Blogs e Colunistas

23/06/2009

às 7:28 \ Arquivo, Doenças

Herpes zoster

Embora os nomes sejam semelhantes, o herpes zoster e o herpes labial não são a mesma doença. Na realidade, são completamente diferentes. O herpes labial é causado por um vírus chamado herpes vírus. O herpes zoster, também conhecido como cobreiro, é causado por outro vírus, chamado varicela-zoster vírus. É o mesmo vírus que causa a catapora. Depois que a catapora passa, o varicela-zoster vírus não é eliminado do nosso corpo. Ele fica dormente, à espera de um momento para se reativar, refugiado dentro de terminais nervosos. Se houver oportunidade, ele volta a atacar, numa segunda versão: agora, causando o zoster.

Não se sabe ao certo o que determina a reativação do vírus. Ao que parece, ele se aproveita de um momento em que a proteção imunológica cai. A idade parece ser um fator importante: nos Estados Unidos, estima-se que haja 1 milhão de casos de zoster por ano, e metade desse número ocorre em quem passou dos 60. O zoster também ataca quem está debilitado, como pessoas em tratamento contra câncer ou pessoas com deficiências imunológicas. Até mesmo o stress psicológico pode desencadear uma crise.

Os sintomas

A pele fica avermelhada e inchada, e surgem pequenas bolhas. As feridas acometem apenas um lado do corpo, numa área de pele linear, como se fosse uma faixa. A dor é intensa. Por vezes é tão forte que mesmo o encostar da blusa ou o vento batendo na pele incomodam. Tamanha dor se justifica pelo fato de que, além da pele, o vírus também afeta o nervo que chega até a pele. O nervo inflama e pode ser danificado. Por isso, além de dor, o paciente pode sentir formigamento ou queimação na área afetada. Essas alterações de sensibilidade costumam aparecer poucos dias antes das feridas visíveis na pele.

As alterações da pele são auto-limitadas, e melhoram mesmo sem tratamento. O problema mais sério do herpes zoster é a lesão do nervo: a dor pode persistir por meses ou anos. Por isso, o zoster precisa ser tratado adequadamente, assim que os sintomas começarem.

Existem outras complicações possíveis, como o comprometimento da visão. Isso pode acontecer quando o zoster afeta a face, próximo ao olho. Nesse caso, além do acompanhamento dermatológico, o paciente também precisa ser tratado por um oftalmologista. Além disso, quando afeta a face, o zoster pode comprometer a audição, o equilíbrio e o movimento dos músculos faciais. Mais uma vez, o tratamento precoce diminui o sofrimento e os riscos de sequelas.

Prevenção

Todas as pessoas que tiveram catapora correm o risco de desenvolver o zoster. Existe uma vacina, administrada aos 60 anos de idade, que previne a crise ou suaviza muito os seus sintomas. Ela ajuda a reduzir a incidência da dor persistente pós-zoster. Essa vacina ainda não está disponível no Brasil e a previsão para sua chegada é 2010. Espera-se que as crianças vacinadas contra a catapora não desenvolvam o zoster quando ficarem mais velhas, uma vez que não contraem o vírus causador.

O que fazer se você estiver com zoster

Procure um dermatologista o quanto antes. Como eu já disse anteriormente, as lesões de pele passam sozinhas, mas a dor e o comprometimento neurológico podem ser persistentes. A chance de cura é maior se houver tratamento adequado e precoce. Além disso, o tratamento evita que as bolhas infeccionem.

As bolhas na pele são repletas do vírus causador do problema. Lembra que esse vírus causa catapora? Pois é: enquanto você estiver com bolhas na pele, pode transmitir catapora para as pessoas que não foram vacinadas ou que ainda não tiveram a doença.

Por Lucia Mandel
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

259 Comentários

  • Carla

    -

    19/1/2012 às 23:46

    olá gostaria de saber se herpes zoster pode dar em MMII, minha mãe está com lesões na duas pernas vai fazer 1 ano são várias bolhas já tomou antibiotico, ficou internada varias pomadas já fiz de tudo faz mais ou menos 15 dias ela tomou aciclovir vo e as bolhas não apareceram mais e as que tinha melhorou muito será que pode ser herpes,me ajude não sei mais o que faço.Minha mãe sente muita dor

  • jose luchini garcia

    -

    21/1/2012 às 14:27

    meu sogro tem mais de 60 anos e tem éssa doença e ele é fumante e bebe, o que fazer nesse caso o que pedir para o dermatologista, ja que ele não para de beber e qual o remédio certo para esse tipo de doença qual o medicamento que acelera a cura.Ou não a cura.
    Sem mais obrigado
    Agnaldo

  • jose luchini garcia

    -

    21/1/2012 às 15:18

    meu pai tem herpes zoster e minha filha de 4 anos e minha mae de 66 anos moram com ele. ele e alcolatra e fuma muito.gostaria de saber se pode passar pra elas e sem tem cura.

  • andreia marchioto

    -

    24/1/2012 às 17:50

    Meu filho de 03 anos teve catapora e logo em seguida apareceu vermelhidão na pele e bolinhas,levei ele no pediatra e ele me disse que e herpes viral.
    Ele passol uma pomada aciclovir para passar nas feridinhas e encaminhou ele para o dermatologista estou com muito medo pois ele e muito novinho.

  • Sonia Correia

    -

    28/1/2012 às 6:53

    oi. fui diagnosticada com herpes zoster antes de ter pústulas, a pele estava ardendo e sensível. resolvi ir a dermato e ela diagnosticou na hora. no mesmo dia começei com os medicamentos ( que são caros e não encontrei no posto de saúde)o fato de ter sido medicada logo, não impediu o aparecimento de pústulas dolorosas e dor no peito, parecendo um infarto. fico preocupada pq na minha cidade,não temos vacinas para varicela e se eu solicita-la aos meus filhos, menores de idade, é um longo processo que pode levar até 3 meses.o governo não cuida da saúde de seu povo. o risco de uma epidemia é muito grande, pois, quem tem zoster, pode transmitir varicela p/ crianças.

  • Carlos Eduardo

    -

    8/2/2012 às 22:51

    Sou fisioterapeuta, e tenho um paciente que apresenta herpes nas seguintes regiões: anterior e lateral do lado esquerdo do tórax, mais especificamente na região das três últimas costelas. Ele foi ao dermatologista, e o médico diagnosticol herpes, mas disse que esse tipo não é contagioso.
    Gostaria de saber se realmente o que o médico disse é verdadeiro. Afinal, pelo que eu saiba, todo e qualquer tipo de herpes é contagioso sim. E como prevenção, tenho usado luvas e não manipulo o local.
    Na certeza de um breve retorno acerca dessa assunto, desde já agradeço!

  • Airys

    -

    11/2/2012 às 19:47

    Desde março do ano passado sairam bolhas no penês e dão uma cosseira e encomodam oque será? Quais são as medidas que devo tomar para eliminar essas borbolhas no sexo?

  • Abeliane Novais

    -

    13/2/2012 às 9:15

    Olá! Tive varicela a um ano, mais ultimamente ela ainda insiste em aparecer em lugares como embaixo do pescoço, atras da orelha, testa, costas. Devo voltar a tomar o aciclovir, ou tem outro tratamento?

    Obrigada!

  • JOSE CARLOS L.SANTOS

    -

    13/2/2012 às 21:30

    AGORA EM JANEIRO SENTI MUITA DOR E PENSEI QUE ERA COLUNA OU RIM .FOI QUANDO SURGIU PEQUENAS BOLHAS,E PASSEI ACICLOVIR E CETOCONAZOL JUNTOS. AS BOLHAS SECARAM MAS A DOR CONTINUA O QUE FAÇO ? QUE REMÉDIO DEVO TOMAR ?
    MUITO OBRIGADO DESDE JÁ . CARLINHOS .

  • Luciana

    -

    13/2/2012 às 21:53

    Minha filha de 2 anos teve herpes zoster facial.AS fotos que vi não chegam nem perto de como ela ficou.Os medicos disseram que nunca viram nada parecido

  • Adriana

    -

    17/2/2012 às 19:09

    Minha mãe pegou herpes zoster atras da orelha a duas semana atras. Ela fez o tratamento que durou 7 dias, mais agora está doendo muito. Gostaria de saber quanto tempo para ela ficar boa e sem doer tanto?

  • Julio

    -

    29/2/2012 às 8:56

    Bom dia!!!!!
    Estou com Herpes Zoster em estagia avançado no rosto com bolhas com secreção esverdeada ou amarelada. lavo sempre com agua corrente e sabão e logo em seguida aplico a pomada Aciclovir em 04 em 04 horas.só que faço isso já tem 05 dias e a demora da cicatrização esta permannete. alem que a parde debaixo do meu olho esta inchado no mesmo lado onde esta infeccionado. o que devo fazer? Obrigado

  • luciana

    -

    29/2/2012 às 21:11

    olá toda vez que eu fico perto do meu ciclo menstrual eu sinto uma dor intensa nas pernas,e logo em seguida aparece umas bolhas no bumbum que arde e coça demais.
    que exame devo fazer para saber se tenho herpes zoster?

  • marcos

    -

    5/3/2012 às 15:14

    Boa tarde. Tenho herpes zoster já algum tempo e não sei se tem algo a ver:recentemente iniciou uma dor enorme nas minhas costas e logo depois apareceram as bolhas. Essa dor nas costas tem alguma co-relação com herpes?
    obrigado,

    Marcos.

  • Paulo,35/S.J.RioPreto-SP

    -

    11/3/2012 às 23:29

    Eu tenho o zoster já fiz o tratamento com antibiotico e o antiviral mas tem voltado com mais frequencia dessa vez foram 3 meses.em mim as bolinhas saem na palma da mão dessa vez acho que vou furar e retirar esse liquido antes que inflame todo o nervo vai da mão a axila e dói mesmo

  • lisandra

    -

    12/3/2012 às 21:04

    Boa noite, tenho herpes zoster e faz uns 15 dias tenho sentido uma dor nas costas, exatamente onde tem as fibras nervosas. Porém não sai nenhuma ferida ou vermelhidao. É possivel identificar a herpes antes dela estourar em feridas?
    Grata,

  • Jean

    -

    15/3/2012 às 17:10

    Boa tarde Então estou com Herpes Zoster, mais eu queria saber minha Bolhas ainda não estouraram e eu queria saber se ultilizando a pomada elas vão secar ou vão estourar? por favor me responde o mais breve possivel, boa tarde.!!

  • adelia

    -

    17/3/2012 às 21:47

    Tive herpes zoster no abdomem, se alastrou pela frente de meu corpo, tive as bolhas, queimava muito, secaram, vieram as coceiras junto com as dores, as dores são intensas e insuportáveis, gostaria de saber se tem alguma erva ou remédio que pode ajudar a tirar essas dores.

  • adelia

    -

    17/3/2012 às 21:53

    Por favor onde posso encontrar a vacina para ser aliviada das dores horriveis e intensas da herpes zoster, tenho 73 anos e sou diabética.Agradecida

  • Edvaldo Consiglio

    -

    26/3/2012 às 14:40

    Boa tarde! Eu tive o ataque do Herpes Zoster há 2 anos atrás. O ataque foi no nervo trigêmeo da face, lado esquerdo. Eu tive todos os movimentos deste lado, interrompidos e ainda me restam sequelas, mesmo depois de 40 sessões de fisioterapia e 25 de acupuntura, naquela época. Eu tenho hoje, um ruído irritante na cabeça, e agora após 2 anos eu posso dizer que quase não tenho dores. Mas o ruído frequente na cabeça, me incomoda em grande parte do dia. Eu gostaria de saber se mais alguém teve algo parecido como o meu, e conseguiu resolver o problema.

  • rosana

    -

    27/3/2012 às 8:43

    bom dia, meu filho de 10 anos teve herpes zoster e dias apos meu pai tambem, será que isso tem alguma ligação, uma passou para o outro. fiz todos os exames possiveis em meu filho mais todos deram normais, o que será que desencadeou esta doença. obrigada

  • SANDRO

    -

    4/4/2012 às 12:11

    OLÁ ESTOU COM HERPES ZOSTER A 3 DIAS NAS COSTAS E DEBAIXO DAS AQUICILAS E DOEM MTO ESTOU PASSANDO ACICLOVIR 5X E TOMANDO ANTIVIRAX 8 EM 8HORAS… TREINO MUSCULAÇAO PESADO EH BOM DAR UM DESCANSO NESTA SEMANA ? QTO TEMPO DEMORA PRA SUMIREM ESSAS BOLINHAS…OBRIGADO

  • vanessa farias

    -

    5/4/2012 às 11:59

    ja faz 2Anos que sofro com dores na costela quase nao posso suportar
    quando toco o local sinto como se tivesse uma ferida dentro da carne
    isso e zoster me ajudem ja gastei muito com medicamentos e uma variedade de exames e medicos e nao tenho nenhum diagnostico ,

  • vanessa farias

    -

    5/4/2012 às 12:02

    ha eu nao tenho nenhum ferimento que identifique o zoster so sinto muita dor a ponto de enlouquecer

  • helio de paula

    -

    8/4/2012 às 15:13

    pessoal nao se assustem qdo descobri que estava com hz quase enlouqueci fiz todos ex de sangue ate hiv, fazer o tratamento o mais cedo possivel e essencial, na maioria dos casos o estress é o fator que faz aparecer o hz boa sorte a todos!!

  • helio

    -

    8/4/2012 às 15:22

    pessoal nao estourem as bolhas elas vao secar com a pomada trofodermim a dor é causada pela inflamaçao do musculo trigemeos qdo nas costas com a medicaçao certa a dor passara!

  • Marise

    -

    9/4/2012 às 10:14

    Tenho uma tia que disse que tem o zoster (herpes).Falou que o médico disse que não tem cura. O que se pode fazer?

  • Ana Paula Viana Rodrigues

    -

    17/4/2012 às 11:20

    Olá Dra Lucia!
    Meu pai de 83 anos teve Herpes Zoster, levei-o numa Dermatologista e Oftalmo pq afetou o lado esquerdo da face perto do olho, tratamos com Aciclovir comprimidos, Aciclovir pomada oftalmica, Verutex… E agora após um mês ele sente dores nas feridas que ja cicatrizaram… A dermatologista não me passou nenhuma pomada para passar nessa dor nas feridas, ele fez todos os exames possíveis e os médicos disseram que ele tem uma saúde de ferro… Existe alguma pomada para aliviar essa dor nas feridas? Aguardo seu retorno! Muito Obrigada!

  • vanessa farias

    -

    18/4/2012 às 17:24

    por favor me digam se existe zoster interno ,pois a dor na minha costela ja dura 3 anos acho que o nervo ta comprometido e nao encontrei cura,atualmente uso analgesico e beneroc.. m ajudem

  • Maria Aparecida Martins dos Santos

    -

    18/4/2012 às 22:14

    Meu marido tem 67 anos e está há 5 dias com Herpes Z, uma dor insusportável, chega até urinar na roupa, está no lado direito do rosto, subindo pela cabeça, já fomos ao dermatologista e começou a tom ar o medicamento. Uma dúvida, esse tipo de herpes, pode causar inchaço? Existe a possibilidade de ficar cego? Quantos dias no máximo ele irá ficar com essas dores fortes, diz parecer como uma faca enterrando pela cabeça. O que precisamos fazer para que não volte logo? Pode ser fatal?Estamos cheios de dúvidas. Perdoe-me pelo incômodo e muito obraigada.

  • Francisco das chagas alves de oliveIRA

    -

    24/4/2012 às 14:47

    Estou com 03 meses que apareceu em mim uma coceira no meu penis ja fui ao 02 no medico me informou que eu tinha herpes e me passou aciclovir ja tomei uma caixa e somente agora que esta cicatrisando devo continuar

  • weldon alencar

    -

    1/5/2012 às 20:27

    Dia 15/03/2012 sentir uma dor muito forte abaixo do peito,imediatamente procurei um cardiologista, fizemos os exames de praxe e omeu coração estava tudo ok, o médico me passou um remédio muscular e cataflan aerosol, pois bem, nada daquela dor passar, no dia seguinte começou aparecer uns vermelhidão e seguido de bolas, o médico diagnosticou:herpes zortes, nunca sentir tamanha dor, é indescritivel, usei pastadaqua,citoneurim,alginac 1000,paracetamol 1000, tomei tres injeçoes dexalgen e estou passando quadrederme.Me falam q ainda ta no começo,a dor é horrivel.

  • evandra

    -

    16/5/2012 às 17:33

    doutora minha irma faz 15 dias q se tarta de herpes zostus a dela foi na face, so q ela tomou os antivirais e aciclovir e externamente ficou boa, mas so q o olho dela ta muito irritado e ela esta vendo tudo embaçado, é preciso levar ela a um oftamologista?

  • Rerisom

    -

    19/5/2012 às 6:28

    Depois de algumas semanas de muito stress apareceu nas minhas costas herpes z depois nao so nas costas agora no abdpmem fui ao medico que diagnosticou herpes z ingetou uma vacina na minha veia me passou uma pomada e mais nada com medo comprei aciclovir em 7 dias ja estao quase secas mais eu so muito ansioso e agora estou sentindo uma dor aguda nas costas em outro ponto li e ouvi dizer que pode ser aids mas esa ansiedade grande que eu tenho que nao me deixa dormi pode ser a causa a um seis anos fiz teste aids deu negativo

  • Roseli

    -

    27/6/2012 às 15:59

    Minha filha de 17 anos esta com herpes z,a quatro dias toma aciclovir comprimido e pomada na pele ,as feridas aumentaram e estão nos dedos, pés e dorso da mão com aspecto muito feio e causam muita dor. Isso é normal,quanto tempo leva para o remédio fazer efeito?
    Obrigada.

  • neiva martinez de souza

    -

    9/7/2012 às 19:07

    por favor a 7 meses estou com herpes no inicio fi

  • Maria Aparecida Ribeiro

    -

    6/8/2012 às 15:03

    a 2 meses fui acometida da herpes zoster na região lombar direita, comprometendo também a mama direita.Fiz o tratamento assim que surgiu os sintomas, como sequelas além da dores que persiste na região, houve uma alteração no meu paladar, não consigo sentir paladar, motivo pelo qual estou me alimentando a base de frutas.por favor peço ajuda, se alguém pode esclarecer isto.

  • maia de fatima

    -

    16/8/2012 às 14:07

    conheci uma mulher q passou por isso, nada resolveu ate q descobriu estar com o hiv e com aids ha 5 anos e estando no 2°estagio da doença, apareceu num momento de stress e sua imunidade tava baixa, se nao tivesse aparecido essas bolhinhas nas costas ela nunca ia descobrir junto com o marido, e iriam passar para mais pessoas do q ja passaram nesses mais de 5 anos, afinal se tivessem uma vida de boa moral e obedecessem a biblia teriam evitado mta coisa, vcs q comentaram acho q a maioria ta é com aids e nao sabe ou prefere nao ficar sabendo!!!

  • Mika

    -

    20/8/2012 às 20:58

    Tenho 29 anos e estou há quase 3 anos na luta contra o herpes zoster. Dor acima do peito até o ombro. Tratando neste momento ( segunda grande crise) com o medicamento Lyrica e Meticorten. As dores são insuportáveis. As pomadas chamadas Moment e Salompas Gel trazem certo alívio nos momentos de crise. Não é possível que ninguém consiga descobrir a cura para esta terrível doença. Pelo visto existe uma vacina com bons resultados nos EUA que se chama Zostavax mas a ANVISA ainda não liberou a entrada no Brasil. Se alguém souber como conseguir essa vacina , entre em contato comigo por favor.

  • ELIANE DE SOUSA SANTOS

    -

    24/8/2012 às 9:41

    A´PRIMEIRA VEZ QUE PEGUEI FOI EM 2010 E ATÉ HOJE SINTO DORES NAS COSTAS E NO BRAÇO QUE TIVE O PROBLEMA.SERÁ QUE EXISTE CURA PARA ESTA DOENÇA? SÓ DE PENSAR JÁ SOFRO.ME AJUDEM POR FAVOR.OBRIGADA

  • wilson luiz ferreira freire

    -

    14/10/2012 às 22:29

    eu peguei cobreiro na parte esterior fiquei bom, mais internamente sinto queimaçao, dormença, muita quintura o que devo fazer? , mande resposta pelo meu email…obrigado

  • Paulo Campos

    -

    16/10/2012 às 1:01

    Em 2005, a própria Veja já mostrou um remédio para a DOR da Zoster:

    http://veja.abril.com.br/071205/p_166.html

  • rosangela

    -

    7/11/2012 às 6:15

    Estou com muita dor no braço esquerdo,masas vezes passa sinto formigamento ,cosseira e dor,por favor me oriente se pode ser herpes e o que devo fazer

  • lucia Ferreira Neves de Assis

    -

    13/11/2012 às 19:23

    Já houve caso de herpes zoster no tornozelo?

  • Gerson Corrêa Gomes

    -

    22/2/2013 às 21:56

    Boa noite, estou a uma semana com herpes zoster e venho me tratando com Penvir 500mg e Gabapentina, no início sentia dores pelo lado direito todo quando começaram a aparecer as bolhas avermelhadas as dores ficaram centralizadas, sinto também muita dor de cabeça a noite no horário +- 03:00, o cansaço durante o dia é muito real.

  • AJeane Melo

    -

    28/2/2013 às 22:08

    Olá! Boa noite, o meu sogro teve zoster a 1 ano e meio +ou- e e agora ele sente dores intensas nos lugares das lesões vi uma matéria na televisão não me lembro qual emissora foi sobre uma pequena cirurgia no local da lesão que é feita a laiser que queima o nervo. Dra. A sra. Tem maiores informações para me dar ? Essa cirurgia é feita na Bahia? Mais certamente em Salvador? Me ajudem morro de pena do meu velhinho. Ele sente muita dor mesmo. Obrigado Catu-Bahia / 28-02-2013

  • MARILENE

    -

    22/3/2013 às 9:08

    Bom dia,
    Sofro a 05 anos com bolhas pustulentas e muito doloridas no couro cabeludo, já fui em vários médicos tomei vários antibuióticos e não fico boa elas saram e voltam novamente e estão crescendo e aumentando a quantidade cada vez mais, isso pode ser Herpes Zoster? Qual seria o tratamento indicado para essa enfermidade?

  • Caio Vinicius

    -

    22/3/2013 às 13:07

    Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoolica tomando Penvir.

  • Anonimo

    -

    4/4/2013 às 17:30

    Diagnóstico incoreto, nunca tive catapora, fui enviado para a casa dos meus Avós em Itu pois meu irmão e minha irmã pegaram catapora quando tinha 11 anos e agora aos 37 anos estou com Herpes Zoster em minha face direita indo até a base da nuca. Peguei da escova de dentes que meu cunhado utilizou sem querer porque se confundiu…nunca tive isso na minha vida…

  • Aurea

    -

    26/4/2013 às 12:30

    Olá Dra.
    O meu marido foi diagnoticado com a herpes de zóster, ele foi medicado,
    com antiviral + antibiótico e analgésico, tomou por 7 dias,as feridas estão cicatrizando porém as dores o incomodam para dormir. Ele precisa de um acompanhamento médico? qual é a especilidade exata que ele deve procurar, existe alguma pomada que possa passar e alivia a dor? obrigada.
    Aurea São Paulo-SP

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados