Blogs e Colunistas

02/06/2009

às 6:59 \ Arquivo, Doenças

Calvície feminina

Existe uma variedade feminina de calvície, que mina a autoestima e tortura suas vítimas. Os cabelos vão diminuindo em força e em número, de maneira lenta e progressiva. Nesse tipo de calvície, não ocorrem áreas completamente calvas, nem as entradas tão características dos homens. Nas mulheres afetadas, os fios de cabelo da parte superior da cabeça ficam finos e rarefeitos e não crescem como antes.

Isso acontece pela ação de hormônios masculinos nas raízes dos cabelos. Toda mulher tem hormônios masculinos, em uma concentração menor que os homens. No caso da mulher com tendência à calvície, os hormônios estão em ordem. O problema é que as raízes dos cabelos são hiperssensíveis a esses hormônios. O que a genética determina é a quantidade das raízes sensíveis e sua localização no couro cabeludo.

A ação do hormônio masculino

As raízes sensíveis são “envenenadas” pelo hormônio masculino, e ficam menores. Esse processo vai piorando com o tempo. Consequentemente, os fios de cabelo se tornam finos, rarefeitos e não crescem como antes. Essa situação progride lentamente ao longo dos anos. O problema pode começar cedo, a partir dos 20 anos, mas como a evolução é lenta, boa parte das pacientes nem se dá conta de quando seus cabelos começaram a fraquejar. Muitas vezes as pacientes percebem, depois de certo tempo, que a risca dos cabelos está ficando cada vez mais visível. Outras mulheres só detectam o problema quando os fios da área superior da cabeça já estão fininhos e ralos. É comum a paciente contar que, ao se olhar no espelho, enxerga o couro cabeludo através dos fios de cabelo. O problema piora ainda mais depois da menopausa, quando diminuem os hormônios femininos.

O tratamento

Assim que os primeiros sinais forem detectados é necessário procurar um médico para encaminhar a realização de exames que excluam doenças hormonais e também outras causas de queda de cabelos. Confirmada a suspeita de calvície feminina, é a vez do tratamento. Quanto antes começar, melhor. Ele deve ser mantido por longo tempo, na maioria dos casos por toda a vida. Se for interrompido, os hormônios masculinos voltarão a agir. Com um bom tratamento é possível prevenir, estacionar ou até reverter o processo de miniaturização dos fios.

Há remédios que bloqueiam a ação dos hormônios masculinos nas raízes dos cabelos. E loções que estimulam o funcionamento dessas raízes. Se o tratamento começar na fase inicial da doença, o resultado é muito bom. Mas se o problema já estiver evoluído, os resultados variam.

Caso não seja possível reverter a calvície apenas com remédios, existe a possibilidade do transplante de cabelos. Hoje em dia o resultado é natural, muito diferente daquele efeito de cabelo de boneca dos transplantes antigos.

Todos podem evitar alguns fatores que contribuem de outras maneiras para a queda de cabelos, como fumo, uso excessivo do secador, escova e chapinhas. Não puxe exageradamente os fios ao se pentear. Preocupe-se com a qualidade da alimentação e discuta com seu médico se no seu caso seria recomendável um suplemento vitamínico.

Leia também: 

-Vida longa aos cabelos: 9 de junho de 2008

-Calvície masculina: 4 de agosto de 2008
-Vida longa aos cabelos: 9 de junho de 2008

-Calvície masculina: 4 de agosto de 2008

-Vida longa aos cabelos: 9 de junho de 2008

-Calvície masculina: 4 de agosto de 2008

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

57 Comentários

  1. maria joana

    -

    22/11/2012 às 13:32

    Boa tarde,
    Li seu texto sobre alopecia. Tenho apenas 37 anos, mas grau avançado de alopecia androgenética feminina. Ultimamente tenho sofrido e chorado quase todo dia por conta disso. Preciso de ajuda. Tem conhecimento de algum grupo de apoio no Rio de Janeiro/RJ para mulheres?

    obrigada,

    Joana

  2. maria joana

    -

    22/11/2012 às 13:31

    Boa tarde,
    Li seu texto sobre alopecia. Tenho apenas 37 anos, mas grau avançado da doença. Ultimamente tenho sofrido e chorado quase todo dia por conta disso. Preciso de ajuda. Tem conhecimento de algum grupo de apoio no Rio de Janeiro/RJ para mulheres?

    obrigada,

    Joana

  3. mayre soares

    -

    02/11/2012 às 19:11

    Fiquei mais tranquila ao lê este site, pois eu estava apavorada ao pensar que já não havia mais solução p/ o meu caso, apesar do meu médico ter falado que o meu problema de calvície pode ser controlado. Um forte abraço.

  4. Tatiane

    -

    16/10/2012 às 20:40

    Olá Dra. Lúcia, tenho 25 anos e fui diagnosticada com calvície feminia, também tenho psoríase e anemia por falta de ferro e vitamina B12. Meu cabelo sempre foi muito fino e pouco, mas há uns 5 anos ele cai sem parar, estou com o cabelo muito ralo e não o sinto crescer novos fios. Já fiz vários tratamentos com minoxidil 5%, Pantogar, e remédios para anemia como injeção e sulfato ferroso, além do anticoncepcional selene. Na minha última consulta ao dermatologista ele me receitou o finasterida 4mg para tomar durante 3 anos, daí eu me desesperei, pois ao tomar conhecimento do remédio eu vi que é indicado para homens e que causa muitos efeitos colaterais (não somente a diminuição da libido). Gostaria de saber um pouco mais sobre o tratamento da calvicie feminina com esse remédio. Por favor me ajude estou desesperada.

  5. Carla

    -

    21/06/2012 às 9:02

    Olá Dra. Lucia, por favor a Sra. poderia me indicar um especialista na região de Campinas. Tenho uma falha e a cada dia que passa o meu cabelo fica mais fraco e já não cresce como antes, será que uma vitamina rica em ferro e zinco já adua?

  6. Martha

    -

    25/05/2012 às 12:35

    Dra Lucia, gostaria de saber se tem clinica em porto Alegre e se nao tem terias alguma boa para indicar-me. Estou usando a loção pilexil a 20 dias mas continuo com a queda muito forte. por favor me ajude.

  7. Marilene

    -

    05/05/2012 às 9:44

    Dra.Lucia, tenho 54 anos e a 2 anos entrei na menopausa, não tenho ondas de calor e tbém na faço reposição hormonal. Me sinto bem, o que esta me deixando triste e até depressiva é que meus cabelos ralearam, principalmente em cima da cabeça, estão opacos; Eu tenho usado o Avicis alfaestradiol e tbém passo a babosa (planta) no couro cabeludo, mas sem resultado satisfatório. Por favor me ajude…

  8. Celeste

    -

    02/05/2012 às 9:13

    Tinha problema de queda capilar e me tratei na clínica CAPILAX. Adorei o atendimento das terapeutas (tinha até fisioterapeuta)e o resultado final. Fiz uso de um laser moderno e hoje graças a Deus o meu problema está controlado. Indico e recomendo o trabalho deles capilax.com.br

  9. roseli agne

    -

    20/04/2012 às 11:14

    Dra Lucia, gostaria de saber se tem clinica em poa e se nao tem terias alguma boa para indicar-me. Trato a anos com dermato, ja fiz uso de varios remedios e loçoes e nada adianta,o cabelo cada vez mais fino e minuaturizado, tbem muita queda. tomei pantogar, ineoov,colageno,alfaestradiol,minoxidil uso a 3 anos, enfim, preciso de tratamento mais serio.

  10. elisa andrade

    -

    27/03/2012 às 16:49

    Drª Lúcia, gostaria de saber se a Srªatende em Porto Alegre ou pode indicar um médico especialista nesta área. Já fui ao dermatologista e ele indicou vitaminas e a loção Avicis, mas não tem adiantado, meu cabelos continuam a cair.Estou bem preocupada.

  11. neiva venturini

    -

    04/03/2012 às 22:21

    maria suely donato soares – 02/02/2012 às 19:01
    Drª Lúcia, boa tarde.
    Gostaria de saber se a sra. tem consultório em Porto Alegre/ RS ? E se atende por qual plano de saúde? Caso a sraª não tenha consultório aqui em Porto Alegre, poderias me indicar uma dermato q/ trate especificamente do caso de ALOPECIA FEMININA ? Se possivel me informe também o número do telefone.
    Muito obrigada pela gentileza.
    Suely Donato.

  12. sonia

    -

    21/02/2012 às 17:31

    Dra,por muitoooooosss anos tive tricotilomania,mas sempre escondi de todos,só hoje depois de mais de 20 anos q descobrir oq eo nome dessa doença!!!Hoje não sofro mais graças a Deus,mas ficaram as marcas,vim para campinas em 1997 e infelizmente fui indicada a uma clínica muitoo errada,pois não tratou meu cabelo,simplesmente tapou meu defeito! Interleice! acabou detonando mais ainda meu couro cabeludo,por favor gostaria q me indicasse,um lugar onde eu posso fazer um tratamento adquado,pois tenho um cabelo bonito,mas jamais posso solta-los ,tenho falhas….mas graças a Deus não mais a doença!! muitoo obrigadaa por ler meu e-mail,estarei a espera da sua resposta ok,um grande abraço.

  13. maria suely donato soares

    -

    02/02/2012 às 19:01

    Drª Lúcia, boa tarde.

    Gostaria de saber se a sra. tem consultório em Porto Alegre/ RS ? E se atende por qual plano de saúde? Caso a sraª não tenha consultório aqui em Porto Alegre, poderias me indicar uma dermato q/ trate especificamente do caso de ALOPECIA FEMININA ? Se possivel me informe também o número do telefone.
    Muito obrigada pela gentileza.
    Suely Donato.

  14. Simone Renata Saviolli Gonsalez

    -

    24/01/2012 às 21:31

    Dra Lúcia, Boa Noite!
    Tenho 39 anos, sempre tive pouco cabelo, porém nunca caiu tanto.Vejo meu couro cabeludo na parte superior com falhas.O que me chamou a atenção é que estou tomando desde Junho/2011 os produtos da Herbalife:Shake, n-r-g(chá preto e guaraná),Chá verde e Protein Powder(proteína de soja).Gostaria de saber se estes produtos podem estar causando alguma deficiência de vitaminas.Por incrível que pareça reguei algumas vezes uma planta na minha casa com o restou que sobrava do Shake e a planta morreu….Ressalto que tenho Hipotíroidismo e tomou Sintroid de 125.Agradeço desde já se poder me ajudar.

  15. Heliene

    -

    10/01/2012 às 10:58

    Bom dia Dra. Lúcia, eu tenho 38 anos e meu cabelo sempre caiu, mas na quantidade aceitável, posso dizer. Ultimamente tenho notato uma queda maior e estou ficando preocupada. Está cada vez mais ralo, principalmente no coro cabeludo. Tenho convênio com a Unimed e gostaria de saber se há algum especialista em queda de cabelo nesta rede. Desde já agradeço.

  16. Fatima Aparecia Pereira Sabaini

    -

    10/12/2011 às 19:45

    Olá Dra. Eu tenho 34 anos e já faz um ano que estou em tratamento com dematologista, já usei Demative, Pill Food, Shamppo contra queda La roche e agora estou usando uma loção Chamado Avicis.
    Estou muito preocupada, meus cabelos estão muito ralos e ainda continua caindo.Isso pode estar relacionado com a troca do meu anticoncepicional ou puro estress.
    Tenho medo que isso fique pior, estou desmoticada e triste.
    Tem algum medico especialista na região de campinas que possa me ajudar.Obrigado!

  17. Maria Celia

    -

    10/12/2011 às 16:17

    Estou com os cabelos cada dia mas ralo nao sei o que fazer tenho 59 anos sou negra cabelo rebelde nao sei na verdade
    o que fazer imagina o alto estima como fica

  18. Thais

    -

    12/11/2011 às 23:25

    Olá gostaria de saber se há um medico especialista em queda de cabelo em Porto Alegre/RS ou região, pois já fui há vários dermatos e eles fazem pouco caso da queda de cabelo, pois para eles é normal, porém minha queda não cessa, cansei…minha ultima esperança é achar um médico especialista somente em queda de cabelo.Obrigado!

  19. Angelica

    -

    07/11/2011 às 15:28

    tenho 16 anos, e meu cabelo sempre foi ralo mas agora esta piorando, meu pai tem cabelos ralos, e minha tia está calva.. eu qnd pego sol.o casco fica vermelho de tao ralo que é..meu couro cabeludo esta com algumas falhas.. ta muito fino e ralo..eu amarro ele todo com uma xuxinha pequena e ainda dou 2 voltas.. me sinto mal vendo aquelas meninas na tv com cabelao ou as pessoas que chegam e falam “ixii olha só, ta careca?”

  20. ROSANA SCHEROLI

    -

    06/11/2011 às 11:19

    Olá, tenho 33 anos e decobri que tenho alopecia.Choeri muito, mas fiz aplicações e meu cabelo voltou a crescer nas falhas…não sei se tem cura…mas meu cabelo voltou a crescer!!!!

  21. Islayne

    -

    23/10/2011 às 15:33

    olá. tenho 16 anos e o meu maior problema é os cabelos muito fino, poucos e sem volume. gostaria de saber se tem alguma solução. e qual medico trata dessa area? é o dermatologista ?.. aguardo resposta.. bjs

  22. caroline

    -

    06/09/2011 às 15:41

    tenho 34anos e muita queda de cabelo desde os 20 anos.ja fiz varios tratamentos,estou tomando aldactone de 100mg junto com diane,pantogar,inneov nutri care,haar intern(1 composto de vitaminas) e usando avicis.tomo paroxetina de 20mg + venlafaxina de 150mg.o inneov e o haar intern comecei a tomar por minha conta ja os demais medicamentos sao com receita medica.tenho anemia e depressao e na minha familia nao tem historico de mulheres com calvicie.gostaria de saber se teria como indicar algum medico especialista em queda de cabelo feminina no rio grande do sul ou em outro estado do brasil. aguardo ansiosamente.obrigado.

  23. Jéssica

    -

    31/07/2011 às 12:02

    Tenho 16 anos e meu cabelo cai muito todos os dias. Quando amarro todo o meu cabelo a grossura não dá nem dois dedos. Cheguei a comparar com o cabelo de uma amiga, o meu não chega a metade do dela. Isso é preocupante. Lavo o cabelo dia sim e dia não, para evitar a queda, mais ví que não tem jeito. Uso sempre o cabelo solto, ele é longo mas como eu disse é muito pequena a quantidade de fios. Eu não arranco, ele simplismente cai sozinho, não sei se é a alimentação, ou essa de hormônio masculino ou se é genético. Minha pele (face) também é muito oleosa, não sei se isso afeta em alguma coisa. Meu cabelo não é oleoso, até 3 dias sem lavá-lo não se vê oleosidade, não passo chapinha e nem secador. Na minha família não à problemas de calvice. Já usei tinta nos cabelos mais nunca na raiz, só fiz algumas mechas. Sim, e meu cabelo é muito fino, muito mesmo. O que devo fazer para reverter esse processo? Conto com a sua ajuda.

  24. Ana Paula

    -

    08/05/2011 às 20:45

    Boa noite!
    Gostaria de indicação de médico especialista em calvície feminina em Campinas, SP.
    Aguardo ansiosamente.
    Grata

  25. EDNA MARIA DA SILVA

    -

    03/03/2011 às 0:52

    TENHO CABELO MUITO RALO OQUE FAÇO PARA ENGROSSAR POR FAVOR ME AJUDA

  26. Dayse

    -

    24/01/2011 às 13:35

    Tenho 32 anos já ha alguns anos em determinadas epocas do ano tenho uma queda considerável de cabelo. Já fiz tratamento com minoxidil, biotina que melhoraram no início, mas agora parecem não fazer efeito. Atualmente tomo Pantogar mas também parece que está perdendo o efeito… ha +/- dois meses a queda aumentou. O que fazer? Gostaria de receber uma orientação sobre o especialista que devo buscar. Em Campinas ha algum especialista nesta área?
    Obrigada

  27. Dayana

    -

    06/01/2011 às 23:48

    Boa noite!
    Fui diagnosticada com AAG, quase não tenho cabelo na parte da franja. Meu médico receitou Dermavite comprimido e uma fórmula com Minoxidil 2%, porém, li em outros blogs, que o minoxidil acelera a queda do cabelo fraco. Fiquei com medo de passar, pois se na calvicie o cabelo não cresce mais, aplicando minoxidil ficarei careca mais rápido. Gostaria de saber se estou errada em pensar desse jeito. Obrigada.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  28. daniela

    -

    11/12/2010 às 14:44

    O uso de pantogar ou de ineeov nutricare é eficaz para a calvicie feminina???
    obrigada

  29. Márcia

    -

    30/11/2010 às 17:32

    Estou com meu cabelo ralo e fraco sempre tive meu cabelo fininho, mas agora notei q piorou, que tipo de especialista devo procurar para saber como esta meu cabelo, e se tem algum especialista em Porto Alegre, por favor me ajude

  30. Angela Casseb

    -

    17/11/2010 às 17:33

    Moro em Bh, e no google, aparece seu comentario como tratar-se na unimed BH, a que medico procuro, por favor preciso do telefone, pois estou careca na parte da frente ja se ve todo o meu couro cabeludo,aguardo sua resposta, agradecida ,ANgela.

  31. fernanda

    -

    19/10/2010 às 16:45

    Dr.boa tarde.
    estou com queda de cabelos ,calvice devido ao ovario polisistico estou fazendo tratamento para engravidar gostaria de saber se tem cura e que medico devo procurar se um dermatologista ou um especialista em calvice moro em porto alegre e tenho convenio da unimed se tiver uma indicação vou ficar muito grata…deste ja agradeço…

  32. Haydée Lima

    -

    15/10/2010 às 9:28

    Dra. tenho já a muito tempo problemas sérios de calvice em cima da cabeça sofro muito com isto pois tive sempre um cabelo tão farto e bonito, penso que começou quando tomei um anticoncepcional que tomei mas logo parei, também tenho histórico de depressão e anemia. Tenho também uma filha que agora está com 15 anos e também está com o cabelo muito fraquinho na parte de cima não sei oque fazer já fomos ao dermatologista mas a fórmula que ele passou não adiatou nada. Aguardo resposta pelo e-mail, desde já obrigada. Haydée.

  33. Valquíria

    -

    13/10/2010 às 17:07

    Boa tarde Dr. Estou com sério problema de calvice na região de cima da cabeça , tenho apenas 30 anos.Estou muito preocupada com isso . O que devo fazer??? Desde já agradeço!!!

  34. Vanessa

    -

    07/10/2010 às 11:29

    Drªpreciso de ajuda estou careca no topo da cabeça, me sinto muito trsite e meu auto estima se acabou, me ajude o que devo fazer, tem algum remedio me ajude, estou desesperada.
    aguardo resposta.

  35. aurylenerodrigues

    -

    26/09/2010 às 9:22

    bom dia dr. desepero muito tenho muita aciedade tento me ajudar mas as vezes me desespero o que fazer

  36. Nice

    -

    28/06/2010 às 11:28

    Boa tarde. Não estou vendod respostas aos questionamentos. E gostaria muito de conhecer as mesmas pq este ano percebi que meu cabelo está rareando na parte da frente. E foi diagnosticado pel,a dermato como alopecia genética. Estou aflita.

  37. MARTA RODRIGUES

    -

    23/06/2010 às 14:28

    Drª, tb estou com este problema. Já fui ao dermatologista que disse ser hereditário. Estou desesperada. Oque faço??

  38. Camila Leonardi

    -

    17/06/2010 às 12:43

    Boa tarde Dra. Lucia! Tudo bem?
    Há 2 anos atrás fui a um médico dermatologista e ele me disse que meu caso de calvice era exatamente esse que você citou em seu artigo. Na época ele disse que eu teria que tomar um remédio que se não me engano era para câncer de prostata… Acho que o nome é Fonasterida. Fiquei super assustada e com medo de iniciar o tratamento, então não o fiz.
    Toda família do meu pai (inclusive minhas tias) tem problema de calvice, mas estou com mto medo, pq hoje com 27 anos, sinto que estou com super pouco cabelo no topo da minha cabeça… Tenho até vergonha e a cada dia que passa está pior. Mto ralo msm! Esses dias tirei uma foto que pegou o meu coro cabeludo e qd vi o estado que está, até chorei de desespero. Moro em Campinas-SP e meu convênio médico é Unimed. Gostaria de saber se conhece algum médico especialista. Irei novamente neste msm doutor que me indicou o remédio, mas gostaria de uma outra opinião antes de tomar a atitude de iniciar esse tratamento.
    Você pode me indicar algum?
    Obrigada e parabéns pelo artigo.
    Abraços
    Camila

  39. Carla Almeida

    -

    28/04/2010 às 22:13

    Ola, tenho 28 anos e os meus cabelos estam caindo muito!! Tenho diagnostico de AAG e estou tratando com Diane 35 e Finasterida. Gostaria de saber se realmente tem resultado e em quanto tempo!!

  40. joana brito

    -

    04/04/2010 às 19:42

    Dr por favor como posso tra ta uma melasma que tenho no braço e nos onbos maõ comsigo colocar blusa de alça tenho muita vergonha oque posso fazer muito obrigada.

  41. Angela

    -

    29/11/2009 às 21:53

    Tenho hereditariedade quanto a calvice (mãe).O pior de tudo é enfrentar os olhares das pessoas… Já é constrangedor vc saber que está ficando careca e ainda ter que dar explicações sobre o que está acontecendo com seu cabelo… ai,ai… e quando vc vê aquelas fotos da adolescência então: aquele cabelão que batia na cintura e as meninas morriam de inveja!!!

  42. ágata cristina

    -

    13/10/2009 às 15:25

    meus cabelos estão caindo mt… piorou mais depois q fiz uma progressiva…estou desesperada .estou tomando complexo b mais não tem me ajudado mt .. mais vejo q está nascendo fios novos…é mt fino meus cabelos pareçe de bebe. se eu cortar bem curtinho ajuda a parar de cair dando força???? não aguento mais ver cabelo pra td lado na roupa , na cama no chão aff é mt dificil….

  43. Paula

    -

    10/10/2009 às 13:30

    Dra. Lucia

    Gostaria de saber como fazer para obter a resposta à solicitação contida no meu comentário relacionado à matéria sobre calvície feminina publicada em 02/06/2009, pois eu vi que ele foi incluído na página, mas eu não consigo saber onde eu devo acessar para visualizar a resposta, já que quando eu tento clicar na parte de “Pergunte à Lucia Mandel”, nada acontece. Obrigada. Atenciosamente. Paula

  44. Paula

    -

    20/09/2009 às 10:54

    Dra. Lucia
    Assim como as minhas outras colegas leitoras, estou com muito problema de queda de cabelos. Desde novinha sempre apresentei esse problema dos fios do cabelo ficarem cada vez mais finos e ralos, a ponto de já se enxergar o couro cabeludo em toda parte superior da cabeça (franja), problema esse que vem piorando com o tempo, principalmente agora que tive minha segunda filha. Está uma coisa desesperadora e estou muito preocupada pois tenho que iniciar o uso de tintura e fico receosa que isso agrave ainda mais o meu problema. Tento me informar de algum tratamento eficaz e sobretudo um médico de confiança especialista no assunto, mas além de eu não ter conseguido nenhuma recomendação, tudo que vejo relacionado ao assunto geralmente é em São Paulo e eu moro no Rio de Janeiro. Por favor, preciso urgentemente de uma indicação de um tratamento, lugar e médico de confiança, a quem eu possa recorrer. Me ajude!!! Aguardo ansiosamente uma resposta sua. Muito obrigada, Paula (sou sua fã).

  45. edivania

    -

    15/09/2009 às 11:35

    OLÁ SOU EDIVANIA TENHO 19 ANOS Á 2 VENHO SOFRENDO COM A QUEDA DE CABELO O Q EU ACHO ESTRANHO É Q SO CAI O CABELO NA PARTE DA NUCA EMBAIXO JÁ FUI A DERMATOLOGISTA E NAO VI NENHUM RESULTADO POR ISSO PEÇO Q ME AJUDEM E ESCLAREÇA MINHA DÚVIDA DESDE JÁ AGRADECO

  46. marlene paraopeba

    -

    07/08/2009 às 17:22

    sou cabeleireira e venho tratando o cabelo das clientes com capim danda e tem dado ótimos resultados caso alguem queira entre em contato no meu e-mail marlenenutrializan@ig.com.br bjos.

  47. Cleusa Maria

    -

    06/08/2009 às 3:34

    BOA NOITE

    TENHO QUASE 63ANOS, FAZ UM BOM TEMPO QUE PERCEBI QUE MEUS CABELOS ESTAO MAIS RALOS. SEMPRE TIVE MUITO CABELO, E OS TENHO CRESPO, SEMPRE CORTEI CURTO. FIZ 6 MESES DE TRATAMENTO NA CLINICA SLIM CENTER (CAMPINAS), MAS COMO E UM TRATAMENTO MUITO CARO, NAO FIZ A MANUTENCAO DE 6 MESES. PORQUE NAO VI MUITO RESULTADO, FUI AO DERMATOLIGISTA, ELE INDICOU PILEXIL (SHAMPOO, OLEO) E UM OUTRO PARA PASSAR A NOITE (BEM CARO), FIZ POR 4 MESES. AI RES0LVI USAR BABOSA, PORQUE TENHO A PLANTA NO MEU QUINTAL, BATO E PONHO NO MEU SHAMPOO, E 1 VEZ POR SEMANA, PASSO COM GEMA DE OVO E AZEITE (VI ESSA RECEITA NO ALOA VERA). MAS, NAO ESTOU VENDO RESULTADO. ME INDICARAM NIOXIN (SCALP TREATMENT) DOS USA..GOSTARIA DE SABER. SE E BOM.

    GRATO AGUARDO RESPOSTA CLEUSA

  48. nadia

    -

    25/06/2009 às 17:56

    Dr lucia ; tive uma queda de psorise, men sei direito o que isso significa, mas sei que meus cabelos enfraqueceram e estou com manchas tipo espinhas em pequenas borbolhas no rosto, qual sera o tipo de tratamento mais eficaz e eficiente para esse tipo de doença e também gostaria de saber se vc atende em algum consultorio pela UNIMED BH. agradeço desde já obrigada pela atenção.

  49. valquiria porto

    -

    08/06/2009 às 11:23

    Oi Monão !Dá uma lida, ainda temos salvação.bjVacão

  50. riva rosenthal

    -

    05/06/2009 às 17:34

    faço tratamento para cancer e tomo femara, sendo que o unico efeito adverso é a perda de cabelos na parte superior.eu posso tratar da calvicie, ou tenho que me consolar em tomar o remedio que me dá grandes chances de cura.obrigada.Riva

  51. adriana

    -

    04/06/2009 às 11:00

    estou com esses sintomas

  52. Rosemary Romano

    -

    04/06/2009 às 7:05

    Dra. Lucia, tnho 58 anos e tomei hormonio durante 12 anos e ano passado deixei de toma-lo, entao reparei que meus cabelos estao ralos (nunca tive muito cabelo pois tenho ascendencia indígena), fui ao médico em abril e estou tomando umas capsulas, (Pantovigar), notei que minhas unhas tb ficaram mais fracas. A senhora acredita que o problema é a falta do hormonio? minhas unhas sempre foram muito bonitas. Nao sei tb se nao é o fator clima, pois moro na Alemanha e qdo estou no Brasil minhas unhas ficam bonitas. Será que devo tomar hormonio ( Climene)novamente.?

  53. KATIA

    -

    03/06/2009 às 16:52

    FIQUE INFORMADA AMIGA QUERIDA BJU DAG

  54. Geiza Santiago

    -

    03/06/2009 às 12:40

    Oi Drª Lúcia, eu tenho 22 anos e meu cabelo não para de cair, ja tem uma falha e eu tenho muito medo de ficar com calvice. Gostaria de saber qual tipo de especialsta devo procurar para solucionar o problema.

  55. Denise Vieira

    -

    02/06/2009 às 19:50

    Meu nome e Denise Vieira, tenho 36 anose desde 19 anos, faço tratamento p/calvicec/ Phill Food, shampoo e gotas d minoxidil, c/intervalos. Fiz esse tratamento 2 anos, quando parei, tudo q recuperei caiu. minha dermato disse q vai ser sempre assim!N sei o q fazer, ja tenho pouquissimo cabelo, e tenho medo d ficar careca!Vc pode m ajudar!

  56. Monica Beatriz Villela Biazon

    -

    02/06/2009 às 10:20

    O problema Drª Lúcia é o pouco caso dos médicos quando os procuramos que tais queixas. Procuro-os há alguns anos e não me dão nenhuma esperança ao contrário, apenas indiferença.

  57. Taísa

    -

    02/06/2009 às 10:11

    Tenho 21 anos e me encontro com problema de calvície desde os 20.Fui ao dermatologista e diagnosticou como estresse,usei todos os produtos possíveis para o estimulo ao crescimento e continua frágil e pouco na parte superior,essa leitura de hoje me deu ânimo.Gostaria de saber que médico específico eu poderia ser encaminhada e se eu realmente tenho possibilidades do couro cabeludo retornar ao normal.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados