Blogs e Colunistas

28/07/2011

às 17:03 \ Enem

Como obter certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, em portaria publicada no Diário Oficial da União, as regras para que estudantes solicitem o certificado de conclusão do ensino médio com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para pedir o certificado, os interessados devem ter ao menos 18 anos de idade no dia da realização da primeira prova do Enem, obter o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e 500 pontos na redação. Não é necessário ter estudado em escola pública.

As notas e dados dos interessados serão enviados para as secretarias estaduais de educação e para os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que ficarão responsáveis pela emissão do documento. As notas obtidas nas edições de 2009 e 2010 do Enem podem ser utilizadas.

Os candidatos também podem solicitar declaração de proficiência nas áreas do conhecimento em que obtiveram a nota mínima para certificação. As declarações permitem que essas notas sejam utilizadas em cursos que exigem proficiência, como os supletivos.

Leia também:

Confira como as universidades vão utilizar o Enem 2011

Saiba porque fazer o Enem 2011

Confira o manual do candidato do Enem 2011

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

10 Comentários

  1. adivaldo cardoso

    -

    27/10/2011 às 14:31

    gostaria de ter o meu diploma do segundo grau, o que faço.

  2. Bia

    -

    26/10/2011 às 12:16

    Fiquei 16 anos fora da escola,fiz as duas provas do enem, acertei 103 questoes das 180.mas em matematica foi muito pouco.mas fiquei feliz.ano que vem faço de novo e sei que vou conseguir nota.O problema é que tem cursos que sem o ensino médio nao pode ser feito,e tem vaga de emprego que pedem tbm ensino médio.

  3. ALINE

    -

    24/10/2011 às 8:18

    Bom dia fazem 12 anos que sai da escola sem concluir o segndo grau nao por ter mais vontade de estudar mas sim,porque precisava traba lhar…..muitas das perguntas de cinecias de ontem eu me dei mal….mas a prova de domingo estava muito facil…trabalho com celeular a um ano falar sobre wi fi foi muito facil regras do livre e privado…..isso e uma coisa muito facil pois os jovens de hj dia tem acesso a internet quase todos os dias …

  4. cicero de sousa

    -

    23/10/2011 às 11:54

    Ruy, no ato da inscrição no Enem, você deverá assinalar a opção de receber certificado de conclusão do ensino médio, escolhe a cidade que receberá o certificado(não é obrigatório ser a sua),ai sim é só fazer a prova, e esperar a nota, quanto a qualificação, o colega Wendell, foi muito feliz em seu comentário.

  5. Adonai Gilvan

    -

    15/10/2011 às 15:37

    Concordo com o Wendell, cansei de aprender uma série de “assuntos” que não me levara a lugar algum… Um bom profissional e de sucesso não se mede pelo seu curriculo escolar e sim por sua experiência. Porém nossa sociedade atual não aceita esta idéia e com isso continuaram a reclamar da “Educação Brasileira”, enquanto existem outros meios mais prazerosos de se obter: um bom emprego, sucesso e uma estabilidade financeira.

  6. Lucas

    -

    14/10/2011 às 18:47

    tenho 17 anos farei 18 em janeiro vou conseguir o certificado se conseguir a nota ?

  7. Jose Andre

    -

    06/08/2011 às 9:36

    Estou tendando obter sem exito a muito tempo certificado de conclusao do encino medio, gostaria de saber como faço isso , pois é hurgente. Obrigada

  8. Wendell

    -

    02/08/2011 às 13:17

    Ruy, ter ou não ensino médio, ou superior não faz um bom profissional. Na verdade eu conheço muito mais gente que só estudou até a 3° série que trabbalha muito melhor que um Phd. Então essa coisa de qualificação escolar é meio relativa não acha.

    Desisti de estudar, não por ser mau aluno, mas porque me cansei de aprender tanta besteira, então tô me preparando e vou fazer o ENEM pra receber o certificado. :D

    abç

  9. ruy mauricio

    -

    31/07/2011 às 22:54

    Deixa eu entender, então quem não tem o ensino médio faz o Enem e se fizer os pontos exigidos, tem o certificado de conclusão? Em partes é bom, mas por ai dá para ver a “qualificação” dos nossos profissionais

  10. Wellington Santana

    -

    31/07/2011 às 6:33

    Foi o tempo em que tínhamos que ir a escola todos os dias, estudar, ter que tirar boas notas éramos ré roçados e tudo…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados