratamento e a vermelhidão sumiu bastante mas minha pele continua descascando sem parar o que devo fazer?

  2. lusitasia

    -

    23/10/2012 às 21:17

    tenho rosacea faz 4 anos q decubrei mim sinto feia triste isso e um tipo de cancer de pele ??? eu fasso tratamento com

  3. Vanessa

    -

    12/10/2012 às 2:23

    Tenho rosacea desde criança, só o laser resolveu. Mas é essencial que seja feito por um cirurgião plastico especialista em laser

  4. piter

    -

    28/08/2012 às 18:59

    Estou com rosácea passei no dermatologista por cinco vezes é o quarto medico os sintomas vão e voltam no fim de ano fiz duas cirurgias nos olhos por causa da blefarite agora vou fazer uma biopsia pedido medico vou passar no hospital São Paulo consulta medica para nova avaliação agora para ajudar estou com gripe forte mas não pode desanimar continuo com a medicação ouvi dizer que é falta de vitamina c estou tomando em comprimido mas não consegui mudei para bio-c1g a medicação que estou tomando cloridrato de doxiciclina 100mg ,rozex 7,5mg ,para o rosto e gel creme fps30 e lubrificante ocular endura 15ml,cylocort 1mg não desistam procure ajuda medica no caso dermatologista para indicar qual a melhor medicação .

  5. Ana Paula

    -

    22/06/2012 às 22:00

    Olá, há mais ou menos 1 ano e meio sofro com o meu rosto sempre vermelho. Já fui em mais de 1 dermatologista e nada funcionou. Lendo esse artigo fiquei mais triste e desesperada. Vou ficar assim sempre.Só agora descobri pq desde pequena ficava vermelha qdo estava com vergonha. Sou nervosa e hipertensa. Acho que tudo está pior para mim. O que vou fazer, vou melhorar, pois não tem cura, né.Me ajude. Não aguento mais as pessoas peguntarem, “isso é alergia” ou “espinha nessa idade”, nem na adolescencia tive espinhas. Hoje estou com 39 anos,tenho a pele bem clara.Me ajudem……….

  6. Elisangela

    -

    22/05/2012 às 9:59

    Olá, há uns 3 anos fui na dermatologista e ela me disse que tenho rosácea, eu sentia muita queimação no rosto e minha pele sempre estava vermelha…um horror…. tenho vasinhos na pele e a dermatologista me disse que só com laser pra melhorar…alguem ja fez tratamento a laser? será que resolve o problema?

  7. silvana

    -

    17/04/2012 às 15:27

    ola começei a fazer repossiçâo de hormonio e comesei a ter rosacea,tem alguma coisa à ver com o hormonio

  8. Wellington

    -

    17/04/2012 às 2:34

    Tenho 35 anos e desde dos 27 anos sofro com este problema, a minha começos as poucos e chegou uma época que meu nariz ficou todo cheio de pequenas espinhas tanto que parecia uma inflamação só, fui a vários médicos mas nenhum resolveu meu problema, até comecei a usar uma pomada que tinha em casa, isso foi por puro desespero, minha vontade era de passar ácido para ser se resolvia ou ficava logo sem nariz, rsrsr, esta pomada é a base de Cortisona, foi minha salvação, porém de paro de usar volta meio que imediato, como sei que não tem cura vou me contentando com isto, meu médico falou para eu não usar mas também não me recomenda nada que tenha o mesmo efeito, então vamos ficar assim mesmo…

  9. Ivone Correia

    -

    15/04/2012 às 13:04

    Eu tenho rosacea há mais de 18 anos . Penso que esta doença me apareceu com a menopausa. Já procurei quatro dermatologistas, mas sem sucesso.Foi indicado agora um quinto. Este deu-me uma esperança.Iria ficar boa com um tratamento de três meses. Receitou uma pomada Protopic- durante sete dias, depois aplicar Metronidazol- Pó Bórico–lavar a cara três vezes dia e Vibramicina –comprimidos,isto é antibiótico tomar um comp..dia. Estou no inicio do tratamento.Não sei se irei resolver este drama que me afecta o meu estado psicológico e não só!!! Vou levar toda a prescrição médica até ao fim…Esta doença é bastante incomodativa a todos os niveis,psicos e fisicos. Não gosto de sair de casa sem me maquilhar.Toda a gente me pergunta o que tenho na pele.Ando neste drama há bastante tempo..O vermelho não desaparece, o nariz é o que tenho de pior..Agora vou vendo os vossos comentáros.Se houver mais alguém que me possa ajudar .Agradço ao vosso site..

  10. DEBORAH REIS

    -

    21/03/2012 às 17:02

    PLS ME DIGA ROZEX COM SELIMAX PULSO, AJUDA NA MELHORA DA RASACEA, ESTOU APAVORADA, COMECEI UM TRATAMENTO COM UM DERMATOLOGISTA, MAS ESTOU COM UMA DEPRESSÃO TERRIVEL, SE POSSIVEL ME MANDEM ALGUM RETORNO…AGRADEÇO A GENTILEZA……

  11. hamilton

    -

    16/02/2012 às 11:36

    TENHO 33 ANOS E JA FAZ UNS 5 ANOS QUE A PELE DO MEU ROSTO ESTAR FICANDO CADA VEZ MAS VERMELHA, PRINCIPALMENTE QUANDO TOMO CERVEJA , APARECEM MANCHINHAS COMO SE FOSSE PICADA DE MOSQUITO PERNILONGO EM SIMA DOS OLHOS,COMO MUITA PIMENTA, SO DE ALGUEM TOCAR NO ASSUNTO QUE A MINHA PELE ESTAR VERMELHA AI E QUE EU FICO MESMO , MAS E MUITO VERMELHA MESMO , ISSO JA ESTAR ME DEICHANDO DE MAL HUMOR BAIXO ASTRAL , COM VERGONHA ETC.. POR FAVOR ME AJUDE , EU TRABALHO COM A MINHA IMAGEM SOU MUSICO ,NAO POSSO MAS CONTINUAR COM ISSO ESTAR ME PREJUDICANDO.

  12. Rick Silva

    -

    15/02/2012 às 0:54

    Descobri que tinha rosácea há 10 anos. O que funciona pra mim é Acido Azelaico. No inicio queimou bastante, agora está bem controlada. Uso somente quando aparece lesão. Pra mim foi muito bom.

  13. maria das graças

    -

    27/01/2012 às 18:01

    tenho rosacea a 8 anos tenho 47 anos so que quero pintar meu cabelo qual tinta que eu posso usar alguem sabe por favor me ajude

  14. fernanda

    -

    11/01/2012 às 18:03

    tenho rosacea ha uns tres anos, melhora mas nao sara. nao sei mais que fazer, minha medica briga comigo, mas isso nao resolve meu problema, me deixa mais nervosa ainda, o que eu faço

  15. christiano rubinger

    -

    25/12/2011 às 12:08

    Prezada dra Lucia Mandel, muito bom, explicativo, objetivo e sem propagandas enganosas suas explicações e orientações.
    Sou médico e achei muito bom mesmo.

  16. Luana

    -

    03/12/2011 às 11:00

    Bom dia, tenho rosácea desde os 15 anos, tentei vários tratamentos com os melhores médicos, inclusive com médicos de renome, mas nada dava jeito, até que por acaso e por desespero passei a pomada “Betnovate”, comigo deu jeito, mas infelizmente uso ela à cada dois dias na irritação até hoje, isso faz 16 anos. Outro que deu certo para mim, mas é um pouco puxado para a quantidade que uso foi o “Hidrafil gel”. Aconselho à todos que testem, pois para todos que indiquei funcionou, mas lembre o efeito é curto, por isso, passe periodicamente dependendo da sua necessidade, mas consulte o seu médico antes. Boa sorte!

  17. elianaazevedo

    -

    20/11/2011 às 11:43

    gostaria de saber se posso compar algum medicamerto na farmacia obrigado

  18. pamela daiane

    -

    07/11/2011 às 11:59

    olá,meu nome é Pãmela tenho 27 anos e a 5 anos eu tenho rosacea de grau 3 já fiz o tratamento em 2009 durante 6 meses e pareidevido as condições,a rosacea voltou com tudo,e hoje ja fazem 7 meses que eu retornei o tratamento novamente,houve 80% de melhora no tratamento eu estou tomando o genérico do roacutan 20mg,mas gostaria de saber quais as consequencias ou melhor os efeitos colaterais,irá me dar mais tarde,fiquei sabendo que até câncer pode dar,depressão,problemas nos rins,no fígado,mau humor,e outros,então estou muito preocupada,e gostaria de saber se tem como eu tomar um medicamento que não me de tantas coisas ruins,e eu ja tenho um histórico muito grande de câncer na familia,por isso meu medo,me ajude por favor,e qunto tempo depois do tratamento,eu devo fazer o pilling no rosto para tirar o vermelho.obrigado!atenciosamente,uma pessoa muito preoculpada com a aparencia.

  19. Januza Frizon

    -

    02/11/2011 às 22:44

    Olá a todos.Tenho 27 anos e desde a adolescência tenho rosácea,de uns tempos pra cá tem piorado muito e estou depressiva e com a auto-estima baixa por causa da doença. Sinto que meu estado emocional não está mais suportando e preciso de ajuda. Iniciei recentemente um tratamento mas sei que não tem cura e as pessoas que convivo diariamente não entendem o meu problema. Sofro muito com isso e tenho deixado de fazer muitas cisas por causa da doença.

  20. zenoir jorge faria

    -

    30/10/2011 às 15:54

    estou tratando com roocotam tem dias de melhora e dias de piora mas nao desanimo pois sei que nao tem cura

  21. Deby Jolie

    -

    28/09/2011 às 23:46

    Minha dermatologista me receitou o ácido azeláico 150mg/g em gel (“Dermazelaic Gel” da GERMED, custa R$ 20,20).
    Tratamento por 2 meses.

    DE MANHÃ E AS 13 hs:
    1) Limpar o rosto com algodão e loção de limpeza “Cleany” da Theraskin. (R$ 33,00).
    2) Lavar com sabonete líquido “Actine” da Darow (R$ 18,00).
    3) Passar um filtro solar “Anthelios 60 fluido extremo com cor” da La Roche-Posay (R$ 58,00 a 61,00).

    A NOITE USAR:
    1) Limpar o rosto com algodão e loção de limpeza “Cleany” da Theraskin. (R$ 33,00).
    2) Lavar com sabonete líquido “Actine” da Darow (R$ 18,00).
    3) Com o rosto completamente seco, aplicar 2,5 cm de gel “Dermazelaic” da Germed e espalhar por todo o rosto, evitando os olhos e boca.
    - Nos primeiros 10 dias, passar o “Dermazelaic” e deixar agir por 2 horas (você vai sentir arder e coçar, mas segure ou faça movimentos suaves no rosto para amenizar). Depois de 2 horas, lavar com o sabonete líquido “Actine” da Darrow.
    - Nos próximos +10 dias, passar o “Dermazelaic” e deixar agir por 4 horas. Depois de 4 horas, lavar com o sabonete líquido “Actine” da Darrow.
    - Nos próximos +10 dias, passar o “Dermazelaic” e deixar agir por 6 horas. Depois de 6 horas, lavar com o sabonete líquido “Actine” da Darrow.
    - Nos próximos +10 dias, passar o “Dermazelaic” e deixar agir a noite toda. Retirar de manhã e lavar com o sabonete líquido “Actine” da Darrow.

    Depois dos 40 dias, voltar no dermatologista e ver os resultados. Eu ainda estou em tratamento e já percebi melhoras. Tenho 36 anos, e rosácea grau II (com pontinhos vermelhos).

    Espero que ajude quem não tem condições de ir ao dermatologista.

    Deby.

  22. Juliana Leal

    -

    07/09/2011 às 20:38

    Oi Dra Luisa,
    estou a 7 meses com rosácea. comecei com uma gastrite, pegguei muito frio em uma viagen e comi comidas com muito aceto balsâmico, além de naquele momento estar passando por um stess danado.
    depois dessa viagem percebi bolhinhas que estouraram na minha pele e as plcas vermelhas. tenho uma pele bem bonita e estou muito, mas muito triste, pois ~´a usei rozex,elidel, papuless e outros corticóides, além de ter tomado vibramicina por 24 dias e outro antibiótico para rosácea por 15 dias, sendo que nada fez efeito.
    na França comprei a linha de tratamento da AVENE anti rogeour (creme forte para noite, protetor com hidratante e o leite de limpeza), que apresentou uma melhora, mas foi só passar por uma semana de stress, ter tomado uma taça de pró-seco e comido frutos do mar , que as placas voltaram.
    já tratei a gastrite com Pantozol e comecei um tratamento homeopático que promete uma melhora no meu estado geral de saude – inclusive o emocional-
    estou bem preocupada e pensando em voltar com os antibióticos, laser o que me apresentarem de novo, mas nâo sei se deveria apenas usar o tratamento da Avene ou o Rosaliac da La Roche, cuidar da alimentaçâo, nâo beber e me acalmar?
    O medo é que já fiz de tudo e nâo curou. Fui a tres dermatologistas. A ultima me disse que é ciclico e que pode sumir e nâo voltar mais, porém que nâo vai ser para sempre. O da minha mâe durou 1 ano e ela tratou com enzimas para o estômago, mas nunca mais voltou.
    Apesar de tudo sigo com medo de nunca mais me livrar disso, por isso gostaria de saber se vc tem mais alguma outra orientação para me dar, pois gostei muito do seu site? Obrigada

  23. Vera Lucia Gomes

    -

    31/08/2011 às 17:00

    Eu tenho rosacea, estou fazendo tratamento com acidi azelaico, gostaria de saber se posso tingir os cabelos.

  24. Vera lucia Gomes

    -

    03/08/2011 às 13:33

    Estou fazendo tratamento de rosacea já faz dois meses, o meu médico me passou acido azelaico para passar no rosto, mas arde e queima muito as vezes penso em morrer eu sei que não vou aguentar ver meu rosto assim, tento me manter calma mas não consigo, as pessoas me olham como que eu fosse um monstro, estou com vergonha até de sair para fora de casa. Espero que vcs me mandem alguma respostas que possa me confortar, muito obrigado

  25. rosane

    -

    30/07/2011 às 22:36

    tenho rosacea no colo, gostaria muito que me ajudassem

  26. FERNANDA CRISTINA CLAUDINO

    -

    27/07/2011 às 23:10

    ola,to em panico meu rosto ta parecendo uma fogueira ,ja fiz biopsia p ver oque relmente é.SOCORRO ME AJUDEM…….

  27. Carolina Freitas

    -

    09/07/2011 às 11:20

    Olá a todos.

    Tenho rosácea e parabenizo pela matéria que é bastante informativa.
    Não posso deixar de registrarminha tristeza com a doença e desânimo de tantas tentativas frustradas de tratamento.

    um abraço a todos

  28. helena miranda

    -

    31/05/2011 às 18:59

    Olá doutora! Gostaria de saber que tipo de peeling posso fazer para retirar cicatrizes (espinhas da adolescência), a vermelhidão e os vasos (tenho rosácea, em grau I); nunca tive bolinhas.

  29. Sandra fiala

    -

    31/05/2011 às 8:47

    Tenho uma sobrinha de 32 anos que sofre desta doença.
    O que da um certo alivio na sua pele durante a crise, chá gelado de camomila, onde é feito compresas.
    Meu pai também tem, observamos que seu nariz houve uma certa deformidade por causa rosáces.
    Não é facíl para a família ver uma linda moça com o seu rosto sempre
    com rosácea, pior é que moramos na região sul onde faz muito frio nesta época do anos

  30. Ozeias

    -

    19/05/2011 às 22:09

    Olá a todos . então pessoal eu tenho um vermelhão nas duas buchechas ja faz uns 2 anos ,e tehno apenas 14 anos , e gostaria de saber se alguem sabe alguma coisa para sair essa vermelhidão se alguem souber alguma coisa para mim fazer que saia essa vermelhidão me envie , agradeço pela compreenção de todos abraços

  31. Leonardo

    -

    28/04/2011 às 13:41

    Olá a todos.
    Eu tenho rosácea, não me importo muito, pois todos que já me conhecem sabem que fico vermelho. fico vermelho com calor, frio, quando corro fico ROXO, na vergonha, no nervosismo, quase todos momentos.!
    Dica, não dar muita bola e seguir a risca as orientações do médico….

  32. Eliane

    -

    16/02/2011 às 2:21

    Olá, então eu tive rosácea, mas graças a Deus fui curada e nunca mais apareceu… primeiro passo, e ter calma e não se preocupar demais com os problemas, pq o emocional abala muito, e do interior passa p/ o exterior… beber muita água, e comer frutas… eu entrei em um curso de estética ao qual me orientei muito, e oq me ajudou foi…
    Usar Cetaphil loção de limpeza p/ pele sensível, fisiogel hidratante, e azelan… primeiros passos… Depois fui agregando , água termal, após a higienização com o cetaphil, e uma máscara facial com betaglucan, acalma a pele, era da maraca ADCOS, porém retiram de linha… mas pode ser substituida, por uma máscara q contenha azuleno, melissa, ativos calmantes… e usar protetor solar de acordo com o seu tipo de pele…
    Hj sou agradecida, pq consegui curar a minha pele, q vivia vermelha, descamando e me causava profunda depressão… basta ter calma e perseverança…

  33. Alex

    -

    04/02/2011 às 0:17

    Ola pessoal, primeiramente para quem esta lendo essa coluna e procurando ajuda, como a propria materia diz, muita calma, vc com certeza achara um tratamento ideal para seu rosto, no meu caso infelizmente demorou um ano e meio, mas posso dizer, os medicos no Brasil sao dez vezes melhores que os que eu tive aqui na Irlanda, e quem descobriu o medicamento ideal para meu rosto, foi uma romena que faz curso para tratamento de pele dentro da Boots, uma farmacia bem famosa na europa, pois e. Realmente a melhora nao e na hora, mas comecei a notar uns 5% de melhora diaria, o que os outros produtos nao me deram, entao la vai o produto que estou usando, ele e da La -Roche Posay, e o nome e Rosaliac, provavelmente ai no Brasil, rosacea. Hoje eu posso fazer de tudo, beber, gordura, chuveiro quente, nada muda minha pele com a graca de Deus. Uma dica que a romena me deu, o produto para tratameto desse tipo de problema tem que ser verde, pelo menos para mim funcionou. Boa sorte, e espero assim como aconteceu comigo, achar a cura para vcs tambem, abracos e boa sorte

  34. donatide

    -

    30/08/2010 às 16:33

    oi aqui vai o que eu descobri ao longo do tempo com rosacea,depois de muitos tratamentos eu mesma fiz varios testes por exemplo não posso comer nada que tenha carne de porco. logo que como a minha pele estora logo em seguida, faça o teste por alguamas semanas e veja se melhora pra mim é oque me mantem longe da rosacea.

  35. Maaria apx

    -

    11/06/2010 às 11:30

    Pois sim…está ai. A Contem 1 G , tem maquiagem mineral q é super boa pr nós q temos espinhas.
    O negocio agora é usar um corretivo cor de pele, até q nao é tao ruim assim nao. Com isso dá pr esquecer um pouquimho da rosacea e da vermelhidao. Abraço a vc.

  36. Maaria apx

    -

    09/06/2010 às 12:11

    Bom dia pr tds. Pois eu tenho 48 anos. Somente dois anos atras me encomodei com a vermelhidao e espinhas. Como era fumante, bebia bastante, dormia pouco achava q era de meu estilo de vida. Fui ao médico e houve o diagnostico. Faço tratamento certinho, a rosacea em mim tbem se manisfesta nos olhos, eh terrivel. …but.. arrumei um jeito de qdo estou muito a fins…uso maquiagem mineral, cubro com base da cor de meu pescoço(pois é branquinho) …olha fica otimo, o marido diz q nem aparento ter dificuldade na pele. …o unico incoveniente é q preciso redobrar os cuidados com a limpeza, mas mesmo assim recuperei bastante minha auto-estima.
    Poranto estah, eh claro um paliativo. Mas convenhamos: “qdo fui visitar o Vietna….vi pessoas s/ a parte do rosto por inteiro” …desculpem a franqueza….mas podemos dar um jeito sim pr conviver com isso.
    Muito obrigada pela atençao e amei esse site. Abraços

  37. gisele

    -

    24/05/2010 às 22:58

    oi eu tenho 24 anos e sofro com essa doença a 2 anos “a Rosacea” tenho muita vergonha de ir para o trabalho por que la todos ficom perguntando por que eu to tão vermelha isso acaba com minha alto estima ….O devo fazer minha pele ta horrivel muito feia parece um pimentão…Mi Ajude pelo amor de Deus

  38. Felipe

    -

    11/05/2010 às 21:04

    Meu caso foi diagnosticado como rosácea a um ano atras quando começaram a aparecer bolinhas vermelhas na minha testa, e vermelhidão na bochecha….iniciei um tratamento com Rozex, sem grande efeito, em seguida com Isotretinoína e a melhora foi rápida, por 7 meses continuei o tratamento sendo que as bolinhas tinham praticamente desaparecido, porém agora que ternimei o tratamento elas estão voltando. O tratamento com Isotretinoína é muito bom, mais tem alguns efeitos colaterais.

  39. Priscila

    -

    24/04/2010 às 7:48

    Tenho rosacea a uns 3 anos, mas de 6 meses para ca piorou muito. ja usei metronidazol gel, advantan e azelan nada resolveu. Agora estou usando protopic mas naum esta valendo nada. o que posso fazer?
    me ajude please… to entrando em depressao. meu rosto era a coisa mais bonita que tinha em mim :(

  40. Morgana

    -

    31/03/2010 às 23:25

    seria legal vc corrigir o texto, já que várias pessoas aqui com menos de 30 anos já falaram que tem rosácea. Eu por exemplo tenho desde uns 4 anos de idade. Fomos saber que era rosácea quando entrei na adolescência e com a timidez as coisas pioraram… Outra coisa é que nem sempre a rosácea passa por todos os estagios (só vermelhidão–>espinhas). Vai depender do caso. Ninguém sabe a origem direito e por isso não há cura. O tratamento tb é complicado, o q funciona pra um pode não funcionar pro outro..
    abraços

  41. Thais

    -

    29/03/2010 às 14:07

    Boa Tarde,
    tenho 20 anos e também tenho rosácea, fiquei sabendo já tinha 18 anos porém já fazia tempo que eu tinha os sintomas,
    também quando vi como é as pessoas que tem rosacea fiquei bastante preocupada, fui na dermatologista porém ela me deixou bem claro que sumir tudo não vai sumir, porém o caso paralisa e volta, sempre quando volta fico pra baixo a minha alto estima la em baixo e ai é que piora mesmo,
    então o geito é não deixar de ir ao dermatologista mesmo e tomar todos os cuidados que eles pedem.

    gostei do post ai sobre essa doença, muitas pessoas quando ficam sabendo que as tem não sabe muito bem como agir!

    Obrigada!

  42. Patricia de Oliveira

    -

    06/02/2010 às 17:54

    Ola, eu tenho acne rosecea gostaria se saber se eu posso ira praia????

  43. Antonia

    -

    10/01/2010 às 22:46

    Lucia e colegas boa noite.
    Estou muito triste tenho um sobrinho de 15 anos, surgiu um pontinho de pus em seu nariz e o médico dermato diagnosticou rosácea, percebo que seu nariz está cada dia mais vermelho. Será que adolescente com 15 anos terá possibilidade de ter rosácea? Será que existe alguem no Brasil que possa cuidar de meu sobrinho, estamos desesperadas eu e minha irmã, vimos uma fotos na internet e ela entrou em depressão, por favor nos ajude.

  44. José Herculano

    -

    30/12/2009 às 22:01

    Lucia Mendes,
    Derepente apareceu uma dormencia no lado direito do meu nariz,fui ao dermato e ela fez uma biopísia para descartar uma possivel ranseniase. Mas não deu nada,com o curativo colocado no locál da (biops) foram surgindo vermelhidão e alguns caroçinhos.Quando fico esposto muinto tempo ás lâmpadas do meu trabalho começa a queimar e arder, você acha que pode ser Rosácea?
    Obrigado.

  45. rose

    -

    12/11/2009 às 22:00

    boa noite ! estou desesperada tenho 26 anos eo medico me disse que estou com rosacea ja estou fazendo tratamento a 7 dias mas meu rosto esta cada dia pior tá descascando, vermelho,com mais bolinhas do que antes ,é normal?

  46. ELISA FRANCO AUGUSTO

    -

    04/10/2009 às 19:14

    FAVOR ENVIAR CONTATO P. CONSULTA DERMATOLOGICA, ENDEREÇO E TELEFONE
    OBRIGADA
    ELISA

  47. Rafaella de moraes

    -

    19/09/2009 às 12:54

    Olá.
    Tenho rosacea e faço tratamento a laser,gostaria de saber se o consumo de alho piora o quadro ou melhora?
    Sei que tenho q evitar bebidas alcólicas,quentes e condimentados,mas tenho algumas dúvidas a alguns alimentos.
    O vinho eu sei que piora mas será que a uva tb?Ou não somente a fermentação durante o processo do vinho que piora? A uva em natura não.

  48. Eunice

    -

    15/09/2009 às 11:29

    Tenho rosácea à um ano e faço tratamento com isotretinoína, houve melhoras, não total, mas ainda continuo o tratamento. Gostaria de informar se, com esse problema, posso fazer botox?

  49. luiz bonasio

    -

    09/07/2009 às 10:45

    ja a 01 ano teho tido vermelhidao no queixo, as vezes a pele chega até a criar vincos.Trato com corticoide, mas não tem resolvido.Percebo que apos o barbear tudo piora,alias frio e ar condicionado sao inimigos terriveis.O Rosex, que Antonio Marcos se refere, é um corticoide? Lucia o que vc acha? abs

  50. Adriane

    -

    24/06/2009 às 19:34

    Apareceram em meu queixo algumas espinhas, que foram aumentando a quantidade até que tomou todo o meu queixo. Pioraram muito e agora toda a região ficou rosa. Fui a um dermatologista que me diagnosticou com rosácea. Estou muito chateada, principalmente por pensar que eu acabei de completar 30 anos e sempre tive o cuidado de me cuidar e proteger, nunca tive problemas com acne, não abusava do sol e sempre procurei ter uma alimentação saudável… Tantos cuidados não impediram o desenvolvimento da doença… Gostaria de saber o que provoca essa reação na pele.

  51. solange

    -

    11/06/2009 às 1:16

    não é fácil!estou com 44 anos sofro com esse problema à uns 14 anos,mas de meses pra cá se agravou terrívelmente.o problema é que sofro de distúrbio bipolar(detesto ir à médicos) e só agora que tenho computador é que comecei a procurar através de sintomas. estou com o rosto cheio de vasos capilares,vermelhidão com manchas mais acentuadas e ultimamente pontos com pús no queixo,bochechas e uma queimação pelo rosto inteiro.acabei indo à dermatologista e estou no início do tratamento,mas sinto que a vermelhidão aumentou com mais queimação.continuo tomando antibiòtico,passando um gel e um sabonete.estou triste pois não tem cura e não estou sentindo melhora.achei algumas fotos na internete e fiquei horrorizada de como isto ainda pode piorar.não estou otimista em último recurso talvez tente o laser.

  52. Renato

    -

    28/03/2009 às 0:00

    Olá, eu tenho rosácea! Tenho grandes erupções da pele no queixo. as vezes melhora e depois aparecem de novo de forma intensa, com varias pustulas de uma vez. Será que vou ter isso permanentemente? Será que pelo fato de ingerir bebidas alcólicas aos finais de semana agravem a rosácia? Ultimamente tomo tetraciclina e passo o Rozex no queixo. O que mais eu poderia fazer para acabar de vez com isso?

  53. Joao Goncalves

    -

    06/03/2009 às 0:00

    Muito esclarecedor esse artigo. Tenho mais de 60 anos e há uns 3 anos surgiu uma mancha avermelhada em meu rosto, no formato e tamanho de uma moeda pequena. A intensidade aumentava e diminuia ao longo dos meses. Há alguns meses surgiram as bolinhas vermelhas com pus, nas bochechas e na testa. Estou fazendo tratamento com um bom dermatologista, com tratamento oral e através de cremes, mas não é fácil. Elas desaparecem e algum tempo depois reaparecem. É preciso muita paciência.

  54. Viviana

    -

    04/03/2009 às 0:00

    Também não fui diagnosticada como tendo rosácea por uma dermatologista, mas acho que tenho rosácea.Não posso sair no sol que a minha pele fica muito vermelha. Ir à praia, nem pensar. É muito complicado lidar com esse problema.Fiz um tratamento com laser no ano passado, mas não percebi melhora.Não sei o que fazer.

  55. Andréia

    -

    04/03/2009 às 0:00

    Agora e sei o que tenho, tudo listado acima me deixa vermelha, além disso a testa escama. Percebo melhora imediata com xampu a base de óxido de zinco e creminhos de passar em bumbum de neném, ao menos as escamas desaparecem.Vou procurar um dermato!

  56. Rosmeri

    -

    04/03/2009 às 0:00

    Meu filho tem as bochecha bem avermelhadas e se enquadra em todos os sintomas acima,só que ele tem 20 anos,´desde a adolescência ,só q´parece ter se acentuado,seria rosácea?

  57. Antonio Marcos

    -

    04/03/2009 às 0:00

    Prezada Lucia Mandel,Boa Tarde! Eu tive essa doença mais ou menos no ano de 2000 e procurei orientação médica, e eles me passaram um remédio chamado Rozex, bem depois de aplicar esse remédio realmente minha pele melhorou mas hoje em dia sempre quando faço a barba sinto que essa doença está voltando, pois minha pele sempre fica vermelha e começa a aparecer uns caroçinhos, e há uns trêsa nos atrás esse problema aconteceu comigo do mesmo jeito aí voltei a usar esse gel e passou, acho que vou voltar a usar o Rozex novamente pra ver se minha pele volta ao normal.Att,Marcos

  58. Velludo

    -

    04/03/2009 às 0:00

    Lembrei de vc.. beijos

  59. Jorilda Macedo

    -

    04/03/2009 às 0:00

    A Renée Zellweger tem a pele alvíssima!E ficar ruborizado não quer dizer estar doente. Peles claras são mais sensiveis.

  60. Claudia

    -

    03/03/2009 às 0:00

    Eu fui em uma dermatologista e ela me informou que não parece rosácea.Pórem quando entro e saiu da empresa meu rosto, fica vermelho.Por que aqui tem ar condicionado, será que é por isto?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados