Blogs e Colunistas

17/09/2012

às 16:03 \ Brasil

As revelações de Marcos Valério divulgadas pela reportagem de VEJA são suficientes para a reabertura de investigações sobre o envolvimento de Lula no escândalo do mensalão?

As revelações de Marcos Valério divulgadas pela reportagem de VEJA são suficientes para a reabertura de investigações sobre o envolvimento de Lula no escândalo do mensalão?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA


Você ainda tem caracteres.

227 Comentários

  1. Gilberto

    -

    06/11/2012 às 16:24

    Sim

    adriana é por isso que ele ficou amigo do malufe. Rouba mais faz. ou melhor, rouba e da continuidade.

  2. Peter Martin

    -

    04/11/2012 às 16:08

    Sim

    O Lula deve explicacoes no possível envolvimento no mensalao, isto nao é problema para Lula, quem nao deve nao teme, nao é mesmo Sr. ex-presidente?

  3. Helio

    -

    17/10/2012 às 10:38

    Sim

    A tese jurídica do domínio do fato aplica-se claramente ao ex-presidfente Lula. Não há como negar que ele sabia da existência do mensalão e se nada fez para coibir o delito, é corresponsavel. Tenho fé em que esse meliante vai ter o mesmo destino do seu lugar-tenente Zé Dirceu, ou seja: CADEIA!!!!!!!

  4. norton furtado

    -

    15/10/2012 às 12:48

    Tecnicamente, já se poderia abrir inquérito, pois a peça mais importante da operação criminosa, declara a total protagonismo de Lula no caso. Acredito que estamos ás véperas disso acontecer. Em meados de novembro não haverá o álibi eleitoral, pois todos os resultados de 2ºturno já estarão divulgados

  5. Jair

    -

    12/10/2012 às 10:10

    Sim

    Lula? virou até parceiro do Maluf em nome da política .Essa colcha de retalhos que é a lei brasileira , nào vai pegar esse rato nunca .É por isso que eles dão risadas e debocham dos magistrados com ofensas duras e ninguem faz nada. E o tal do fenomeno lulinha , deveria ganhar o nobel de economia…

  6. José Alberto Braga

    -

    06/10/2012 às 18:22

    O mensalão contem a teoria do dominó em movimento: Delúbio não tinha poder para decidir coisa alguma. Claro, recorreu a Genoíno, o qual, por sua vez, passou o assunto para o Dirceu. Os três trabalharam o assunto mas, de forma inevitável, tiveramque ouvir o sim do chefe maioral, Lula da Silva.

  7. JOAO BOSCO

    -

    04/10/2012 às 23:58

    Sim

    Independente dos acertos, todos são iguais perante a Lei, portanto o Sr. Lula deve contribuir com a verdade hoje para ser digno do prestigio que seus seguidores almejam, no futuro a verdade só maculará ainda mais sua imagem e de nada adiantará.

  8. Bruno Guerra

    -

    04/10/2012 às 20:21

    Respondi SIM, com a ressalva de SIM apenas em país de gente séria. “Rouba mas faz” é teoria de 3º mundo, e de gente de má fé. Politicos no Brasil recebem salários e benesses de 1º mundo – espera-se que se comportem da mesma forma !

  9. Lisie

    -

    03/10/2012 às 20:39

    Sim

    Gostaria de saber se este caso acontecesse com um cidadão comum
    como seria julgado.
    Se eu avalio sem ler eu tenho responsabilidade ou não?
    O cargo me absolveria automaticamente?

  10. Kadooka Iwao

    -

    02/10/2012 às 11:45

    Acredito que Lula sabia o que ocorria nos bastidores. Mas estava com as maos eh os pes amarrados, pela cupula do PT, mesmo porque, os projetos eram votados a seu favor, portanto, nada podia fazer, sua fraqueza, como presidente. Deixou nas maos da Dilma, para fazer esta limpeza.

  11. DALIOMAR

    -

    28/09/2012 às 12:14

    O Lula tem o dever de esclarecer os fatos, fatos esses que todo Brasil conheceu, e assim como eu, muitos sabiam do envolvimento do ex Presidente no mensalão.Como não saberia, se era o chefe da nação.Tem que relacionar o Lula e e reabrir o caso com os fatos novos.

  12. Sidnei

    -

    26/09/2012 às 20:01

    Sim

    Só o fato dele amigar-se com Maluf. etc.etc..Me deu clara certeza que ele deve e sim ser convocado no caso do mensalão..Ele pregou um falso poder de compra ao povo brasileiro individando quase uma nação inteira.E hoje o Brasil está num caso de rouba e deixa roubar….

  13. adriana

    -

    25/09/2012 às 19:22

    Não

    Lula já deu muitas provas para o brasil de que foi um bom governante.
    Já fez muito pelo brasil e pelo povo brasileiro.Talvez Lula não tenha sido toda sua carreira,livre de ser corrupto,mas com certeza o bem que ele fez por nós é muito maior do que qualquer mal que alguns pensam que ele tenha feito.

  14. celi

    -

    25/09/2012 às 11:19

    Sim

    Sim,Lula tem que ser convocado para depor. Marcos Valerio nao iria falar por acaso, ele tem mesmo que falar tudo o que sabe, para que o povo brasileiro nao tenha duvidas de que Lula, é tao envolvido no Mesalao quanto Marcos Valerio! Afinal, Valerio nao tem mais nada a perder, por que nao bombar o PT

  15. fpenin

    -

    24/09/2012 às 23:30

    Sim

    Lula conspurcou,ou melhor, emporcalhou a grandeza do cargo que o povo outorgou-lhe.A família Silva deu-se muito bem com as benesses do poder.O ex-presidente merece ser investigado e,se for o caso, julgado: é o Capo.Ele jamais poderia ser considerado um cidadão acima de qualquer suspeita.À lei…

  16. Mariana

    -

    23/09/2012 às 11:44

    Marcos Valério tem que abrir mais a boca. Tem muito mais safadezas atrás disso.

  17. Rafael

    -

    20/09/2012 às 23:20

    Sim

    Lula o maior bandido da historia desse país!

  18. izabel lopes

    -

    20/09/2012 às 20:04

    Sim

    O povo,Brasileiro e trabalhador não pode suportar mais corrupeção justiça tem que ser feita.

  19. Paulo Roberto Pinto Santos

    -

    20/09/2012 às 18:51

    Sim

    A justiça está resgatando a dignidade e restabelecendo a esperança do povo brasileiro. Quem tem acompanhado o julgamento não resta dúvida de que o Lula é o grande comandante do maior esquema de corrupção que se tem conhecimento no país. Se o MP não investigá-lo cometerá uma grande injustiça.

  20. José Roberto da Silva Lunas

    -

    20/09/2012 às 17:21

    Sim

    O julgamento do Mensalão representa uma formidável guinada em nossa jovem democracia. Reabrir as investigações e passar a limpo todos os fatos nebulosos que cercam a questão é uma oportunidade inescapável. Doa a quem doer.

  21. matosão

    -

    20/09/2012 às 17:07

    Sim

    É claro que sim e tem que ser logo!

  22. antonio

    -

    20/09/2012 às 16:20

    Sim

    A verdade deve reinar sobre os interesses particulares………..Alias, por onde o primogênito “Lulinha”?…………….o inteligente segundo seu predecessor.

  23. Lucilene

    -

    20/09/2012 às 16:14

    sim! Esse senhor (Lula) que tanto é endeusado, principalmente pelos mais carentes, deixou de ser o “cara”, e passou a ser visto como um sarafralho qualquer. Preocupado unicamente em conquista e manter o poder, foi capaz de coisas que até Deus dúvida. Vergonha para o nosso povo.

  24. José

    -

    20/09/2012 às 15:48

    Sim

    Está claro que o Marcos Valério esperava contar com o prestígio do LULA para não ser condenado. Porisso, no primeiro momento preferiu o silêncio para não se complicar. Agora, desenganado teria mesmo que reagir mostrando a verdade. Afinal de Contas nada teria acontecido se o LULA não permitisse.

  25. josé valter

    -

    20/09/2012 às 14:32

    Sim

    Ainda tem 8% que acha que o Lula não sabia de nada?

  26. Luiz Carlos

    -

    20/09/2012 às 14:20

    Sim

    Não gostaria de morrer antes de ver a alcunha de presidiário nesse canalha.

  27. PEDRO PAES

    -

    20/09/2012 às 14:17

    Sim

    nada a oculto que nao venha a ser revelado, na epoca o PSDB, e a oposiçao deixou passar a oportunidade de se apurar o mensalao e apurar a chefia do sr lula, ja teria havido um impechement e teria acabado com a farsa, tem que se apurar tb minas gerais e todos que houver necessario

  28. waldemar silva

    -

    20/09/2012 às 14:03

    Acho muito difícil conseguirem abrir investigações baseado nas revelações de Marcos Valério,porque o corporativismo é muito forte!Se conseguirem (faço votos) muita gente vai passar muitas noites em claro.

  29. Genilson

    -

    20/09/2012 às 13:42

    Mais que sufuciente, desde quanto tempo todos ja sabem isso? Não adianta tapar sol com peneira. Só falta agora e acho ótima oportunidade para que isso tudo fique sacramentado pelo STF.
    Acorda Brasil!

  30. Jose R Aureliano

    -

    20/09/2012 às 13:26

    Lula deve ser investigado sim sem isto não esta completo o julgamento do mensalão.

  31. Jose R Aureliano

    -

    20/09/2012 às 13:23

    Sim

    Lula na verdade é o pai da corrupção e do mensalão,Dilma a continuação.
    So não ve quem não quer.
    Temos que analizar o seguinte,lula e pt eleito comprou pmdb e outros partidinhos nanicos de aluguel,assim as coisas funcionaram,lula se enriqueceu e ajudou outros a se enriquecerem.Final PTrambiqueiro.

  32. Euclides

    -

    20/09/2012 às 12:22

    Sim

    Considerando tudo que já se viu sobre a conduta desse Sr. Lula, é inadmissível que os órgãos competentes não tomem providências para investigar com rigor o seu evidente envolvimento como chefe dessa enorme organização criminosa do mensalão.

  33. Pedro Silva

    -

    20/09/2012 às 12:16

    Sim

    Deveria, não. Deve ser. E consequentemente postos na cadeia. Só assim, acabaria de vez as pretensões desse “salvardorzinho da pátria” de araque, juntamente com os PTralhas de plantão de tomarem esse país, bem como dos demais politícos corruptos que estão no poder.

  34. Paschoal Lombardi Jr

    -

    20/09/2012 às 11:08

    É incrível como a população brasileira é inocente, não somos crianças, o Sr. Luis Inácio tem que ser preso, tem de devolver todo o dinheiro roubado de nossos impostos, sua família tem que devolver tudo que amealhou de forma descarada durante sua gestão.
    PT, um partido de patifes.

  35. Renato

    -

    20/09/2012 às 9:49

    Sim

    Como qualquer outro cidadão, se houver suspeita, deve ser investigado. Até mesmo para ter o direito de se defender. Não creio que ele seja inocente, mas penso que primeiro se deve investigar, e provando, aí sim acusar. Acusar sem provas é leviandade.

  36. Heitor

    -

    20/09/2012 às 9:45

    As alegações de Valério são suficientes, o gabinete de Dirceu era muito movimentado. Claro que certa imprensa erra ao dizer que o STF poderia colocar Lula no meio do processo. É impensável, nem na China isso ocorreria. É preciso abrir outro processo no qual Valério entraria como testemunha.

  37. CARLOS DAVI

    -

    20/09/2012 às 9:44

    Sim

    O LULA e o PT cometeram o que considero um crime hediondo só comparavel ao aborto. Ao roubar o dinheiro publico para se locompletar merece uma pena minima de prisão perpertua. Canalhas, ladrões, bandidos……………….

  38. José Martins

    -

    20/09/2012 às 9:23

    Sim

    Ninguém está acima da Lei, porquê seria diferente para o Lula? O exemplo tem que vir de cima, se não os outros também estarão desobrigados a cumprí-la. Quando votamos em um candidato a qualquer cargo público o eleito jurará cumprir e fazer cumprir a Lei.

  39. Carlos

    -

    20/09/2012 às 9:00

    O mal q essa gente fez ao Br nos levara a um atraso de pelo menos 50 anos!Essa sim,e uma heranca maldita!!

  40. moura

    -

    20/09/2012 às 8:43

    Sim

    Provas já são suficientes.

  41. nilo

    -

    20/09/2012 às 6:35

    Sim

    É uma vergonha, como diria Casoy.

  42. R V

    -

    19/09/2012 às 22:12

    Sim.Pois é um governo feito na base da mentira e maquiagem da verdade, verdade esta que o pt tanto cobrava em governos anteriores,principalmente o lula,que tem no pt a filial de sua casa,o qual governa(o pt)com mão de ferro,dizer que não sabia nada. Tem que investigar.

  43. Luiz

    -

    19/09/2012 às 21:37

    Sim

    Essa não é uma acusação, mas sim a evidência daquilo que todos já sabem. Não é segredo para ninguém que ele mandava em tudo. Lula e mais uma trinca, devem pagar por, no mínimo, esse crime.

  44. mauro francisco ripamonti

    -

    19/09/2012 às 21:16

    Sim

    Lula vivia um andar abaixo do Dirceu que tinha livre acesso ao seu gabinete e alega que nada sabia?Me engana que eu gosto

  45. Leonardo Diniz

    -

    19/09/2012 às 20:28

    Nem deve ser muito difícil investigar. Só não foi visto antes porque ninguém queria ver. Mas deve ser uma outra etapa DEPOIS de encerrada esta e condenados os atuais acusados.

  46. João Carlos Leite

    -

    19/09/2012 às 20:19

    Sim

    Somente uma pergunta: a quem mais interessava todo esquema?

  47. José Carlos Colodette

    -

    19/09/2012 às 20:08

    Sim

    É o testemunho de quem esteve no olho do furacão.

  48. paulo bastos

    -

    19/09/2012 às 19:55

    Quando lula foi reeleito eu ja tinha feito um comentario,dizendo que não chegaria no final do mandato.Que pena que isso não aconteceu antes.Mas a justiça tarda mas não falha!

  49. Pedro

    -

    19/09/2012 às 19:25

    Sim

    Que Veja cumpra seu dever patriótico e libere logo o áudio ou seja o que for com o Valério. Espero que não faça como a (pseudo)oposição e fique só fritando o Lula.

  50. Gilberto

    -

    19/09/2012 às 19:03

    Sim

    Com certeza o cheve do mensalão sabia de tudo

  51. ari bastos barroso

    -

    19/09/2012 às 19:01

    Sim

    espero que vá para acadeia todos os mensaleiros,estamos cansado de ser enganado,a sociedade se manifeste talvez assim ajustiça seja feita

  52. Paulo

    -

    19/09/2012 às 18:39

    Se não for, o último que sair apague a luz.

  53. edmond miled abdo

    -

    19/09/2012 às 18:28

    Sim

    Esta na hora de colocarmos essa sujeirada toda pra fora.Desmoralizada, a classe politica , deveria nessas proximas eleições , ser totalmente substiuida e o Sr. Lula, nao pode ser blindado no caso do mensalão.

  54. Sérgio

    -

    19/09/2012 às 18:21

    Sim

    Desde que ele esteve na França e falou publicamente que caixa dois é normal no Brasil, ele já deveria ser investigado. Isso chama-se apoio ao erro. Não sou advogado, e não sei se caixa dois é crime, mas pelo meu carater, posso dizer que ele ao mínimo feriu a ética do Brasileiro que não faz isso.

  55. riedlav

    -

    19/09/2012 às 18:18

    Sim

    Existem informações robustas do envolvimento do ex-presidente e já sabemos como age o PT, negam a exaustão mas tudo se confirma depois, como diria o próprio, o jogo tá terminado mas dá pra na prorrogação fazer uma investigaçãozinha.

  56. Daniel Henrique Silva de Barba

    -

    19/09/2012 às 17:45

    Sim

    Já esta na hora de colocar proteção policial para Marcos valério, como todos nós sabemos neste país, as pessoas que sabem demais de uma hora para outra aparecem mortas.

  57. Pedro Burlandy

    -

    19/09/2012 às 17:31

    Sim

    Jamais seria possível um esquema com essa grandiosidade criminosa sem q um presidente não soubesse. No caso do lula isso seria simplesmente impossível, pq ele se acha o único dono desse país e ninguém teria a coragem de fazer isso por conta própria.

  58. Marlene

    -

    19/09/2012 às 17:00

    Sim

    O sr. Lula não tem limites para nada. Teve a ousadia de ir ao STF para mandar suspender o mensalão. Se fosse outro um zé ninguém seria preso com corromper o judiciário, mas como é o Lula, deixa para lá. Quero ver todos esses corruptos presos.Sabia do mensalão e se beneficiou dele.

  59. joao batista gomes

    -

    19/09/2012 às 16:31

    Sim

    Dirceu homem de confiança e confidente de Lula, logo quem é de confiança e confidente nao esconde nada ja por ai Lula deveria saber de tudo, parece estes politos pensao que todos Brasileiros são Burros, por que proteger tanto Lula, na cara que sabia, meu bolso entra dinheiro e nao sei de onde..

  60. Rodrigo Ribeiro

    -

    19/09/2012 às 16:30

    Sim

    O PT teve a grande oportunidade de reescrever a história do Brasil. O que se viu desde o início da era Lula foi que o PT nunca teve um projeto de governo, mas um projeto de PODER, para tomar conta de todas as instituições, inclusive do judiciário. Agora, os responsáveis precisam prestar contas.

  61. Cesar

    -

    19/09/2012 às 16:19

    Sim

    Todo bandido tem que ser julgado e punido

  62. Gilberto L Tomasi

    -

    19/09/2012 às 16:13

    Sim

    Lula já deveria ter sido indiciado, afinal, é o chefe do bando.

  63. Clayton

    -

    19/09/2012 às 16:10

    Sim

    Prefiro a Ditadura que ser governado por corruPTos!

  64. Tuca

    -

    19/09/2012 às 16:06

    Tem que ser investigado sim, mas, só depois do julgamento e condenações dos mensaleiros, poi agora no meio do processo poderá haver manobras pelos advogados e paralizar o STF.

  65. ONORIO JUSTINIANO TEIXEIRA

    -

    19/09/2012 às 15:57

    Sim

    Não fosse uma oposição vacilante à época do início do mensalão, Lula teria tido o mesmo destino de Collor… Agora, cabe a esta mesma oposição exigir que a Polícia Federal investigue Lula pelos mesmos crimes dos réus da famosa ação penal 470. Por favor, vamos lá, lá, lá…

  66. Carlos

    -

    19/09/2012 às 15:53

    Sim

    -Sim, porque fica evidente que é vingança de quem foi abandonado pelo PT;
    -Sim, porque quem levaria vantagem de ter os projetos aprovados nas votaçoes do congresso era o Presidente e não só PT;
    - Sim, porque o mensalão é só uma estratégia de um projeto maior de poder do PT.

  67. Luiz Carlos

    -

    19/09/2012 às 15:37

    Sim

    Será que agora será pego o chefe da Mafia brasileira? será que ele será denunciado?, será que ele será pego?, e enfim será que vão por este mafioso na cadeia?, aguardo um final feliz com ele preso, ou será que não vai?, eis a questão.

  68. Thiago

    -

    19/09/2012 às 15:35

    Sim

    Claro que sim. Não é motivo, por si só, para processá-lo criminalmente, mas cabe reabrir as investigações, até porque, juridicamente, a coisa julgada do inquérito policial não faz coisa julgada material. Ou seja, sobrevindo fatos novos, é dever investigar.

  69. Renato Vieira

    -

    19/09/2012 às 14:58

    O envolvimento do Sr. Apedeuta Lula da Silva sempre foi evidente.
    Já passou da hora deste Pais ter uma reforma moral na política.
    O ex-presidente é mentiroso.
    I Love Joaquim!

  70. decio

    -

    19/09/2012 às 14:28

    Sim

    Não tenho dúvidas que o ex presidente sabia de tudo dessa roubalheira, é preciso investigar, e punir se comprovado. Nunca na história desse País se roubou tanto com tanta impunidade.

  71. Filósofo

    -

    19/09/2012 às 14:21

    Lula não está acima da lei,deve ser investigado como qualquer suspeito.Fica a sugestão:criar o troféu Pinóchio(será muito concorrido)

  72. joel jeronimo martins

    -

    19/09/2012 às 14:09

    Pelo fim urgente desta farsa chamada Lula da Silva!

  73. Eulo Maroni Filho

    -

    19/09/2012 às 13:43

    Sim

    È o “`REI DOS MALANDROS“` vai ter eu nome inscrito de modo ridiculo na historia

  74. Marcos Amaral

    -

    19/09/2012 às 13:16

    Já está mais que na hora deste país tentar ficar sério!

  75. Nilson

    -

    19/09/2012 às 13:10

    Claro que sim. Lulla sucumbe à menor das investigações. Ele surgiu na Revista Forbes como um dos maiores milionários do Brasil. De onde vem sua fortuna se nunca trabalhou?

  76. MARIA CARMEN

    -

    19/09/2012 às 12:43

    O que é mais impressionante na montagem do processo pelo procurador da República é a NÃO INCLUSÃO do ex-presidente Lula como réu. Como pode todos os membros de um corpo agirem e a cabeça não ficar sabendo? Quem não conhece o pode-tudo Sr Lula, quem não vê? Mídia,ajude a população indignada!

  77. ADILIO BELMONTE

    -

    19/09/2012 às 12:17

    Segundo o Código de Processo Penal todas as provas lícitas são admissíveis no processo penal. Ora, se há declarações e fortes índícios
    decorrentes das declaraçoes do Valério outro caminho não resta ao Procurador da República senão investigar e propor denúncia. O novo processo independe do atual.

  78. tacio nedson luna crua

    -

    19/09/2012 às 12:16

    Sim

    concordo com a investigaçoao do envolvimento de LULU no escanlo do mensalao, para que sirva de exemplo para: governadores, deputados federal e estadual,prefeitos e veriadores.Com esta atitude fortaleceros a democracia que foi conquistada com muito sacrificio pelos brasileiros, principalmente os jove

  79. Luia Antônio da Rocha

    -

    19/09/2012 às 11:38

    É claro que ainda não há prova material, mas há indícios: “onde há fumaça certamente tem fogo”. Estas investigações começam assim, puxando o fio da meada. Os bandidos em toda parte do mundo, fazem o possível para dificultar e ocultar o crime; MAS NÃO HÁ CRIME PERFEITO.

  80. José Antônio

    -

    19/09/2012 às 11:25

    Já passou da hora de investigar o santinho do pau oco.

  81. Claudio

    -

    19/09/2012 às 11:23

    Sim

    Fui eleitor de Lula no primeiro mandato, porque a alternância no poder é salutar à democracia. Porém, entendo que ele traiu a confiança do povo brasileiro com esse projeto de poder a qualquer preço. Tem que ser investigado e se confirmadas a sua liderança nesse processo deve ser julgado e condenado.

  82. Douglas Pagnard

    -

    19/09/2012 às 11:23

    Os indícios são suficientes, a sustentação oral do advogado de Roberto Jefferson é suficiente, os depoimentos de Niro Teixeira, Aldo Ribeiro e outros seriam suficientes. A verdade é que o país está acovardado diante da república sindical instalada por Lula.

  83. Antonio

    -

    19/09/2012 às 11:20

    Sim

    O que mais se deixa perplexo é a necessidade de “se ter dúvidas sobre o que já se tem como certo”. Explico: Todos sabem quem são e o que fizeram. Agora, fazem de conta que nada se sabe e que precisa ser apurado. Essa a verdadeira “cultura legal” que se implantou no Brasil. Provas? Sabem-se existir.

  84. mary halfen

    -

    19/09/2012 às 11:13

    Sim

    dêsde a explosão do mensalão não acreditei que o sr lula na época presidente recem empossado,nada viu,nada ouviu,sob sua barba,
    pior,votei nêle na época.a verdade virá aá tôna.

  85. ROBERTO

    -

    19/09/2012 às 11:10

    Sim

    só em um país tupiniquim pra dizer que “ele” não sabia de nada. Acorda Brasil, acorda povo brasileiro, o PT alugou o Brasil e nós pagamos o aluguel pra farra deles.

  86. Jorge Luiz

    -

    19/09/2012 às 11:08

    Sim

    Não há dúvidas de que a farsa de Lula e o autoritarismo do PT estão com os dias contados. A máscara desse “coisa ruim” está prestes a cair para revelar sua verdadeira face para o Brasil e para o mundo. É uma questão de tempo!

  87. Roberto Izumi

    -

    19/09/2012 às 10:51

    Conforme juristas ,advogados e especialistas , pode e deve investigar o ex presidente Lula das acusacoes feitas por Marcos Valerio. Ele sempre foi o veneficiado do Mensalao, portanto, nada mais justo do que investiga-lo a fundo a sua participacao. Esperamos que o povo HONESTO nao se deixe enganar .

  88. Renato

    -

    19/09/2012 às 10:30

    Não precisava nem dessas revelações. É obvio que Lula sabia de tudo. No mínimo o mensalão teve antes o seu aval.

  89. Luciana

    -

    19/09/2012 às 9:45

    Não tenho duvidas que 90% da população brasileira tem certeza que o Lula além de ter conhecimento sim do Mensalão foi seu Mentor e teve o Zé Dirceu como seu Executor. O povo espera que ele tb seja indiciado pelo Procurado Geral da República, julgado e condenado por este crime contra a Patria.

  90. Ricardo P. Z Shinnider

    -

    19/09/2012 às 9:35

    Sim

    Não existe a menor sombra de dúvidas que o Lula juntamente com o Zé Direceu foram os mentores do Mensalão. Seria impossivel que um escandalo como este envolvendo quase meio bilhões de Reais e influenciando as votações no congresso não poderia passar jamais sem o Conhecimento do presidente Lula.

  91. Esequiel Moura

    -

    19/09/2012 às 9:33

    Sim

    Sim, mas devemos avaliar que Marcos Valério cada hora fala uma coisa diferente da outra, se o ex presidente Lula estiver envolvido ele deve pagar, mas se Valério está fazendo isso só para embaralhar as cartas ele deve ter a pena aumentada..

  92. marcos lobo

    -

    19/09/2012 às 8:35

    Sim

    Impossível um sujeito com a personalidade do Lulla, não ser o chefe desse esquema. Quem o conheçe sabe que ninguem espirrava sem a sua autorização portanto, com atrazo de sete anos, esse inimigo da democraçia esta sendo desmascarado. Acorda Brasil!

  93. Paulo

    -

    19/09/2012 às 8:33

    Não há dúvidas de que Lula, se não agiu diretamente, foi parte do esquema e beneficiário direto (pagou suas contas de campanha, suas coligações e assegurou sua governabilidade por meio de compra de parlamentares…isso pra dizer pouco).

  94. Alex Morato

    -

    19/09/2012 às 8:15

    Sim

    Alí Babá deveria ser o primeiro a ser investigado na condição de chefe absoluto dos 40 (37 na verdade) ladrões.

  95. arqueleu

    -

    19/09/2012 às 8:09

    Sim

    Se não fosse a imprensa, a livre, nós, o povo, nem tomariamos conhecimento dessas maracutaias

  96. JORGE ROSA

    -

    19/09/2012 às 2:25

    Sim

    acreditei que o PT seria o partido que traria a verdadeira justiça social. Lula era minha esperança e sempre votei nele. Infelizmente o poder mostrou sua verdadeira personalidade. Jogando migalhas ao povo (bolsas familias, etc..), enquanto a verdadeira igualdade, era feita com bilhoes entre amigos.

  97. ray silva

    -

    19/09/2012 às 0:23

    Sim

    Ninguem está acima da lei! Todos do PT devem ser investigados, inclusive o sr. inacio silva, lulla!

  98. Wanderlei Barbosa

    -

    19/09/2012 às 0:05

    Sim

    É mais do que o suficiente!! e o caso do BMG quando ele mandou despachar milhares de cartas conclamando os aposentados para se endividarem no Banco? O advogado do Jeversom requereu varias vezes para incluirem-no neste processo mas alguma forca estranha foi maior…

  99. IEDA

    -

    18/09/2012 às 23:42

    Sim

    Nunca confiei no PT. Jamais votei neles.A farsa dos mentirosos tem que acabar.Gostaria de ver todos na prisão. Tomara que seja logo.

  100. Marcelo

    -

    18/09/2012 às 23:13

    Não

    Só se ele confirmar o que disse ou aparecerem as gravacoes. Sem isso, nao existe o lastro probatorio minimo pra justificar a reabertura de uma investigacao.

  101. Frederico

    -

    18/09/2012 às 23:08

    Sim

    Deveria ter sido já investigado pelo procurador geral que não o fez e prevaricou, porque o pedido foi feito. Já estaria também sentado no banco dos réus aguardando sentença. Tem muito covarde e medroso por aí.

  102. Eduardo Cruz

    -

    18/09/2012 às 22:34

    Sim

    Meus prezados,um País que não tem memória,quem teve um Presidente tão carismático,que fala o que o povo quer ouvir e deu bolsa disso e daquilo.Voces já viram comunista gostar de alguem?A não ser do poder,”eles” não tem a minha pressa para tomar o poder.Aguardem porque eles não desistirão.Bye,Bye BR.

  103. Dimas dos santos Batista

    -

    18/09/2012 às 22:10

    Sim

    A américa do Sul tem um regime extremamente populista e no Brasil, que também faz parte dessa,
    não é diferente. E como podemos inferir todos os países que seguem esse caminho tendem
    a essa situação que estamos vivendo. Esperemos que a partir de agora vejamos a verdadeira intenção do “PT”.

  104. Lindolfo de Magalhães Dias

    -

    18/09/2012 às 21:32

    Sim

    Não se pode anular os fatos e ignorar a realidade. Ninguém em sã consciência e de maneira isenta pode negar a participação do ex-presidente na trama. Não como coadjuvante, evidentemente, mas como líder. Para haver justiça realmente TODA a verdade deve ser investigada, revelada e castigada.

  105. Divaldo

    -

    18/09/2012 às 21:22

    Sim

    Esta na hora do canalha pagar pelos seus crimes.
    Cadeia é pouco.

  106. Oliveira

    -

    18/09/2012 às 21:22

    Sim

    As denúncias deverão gerar inquéritos. Se o rapaz confirmar…cana (desculpe…rs) nelle! Mesmo não confirmando…investigações, dada a gravidade, deverão ser iniciadas.

  107. Paulo

    -

    18/09/2012 às 20:49

    Sim

    Lula e o PT deveriam desaparecer do mapa ( Mundi) muitas pessoas sofrem com esse tipo de politica, o país não aguenta mais essa podridão.

  108. GERCINO

    -

    18/09/2012 às 20:48

    Sim

    o grande vilãO PROTEGIDO.pOR QUÊ?

  109. andré

    -

    18/09/2012 às 20:41

    Sim

    Se a justiça é para todos, o Sr. Lula deve ser indiciado e julgado como qualquer outra pessoa. Oxalá, toda essa sujeira seja exposta e não somente ele, mas todos os políticos corruptos enfrentem os tribunais e paguem por seus crimes. BRASIL SEM CORRUPÇÃO JÁ!!!!!!

  110. Luciano Jorge

    -

    18/09/2012 às 20:40

    A acusação de Lula como chefe do mensalão e outras mazelas muito mais cabeludas, como a suspeita de “venda” de parte da reserva de Nióbio por exemplo, (Raposa Serra do Sol), hão de pô-lo acuado diante da Corte, e se provado, encaminhá-lo à cadeia pelo resto dos dias, junto com toda sua equipe.

  111. Edson Lobato

    -

    18/09/2012 às 20:37

    Sim

    Pelo montante envolvido, é difícil afirmar que o então Presidente Lula não soubesse do que estava acontecendo, vale lembrar que o também ex Presidente Collor foi deposto por muito menos.
    O que se criou foi uma rede, que vale afirmar leal ao então Presidente salvando sua imagem publica.

  112. Reginaldo

    -

    18/09/2012 às 20:35

    Sim

    Só os tolos acreditam que Lula não sabia do mensalão. A hora de consertar a ineficiência da oposição na época das denúncias do mensalão é essa e, desmascarar o mito e mostrar a verdadeira face do fanfarrão.

  113. Harold

    -

    18/09/2012 às 20:30

    Sim

    Perguntem à ex-ministra Marina Silva o que ela acha !!!

  114. toninho USA

    -

    18/09/2012 às 20:18

    Sim

    Sim
    Basta uma olhada superficial nos bens do cidadao(e de seus filhos tambem) para sabermos que ele e muiiiiiiiiiito Honesto.
    Aonde esta a Receita Federal que nao investiga essa pessoa, a partir dai fica mais facil provar o corrupto que e.

  115. Claudio Manoel

    -

    18/09/2012 às 20:18

    Sim

    Um dia a máscara desse farsante terá que cair….

  116. cmfs

    -

    18/09/2012 às 20:13

    Sim

    Quem foge da verdade é COVARDE. Por muito menos Getulio Vargas se suicidou, Collor foi impedido e Nixon Ídem.
    Nosso ex presidente sabia e foge da verdade deixando os seus subalternos pagarem por ele. COVARDE !!!!

  117. jose araujo

    -

    18/09/2012 às 19:45

    Já era para ser julgado e todos não são iguais perante a lei?a resposta é não,então temos a lei onde os (ex)poderosos se beneficiam(e quem é que falava do aladim e os 40 ladrões,no passado?ele).

  118. Elnei

    -

    18/09/2012 às 18:17

    Sim

    Desde antes de Lula ganhar em 2002 antevi o que se passaria com o PT no poder…Lula/PT, os maiores mentirosos do Brasil, chegaram num auge nunca alcansado por um presidente, mas tudo construido a base da mentira…e nao tinhamos como expressar o absurdo. Anseio por ver toda sujeira descoberta!

  119. cm

    -

    18/09/2012 às 18:03

    todos politicos devem ser envestigados pela justiça e devem ir para cadeia porque cometem corupçao . ordem eprogesso

  120. Pedro Stalb

    -

    18/09/2012 às 18:03

    Eu acho que deve ser reaberto investigações, porém temos que ter o cuidado se isto não é mais uma manobro dos ptralhas,

  121. Eliel Moreira da Silva

    -

    18/09/2012 às 17:54

    Sim

    Essa revelação é apenas uma gota d’água num oceano de falcatruas que estão nos armários das instituições. Não é admissível que um presidente da república não saiba das maracutáias geradas pelo seu próprio partido e pelos seus intimos companheiros. Ou ele é um grande bestalhão, ou nós somos.

  122. Cláudio

    -

    18/09/2012 às 17:42

    Sim

    O sujeito é um larápio. Devtou o Brasil.

  123. Manoel de Almeida Martins

    -

    18/09/2012 às 17:24

    Ainda existia alguma duvida que o como presidente da Republica e de honra do PT não só sabia como estava envolvido em tudo desde o começo, basta ver seus bens. Duvido que os ministros colocarão o Lula na cadeia.

  124. anastacio paulo da silva

    -

    18/09/2012 às 17:19

    Sim

    E claro que merece segundo o justo argumento de um ministro da corte agasolina adulterada nao e responsabilidade do frentista e sim do dono do posto no caso do posto podre do mensalao o frentista e o MARCOS VALERIO ele esta apresentando o LULA como sendo o verdadeirodono do posto parabens STF

  125. MOSKOU

    -

    18/09/2012 às 17:05

    Sim

    Dados já investigados já sao suficientes.

  126. José Cruz Santos

    -

    18/09/2012 às 16:45

    Sim

    Pelo que se sabe toda trama do mensalão aconteceu no gabinete do Ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o Sr Lula não sabia de nada. Será que um cidadão que chegou a ser presidente do Brasil é tão inocente de não desconfiar da trama? Quem quiser que acredite. Eu não!

  127. Jose Roberto Marmo

    -

    18/09/2012 às 16:36

    Sim

    Ninguém melhor do que alguem que conheca o esquema a fundo, que agreditou nele-inclusive no seu poder tentacular, que podia tudo_para poder dizer como funcionava , quem eram os beneficiados e quem mandava no esquama.

  128. humberto

    -

    18/09/2012 às 16:32

    Sim

    Senhores, estamos diante de algo que tem rabo de gato, orelhas de gato, miada de gato,não poderá ser outra coisa que não um GATO. É certo que lulinha está envolvido até os gragumilo.

  129. Eloisio

    -

    18/09/2012 às 16:11

    Sim

    Onde há fumaça,há fogo.

  130. Carlos Fernando

    -

    18/09/2012 às 16:06

    Sim

    Pela volta da dignidade perdida deste país, para que não nos envergonhamos mais com tanta podridão, para que possamos deixar de herança para nossos filhos e netos um país um pouco mais ético…sou pela reabertura das investigações sobre o envolvimento do Lula no mensalão.

  131. Ricardo

    -

    18/09/2012 às 16:02

    Sim

    Marcos Valerio apenas confirmou o que todos já sabiam. Lembrem-se que José Dirceu já disse que no PT nada se fazia sem o conhecimento e a autorização de Lula. Falta agora a justiça agir e acabar com o mito.

  132. Guilherme Sencades

    -

    18/09/2012 às 15:33

    Sim

    Eu sempre falei para os que me rodeiam, que o Sr. Lula era um oportunista de plantão. Agora está mais do que provado, era, é, e será sempre, pois o “Pobre” povo Brasileiro, para minha vergonha, deu a este
    analfabeto aproveitador, a oportunidade de hoje gosar de uma pensão como
    Ex-presidente.

  133. João Menezes

    -

    18/09/2012 às 14:53

    Claro que sim. Desde a edição do livro do jornalista Patarra que o Brasil inteiro sabe que é “O CHEFE”, só não acreditam os que se beneficiam e se locupletam da gatunagem desenfreada, ou seja: os seguidores do “chefe”.

  134. Titilo

    -

    18/09/2012 às 14:51

    Sim

    Claro que sim. As mesmas foram feitas por um “Participante Ativo” do esquema. Vale ressaltar que Marcos Valerio deve ser tratado como um Arquivo Vivo desse escandalo vergonhoso para o Brasil.

  135. Paulo Rodrigues

    -

    18/09/2012 às 14:46

    Eu nunca duvidei. Aí tem coisa. Se o homem nada fez de errado, não sabia de nada errado que os cumpanheiros aloprados faziam, defendê-lo do que? Vamos prá frente. O que falta é oposição destemida.

  136. Julio Oliveira

    -

    18/09/2012 às 14:36

    Não

    As revelações de Valério têm que ser acomponhadas de outros elementos de prova, informados por ele ou por outros meios, para que se possa encaminhar novo procedimento para o esclarecimento final do espisódio mensalão, o que o Brasil Democrático e Cidadão merece e exige.

  137. francisco gregorio junior

    -

    18/09/2012 às 14:26

    Sim

    eu era filiado ao PT e sempre votei em seus candidatos, no entanto este esquema de saques me fez voltar atras, perdi o credo na politica. Assim entendo: um esquema de tamanho vulto dentro de qualquer governo, o governante é responsavel, lula deve ser invetigado.

  138. NORTON FURTADO

    -

    18/09/2012 às 14:21

    Sim

    Espero que assim seja, pois segundo as informações , com provas, de que valério não só mantinha contato pessoal com Lula, mas chegava a dormir no palácio do Alvorada.

  139. Marcio Garcia Carneiro

    -

    18/09/2012 às 14:21

    A Procuradoria Geral já tem farta documentação para oferecer DENÚNCIA contra esse populista chamado LULA.

  140. Sonya

    -

    18/09/2012 às 14:13

    Sim

    Após a denúncia do escândalo do mensalão feita pelo R.Jeferson os indícios de que Lulla não era alheio a esta trama criminosa contra o erário,sempre existiram.Se ele fosse inocente(traído)seria o primeiro a querer uma investigação,no entanto o seu comportamento desde então revela o contrário.

  141. Márcio Arnaldo Borges

    -

    18/09/2012 às 13:56

    Sim

    1. O STF já decidiu que Marcos Valério é culpado.

    2. Ele é um dos que mais sabe sobre os “quês” e os “quem”.

    3. Não tem mais o que perder e se sente injustiçado.

    4. Se tem tanto medo de ser morto, não mentiria para desagradar alguém tão poderoso.

    5. Faz como Roberto Jefferson – e deu no que deu!

  142. Sérgio Luiz Barros

    -

    18/09/2012 às 13:55

    Sim

    A reportagem por si só não deve criar o fato, mas vimos que os fatos estão criando as reportagens. É obrigação do país ser passado a limpo. Se o ex presidente não teve culpa não há com que se preocupar. A preocupação demonstrada pelo PT até agora, contudo, me faz crer na existência de culpabilidade.

  143. Marco Antonio

    -

    18/09/2012 às 13:29

    Sim

    Todo mundo sabe, inclusive os petistas, que o chefe de tudo isso que está aí é o Lula. Precisa ser investigado também.

  144. Arlete Reis

    -

    18/09/2012 às 13:02

    Sim

    É preciso investigar e reescrever a história do Brasil no que se refere a esse enganador, malandro, que deverá ter todas as falcatruas registradas para a posteridade!

  145. Élvio Lindoso

    -

    18/09/2012 às 12:35

    Se todos são iguais perante a Lei, deve ser investigado, sim. Cabe ao Ministério Público, representante que é do povo, buscar as falcatruas realizadas, e rehaver o dinheiro subtraido do povo. Quem sabe, não dará para construir hospitais,residências ou obras de infraaestutura?
    Não há o que temer!

  146. Maurício

    -

    18/09/2012 às 12:34

    Sim

    Fosse o país uma República séria, já estaria sendo julgado!

  147. Sandoval Alecrim

    -

    18/09/2012 às 12:06

    Sim

    As declarações do Sr. Marcos Valério só vem para confirmar o que todos sabiam mas não desejavam acreditar. Eis o momento para desmistificar as artimanhas politicas do Sr. Lula e de todos os seus asseclas que tomaram o poder executivo para corromper o atual débil congresso nacional.

  148. Paulo

    -

    18/09/2012 às 11:42

    Sim

    Tem que por este ladra lula na cadeia ele e a sua tropa lalalula

  149. João Carlos

    -

    18/09/2012 às 11:21

    Sim

    O maior ladrão do país deve ser julgado por todos os seus crimes, inclusive desvio e lavagem de dinheiro.

  150. maria do rosario

    -

    18/09/2012 às 11:09

    Sim

    Isto tudo está é muito atrasado. Claro que Lula sabia de tudo, era um dos chefões desta máfia, camarilha que virou o PT.
    E olha que um dia eu já acreditei em oposição neste país.

  151. Atílio Silva

    -

    18/09/2012 às 11:04

    O Brasil está passando a limpo a sua história e nós estamos recuperando oque de mais importante foi nos roubado por 10 anos…..Não me refiro aos milhões e milhões de reais que estes canalhas petistas se apropriaram…..estou falando da inteligência de quase 50% da população brasileira que INFELIZMENTE

  152. Rodrigo Mello

    -

    18/09/2012 às 10:47

    Sim

    Como o processo de impeachment do Presidente Collor e o própio mensalão foram desencadeados por denúncias deste tipo (irmão do Collor e Roberto Jefferson), porque neste caso (Marcos Valério) não pode ser levado em consideração?

  153. vitor

    -

    18/09/2012 às 10:45

    Sim

    Se o mensalão não for esclarecido por completo, ficará aberta uma chaga na república, o que causará danos futuros.É preciso esclarecer tudo, principalmente saber o chefe e coloca-lo na cadeia.A essa altura não pode haver retrocesso.

  154. arqueleu

    -

    18/09/2012 às 10:04

    Sim

    Gente, qualquer bebum do mais longínquo rincão do Brasil sabe que o chefe desse tal mensalão foi o nosso Lula. Acontece que o jogo político, a história de “quem tem telhado do vidro não atira pedra no do vizinho” não se aprofundou nas investigações, mormente na CPMI.

  155. Raimundo Celestino do Rosário

    -

    18/09/2012 às 9:53

    Caros Leitores,
    Eu nunca tive dúvida do envolvimento do Ex-Presidente LULA no esquema do MENSALÃO, o próprio delator do esquema, Roberto Jefferson, sabia disso, apenas quis poupa-lo para evitar sua queda do PODER . Este partido (PT), nunca teve um projeto de GOVERNO,teve sempre projeto de PODER.

  156. Pauferro

    -

    18/09/2012 às 9:15

    Sim

    Nunca, em tempo algum, se teve dúvida da participação, coordenação e controle por parte do Lula. Mentiras têm pernas curtas. Vamos aguardar a determinação das investigações de Lula & cia. Com a palavra a PGR!

  157. ray silva

    -

    18/09/2012 às 9:09

    Sim

    Uma palavra para pegar um ladrão!

  158. Paulo Carlos dos Santos

    -

    18/09/2012 às 9:03

    Sim

    A cúpula do governo tem que ser punida sim, pois sabiam das manobras irregulares dos partidos.E não sabiam, punir por omissão,porque a administração tem que está ciente dos acontecimntos nas bases do governo central.

  159. Luiz Roberto de Souza

    -

    18/09/2012 às 8:40

    Sim

    É extremamente estranho que um ex presidente ser acusado de envolvimento em uma das maiores falcatruas da história da política mundial, não vir a púbrico se defender.O que esperar de um presidente que dá apoio a Iran,Chaves e Fidel Castro.Deve sim ser investigado banido da política.

  160. Carmina

    -

    18/09/2012 às 8:19

    Sim

    Uma vez comprovada a compra de votos de parlamentares para votar reformas da previdencia e tributárias segundo interesses do Governo do PT, resta saber se essas reformas não seriam de todo nulas. Sim, porque votadas e aprovadas mediante indevido e criminoso recebimento de pagamento.

  161. rubens

    -

    18/09/2012 às 8:11

    Ele é muito Safo,está livre. Bota tudo nas costas do Delúbio pronto!

  162. João Batista

    -

    18/09/2012 às 7:06

    Sim

    Se Gurgel não investigar. Será investigado por Collor.

  163. carlos alberto

    -

    18/09/2012 às 7:01

    Sim

    Porque não?Se ele não tiver participado,não há motivo para não faze-lo,e,acabamos de uma vez com esta “DUVIDA´´,se é que alguem tem duvida.

  164. Marília

    -

    18/09/2012 às 6:36

    Sim

    As revelações fazem sentido, são verossímeis.

  165. Humberto

    -

    18/09/2012 às 5:41

    Sim

    É obrigatório, na verdade. Se Lula for absolvido agora, futuros governantes poderão usar o mesmo argumento, de que o passado não foi julgado. Além disso, o esquema de corrupção em torno do governo Lula não foi manobras eventuais, mas um amplo esquema que envolveu 350 milhões em lavagem de dinheiro.

  166. Florisvaldo Coqueiro

    -

    18/09/2012 às 3:00

    Parabens para o ministro Jaquim barbosa, por sua claresa como esta conduzindo o processo contra os mensaleiros do Lula e PT.Quando mandar estes corruptos para cadeia,quem sabe começa a moralizar este pais. Os politicos safados precisam tomar uma liçao de moral,

  167. Florisvaldo Coqueiro

    -

    18/09/2012 às 2:51

    O que este partido politico (PT),esta fazendo com o nosso pais e extremamente grave e o nosso povo precisa ser de alguma forma esclarecida. O Lula e seus companheiros estao acabando com nossa esperanca de um dia ter um pais com um povo que tenha capacidade de enchergar o que esta acontecendo Fora pt

  168. guedes

    -

    18/09/2012 às 1:20

    Sim

    es[ero q a justica va a fundo e investgue todo este mar de lama, e que ps meios de comunicacao nao deixem este absurdo que foi o mensalao terminar em pizza.

  169. Reginaldo Leite

    -

    17/09/2012 às 23:34

    É inadmissivel que eum um país onde a “democracia” que é tido como um deus, blindar alguém, ou seja, colocar alguém acima de qualquer suspeita, como tem sido com o ex presidente lula. Votei no Lula nas ultimas eleições e votei na presidente Dilma. Mas democracia não é isso que temos visto com o Pt.

  170. luiz eduardo gonçalves de souza

    -

    17/09/2012 às 22:50

    Sim

    Acho que sim, como acho que deva-se logo monitorar e repatriar, as relevantes fortunas, dos cabeças desse esquema.

  171. lea

    -

    17/09/2012 às 22:37

    Sim

    Eu me pergunto o que mais falta para essa investigação. Uma confissão escrita, assinada e lida em video pelo Lula ? será que assim o MP ou o STF tomariam uma atitude ?

  172. Jose Maria

    -

    17/09/2012 às 22:31

    Sim!!!! Seria a moralização do Brasil!!!!!

  173. Silvio Racy

    -

    17/09/2012 às 22:18

    Sim

    Não só em relação ao mensalão. É urgente que se investigue o enriquecimento da família Lula. É indamissível que uma pessoa tenha uma patrimorio de 1 milhao antes de ser eleito e ele passe dos 50 milhões 8 anos depois. É fácil, é só querer: comparar a evolução do patrimonio com a renda da família.

  174. Jose Luis Carvalho

    -

    17/09/2012 às 22:17

    Lula “O CHEFE”, sabia e sabe tudo sobre o Esquema Mensalão. Acabou-se o tempo em que ele transformava mentira em verdade e vice-versa. Viva! ao Ministro Joaquim Barboza… PT(Lula) esse é o inicio do fim…acreditem…

  175. Tulio

    -

    17/09/2012 às 22:14

    Sim

    Ele foi o maior beneficiário.

  176. roberto

    -

    17/09/2012 às 22:11

    Sim

    Porque o supremo e tão rigido com os acusados e deixa o principal intocável? que justiça é essa! R.H

  177. divino

    -

    17/09/2012 às 22:11

    Sim

    sim porque a populaçao precisa saber a verdade e so com uma investigaçao que podemos ter a certeza ou nao

  178. Oliveira Jr

    -

    17/09/2012 às 21:58

    Não só, mas, também. Uma vez que, para os comunistas, a verdade objetiva não existe, sendo uma invenção burguesa, é tolice acreditar na ‘verdade’ do mundo melhor possível, alardeada por eles.

  179. Victor Carvalho

    -

    17/09/2012 às 21:44

    Sim

    Até quando o Lula não será responsabilizado, afinal ele contratou todos, todos estavam embaixo do seu poder e tudo que aconteceu está cinicamente escondido pela suposição da instabilidade. Sonho com um Brasil passado a limpo!

  180. José Noronha Sobrinho

    -

    17/09/2012 às 21:40

    Sim

    Desde que surgiu o Mensalão, eu sabia que o Chefe do Escândalo estava oculto e que José Dirceu era apenas o mentor. Lula não só sabia como autorizou. Muitos escândalos ainda virão. Um bem maior está no caso DELTA. Durante todo o seu Governo, Lula “blindou” os seus aliados. E seuis aliados e os filho

  181. alberto schosler

    -

    17/09/2012 às 21:38

    Sim

    Sim, sem dúvida, mas precisam ser bem examinados para constatação da sua consistência, afinal esses PETRALHAS são capazes de tudo.

  182. Ronaldo Graciano Facchini

    -

    17/09/2012 às 21:27

    Sim

    Quem cala consente…

    “Sinto Vergonha de Mim”…mais atual do que nunca. (google)

  183. Mag

    -

    17/09/2012 às 21:26

    Sim

    Não dá para entender pq. Lula ficou fora do inquérito e da denúncia; ele foi MTO PROTEGIDO pelo MP. O Procurador da República Manoel Pastana expôs há muito tempo a omissão de seus colegas da PGR, que protegeram Lula, e rejeitaram delação premiada de Marcos Valério.

  184. Carlos A. Soares

    -

    17/09/2012 às 21:26

    Sim

    Plenamente suficientes! São confirmações, elos concretos que faltavam para consolidar o que todos já sabíamos mas ainda não tínhamos plena certeza em comentar pois um véu espesso cobria toda a ‘trama’. Urge a constituição de uma nova Comissão da Verdade. Precisamos já, de um Brasil passado a limpo!

  185. Jeferson

    -

    17/09/2012 às 21:19

    Sim

    A reabertura do processo é mandatória porque novos fatos implicam o ex presidente que deve ser responsabilizado não só pelo mensalão mas também por ter mentido e atrapalhado o andamento do processo.

  186. Marim

    -

    17/09/2012 às 21:05

    Sim

    Sim, o MPF tem que começar a trabalhar imediatamente em cima do MOLUSCAO!
    Vai esperar ele morrer primeiro é?
    É um MEDÃO danado do loroteiro do ABC!

  187. marconi marchiori

    -

    17/09/2012 às 20:23

    Sim

    só não sabia da participação do lula quem tem menos que 10 neoronios

  188. J.Batista Santos

    -

    17/09/2012 às 20:21

    Sim

    Diante de tudo que estamos tomando conhecimento sobre o mensalão não resta menor dúvida que o LULLA deve ser responsabilizado, reabrindo-se para investigações sobre a sua participação ativa no Mensalão. O golpe era sómente uma questão de tempo!

  189. jacy

    -

    17/09/2012 às 20:21

    Certamente. Para quem disse “não saber de nada”, o ex presidente está bem encrencado e a sua imunidade não lhe dá a prerrogativa de transformar empresários em bandidos para arrecadar fundos para compra de votos de parlamentares e garantir a perpetuação no poder. Os fins não justificam os meios.

  190. Siegmar Metzner

    -

    17/09/2012 às 20:09

    Marcos Valério nem precisava ter revelado. Qualquer pessoa com um mínimo de QI já sabia de toda esta lama.
    A casa da mãe joana precisa cair. A verdade irá aparecer e Lula irá pagar caro com seu cinismo e deboche.

  191. Edgard Parpinelli

    -

    17/09/2012 às 19:53

    Sim

    O PT de Lula, atuou forte para o impedimento de Collor. Nada mais justo que se olhe dentro desse partido e sejam punidos tOdOs os envolvidos nesse mensalão.

  192. Auri

    -

    17/09/2012 às 19:44

    Na verdade isso já deveria ter acontecido, não sei porque ficam adiando tudo isso só para poupar o Lula. A imprensa da verdade deve encampar essa luta e fazer valer os anseiros e direito dos brasileiros.

  193. Jair Oliveira

    -

    17/09/2012 às 19:36

    Sim,sim sim, sim, sim, sim, sim,sim,sim,sim,sim ,cadeia para os ladroes

  194. FERNANDO

    -

    17/09/2012 às 19:31

    Sim

    Lula sabia do dinheiro sim.
    Lula como seu vilho hoge e um Grande empresario .
    Esblica para o Brasil.

  195. João Nascimento

    -

    17/09/2012 às 19:25

    Sim

    Lula nao deixa sombra de duvida que esta meiido com a corrupção toda

  196. diana balaguer

    -

    17/09/2012 às 19:19

    Sim

    É mais do que hora de se rever os mandantes e seus comparsas. O Brasil não precisa de pelegos para governar, e como já está claro a vida cultural está morrendo. OPOSIÇÃO SÉRIA JÁ!!!!

  197. Jorge Alberto Rodrigues

    -

    17/09/2012 às 19:10

    Sim

    O Lula já deveria ter sido investigado na época em que o mensalão foi descoberto (havia testemunhas que diziam que ele era ciente do esquema de corrupção). Infelizmente, nenhuma instituição do estado brasileiro se interessou em investigar o plausível envolvimento do Lula (nem mesmo a oposição).

  198. Luther

    -

    17/09/2012 às 19:08

    Sim

    As declarações de Valério tem tanto valor quanto as de Roberto Jeferson, que deram início ao escândalo. O vento que venta lá venta cá. O fato de o implicado agora ser o ex (graças a Deus) presidente da república, não tira sua credibilidade. Até reforça!

  199. "Broder"

    -

    17/09/2012 às 18:48

    “Nunca dantes nesse país, estudar para quê?”…se a lei é igual para todos, teríamos tanta complacência, benevolência e condescendência com “outrem”?. O país só será um exemplo de democracia plena, quando seu “guardião maior” da constituição, for considerado um cidadão comum, com direitos e deveres.

  200. claudio antonio

    -

    17/09/2012 às 18:24

    Sim

    Sem prejudicar o processo em andamento, é obvio que se deve investigar quem quer que seja uspeito

  201. pedro

    -

    17/09/2012 às 18:21

    Sim

    o comgresso tem por direito abrir uma investigaçao para apurar o envolvimento do ex presidente luis inacio lula da silva no esquema do mensalao e punir se estiver envolvido [ chega de corupçao no brasil]ha uma indignaçao total de todos os brasileiros contra a corupçao

  202. Guimarães

    -

    17/09/2012 às 18:06

    Sim

    Claro,tem mais é que investigar;ta na cara que “ele” é o chefe!!!!

  203. Carlos Rodolfo S. Stopa

    -

    17/09/2012 às 18:04

    Sim

    Que haja a investigação sobre o envolvimento do ex-presidente no escândalo – não se deve perder a esperança de que a verdade venha à luz. Se Lula não deve, não tem o que temer… e deveria ser o primeiro interessado na apuração dos fatos!

  204. José A. Alencar Arrais

    -

    17/09/2012 às 17:35

    Sim

    É necessário que haja uma mobilização nacional, como ocorrera no caso Color, para que passamos de uma vez por todas a limpo nosso querido Brasil contra todas estas sujeiras que ocorreu, que está ocorrendo e que,ainda, poderá ocorrer.

  205. Reginaldo

    -

    17/09/2012 às 17:31

    Sim

    Valério, entrega todo mundo. É sua última cartada.

  206. Gabriel Garcia

    -

    17/09/2012 às 17:31

    Não

    Por si só as denúncias feitas por Valério não são conclusivas. Pode ser uma estratégia da defesa para diminuir o peso dele no escândalo, tentando passá-lo a Lula que provavelmente conhecia o esquema (algo de fácil suposição) o que o torna um alvo fácil. Se Lula lucrou, só investigando para descobrir

  207. Leia A. Lázaro

    -

    17/09/2012 às 17:23

    Lula é o Napoleão do filme A revolução dos bichos. Transvestido de revolucionário, tripudiou a ética, a moral, a decência.

  208. Luiz Augusto

    -

    17/09/2012 às 17:20

    As revelações de Amaury Jr. na obra Privataria Tucana amplamente divulgadas e com documentos associados as denuncias são suficientes também. Sim ou Não?
    Com sua resposta você poderá descobrir sua tendência e sua seriedade em relação a estes assuntos.

  209. norberto zanettiin

    -

    17/09/2012 às 17:16

    Sim

    Demorou demais.Que o Ministério Público possa corrigir a mega omissão de excluir o mensaleiro mor .Não existe crime sem mando.Cassem também o registro do partido dos trapaceiros,verdadeira máfia, o principal beneficiário do esquema.

  210. Carlos Alberto Baccelli

    -

    17/09/2012 às 17:00

    Sim

    Acredito que a PGR deveria tentar mais uma vez tratar desse assunto junto ao Marcos Valério. A PF, se não estivesse submetida às ingerências do governo, deveria dar continuidade nas investigações e fazer um trabalho sério, independente e, daí, ter-se-ia um caso onde muitas outras pessoas…

  211. Carlo

    -

    17/09/2012 às 16:59

    Sim

    não podemos deixar que façam de bobo o povo brasileiro, todos os responsáveis ser punidos, inclusive o ex- presidente Lula.

  212. Flavio

    -

    17/09/2012 às 16:55

    Sim

    O Lula é um dos maiores bandidos que já existiu no Brasil e tinha que ser o primeiro a ser preso. O PT tinha que ser extinto, é um câncer para o país.

  213. Ilmar Dalcin

    -

    17/09/2012 às 16:51

    Sim

    O Lula já deveria estar sendo julgado no processo do Mensalão no STF. Aliás, por muitíssimo menos, teve a derrubada do Collor. O Lula até agora está vivendo de mentira. Só o que não é mentira é o patrimônio que ele conseguiu como presidente. Aliás, o único presidente a sair milionário do governo.

  214. Alvaro Conte

    -

    17/09/2012 às 16:49

    Neste processo não. Mas investigações deverão ser feitas pelo Ministério Público. Palavras do Procurador Geral da República.

  215. Hélio Silvestri

    -

    17/09/2012 às 16:49

    Sim

    Sim, acho que deve ser investigado o ex.presidente Lula, desde que não traga prejuízos ao julgamento que está em andamento. Acredito que deva ser investigado e julgado nas mesmas condições dos atuais réus, assim que for concluída a investigação.

  216. Edson

    -

    17/09/2012 às 16:47

    Um monte de gente instruída, acostumada com bandido, julgaram artimanha a vida toda, de repente ficaram cegos, bobos, pior de tudo, menosprezando a inteligência de um país.

  217. Edson

    -

    17/09/2012 às 16:44

    Sim

    Não tenho muito que comentar, só queria saber, porque demorou tanto para aparecer o obvio? Alguém mete a mão na grana, na cueca etc, para beneficiar alguém, este alguém não sabia, só aqui mesmo no nosso país.

  218. jose silvestre ferreira

    -

    17/09/2012 às 16:44

    Sim

    Eu entendo que o MPF, a PF e a oposição precisa mostrar pra sociedade, de forma cabal, que o lula não tem nada com isso, conforme ele mesmo confessou frente as cameras!

  219. Laura Karlyle

    -

    17/09/2012 às 16:40

    Apesar de todos os indícios relacionados a Lula, considero na prática quase impossível sua condenação. Mas no fundo ainda há uma esperança, dependendo de como este julgamento evolui.

  220. diniz dos santos

    -

    17/09/2012 às 16:40

    Sim

    Nós sabíamos que o chefão era ele. Escapou, apenas, por covardia das oposições.

  221. Jose Menezes

    -

    17/09/2012 às 16:39

    Sim

    É impossível devido ao montante e a ligação do Lula com os diregentes do PT que ele não participara.

  222. Osmar Oliveira

    -

    17/09/2012 às 16:30

    Não entendo porque o Lula não sofreu , pois Collor teve escândalo muito menor e não foi o chefe, porém foi caçado. Lula é grande chefão e nem mesmo está entre os réus… nem precisaria das denúncias do Marcos Valério. Lula é um bandido, ladrão… como a maioria dos réus que estão sendo julgados…

  223. Paulo Gomes

    -

    17/09/2012 às 16:29

    Sim

    Não sou jurista. Acho pouco provável que o MP sinta-se motivado para abertura de uma investigação ou mesmo do inquérito em si.
    Porém, moralmente, para o bem da democracia, o povo brasileiro precisa conhecer de verdade quem foi o mentor desta falcatrua, que destroi o patrimonio publico, até hoje.

  224. Dave Geszychter

    -

    17/09/2012 às 16:28

    Sim

    Reabrir as investigações é bem diverso de denunciar ou condenar. Basta para determinar investigações.

  225. Carmina

    -

    17/09/2012 às 16:19

    Deveria ser mais do que suficiente para a reabertura de investigações contra o ex-presidente Lula – que não figura como réu na Ação Penal 470. Ou seja, sempre que houver alguém noticiando a existência de um crime – a autoridade competente deve averiguar a procedencia ou não.

  226. K

    -

    17/09/2012 às 16:18

    Sim

    O Ministério Púlico tem obrigação de investigar.
    Estamos aguardando sérias providências mesmo que tardias.

  227. José Antonio de Santana

    -

    17/09/2012 às 16:18

    Até por uma questão de honra o Ex Presidente Lula deverá ser investigado, para não deixar ninguém na duvida. Que é estranho não tem duvidas: como não souber o que passa dentro de casa com e embaixo do próprio nariz.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados