Blogs e Colunistas

28/10/2008

às 9:48 \ Arquivo

Melasma. Por que justo comigo?

Um dos motivos mais freqüentes de consulta ao dermatologista é o aparecimento de manchas na pele. E, dentre os vários tipos de manchas que costumamos tratar, um dos mais incômodos é o melasma. As mulheres em idade fértil são as maiores vítimas. As manchas são escurecidas e atingem principalmente as bochechas, testa, nariz e a pele acima do lábio superior. A pele dessas regiões acumula melanina, um pigmento acastanhado, levando ao escurecimento. A causa exata do problema é desconhecida.  Mas existem alguns fatores que pioram o quadro:

- Tendência genética

- Influência hormonal: o problema muitas vezes começa ou piora com o uso de anticoncepcionais ou durante a gestação. Como não dá para adivinhar qual gestante tem tendência ao melasma, recomenda-se que todas usem filtro solar diariamente.

- Luz solar e luz visível: os raios ultravioleta, presentes na luz solar, estimulam a produção de melanina, agravando a situação. Conta até mesmo aquela pouca quantidade de sol que pegamos ao andar na rua no dia-a-dia, ou aqueles raios que passam pelo vidro das janelas. Também a luz visível, seja do sol ou emitida por lâmpadas, é prejudicial.

Como eu me livro dessas manchas?

Antes de começar o tratamento, quem tem melasma precisa compreender que sua pele é extremamente sensível à luz. E que essa sensibilidade não muda, mesmo com o tratamento. Por isso, se você tem, proteja-se diariamente contra a luz solar e contra a luz visível. Faça chuva ou faça sol. A proteção deve continuar mesmo depois que o problema for tratado. Se você relaxar depois que a pele clarear, a mancha volta.

O filtro solar deve proteger contra os raios ultravioleta A e B.  Os melhores são os mais opacos, que associam filtros solares químicos aos físicos, como o dióxido de titânio ou o óxido de zinco. Use no mínimo um com FPS 30.

Repasse a cada 3 horas, ou até antes, se você suar ou se molhar .Na praia e na piscina o cuidado deve ser redobrado: além do filtro, use boné, e fique na sombra durante os horários de pico do sol. A resposta ao tratamento é pior em quem toma pílula anticoncepcional. Se o incômodo com as manchas for grande, pense em trocar o método contraceptivo.

O dermatologista consegue avaliar se o acúmulo de melanina na pele é superficial ou profundo. Isso influencia no sucesso do tratamento, já que o acúmulo superficial do pigmento é mais fácil de tratar que o profundo.

Felizmente existem bons clareadores disponíveis que podem ser usados em cremes de uso domiciliar. É o caso da hidroquinona, da tretinoína, ácido glicólico e outros mais. Normalmente complementamos o tratamento com peelings químicos realizados em consultório. Nos casos muito resistentes, existem alguns laseres que podem ajudar.

O resultado costuma aparecer após um ou dois meses de tratamento. Em aproximadamente meio ano a melhora é grande. Depois disso, recomendo um tratamento de manutenção, enfatizando sempre a proteção solar.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

914 Comentários

  • aurea

    -

    25/4/2012 às 17:01

    ja fiz varios tratamento com nenhum resultado.a ultima vez que fui em dermato ele me passou tri-luma mas fiquei com receio de comprar e nao dar em nada novamente.pois ele custa mais ou menos uns 130 reais e ja gastei demais.tenho melasma principalmente acima da buxexa.por favor me diz o que fazer.obg.

  • vanessa gonçalves

    -

    29/4/2012 às 20:04

    oi mulheres, com manchas ou sem manchas somos muito belas,eu tenho algumas manchas na testa no buço e na buchecha são claras mais perçebiveis, o que ajudou a clarear e ficar com a pele mais bonita foi o acido retinoico com hidroquinona,a minha pele irritou no começo mais depois acostumou, ja é a segunda pomada que compro, usei a primeira no inverno passado, e agora nesse outono comprei de novo e minha pele esta ficando bonita, mais eu quero ver se consigo eliminar totalmente, vejo bastante comentarios sobre esse cosmelam vou querer usar se for realmente bom, quem ja usou e foi bom por favor comente para eu ler, e onde compro??? obrigada muheres, e lembre¬se não desanime e nem se diminua por calsa disso, linha de expreção manchas e marcas do tempo, apareçem p todos, e unico homem perfeito é jesus e mesmo assim viveu como nós e morreu por nós, ele só quer que sejamos muito felizes. Bjs. amo vcs

  • maria

    -

    4/5/2012 às 19:53

    Olá!Hj estava assistindo o programa Hoje em dia da TV Record e falaram sobre um novo tratamento a laser, que se chama:Spectra Laser Toning.È caro!Cada sessão custa em média R$ 500,00.Mas, pelo que falaram na matéria,parece ser bem eficaz e sem efeitos colaterais.Boa sorte a todos!

  • Vilma

    -

    7/5/2012 às 16:43

    Olá, meninas!Tb sofro com melasma; o duro que as minhas manchas além do nariz, testa, bochechas tb tenho ao redor dos olhos bem abaixo da linha das pálpebras. É horrível, pois parece que levei um soco em cada olho. Já fiz vários tratamentos tb, mas infelizmente o uso de ácido para mim é complicado pq cada vez que a pele irrita eu corro o risco da mancha piorar. Sou morena e a pele morena mancha mais fácil. Depois de vários tratamentos com cremes, peelings, (o laser é contra-indicado, pois aumenta a mancha), minha dermato me passou uma fórmula ótima; não é ácido e é natural. Anotem aí e façam que não vão se arrepender: Skyn Withing Complex 5% e creme/gel oil free (no meu caso que tenho a pele oleosa; eu uso diariamente 2x ao di. Pela manhã passo, espero secar e passo MUITO filtro solar…

  • Lucia Santos

    -

    8/5/2012 às 13:42

    Podem encontrar produtos muito bons para melasmas em e-beautycare.com
    já comprei lá o cosmelan da mesoestetic e tambem a proteção solar e os resultados foram realmente fantasticos ;)

  • Rosineide oliveira

    -

    10/5/2012 às 13:00

    oi mulheres que sofrem como eu com esse maldito melasma,..me ajudem pois nem sei mas oq faço pra acabar com isso passo direto com o dermato dai ele passa o remédio melhora passa dias volta novamente!!eu naum sei mais oq faço por favor me ajudem!! pois tenho depressão quando fico com minha cara pretaa!! dai fico sem querer sair de casa pois sinto que as pessoas me encaram por causa das machas!! se tiver algum dermato pra me ajudar por favor!!! ajude pois pra acabar de completar perdi meu convenio to sem passar já áh meses…abs…amigas

  • Erenita Costa

    -

    14/5/2012 às 10:39

    Oi mulheres, nós somos lindas, delicadas e cheias de charme e é verdade que essas manchas incomodam. Eu, assim como a Maria usei vitamina C e uns cremes da Forever e em alguns meses minha pele é outra. Minhas amigas estão maravilhadas, melhorei até meu astral e estou mais seegura e confiante. O resultado é que hoje sou empreendedora Forever e estou muito, muito feliz. bjs

  • Deia

    -

    19/5/2012 às 10:06

    Olá, tenho acompanhado os comentários de vcs porque já passei por tudo isso. Vários tratamentos, lazer fraxel, peeling. Tenho no meu armário um arsenal de pomadas: triluma, vitacid, klassis, blancy, hidroskim, enfim, nenhuma resolveu meu problema de melasma, aliás só piorou. Na minha opinião a dermatologia está se tornando um grande comércio. Com o fraxel gastei mais de 3.000,00. A Hidroquinona então gente, é um veneno para pele devido ao efeito rebote. Até clareia, mas se vc for na padaria da esquina, mesmo com óculos e protetor volta dobrado. Parei com tudo isso e vou começar semana que vem usar o Cosmelan para tentar. Por enquanto estou com o Better dark spot da Clinique. O resultado é bem lento, mas prefiro do que agredir mais a minha pele. Após a aplicação do Cosmelan comento os resultados. bj

  • vanusa santos

    -

    19/5/2012 às 18:02

    oi meninas tenho melasma a mais de 10 anos sempre paro no meio do tratamento, lendo alguns comentários de pomadas que relmente estão funcionando vou começar de novo e dou noticias. beijos!

  • Maria Rosa da silva

    -

    21/5/2012 às 9:26

    estou usando Triderm a dois meses,foi a unica q vi uma melhora boa sem efeito rebote,to na esperança de q com acontinuação limpe ainda mais,estava com a cara toda preta,pra mim depois de muitos anos foi um alivio ver meu rosto.Boa sorte

  • Cléo

    -

    22/5/2012 às 14:20

    Gente, usem bepantol com hipoglós, é mto bom pra manchas.

  • Julie

    -

    23/5/2012 às 16:06

    Olá Deia onde encontro o cosmelan e quanto custa?

  • duda

    -

    26/5/2012 às 14:47

    eu gostaria que me ajudacem pois as minhas são exatamente como essa foto ai sou morena mais fiquei com o rosto bem mais escuro e ñ sei que pomada poderia usar minnha auto estima ta lá em baixo me ajudem por favor obrigada

  • Luciana

    -

    30/5/2012 às 11:16

    Ola, estou usando o Cosmelan ha dois meses e ainda não notei resultado no clareamento das sardas. Em quanto tempo comeca a dar resultado?

  • Aline

    -

    2/6/2012 às 18:24

    Boa Noite:
    Gostaria de saber se alguém já descobriu a pomada baratinha que a Cláudia Lins informou….
    obrigado

  • kellyanne

    -

    5/6/2012 às 15:00

    tenho 17 anos estou começando a percebe melasma no meu rotos
    nao sei o que faco me ajudem . deem uma dica por favor?

  • Dolores Vidal

    -

    6/6/2012 às 9:52

    bom dia.
    ola pessoal sou uma das vitimas desta praga, melasma solar , estou ficando doida. Passo acido melhora e depois volta pior mesmo fazendo toda a proteção . eu tenho filtro solar no carro, na bolsa em frente ao computador em frente a tv no banheiro e vivo aplicando de 3 em 3 horas e não adianta volta e em areas que eu não tinha antes. Estou pensando neste Cosmelan para usar a noite e de dia uso Clarifiant da Roc. gostaria de saber se algem tem bom resultado com o Cosmelan? Aguardo informações

  • CLAUDIA LUCIA

    -

    8/6/2012 às 11:17

    Olá Gente!É a primeira vez que participo, gostaria de colocar para vocês as minhas experiências e aproveitar e pedir socorro.
    Comecei meu tratamento com hidroquinona manipulada, melhorou mpas voltou, depois usei tri-luma, foia a mesma coisa, depois usei amelan um produto importado muito caro, também não serviu, fiz fraxel laser não resolveu, agora estou fazendo um tratamento no consultotio médico chamado de terapia lilás, a princípio estava indo bem, más agora estou notando meu rosto pior, essa terapia tem como base ácido retinoico agride muito a minha pele e eu não estou afim de prosseguir. Bem resumindo é isso, preciso de algo que realmente melhore meu rosto. Outra coisa, tenho o problema a uns 15 anos e o melasma já está bastante profundo, se alguém poder me ajudar desde já serei muito grata.
    PS – encontrei esses comentários por acaso no google, por isso deixarei o meu E-mail caso alguém queira mandar alguma noticia BOA! Fiquem com DEUS.

  • valente

    -

    11/6/2012 às 0:26

    oi gente boa noite por incrível que pareça eu tenho essas malditas manchas horríveis no srosto as minhas são escuras demais,dá vontade de morrer logo,kkkkkk.puts ja usei tudo quanto foi creme os mais caros e passei nos melhores dermatologistas e nada por nada.queria fazer pilling,mas me informaram q eu so iria gastar dinheiro.tenho 31 anos e essas manchas é um carma na minha vida minha dermatologista passou que eu usasse photoderme protetor solar com base fator 100.estou pensando em usar o (cosmelan)por geentileza se alguem vende ou souber sonde vende ou por site ou sei lá preciso usar pois ja vi comentários que o produto resolve mesmo!!muito obrigado se alguem souber me avisem são paulo(incrivel que ja li bastantes comenários de gente e todas são mulheres nunca vi nenhum homem,será que eu sou apenas o unico infeliz??????

  • Sandra

    -

    13/6/2012 às 9:26

    Olá Pessoal, tudo bem? É um sofrimento olhar meu rosto no espelho e ver essas malditas manchas. Se estou doente ou cansada, parece que elas ficam pior. Faço tratamento contra melasmas há cinco anos e já perdi a conta do quanto gastei e da quantidade de produtos que usei recomendados por dermatologistas e não obtive nenhum resultado positivo. Evito a Hidroquinona, pois percebi que ela foi extremamente agressiva para a minha pele. Há seis meses estou usando o Sérum intensivo Clareador da Natura (Elastinol e vitamina C). Para mim tem sido o produto menos agressivo e com melhor resultado. O preço é um pouco salgadinho, mas comparado ao que já gastei, vale a pena. Sem contar que um tubo dura bem uns seis meses. Uso maquiagem (que detesto) para disfarçar um pouco e penso que uma hora vou acertar uma fórmula que vai pelo menos amenizar esse problema. Tenhamos fé! Abraços Calorosos.

  • sanny

    -

    25/6/2012 às 20:26

    Hoje fiquei sabendo que tenho melasma, estou muito triste. Não entendo como so apareceu agora. Beijos e bom tratamento a todas.

  • salcoelho

    -

    26/7/2012 às 6:51

    Olá pessoal, tenho o mesmo problema ja la vão uns anos… a unica coisa que faz algum efeito é um manipulado com hidroquinona, mas todos os anos ou 2 vezes por ano tenho que colocar dependo do sol que apanho! o medico diz que isto nunca vai passar e o melhor é não experimentarem coisas como eu fiz antes de ir ao médico! fiz microdermoabrasivos e claro que só foi piorar as coisas (fiquei com a cara em ferida), por favor não experimentem nada sem ir a um bom especialista!!

  • cida

    -

    28/7/2012 às 11:08

    Olá, gostaria de saber o porque de eu usar a bisnaga trinolux á mais de um ano e nao vejo resultado à nao ser o vermelhidão e o ardor que fica, para diminuir o vermelhidão eo ardor eu uso em dias alternados ou seja eu uso uma noite e na oura nao!!?

  • Alexandra

    -

    31/7/2012 às 8:25

    Eu tenho duas manchas do lado da boca, que são muito feinhas. Não quis ir no Dermatoligista e comprei o Blancy. Pra minha infinita frustração a mancha piorou. Estou horrível, agora vou ter que ir no dermatologista.

  • Rose

    -

    3/8/2012 às 15:54

    adorei a matéria, mto esclarecedora…….

    parabéns, abraços, Rose

  • Tati Fersoa

    -

    5/8/2012 às 20:16

    Desde cedo me preocupava com a exposição ao sol, ainda bem, pois tenho melasma e não sabia. Ainda assim, as manchas escureceram. Hoje em dia uso o COSMELAN 2, realmente é o melhor produto que usei até hoje, fica a dica. Bjo a todas!

  • bianca

    -

    12/8/2012 às 17:43

    ameiiiiiiiiiiii as dicas

  • alessandra

    -

    13/8/2012 às 13:38

    oi Sandra gostaria q vc me falasse mais a respeito desse serum da natura obrigado

  • Lívia Vieira

    -

    14/8/2012 às 9:45

    Melasmas não tem cura e o melhor é você se aceitar e não fazer tratamento.Usei anticoncepcional para tratamento de ovários policísticos q tornava minha pele oleosa e acneica. Com o uso do anticoncepcional fiquei com manchas pretas em volta da boca, nariz, olhos, bochechas e testa. As manchas foram piorando com o tratamentos com hidroquinona, vulcan ice e lip. O anticoncepcional SELENE q custa R$ 30 mecausou um prejuízo de mais de R$ 5000.Agora não vou mais em dermatologistas, cansei de ser humilhada. Essas pessoas são maldosas e ficam felizes com sua desgraça.

  • Priscilla

    -

    15/8/2012 às 22:08

    Fiz o seguinte tto contra melasma indicado por uma esteticista, melhora muito mas não faz milagre! A pele ficou mais clara e em alguns pontos ficou normal…vamos as orientações:
    Utilizar hipoglos misturado com bepantol em cima da mancha escura nas segundas quartas e sextas (camada grossa que fique branquinho…passar antes de dormir e deixar emplastado).
    Utilizar vaselina liquida nas manchas nas terças quintas e sábados. ( aplicar ate ficar viscoso antes de dormir tb)
    No domingo aspirar com uma seringa o conteúdo de uma capsula de vitamina E e passar direto na mancha antes de dormir.
    Não pode pegar sol neste tto e deve-se usar protetor solar com barreira física. Fazer isto por 4 semanas.

    Melhora bastante!

  • valdete aparecida de paula

    -

    20/8/2012 às 21:41

    ola boa noite.comprei o bioderm max 100
    endicado pela medica dermatologista
    estou usando conforme ela me passou
    mais quando eu uso sinto mto calor no meu rosto
    e fica um vermelhao quero saber se e normal
    agurdo uma resposta.
    estou mta preucupada.obrigado

  • neidemaria da silva

    -

    21/8/2012 às 16:36

    tenho melasma como pósso acabar com esta doença

  • Silvia Soares

    -

    25/8/2012 às 13:09

    Boa tarde. Peeling de cristal melhora as manchas do melasma? Pode piorar? Obrigada !!! Aguardo.

  • ivaneide

    -

    28/8/2012 às 11:44

    ola!!bom dia!!!!!!bom gente e a primeira vez que participo de um blog,pois não imaginava o quanto e importante compartilhar um problema que incomoda tanto como o melasma ,é ótimo!!nos sentimos tão aliviadas….o que recomendo a todos e que sejam persistentes, pode ser que ainda não tenham encontrado o tratamento que corrija as suas manchas,mais sabemos q é continuo e se desistirmos a tendência e só piorar,cuide do seu rosto como se fosse um bb,e não desista nunca!!!bjs

  • Edna

    -

    28/8/2012 às 16:49

    Tenho a pele negra e tenho o melasma auns 10 anos. Já procurei diversos dermatologistas, fiz inumeras sessões de peeeling, usei diversas fórmulas e ainda assim , me rosto continua manchado. Confesso que estou frustada com essa situação e até mesmo desisti de procurar ajuda médida. Espero de coração que a medicina evolua e encontre uma solução para nós.

  • Maria

    -

    29/8/2012 às 20:47

    Olá pessoal!Venho mais uma vez,afirmar a eficácia do uso da vitamina C.Estou usando desde nov de 2011.Sinceramente,foi o único produto que usei ,que realmente foi eficaz.Já relatei para vcs algumas vezes.Fazer uso de vitamina E e C oral também recomendo.Além de aplicar a vitamina E pura na pele, pelo menos uma vez por semana.A pele fica linda!Caso não tenha como adquirir a vitamina C pelo seu preço,indico a mistura:Hipoglós,Bepantol,Vitamina A e Vitamina E.Faça uma mistura com todos esses itens e aplique à noite antes de dormir.Àcidos,hidroquinona,peelings…são caros, e só pioram as manchas.Estou mttttt feliz com o resultado!!!!O uso de um bom filtro solar diariamente,tb é essencial.Nada de ficar se expondo ao sol no verão.Tome sol com prudência,nos horários adequados e use um bom chapéu.Ahhh,a vitamina E,também pode ser aplicada diariamente.È excelente para manter a beleza da pele.bjs e boa sorte!!!!

  • ADMA

    -

    3/9/2012 às 22:42

    Olá maria,gostaria de saber onde posso encontrar essas vitaminas que vc usa.ABRAÇO!

  • Lívia Vieira

    -

    13/9/2012 às 10:15

    Melasmas não tem cura, se você for em um profissional sério e competente,te dirá isso. A causa são hormônios, e não sol. Fui em uma dermatologista q disse q anticoncepcional não tinha nada a ver , o problema era o sol. Resultado: de uma pequena marca no buço, escureceu em volta dos neus lábios, nariz,face, testa e sobrancelhas.Após duas tentativas de suicídio, não consigo me olhar no espelho e penso como fui tão idiota de confiar nessa gente despreparada. E eles não sentem nem remorço de destruir a auto-estima e a vida das pessoas.Por isso, pense muito antes de entrar no consultório de uma dermatologista ou numa clínica de estética, esta decisão pode destruir sua vida e seus sonhos

  • cláudia

    -

    10/10/2012 às 15:48

    gostaria que me mandasse uma respaosta uso o bloqueador da avon fator 50 uso ele todos os dias faça chuva ou faça sol porque se eu não usar começa a me dar manchas escuras sera que uso o serto

  • Mirabis

    -

    16/10/2012 às 20:54

    OI GENTE!
    continuo na luta, pra acabar com esse melasma só se a gente parar de viver! já to até acostumando cm ele e dando graças a Deus que não escuresse.
    MAS, vi matéria sobre o “spectra laser toning” estou super esperançosa, mas confesso que vou esperar que outras pessoas usem e me falem, talvez daqui a um ou dois anos faça esse.
    bjo

  • bomfim

    -

    17/10/2012 às 8:32

    Ola?!Pode ser usado ácidos para tratar de manchas..

  • Lenice Telles

    -

    25/10/2012 às 16:32

    Queridas amigas vocês já ouviram falar no Dermaroller, sabe de alguém que tenha usado esse aparelhinho, melhora no tratamento do melasma? Estou querendo comprar mais estou em dúvida.

  • Rose

    -

    5/11/2012 às 15:20

    Através dos depoimentos e comentarios dessa matéria, conheci o Cosmelan.Já estava desanimada pois já havia usado vários produtos(Glyquin, Dual Clear SC e outros manipulados) sem nenhuma melhora. Comprei o Cosmelan 2 e estou usando há 04 meses. Com 01 mês as pessoas já me perguntavam o que estava usando. As manchas clarearam,a acne desapareceu. Minha pele nunca esteve tão bonita. Espero que outras tenham essa mesma alegria de ficar livre das manchas.

  • Ju Ferreira

    -

    12/11/2012 às 23:43

    Oi gente! Sempre acompanho esse fórum e leio as histórias de frustração diante dos tratamentos. Mas hoje eu vim contar um tratamento que eu fiz e realmente deu resultado. Já faz 3 anos que eu trato melasma, já usei vitacidplus, klassis, dentre outros… Mas há uns dois anos optei por não usar hidroquinona, devido aos vários efeitos que ela provoca (recomendo o mesmo a vcs). Mudei de dermatologista e comecei outros tratamentos. Dava uma melhorada, mas sempre com resultados muito discretos, a médica alegava que era a ausência da hidroquinona nos cremes, mas mesmo assim eu não cedi, tirei a hidroquinona da minha vida de vez. Acontece que esse ano eu fiz uma viagem para o nordeste e quando retornei a pele estava horrorosa! nunca tinha visto minha pele tão manchada, fiquei muito triste. Fui na dermatologista para reverter aquele estrago e foi ai que ela me receitou um creme manipulado e um remédio oral para melasma. Gente, em 15 dias minha pele já estava outra, tinha clareado consideravelmente, fiquei muito feliz e continuei fazendo o tratamento certinho, tem uns dois meses que comecei e minha pele nunca esteve tão clara. É obvio que o melasma não some completamente (até aviso que vcs nunca esperem isso em um tratamento, pois os tratamentos apenas clareiam a mancha, não tiram completamente), mas as outras pessoas não percebem mais a mancha, apenas eu sei que ela ainda está lá! Mas muito clarinha, como nunca esteve. Vou passar a receita, pois vi na farmácia de manipulação que não precisa de receita para manipular essas formulas. E decidi postar, pois imagino que muitas de vocês, já devem te gastado muito em cremes caríssimos, sem resultado. A título de informação na minha cidade o creme-gel custa 21 reais e da para usar dois meses e a fórmula oral é mais cara, custa 150 reais e dá para dois meses tb (mas vale muito a pena!):

    Creme-gel:
    Ácido kójico 2%
    ácido fítico 2%
    aqua licorice PT40 1%
    azeloglicina 5%
    clobetazol 0,05%
    gel creme 20g.
    (usar 1 vex ao dia, antes de dormir, conservar o creme em geladeira)

    Uso oral:
    Picnogel 75mg
    ácido elágico 125mg
    polipodium de leucotomos 250mg
    fazer 60 caps. tomar 1 x ao dia

    Espero que tenham resultados tão bons quanto os meus!
    E não desistam nunca, usem protetor solar sempre!

  • Valentina Oliveira

    -

    1/4/2013 às 18:32

    Minhas amigas… estou chegando a conclusão que esses tratamentos com ácidos é uma estratégia do mercado para mantermos sempre escravas desses medicamentos, pois eles nos trazem uma melhora espetacular e depois ao sair na rua com toda a proteção possível, no primeiro raiozinho do sol nossa pele volta a manchar. aí voltamos de novo para os consultórios. sabem o que resolvi fazer e está dando certo: RELAXAR e usar apenas protetor solar, as manchas estão clareando devagarzinho, mas percebo melhoras. ácidos nunca mais só piora! isso é guerra de laboratórios eles querem lucro!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cinthia Vieira

    -

    16/4/2013 às 22:51

    É verdade não tem tratamento mesmo, adquiri melasmas através de um tratamento p acne c roacutan e anticoncepcional. A médica sabia q tinha tendência a manchas e disse p tomar mesmo assim, fiquei c o rosto cheio de manchas escuras na testa, buço, bochechas e testa. Depois o pior foi o tratamento de manchas c luz intensa pulsada e acidos q feriu todo o rosto. As manchas borraram e a pele ficou toda ferida, não consigo mais conviver c minha aparência. Tudo feito c orientação e recomendação médica, Acabaram com minha vida, manchas n tem tratamento, as pessoas deviam fazer um mapeamento de suas manchas antes e exigir reparação caso o problema aumente. Estou totalmente desesperada ou eu me mato ou mato o médico q deformou meu rosto, destruiu meus sonhos e acabou com minha vida

  • Lay

    -

    24/4/2013 às 18:58

    Chega dá raiva, odeio essas manchas. Acho que o protetor nem funciona porque uso sempre e o fator é alto. Já fiz vários tratamentos com dermatologista e não funciona, o pior é que ainda tenho sinais de nascença que eu odeio ainda mais.. Aff é um saco! Ainda não encontrei um bom profissional que realmente me ajude nesta causa é super deprimente até de olhar no espelho.

  • sfabianaferreira de barros

    -

    30/4/2013 às 22:16

    eu tenho melasma aprocimadamente 8 anos usei todo tipo de clariador ecada dia fica mai escuras sou traumatizada me arrumo e me vejo toda rabugenta e triste e o pior quando meu esposo me olha e me chama de mulher da cara pintada e orrivel acaba com aminha auto estima poque nao tenho condiçao p/ fazer umtramento adequado e moro em uma regiao muito quente

  • Juliana

    -

    14/8/2013 às 14:55

    gente, li vários comentários falando da vitamina c. vcs usam em forma de algum creme ou usam ampolas diretamente no rosto( são ampolas via oral?).bjs!

  • silvia

    -

    5/9/2013 às 22:48

    tinha muitas manchas,mas fui usando Hormoskin e deu resuldado.Outra coisa de manhã tome 1 colher de chá de bicarbonáto de sódio,muito bom.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados