Blogs e Colunistas

25/11/2008

às 12:03 \ Arquivo

Bolhas nos pés – tratamento e prevenção


Uma das façanhas do maratonista Franck Caldeira foi levar o ouro no Pan de 2007. Outra, foi fazer isso sem usar meias, o jeito como ele prefere correr. O fato impressiona porque isso é meio caminho para as bolhas aparecerem. Aliás, foi o que aconteceu: no Pan, ele cruzou a linha de chegada mancando, graças a uma bolha no pé esquerdo.

As incômodas bolhas nos pés são freqüentes em quem pratica esportes (mesmo em quem usa meias.) Elas aparecem nos pontos de tração, como a planta dos pés, ou nos pontos de fricção entre o pé e o tênis, ou entre o pé e a meia. Para essa coluna, selecionei algumas dicas que diminuem a chance das bolhas aparecerem. Elas valem para esportistas mais assíduos e até para aqueles atletas de final de semana.

As dicas

Em primeiro lugar, muito cuidado na hora de comprar seus tênis. Procure um par confortável, com pouca costura na parte interna e que se ajuste perfeitamente ao pé. Isso diminui o atrito entre o pé e o tênis. Escolhido o tênis novo, ele deve ser amaciado pouco a pouco. Mesmo um bom par, quando novo, pode causar bolhas. Nunca faça sua estréia num momento crucial, como numa competição.

Outra causadora de bolhas é a umidade nos pés. À medida que nós suamos, os pés vão ficando úmidos e a predisposição às bolhas aumenta. Por isso existem meias apropriadas, que absorvem mais o suor. Evite correr logo depois de ter tomado um banho quente. E cuidado para não molhar seus tênis ou suas meias se você costuma jogar água na cabeça para se refrescar. Para os que suam demais, é bom usar talco nos pés antes do exercício. Ou então, trocar as meias durante o treino.

Se mesmo assim as bolhas insistem em aparecer, coloque um pouco de vaselina semi-sólida entre os dedos. Isso diminui o atrito entre eles. O mesmo vale para o calcanhar. Ali, a vaselina diminui o atrito entre a pele e a meia. Outra dica é proteger os dedos ou o calcanhar com esparadrapo e aplicar vaselina por cima desse curativo preventivo. E assim que você sentir qualquer dorzinha, pare para avaliar o que está acontecendo. Corrija o problema e coloque um esparadrapo protegendo a pele sensibilizada. Depois, aplique um pouquinho de vaselina sobre esse esparadrapo.

Resolvendo o problema

Se a bolha já apareceu, o melhor a fazer é usar um par de chinelos por uns dias. Assim você dá um tempo para que a pele se recupere. Se não for possível dar uns dias de folga para seus pés, e se a bolha não doer, deixe-a do jeito que está. Ela acaba se rompendo, o líquido sai, e ela cicatriza. Mas se a bolha for dolorida você pode esvaziá-la, com muito cuidado. Para isso, lave as mãos e esterilize uma agulha, esquentando-a no fogo até que fique vermelha. Lave a bolha com água e sabonete e então fure e esvazie delicadamente, sem remover a pele que fica solta. Essa pele solta protege a pele nova, que está se formando no lugar do ferimento.

Deixe o local sempre limpo: use água oxigenada ou um sabonete anti-séptico para limpar a área todos os dias, e depois aplique uma pomada de antibiótico. Deixe a área descoberta se você puder ficar descalço ou, se for usar sapato, cubra com um band-aid, e depois com um esparadrapo. Troque o curativo diariamente. Se o local ficar inchado, muito avermelhado ou se aparecer uma secreção, procure seu médico, porque pode ser que o ferimento tenha infeccionado. E não esvazie a bolha se você for diabético ou se tiver varizes, e nem se tiver qualquer dúvida sobre o procedimento.

Muito bem, agora que você já sabe como tratar as bolhas e, principalmente, como evitá-las, está pronto para caminhar ou correr melhor. Aí, quem sabe, você pode vencer uma maratona ultrapassando na reta final um atleta sem meias, mancando, cheio de bolhas no pé. Boa corrida!

Chegada: Informações sobre treinos, saúde e nutrição. Tudo para tornar a corrida mais prazerosa.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

15 Comentários

  1. Henrique Gomes

    -

    30/07/2013 às 22:09

    Boa Noite, vou correr uma meia maratona domingo e hoje durante meu treino apareceram duas bolhas em meus pés, tenho como cicatrizalas ate Domingo?? qual o metodo para cicatriza-las mais rapido.
    Obrigado

  2. Geissica

    -

    09/10/2012 às 9:02

    Obrigada pela ajuda, corro com o mesmo tenis mais de 2 meses e hoje me apareceu uma bolha,e fiquei pensando o que me causou a bendita BOlHa.Mas agora imagino o que deve ter sido.Seu post me ajudara a prevenir na proxima vez.Valeu!!!

  3. José Carlos

    -

    25/07/2012 às 12:39

    Obrigado, pelo tópico abordado, acabei de chegar em casa com os pés cheios de bolhas,fui correndo para o google pra saber como tratar. achei seu blog, muito esclarecedor, valeu!

  4. cristiane araujo

    -

    21/12/2011 às 20:28

    Olá pessoal infelizmente descobri a pouco tempo que tenho desidrose é como se fosse uma doença que não tem cura,e os sintomas são simplesmente bolhas horriveis que saem nos pés e nas mãos e o que provocam todas essas bolhas são o estress,depressão e claro o estado nervoso,eu sinceramente estou de saco cheio dessas bolhas não consigo colocar nenhum sapato nem chinelo nada pois me saiu no pé em todos os lugares até em baixo fui no medico e me indicaram a pomada diprogenta se vc não corre e tudo mais como nos comentarios acima indico que procurem um medico.
    Abraços

  5. Deusarino de Melo

    -

    19/12/2011 às 21:15

    O ideal é correr só de meias, sem tenis, mas o atleta insiste em estar calçado com tenis…
    Só de meias, dificilmente você terá calos ou bolhas… tente e verá…
    ÉR tiro certo.

  6. Rodrigo

    -

    20/10/2011 às 19:40

    … Agradeço bastante tais dicas!
    Uma das coisas mais incômodas/inoportunas existentes…
    Sobre MEIAS – não sabia disso; achava que ocorria em LONGAS CAMINHAS (como acontece comigo!).

    Rodrigo (Porto Alegre)

  7. vanessa

    -

    30/05/2009 às 12:42

    eu tenho uma alergia , micose nao sei exatamente mais coça muito e alem de tudo tem com bolota vermelha cheia de bolinha que sai liquido e entre os dedos tb sai liquido quero ter os pés igual os das minhas amigas todo bom curadoamem!

  8. Márcia

    -

    30/04/2009 às 10:43

    Bom dia, Gostaria de saber se é normal surgir várias bolhas pequenas na sola do pé e ficar coçando. Não pratico esportes e meus sapatos não são novos. Gostaria saber o que devo fazer ou usar, para que isso acabe.Obrigada desde já.Márcia

  9. Jose Luiz

    -

    07/03/2009 às 0:00

    O pessoal que faz o Caminho de Santoago de Compostela fura a bolha com uma linha usando uma agulha,deixando a linha até o dia seguinte.Isto e correto?

  10. Jorge

    -

    04/03/2009 às 0:00

    Dra Lucia tenho bolhas nos pes que aparecem sempre na regia da cava do pé ou nas proximidades dos dedos.Gostaria de saber da senhora o que faço para para combater esse tipo de bolhas no pé , pois elas nao sao ocasionadas por eu praticar esporte , verifiquei que suas dicas sao otimas , mas para quem aparece bolhas nos pés ao praticar algum esporte.Mas o tipo das minhas , surgem algumas vezes e depois estouram em alguns dias.Gostaria muito de umas dicas para combate-lás .Obrigado pela atençao.Jorge Dutra

  11. Eliza

    -

    28/02/2009 às 0:00

    achei interessante…mas, nao acho muito apropiado furar, já que pode infeccionar ( sabendo que é o mais provavel! )Prefiro atura-la por alguns dias a mais, do que correr o risco de infeccionar! :DBeeijos Eliza

  12. elisangela

    -

    16/12/2008 às 0:00

    gostaria de saber o q passar nos meus pés pois sao tao ressecados mas nao rachao ja passei de tudo o q me ensinarao mas nao adiantou…nem o dermatologista soube me dizer o pq obrigado

  13. Rosa

    -

    26/11/2008 às 0:00

    Graça pura, Dra Lucia,a sua coluna!!!Pena que sejam 23:30h, porque me deu vontade de calçar o tênis e sair correndo, com meias, é claro!Um grande abraço,Rosa

  14. teia

    -

    26/11/2008 às 0:00

    vale á pena ler

  15. Helga Maria Saboia Bezerra

    -

    26/11/2008 às 0:00

    Se surgirem bolhas nos pés, use COMPEED, um emplasto que alivia instantaneamente a dor e a pressao provocada por calos e bolhas. Nao sei se o produto, da Johnson

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados