Blogs e Colunistas

13/02/2009

às 14:28 \ Arquivo

Respostas a leitores

As perguntas abaixo foram selecionadas pela redação entre dezenas de e-mails enviados à colunista. Todas as questões selecionadas foram respondidas por Lucia Mandel. As respostas, porém, não eliminam em nenhum caso ou hipótese a indicação de uma consulta com seu médico de confiança.

Tenho 36 anos e uma dermatologista me receitou Klassis ou Vitacid Plus para suavizar manchas. Qual o melhor? Qual o procedimento para utilização?
(Luciana)

Os dois cremes são bons, e a escolha de qual usar depende da avaliação da sua pele e de uma discussão dos objetivos do tratamento. Ambos clareiam a pele, mas a composição deles é diferente. O Vitacid Plus é à base de ácido retinoico, hidroquinona e cortisona. É um creme potente, com ativos muito eficientes e consagrados na luta contra o melasma. Algumas pessoas têm dificuldade em usar esse creme, pois a pele pode ficar sensível.

O Klassis é mais suave, e contém ácido glicólico e kójico. Inclui proteção solar na formulação (FPS 18), pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite. Causa menos sensibilidade de pele do que o Vitacid Plus.

Quanto ao modo de aplicar um creme de tratamento, aí vão algumas orientações: em primeiro lugar, limpe seu rosto para remover sujeira e resíduos de outros cremes, de filtros solares ou de maquiagem antes de usar o creme de tratamento. Salvo raríssimas exceções, não recomendo o uso de tônicos faciais. E depois, aplique seu creme de tratamento, com suaves massagens circulares ascendentes. Quem usa creme de tratamento e filtro solar durante o dia, deve aplicar primeiro o creme, aguardar alguns minutos para que seja absorvido, e então aplicar o protetor.

Tenho 51 anos, vivo em uma fazenda e de um ano para cá acordo sempre com as pálpebras inchadas. O que acontecia uma vez o outra agora é diário. Pela tarde está sempre menos inchado. Já fui a vários médicos e nenhum descobre o motivo. Pensaram em alergia a maquiagem, deixei de usá-la, fizeram exames de sangue não encontraram nada. A alergologista passou umas vitaminas, um creme para a pele e um antialérgico, mas orientou que eu só  tomasse  o antialérgico caso não parasse o edema. Como continua o problema e eu não quero tomar o remédio sem descobrir a causa, recorro a você.
(Guimar)

A principal causa de inchaço nas pálpebras é, de fato, uma reação alérgica. E, infelizmente, nem sempre é fácil definir exatamente o que está causando a reação alérgica. Como suas pálpebras amanhecem inchadas, pense em algo que entre em contato com você durante a noite. Suspeite do seu travesseiro, do tecido da fronha ou do amaciante que você usa na lavagem da roupa de cama – ele fica nas fibras do tecido e não sai completamente no enxágue. Se seu quarto tem carpete e cortinas, talvez os vilões sejam o pó ou os ácaros.

Outras possibilidades: colírios, cremes noturnos, cremes de cuidados com as pálpebras, maquiagem, ou ainda produtos de cuidados com as mãos, que vira e mexe encostam no rosto. O esmalte pode ser o culpado. E, como você mora no campo, sugiro que verifique se há flores perto de onde você dorme, pois o pólen pode desencadear reações alérgicas. Se o diagnóstico for mesmo uma reação alérgica, e se a causa não for identificada, trata-se os sintomas, exatamente como seu médico orientou.

Se a causa da alergia for descoberta, afaste-a e tudo se resolverá.
Mas há outras causas para inchaço de pálpebras, como a blefarite (inflamação das pálpebras que muitas vezes é causada por seborreia), doenças da tireoide ou alterações nos rins. No entanto, pelo que pude entender, me parece que essas doenças já foram descartadas no seu caso.
 
Meu pai sofre de excesso de suor somente quando dorme, a transpiração é tanta que chega a molhar os lençois de cama e tem mau cheiro. Qual tratamento poderia ser adequado para esta situação?
(Jessica)

O suor noturno pode ser algo normal. Isso significa que a pessoa sua mais à noite, mas não se detecta qualquer problema associado. Nesse caso, deixe o quarto do seu pai bem ventilado, e peça que ele use pijamas e roupas de cama de tecidos com fibras naturais, como o algodão. Existem, no entanto algumas situações que aumentam a sudorese noturna. É o caso, por exemplo, de transtornos de ansiedade, stress ou obesidade. Distúrbios como apneia do sono, doenças da tireoide ou a doença de Hodgkin também devem ser considerados, dependendo de outros sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Nessas situações, o tratamento deve ser direcionado à causa do problema.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

29 Comentários

  1. keyla

    -

    07/08/2013 às 20:38

    Minha pele é muito oleosa e fica muito vermelha o que devo uzar?

  2. adriana g barros

    -

    04/03/2013 às 10:37

    oi meu nome e adriana barros;tenho poucas manchas em meu rosto luciana medel;estou usando a pomada [hidroquinona;;;;um dia eu uso ele e no outro dia uso a pomada vitacid xt tretinoina,,nossaaa estou vendo resultados aqui no meu rosto quando eu vi o vidios achei bom e maravilhoso bjs viu flor obrigadadinha ta,.

  3. deilma ferreira

    -

    15/03/2012 às 20:19

    oi minha medica passou vidacid xt estou usando e meu rosto e estar clariando bem,mais estar descamando e estar bem sensivel.e normal.
    obrigada.

  4. Viviani Silva

    -

    05/02/2012 às 0:26

    Boa noite!
    Tenho 36 anos, aos 29 comecei a ter acne (na adolescencia não tive), fui mãe aos 21 e depois aos 35, faz 1 ano que minha filha nasceu, eu já tinhas melasma no rosto (maças e zigomatico), sempre fiz tratamento com acidos manipulados e prescrito por dermatologista. Em setembro do ano passado ouvi falar da luz pulsada. Fiz 2 pelling de cristal e duas aplicações de luz pulsada, e uso de vitacid a noite, as manchas escureceram e aumentaram muito. Meu rosto está horrivel, antes conseguia disfarçar com maquiagem mas agora não mais. Minha auto estima está muito baixa, não posso nem me olhar no espelho e quase nem saio de casa por isso, pode parecer exagero, mas para mim não é, me sinto muito mal com essa aparencia. É normal que isso acontece??? Tem algum acido que possa ser usado a noite no verao, usando filtro solar sempre? Tem algum calreador que realmente funciona? Qual? Ouvi falar do clariderm, Kassis creme clareador, cosmelan, clareador da clinique, MELANI-D, TRI-LUMA, PIGMANORM. Evito ao maximo o sol, uso protetor solar da neutrogema fator 70. Vou viajar para os EUA em abril, sei que lá consigo comprar o cosmelan mais barato, mas será que realmente funciona? Tem algum outro cosmetico que eu poderia trazer que lá que me ajudaria?
    Aguardo respostas, por favor, não sei mais o que fazer
    Obrigada
    Viviani

  5. Daene

    -

    26/01/2012 às 11:07

    Olá comprei o klassis e o tri-luma.Posso usar os dois no mesmo dia?o klassis durante o dia e o tri-luma a noite?TEnho muitas manchas.

  6. amanda

    -

    25/01/2012 às 1:52

    OI GOSTARIA DE SABER PQ TENHO SUDORESE EXCESSSIVA NO ROSTO?
    É MTO CONSTRANGEDOR INCOMODA DEMAIS, E A CADA DIA PIORA, E ATÉ AGRA VEJO PESSOAS Q TEM EM AXILAS E MÃOS, NUNCA VEJO COMENTARIOS DE PESSOAS Q TEM NO ROSTO, FUI AO DERMATOLOGISTA E ELE DISSE Q A MELHOR OPÇÃO É O BUTOX, MAS QRIA OUTRA ALTERNATIVA. TOMAR ISOFLAVONA ADIANTA? OBRIGADA.

  7. Carlos Raposo

    -

    02/12/2011 às 20:23

    Oi, comecei a fazer o tratamento para clarear algumas manchas no meu rosto e estou usando vitacid plus,tenho passado meia hora antes de ir dormir, quando acordo eu lavo bem o rosto com sabao e aplico uma camada fina de Bepantol baby e deixo por 4 horas, lavo o rosto novamente e deixo a pele respirar ate o horario de dormir novamente, mais nao sei se passo vitacid plus todos os dias ou dia sim e dia não, o que faço?

  8. Amanda

    -

    12/09/2011 às 15:42

    Meu nome é Amanda,tenho 17 anos e já a algum tempo venho notando o aparecimento de estrias na região da coxa e bumbum,cada vez mais vermelhas,e em maior quantidade,estou desesperada.
    Já procurei a ajuda de um dermatologista o qual me receitou ácidos,emulsões,etc.
    No começo até cheguei a notar efeito satisfatório,mas com o passar do tempo percebi que as estrias voltaram,é como se dependendo do “tempo” elas dilatassem, e voltassem a me infernizar,e há também os dias que elas preticamente desaparecem.
    O que mais está me chamando a atenção é que elas estão começando a se espalhar para a panturrilha, e assim perco a coragem de usar vestidos e roupas mais curtas.
    Gostaria de saber se o Dermarroler seria uma boa alternativa para o meu caso,e a sua indicação de como proceder em um possível tratamanto.
    Espero anciosamente sua resposta…por favor,me ajude.
    Desde já grata.

    Att.: Amanda!

  9. Natália Parro

    -

    17/02/2011 às 11:12

    Olá, há 10 dias estou passando Vitacid XT nas estrias que a dermatologista recomendou, porém ah uns 5 dias começou a avermelhar próximo ao local e coçar muito, parece uma alergia, um negócio muito esquisito, ta me incomodando muito pq é no lado interno das coxas, coça demais, suspendi o uso, mas não melhora, a dermatologista não mora na minha cidade e não consigo falar com ela. Poderia me ajudar?? Estou desesperada!!! Muito Grata. Bjus.

  10. Doris

    -

    14/09/2010 às 14:55

    Olá, eu gostaria de saber qual a diferença entre o vitacid e o vitacid plus qual o melhor?

  11. juliane

    -

    01/06/2010 às 9:17

    as vezes aparece umas manchas escuras no meu rosto sempre na parte do queicho estou usando o vitacide plus, mas gostaria de engavidar e já usei um bom tempo o mesmo gostaria de saber se vai pejudicar o desenvolvimento do meu bebê.

  12. Selma

    -

    04/03/2010 às 12:21

    Se alguém tiver dúvida sobre o produto, entre em contato com SAC da empresa que está descrita na embalagem do produto. A ligação é gratuita.

  13. Roberta

    -

    23/02/2010 às 10:13

    Comecei tratamento para manchas no rosto com vitacid plus, gostaria de saber se aplico somente nas manchas ou em todo rosto.

  14. gil

    -

    22/12/2009 às 13:20

    Olá, mais uma vez volto só para um complemento é que esqueci o filtro solar é anssolar 60 e o biomedic ele passou pra usar agora so uma vez na semana diferente de antes que usava ao triade e em isntantes ele todos os dias durate uns 40 dias e mesmo assim as manchas voltaram me ajude por favor
    muito obrigada desde já.

  15. gil

    -

    22/12/2009 às 12:38

    Olá por gentileza se possivel me ajude tenho manchas na pele a um bom tempo já usei formulas com hidroquinona e algo mais e ate melhoram agora fui ao dermato ele me rsceitou a fornula triade de kligmam para usar a noite biomedic lha serum e terrapsor para diminuir o vermelho as manchas sairam mais foi altomatico parei voltou logo agora comecei a usar um anticondepdional de uso continuo sera que iso piorou? Agora mesmo as manchas tendo voltado ele passou o klassis estou usando a apenas 4 dias e nada, gostaria de saber será que vai resolver ja penssei em usar por conta propria o triluma ou o vitacid plus,devo? Mais por favor qual a difereMça entre a formula de kligma e o triluma? Qual o mais forte? Pois com o triade a pele ficou muito vermelha obrigada.

  16. vera souza

    -

    02/12/2009 às 14:01

    Bom dia,

    Meu marido tem 43 anos, já faz um ano que ele está suando muito e tanto que tem que seca com toalha ou tem que troca o lençol, porque além de suar muito é fedido, o triglicerideos no último exame deu 700 faz uns 3 meses que foi feito, tem uns 15 dias que começo a ferir na virilha e atrás das orelhas creio que é devido ao suor, será que pode ser andropausa creio que não o médico perguntou como está a vida sexual como sempre está normal não alterou em nada está até melhor, então o médico descartou a andropausa e mandou fazer exame de hormonios, também não deu nada, o que poder ser isso, stress, ansiedade mais todos os dias? até um ano atràs ele não tinha nada, isso não consigo aceitar como nromal, por favor me ajude, fico esperando uma resposta, que médio poso recorre agora já não sei, tem que ter uma solução.

    Grata

    Vera

  17. Ângela Cris

    -

    18/10/2009 às 20:52

    Estou usando o creme vitacid plus, e gostaria de saber o que devo usar para limpar a pele antes de usar o creme,estou lavando o rosto só com sabonete infantil,e para tirar a maquiagem o que devo usar visto que estou usando este produto. Gostaria de saber também se a luz do computador prejudica este tratamento? Obrigada aguardo ansiosamente esta resposta !!!! beijãooo

  18. dani

    -

    31/08/2009 às 15:20

    Gostaria de saber sobre sobre o tri luma o vitacid plus e o klassis, eu ja usei o vitacid plus e em minha pele foi uma maravilha durante o tempo que usei nem vermelho ficava, mais ja tem tempo que não uso mais, e voltaram as manchas sei que é por causa do anticoncepcional, enfim, gostaria de saber qual é melhor tri luma ou vitacid, e tbm se posso usar o vitacid ou triluma a noite e o klassis de dia, tbém gostaria de dar fim as manchas e sardas que tenho, obrigada

  19. elidiane

    -

    03/07/2009 às 20:09

    posso usar maquiagem quando estiver usando vitacid plus?

  20. Hanzy

    -

    01/07/2009 às 11:16

    Gostaria de saber se o vitacid plus tem a mesma composição que o tri luma? Mha dermatologista receitou tri luma, mas está dificil de encontrar.

  21. Alice

    -

    28/06/2009 às 13:54

    OI, gostaria de saber se o creme Vitacid Plus pode ter algun efeito colateral para o organismo.Grata,Alice Scarpin

  22. sandra

    -

    24/06/2009 às 16:43

    tenho 42 anos e há muito tempo estou com manchas no rosto,já passei por dermatologista,usei varias marcas de cremes, agora estou pra usar vitacid plus,gostaria de saber se este creme é mesmo bom?as manchas do meu rosto piora no verão,mesmo usando protetor 30.

  23. Mara

    -

    22/06/2009 às 22:55

    Estou usando o creme vitacid plus, e gostaria de saber o que devo usar para limpar a pele antes de usar o creme,estou lavando o rosto só com sabonete DOVE,e para tirar a maquiagem o que devo usar visto que estou usando este produto. Gostaria de saber também se a luz do computador prejudica este tratamento? Obrigada aguardo ansiosamente esta resposta !!!! beijãooo

  24. Alexandre

    -

    09/06/2009 às 19:30

    Boa Noite. Gostaria de saber se de fato, para bolsas de gordura, oriundas de qualquer que seja a sua causa, só podem ser removidas cirurgicamente? Não existe nenhum outro tipo de tratamento à base de algum medicamento, que possa ao menos reduzir ou amenizar as mesmas?

  25. catarina

    -

    03/05/2009 às 19:22

    eu posso usar klassis durante o dia e vitacid plus durante a noite ???teria algum problema??Minha pretenção é de clarear a pele. Obrigada pela atenção!!!beijãoaaa

  26. marizete guedes

    -

    19/03/2009 às 0:00

    eu amanheço todos os dias com as palpebras inchadas, mas bem inchadas, pareçe ter um bolha de agua pricipalmente, gostaria de saber qual sera o motivo, incha mais do lado que durmo. obrigada, marizete

  27. rose

    -

    09/03/2009 às 0:00

    meu namorado tem vitiligo,e agora comecou a fazer foterapia,so que ele nao esta vendo resultado,voce acha que realmente este tratamento;pode ajudar com o tempo.obrigada.

  28. Patricia

    -

    08/03/2009 às 0:00

    Tenho 40 anos, pele clara, e alguns sinais de expressão bem acentuados, porém nunca me adapto a produtos dermatológicos em virtude da rinite, qualquer cheiro desencadeia um crise, poderia me indicar algum produto que eu pudesse “sugerir” a minha dermatologista. Obrigada.

  29. Anelise

    -

    06/03/2009 às 0:00

    Gostaria de saber como uso o Klassis, se aplico somente nas manchas ou no rosto todo?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados