Blogs e Colunistas

23/06/2009

às 7:28 \ Arquivo, Doenças

Herpes zoster

Embora os nomes sejam semelhantes, o herpes zoster e o herpes labial não são a mesma doença. Na realidade, são completamente diferentes. O herpes labial é causado por um vírus chamado herpes vírus. O herpes zoster, também conhecido como cobreiro, é causado por outro vírus, chamado varicela-zoster vírus. É o mesmo vírus que causa a catapora. Depois que a catapora passa, o varicela-zoster vírus não é eliminado do nosso corpo. Ele fica dormente, à espera de um momento para se reativar, refugiado dentro de terminais nervosos. Se houver oportunidade, ele volta a atacar, numa segunda versão: agora, causando o zoster.

Não se sabe ao certo o que determina a reativação do vírus. Ao que parece, ele se aproveita de um momento em que a proteção imunológica cai. A idade parece ser um fator importante: nos Estados Unidos, estima-se que haja 1 milhão de casos de zoster por ano, e metade desse número ocorre em quem passou dos 60. O zoster também ataca quem está debilitado, como pessoas em tratamento contra câncer ou pessoas com deficiências imunológicas. Até mesmo o stress psicológico pode desencadear uma crise.

Os sintomas

A pele fica avermelhada e inchada, e surgem pequenas bolhas. As feridas acometem apenas um lado do corpo, numa área de pele linear, como se fosse uma faixa. A dor é intensa. Por vezes é tão forte que mesmo o encostar da blusa ou o vento batendo na pele incomodam. Tamanha dor se justifica pelo fato de que, além da pele, o vírus também afeta o nervo que chega até a pele. O nervo inflama e pode ser danificado. Por isso, além de dor, o paciente pode sentir formigamento ou queimação na área afetada. Essas alterações de sensibilidade costumam aparecer poucos dias antes das feridas visíveis na pele.

As alterações da pele são auto-limitadas, e melhoram mesmo sem tratamento. O problema mais sério do herpes zoster é a lesão do nervo: a dor pode persistir por meses ou anos. Por isso, o zoster precisa ser tratado adequadamente, assim que os sintomas começarem.

Existem outras complicações possíveis, como o comprometimento da visão. Isso pode acontecer quando o zoster afeta a face, próximo ao olho. Nesse caso, além do acompanhamento dermatológico, o paciente também precisa ser tratado por um oftalmologista. Além disso, quando afeta a face, o zoster pode comprometer a audição, o equilíbrio e o movimento dos músculos faciais. Mais uma vez, o tratamento precoce diminui o sofrimento e os riscos de sequelas.

Prevenção

Todas as pessoas que tiveram catapora correm o risco de desenvolver o zoster. Existe uma vacina, administrada aos 60 anos de idade, que previne a crise ou suaviza muito os seus sintomas. Ela ajuda a reduzir a incidência da dor persistente pós-zoster. Essa vacina ainda não está disponível no Brasil e a previsão para sua chegada é 2010. Espera-se que as crianças vacinadas contra a catapora não desenvolvam o zoster quando ficarem mais velhas, uma vez que não contraem o vírus causador.

O que fazer se você estiver com zoster

Procure um dermatologista o quanto antes. Como eu já disse anteriormente, as lesões de pele passam sozinhas, mas a dor e o comprometimento neurológico podem ser persistentes. A chance de cura é maior se houver tratamento adequado e precoce. Além disso, o tratamento evita que as bolhas infeccionem.

As bolhas na pele são repletas do vírus causador do problema. Lembra que esse vírus causa catapora? Pois é: enquanto você estiver com bolhas na pele, pode transmitir catapora para as pessoas que não foram vacinadas ou que ainda não tiveram a doença.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

259 Comentários

  1. Aurea

    -

    26/04/2013 às 12:30

    Olá Dra.
    O meu marido foi diagnoticado com a herpes de zóster, ele foi medicado,
    com antiviral + antibiótico e analgésico, tomou por 7 dias,as feridas estão cicatrizando porém as dores o incomodam para dormir. Ele precisa de um acompanhamento médico? qual é a especilidade exata que ele deve procurar, existe alguma pomada que possa passar e alivia a dor? obrigada.
    Aurea São Paulo-SP

  2. Anonimo

    -

    04/04/2013 às 17:30

    Diagnóstico incoreto, nunca tive catapora, fui enviado para a casa dos meus Avós em Itu pois meu irmão e minha irmã pegaram catapora quando tinha 11 anos e agora aos 37 anos estou com Herpes Zoster em minha face direita indo até a base da nuca. Peguei da escova de dentes que meu cunhado utilizou sem querer porque se confundiu…nunca tive isso na minha vida…

  3. Caio Vinicius

    -

    22/03/2013 às 13:07

    Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoolica tomando Penvir.

  4. MARILENE

    -

    22/03/2013 às 9:08

    Bom dia,
    Sofro a 05 anos com bolhas pustulentas e muito doloridas no couro cabeludo, já fui em vários médicos tomei vários antibuióticos e não fico boa elas saram e voltam novamente e estão crescendo e aumentando a quantidade cada vez mais, isso pode ser Herpes Zoster? Qual seria o tratamento indicado para essa enfermidade?

  5. AJeane Melo

    -

    28/02/2013 às 22:08

    Olá! Boa noite, o meu sogro teve zoster a 1 ano e meio +ou- e e agora ele sente dores intensas nos lugares das lesões vi uma matéria na televisão não me lembro qual emissora foi sobre uma pequena cirurgia no local da lesão que é feita a laiser que queima o nervo. Dra. A sra. Tem maiores informações para me dar ? Essa cirurgia é feita na Bahia? Mais certamente em Salvador? Me ajudem morro de pena do meu velhinho. Ele sente muita dor mesmo. Obrigado Catu-Bahia / 28-02-2013

  6. Gerson Corrêa Gomes

    -

    22/02/2013 às 21:56

    Boa noite, estou a uma semana com herpes zoster e venho me tratando com Penvir 500mg e Gabapentina, no início sentia dores pelo lado direito todo quando começaram a aparecer as bolhas avermelhadas as dores ficaram centralizadas, sinto também muita dor de cabeça a noite no horário +- 03:00, o cansaço durante o dia é muito real.

  7. lucia Ferreira Neves de Assis

    -

    13/11/2012 às 19:23

    Já houve caso de herpes zoster no tornozelo?

  8. rosangela

    -

    07/11/2012 às 6:15

    Estou com muita dor no braço esquerdo,masas vezes passa sinto formigamento ,cosseira e dor,por favor me oriente se pode ser herpes e o que devo fazer

  9. Paulo Campos

    -

    16/10/2012 às 1:01

    Em 2005, a própria Veja já mostrou um remédio para a DOR da Zoster:

    http://veja.abril.com.br/071205/p_166.html

  10. wilson luiz ferreira freire

    -

    14/10/2012 às 22:29

    eu peguei cobreiro na parte esterior fiquei bom, mais internamente sinto queimaçao, dormença, muita quintura o que devo fazer? , mande resposta pelo meu email…obrigado

  11. ELIANE DE SOUSA SANTOS

    -

    24/08/2012 às 9:41

    A´PRIMEIRA VEZ QUE PEGUEI FOI EM 2010 E ATÉ HOJE SINTO DORES NAS COSTAS E NO BRAÇO QUE TIVE O PROBLEMA.SERÁ QUE EXISTE CURA PARA ESTA DOENÇA? SÓ DE PENSAR JÁ SOFRO.ME AJUDEM POR FAVOR.OBRIGADA

  12. Mika

    -

    20/08/2012 às 20:58

    Tenho 29 anos e estou há quase 3 anos na luta contra o herpes zoster. Dor acima do peito até o ombro. Tratando neste momento ( segunda grande crise) com o medicamento Lyrica e Meticorten. As dores são insuportáveis. As pomadas chamadas Moment e Salompas Gel trazem certo alívio nos momentos de crise. Não é possível que ninguém consiga descobrir a cura para esta terrível doença. Pelo visto existe uma vacina com bons resultados nos EUA que se chama Zostavax mas a ANVISA ainda não liberou a entrada no Brasil. Se alguém souber como conseguir essa vacina , entre em contato comigo por favor.

  13. maia de fatima

    -

    16/08/2012 às 14:07

    conheci uma mulher q passou por isso, nada resolveu ate q descobriu estar com o hiv e com aids ha 5 anos e estando no 2°estagio da doença, apareceu num momento de stress e sua imunidade tava baixa, se nao tivesse aparecido essas bolhinhas nas costas ela nunca ia descobrir junto com o marido, e iriam passar para mais pessoas do q ja passaram nesses mais de 5 anos, afinal se tivessem uma vida de boa moral e obedecessem a biblia teriam evitado mta coisa, vcs q comentaram acho q a maioria ta é com aids e nao sabe ou prefere nao ficar sabendo!!!

  14. Maria Aparecida Ribeiro

    -

    06/08/2012 às 15:03

    a 2 meses fui acometida da herpes zoster na região lombar direita, comprometendo também a mama direita.Fiz o tratamento assim que surgiu os sintomas, como sequelas além da dores que persiste na região, houve uma alteração no meu paladar, não consigo sentir paladar, motivo pelo qual estou me alimentando a base de frutas.por favor peço ajuda, se alguém pode esclarecer isto.

  15. neiva martinez de souza

    -

    09/07/2012 às 19:07

    por favor a 7 meses estou com herpes no inicio fi

  16. Roseli

    -

    27/06/2012 às 15:59

    Minha filha de 17 anos esta com herpes z,a quatro dias toma aciclovir comprimido e pomada na pele ,as feridas aumentaram e estão nos dedos, pés e dorso da mão com aspecto muito feio e causam muita dor. Isso é normal,quanto tempo leva para o remédio fazer efeito?
    Obrigada.

  17. Rerisom

    -

    19/05/2012 às 6:28

    Depois de algumas semanas de muito stress apareceu nas minhas costas herpes z depois nao so nas costas agora no abdpmem fui ao medico que diagnosticou herpes z ingetou uma vacina na minha veia me passou uma pomada e mais nada com medo comprei aciclovir em 7 dias ja estao quase secas mais eu so muito ansioso e agora estou sentindo uma dor aguda nas costas em outro ponto li e ouvi dizer que pode ser aids mas esa ansiedade grande que eu tenho que nao me deixa dormi pode ser a causa a um seis anos fiz teste aids deu negativo

  18. evandra

    -

    16/05/2012 às 17:33

    doutora minha irma faz 15 dias q se tarta de herpes zostus a dela foi na face, so q ela tomou os antivirais e aciclovir e externamente ficou boa, mas so q o olho dela ta muito irritado e ela esta vendo tudo embaçado, é preciso levar ela a um oftamologista?

  19. weldon alencar

    -

    01/05/2012 às 20:27

    Dia 15/03/2012 sentir uma dor muito forte abaixo do peito,imediatamente procurei um cardiologista, fizemos os exames de praxe e omeu coração estava tudo ok, o médico me passou um remédio muscular e cataflan aerosol, pois bem, nada daquela dor passar, no dia seguinte começou aparecer uns vermelhidão e seguido de bolas, o médico diagnosticou:herpes zortes, nunca sentir tamanha dor, é indescritivel, usei pastadaqua,citoneurim,alginac 1000,paracetamol 1000, tomei tres injeçoes dexalgen e estou passando quadrederme.Me falam q ainda ta no começo,a dor é horrivel.

  20. Francisco das chagas alves de oliveIRA

    -

    24/04/2012 às 14:47

    Estou com 03 meses que apareceu em mim uma coceira no meu penis ja fui ao 02 no medico me informou que eu tinha herpes e me passou aciclovir ja tomei uma caixa e somente agora que esta cicatrisando devo continuar

  21. Maria Aparecida Martins dos Santos

    -

    18/04/2012 às 22:14

    Meu marido tem 67 anos e está há 5 dias com Herpes Z, uma dor insusportável, chega até urinar na roupa, está no lado direito do rosto, subindo pela cabeça, já fomos ao dermatologista e começou a tom ar o medicamento. Uma dúvida, esse tipo de herpes, pode causar inchaço? Existe a possibilidade de ficar cego? Quantos dias no máximo ele irá ficar com essas dores fortes, diz parecer como uma faca enterrando pela cabeça. O que precisamos fazer para que não volte logo? Pode ser fatal?Estamos cheios de dúvidas. Perdoe-me pelo incômodo e muito obraigada.

  22. vanessa farias

    -

    18/04/2012 às 17:24

    por favor me digam se existe zoster interno ,pois a dor na minha costela ja dura 3 anos acho que o nervo ta comprometido e nao encontrei cura,atualmente uso analgesico e beneroc.. m ajudem

  23. Ana Paula Viana Rodrigues

    -

    17/04/2012 às 11:20

    Olá Dra Lucia!
    Meu pai de 83 anos teve Herpes Zoster, levei-o numa Dermatologista e Oftalmo pq afetou o lado esquerdo da face perto do olho, tratamos com Aciclovir comprimidos, Aciclovir pomada oftalmica, Verutex… E agora após um mês ele sente dores nas feridas que ja cicatrizaram… A dermatologista não me passou nenhuma pomada para passar nessa dor nas feridas, ele fez todos os exames possíveis e os médicos disseram que ele tem uma saúde de ferro… Existe alguma pomada para aliviar essa dor nas feridas? Aguardo seu retorno! Muito Obrigada!

  24. Marise

    -

    09/04/2012 às 10:14

    Tenho uma tia que disse que tem o zoster (herpes).Falou que o médico disse que não tem cura. O que se pode fazer?

  25. helio

    -

    08/04/2012 às 15:22

    pessoal nao estourem as bolhas elas vao secar com a pomada trofodermim a dor é causada pela inflamaçao do musculo trigemeos qdo nas costas com a medicaçao certa a dor passara!

  26. helio de paula

    -

    08/04/2012 às 15:13

    pessoal nao se assustem qdo descobri que estava com hz quase enlouqueci fiz todos ex de sangue ate hiv, fazer o tratamento o mais cedo possivel e essencial, na maioria dos casos o estress é o fator que faz aparecer o hz boa sorte a todos!!

  27. vanessa farias

    -

    05/04/2012 às 12:02

    ha eu nao tenho nenhum ferimento que identifique o zoster so sinto muita dor a ponto de enlouquecer

  28. vanessa farias

    -

    05/04/2012 às 11:59

    ja faz 2Anos que sofro com dores na costela quase nao posso suportar
    quando toco o local sinto como se tivesse uma ferida dentro da carne
    isso e zoster me ajudem ja gastei muito com medicamentos e uma variedade de exames e medicos e nao tenho nenhum diagnostico ,

  29. SANDRO

    -

    04/04/2012 às 12:11

    OLÁ ESTOU COM HERPES ZOSTER A 3 DIAS NAS COSTAS E DEBAIXO DAS AQUICILAS E DOEM MTO ESTOU PASSANDO ACICLOVIR 5X E TOMANDO ANTIVIRAX 8 EM 8HORAS… TREINO MUSCULAÇAO PESADO EH BOM DAR UM DESCANSO NESTA SEMANA ? QTO TEMPO DEMORA PRA SUMIREM ESSAS BOLINHAS…OBRIGADO

  30. rosana

    -

    27/03/2012 às 8:43

    bom dia, meu filho de 10 anos teve herpes zoster e dias apos meu pai tambem, será que isso tem alguma ligação, uma passou para o outro. fiz todos os exames possiveis em meu filho mais todos deram normais, o que será que desencadeou esta doença. obrigada

  31. Edvaldo Consiglio

    -

    26/03/2012 às 14:40

    Boa tarde! Eu tive o ataque do Herpes Zoster há 2 anos atrás. O ataque foi no nervo trigêmeo da face, lado esquerdo. Eu tive todos os movimentos deste lado, interrompidos e ainda me restam sequelas, mesmo depois de 40 sessões de fisioterapia e 25 de acupuntura, naquela época. Eu tenho hoje, um ruído irritante na cabeça, e agora após 2 anos eu posso dizer que quase não tenho dores. Mas o ruído frequente na cabeça, me incomoda em grande parte do dia. Eu gostaria de saber se mais alguém teve algo parecido como o meu, e conseguiu resolver o problema.

  32. adelia

    -

    17/03/2012 às 21:53

    Por favor onde posso encontrar a vacina para ser aliviada das dores horriveis e intensas da herpes zoster, tenho 73 anos e sou diabética.Agradecida

  33. adelia

    -

    17/03/2012 às 21:47

    Tive herpes zoster no abdomem, se alastrou pela frente de meu corpo, tive as bolhas, queimava muito, secaram, vieram as coceiras junto com as dores, as dores são intensas e insuportáveis, gostaria de saber se tem alguma erva ou remédio que pode ajudar a tirar essas dores.

  34. Jean

    -

    15/03/2012 às 17:10

    Boa tarde Então estou com Herpes Zoster, mais eu queria saber minha Bolhas ainda não estouraram e eu queria saber se ultilizando a pomada elas vão secar ou vão estourar? por favor me responde o mais breve possivel, boa tarde.!!

  35. lisandra

    -

    12/03/2012 às 21:04

    Boa noite, tenho herpes zoster e faz uns 15 dias tenho sentido uma dor nas costas, exatamente onde tem as fibras nervosas. Porém não sai nenhuma ferida ou vermelhidao. É possivel identificar a herpes antes dela estourar em feridas?
    Grata,

  36. Paulo,35/S.J.RioPreto-SP

    -

    11/03/2012 às 23:29

    Eu tenho o zoster já fiz o tratamento com antibiotico e o antiviral mas tem voltado com mais frequencia dessa vez foram 3 meses.em mim as bolinhas saem na palma da mão dessa vez acho que vou furar e retirar esse liquido antes que inflame todo o nervo vai da mão a axila e dói mesmo

  37. marcos

    -

    05/03/2012 às 15:14

    Boa tarde. Tenho herpes zoster já algum tempo e não sei se tem algo a ver:recentemente iniciou uma dor enorme nas minhas costas e logo depois apareceram as bolhas. Essa dor nas costas tem alguma co-relação com herpes?
    obrigado,

    Marcos.

  38. luciana

    -

    29/02/2012 às 21:11

    olá toda vez que eu fico perto do meu ciclo menstrual eu sinto uma dor intensa nas pernas,e logo em seguida aparece umas bolhas no bumbum que arde e coça demais.
    que exame devo fazer para saber se tenho herpes zoster?

  39. Julio

    -

    29/02/2012 às 8:56

    Bom dia!!!!!
    Estou com Herpes Zoster em estagia avançado no rosto com bolhas com secreção esverdeada ou amarelada. lavo sempre com agua corrente e sabão e logo em seguida aplico a pomada Aciclovir em 04 em 04 horas.só que faço isso já tem 05 dias e a demora da cicatrização esta permannete. alem que a parde debaixo do meu olho esta inchado no mesmo lado onde esta infeccionado. o que devo fazer? Obrigado

  40. Adriana

    -

    17/02/2012 às 19:09

    Minha mãe pegou herpes zoster atras da orelha a duas semana atras. Ela fez o tratamento que durou 7 dias, mais agora está doendo muito. Gostaria de saber quanto tempo para ela ficar boa e sem doer tanto?

  41. Luciana

    -

    13/02/2012 às 21:53

    Minha filha de 2 anos teve herpes zoster facial.AS fotos que vi não chegam nem perto de como ela ficou.Os medicos disseram que nunca viram nada parecido

  42. JOSE CARLOS L.SANTOS

    -

    13/02/2012 às 21:30

    AGORA EM JANEIRO SENTI MUITA DOR E PENSEI QUE ERA COLUNA OU RIM .FOI QUANDO SURGIU PEQUENAS BOLHAS,E PASSEI ACICLOVIR E CETOCONAZOL JUNTOS. AS BOLHAS SECARAM MAS A DOR CONTINUA O QUE FAÇO ? QUE REMÉDIO DEVO TOMAR ?
    MUITO OBRIGADO DESDE JÁ . CARLINHOS .

  43. Abeliane Novais

    -

    13/02/2012 às 9:15

    Olá! Tive varicela a um ano, mais ultimamente ela ainda insiste em aparecer em lugares como embaixo do pescoço, atras da orelha, testa, costas. Devo voltar a tomar o aciclovir, ou tem outro tratamento?

    Obrigada!

  44. Airys

    -

    11/02/2012 às 19:47

    Desde março do ano passado sairam bolhas no penês e dão uma cosseira e encomodam oque será? Quais são as medidas que devo tomar para eliminar essas borbolhas no sexo?

  45. Carlos Eduardo

    -

    08/02/2012 às 22:51

    Sou fisioterapeuta, e tenho um paciente que apresenta herpes nas seguintes regiões: anterior e lateral do lado esquerdo do tórax, mais especificamente na região das três últimas costelas. Ele foi ao dermatologista, e o médico diagnosticol herpes, mas disse que esse tipo não é contagioso.
    Gostaria de saber se realmente o que o médico disse é verdadeiro. Afinal, pelo que eu saiba, todo e qualquer tipo de herpes é contagioso sim. E como prevenção, tenho usado luvas e não manipulo o local.
    Na certeza de um breve retorno acerca dessa assunto, desde já agradeço!

  46. Sonia Correia

    -

    28/01/2012 às 6:53

    oi. fui diagnosticada com herpes zoster antes de ter pústulas, a pele estava ardendo e sensível. resolvi ir a dermato e ela diagnosticou na hora. no mesmo dia começei com os medicamentos ( que são caros e não encontrei no posto de saúde)o fato de ter sido medicada logo, não impediu o aparecimento de pústulas dolorosas e dor no peito, parecendo um infarto. fico preocupada pq na minha cidade,não temos vacinas para varicela e se eu solicita-la aos meus filhos, menores de idade, é um longo processo que pode levar até 3 meses.o governo não cuida da saúde de seu povo. o risco de uma epidemia é muito grande, pois, quem tem zoster, pode transmitir varicela p/ crianças.

  47. andreia marchioto

    -

    24/01/2012 às 17:50

    Meu filho de 03 anos teve catapora e logo em seguida apareceu vermelhidão na pele e bolinhas,levei ele no pediatra e ele me disse que e herpes viral.
    Ele passol uma pomada aciclovir para passar nas feridinhas e encaminhou ele para o dermatologista estou com muito medo pois ele e muito novinho.

  48. jose luchini garcia

    -

    21/01/2012 às 15:18

    meu pai tem herpes zoster e minha filha de 4 anos e minha mae de 66 anos moram com ele. ele e alcolatra e fuma muito.gostaria de saber se pode passar pra elas e sem tem cura.

  49. jose luchini garcia

    -

    21/01/2012 às 14:27

    meu sogro tem mais de 60 anos e tem éssa doença e ele é fumante e bebe, o que fazer nesse caso o que pedir para o dermatologista, ja que ele não para de beber e qual o remédio certo para esse tipo de doença qual o medicamento que acelera a cura.Ou não a cura.
    Sem mais obrigado
    Agnaldo

  50. Carla

    -

    19/01/2012 às 23:46

    olá gostaria de saber se herpes zoster pode dar em MMII, minha mãe está com lesões na duas pernas vai fazer 1 ano são várias bolhas já tomou antibiotico, ficou internada varias pomadas já fiz de tudo faz mais ou menos 15 dias ela tomou aciclovir vo e as bolhas não apareceram mais e as que tinha melhorou muito será que pode ser herpes,me ajude não sei mais o que faço.Minha mãe sente muita dor

  51. Souza

    -

    15/01/2012 às 8:10

    Mantive relaçoes no periodo sem preservativo,por consequencia adquire o hpv,pode afetar a pele especificamente na regiao do rosto danificando e deteriorando com aparecimentos de feridas.
    Geralmente qualquer contado de todas as formas o corpo fica avermelhado,e o HPV ou pode ser HIV.

  52. Ilza maria malta de oliveira

    -

    10/01/2012 às 21:10

    Olá, meu marido esta com herpes hoster, estou preocupada pois comprometeu toda a face dele, e custou ser diagnosticado, paralizou a boca primeiro no dia 29/12/2011 só conseguiu ser diagnosticado no dia 03/01/2012, estou preocupada de ficar sequelas. Mais seje o que Deus quizer, estou preocupada de também pegar, será que e possivel coro esse risco, me oriente. obrigada

  53. fabiane resende costa

    -

    25/12/2011 às 17:50

    Olá gostaria de saber se é necessário fazer exames de sangue para detectar a hz.minha mãe já tem 64 anos e está com os msm sintomas da hz ela foi ao médico só que ele não pediu nenhum exame de sangue,isso é normal?por favor preciso muito de esclarecimentos sobre a Hz.Obrigada

  54. kathya

    -

    17/12/2011 às 0:04

    oi eu quero uma informaçao ainda nao a achei,minha prima tem caroços roxos na vagina e cada vez mas ta aumentando o que podemos fazer??e o q sao esses caroços?

  55. Tëreza

    -

    13/12/2011 às 15:54

    Boa tarde Doutora; minha irmã está com herpes ocular ,devido um alto estresse,já tem 1 mês e 15 dias já está em tratamento desde o inicio corre o risco de perder a visão ou ter que operar? ,ela não esta enchergando ,estou preocupada , mim ajude por favor no que fazer , fica com Deus.

  56. Kelly

    -

    12/12/2011 às 15:32

    Boa tarde doutora.
    Estou com minha vózinha(77 anos) com esse tipo de herpes desde outubro, e ela está sofrendo muito de dor e não sabemos mais o que fazer. O médico já passou vários remédios mas não passa. Esse médico é cardiologista e geriatra. A ferida está sequinha, mas as dores estão terríveis e ela não dorme desde outubro. Agora ela está com um inchaço na parte do dorso em baixo do seio direito, nesse lugar que ela sente a dor maior e as feridas foram um pouco mais para traz no sentido das costas. Drª me ajude, pois não sabemos o que fazer.
    Grata
    Kelly

  57. Msria Tereza F.Quintal

    -

    10/12/2011 às 21:55

    Ola, por favor preciso de uma orientacao, meu pai tem 96 anos e teve Hz fazem mais ou menos 3 meses, mas a dor persiste ate hoje sei que nao tem cura fez o tratamento com aciclovir e a pomada existe alguma coisa para aliviar a dor que e intensa… esta tomando vitamina B 12 obrigada e aguardo algum comentario…Grata…..

  58. mara

    -

    09/12/2011 às 18:09

    se minha filha foi vacinada contra a varicela éla tem risco de pegar a catapora mesmo depois de tomar a 2 dose?

  59. cristiane do nascimento

    -

    07/12/2011 às 23:05

    oi doutora minha mae teve herpes zoster ja fez 4 anos e ate hoje ela sofre com muitas dores e coceira esta ate saindo um pouco de pus da cabeça onde ainda existe ferida por favor mim ajude a aliviar essa doe pois ela chora com muita ferquencia e eu nao sei mas oque fazer obrigada

  60. ANALIA BARROS

    -

    05/12/2011 às 16:03

    OLÁ DOUTORA,ESTOU COM PROBLEMA SÉRIO ESTOU PREUCUPADA, E ESTAR APARECENDO RONCHAS NAS MINHAS PERNAS PRINCIPALMENTE NAS COXAS E ATRÁS NO BUMBU.ESTOU COM BASTANTE MEDO.ATACOU MEU SISTEMA NERVOSO.

  61. Luiza

    -

    22/11/2011 às 7:28

    Olá Doutora, fui diagnosticada com herpes zoster há 2 dias, após uma semana de alto stress e nervosismo, porém não sinto dores, estou tomando medicamentos e passando pomadas.Espero Resposta!

  62. Fernanda

    -

    18/11/2011 às 19:48

    Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoólica tomando fanciclovir estou com herpes zoster.

  63. Maria P

    -

    17/11/2011 às 21:23

    Prezados doutores e pacientes, também estou com um problema do HZ na familia, me sinto impotente com a falta de conhecimento e respostas precisas para um tratamento que realmente resolva. (Pacienete:homem- 59 anos com HZ a 30 dias na testa, cabeça e olho direito).Varios especialistas foram consultados, varios remedios foram e estao sendo administrados, mas a DOR ou melhor o grande incomodo que o HZ tem causado na vista é de deixar qualquer um louco, inclusive os familiares ao redor. É (como comentado abaixo) como se um bichinho ficasse picando no olho o tempo todo) sendo impossivel não coçar o olho… é imcomcebivel que não tenhamos nos dias de hoje um tratamento para esse virus. Todos os sintomas listados pelos comentarios abaixo são reais, só quem tem ou teve o HZ ou convive com pessoas que o tiveram sabe realmente o que é. O desespero é muito grande, não tem antidepressivo ou garapentina que resolva .. estou quase indo a uma benzedeira e voltar aos nossos antepassados, quem sabe conseguimos uma melhora na nossa qualidade de vida… isso é um desabafo para o setor medico e farmaceitico,, esta na hora de investir mais neste tipo de tratamento.. boa sorte a todos

  64. teresa cristina de oliveira

    -

    14/11/2011 às 3:00

    tenho herpes ja faz mais de 15 anos tomo todas as precaucoes para nao molestar os meus familiares fazia uns quatro meses que nao tive , mais agora ela veio com toda gana a minha e na costa quando vinha er uma b olhina este mes veio como uma couve flo tive bastante dor bastante parecia que eu ia me quebrar nao sou froxa mimada faço tudo minha filha mi repeender mais nao dexo cairme tomo aciclovir 200mg e pomada zorivaz bem esta sou eu cristina oliveira beijos

  65. simone

    -

    11/11/2011 às 19:10

    boa noite estou com todos os sintomas de zoster,o clinico passou um creme co o nome de penvir e uns comprimedos penvir isso e o sufissiente, estou com muita dor

  66. Douglas

    -

    07/11/2011 às 21:29

    oie DRA eu comecei com umas feridinha pequenas no penis a mais ou menos uns dez dias ae fui no médico e ele me passo uma pomada q contem valerato de betametasona e sulfatp de gentamicina e tolnaftato e clioquinol ae eu passei ae passo uns dias e começo a sara só q agora tem umas partes que estão descamando oque sera que pode ser?? sua resposta me ajudara muito!! obrigado

  67. katey

    -

    06/11/2011 às 15:29

    Eu estou com herpes zoster desde fevereiro de 2011 e ainda não me recuperei estou sentindo dores terriveis,estou tomando Lyrica de 150mg, e anti-depressiveis,junto com médicamentos para fibramialgia e mesmo assim tenho dores horriveis.Se algum de vcs tiverem algum remédio que tenha melhorado me avisem por favor .Pois não aguoento mais minhas dores.Katye

  68. david de melo

    -

    01/11/2011 às 20:34

    Olá,
    tenho 38 anos. Nunca tive problema de saúde grave, nem mesmo gripe. Ocorre que a 8 dias atrás senti dor nas costas e no dia seguinte apareceram as pequenas bolhas.passei (Aciclovir) por 3 dias até ir ao médico. Quando fui ao Dermatologista já havia passado mas de 72 hs, então ele me passou (Verutex)para as feridas e (Ibuprofeno)para as dores, que por sinal são horríveis. Gostaria de saber o pode ter causado isso em mim.

  69. amanda

    -

    31/10/2011 às 17:47

    Ola boa tarde ,gostaria de saber oque pode ser saiu em meu corpo varias bolinhas como se fosse picadas de pernilongo mas ai ela vai crescendo e se estica e em cima dela fica crespa parece uma bolha mas ñ estoura e depois fica a pele manchada escura. obrigado

  70. elaine rech

    -

    18/10/2011 às 8:40

    o zoster tem cura?

  71. elza

    -

    16/10/2011 às 18:56

    por favor gostaria de saber pois meu irmão saio estas manchas vermelha e a medica disse ser herpes zoster so que ja faz mais de meses e ele sente que parece que tem bicho mordendo por dentro dele isso é normal. estou achando ele meio estranho estou com medo que seja mais grave o que fazer.obrigado

  72. alana da silva

    -

    13/10/2011 às 22:35

    boa noite,meu filho tem 5 anos saiu a semana passada no bubum dele umas feridas levei no medico e ele disse que era varicela porem parou de sair sera que e mesmo ou outra coisa des de ja agradeço.

  73. Priscila Santos

    -

    10/10/2011 às 15:10

    por favor estou precisando de orientação.
    Quando era adolecente tive essa dormencia e bolhas nas mãos. depois nunca ,mais apareceu. Em 2005 acordei com uma dormencia do lado direito e pontadas fortes e coceira. Fui ao médico clínico geral que fez o diagnostico de herpes. ele me receitou aciclovir e melhorei. Depois deste episodio, tive os mesmos sintomas de herpes varias vezes mas nenhume com bolhas ou feridas.Agora voltei a ter novamente atras da orelha e no pescoço. A dormencia e as fisgadas estão me deixando louca. Tem momentos que acho que vou enlouquecer. Já tomei aciclovir e procurei um médico que disse que isso não é herpes porque não aparecem feridas.
    Por favor alguem pode me ajudar pelo amor de Deus. Pode ou não ser herpes?

  74. marco antonio melo ferreira

    -

    04/10/2011 às 0:08

    Boa noite Dra. Lucia Mandel, meu pai esta com Herpes Zoster, diagnosticado por um Medico Dermatologista em minha cidade Manaus\AM
    Ele tem 85 anos, o primeiro estagio segundo o medico ja passou e ficaram as dores intensas e fortes, tomou os medicamentos (aceclovir e agora esta tomando Gabapentina, dipirona e trimetamol) estou com vontade de ir ate sao paulo para um consulta em sua clinaca, por favor me oriente no que devo fazer.
    Grato
    Marco Antonio
    Manaus\Am

  75. Dayane

    -

    01/10/2011 às 23:57

    OLA DRA. QUANDO EU TINHA CERCA DE 13 ANOS EU ME LEMBRO QUE TIVE CERTO “GROSSEIRAO” NO BRAÇO DIREITO QUE COÇAVA MUITO MAS NÃO TINHA DOR QUE DEMOROU MUITO TEMPO PARA SUMIR,E DEPOIS COM O PASSAR DOS ANOS EU TAMBÉM FUI DIAGNOSTICADA COM UMA DEFICIENCIA AUDITIVA DOS DOIS OUVIDOS,SERA QUE ISSO PODE TER SIDO POR CAUSA DA HERPES ZOSTER,POR QUE AS ERUPÇÕES FORAM NO BRAÇO DIREITO E A DEFICENCIA AUDITIVA É NOS DOIS OUVIDOS

  76. gustavo

    -

    29/09/2011 às 23:18

    eu tenho apenas 12 anos e nao sei se pode prejudicar minha vida futuramente + eu ja estou com esses sintomas e nao sei o quefaço por favor me ajudem

  77. Luiza

    -

    27/09/2011 às 11:46

    Minha mãe teve herpes Zoster no rosto a quatro meses não tem mais ferida, porém atacou também a vista estamos levando ela no oftalmo, o tratamento começa a fazer efeito e para, ela sente formigamento tipo picadas nos lugares onde apareceu as folhas, não sabemos mais o que fazer ela chora e fala destas picadas, por favor Doutora me indique o que podemos fazer para melhorar a situação dela. Muito obrigado Luiza

  78. rosi

    -

    25/09/2011 às 2:08

    oi sou rosi tenho 26 anos mas desde pequena sofro com os zoster,minha avó sepre dissi que era cobreiro só depois de adulta que eu decobre que era zoster,fico assustada porque a doença ñ desapare e toma meu corpo todo mãos calcanha nuca proximo avertebra e rosto.O intervalo maximo é de dias entre um mes e outro,tudo que eu vejo sobre o zoster é que é só de um lado do corpo e só se apresenta na idadeno maximo duas veses fico muito trite com isso se alguem souber de algum medicamento que retarde o aparecimento postem para que eu possa saber.

  79. MONICA KISE

    -

    21/09/2011 às 12:41

    OLA MORO NO EXTERIOR E MEU PAI QUR TEM 65 ANOS ESTA AI NO BRASIL COM HERPES ZOSTER EU ESTOU DESESPERADA POIS EH MUITA DOR QUE ELE SENTE AS FERIDAS APARECERAM NA CABEÇA MAIS ESTA DANDO FISGADA NO OUVIDO MEU DEUS DO CEU ELE JA ESTA TOMANDO TODOS OS REMEDIOS E MESMO ASSIM EH MUITA DOR ME RESPONDAM POR FAVOR EU JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER MUITO OBRIGADA DESDE JA

  80. Michele

    -

    21/09/2011 às 11:47

    Drª Lucia,

    Boa tarde!

    O meu namorado está com catapora e eu tive contato com ele diretamente.

    Depois disso, começei a me coçar.

    Já tive catapora quando criança e tomei a vacina contra catapora.

    Gostaria de saber qual a probabilidade de contrair a ctapora ou o herpes zoster.

    Obrigada!

  81. antonia

    -

    19/09/2011 às 23:52

    Boa noite. tenho 52 anos, e aos 25 e de pois aos 45 anos herpes zoster. quando tive a primeira vez o médico me disse que a herpes zoster só dava uma vez, mas depois de 20 anos tive em outro lugar (costas e depois atrás da orelha) ultimamente venho sentindo ardor e coceira nos dois lugares. Sinto muito cansaço, fadiga, irritação e dores no corpo todo. Ando mesmo com problemas de saúde na família onde me causa muito stress. Mas o que estou sentindo, seria o herpes mal curado? Como devo agir?
    Obrigada

  82. MARA

    -

    07/09/2011 às 19:54

    OI GOSTARIA DE SABER UM REMEDIO PRA DOR MEU PAI ESTA COM H ZOSTES TOMA ACICLOVIR MAIS A DOR E INTENSA
    OBRIGADO

  83. Rita Montalvão

    -

    07/09/2011 às 15:57

    Boa tarde, Dra Lucia

    Estou com Tuberculose pleural, estou em tratamento à dois meses, tenho sentido muita dor na face do lado direito,não é sinuzite, estou tomando ibuprofeno 600mg de 8 em 8hs, Magnem B6 2comp. ao dia, Toragesic sub-lingual 6 em 6hs mais Refampicilina 300 + isoniazida 200 do tratamento, mas nào passa a dor, que é muito forte.Pode ser Herpes zoster?

  84. simone

    -

    31/08/2011 às 15:11

    Boa tarde, de vez em quando aparece nos lábios vaginal um caroçinho parecendo uma espinha depois some, não são muitos os caroços um ou dois….mas aparecem com frequencia…..será que é herpes e será que o exame de prevenção pode dar o diagnóstico. obrigada

  85. Eliana Mestriner

    -

    30/08/2011 às 9:57

    Minha mãe esta com 71 anos , deu a herpes zoster nela a 2 meses, ela fez o tratamento com medicamentos, curou as lesões, mas agora ela nao suporta a dor.Quem eu procuro? qual profissional que posso procurar, ja que ela fez tratamento com a dermatologista e agora essa dor não passa?
    e essa vacina qual o nome dela e onde posso encontrar? Mesmo sendo no exterior , gostaria de saber. Estou muito preocupada e angustiada.Espero resposta no email o mais rápido possivel.Obrigada.

  86. Dayse Barreto

    -

    26/08/2011 às 22:48

    É possível ter herpes Zoster no couro cabeludo? Meu marido tem sofrido fortes dores no lado direito do corpo há quase 1 ano: cabeça, pescoço e braço direito. Apareceram bolhas no seu couro cabeludo que coçam, doem e ardem muito. Nas costas também aparecem algumas bolhas espalhadas. No seu exame, deu positivo para Herpes Zoster IGG. Já procuramos vários médicos,pois as dores são permanentes e bastante fortes, mas nenhum resolveu o problema.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  87. mile

    -

    24/08/2011 às 21:17

    Dr. por favor me ajuda meu marido foi diagnisticado com herpes zoster,
    porem estou gravida de 20 semanas do meu primeiro filho ja tive catapora sera q tem perigo de prejudicar meu bebe? SE TIVER O Q DEVO FAZER PARA EVITAR. nao consigo dorme de tanta preucupaçao. OBRIGADO!

  88. Rodrigo

    -

    24/08/2011 às 19:14

    Bom Dia Dra., Mau avô tem 85 anos e pegou a herpes zoster tomei 03 caixas de aciclovir e as bolhas começaram a secar mas a dor é intensa, me falaram que preciso ir num geriatra. Por Favor me ajude a conseguir tirar esta dor insuportável que nao me deixa fazer nada e nem dormir direito o que faço?
    Agradesso a atenção.

  89. Paulo

    -

    23/08/2011 às 16:49

    Tomei o cha da Echinacea purpurea durante tres dias e lavei o orgão sexual e estou curado.

  90. Sergio

    -

    10/08/2011 às 23:31

    Oi DRa, por favor me responda se possível com urgência…
    Meu primo é portador de HIV e a dois dia foi diagnostificado pelo clinico geral HERPES ZOSTER com muita dor no corpo e esta sendo medicado com ACICLOVIR 2 cápsulas de 6 em 6hs. Esse medicamento é suficiente ou ele deve procurar outro medico?

  91. Leandro

    -

    08/08/2011 às 21:11

    Estou na parte final da doença, onde as bolhas estão começando a secar, mas é muito incômodo essa doença. O pior agora é saber que ela pode voltar com passar dos anos, se meu sistema imunológico ficar fraco. Existe algum jeito de eliminar definitivamente o vírus? Que posso fazer pra manter meu sistema imunológico bem ativo? Espero respostas!

  92. bernadete

    -

    05/08/2011 às 9:57

    Oi! minha mae esta com zoster,tem uns 2 meses, ela teve cancer e tirou uma mama e faz tratamento de homonioterapia,e muito ruim ve-la sofrer com esta dor, ela foi em um hematologo que passou para ela TEGRETOL.Ela fica “passada”com este remedio, por favor, quem pode me ajudar,qual especialista devo leva-la.

  93. Sônia

    -

    02/08/2011 às 10:37

    Bom Dia Dra., tenho 44 anos peguei a herpes zoster tomei 03 caixas de aciclovir as bolhas começaram a secar mas a dor é intensa, me falaram que preciso ir num neurologista. Me ajude a conseguir tirar esta dor que nao me deixa trabalhar e nem dormir direito o que faço?
    Desde ja agradeço.

  94. rosilene

    -

    31/07/2011 às 23:56

    Olá, em 2007, tratando de um cancer de mama no Hospital São Francisco em Belo Horizonte – MG, após a última sessão de quimioterapia, começou umas fincadas no meu braço direito, e depois apareceram umas bolhas na minha mão com se fosse de queimaduras, a ponto de meus dedos incharem até se encontrarem uns com os outros, fiquei parecendo um monstro, e se alastrou para todo o braço, os médicos nao sabiam o que era, de que doença se tratava, pensaram que era queimadura ou reação da quimio, até cogitaram em amputar meu braço, com medo de gangrena, para diminuir a dor tomei até morfina, a dor nao dá para descrever tal era sua intensidade. Fui isolada no hospital por 14 dias, foi um sofrimento, até que apareceu uma médica de feições japonesas, me desculpe dra. por nao lembrar seu nome, e diagnosticou como herpes zoster, e fui medicada com aciclovir injetável ai que desinflamou, mas meu braço nao movimentava, tive alta e continuei tomando aciclovir via oral e pomada, por mais de 6 meses meu braço nao movimentava, comecei um tratamento com um neurologista, mas mesmo assim ainda hoje nao tenho muitos movimentos no braço, nos serviços de casa quando me esforço um pouco mais o braço incha e doi demais, principalmente na época de frio, mas nao recebo mais da Previdencia Social, e dependo de favores dos outros, surgiu ainda uma diabetes e tomo insulina injetavel por 2 vezes ao dia, dra. por favor me esclareça se vou ter uma vida normal com essa dor e se a diabetes influi para piorar meu estado de saude. Muito agradecida e fique com DEUS.

  95. elizabeth

    -

    15/07/2011 às 10:34

    Ola.Minha mae tem 78 anos e teve hz,no nervo trigemeos a sete meses,,ate hj ela nao consegue andar sem auxilio do andador e as dores que ela tem nos nervos do pescoço são muito intensas,da pra ver o nervos dilatar-se e contrair-se em intervalos de +- 5 minutos…existe alguma medicacão que possa ajudar a dimunuir essa dor?
    obrigada¹

  96. jairo

    -

    10/07/2011 às 20:50

    tive esse cintoma quando era criança! em volta do nariz com o tempo passava em 2ooo voltou mais com o cintoma maior passei um creme e sumiu agora passei por alguns problemas e voltou o clinico falou que era herpes e me receitou vitamina c e zovirax 50 mg abraço!

  97. Alexandre

    -

    30/06/2011 às 21:16

    Há 10 anos tive herpes zoster numa grande região da perna. Agora 10 dias atrás começou uma dor dor muito forte , considerada dor lombar, tomei anti inflamatorios e remédios para dor. Aparceu um inchaço do lado esquerdo abaixo da costela e dor esta mais localizada, já estive em 02 clinicos e ortopedista, hoje um clinico percebeu um pequeno ponto tipo mordida de pernilongo nas costa e disse que é herpes e receitou aciclovir 400mg , 10 comprimidos por dia. Faço tratamento com retrovirais.Estou com duvida pois já tive herpes, e apareceu apenas um ponto nas costas. Por favor me oriente.
    Obrigado.

  98. Priscila

    -

    29/06/2011 às 8:15

    Bom Dia!
    Minha mãe está com crises de queimação na parte inferior da nádega direita que desce até perto do joelho, e está um pouco inchado, porém não tem bolhas. Isso já faz 02 semanas. Pode ser herpes zoster? É comum não ter bolhas? Pois ela não aguenta de tanta dor. Por favor, me de uma resposta.

  99. marcelo solano

    -

    25/06/2011 às 6:17

    Olá, gostaria de saber se a HZ, pode surge sem nenhum dos sintomas já mencionado, pois passei pelo posto de saúde e o clinico me disse que era herpes zoster, mais estou com erupções na barriga que quando seca deixa a pele manchada ” escura”, já estou a mais de um mês, quando penso que acabou surge outra pequena q cresce no tamando de 1cm ou menor, elas surge mais na lateral da barriga, muito mais do lado esquerdo, notei q algumas tb surgiu no meio da barriga e no braço…
    Grato
    Marcelo Solano

  100. Sandra Regina da Silva

    -

    22/06/2011 às 12:33

    Boa Tarde! Meu neto está com herpes na perna esquerda gostaria de saber se e contagioso passei ele no dermatologista ele está tratando. aguardo resposta Obrigada!

  101. aylton

    -

    21/06/2011 às 10:47

    tive herpes zortes mas nao sentir nenhuma dor isso e normal

  102. Fernanda

    -

    01/06/2011 às 16:47

    minha mae de 77 anos esta sofrendo muito com a dor,mas nao tem e nunca teve feridas,ja se tratou com aciclovir oral e toma benerva e amitryl todos os dias o que mais posso fazer,ja fomos em varios medicos se resultados

  103. Maria do Carmo

    -

    12/05/2011 às 11:08

    Prezada Doutora
    Fazem 18 anos que tive herpes no olho direito, na córnea. Fiquei 6 meses com o problema sendo que no início fiz uma 1a. cauterização com iôdo que infelizmente não resolveu. 6 meses depois, já com várias crises durante o dia e à noite, fiz uma outra, mais profunda, que resolveu o problema. Durante 16 anos não tive outras manifestações de herpes. Há dois anos tive uma dor terrível com queimação da pele no lado direito – intercostal, irradiando pelas costas e em cima do diafragma. Não havia qualquer manifestação cutânea e os médicos acharam ser herpes interna – sem erupções. Porém, segundo eles o diagnóstico é muito difícil, ficando eu em crise por mais de um mês. Como as dores vieram elas foram embora, ou seja, sem dar maiores explicações. Na época pesquisei na internet sobre este sintomas, e vi que minha dor estava desenha literalmente no feixe de nervos intercostais com ramificações em cima do diafragma e nas costas. Agora, novamente, no mesmo local estou com as dores, muito mais intensas, fico desesperada, literalmente com vontade de gritar. Como da outra vez, fiz todos os exames para descartar outras possibilidades – ultra-som do abdome, endoscopia, tomografia, hemograma – tudo normal sem qualquer problema. Conversei com o médico dono de um grande laboratório aqui de Belo Horizonte e este me informou que o exame específico para herpes não iria resolver pois, como já tive a manifestação anteriormente, o resultado seria sempre positivo. Como não houve uma definição pelos médicos, anteriormente e nem agora de que é herpes interna fiquei perdida na questão profilática. Quando tive esta dor da primeira vez o meu clínico geral, que é um grande especialista em diagnóstico, me encaminhou para uma clínica da dor que lá, por sua vez, também não deram um diagnóstico definitivo. Sou uma pessoa ansiosa e trabalho muito, com muito estresse. Claro que todas estas crise, inclusive a ocular aconteceram em momentos de grande estresse. Na clínica da dor o médico receitou-me um remédio, segundo ele em fase experimental, que após várias recomendações, do perigo em tomá-lo, me fizeram desistir – optei pela dor, até porque eram um tiro no escuro – não houve diagnóstico. Em fim gostaria de saber se: existe vacina que pelo menos minimiza estas crises? Existem remédios para o caso de herpes interna? Existem maiores informações sobre este tipo de herpes? Posso fazer um tratamento de implante de dentes estando em crise? Agradeço qualquer informação que possa, pelo menos, me dar um norte para buscar uma solução mais concreta.

  104. alexandra

    -

    04/05/2011 às 20:58

    estou tendo problemas de muita dor tive herpes hoster na axila esquerda vai fazer um mes, agora estou com otite e infecçao urinaria comecei a tomar antibiotico, tenho muita dor nas costas, cansaço fiz todo o tratamento medico indicado agora estou tomando antibioticos de novo, nunca tive varicela sera que posso ter outra vez zoster devido a minha baixa de imunidade repetitiva no meu periodo menstrual

  105. Cris

    -

    03/05/2011 às 10:01

    Tive zoster há dois anos e assim que tomei o Aciclovir (oral+pomada local) fiquei totalmente recuperada. É necessária uma avaliação médica para diagnóstico preciso.

  106. carlos

    -

    28/04/2011 às 22:07

    Estou com herpes zoster ja afetou minha cabeça emeu olho direito estou disisperado

  107. tonny

    -

    19/04/2011 às 21:13

    OLA GOSTARIA DE SABER O MEU FAZ UMA SEMANA Q APARECEU JA FUI DIAGNOSTICADO COMO HERPES ZOSTER TUDO ESTA BATENDO POREM NAO SINTO DOR ?

  108. marcos

    -

    14/04/2011 às 13:48

    oi estou muito preocupado, esta aparecendo em meu corpo de principio na regiao da barriga e bichiga, algus dois ou tres carocinhos tipo fio de cabelo q doi quando pegamos, e eu nunca tive isso pode serr o que/?

  109. taaaa

    -

    03/04/2011 às 17:32

    olá gostaria de saber o herpes zoster pode ser um sintoma do hiv???pq conheço 1 pessoa q teve herpes a 1 ano..foi no medico tomou medicação,mas a cada dia ele piora…emagrecimento rapido,fraqueza…

  110. vagner

    -

    30/03/2011 às 13:33

    tive herpes zoster há um mês, as feridas já cicatrizaram, mas ainda continuo sentindo queição, ardência e dores no local da ferida, tem dias que é muito intenso. Não sei o que fazer? Gostaria de uma solução.

  111. VAGNER ARAUJO CAVALCANTE

    -

    30/03/2011 às 13:31

    bom, tive hz a quase há um mês, as feridas já cicatrizaram, mas continuo sendo dores, queição, e muito incomodo, o que posso fazer? Está encomodando muito, tem dias que se tornam mais intensas.

  112. luci

    -

    26/03/2011 às 17:59

    ola boa noite eu estou com hz hj faz 5 dias a minha ficou na orelha e no pescoço o medico pediu para mim tomar remedio aciclovir de 200 em 8 8 hs e passar apomanda mais mais ainda continua doendo muito e a bolha continua perssintindo e ate na nuca eh muito perigoso me ajudem

  113. Divaldo Santos

    -

    24/03/2011 às 9:59

    Por favor me indique algum remédio para aliviar a coceira, quando a herper apareçe no meu corpo fica umas bolhas e começa uma coceira que me deixa nervoso, eu não sinto nenhuma dor é so a coceira que incomoda.

  114. preta

    -

    15/03/2011 às 21:10

    bem estou com uma coceirinha peto do cotovelo que some e aparece sempre,desta vez ela apareceu no outro bbraço na mesma localidade e tambem no meu pe.o cara da farmacia me disse que é herpes mas eu nao acredito nao tem uma microbolinhas que coças mas nao tem prurido dentro so machucam por que eu coço muito.on que pode ser?grata

  115. Nilzimar

    -

    10/03/2011 às 18:51

    Estou preocupada com minha mãe, ela teve herpes zoster em fevereiro de 2010 e ainda continua com muitas dores o que devo fazer? ela tem 81 anos e não possoo ver minha mãe sofrendo , mês passado ela teve embaixo do seio, ela estava no cardiologista e monstrou as bolinhas ele disse que era herpes e medicou com aciclovir, já levei em vários médicos como dermatologista, neurologista e eles falam que a dor demorra para passar, ela sente muitas dores abaixo da costela e tomar muito buscopan, o neurologista passou um antidepressivo mais ela não conseguiu tomar e já parou, gostaria de saber se tem alguma vacina ou tratamento para dor? minha mãe é muita stressada e nervosa, devo procurar um infectologista? conto com sua ajuda. grata

  116. betania de sa

    -

    08/03/2011 às 15:51

    minha filha esta com herpes na orelha,a dermatolocista passou aciclovir 200mg de 4 em 4 h.Hoje termina e esta começando umas bolinhas acima da sombrancelha e abaixo do olhos.Será herpes?sendo que o tratamento acaba hj e a orelha ainda esta ferida,usando pomada aciclovir 3 vezess ao dias.

  117. liana

    -

    05/03/2011 às 19:25

    a muitos anos aparecem bolas vermelhas na minha coxa antes nao doia nada eram pontinhos vermelhos que ressecavam e nao doia, em 8 ou 10 dias sempre antes da menstruaçao ou se eu passasse algum nervoso muito forte. So que tive nessa ultima crise a coisa foi muito feia ja ta a mais de 6 meses doi muito e a ferida é enorme e nao sara tomei aciclovir e piorou muito. Nao fui ao medico ainda pois nao consegui ainda uma consulta. Sera que tenho herpes\\???

  118. maria rodrigues da silva

    -

    24/02/2011 às 13:26

    olá tive este virus em 2009 ( me dizeram que era emocional) mas foi tratado corretamente,porém agora mes de fevereiro 2011 me apareceu uma bolha no nariz, comecei imediatamente com o creme que eu tinha usado. Por favor devo procurar o dermotologista (a medica que tratou a 1° vez esta de ferias),mas as manchas na pele do virus da 1° vez ficaram nas costas e tem dia que queima e fica doendo local.Tenho 53 anos será que posso tomas esta vacina e ela vai amenizar os sintomas.. obrigada

  119. Marilia Curitiba

    -

    24/02/2011 às 9:34

    Por gentileza, a dra.poderia informar qual é relmente o medico especialista para o tratamento do HZ – estou em tratamento à 15 dias – todo o proceso (aciclovir) deu bons resultados – agora a preocupação são com a “dorzinha” que tende a “reaparecer” abaixo da costela lado direito… sei que será “cronica”, mas deveter tratamento…quem devo procurar…um infectologista? ou uma dermatologista?MUITO OBRIGADA!!

  120. SHEILA APARECIDA DA SILVA

    -

    18/02/2011 às 13:57

    Olá boa tarde,estou com esse virus chamado HERPES ZOSTER!!! não aguento mais tomar esse remédio aciclovir PQ NÃO MELHORA E AS BOLHAS SEMPRE VOLTAM, gente pelo amor de Deus… aonde posso tomar essa vacina que esta no mercado chamada zovirax???

  121. SHEILA APARECIDA DA SILVA

    -

    18/02/2011 às 13:54

    Olá boa tarde,estou com esse maldito virus chamado HERPES ZOSTER!!! não aguento mais tomar esse remédio aciclovir PQ NÃO MELHORA E AS BOLHAS SEMPRE VOLTAM, gente pelo amor de Deus… aonde posso tomar essa vacina que esta no mercado chamada zovirax???

  122. Luara

    -

    16/02/2011 às 18:26

    Olá,

    Tenho 25 anos e tive catapora quando criança. Ha uns 5 anos atras tive herpes zoster na nadega direita devido ha uma baixa imunologica por connta de stress e faringites recorrentes. Tratei com Aciclovir pilulas e creme e melhorou.

    Faz umas duas semanas tive um stress com trabalho logo depois de voltar da praia(pelo que a dermatologista falou o sol tambem pode baixar imunidade né?) bom apareceram umas manchas vermelhas na parte de cima do meu seio esquerdo que coçavam muito, porém não doem como é descrito acima, na verdade não sentia dor algum, apenas coceira e as feridas eram parecidas com essas porém mais claras. Fui a dermatologista que disse que era herpes zoster e me receitou o valaciclovir capsula e aciclovir pomada, junto com outra pomada (verutrex) que aparentemente seria pra caso as bolhas estourassem nao infeccionar.

    Bom, após os 5 dias do remedio as marcas haviam quase desaparaecido e havia parado de coçar, depois de uma semana dque o tratamento ja havia terminado o local voltou a coças e a bolinhas vermelhas reapareceram, menores e menos inflamadas do que as anteriores, porem continua coçando do mesmo jeito e não dói. No mesmo dia apareceram tres feridas parecidas com as primeiras(maiores e com a bolhas) na nadega esquerda, estou passando o creme novamente e pelo menos nao piorou, mas nao tem melhorado, falei com a minha medica por telefone e ela achou estranho que tenham voltado, principalmente num espaço tao curto de tempo, e ainda tenham aparecido em outro local. Ainda não consegui retornar ao consultorio, porem gostaria de saber se pode ser outra coisa, afinal nao sinto dor, apenas coceira e a herpes zoster nao costuma ser recorrente! Se for outra coisa pq melhorou com o primeiro tratamento se nao era o correto. E se for herpes zoster pq voltou num periodo tao curto?

  123. roseli

    -

    08/02/2011 às 15:57

    olá , meu nome é roseli, tenho todos os sintomas de hérpes nas axilas do lado esquerdo , pegou até na região do seio , fui ao médico e ele disse que tbm é hérpes , só que não tenho essas bolinhas vermelinhas que dá , pode ter casos assim como o meu sem dar bolinhas ?

  124. ROSANA PIOL CABELEIRO

    -

    26/01/2011 às 11:25

    minha filha teve herpes zoster nas costas,ela tambem tem herpes labial e ja teve na vagina com apenas 10 anos ,hoje ela ja está com 17 anos,nunca namorou e é virgem,isto pode voltar novamente e ela pode passar para alguem no futuro?

  125. dalva

    -

    23/01/2011 às 17:27

    Estou lutando contra o herpes que apareceu na minha teste e atacou meu olho esquerdo. Fui ao pronto socorro por causa da dor na olho, não a lesao na testa. A médica me receitou Aciclovir e me encaminhou para o oftalmologista. Isto´há mais de quinze dias. Hoje voltei pela 3a vez, semanalmente ao oftalmo. Já passei pelo dermatologista e tambem pelo neurologista, que me receitou carmabazepina, um remédio contra convulsão. Já gastei quase mil reais em medicação, aciclovir pilula, creme, pomada oftalmica, e outros. Cada médico só trata de sua especialidade, pele, olhos, nervo. É assim continuo com dores, com medo do problema de visão e de se tornar uma dor cronica. Está demorando muito para passar, gostaria de saber mais sobre a vacina. Ela já esta disponivel.

  126. Vanessa

    -

    17/01/2011 às 15:18

    Eu tive essa doença em 1987, com apenas 3 anos de idade. Ela atacou a face esquerda por inteiro, me enlouqueceu. Segundo minha mãe conta e o pouco q lembro, era extremamente doloroso, então, como na época eram poucos os casos e não se sabia cura, minha mãe obrigou-se a me levar pra ksa sem resposta alguma dos médicos, pra evitar q eu me arranhasse,devia ser muita dor pra uma criança. Bom, mas minha mãe me curou com banho de ervas, entre elas a arruda e o picão. Hoje só tenho as sicatrizes pra lembrar e um problema (nada sério) com a visão do olho esquerdo. Porém, de 1998 até 2008 eu sofri muito com problemas de convulsão e ataques epiléticos, sem nenhuma causa, o neurologista acredita q poderia ser uma sequela do herpes já q, essa doença afetou demais meu sistema nervoso. Seria uma coisa ligada a outra?

  127. Cristin

    -

    03/01/2011 às 14:31

    Ola, minha filha de 1 ano e seis meses está com a barriga tomada por bolhas, agora está criando nos pés e mãos também. Já faz uma semana e não para de aparecer novas bolhas estou com medo que fique marcas na pele dela. Alguem sabe me dizer se as marcas vão desaparecer?

  128. Luiz Tarciso Coelho Bezerra

    -

    16/12/2010 às 22:08

    Copiei e colei ocomentário abaixo por estar com a doença e há três dias com semelhante tratamento. Sinto melhoras. Boa Sorte a quem estiver nas mesmas condições e para os que não estão não pegarem.

    131 Comentários

    Moisés – 26/11/2010 às 22:39
    Caros internautas: já fui atacado por esse virus no braço direito, e não tive grandes problemas para melhorar, não estou curado mas os sintomas já não me incomodam mais.Tenham paciência nada de se matar, e tomem o medicamento correto que terão bons resultados. No meu caso, tomei PENVIR 500mg(1cp 12/12 por 7 dias) e PENVIR CREME( passar 3x ao dia)nas áreas afetadas. BOA SORTE – moisés de São Paulo/SP

  129. Moisés

    -

    26/11/2010 às 22:39

    Caros internautas: já fui atacado por esse virus no braço direito, e não tive grandes problemas para melhorar, não estou curado mas os sintomas já não me incomodam mais.Tenham paciência nada de se matar, e tomem o medicamento correto que terão bons resultados. No meu caso, tomei PENVIR 500mg(1cp 12/12 por 7 dias) e PENVIR CREME( passar 3x ao dia)nas áreas afetadas. BOA SORTE – moisés de São Paulo/SP

  130. Milena Santos

    -

    24/11/2010 às 1:31

    Olá, tenho 21 anod e estou com herpes genital. Apareceram bolhas e estas bolhas estouraram, Fui ao médico ginecologista que me passou aciclovir comprimido e pomada. Ja faz 7 dias e nada de melhorar. Não alivia nada, morro de dor pra fazer xixi. Gostaria de saber por mais quanto tempo terei que aguentar isso? E se tem algum outro jeito de aliviar a dor ou cicatrizar mais rápido ( como compressas, chas etc). Algué me ajuda por favor!

    Obrigada

  131. rosa alves pesuto

    -

    21/11/2010 às 21:06

    quero saber se uma pesoa que ja pegou o viros pode pegar novamente

  132. zoraide queiroz yamaguti

    -

    19/11/2010 às 12:40

    wilson souza,seu comentario me entristeceu muito…tbem. tive esse problema e a dor e realmente a pior do mundo…tbem sofri mto…para aliviar tomei voltarem 100mg. injetavel…nao foi suficiente…depois tomei tramal…tudo com orientacao medica…alem do tratamento com zovirax.Isto aconteceu qdo. tinha 47a e agora o problema volto.. (estou com 60a).um pouco mais suave e ja estou medicada e a dor esta mais suportavel.Se vc. leu este comentario deixe outro Se cuida!!!!O problema nao e simples mas tem recursos Fique com Deus e pode ter certeza:vc. vai estar mnas minhas oracoes

  133. wilson souza

    -

    17/11/2010 às 21:26

    estou com esta doença chamada HERPES ZOSTER e ñ estou mais aguentando de dor nunca tive uma dor tão forte em toda a minha vida estou pensando até em me matar .se estiver alguem que possa me ajudar ficarei grato.

  134. wilson souza

    -

    17/11/2010 às 21:22

    estou com herpes zoster a 4 dias ja fui ao medico estou tomando o medicamento que o medico me passou(ciclovil) de 4 em 4 horas mais ñ ameniza a dor em momento algum preciso de uma resposta estou 4 dias sem dormir tenho 24 anos de idade. me ajude por favor

  135. telania cortez leite

    -

    15/11/2010 às 21:37

    boa noite, esqueci de dizer q a h.z que apareceu em mim fi na mama direita e no braço direito. Isso incomoda muito mesmo tendo tomado a medicação.Um abraço Telânia Cortez Leite. Mossoró, Rio Grande do Norte.

  136. telania cortez leite

    -

    15/11/2010 às 21:27

    eu estoou com herpes zoster, mais já tomei a medicaçao a base de aciclovir e passei o creme tambem a base de aciclovir, e estou tomando o analgesico que o medico passaou, so que continuo sentindo dor q muitas vezes da vontade de sair correndo .foi a pior coisa q ja tive em minha vida .So q sou muito stressada e estou com muito medo desse problema me ajude por favor .

  137. ana dora

    -

    14/11/2010 às 22:36

    minha sogra teve herpes zoster, esta tomando um medicamento chamado lyrica(pregabalina),a dor sumiu, mas a queimação no pescoço continua e encomoda muito,o neurologista recitou tb, compressas de agua gelada, será que não existe mais nada que podesso fazer para aliviar esse desconforto, e tb estou percebendo que ela está muito depressiva.obrigada.

  138. sonia

    -

    14/11/2010 às 21:55

    Não sei como contraí esse vírus horrível.Me afetou o lado direito,pescoço,ombro,nuca e um pouco do braço.Fui imediatamente à uma demartologista e iniciei o tratamento imediato.Hoje faz uma semana que estou assim e as dores que sinto são terríveis.Acordo a noite com uma queimação que chego a chorar,passo água boricada e a pomada aciclovi,diminui um pouco a dor por um tempo,depois ela volta novamente.Tomo o remédio de 4 em 4 horas…
    Isso,tem cura,Dra?

  139. Joca

    -

    09/11/2010 às 14:17

    Extremamente claras e objetivas as respostas. Parabéns.
    Já tive a desagradável experiência com a H.Zoster e de fato, as manchas ainda perduram após alguns poucos meses pós-infecção!

  140. jorge ferreira alves

    -

    04/11/2010 às 11:52

    tenho 4 semanas que estou com herpes zoster , tomei 15 dias consecutivos o aciclovi em 4 em 4 horas , as bolhas diminui bastantes mais as dores rcontinuam. o que devo fazer para parar com essa dor não aguento. desde de ja obrigado!!!!!!!!!!!!!

  141. fabio pereira

    -

    30/10/2010 às 9:45

    olha gente eu não desejo essa doença nem pro capeta tive ela e nunca vi sofrimento igual. dores queimação coceira tudo junto fora que seu estado emocional se altera fica totalmente abalado .a pior parte é não conseguir dormir fiquei 3 meses sem pregar o olho de tanta dor nunca sofri tanto na minha vida espero que achen logo uma cura mais eficaz pra essa doença demoniaca. um conselho quando ver uma bolha vermelha que queima em alguma parte do seu corpo corra pro médico não deixe se alastrar pelo corpo pois vc vai estar assinando sua sentença com o diabo vai sofrer por um longo tempo.quem avisa amigo é.

  142. lucimara lucas

    -

    25/10/2010 às 14:08

    gostaria de saber se esse tipo de herpes tem cura,muito obrigado.um abraço.

  143. Camilla Hoffmann

    -

    18/10/2010 às 10:12

    Tem q tratar com dermatologista E neurologista! Minha mae tava morrendo de dor e fomos em varios dermatologistas… quem realmente resolveu o problema foi um neurologista! É infecção no nervo, por isso eles ajudam mais!

  144. Reginaldo

    -

    09/10/2010 às 9:22

    Minha esposa é diabética e está à quatro dias com catapora, queria saber o que devo passar nela para amenizar ou acabar com as ardencias e coceiras!… Pois além disso tudo, ela está amamentando nosso filho de 3 meses.

  145. Bianca

    -

    15/09/2010 às 13:53

    Minha mãe fez 8 quimioterapias contra um cancêr de mama e 15 dias depois da última aplicação ela desenvolveu a hz. Pegou no olho, testa e cabeça do lado esquerdo. Ela está tomando valtrex e outros antibióticos. Minha pergunta é: esta vacina já chegou no Brasil? Adianta tomar depois de desenvolver a doença? Quem está com câncer pode tomar? Obrigada

  146. Paula

    -

    10/09/2010 às 11:27

    Ola, minha mãe está internada a aproximadamente 01 mês e diagnosticado herpes zoster desde o início. Ela possui artrite reumatóide e passa por dores intensas que estão tentando controlar no hospital com morfina injetável. Ela também fica muito nervosa e de vez emquando o quadro dela se altera com o descontrole da dor. As bolhas já secaram e ela faz uso de uma pomada em gel na área afetada. Estou grávida de 4 meses e não posso ficar ao seu lado devido ásegurança dela onde a imnidade neste momento é baixa e também para segurança do feto. Agradeço se puder enviar alguma informação para tratamento de ppacientes com herpes zoster que possui artrite reumatóide. O uso de imunosupressores pode dar condições do vírus se desenvolver novamente? Como evitar? Obrigada. Paula.

  147. Joséh

    -

    05/09/2010 às 13:25

    Apareceram no corpo de um primo uns caroços e q parecem Herpes-zoster,mas ele tem apenas 26 anos e ainda ñ achei a razão de ele ter pego o virus.
    E por favor se tiver como me ajudar espero resposta.
    ObrigadO DESDE já.

  148. Rosenilda

    -

    25/08/2010 às 20:26

    Meu sogro teve herpes zoster no rosto há aproximadamente uns 10 meses, e hoje ele senti muita dor de ouvido, dor de cabeça e a sua visão esta pouca, senti muitos formigamento na região, ja levei no neuro e no otorrino e eles disseram que o herpes não causa tudo isso, já não sabemos o que fazer ele senti muita dor, toma dolamim, minisulide, citineurim e outros e nada só alivia por momentos, por favor nos ajude com alguma orientação, ou se devemos persistir em outros profissionais da area.

  149. letusia

    -

    21/08/2010 às 20:53

    muito obrigado mais eu quero uma respota por favor

  150. letusia

    -

    21/08/2010 às 20:33

    eu estou preocumpada pois tive herpes zortes minha filha me levou ao medico so que ela não sabia que estava gravida agora com 5 semanas o feto não se dezevoveu sera que e por causa de mim sera que tem alguem que me ajude a enterder por favou

  151. fatima

    -

    06/08/2010 às 9:46

    estou com minha mae sofrendo de mais no terçeiro dia fortes dores,nem dormir ela pode,estou tratando com aciclovir,mas aquela queimaçao nao para ,queria saber se poderia aliviar as dores dela com algo alternativo ,talvez uma compressa fria ,me ajude e qto alimentaçao,oque ofereçer para almentar rapido sua imunidade,obrigada

  152. Patrícia

    -

    04/08/2010 às 12:57

    Tive herpes zoster na minha gravidez, estou novamente grávida tenho risco de ter novamente?

  153. Doris

    -

    27/07/2010 às 18:16

    Comecei a sentir uma dor no braço direito, entre o cotovelo e o ombro. A dor foi aumentando e marquei um ortopedista. Um dia antes da consulta apareceram umas manchas vermelhas e depois bolhas de agua. O ortopedista diagnosticou herpes zoster e receitou Dipirona para dor e Omcilon-A”M”creme para aplicar 2 vezes ao dia. Agora lendo sobre herpes, tenho duvidas se o tratamento está correto. Gostaria de uma opinião sua. Obrigada!

  154. jaqueline

    -

    17/07/2010 às 1:13

    Estou com herpes zoster neste momento, minha dermatologista receitou valtrex ,mas estou achando muito caro. alguem sabe um outro medicamento que seja tão bom quanto.
    obrigada.

  155. erica

    -

    14/07/2010 às 5:30

    tive hz a uns 12 anos e gostaria de saber se poderia se manifestar novamente e se o sol poderia ser ruin para a minha pele tendo em vista que ja tive isso antes? eu tenho uma pequena area na coluna na regiao da clavicula que parece esta sempre dormente nao tenho a mesma sensacao que do outro lado!
    existe algum tipo de tratamento ou exame que poderia ser feito pra indicar o que seria isso?
    muito obrigada!

  156. soraya

    -

    20/06/2010 às 10:49

    Após uma dngue tive essa doença e só procurei médico quando as lesões ficaram feias, pois pensei que era alguma picada de inseto, mais sentia dores no local (axila) intensas. Quando a médica diagnosticou HZ, logo iniciei o tratamento. Sendo que agora as lesões estão secando mas as dores persistem muito, e o pior não é só no local, é no corpo todo.às vezes tenho a sensação de que vou desmaiar, para piorar estou na menopausa e isso tem piorarado muito. Isso é normal? Tem alguma medicação para minimizar esses mal-estares?

  157. Leonardo

    -

    10/06/2010 às 12:53

    Tenho 30 anos e tudo começou com uma sensação de desconforto na barriga, parecia quaimadura de sol mas não havia nada vermelho, pensava ser algo que havia comigo. Uma semana depois notei uma mancha vermelha nas costas, a princípio achava ser uma grande espinha inflamada mas a região inflamada era grande demais, as dores na região da barriga aumentaram e eu busquei um médico dermatologista, foi na mosca. No meu caso, eu andava muito abatido com muitos problemas pessoaois a resolver, o stress era grande e isso baixou o meu sistema imunológico. A médica me receitou Aciclovir 400 – 30 comprimidos (1 a cada 6 horas), Mioflex-A – 12 comprimidos (1 a cada 8 horas) e Aciclovir Creme (3x ao dia). Em 14 dias, tudo estava Ok.

  158. Sergio

    -

    04/06/2010 às 23:11

    Boa noite.
    Há um mês me deu herpes zostes. fiz o tratamento com aciclovir, e elas secaram, poré, me apareceu uma bolhas avermelhadas e com pus, e isso tem uma duas semanas. Essas bolhas estão aumentando e não cicatriza. Além disso essas bolhas coça muito. elas começam pequenas e vai aumentando a ferida. O que deve ser isso, e qual o tratamento?

    Obrigado.

  159. Louise Freitas

    -

    16/05/2010 às 10:02

    Estou notando que as últimas resposta aos leitores estão datadas em junho de 2009, ou seja, há 1 ano, só queria saber se este site ainda está funcionando normalmente ou não está sendo atualizado?

    Bom dia

    Obs.: A minha pergunta é do comentário anterior a este.

  160. toni

    -

    13/05/2010 às 15:51

    Cara Dra. Lucia.
    Boa tarde.
    Tenho uma dor nas costas quando fico de pé em uma posição, tipo, lendo um livro, parece que estão enfiando uma faca em minhas costas. Faço tratamento com acupunturista e ela acha que pode ser uma herpes zoster interna. Qual tratamento, ou qual especialidade de médico que devo procurar?
    Certo de sua resposta.
    Uma abraço.
    Toni

  161. Louise Freitas

    -

    10/05/2010 às 14:56

    Bom dia,

    Estou escrevendo por estar muito preocupada com meu pai que teve Herpes Zóster há mais de 2 anos e os sintomas ainda estão muito fortes. Ele sente fisgadas e ardência contínua em todo lado direito da cabeça ( couro cabeludo, lábio superior, lateral do olho direito), mais precisamente no nervo trigêmeos . Todos os remédios possíveis já foram tomados e nada resolveu. Li uma reportagem sobre a aplicação de botox em pessoas que sofrem de Nevralgia pós-herpética, e que o botox interrompe a transmissão da dor. Vocês podem me dar alguma informação a respeito desse assunto? O nome de alguma clínica de competência que faça esse tipo de procedimento?

    Aguardo ansiosamente e atenciosamente a resposta.

    Obrigada

    Louise

  162. Daniele

    -

    07/05/2010 às 17:29

    Olá,
    Meu marido acaba de ser diagnosticado com herpes zoster, tenho uma filha de 1 ano e 6 meses que foi vacinada contra catapora, gostaria de saber se ainda tendo tomado a vacina, ela corre algum risco de pegar a doença. Obrigada

  163. Daniel

    -

    05/05/2010 às 6:33

    Olá, tenho 32 anos e estou com Herpes Zoster, demorei 6 dias para começar a tomar o medicamento (aciclovir), porém, a médica me receitou 2 comprimidos de 200 de8 em 8 horas, como tenho lido que geralemnete é de 5 em 5 horas, e também se usa uma polmada (que ela não me indicou), gostaria de saber se isto está certo? Se corro riscos maiores por esta dosagem ser menor… sinto muitas dores e as bolhas ainda não secaram.

    Obrigado.

  164. leandro rosa

    -

    03/05/2010 às 19:36

    estou com herpes zoster,estou tomando aciclovir e passando a pomada aciclovir 3 vezes ao dia,a 1 semana,só q as bolhas continuam a aparecer,ela apareceu no meu brço esquerdo.queria saber se é normal e quando as bolhas vão sessar

  165. Tania

    -

    27/04/2010 às 0:31

    Peço orientação para o que vem ocorrendo com meu pai de 76 anos.
    Seis meses atrás, ele começou a sentir uma ardência muito forte na axila direita, com muita sensibilidade. Foi a uma dermatologista que disse ser herpes zoster, lhe medicou com remédios orais e pomadas, que ele comprou e usou, porém não brotou nada, mas a ardência em forma de dor continua até hoje e ainda mais forte. Ele já foi a uns 12 médicos, entre dermatologistas, cardiologista, clínicos, e o último um neurologista, que pediu uma ressonância magnética do torax e da coluna cervical. Não tem nada aparente, nem vermelhidão, ou roxo, nada de caroços. Ele fez RX da coluna e do pulmão, e aquele exame dos nervos com uma agulhinha. Nenhum exame acusou alguma coisa diferente.
    O grande problerma é que ele vive tomando amitripilina, e dipirona o dia todo, e está ficando abatido e emagrecendo. Não está conseguindo dormir, diz que a ardência é muito forte. A ressonância ainda não veio o resultado, que fez na Imagem solidaria. Por favor o que devemos fazer, eu e minha mãe estamos aflitas de vê-lo neste estado. Outra coisa importante, desde ontem está surdo do ouvido direito.
    Por favor me responda.
    Grata

  166. Beth

    -

    25/04/2010 às 9:03

    Por favor me ajude.
    Meu filho teve herpes zoster e está se tratando á 25 dias, as bolhas que susgiram na barriga já
    secaram mas ele está setindo sensação de queimação nos braços e em outras areas do corpo
    que ainda não foram afetada e também ele anda muito nervoso.
    O que faço ? Há tratamento para aliviar essa sensação.

    Atenciosamente Beth

  167. Paula Linares

    -

    21/04/2010 às 22:50

    Olá
    Minha mae tem 59 anos, e sente uma dor interna há quase uma semana, enstão começãram à sair na cintura, mais para a parte esquerda do corpo as vesículas semalhantres à herpes zoster.
    Ela sente sensibilidade na região, e dor nas costas.
    O que deverá fazer?
    Esta tomando medicação para a dor, e o médico disse que era só isso o que deveria fazer. O tramal EV nao surtyiu efeito.

  168. ERIKA

    -

    11/04/2010 às 14:18

    Ah ele não teve catapora…Passei a pomada aciclovir, outro médico falou que so fazia efeito nas primeiras 48h e mandou passar neomicina.

  169. ERIKA

    -

    11/04/2010 às 14:16

    Dra Lúcia meu filho de 3 anos e 5 meses cmeçou com os sintomas descritos na orelha externa, depois aumentou encheu o ouvido de pus, passei num médico ele deu injeção de benzetancil e aumento as bolhas, passei em outro ele passou cefalexina 7ml por dez dias, diminuiu e assim que terminou o medicamento ele está saindo um pouco de pus e começou a coçar a orelha por trás. També está acordando a noite chorando, será que voltou peço sua ajuda pois o médico falou que era bactéria, outro falouq ue era herpes, mas não dispomos de médicos na cidade só 2 clinicos gerais e estou com medo do que pode estar acontecendo com meu filho. Muito obrigada pela atenção.

  170. jaqueline alve

    -

    08/04/2010 às 19:21

    Gostaria de saber gual pomada e sabonete devo passar para as manchas que ficam depois da cura,nunca vi coisa igual e um sofrimento ter essa doença,nunca chorei tanto na minha vida de dor,pois agradeço a resposta.
    obrigado

  171. nelson aurelio

    -

    03/04/2010 às 9:04

    Tomei uma caixa de aciclovir e a dor ainda persiste na coluna o que devo fazer?

  172. regina

    -

    24/03/2010 às 20:05

    descobri a uma semana q peguei herpes simplex.
    (dor local, queimação, fisgadas, vermelhidão e bolhas) região abdominal.
    to em tratamento c aciclovir oral, pomada… e ibuprofeno.
    em quanto tempo essas bolhas somem? quanto tempo de tratamento?
    e tenho uma filha de 2 anos, qual o risco dela contrair catapora ou outras…?
    essa doença ela é transmitida somente atraves do sexo?
    obrigada!
    aguardo c urgencia a resposta.

  173. Ana Paula

    -

    24/03/2010 às 17:44

    Começei com muitas dores nos ombros e região cervical, logo após vieram as manchas vermelhas com bolinhas , fui ao médico e ele disse ser uma infecção devido aos gânglios , tomei antibiótico, antinflamatório, analgésico,e uma pomada ” Trok” para pasar no vermelhão , tomei 3 dias e nada resolveu as dores eram imensas. Fui ao pronto-socorro e aí sim o médico diagnosticou Herpes Zoster, nunca havia tido isso antes, é simplesmente insuportável a dor, a queimação, o ardor e a coçeira, o médico mandou tomar aciclovir 200mg 5x ao dia de 4/4hs e passar a pomada aciclovir 3x ao dia, para a dor receitou nimesulida, mas não resolve nada , não consegui achar nada que tirasse a dor nem o tramal EV resolveu ,o que posso fazer ? tem alguma erva para passar, tomar ou algo assim?agora ja estou no 7 dia e onde tinham as bolhas tem um ponto branco de pús, ainda dói muito principalmente o nervo e as feridas “bolhas” que sai da coluna cervical pega todo o lado esquerdo passando pelo trapezio desce p/ o braço (onde sairam mais 2 ínguas na axila esquerda) e vai p/ o tórax . Qto tempo ainda vou ficar assim? o que posso fazer p/ passar a dor?e o que passar ou tomar para tirar essa queimação das bolhas, além da pomada que o médico receitou? e o que posso fazer para nunca mais ter isso ?! é horrível …agradeço desde já

  174. nelson aurelio

    -

    22/03/2010 às 20:01

    Tenho tido essas dores na coluna, muito fote e já estou com bolhas no lado esquerdo do corpo, estou tomando açiclovir oral; agora só estou preocupada com os nervos da coluna. Tenho uma filha de 4 anos e minha esposa está gravida, de alguma forma isso pode prejudicá-las.
    Obrigado

  175. Deborah Rodrigues

    -

    20/03/2010 às 16:46

    Acho que estou com herpes nas costas proximo a nuca e o ombro direito, há uma semana, sinto fortes dores, queimação principalmente na hora do banho e se exposta ao sol, irritabilidade na pele e também uma irritação emocional muito grande, o que devo fazer?

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  176. Deborah Rodrigues

    -

    20/03/2010 às 16:42

    Ago que estou com herpes nas costas região do ombro direito há uma semana, sinto fortes dores, queimação principalmente na hora dos banhos ou se exposta ao sol, irritação na pele e uma irritação emocional muito grande o que fazer?

  177. aylton

    -

    04/03/2010 às 4:24

    as manchas escura da herpes zortes desaparecem com o tempo

  178. MAIRI

    -

    25/02/2010 às 22:09

    Boa noite
    Desde domingo de carnaval minha mãe de 90 anos esta com muita dor nas costa do dalo esquerdo, ela não consegue nem ficar de camisola , os medicos já entupiram ela de remedio, eu já não sei mas o que fazer alem de passar a pomada IMUNO–MAX dar CITONEURIM e DIPIRONA sodica, .
    sera que teria mas alguma coisa por fazer ela ta muito velhinha e ta sofrendo muito
    Por favor me ajude, obrigada.
    Espero uma resposta

  179. leticia

    -

    25/02/2010 às 13:00

    Estou com Herpes na Orelha já estou fazendo uso de Aciclovir comprimido e pomada a partir do dia seguinte do aparecimento das lesões . O Herpes está diretamente ligado a portadores do vírus HIV? ou ele pode aparecer em pessoas que apenas tiveram catapora e passam (ou passaram) por situações de Stress,Fadiga e ansiedade?ahh fui para a praia e peguei sol isso também prejudica ??e por quanto tempo devo tomar aciclovir e passar a pomada ?Outra duvida Posso manipular o remedio?tem o mesmo efeito?

    Por favor estou muito preocupada,aguardo resposta.

  180. florinda

    -

    19/02/2010 às 23:39

    ola me ajudem quero saber qual e o tratamento natural para herpes

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  181. Maria Eugenia

    -

    15/02/2010 às 12:09

    Meus sintomas começaram e no terceiro dia fui ao médico e seu diagnóstico foi problema de coluna, no segundo médico também coluna (cheguei a tomar tramal – ev, e nada no terceiro medico também a mesma história. Sinto dores e pontadas muito forte e horrivel.
    Hoje (15.02) após 6 dias consegui encontrar uma médica que descreveu todos os sintomas que eu sinto, e passou a medicação correta, mas já estou com bolhas no lado esquerdo do corpo, agora só estou preocupada com os nervos, talvez possam ter danos futuros.

  182. Sheila

    -

    10/02/2010 às 9:51

    Pessoal, não quero assustar ninguém, então reitero: o quadro do meu avô é uma hipótese excepcional, os próprios médicos nos informaram isso. Passei a me informar sobre o assunto e descobri que a maioria das pessoas convive normalmente com a doença e o tratamento correto evita quaisquer transtornos maiores, a medicação existente é bem moderna. Conheci pessoas que já desenvolveram a doença por três ou quatro vezes e que vivem muito bem, sem nenhum grande problema.

    Só faço o alerta para que quem tiver a doença procure um bom médico e faça todo o tratamento recomendado. Vale à pena a precaução.

  183. Sheila

    -

    10/02/2010 às 9:34

    O meu comentário aqui é com o objetivo de alertar as pessoas que tem herpes zoster. Meu avô possui a doença (conta com 72 anos) e após a terceira manifestação, desenvolveu a herpes no rosto. Na ocasião, ele passou alguns dias sentindo fortes dores de ouvido, foi ao otorrino que receitou antiflamatórios e analgésicos. Não teve a manifestação externa da herpes (as bolinhas vermelhas, etc), apenas uma dor forte e sensação de ardência no ouvido. Não deu outra, após alguns dias a herpes estourou com tudo. Atacou o nervo da cervical, ele ficou completamente surdo dos dois ouvidos, teve paralisia facial, perdeu o sentido do gosto dos alimentos e encontra-se sempre com fortes vertigens, não consegue mais caminhar.

    Realizou um exame que retira o líquido da coluna e ficou comprovado que o processo todo foi causado por uma forma severa do vírus da herpes zoster.

    O quadro dele é grave, neste momento está na UTI. Era uma pessoa muito sadia e bem disposta.

    O meu alerta vai no sentido de que as pessoas que possuem a doença procurem se informar. Os médicos nos informaram que, a partir da terceira ou quarta manifestação da doença, é possível que acometa nervos do rosto. Se nós soubéssemos disso antes, logo ao primeiro sinal de dor ele poderia ter iniciado com a medicação correta e não teria sofrido esse quadro tão grave.

    Foi um apoio médico deficiente, vários dias tomando medicação incorreta e a nossa falta de conhecimento sobre o assunto que acarretaram esse quadro. Evidentemente, o caso dele é excepcional, os próprios médicos nos disseram que a herpes, em regra, não chega a esta gravidade.

    Mesmo assim, aproveito para fazer o alerta, para que todos observem os sinais do seu corpo e, sempre que observarem dores sem uma causa predefinida, procurem informar o médico sobre serem portadores da herpes. Acho que isso teria sido determinante para o tratamento correto e a melhora do meu avô.

  184. Luiz Carlos de Oliveira

    -

    03/02/2010 às 1:35

    Surgiu uma mancha avermelhada na parte de cima das minhas costas. Pensei que fosse consequência de exposição ao Sol. Mas consultei uma dermatologista que me disse ser Herpes Zoster. Não me lembro se tive de fato catapora quando criança, mas ela me explicou que seria o vírus dessa doença que estaria na coluna e um dia, devido ou não à baixa resistência do organismo, ele provocaria esse tipo de herpes. Ao mesmo tempo que isso surgiu, comecei a sentir dores muito fortes na face, especialmente na extensão do queixo e próximo aos ouvidos. Isso é normal? Estou tomando o medicamento Aciclovir, mas a região afetada arde muito. Tenho um outra dúvida; este sintoma teria a ver com a ingestão da erva Guaçatonga, que estou usando para outro tipo de finalidade, mas sei que também combateria a herpes. agradeço a resposta.

  185. lucas

    -

    25/01/2010 às 16:48

    Apareceu em mim essas bolhinhas em novembro(ou dezembro não m lembro direito)tanto do lado esquerdo quanto do lado direito, tomei polaramine e depois de 3 dias elas desapareceram. Fui diagnosticado com sífilis, mas para herpes tipo 1 e 2 e HIV deu não reagente, tenho dores na coluna a uns 3 meses, tenho bolhas no pênis mas não coçam não doem e não tem prurido nenhum já tomei 3 doses de bezetacil para a sífilis, amanhã faz 1 semana que tomei a última, continuo com os gânglios do lado direito inchados, já tomei 100 comprimidos de aciclovir e hoje fui ao médico e ele disse que as bolinhas no meu pênis não são herpes,como essa doença está associada ao vírus HIV nem consigo dormi de desespero por favor me responda com urgência.

  186. mari

    -

    23/01/2010 às 14:37

    Algumas ervas medicinais ajudam a se livrar dessa doença desagradável, basta usar ervas depurativas, ervas que fortaleçam o sistema imunológico, ervas que equilibrem o sistema nervoso e algumas ervas diretamente para a Herpes Zoster.
    Mari Santos
    http://plantasmedicinaisdaamazonia.googlepages.com

  187. LAILA ROSA

    -

    19/01/2010 às 20:51

    Ja tive catapora e depois de muitos anos um dia recebi uma noticia muito ruim naquele momento pra mim o mundo parecia ter desabado, entao no outro dia minha pele começou a ficar bem vermelha ate que surgiu varias bolhas e começou a sair no rosto também, isso pode ocorrer novamente?? Queria saber se foi relativo ao stress e ansiedade que tive ??Pode dar novamente??Tenho que fazer algum tratamento? Tomei antivirus, mais as vezes fico com medo de sair, as vezes meu pescoço fica duro e começa a coçar muito,como se fosse sair novamente. Aguardo a resposta obrigada..

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  188. Felipe Viana

    -

    10/01/2010 às 0:02

    Estou com Herpes Zoster nas costas e coça muito, já estou fazendo uso de Aciclovir comprimido e pomada a partir do dia seguinte do aparecimento das lesões com o devido acompanhamento médico. O Herpes Zoster está diretamente ligado a portadores do vírus HIV? ou ele pode aparecer em pessoas que apenas tiveram catapora e passam (ou passaram) por situações de Stress,Fadiga e ansiedade?

    Por favor estou muito preocupado,aguardo resposta.

  189. JOSE MESQUITA

    -

    28/12/2009 às 2:34

    Agradeço antecipamente, mesquitaja@uol.com.br

  190. JOSE MESQUITA

    -

    28/12/2009 às 2:33

    Ficarai muito contente se essa msgem for apreciada e respondida
    mesquitaja@uol.com.br

  191. JOSE MESQUITA

    -

    28/12/2009 às 2:26

    RESUMO: Com 56 anos, precisaria saber das providencias e precauçoes, apos visita a 03 medicos nos EUA-Florida, não deixou duvida de ser o “ticken pocs ou varicela ou sarampo” que voltou, pois acho que tive quando criança, pesquisei bastante na internet e Estou muito preocupado com tantas infs sobre consequencias em adulto, que corre risco inclusive de obito se atingir pulmao ou cerebro e ainda, persistir a dor por periodo indeterminado. Seria melhor voltar ao Brasil para consultar especialistas. Att JOSE ALBERTO mesquitaja@uol.com.br
    .

  192. JOSE MESQUITA

    -

    28/12/2009 às 2:18

    Minha idade: 56 anos, ha 02 semanas, apareceu uma parte elevada nas costas proximo as nadegas que no segundo dia se espalhou na lateral da perna esquerda. A sensação de dor e sensibilidade era muito forte. Fui a uma central de atendimento de emergencia em Fort Lauderdale-Florida-USA, onde fui atendido por um clinico geral que apos examinar-me, disse que estava com xingus ou chicken pocs, e emitiu uma receita de “aciclovir-800mg” que deveria ser ingerido com leite ou algum alimento 05 vezes ao dia. Minha perna esquerda doia quando ficava em pé e principalmente quando andava, no seguindo para o terceiro dia,minha batata da perna esquerda estava muito inchada, bem como, o calcanhar lateral, ou seja, forte inchacho e incomodo para andar. Passados 15 dias, continua sensivel minha perna esquerda com inchacho bem menor que no inicio, mas incomodando. Precisaria saber o que fazeer para voltar a vida normal, pois gosto de atividade fisica, caminhadas, tenis e bastante agitação. Agradeço antecipadamente, JOSE ALBERTO mesquitaja@uol.com.br

  193. Paulinha

    -

    23/12/2009 às 16:44

    tenho herpes genital ha 10 anos e só agora comecei a tomar o penvir 125 g de 12 em 12 horas. Posso ingerir bebida alcoolica? é natal e gostaria de comemorar em grandes festas.
    E como estão os estudos sobre a cura?

  194. MAURO

    -

    17/12/2009 às 8:33

    Olá! Li que o herpes zoster só comete áreas ligas ao nervo da coluna. Logo, o mais comum é aparecer nas regiões do peito, costas, face, nos nervos ligados a coluna. A minha dúvida é. Seria possível herpes zoster na parte inferior da pena, na panturrilha ou batata da perna, p.ex.? Haveria nesta região nervo ligado a coluna?

  195. Patricia

    -

    14/12/2009 às 10:13

    Meu pai teve Herpes Zoster já faz dois meses, tomou aciclovir e passou a pomada de aciclovir nas lesões, ficou bom, mas sente dores muito forte no local das lesões que foram embaixo da barriga e só um pouco nas costas. Ele esta pensando que essas dores possa ser outro problema.Gostaria de saber se quem tem Herpes Zoster fica sentido essas dores e qual o remédio para aliviar ,pois Tilenol e antiflamatórios esta sendo como água de pote, não adianta nada.

  196. Dirlei

    -

    13/12/2009 às 0:59

    tenho 44 anos sou portadora de esclerose multipla,ha 30 dias desenvolvi herpes zoster na costela costa do lado esquerdo.tive muitas dores nos orgao internos ( rins ,ovario,estomadgo), passei por varios especialistas por causa das dores( clinico geral, neuro,gineco,urologista, gastro) apos 12 dias de fortes dores, apareceu uma lesao bem leve na costela das costas, o infectologista me falou que e herpas zostes…estou tratando PENVIR 500mg por 7 dias de 12/12 hs e agora passei a tomar por mais 5 dias de 8/8hs ou seja ja tomei 12 dias de penvir500 e estou passando ACICLOVIR CREME ha 12 dias 2x ao dia,infelismente entrei em surto da esclerose,preciso fazer uma PULSO TERAPIA.Mas preciso saber se tem algum rico,ou se posso fazer sem me preocupar .TAMBEM GOSTARIA DE INFORMACOES NO PERIGO DE FAZER UMA ENCEFALITE.COMO E PORQUE A ENCEFALITE PODE ACONTECER.Desde ja agradeco pela atencao e mais ainda se puder me orientar…Deus a abencoe. O brigado

  197. Antonio

    -

    06/12/2009 às 16:28

    Recentemente passei pelo clinico geral e ele dignosticou-me inicialmente com uma celulite infecciosa, pois apareceram brutuejas avermelhadas pela testa e estavam começando a inchar e tambem na altura do supercilio que tambem estava inflamado e receitou Cefalexina. Apos outro dia resolvi passar novamente no hospital e a inflamaçao sobre o supercilio desceu para a palpebra ficando totalmente inchado sobre os olhos e ele diagnosticou como Herpes Zoster. A minha pergunta é, se as duas patologias são semelhantes, porem este outro medico me receitou Voltarem (50mg), um complexo B, uma pomada dermatologica (Aciclovir) e o proprio Aciclovir comprimido para adulto (200mg).Há um prazo para que os efeitos começem a vir, pois sinto queimações, formigamentos, a vista fica meio atrapalhada e o canal do ouvido fica uma sensação de ardume de vez em quando, grato!

  198. isabella

    -

    29/11/2009 às 18:31

    Meu namorado teve está doença pode transmitir para mim?
    Me falaram que sim, mas quero ter certsa sim ou nãoestou preocupada pois é bem complicado muita dor, obrigada

  199. Renato Bastos

    -

    21/11/2009 às 9:52

    Olá, estou com herpes zoster a treis dias e estou tomando aciclofar a um dia epassando a pomada aciclovir as bolhas estão aumentando. eu pergunto: isto é normal? obrigado.

  200. Anônimo

    -

    20/11/2009 às 22:25

    Estou com Herpes Zoster e bastante assustado, já que li vários artigos associando o Zoster a Aids em pacientes com 20/40 anos – no caso, a minha faixa etária. Fiz todos os exames, mas só terei resultado daqui a alguns dias. Não apresento qualquer outro sintoma incial de HIV…será que o Zoster pode surgir como sintoma inicial…isolado? Agradeço se puder ter alguma orientação – apesar de saber que serão apenas estatísticas e não determinantes. Obg.

  201. Jair Barbosa dos Santos

    -

    19/11/2009 às 22:53

    Tive zoster e a região esquerda do peito e costas foram afetadas com as feridas, antes e durante o aparecimento das feridas tive fortes dores na região, após também sentia algumas dores na região, nos últimos dias tenho sentido dores na região muscular da coxa esquerda, gostaria de saber se estas dores tem alguma relação com o pós herpes.

  202. Glauber Souza Magalhães

    -

    16/11/2009 às 1:08

    Dia 12 de outubro começou aparecer os sintomas de catapora em mim, sendo que já fiquei bom e agora dia 12 de novembro fez um mês que houve o aparecimento. quero saber se as manchas que ficaram na minha pele depois que as cascas cairam vão desaparecer? e em quantos meses elas vão sumir totalmente?. E também eu já posso sair no sol e ingerir nos finais de semana uma cerveja ou até mesmo uma dose de aguardente?. Espero uma resposta da senhora o mais breve possível.

  203. Debora Liesenfeld

    -

    15/11/2009 às 18:07

    Apareceu pela segunda vez herpes Zoster em meu corpo, so que desta vez na perna esquerda muitas bolhas vemelhas, no ombro direito, na barriga, e na palma da mao, tambem nas costas… Anteriormente 3 meses atras fiz exames de rotinas como diabetes, Hiv, figado, urina, para ver se havia anemia, e deu tudo bem! Nao havia nenhum problema de saude…
    Agora apos esses tres meses, fiz muitas viagem, para EUA, agora estou no Rio Grande do Sul, e me aparaceu aqui, coca muito… Tambem passei muito nervoso.

    Gostaria saber porque estou novamente com Herpes Zoster, desta vez veio muito forta!

    Estou tomando Remediso, bem como Penvir 500, e Flocta 70; passando pomada Aciclovir.

    Me oriente como evitar isso ou, se passo para aguem, porque contrai?

    Me Ajude?

    Grata Debora

  204. Mariuza de F.Esteves Camargo

    -

    12/11/2009 às 10:09

    Estou com herpes do lado direito do rosto pegando da ponta do nariz subindo em volta do olho,sombrancelha a testa até a raiz do cabelo, na raíz do cabelo já está passando pro lado esquerdo o médico me afastou do trabalho por 3 dias porque uso óculos e o nariz está coberto de pus e não dá pra colocar ele receitou aciclovir pomada.gostaria de saber se só a pomada é suficiente?tenho um filho de 4 anos ele pode contrair carapora?será que tres dias é o suficiente de afastamento ou eu posso contaminar os colegas de trabalho?essasferpes que em volta dis cilios podementrar e adentrar o olho?grata

  205. Marcelo

    -

    03/11/2009 às 20:51

    Dra. Lucia faz um mês que tive herpes zoster no lado esquerdo do rosto devido a baixa imunidade. Fiz tratamento com antivírus e corticosteróide e em 7 dias as bolhas secaram.
    As crostas já cairam sozinhas, mas as manchas q eram claras começaram a ficar escuras, sendo q eu nem tomei sol, e geralmente quando saio uso protetor solar.

    Agora gostaria de saber que essas manchas escuras desaparecerão com o tempo ou vou ter que fazer algum tipo de tratamento com dermatologista para clareá-las?

  206. william

    -

    03/11/2009 às 0:13

    eu tenho essa doenca, recentemente perdi meu gato de estimação e fiquei ruim psicologicamente depois de pocos dias eu vi que apareceu bolhas na pele e a medica disse que era problemas no sistema nervoso algo do tipo, as feridas tem fomatos estranho na pele o que nunca vi.

  207. Adriana

    -

    01/11/2009 às 2:25

    Olá, minha mãe está com Herpes Zoster no braço D há mais de 01 mês, após 03 sessoes de quimioterapia, foi tratada logo no inicio com Aciclovir comprimidos e pomada, as bolhas não estouraram, mas secou e agora ela sente muita dor (está tomando Gabapentina, amitriptilina e tylenol), seu braço está muito sensivel, ela tem crises de queimação e dor, tem alguma pomada que ela possa passar para aliviar as queimações?

  208. Renata

    -

    28/10/2009 às 23:02

    Olá, nunca tive catapora e o ano passado devido o estress do serviço tive herpes hoster, foi terrivel a dor é horrivel… como demorei p ir ao médio o virus lesionou o nervo e foi pior ainda.. tive q fazer um longo tratamento… agora q tudo passou, na minha sala de aula está acontecendo um surto de catapora, 50% dos alunos já pegaram e eu estou morrendo de medo de pegar catapora tbém…Será que corro o risco???????????

  209. Antonio Valter Jehle

    -

    25/10/2009 às 13:32

    Estou com 66 anos e sou diabético tipo 2, a 60 dias fui paciente de 3 cirurgias devido a uma injeção
    aplicada em local errado (diprobeta – dipropionato de betametazona).
    A 10 dias surgiu Herpes zoster diagnosticado por médicos da emergencia do hospital ,com muitas dores, e feridas (bolhas). Estou no final do tratamento tomando ACICLOVIR 800 de 4 em 4 horas mais paracetanol 750, porém as dores continuam com alta intencidade e as bolhas estão secando progressivamente.
    Existe remédio para reduzir as dores? – É possivel a manifestação da Herpes Zoster ter surgido devido as 3 cirurgias ? – E também por ser diabético ?
    O local da manifestação inicia no peito esquerdo e finaliza nas costas na altura do ombro
    Aguardo sua resposta – Desde já obrigado ANTONIO VALTER.

  210. klb

    -

    23/10/2009 às 12:39

    olá dra queria saber mas sobre o herpeszoster to cum ele e quero saber se é uma coisa grave !!!e no futuro o ki ela pode ocasionar!!!com quantos dias de tratamento posso voltar a vida normal???

  211. gilberto

    -

    22/10/2009 às 9:20

    Dra.eu tenho herpes no ouvido interno!ja fiz tratamento e kuando ta p/vim meu ciclo m doi muito a cabeça e o nariz tem alguma coisa á ver?e keria saber c é perigoso?obrigada

  212. Renata

    -

    14/10/2009 às 15:35

    Oiee. tudo bem!!

    Meu namorado a 3 meses esta c herpes zoster na parte esquerda do rosto….Ele ja usou aciclovir comprimido 5 x ao dia durante 5 dias e ainda esta fazendo o uso da pomada mas a cada dia aparece mais bolhas e estao se lastrando para a testa e ouvidos!! Oque ele pode fazer para dar fim a esta herpes zoster??? Sera que ele toma outra dose dos comprimidos??? Pode se contrair herpes zoster pela relaçao sexual????

    Obrigada!!

  213. mayara

    -

    08/10/2009 às 18:38

    uma duvia? tive febre alta por 2 dias ai em meu nariz começou aparecer umas bolhas de agua e ao redor vemelhos pode ser uma herpese tbm qundo pego muito sol, elas aparecem nos labios e no ombro.

  214. Vanessa

    -

    07/10/2009 às 21:45

    Gostaria de tirar um dúvida. Há mais ou menos três anos tive herpes-zoster nas costas que lastrou para a mama do mesmo lado, o meu lado direito. A dor é realmente insuportavel, e começa bem antes de as bolhas aparecerem. Procurei um dermatologista na época em que as bolhas já estavam formadas e segui orientação médica. De uns meses para cá tenho sentido dores nas costas, na mesma região onde tive a doença. Esta dor eu ja tenho a algum tempo, mas era só um incômodo. De uns meses para cá elas estão mais intensas. Procurei um ortopedista. já estou indo para a 13º seção de fisioterapia e nada melhorou até agora. Pregunta: existe possibilidade esta dor ser um sequela da herpes? Algume poderia me ajudar?

  215. Jorge

    -

    28/09/2009 às 15:12

    Prezados, acho estranho que um virus dessa monta, não seja divulgado para que todas as pessoas saibam…PRINCIPALMENTE SENDO INEVITÁVEL.

    Segundo apurações e muitas leituras a respeito, 95% da população poderão se acometerem.
    Portanto, sugiro que haja em programas de comunicação (todos) avisos para que as pessoas
    possam se previnir.

    Eu somente tomei conhecimento hoje…POR ME TORNAR MAIS UMA VÍTIMA !!!
    É LAMENTÁVEL !!!

  216. Marta

    -

    16/09/2009 às 23:44

    Boa noite, Drª:

    estou com meu filho de 16anos ,acometido de herpes zoster no tornozelo direito.O diagnóstico foi dado hoje após consulta em um clínico geral. Há aproximadamente quatro dias ele vinha sentindo prurido e dor no local, como também,edema e hiperemia,apareceram as lesões bolhosas que escorrem um líquido amarelado. O médico falou que era herpes e que estava infectada. prescreveu cefalexina oral de 6 em 6 horas e não prescreveu aciclovir oral temendo uma sobrecarga hepática dessa forma orientou muita compressa quente mais aciclovir creme cinco x ao dia. Estou muito apreensiva pois ele sente muita dor, febre alta e o edema no local esta horrível. Por favor me ajude. será que este tratamento ´é o correto? desde ja agradeço.

  217. Aletéia

    -

    15/09/2009 às 8:15

    Dra.
    Tenho 35 anos e estou sofrendo com crises de herpes no lado direito das nádegas a mais ou menos 3 anos, as crises começaram a ser cada vez mais recorrentes. Nos últimos 8 meses tenho tido uma crise por mês. Já fiz tratamento prolongado com aciclovir e depois com penvir, tomei a medicação por meses. Mas, logo depois que parei o tratamento as crises recomeçaram. O que posso fazer? Estou sofrendo muito com as dores e o incômodo das lesões.
    Tenho também muitas dúvidas:
    Posso contagiar meu marido?
    Se engravidar vou transmitir essa doença para a criança?
    Li alguma coisa sobre problemas neurológicos ligados ao herpes, é verdade?
    Essa doença tende a piorar com a idade?
    Gostaria de informações. Por favor me ajude.

  218. maristela

    -

    13/09/2009 às 18:15

    oi minha mãe foi diagnosticada com a herpes zoster, mas o importante é que 15 dias antes ela esteve por semanas com o pescoço quadrado, como se fosse uma inflamação dos ganglios, e logo depois, apareceu uma pneumonia, gerando em seguida a herpes.
    Isto já esta com 20 dias….e ela agora perdeu também a noção de local e espaço, como se houvesse algum trauma cerebral. pode me ajudar?

  219. Silva,J.R.S.

    -

    31/08/2009 às 23:30

    Gostei muito do artigo, bastante interessante mesmo! No início desse ano eu tive paralisia facial, que foi confirmada a causa pela reativação do vírus varicela zoster, que afetou não só o nervo facial como meu equilíbrio e por pouco não perdi a audição! Posso afirmar que sofri muito!!!!!!!!!!!! Dores muito forte eu sentia no meu ouvido pois as bolhas sairam todas em minha orelha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  220. Glaucia

    -

    25/08/2009 às 20:27

    Ola muito boa noite !!

    Tem pelo menos uns tres meses que me apareceram umas pequenas bolinhas na altura das costas e atraz da orelha, proximo a nuca e tambem un pouco no couro cabeludo , fui trez vezes ao dermatologista e esta me disse que era herpes , porem no me doi nada e somente as vezes me irrita com uam leva coceira , sobretudo a noite mais vendo as fotso nada tem de parecido sera que estou realemente com herpes zoster ja que fora a irritação na pele os sintomas que tenho nao se parecem em nada com esto ? O problema e que não fizeram nenum exame especifico para dar este diagnostico , simplesmente falaram que era herpes a minha dermatologista não pode estar enganada. Teria algun exame que eu poderia pedir paar ele me passar?

    Obrigada

  221. janete

    -

    14/08/2009 às 21:45

    Olá estou com herpes zoster desde o dia 22 de julho de 2009 estoucommuitas dores do lado esquerdo na frente e nas costas estou tomando aciclovir e tambem profenid -tylenol 750 -novalgina 500mg mas as dores são terriveis.melhora um pouco quando fico no chuveiro um tempo.sera que tem remedio mais forte.desde já obrigada.

  222. Gustavo Duarte de Souza

    -

    14/08/2009 às 0:36

    Boa noite Drª!

    Eu ja tive essa doença (herpes zoster) uma vez e estou sentindo uma queimação novamente, na região lombar por isso gostaria de saber se é possivel contrai-la novamente, tenho 18 anos e não tive catapora, tive a herpes zoster aos 16 anos!

  223. glaucia g .leite

    -

    10/08/2009 às 18:03

    eu queria saber ,se a herpes pode ser transmitida atravéz de um beijo no rosto

  224. José Nunes

    -

    09/08/2009 às 20:55

    Sr.ª Doutora:

    Tenho 51 anos e em 3 de Fevereiro fui atacado pelo herpes zoster, no nervo do braço direito
    tomei a medicação só passados 4 dias
    as bolhas secaram com um sofrimento horrivel e passados quase 7 meses ainda sinto muitas dores!
    as bolhas secaram mas ainda estão as marcas pelo braço todo,o que me aconselha para me tratar
    isto apereceu-me depois de ter 3 dias antes ter um açidente de automóvel, apanhei muita chuva e frio
    e como era de esperar entrei em stress pois já andava em tratamento psiquiátrico há 5 anos.
    como me pode ajudar?

    Obrigado.

    José Nunes

  225. eva

    -

    07/08/2009 às 23:58

    estou saindo de uma crise de zoster,saiu na regiao cervical costa e pescoço , sofri muito, estava viajando quando apareceu ,vim embora e fiquei mal 10 dias comecei a tomar valtrex alem de carissimo , nao estava encontrando,, mas as dores permanecendo muito ,forte so consegui me livrar das dores hoje pela manha no programa evangelico,online , igreja mundial , estou feliz sem dores nenhuma , pq e um grande sofrimento esta doença , nunca imaginei que pudesse contecer comigo , mas graças DEUS, estou bem !!!!

  226. eva

    -

    07/08/2009 às 23:55

    estou saindo de uma crise de zoster,saiu naregiao cervical cosa e pescoço , sofri muito estava viajando quando apareceu ,vmi embora e fiquei mal 10 dias tomando vltrex , mas as dores permanecendo muito ,forte so consegui me livrar das dores hoje pela manha no programa evangelico,online , igreja mundial , estou feliz sem dores nenhuma , pq e um grande sofrimebnto esta doença , nunc imaginei que pudesse contecer comigo , beijos a todos

  227. Maria

    -

    30/07/2009 às 20:34

    Olá.

    Tenho um exame de uma amiga que está muito preocupada, pois realizaram um exame de
    Líquor, pelo motivo que sáiu bolhas no lado esquerdo da face onde atingiu o olho também e disseram que era herpes zoster.Ela não
    suporta as terriveis dores de cabeça e nem consegue ficar de péhá não ser na cama.Fora que fica com os olhos lágrimegendo e como o atendimento é pelo sus estamos pedindo se alguém já passou por isso se estes sintomas são assim mesmo.Pois agenderam somente para setembro médicos neurologista e oftalmologista .Alguém talvez possa nos dar uma luz se estes sintomas são assim e não há algo para amenizar está dor tão terrível.

    Herpesvírus humano-peqsquisa do DNA
    material :líquor -Só que como o atendimento é pelo sus e ela está muikto fraca
    resultado:Herpes simples tipo 1:Negativo
    Herpes simples tipo 2:Negativo
    Varicela tipo zoster:negativo
    Epstein barr:Negativo
    Citomegalovirus:Negativo
    Herpesvírus tipo 6A:Negativo
    Herpesvirus tipo 6B:Negativo
    Herpesvírus tipo 7:Negativo
    Herpesvírus tipo 8:Negativo -Método PCR
    Me responda assim que puder.
    muito obrigada

  228. tati

    -

    29/07/2009 às 16:17

    dra.o vírus zoster na gravidez pode afetar o bêbe?posse manter relação sexual durante o período em que as bolhinhas estiverem afloradas na pele? já tive catapora quando criança, será que é por isso que tenho es tevírus? ou posso ter pego ao sentar em uma cama de hospital há 10 anos atrás? porque o meu é na parte de trás da coxa esquerda. me responda assim que poder obrigada.

  229. Rita

    -

    28/07/2009 às 18:10

    Estou com 77anos e já tive herpes duas vezes, só que a dermatologista me disse que da primeira vez não foi herpes porque herpes zoster não volta, só se manifesta uma vez. Onde está a verdade. poderei ter herpes novamento? Sinto medo por causa da minha idade

  230. José Mesquita dos Santos

    -

    27/07/2009 às 14:07

    Olá Dra. Eu com 48 anos histórico de atleta (atletismo) quase 30 anos, sem beber, fumar, super ativo, pois trabalho com educação física escolar e a noite aulas de hidro…Passei por um stress físico…Muito frio e vento numa festa junina e tomei chocolate quente..No dia seguinte de manhã já sentia um lado da cabeça sensível ao passar a mão…Continuei trabalhando normalmente…Após uma semana saiu umas bolhas no ouvido direito e na orelha direita, com íngua no queixo abaixo da orelha, imediatamente fui ao pronto socorro…O médico ja medicou 2 horas depois paralisou o lado direito do rosto, barulho no ouvido e nervos da cabeça preso…Fiquei somente 8 dias com dores fortes e as bolhas da orelha e ouvido sumiram em 4 dias…estou na 6 semana da doença, meu rosto ainda está paralisado…ouvido ainda com barulho…Dores bem leve as vezes na cabeça…Sinto ainda pouco desequilibrio…Estou em tratamento com um Otorrino…O que posso fazer para melhorar rápido? Agradeço

  231. eleny

    -

    24/07/2009 às 16:46

    gostaria de saber se a herpes zoster pode levar o paciente a óbito.

  232. Andreia

    -

    24/07/2009 às 15:15

    Ola minha filha de 8 anos há uns 10 dias estava reclamando de dores em baixo do mamilo como não tinha nada aparente achei q fosse um mal jeito, mas para minha surpresa ontem apareceu várias bolinhas todas juntas bem vermelho em volta levei a um dermatologista e ele disse ser herpes, receitou 3 pomadas para serem misturadas e aplicadas 3x dia (Emla/ aciclovir/diprogenta)e tbm valtrex 400mg estou muito preocupada pois o médico disse que ela é muito nova para ter isso e deve estar com baixa imunidade, ela esta reclamando de muita dor do lado onde estão as bolinhas e uma dor de cabeça muito forte. A um ano at´ras ela teve uma dor de cabeça muito forte ficou internada por 7 dias e fez todos os exames possivíes inclusive meningite e nada foi constatado,mesmo estando internada as dores de cabeça eram fortes e segundo uma enfermeira chegaram até medica-la com um remédio tipo morfina no soro para ver se amenizava a dor. Será que o que ela teve a um ano atrás já era herpes… e acredito ser emocional essa baixa imunidade ela é muito calada sofre sozinha as vezes aceita as coisas so para agradar as pessoas. Por Favor me orientem
    obirgada

  233. RAIMUNDO

    -

    18/07/2009 às 23:54

    dra. boa noite. nos novos avanços na medicina, daqui a alguns anos pode-se criar uma vacina de curar pessoas infectados com herpes,ou ja estao existe algumas sendo testadas?

  234. Maria

    -

    17/07/2009 às 8:32

    Bom dia Dra. Há dez anos fiz uma tratamento com vacina conta herpes. Foi eficiente. Nunca mais tinha tido herpes. Só neste fim de semana é que reapareceuram as erupções. Procurei a clínica onde fiz o tratamento e lá não é mais aplicada a vacina. Gostaria de saber onde posso encontrar este tratamento? Obrigada.

  235. Claudio

    -

    16/07/2009 às 15:23

    Ola, tenho Herpes Zoster, comecei o tratamento com Aciclovir no dia11/07(tomando 2 x 200mg, 5x ao dia Aciclovir creme 5x ao dia nos locais infectados). Tenho algumas duvidas…..Gostaria de se possivel sanar Duvida 1: Tenho um sobrinho de 3 meses, ele nunca teve catapora, ha apossibilidade de eu passar catapora pra ele? Ja que o virus da HerpesZoster e o mesmo da Catapora. Duvida 2: O medico me falou que eu nao poderia ter relaçao sexual, asmarcas da Herpes, estao nas nadegas, em alguns pontos da coxa, navirilha e perto do escroto, tudo do lado esquerdo, algumas ja estaoficando meio sequinhas. Gostaria de saber, o recomendado e ficar quantotempo sem fazer relacao?Grato!Agradeço a compreensao!

  236. doris costa

    -

    13/07/2009 às 15:37

    mariza

  237. mariza

    -

    09/07/2009 às 20:00

    ESTOU com este herpes!!! Nunca imaginei que havia isso, estou sofrendo mas sendo medicada. Lendo tudo que achei na internete, estou com medo da vis¿o, porque o ‘meu’ est¿ na testa esquerda, at¿ o olho e a orelha… e o pior: passei os primeiros dias, com somente dor e nada aparente – achando que era uma sinusite, em contato com meus dois netinhos: 1 ano e 5 meses e 8 meses!!!! Ser¿ que eles podem ter sido contaminados? Abra¿os e obrigada.

  238. walkyria

    -

    09/07/2009 às 15:54

    s¿ agora soube ao certo o que tive ha 6 meses e gostaria de saber se meus filhos poder¿o ter qundo ficarem mais velhos.Tive essa doen¿a quando tinha 85 anos

  239. adriel

    -

    08/07/2009 às 20:06

    doutora,minha mae saiu hespes zoster abaixo dos labios poucas bolhas,mais dor no olho do lado que saiu as bolhas e na cabeça e no ouvido tomou amoxicilina nada adiantou agora esta tomando tramadon ,aciclovir,e sente muitas dores.o que devo fazer na minha cidade nao tem dermatologista

  240. sergio

    -

    07/07/2009 às 10:54

    Olha o que nos estavamos conversando

  241. Regina

    -

    06/07/2009 às 1:01

    Boa noite doutora, tenho crises recorrentes de herpes simples na n¿dega direita, chego a ficar com dores como se fosse a minha coluna lombar fosse travar antes das bolhas aparecerem e mesmo assim antes de cicatrizar j¿ tem outro ponto no mesma regi¿o, s¿ nesta semana j¿ foram 5 ¿reas das n¿degas afetadas. Estou¿pirando gostaria de uma dica de um tratamento realmente efetivo ou onde posso ter ajuda especializada, at¿ mesmo como cobaia

  242. esquilo

    -

    30/06/2009 às 13:18

    Dra., acho que tive herpes Zoster no mes passado, na nadega direita,doeu muito, mas desapareceu sozinha.Ate´andar doía muito. A minha imunidade estava baixa.

  243. jorge

    -

    29/06/2009 às 21:12

    Boa noite Dra. Estou saindo de uma herpes Zoster, após baixa da imunidade devido as gripes recorrentes,com localização no peitoral direito, com tratamento antiviral oral e creme e tbm anti inflamatório. Os sintomas descritos no artigo foram identicos. Após as feridas secarem ainda terei continuar passando este creme, embora a sensibilidade tenha dimuido bastante. Que bom que em breve teremos vacina para este sintoma. Abraços Jorge

  244. Freitas

    -

    29/06/2009 às 13:46

    Gostaria de informações sobre vacina para Zoster. Tenho 50 anos e estou interessado em tomar. Onde encontro?

  245. SANDRA R S

    -

    25/06/2009 às 23:33

    a minha pergunta e’ tenho hespes simplesso’ que e’ nas na’dgas, não sei o nome dessa herpes realmente, mas lhe perguntoteM CURA OU NÃO, EXISTE ALGUMA VACINA EFICAZ

  246. Vinícius

    -

    25/06/2009 às 22:55

    Tenho 24 anos e faz dois anos que tive Zoster na barriga e foi subindo em direção ao peito e as costas. Fui em uma médica especialista em infectologia logo que percebi que não se tratava de uma alergia e estava começando a sentir dor. Fiz uma bateria de exames imunológicos para descobrir qual a origem. Graça a Deus deu tudo negativo. Como passava por uma época de pressão no trabalho, em casa e na faculdade (monografia), foi diagnosticado a causa o estresse psicológico.

  247. Sandro

    -

    25/06/2009 às 21:07

    Olá, para todos, tive herpes zoster depois de um estresse provocado pelo trabalho, e recomendo a procura imediata por atendimentos médico uma vez que o quadro evolui rapidamente, incomoda muito.

  248. jorge

    -

    25/06/2009 às 20:08

    ok

  249. jorge

    -

    25/06/2009 às 20:03

    ok

  250. Mariazinha

    -

    25/06/2009 às 19:51

    Parabéns pelo artigo. Muito interessante, tive zoster e doeu muito.

  251. Francisco

    -

    25/06/2009 às 17:00

    Boa tarde…Tenho 33 anos e tive zoster em janeiro desse ano, fiz o tratamento e me curei, mas sei que pode voltar. Pense em um negócio que doi, e o médico ainda falou que a minha foi fraca, quero nem pensar nas fortes.

  252. Antonio Carlos

    -

    25/06/2009 às 13:20

    Dra. Gostaria de saber se Herpes, atinge as nadegas? principalmente na junção dos lados ou seria outra complicação??Aguardo

  253. Giselle

    -

    25/06/2009 às 13:15

    oi

  254. Lucilene

    -

    23/06/2009 às 20:24

    Dra, minha filha de 4 anos teve herpes zoster no lado esquerdo do rosto, começando no queixo e terminando na testa, pegando um pedaço do nariz e do cabelo. Ai, vem minha pergunta: pq ela teve zoster sem ter tido catapora e com todas as vacinas em dia? Na época eu li a respeito que só pessoas idosas e que tiveram catapora teriam zoster.Houve uma junta médica ( pediatra, dermatologista, neurologista, infectologista, oftalmologista e virologista ) que a examinaram e não descobriram o que causou a zoster nela. Queria saber a sua opinião sobre o que poderia ter levado ela a ter zoster com tão pouca idade.

  255. veronica

    -

    23/06/2009 às 17:42

    dra, gostei do artigo.algumas coisas porem,gostaria que a sra me esclarecesse:e quem não teve catapora, pode vir a ter o herpes zoster?outra coisa:a vacina é a mma que de catapora, já que é o mmo virus?e, desculpe,mas aí vai mais uma:o especialista não deveria ser um neurologista em vez de dermatologista(a sra diz que a pele sara por si só)?

  256. julia

    -

    23/06/2009 às 15:33

    Boa tarde estou na duvida sairão na parte superior da minha vagina,alguns caroços depois eles estourarão virando algumas feriadas mais agora .ja estou curada fiquei doente por 15 dias doia muito.sera o que era?

  257. Marina

    -

    23/06/2009 às 13:40

    Realmente deve-se ter muito cuidado a Herpes Zoster.Tive em 2002 no parte externa do olho. fui ao dermatologista e fui aconselhada a ir ao oftalmologista por ter sido muito próximo da “vista” para certificar-me de que a córnea não tinha sido afetada.Fiz o tratamento recomendado e não tive mais problemas.

  258. Flora

    -

    23/06/2009 às 13:40

    que espanto! sempre achei que a pessoa que pegou catapora na infância estava livre disso pro resto da vida.aí aparece o zoster…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados