Blogs e Colunistas

26/05/2009

às 7:40 \ Arquivo

Como usar o ácido retinoico

Figurinha carimbada nas prescrições dermatológicas, o ácido retinoico tem propriedades excelentes: suaviza rugas, melhora a qualidade do colágeno e aumenta a firmeza da pele. Além disso, clareia e previne manchas escurecidas na pele e melhora sua textura. Ele também controla a oleosidade e previne erupções de acne nas pessoas com tendência a espinhas. Como se vê, méritos não faltam.

E tem mais: ele também serve como preparo da pele para procedimentos rejuvenescedores. Por exemplo, um peeling facial ou a ação de alguns laseres rejuvenescedores têm resultados melhores em pessoas que já estejam usando ácido retinoico.

O produto só tem pontos positivos, com exceção de raros casos de contraindicações e de alguns efeitos colaterais. Por causa desses efeitos, muitas pessoas têm dificuldade em usar o ácido retinoico. A essas pessoas dedico o texto de hoje.

Quais são as possíveis dificuldades?

Com frequência, o início do tratamento é difícil e incômodo. O produto resseca a pele. Ela fica sensível, avermelhada e descamativa. Como os benefícios são muitos, o importante nessa fase é respirar fundo e não desistir.

O ideal é começar a usar o produto lentamente, apenas em alguns dias na semana. Por exemplo, aplicar o creme com ácido retinoico somente em uma a cada três noites. Nas outras noites, usar um creme hidratante e regenerador. Se tudo correr bem, na terceira semana de tratamento usar o ácido uma noite sim, outra não. E no segundo mês de tratamento aplicar o produto todas as noites, ou pelo menos cinco noites por semana, com duas noites de descanso.

Se a pessoa for mais sensível ainda, e não conseguir usar o creme nem três noites na semana? Insisto: o importante é não desistir. Usar o quanto for possível. É melhor passar o creme uma vez na semana do que não passar. Em casos extremos, é possível deixar o creme agindo apenas por algumas horas, e depois enxaguar. Com o tempo, mesmo que demore meses, a pele se acostuma e fica mais resistente, e a pessoa aumenta o tempo e a frequência de uso.

Outras dicas que aumentam a resistência da pele:

- Aplicar com a pele bem seca: aguardar meia hora após ter lavado o rosto para passar o creme.
- Misturar o creme com um hidratante para peles sensíveis.
- Usar uma pequena quantidade e espalhar o máximo possível.
- Usar um produto com baixa concentração do ativo.
Se mesmo seguindo todas essas recomendações o ácido continuar a irritar a pele, provavelmente a pessoa seja intolerante ao produto. Nesse caso, o melhor pode ser usar outros ativos, felizmente eles existem.

O ácido retinoico deixa a pele sensível ao sol. Por isso, é preciso usar um filtro solar todos os dias durante o tratamento. Se a pessoa gosta de ficar sob o sol (não deveria), melhor suspender o uso do ácido durante o verão. E, nas grávidas e lactantes, ele é contraindicado.

O ácido retinoico é um medicamento vendido sob prescrição médica. Um ativo similar é o adapaleno, que também requer receita médica para a venda. É possível encontrar versões mais suaves do ativo nos chamados cosmecêuticos, de venda livre. São o retinol e o retinaldeído, que não possuem os efeitos incômodos do ácido retinoico, mas por outro lado, têm ação menos intensa.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

358 Comentários

  • Araly Helena

    -

    3/3/2012 às 18:04

    O medico receitou uma formula de manipulação com Ac Retinoico 1%, tretinoína 0.03%, hidroquinona 4% e Hidrocortisona Acetato (tipico), mas não me disse para que serve cada um composto desse. Vocês podem me ajudar a esclarecer?

  • Bruno

    -

    5/3/2012 às 18:12

    Quando eu quero ver minha pele com uma
    aparência melhor eu uso um derivado da
    vitamina A,também um retinóide(isotretinoína),
    de uso tópico.A pele melhora muito!

  • Leticia

    -

    7/3/2012 às 12:07

    Ola Estou usando o acido a 1 semana….Na hora da aplicação arde a pela e pela manha quando uso o protetor solar arde muito , e quando saio no sol mesmo com o protetor fica vermelha …E normal??? Tem que ter um protetor expesifico ou pode ser qualquer um??

  • maria l.s da silva

    -

    8/3/2012 às 9:29

    oi sou usuaria de acido retinoico ha uns seis meses, tenho melasma ja clareio um pouco. mas gostaria de saber se posso usar em minha filha de 14 anos ? pois ela tem mt espinhas. aposentagem do meu acido é 0,05 por cento

  • Erica Aguiar

    -

    15/3/2012 às 14:43

    Ola tenho pelos encravados na virilha e po esse motivo esta toda manchada como se fosse mancha de acne fica bem na regiao do lado nas pernas onde a calcinha pega no meu caso resolvera?

  • Solange Silva

    -

    23/3/2012 às 17:39

    Amoo acido retinoico, para mim o melhor tratamento de pele que existe…Uso todos os dias a noite e protetor fator 100 durante o dia, pois tenho pele muito branca, e não gosto de sol

  • Alex santos

    -

    24/3/2012 às 19:53

    Olá! Tenho 29 anos e ainda saem espinhas e cravos em meu rosto(não são muitas mas saem) e tenhos manchas vermelhas que as antigas espinhas deixaram,sempre fui muito vaidoso,sempre usei cremes antiidade e queria muito acabar de vez com espinhas e essas tais manchas q elas deixaram,já usei varios produtos para isso e não vi nada,usei acnaze,clearskin da avon,asepxia,e o eritromicina liquida oral(que é um antibiótico para ser tomado que usei não tomando e sim passando diretamente nas espinhas e achei melhor que os outros produtos citados.Conheci atravez de um amigo o acido retinoico que estou usando há 11 dias to usando o vitanol a em gel de 0,05% mg/g e to gostando pois deu uma parada o aparecimento de novas espinhas,to sentindo a pele mais sensivel sim e so as vezes q arde,na primeira aplicaçao nao ardeu nem ficou vermelho acho q foi pelo costume que minha pele já tinha com cremes antiidade pois ate renew já usei.Espero que suma tudo srrs

  • Alex santos

    -

    24/3/2012 às 19:58

    Ah nesse link tem falando sobre o acido pt.wikipedia.org/wiki/Acne

  • sandra

    -

    1/4/2012 às 14:23

    ele tira as rugas que se tem ou previne elas de chegar com antescedencia

  • katilene

    -

    13/4/2012 às 16:39

    gostaria de saber se este acido é indicado para tratamento de estrias na barriga e nas coxas.

  • Claudinha telia dos santos

    -

    14/4/2012 às 18:58

    O ácido retinoico é indicado para estrias?

  • michelle

    -

    16/4/2012 às 17:52

    gostaria de saber se posso usar esses acidos tomando o roacutan…obrigada

  • andrea

    -

    16/4/2012 às 20:15

    Estou amamentando ainda minha filha esta com 1 ano e 6 meses e estou com o rosto muito manchado e estou querendo fazer o uso,mas não parei de amamentar ela so mama a noite e de manha,queria saber se tem riscos, bjs desde já obrigado.

  • Flávia

    -

    21/4/2012 às 1:59

    Gente, vejo q tem muitas pessoas com dúvidas!!! A melhor opinião q dou é procurarem um dermatologista, e respondendo a algumas… p pele negra e morenas é melhor mandélico, hidroquinona destrói a melanina ou seja se alguem usa por muito ou grande concentração estará se arriscando no dia q quiser tomar um sol e ficar com pedaços brancos (pq é a melanina q dá a cor), no entanto é muito difícil passarmos numa manipulação. É comum sentir ardencia no início e vermelhidão, não esqueça q vc está usando um ácido. Mesmo q vc use p o resto da vida vc tem riscos a ter a mesma mancha se tomar sol por tempo prolongado, as células tem memórias e portanto as de manchas profundas certamente aparecerão . Para as mãos , o melhor é o ATA, mas isso tem q ser feito com profissional capacitado pq causa queimaduras sérias caso a pessoa não seja treinada para tal procedimento. Ácidos são por porcentagem e não mg… Espero ter dado uma luz para os q tem duvidas, não deu p ler todas pq são muitas, entre em contato com um dermatologista.

  • Flávia

    -

    21/4/2012 às 2:05

    Ah sim, pessoas q tem furos por cicatrizes de espinhas tbem tem a opção de preenchimento das cicatrizes, é um tratamento caro mas permanente e se seguido por um peeling seja quimico (ácidos em concentrações maiores, feitas em consultórios ) ou físicos ( cristal por exemplo ) fica perfeito e imperceptível as antigas cicatrizes. Amamentar e ácido não combinam… é melhor esperar o momento do desmame.
    Peles desidratadas ou muitos secas tendem a dar mais vermelhidão e ardor, aconselho a hidratar o rosto com um bom hidratante específico por 15 dias e depois tentar o ácido novamente.

  • marcia souza frança

    -

    21/4/2012 às 14:19

    olá boa tarde! tenho uma enorme duvida o meu dermatologista me indicou acido retinoico 0,025 para olheiras. após tres dias de uso observei que tem apresentado pequenas linhas de expressão além da pele ter ressecado muito, é normal isso? Obs: usei tres dias seguidos…

  • Bruna

    -

    26/4/2012 às 21:52

    Oi boa noite, eu gostaria de saber porque em pleno ano de 2012 as pessoas postam todas as dúvidas nos comentários em matérias online e esperam de VERDADE receber uma consulta online.
    Bjs

  • Carol

    -

    2/5/2012 às 19:11

    Olá, tenho 21 anos e nunca minhas espinhas me deram problema. só qe agora apareceram algumas nas bochechas e estao a mancha e algumas ainda permanecem no rosto. dentre elas tem algumas que sao espinhas internas. gostaria de saber qual o melhor medicamento: vitanol a em gel, eritromicina topica ou isotretinoina. e caso seja a vitanol, qual a porcentagem, sendo que ja faço o uso de anticoncepcional (yaz)e nao uso outro medicamento para as espinhas. preciso urgente da ajuda porque tenho um casamento. obrigada!

  • Gabriela

    -

    10/5/2012 às 11:44

    Estou amamentando ainda meu filho esta com 11 meses e estou com o rosto muito manchado e estou querendo fazer o uso,mas não parei de amamentar ele so mama a noite e de manha,queria saber se tem riscos, bjs desde já obrigado.

  • maria silvia

    -

    21/5/2012 às 13:14

    gostaria de saber como faço para comprar o acido retinoico, e como usa-lo
    Obrigada Silvia

  • amanda

    -

    27/5/2012 às 13:47

    quem trabalha na frente do computador o dia inteiro pode usar acido retinoico a noite e sempre usando um bloqueador solar no trabalho. mesmo a pele queimada vermelha por ter usado uma grande quantidade uma vez só e depois parado uma semana pra cicatrizar também pode ficar o dia todo no computador?

  • LENITA

    -

    3/6/2012 às 18:36

    USO ACIDO RETINOICO A 4 ANOS. GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR 3 X SEMANA PARA SEMPRE. OBRIGADA

  • Tanija Nayara

    -

    4/6/2012 às 8:26

    Gostei muito do texto, tirou muitas duvidas minhas. Mas quero fazer uma pergunta, qual protetor solar usar?

  • Tanija Nayara

    -

    4/6/2012 às 8:28

    Gostaria de saber tbm onde posso encontrar o acido retinoico e se ele realmente é indicado para o caso de queratose pilar?

  • dilma

    -

    18/6/2012 às 13:10

    eu estou usando o creme acido retinoico e na primeira noite de aplicaçao fiquei com o rosto vermelho gostaria de saber se devo continuar com a medicaçao,,e estou usadndo um protetor fator trinta,,gostaria de saber se é o endicado obrigado aguardo resposta

  • monica pedroso

    -

    18/6/2012 às 17:58

    Estou usando um creme no meu rosto da linha Vith, e agora quero usar o acido retinol, será que existe algum problema, se não, será que durante o dia posso passar esse creme antes do filtro solar?
    Obrigada Lúcia.

  • monick

    -

    19/6/2012 às 12:34

    tenho machas na axilas e virilha e algumas estrias posso usar hidroquinona com retinol quantos porcentos eu consigo comprar sem receita medica na farmácia ou manipular.

  • carla Barbosa

    -

    20/6/2012 às 9:29

    E so angolana e quero tbem este acido retinoico porque aqui em luanda nao ha,e eu tenho muitas manchas na pele.

  • edna aline martins

    -

    21/6/2012 às 16:43

    ola!!!! estou usando acido retinoico 0,02%+hidroquinona 4% há 15 dias na região da virilha , pois tenho esta area escurecida, na primeira semana de uso minha pele ficou em carne viva, muito vermelha e descamou toda, agora esta area esta com cor de vinho e a apele bem fina e reluzente, será que deveria usar nesta região da virilha, pois comprei sem receita médica, me ajudem por favor!!!obrigada!!!

    . Devo continuar mesmo assim ou parar e porque esta reação?

  • edna aline martins

    -

    21/6/2012 às 16:52

    ola!!!! estou usando acido retinoico 0,02% e hidroquinona 4% na virilha isso há 1 mes, minha pele esta horrivel, descascando e manchada, uma mancha marrom, será que desaparece? será que devo usar nesta região, já que naão consultei um médico. obrigada!!!

    . Devo continuar mesmo assim ou parar e porque esta reação?

  • camila

    -

    23/6/2012 às 21:17

    Gostaria de saber se posso usa o ácido? pois estou amamentando meu bebe esta com 4 meses.
    Espero um retorno.

  • JOSIANE

    -

    28/6/2012 às 9:53

    vou começar a usar o acido hoje com posso passar?

  • JUJU

    -

    29/6/2012 às 0:18

    Esse ácido retinoico é um SONHO,eu amo,minha pele rejuvenesce meesmooo,fica corada,lisinha,jovem,e as ruguinhas ao redor dos olhos estão desaparecendo,para mim um verdadeiro MILAGRE,ja que já gastei horrores em cosméticos sem resultados,agora não fico sem o ácido retinoico.

  • ROSA-LIMOEIRO

    -

    27/7/2012 às 15:33

    ácido retinóico td de bom, com ele minha pele´se transforma, agradeço o médico que me recomendou, quando mim sinto feia uso ácido retinóico e as coisas muda de figura.

  • Lidia Martins

    -

    3/8/2012 às 14:34

    Gostei muito da explicação dada,pois meu médico ñ havia explicado nada, por isso recorri a internet.
    Grata pelas informações.

  • Karine

    -

    12/8/2012 às 17:53

    Olá, estou usando vitanol-a 0,5. Minha pele descamou, ficou vermelhinha, porém agora com manchas roxas. Essas manchas sairão? O q faço para sairem mais rápido?

  • débora

    -

    13/8/2012 às 18:40

    Usei Vitanol-a 0,5 e minha pele descamou e agora tá com manchas roxas. Estou usando protetor mas.. Tem solução? Essas manchas sairão? Suspendi o uso . Tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

  • Debby

    -

    14/8/2012 às 19:41

    Usei Vitanol-a 0,5 e minha pele tá com manchas roxas. Parou de descamar e não arde. Já suspendi. Essas manchas demoram para sair? O que faço para sair mais rápido?

  • valmira hajj

    -

    17/8/2012 às 18:22

    olá usei acido retinoico a +- 2 meses, depois de um mes usei o acido retinol redermix R, usei 15 dias ai vi que tinha umas manchas escuras e em volta da boca umas manchas pequenas brancas,fiquei com medo e parei tem 22 dias as manchas deu uma melhorada, mais parece que tem estrias e celulite no rosto isto e normal? as vezes nao gosto do que vejo por que ja tinha algumas ruguinhas em volta do s olhos, mais no restante a pele era bem lisa, agora tem umas inrregularidades, alguns pontos afundados estou com medo de terminar de usar o creme e piorar, sera que vai melhorar essa aparencia? Por vavor alguem pode me ajudar? aguardo uma resposta.

  • Cirlei Burmann Patias

    -

    26/8/2012 às 21:44

    Uso VITANOL A lMG/G, CREME 0,1%, 3 vezes por semana, segundo orientação de minha dermatologista. Minha pele está ótima. O uso do filtro solar de dia é rotina.

  • Fabiana

    -

    11/9/2012 às 21:45

    meu dermatologista indicou protetor minesol active 60 o melhor protetor que ja usei

  • Lucineia lobo vilela

    -

    12/9/2012 às 12:04

    Olá, vou usar Retinoico, Hidroquinona e hidrocortisona, hoje preciso saber se realmente dar resultado. pois ja usei varios produtos, mas a mancha do meu rosto ainda continua. tem dia que ela fica mais escura.me encomoda. Obrigado.

  • Rosaura

    -

    16/10/2012 às 16:05

    Gostaria de saber a respeito do VITANOL A 0,5 mg/g, estou usando, minha pele parece que esticou, mas está ressecada. Tenho usado 3 vezes por semana devido ao ressecamento.

  • marlucia

    -

    21/10/2012 às 8:49

    Bom dia.

    é possível conciliarmos o ácido retinoico 0,5% + ácido glicólico 8%+ hidroquinona 8%+ hidrocortisona 1% em gel creme para tratamento de clareamento de melasma? qual a indicação do alfa bisabolol? meu médico precreveu os medicamentos acima mas tenho medo de usar e ficar com o rosto muito sensível. uma vez fiz um peeling químico no consultório e meu rosto ficou muito edemaciado.
    aguardo retorno e agradeço desde já.

  • lucyene

    -

    4/11/2012 às 23:11

    tenho melasma já usei hidroquinona, vitanol-a mais até agora ñ vi melhoras. hidroquinona e vitanol-a é acido retinoico? pois eu ñ sei minha medica ñ me explicou só passou e pronto e eu ñ li a bula por falta de tempo mesmo! alguem pode me dizer que acido posso usar por favor? obrigada

  • dalvina lacerda

    -

    11/11/2012 às 21:22

    bom eu li sobre o ácido retinoico e me parece bem intereçante, mas quanto tempo tem que usar ? e quando parar com o tratamento o melasma não volta?

  • mima santos

    -

    15/12/2012 às 4:45

    amei essa expl~icação, coisa que o medico deveria fazer e nao fez, minha pele ta bem assim, escamando vermelha e aspera, é só alternar , grata………..

  • Geciane Araujo dos Santos

    -

    15/3/2013 às 1:08

    Estou usando há mais ou menos um mês e os resultados são cada vez melhores. Meu dermatologista me recomendou como um clareador apenas, mas até então eu não sabia que tinha tantos outros benefícios, agora que estou sabendo é que vou continuar usando com mais empolgação, e é claro, com todos os devidos cuidados e sob a orientação do meu dermatologista.

  • Meri

    -

    6/4/2013 às 19:58

    é bom para a pele mesmo?

  • daniel

    -

    7/8/2013 às 15:24

    boa tarde o dermatologista,indico um acido para tirar mancha da pele do rosto,mas qunado tomo sol a pele fica manchada,gostaria de sabe se algun coisa para cortar o efito

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados