Blogs e Colunistas

24/03/2009

às 7:34 \ Arquivo

O que causa os pés de galinha

Tem aquele sujeito que não perdoa na hora de dar apelidos, escolhe logo o pior. Esse mesmo sujeito deve ter batizado o "pé de galinha". Porque realmente a ruga lembra um membro inferior de um galináceo, mas não precisava esfregar isso na cara, não é verdade? Parece que o nome piora o problema. Quem gosta de ter pés de galinha? Esse sujeito merecia umas bicadas.

A formação dos pés de galinha

Temos em volta dos olhos um músculo circular, chamado orbicular. Quando ele se movimenta, repuxa a pele que o recobre. Isso pouco afeta quem é jovem: pele rica em colágeno e com boa elasticidade acompanha sem ruga alguma esse movimento muscular. Mas com o passar dos anos, as coisas mudam. O colágeno, a hidratação e a elasticidade da pele não são mais os mesmos. A pele não consegue mais acompanhar ilesa a movimentação muscular. Nesse momento, aparecem pés de galinha, que pioram progressivamente.

Isso é um processo normal, natural, esperado e praticamente inevitável. Mas existem dicas preciosas que ajudam a retardar e minimizar o incômodo. Também existem, felizmente, tratamentos excelentes para suavizar essas marcas indesejadas.

1- Os vilões

Segue abaixo uma listinha daquilo que acentua os pés de galinha. Como em qualquer batalha que se preze, conhecer os inimigos é fundamental. Previna-se. Evite, na medida do possível, os fatores agravantes. Conforme as rugas se acentuam, os tratamentos ficam mais difíceis e mais caros.

- Sol

O sol envelhece a pele. Danifica o colágeno e as fibras elásticas, piorando a sustentação e a elasticidade da pele. Em outras palavras, acentua os pés de galinha. Os raios responsáveis por esse estrago são o ultravioleta A e o ultravioleta B, também chamados de UVA e UVB. O UVB queima a pele, causa a vermelhidão e está mais presente entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. O UVA danifica a pele sem deixá-la vermelha. Ele já está presente desde antes das 10 da manhã, e continua a nos atingir até o final da tarde. Conclusão: use diariamente filtro solar. Aplique pela manhã e reaplique na hora do almoço. Os cuidados são mais intensos se você for à praia, à piscina ou se praticar esportes ao ar livre. Também é bom usar óculos escuros com lentes grandes que filtram os raios ultravioleta.

- Contração muscular

Não contraia desnecessariamente seu músculo orbicular. Use óculos escuros em dias claros. Não force sua vista. Se isso está acontecendo, será que não está na hora de usar lentes ou aumentar o grau?

- Cigarro

Algumas teorias defendem que o cigarro envelhece mais que o sol. Como a nicotina prejudica a circulação sanguínea, compromete a nutrição e oxigenação da pele, que se prejudica de dentro para fora. Além disso, quem fuma contrai repetidamente seu músculo orbicular, para evitar que a fumaça entre nos olhos. (Leia: Sua pele também reclama do cigarro)

- Menopausa

Os hormônios femininos ajudam a manter a saúde do colágeno. Depois da menopausa, as rugas – incluindo aí os pés de galinha – se acentuam.

2- Os tratamentos

O melhor tratamento depende de uma avaliação médica. Existem cremes que estimulam a formação de colágeno novo e mais saudável. Eles ajudam na prevenção e na recuperação de rugas leves. Em um grau moderado ou avançado, indica-se tratamento com Botox, que suaviza a contração do músculo orbicular. O efeito também é bom em rugas leves, como medida preventiva. Marcas acentuadas requerem medidas agressivas, como uso de laser, peelings profundos ou preenchedores. É possível associar diferentes tipos de tratamentos, sempre de acordo com a sua necessidade.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

25 Comentários

  1. lais

    -

    06/04/2013 às 11:53

    Com quantos anos começamos a ter pé de galinha? Eu tenho 14 anos é possivel eu já ter pé de galinha?

  2. Gabrieli

    -

    20/06/2012 às 15:04

    Eu tenho 12 anos e eu osso ter isso ?

  3. claudio

    -

    28/03/2012 às 18:30

    e tudo mintira as rugas de espresasao se formao de tanto ficar dobrando a pele diariamente exemplo mania de faser careta . andar no sol ou dirigir com o sol no olho vove fica tentando fechar o olho sorir tambem da ruga outro exemplo dobra um pano e fica passando o ferro de passar varis veses de desdobra vai ficar a marca e o dobramento continuo voceis nao falaro na disso po

  4. iwannilde

    -

    18/03/2012 às 12:06

    tenho 74 anos..
    tomo colageno e gelatina dese os meus 46 anos
    e adoro comer pés de galinha
    embora tenha 74 anos,
    dizem , que minto minha idade.
    dizem que aparento no maximo 60 anos…

  5. elsacortesi

    -

    26/01/2012 às 13:31

    achei muito logica a explicaçao e entendi pois estou aflita com minhas ruguinhas … e estou procurando ajuda pois extrai meus dentes aos 30 anos e agora com57 anos estou muxinha na boca naao sei o que fazer se puderem me ajudar com indicaçao dealgum medico ou clinica agrdeço

  6. Maria Zélia Ferreira

    -

    20/01/2012 às 9:14

    Fundamental a explicação, isso é promoção de saúde, isto não acontecia anteriormente, pois eu quando criança queria sol, mais sol para bronzear, nem ouvia falar em filtro solar. Rsrsrs
    Agradecida, e sucessos

  7. Mislaine Cristina Mattos

    -

    26/07/2011 às 0:17

    Boa Noite.
    Achei excelente o texto acima. E gostaria de saber se exercicio facial é ou não é recomendado para evitar marcas de expressão. Ou seja, as famosas caretas na frente do espelho. Obrigado…

  8. Débora

    -

    21/07/2011 às 8:23

    Uma boa alternativa é a fonoaudiologia estética!

  9. Antonio Carlos

    -

    22/03/2011 às 9:56

    Lúcia, sou Fonoaudiólogo e já li alguns testos seus. Percebi que tenta vender o seu peixe e sempre coloca como solução mais viável o uso de Botox. Tentando assim, desacreditar o trabalho de ginastica miofacial, conhecido como Estética facial que apresenta resultados estremamente significativos e de comprovada eficácia, com artigos cientificos comprovados por fotos tirados antes e depois de algum periodo de terapia.
    Pesquise um pouco mais, ou pelo menos não divulgue informações pela metade, dando uma solução aos pacientes de métodos caros e com duração de tempo limitado.
    Outra fato importante é que o Botox não tem seu uso recomendado, já que numa eventual paralisia das pregas vocais o seu uso é a unica forma de salvar a vida do paciente, a toxina vai relaxar a musculatura da prega vocal e permitir a sua respiração.Com a utilização constante e desnecessária na estética, o organismo vai criando resistencia e no momento da cirurgia o organismo já apresenta anticorpos suficientes para combater a toxina, o que torna o tratamento ineficaz e leva-o a obito.
    Abraços

  10. marcia

    -

    29/01/2011 às 20:33

    gostei muito das informações, e gostaria de saber o que fazer para sumir com espinhas e manchas no rosto e costas,lembrando que já tenho 30 anos e ainda isso acontece. obrigada

  11. luciene guimaraes

    -

    01/12/2010 às 14:41

    gostaria de saber qual é o melhor cremes pra eliminar os pe de galinhas por favor mim ajuda . obrigada

  12. Luciana Velloso

    -

    14/08/2010 às 17:26

    Oi Lucia, sou fonoaudióloga e trabalho com Fonoaudiologia Estética. A fono não faz ginástica facial e por tanto não se utiliza de “caretas”, o que realmente podem causar e/ou agravar as rugas. A fonoaudiologia é responsável por trabalhar os músculos através do reequilíbrio de suas funções (deglutição, mastigação, respiração e fala). Com este trabalho podemos sim eliminar movimentos exagerados, repetitivos e assimétricos causadores de muitas rugas de expressão.Conseguimos com isso uma face mais harmônica,mais simétrica,com um tonus mais firme, vincos e marcas de expressão suavizados etc
    Nossos resultados tem sido muito satisfatórios, principalmente no trabalho em parceria com dermatologistas.
    Obrigada pela atenção,
    Luciana Velloso

  13. Maria Auxiliadora

    -

    16/01/2010 às 16:21

    Ola lucia continue fazendo caretas faciais sim ;sua fono sabe o que diz ;por isso ela estudou ;eu acuh que estao querendo que todas as mulheres usem BOTOX nao caia nessa seja inteligente.

  14. Ana

    -

    22/11/2009 às 20:34

    Lucia! Minha fono me ensinou vários exercícios faciais e me garantiu que eles melhoram significativamente o aspecto da pele, inclusive várias fonos estão incluíndo estas ginásticas nos consultórios, depois de ler sua reportagem fiquei sem saber em quem acreditar. O que vc me diz?

  15. dida

    -

    11/05/2009 às 23:39

    pes de galinhas

  16. Viviane Silva de souza

    -

    02/05/2009 às 18:59

    Olá Mandel estou na fase dos trinta e e gostaria de rceber alguns ttoques de comoestar melhorando minha pele,soy negra o que chamam cor de jambo outros de cravo e canela, eu só sei que nessa fase o sol que me irritava estar ardendo mais a pele,engordei um pouco pois tinha 45K e agora estou com 55k e por aí vai eu quero comprender melhor essa fase pois até os cabelos mudaram ou seja começaram a cair. Imagina… eu nem tenho filhos.rsrsr Um grande abraço para todos que auxiliam a solucionar nossas duvidas. Obrigada.

  17. Anita

    -

    29/04/2009 às 11:25

    preciso saber o valor de uma consulta com a dermato.

  18. Dayandra

    -

    13/04/2009 às 13:06

    Olá Lucia tudo bem?gostei muito dessa reportagem, mas gostaria de saber qual é o melhor protetor pr pele oleosa e com acne o alcoolico ou o tradicional?obrigadabjus

  19. cleane

    -

    07/04/2009 às 16:44

    olá Lucia! Gostei muito da sua matéria,queria saber quais deses cremes anti-rugas que o comécio oferece mais eficas, indicado por você. Que tenha um bom efeito,agradeço desde já. Um abraço cleo

  20. MARGARETE

    -

    31/03/2009 às 16:12

    parabéns essa matéria sobre os pés de galinha é muito interessante!

  21. Roberto Queiroz

    -

    26/03/2009 às 0:00

    1-É verdade que o Syncho da Deka Laser ou o Smartxide são recomendados para evitar o pé de galinha?

  22. Mari Cristina

    -

    25/03/2009 às 0:00

    O que me dizem da carboxterapia, ela dá resultados? Vale a pena????? Obrigada desde já.

  23. Lourdes

    -

    25/03/2009 às 0:00

    Gostaria de saber porque algumas pessoas apresentam pés de galinha desde a adolescência (13, 14, 15 anos…..). É verdade que o fraxel laser também melhora os pés de galinha? ele pode ser uma alternativa ao botox?

  24. Francisco

    -

    25/03/2009 às 0:00

    Há também a medicina alternativa através da acupuntura estética facial para rugas, marcas de expressao e manchas.

  25. neri

    -

    25/03/2009 às 0:00

    No homem qual seria o tipo de tratamento ?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados