Blogs e Colunistas

27/01/2009

às 1:20 \ Arquivo

Acabe com suas espinhas

Conheço muito bem o sofrimento de quem tem acne. Tive muitas espinhas na adolescência. Usei os mais diversos cremes, tomei antibióticos, fiz promessa, derramei lágrimas. O resultado dos tratamentos era bom, mas a tendência de ter acne persistia. Esperei que a fase das espinhas passasse (e como esperei!), mas não passou. Então me submeti a um tratamento que na época era novo, muito temido por seus efeitos colaterais, e que só se recomendava nos casos mais graves: a isotretinoína.

Para o meu enorme alívio de adolescente, foi o que resolveu definitivamente o problema. Finalmente eu podia abrir um lindo sorriso (ou quase lindo, por causa do aparelho). Hoje sou uma médica entusiasta desse medicamento, que já provou ser extremamente eficaz. Gosto também do efeito dos cremes de uso tópico, dos peelings e dos antibióticos que tratam a acne. Mas a isotretinoína tem uma vantagem: quase sempre o resultado é permanente.

Como funciona?

A isotretinoína diminui definitivamente o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele. Também reduz a formação dos cravos e combate bactérias que se aproveitam do sebo para proliferar e acabam inflamando as espinhas. A melhora é enorme, mesmo nos casos mais graves, com cistos. Após sete a nove meses de tratamento com a isotretinoína, o problema estará resolvido, poupando anos de tratamento com outros remédios e evitando cicatrizes definitivas.

Existe uma pequena chance do problema voltar, mas se isso ocorrer, será num grau bem mais leve do que antes. Por outro lado, o tratamento com isotretinoína tem muitas contra-indicações e efeitos colaterais. Por isso, nem todos podem se submeter a ele. Quem toma o remédio tem que estar muito bem orientado e motivado. Muitas vezes, a isotretinoína só é prescrita quando os cremes e os antibióticos não resolvem.

Os possíveis riscos

O remédio é teratogênico. Isso significa que uma mulher que fique grávida enquanto toma a isotretinoína corre o risco de gerar um bebê com malformações. Como o remédio se acumula na gordura do corpo, esse risco continua por um mês após a interrupção do uso. Por isso, a prescrição e a venda dele são rigidamente controlados. As mulheres devem fazer testes de gravidez antes e durante o tratamento, e devem usar dois métodos anticoncepcionais simultaneamente, durante o tratamento e no mês seguinte a ele.

Se você estiver tomando o medicamento, não doe sangue: isso põe em risco as gestantes que precisem de transfusão. A isotretinoína pode também agredir o fígado, causando a chamada hepatite medicamentosa. Daí a necessidade de se realizar exames de sangue que avaliem a função hepática antes e durante o tratamento. Evite consumir bebidas alcoólicas durante o uso do remédio.

Efeitos colaterais

Há uma associação do medicamento com depressão, mas não existe consenso sobre o grau dessa associação. Há relatos de crises depressivas em pessoas que estavam tomando o remédio. Mas isso pode ser, ou não, uma coincidência, já que tanta gente toma a isotretinoína. De qualquer maneira, ao menor sinal de alteração do humor, como irritabilidade, choro ou falta de atenção, o médico deve ser comunicado. Pode ser o caso de suspender o tratamento.

Há outros efeitos colaterais bem menos graves, como ressecamento dos lábios, do nariz, dos cabelos, da pele e dos olhos. São incômodos, mas temporários: assim que o tratamento terminar, eles passam. E mais um cuidado: durante o tratamento, a pele fica muito sensível ao sol, o que exige rigorosa proteção solar. Tomar a isotretinoína é um sacrifício, eu sei. Mas no caso de inúmeros adolescentes e jovens, vale muito a pena. Se você também é uma vítima das cruéis espinhas, devia avaliar o assunto junto com seu médico.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

296 Comentários

  • alane

    -

    29/11/2011 às 10:07

    estou com muitas manchas no rosto de espinhas depois que parei de tomar anticoncepcional m enchi por favor preciso de uma dica!

  • layla

    -

    1/12/2011 às 22:53

    Olá doutora! Tenho 18 anos, faz 1 mês que comecei a usar o roacutan, estou tendo os efeitos colaterais normais, só que de um tempo pra cá vim perceber que um osso meu sei lá, está alterado perto do meu pai, e ando sentindo umas dores nas costas que estão me encomodando muito, será que isso tem haver com o remédio? Eu sempre tive problema de coluna, fiz fisioterapia há uns 5 anos, e tinha dimininuído, depois que comecei a tomar as dores voltaram, eu queria falar com meu dermatologista mais ele é de outra cidade, só daqui há uns 19 dias, to muito preocupada, meus pais estão querendo que eu pare de tomar o remedio, mas estava melhorando tanto a minha pele, eu nao queria parar, mas tenho que vê se ele pode estar causando isso, ahh, e se nao pode de geito nenhuma fazer educação física, tipo voley, futebol? Ah e eu comentei isso com uma outra dermatologista, e ela disse que esse remédio para mulheres é péssimo, e que eu deveria parar de tomar imediatamente, que no futuro poderia ter varias consequencias, por favoe me responda isso o mais rápido póssivel, beijos

  • layla

    -

    1/12/2011 às 23:36

    *peito

  • layla

    -

    1/12/2011 às 23:47

    Ahh e ela pode causar algumas doenças intestinais inflamatórias??

  • Eric

    -

    2/12/2011 às 10:28

    oi doutora , estou usando um creme manipulado ele esta ajudando contra as espinhas , mas tem um problema q me tira a moral , q é as cicatrizes, vc tem auguma recomendaçao para isso?

  • rayane miche gomes dos santos

    -

    3/12/2011 às 18:28

    oi doutora,estou querendo saber o que e bom para acaba com a espinhas voce pode me valar o que e bom para acabar com as espinhas

  • leila

    -

    7/12/2011 às 14:17

    ola,tenho ovarios micropolicisticos e estou tomando ciclopimagyna a 2 meses,eu estava sem mestruar a 6 meses mas agora veio com ajuda do remedio.Mas eu estou cheia de espinhas muitas mesmo.o que eu faço pra acabar com m elas? Por favor me ajudem.Obrigada

  • leila

    -

    7/12/2011 às 14:33

    ola doutora,eu fiquei 6 meses sem mestruar e agora mestruei com ajuda do ciclopimagyna,so que estou cheia de espinhas e ainda tenho que tomar esse remedio mais 4 meses,sera que vou continuar dando espinhas ou vai melhorar,me responda por favor.obrigada.

  • Queila

    -

    7/12/2011 às 23:48

    Boa noite, Doutora. Estou usando roacutan há dois meses e apareceram manchas. Gostaria de saber se existe alguma recomendação além de filtro solar que uso religiosamente para evitar a proliferação de outro problema.

  • alice

    -

    8/12/2011 às 16:44

    gostei muito dos comentarios.a gente aprende com eles tambem,abraços

  • william

    -

    11/12/2011 às 14:22

    Oi doutora,adorei essa sua sugestão que você publico.Eu estou um problema semelhante,á esse por que já faz um bom tempo que estou com esse problemas de espinhas em volta do meu rosto é também acompanhado com algumas manchas e buraquinhos pequeninos.Eu já foi no medico tenta resolver esses problemas mais ele falou pra mi que com o tempo isso ia sumir…ai passo tempo é nada disso aconteceu,eu estou com 20 anos hoje é tenho espinha no meu rosto.O que eu faço doutora fico usando ainda esses remédios ou procuro um medico bom que passe uns bons remédio é um boa orientação para o meu cuidado com a minha pele.

  • amanda

    -

    12/12/2011 às 14:46

    doutora eu estou com espinhas e cravos nos meus braços,costas,rosto e entro o ceio.
    oque devo tomor ou passar eu passava um medicamento mas agora eu passaso e queima a minha pele

  • ramone

    -

    20/12/2011 às 15:40

    fiz o tratamento de roacutan durante um ano e tive otimos resultados,minha pele ficou linda.mas agora as espinhas estao voltando o que faço?o que devo passar no rosta? estou com um problema serio de oleosidade.e outra duvida depois do tratamento estou com um problema serio de pressao alta, sera se foi por causa do roacutan,e agora sera se posso tomar de novo o mesicamento?

  • Miriam

    -

    21/12/2011 às 10:12

    Bom dia Dr. estou fazendo tratamento com o roacutam a 3 meses, esta dando diferença sim mas eu ainda cutuco muito as espinhas dai elas não vão embora, mas meu prblema é outro eu não tenho relação sexual dai tenho certeza que não estou gravida. Minha mestruação não veio ja passamos do meio do mês e nada dela vir,eu estava tomando o roacutam de 10 e agora o de 20, minha pergunta e o seguinte o roacutam altera o cilco mestrual? Se sim porque só agora?

  • Alcione

    -

    22/12/2011 às 23:35

    Doutora,tenho 32 anos e nos ultimos meses vem aparecendo espinhas no meu rosto.Estou fazendo um tratamento com uso de azitromicina e lõção de rees e lavando o rosto 4 vezes ao dia com o sabonete dersab, porém não vejo melhoras alguma, todo dia aparece uma nova espinha gigantesca e vermelha. O que faço para que não apareça mais espinhas?

  • HANNA SAMPAIO

    -

    3/1/2012 às 20:40

    Doutora,
    tenho 21 anos e tenho uma festa para ir no final de semana, estou com duas espinhas monstruosas na testa( já estão a uns 3 dias), mas hoje não aguentei e as espremi,pois assim vou achei que assim conseguiria esconder melhor com maquiagem, mas estou com medo de dar errado.
    gostaria de saber se tem alguma dica para secar as espinhas rápido?

  • Agnaldo timóteo

    -

    15/1/2012 às 15:14

    Olá Doutora estou fazendo uso da substancia azitromicina associada a outros medicamentos,queria saber a sua opiniao a respeito de consumir bebida alcoolica depois de alguns dias de concluido a ingestao da substancia e se realmente tem efeitos satisfatorios para o meu problema?

  • Elisabete

    -

    16/1/2012 às 0:33

    Oi, meu filho tem 17 anos, já fez o tratamento com isotretinoina por duas vezes e agora depois de alguns meses as espinhas voltaram novamente, nao sei mais oque fazer, pois o dermatologista dele disse que teria que fazer novamente mas, acho muito arriscado passar por tudo isso novamente.Gostaria de alguma opniao a respeito

  • susana

    -

    17/1/2012 às 12:13

    Eu usei a isotretinoina e comigo não resultou, já fiz dois tratamentos com esse medicamento, e resultar resulta fico com a cara completamente limpa, durante o tratamento , mas depois de acabar o tratamento passados uns 2 ou 3 meses já tenho a cara carregada de borbulhas outra vez. Já gastei rios de dinheiro em cremes, comprimidos, gel de limpeza, tonificantes e nada resulta, nada. Há uns meses atrás começei a usar o duac gel, por recomendação da minha dermatologista e resultou durante o tratamente, fiquei com a cara limpa, mas passados 2 meses voltou a acne outra vez, e voltei e usar o creme e dexou de fazer efeito já nem esse resulta. Já estou por tudo, e não me sinto bem acordar todos os dias e ver a cara carregada de borbolhas e não poder fazer nada, porque NADA RESULTA :(

  • Helena Kulas Miura

    -

    18/1/2012 às 23:22

    Olá, Drª.?
    Bom tenho 20 anos, e tenho muitas espinhas, cravos, inguás, des de pequena entre as pernas, tem muita oleosidade então, já fui no dematologista e nunca resolvel. Bom quero uma ajuda o que eu faço o mais rápido!

  • felipe damasceno

    -

    24/1/2012 às 16:25

    olá meu nome é felipe i tenho 14 anos é dez dos 13 anos de idade venho tendo problemas com as espinhas i a cada dia que passa elas vão se aumentando e se multiplicando e quero saber se voçê tem algum creme contra as minhas espinhas por que já ultilizei produtos da asepxia e da acnase i não tenho resultado preciso de ajuda me indique um creme ou um tratamento que me ajude

  • RHUAN !

    -

    25/1/2012 às 0:51

    eu fiquei sabendo de um site que o ” isotretiroina em gel ” tira manchas também . inclusive de nascença .. é muito bom para espinhas e cravos . doutora .. isso é verdade ?!

  • iva

    -

    25/1/2012 às 16:43

    olá drª, Bom eu tenho 29 anos, e tenho muitas espinhas, cravos e de tanto eu espremer a minha pele manchou de mais. agora eu tenho vergonha de sair de casa, e alem disso eu tenho nas costas tambem.

    por favor o que fasso.

  • Viviane

    -

    30/1/2012 às 12:58

    Boa tarde! Sempre tive muitas espinhas, já usei isotretinoína por duas vezes e ainda assim elas sempre reapareceram…Não sei mais o que usar!Já estou com 33 anos e nada dessa faze passar…

  • igor andrade

    -

    31/1/2012 às 13:39

    boa tarde !!!
    doutora tenho 16 anso e tenho muitas espinhas nao aguento mais é muito ruim ir pra escola ir a alguma festa.as vezes mim cuvo de muitas cisas por causa das espinhas q mim deixam pra baixo o q faço uso asepxia a 7 meses mais nao resolvi nada o q faço preciso de ajuda !!!! e emu rosto fica marcado com as cicatrizes das espinhas mim ajude!!!

  • sara domingos de paula

    -

    8/2/2012 às 18:15

    ola estou com trinta e dois anos e sofro muito com o rosto cheio de acnes , é muito mesmo elas inflamam e o meu rosto fica muito doloroso por favor me diga o que fazer porque não tive espinhas na adolecencia mais estou tendo depois dos trinta por favor me ajude

  • renata

    -

    14/2/2012 às 18:32

    Olá, gostaria de saber se posso fazer depilação com cera e banho de lua, pois estou fazendo tratamento com o Roacutan, tal medicamendo tem muitos efeitos colaterais.

  • Alan

    -

    15/2/2012 às 12:05

    Bom dia,dra. meu nome é alan,tenho 22 anos.Meu caso é o seguinte,sempre tive poucas espinhas,mas em um período bem conturbado de minha vida(VESTIBULAR)me deparei com um problema sério com a acne,creio que devido o stress,meu rosto ficou bastante machucado,com isso fiz um tratamento com azitromicina e cremes,resolveu durante 3 meses…mas há 1 mes venho percebendo que estar retornado as espinhas!fui mal consultado?qual tratamento nesse meu caso seria sugerido?

  • Weverton

    -

    16/2/2012 às 16:48

    Olá, meu nome é weverton, tenho 18 anos e estou no 6º mês de tratamento do roacutan, gostaria de saber quanto tempo, após o tratamento, os labios continuam rachados? Meus lábios estão horriveis e quero saber por quanto tempo terei que suportar isso…

  • Gleiciane

    -

    25/2/2012 às 14:38

    Tomei a Isotretinoina por 6 meses, nesse período ficou lindo meu rosto.
    Porém parei pelos efeitos colaterais serem horriveis, voltou! Meu rosto está horrivel novamente não sei mais o que fazer pois já fiz de tudo e já estou com 20 anos e nada foi resolvido.

  • larissa

    -

    1/3/2012 às 21:06

    eu tenhoo cravos e espinhas deis dos 10 anos e ja fis linpesa de pele mais ainda n saiu to com 13 anos a testa é dominada por elas oque eu posso faser?

  • away

    -

    1/3/2012 às 21:36

    olha o remedio a base de isotretinoina é eficaz contra acnes mas tem um porem que é importante ressaltar e que tem gente que não sabe:
    Este medicamento é uma ameaça para quem ta em fase de crescimento se vc ta ae na sua adolescencia se fosse voce espereva um pouco mais para tomar esse remedio para nao se arrepender depois, digo por experiencia propia tomei esse remedio tinha acabado de fazer 14 anos e se fosse pra volta atras nao tomaria axei uma certa irresponsabilidade do medico receitar um remedio desse com tantos riscos a uma pessoa em plena fase de desenvolvimento.
    entao tenho que compartilhar isso com voces
    fica a dica
    abraços

  • Mateus

    -

    6/3/2012 às 17:11

    bagulho é tacar alcool na cara KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Mateus

    -

    6/3/2012 às 17:13

    gente relaxa … isso passa meu pai tbm teve pow .. isso é hormonio da adolecencia , leve como um desafio .. se tu parar para ligar para oque as pessoas pensam tu vai desanimar .. só olha para frente e peça que Deus te de força .. pq é bastante dificil.

  • Karol

    -

    9/3/2012 às 11:50

    Bom dia Dr.o ano passado fui em um dermatologista ele me passou Rocutam,mais na epoca n tinha como comprar,comprei o gel Vitacid mais não resolveu a minha pele esta cada vez mais oleosa,e saindo muitos cravos e algumas espinhas interna,eu ja passei da face adolecente tenho 32 anos,sera q mesmo assim assim vai resolver tomar e é verdade que ele diminui os poros e rejuvenesse,como meu caso é só cravos sera q se eu tomar somente uns 5 meses resolve? deste t ja agradeço.

  • Elisabete

    -

    11/4/2012 às 8:01

    Pois, é…mesmo a tal da isotretinoina nao resolveu o problema do meu filho, Ele tem 17 anos e ja fez duas vezes o tratamento com 9 meses de duraçao , e só resolveu na época , agora esta novamente cheio de espinhas, ja nao sei mais oque fazer. pois elas insistem em voltar.Após o tratamento ja tomou antibiotico tambem e nao resolveu, usou varias pomadas mas parece nao ter fim.Estou pensando em leva-lo em um homeopata, quem sabe descobre a causa e por fim consigamos resultados.

  • franciene de sousa andrade

    -

    16/4/2012 às 18:35

    eu estou tomando isotretiroina ha dois meses o resultado e espantoso eu acordo de manha me olho no espelho e me sinto com rosto de boneca nao deixa cicatriz o resultado e muito bom…enquanto aos efeitos que o remedio da isso pra min nao e problema pois a minha vontade de ter um rosto livre de bolinhas gosmentas e bem mais.

  • Jessica..restartt

    -

    21/4/2012 às 20:27

    nada aver

  • Gabriella

    -

    4/6/2012 às 11:07

    Eu sempre tive espinhas. Nunca fui daquelas pessoas de ter o rosto tomado delas, mas sempre tinha algumas na testa, e eram enormes, muitas vezes internas e doíam muito. Eu já havia feito tratamento com Diferin (uso tópico) mas não adiantava. Até diminuiu, mas nunca de forma satisfatória. Então uma amiga falou do Roacutan e questionei minha médica se eu poderia também fazer uso deste medicamento. ERla me explicou que era para casos mais graves de acne, quando a pessoa tem a face tomada de espinhas, tem também no peito, nas costas. Mas eu insisti, pois não aguentava mais a acne. Então ela me orientou sobre o medicamento, fiz exames de sangue iniciais (fazia todos os meses durante o tratamento) e comecei o tratamento com isotretinoina. Eu tinha dezoito anos e foi muito bom. A pele ficou maravilhosa.
    Os pontos negativos durante o tratamento eram principalmente: o preço (na época, há +/- 4 anos era cerca de R$250/mês), o ressecamento da boca e sensibilidade da pele (tinha que tomar muito mais cuidado com o sol não só no rosto, mas sim no corpo todo).
    Depois de alguns meses do fim do tratamento voltaram algumas espinhas, mas minha médica disse apenas para passar secantes direto nelas, que não teria necessidade de voltar a fazer o tratamento novamente.
    Desde então tenho bem menos acne, mas elas ainda são presença constante em minha vida infelizmente..
    Aumentam consideravelmente na TPM e quando passo alguns dias sem cuidar da alimentação (comendo coisas gordurosas, chocolate e não comer frutas). Hoje, por exemplo, estou tomada de espinhas enormes na testa e muitas (muitas mesmo) no queixo e próximo à boca. Estou passando Differin novamente, mas ele demora perto de um mês até fazer efeito (e eu não tenho muita paciência com ele..).
    Enfim, o tratamento com isotretinoína foi muito bom pra mim, e conheço outras pessoas que fizeram e obtiveram resultados satisfatórios, mas a minha briga com as espinhas continua.

  • thamires

    -

    6/6/2012 às 11:57

    ola bom dia sou thamires e sofro com problemas de acne desde os 14 anos faço tratamento mas tetraciclina a 1 ano mas não vejo diferença esta cada vez mas pior, voces podem me indicar um medico que possa me receitar o tratamento com isotretinoina.

    bjus galera

  • keila

    -

    9/6/2012 às 23:40

    doutora to com 35 espinha muita na regiao do queixo,e acima na parte oval do pescoco,muita no pescoco,nao tive problema na adolencecia,agora q devo fazer nao aguento mais..

  • raquel ribeiro rocha

    -

    19/6/2012 às 13:22

    sofro com acne tenho muitas espinhas no rosto cravos duros e quero usar protetor solar para não escurecer as sardas que tenho no rosto e não posso usar o protetor por minha pele ser bastante oliosa se uso almenta o numero de cravos e espinhas

  • simone viana

    -

    4/7/2012 às 18:29

    Nossa vo atras desse medicamento tenho 24 anos e desde os meus 14 sofro cm acne minha pele é toda marcada..Vamos ver se eu encontro o resultado.

  • samilly

    -

    5/7/2012 às 20:54

    naum deu resultado nenhum..

  • Gabriella

    -

    10/7/2012 às 14:14

    Mas como isso pode me ajudar , tenho 10 anos e me incomodo com isso . Uso asepxia mas não adianta , aparece mais espinhas do que eu tinha antes de passar o sabonete.

  • Sebastian

    -

    27/2/2013 às 6:47

    E o melhor metodo para a acne nivel 2 e 3 elimina tudo, sabe o que. É tudo mesmo si passar no exames ja era vc ta feito vc vai conseguir eliminar tudo que é espinha depois faz um tratamento de pele pelos volra a uns 80% como sua pele era antes vsle apena eu nasci denovo vey o melhor remedio e este

  • rodrigo

    -

    29/3/2013 às 20:02

    vixx eu sofro com acne des dos 12 anos mais esses dias então piores e aqui na onde eu moro nem tem medico de pele meu rosto ta mó ruim não aguento mais isso na minha cara e tbm os meus amigos as pessoas ficão me zuando por cauza disso eu vou é correr atras e ver oque acontece …

  • Elson

    -

    14/4/2013 às 0:37

    Olá, tenho muitas espinha na cabeça. Se eu fazer o tratamento com a isotretinoína resolver de uma vez por toda?

  • Raquel

    -

    24/8/2013 às 1:18

    Depilação a laser Light Sheer.
    Sabe dizer se pode fazer depilação com esse laser durante o tratamento com isotretinoína?

  • Gleiciely

    -

    4/9/2013 às 13:49

    Tenho 13 anos e tenho muitas espinhas maioria internas na região do rosto e pele oleosa e tenho marcas gostaria de saber qual medicamento para acabar de vez com elas espero que me ajude obrigada

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados