Blogs e Colunistas

28/05/2010

às 16:15

Vinte dias depois, navio batizado por Lula e Dilma ainda não foi ao mar

Lula no evento de batismo do navio no Porto de Suape.

No dia 7 de maio deste ano, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inacio Lula da Silva participaram do primeiro evento juntos desde a saída de Dilma do governo. Lula e Dilma “inauguraram” o petroleiro Suezmax, batizado de João Candido, com capacidade para transportar 1 milhão de litros de petróleo.

Os dois foram aplaudidos principalmente pelos funcionários do Estaleiro Atlântico Sul, que construiu a embarcação sob encomenda da Transpetro, subsidiária da Petrobras. O João Cândido foi comemorado como a retomada da indústria naval brasileira, já que é o primeiro navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) da Transpetro.

Desde então, o petroleiro continua estacionado no porto de Suape.

Dilma com o navio João Cândido ao fundo, no dia do batismo.

VEJA.com foi ao porto saber porque o navio ainda não navega. Segundo dois funcionários ouvidos no local, a embarcação ainda não está pronta. Faltam partes do motor e placas de revestimentos de aço. A assessoria de imprensa da Transpetro, indicada pelo estaleiro para se pronunciar sobre o assunto, informou que faltam apenas “acabamentos”.  E confirmou que o petroleiro lançado ao mar por Lula e Dilma só fará sua primeira viagem em setembro. Segundo a empresa, esse dado foi divulgado à época, e eventos de batismo e lançamento ao mar antes da entrada em operação são rotineiros “em qualquer lugar do mundo”.

A lei eleitoral não permite inaugurações por candidatos a partir de julho. Ou seja, Dilma não poderia participar da entrega da embarcação em setembro, quando ela estará apta a navegar.

O petroleiro já está na propaganda oficial do governo e na campanha de Dilma. Foram entrevistados trabalhadores que ajudaram na obra.

No evento do começo de maio, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves dos Santos, encerrou sua fala com ” bom Dilma para todos”. Antes, havia dito, ao agradecer a Lula pela retomada da indústria nacional, que “se dependesse do povo trabalhador, o seu mandato seria igual ao de Fidel Castro”.

(Fernando Mello, de Recife)

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

53 Comentários

  1. Jeferson

    -

    26/08/2010 às 18:37

    O animal que disse desejar que o Governo de Lula seja igual do do Fidel, que é uma ditadura horrível desde 1958, não sabe o que diz ou sabe e odeia o Brasil. Particularmente, fico com a segunda hipótese.

  2. Carlitos

    -

    21/07/2010 às 21:36

    Será que fizeram esse navio para ir buscar aquele que tá encalhado à deriva no oceano indico?

  3. DrJuffo

    -

    04/06/2010 às 8:43

    Se lançar ao mar e batizar é normal em qualquer lugar do mundo, deveria ser normal também avisar na propaganda enganosa do PT que só entrará em operação em setembro ou Deus sabe quando…Conta outra Dilma Pinóquio…

  4. M MARINS

    -

    30/05/2010 às 2:45

    Eu estive lá no batismo do navio “João Cândido”. Ninguém escondeu nos DISCURSOS que o navio ainda não estava pronto, e que a PREVISÃO de ENTREGA era OUTUBRO/2010, se tudo corresse bem.

    Outra coisa: Quem conhece um pouco de Marinha sabe que há 3 (três) momentos especiais na construção de um navio:

    1) O BATIMENTO DE QUILHA – É feito um cerimonial onde se coloca o primeiro bloco do navio na carreira de construção e dá início à edificação de seu casco.
    No caso do JOÃO CÂNDIDO, que nem tinha este nome, ocorreu em setembro de 2009. No caso do Encouraçado Minas Gerais, onde depois João Cândido lideraria a revolta da chibata, o batimento ocorreu em 1907.

    2) BATISMO DO NAVIO E LANÇAMENTO AO MAR – O navio não está pronto, só há o casco, falta a instalação dos equipamentos internos, mas é feita uma cerimônia para dar O NOME ao navio, quebrar tradicionalmente uma garrafa de champanhe no casco do navio. Todos viram os REBOCADORES! O Minas Gerais foi lançado em 1908.

    3) ENTREGA – O navio finalmente está pronto, e faz sua primeira viagem, sem rebocadores, autonomamente. Do Minas Gerais foi em 1910. A do navio “João Cândido”, a previsão é OUTUBRO de 2010.

    Não houve farsa. O processo é HISTÓRICO, para todos os navios.

    Aconselho a quem realmente quer entender, em vez de condenar sem procurar entender, ler os sites abaixo:

    http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20173

    http://migre.me/JXpZ

  5. Camila C

    -

    29/05/2010 às 21:30

    Há uma questão importante: é normal vc ir a uma festa, fazer propaganda política, tirar fotos, tudo com intenções eleitorais em um navio que só estará operando em setembro? Seria o mesmo “batizar” uma estrada, mas nenhum carro poder andar nela pelos próximos cinco meses. A reportagem não entra no mérito se isso é normal ou não, mas do uso político de uma etapa em que o barco não estará trazendo benefício nenhum. Vejam: é só em setembro. O que chama a atenção são os ataques e a violência dos petistas.

  6. Gaucho

    -

    29/05/2010 às 14:10

    Sr. Paulo , Alvaro e Franklin, o navio do Lula não está pronto, mas vai navegar c/ certêza, só que tem um detalhe na canôa do Serra ninguem quer entrar, aliás ela já afundou nas enchentes de SP. Cadê o Aécio o Tasso, só falta o Alvaro Dias la do Paraná (o valentão).

  7. Elaine

    -

    29/05/2010 às 4:02

    Ê, bando de zé-povinho defendendo esse asno e essa terrorista. É como diz a máxima: cada povo tem o governo que merece. E a grande maioria do povo brasileiro merece esse cachaceiro demente comandando a fanfarronada que chamamos de política brasileira. Só lamento pelos que não concordam com tais absurdos ter de submeter-se a viver numa pátria gerida por corruptos debochados. Tanto matuto aqui nos comentários discursando cheio de autoridade e arrotando pedantismo sobre como se inaugura um navio, se ele navega ou não e esquecem que o foco da notícia é justamente mostrar que isso foi uma jogada eleitoreira imunda, dane-se se o navio navegará um dia ou irá a pique, tal como o Brasil nas mãos desta quadrilha denominada PT.

    O que mais me deixa repugnada é ver essa corja de esquerdistas imundos tentando conspurcar a gestão de Fernando Henrique Cardoso com os mesmos argumentos falidos de sempre. Bando de inúteis! Vocês não entendem nada de crescimento real, ficam engolindo as mentiras e tentando nos fazer engoli-las, com essa retórica pseudo-comunista risível. Antes de ousarem abrir suas bocas podres para falar do Dr. Fernando Henrique Cardoso, abram esses olhos lacrados pelo assistencialismo e pelo comodismo.

    É vergonhoso e absolutamente inaceitável baterem palmas, tentarem cobrir de glórias e forçarem orgulho de termos um presidente beberrão, fanfarrão, ignorante no mais amplo sentido da palavra, sem estudo nem capacidade nenhuma, enquanto até para ser vendedor de loja shopping center os empregadores pedem Curso Superior.

    Esquerda = câncer da Humanidade.

  8. Carlos Henrique

    -

    28/05/2010 às 23:26

    Esse navio tocado a remo com certeza deverá servir para transportar a coca do Evo. Tome povo burro enquanto tiver a bolsa esmola tudo bem, quero ver quando a grana acabar e não tiver mais esta enganaç~´ao.

  9. Marcos

    -

    28/05/2010 às 23:22

    Alguém ainda leva esta revista Veja a sério?!!

  10. Fernando

    -

    28/05/2010 às 23:11

    FHC E A CARAVELA DOS 500 ANOS: AQUILO É QUE É INCOMPETÊCIA!

    Vocês se lembram daquela caravela que o FHC mandou fazer para comemorar os 500 anos do descobrimento.

    Nunca saiu do lugar!

    Aquele era o país da incompetência!

    Os caras não conseguiram fazer a réplica de uma caravela que os portugueses fizeram há mais de há 500 anos!

    Viva Lula! O “cara” que recuperou a nossa industria naval!

    E a luta continua: Dilma 2010!

  11. Roger

    -

    28/05/2010 às 22:54

    Mais uma referencia para o gentequemente.org, mandela inaugurar e ela inaugura, nem que seja de ementirinha……..

  12. desbravador

    -

    28/05/2010 às 22:41

    O primeiro navio de aço fabricado no Brasil foi o “Ponta D’areia, construido pelo Estaleiro Mauá em
    Niterói no Estado do Rio de Janeiro em 1961 no governo democrático de Juscelino Kubtchek de
    Oliveira. Entretanto na propaganda eleitoral do PT um ator fantasiado de “operário” diz claramente
    o seguinte: ESTE É O PRIMEIRO NAVIO FABRICADO, dando a entender que somente neste
    governo é que se foi fabricar um navio, enganando o povo brasileiro que ADORA SER ENGANADO.
    O sindicalismo sempre abrigou “pelêgos” em todos os governos de nossa República, mas agora
    a coisa ultrapassou TODOS OS LIMITES, e digo porque. Os segmentos nacionais e estrangeiros
    que mandam no Brasil colocaram na presidencia da República o maior PELÊGO do mundo, um
    “cara” que foi “coroinha” da pastoral operário, para não trabalhar e nunca foi torneiro mecânico.

  13. duduvieira

    -

    28/05/2010 às 22:18

    Isso aqui, quero dizer o Brasil, parece uma festa eterna da farra do boi. O paraíso é logo alí.

  14. João Menezes

    -

    28/05/2010 às 22:13

    Caro Rei.
    Por vezes somos tomados de asco e de vergonha tamanha a cara de pau da canalhada petista. Já está se tornando cansativo essa propaganda enganosa levada a termo da forma mais acintosa e canalha possível. Até quando vamos ter que aturar essa canalhada?

  15. Marcus

    -

    28/05/2010 às 22:13

    Navegar é preciso viver não, Dilma 2010, não adianta querer desqualifica-la, pois o Comando do Lema navega em águas calma rumo ao Planalto Tchau Serra vai de metro que não tem ninguém pilotando, como, mais uma politica do PSDB a serviço da tecnologia contra o emprego do condutor tchauuuuu

  16. Beto Botafogo

    -

    28/05/2010 às 21:55

    Parabéns! Gosto desses jornalistas comprometidos com a verdade dos fatos. Resultado de mandato repetido: excesso de confiança na credulidade do Povo Brasileiro. Desde o dia do batismo do petroleiro tenho vasculhado a internet e não consegui achar uma imagem sequer do bichão FLUTUANDO. Como foi dito que o Lula “lançou ao mar” fiquei preocupado com seu possível afundamento. Mas, a Coréia do Norte ainda fez pior…

  17. Leopoldo

    -

    28/05/2010 às 21:54

    Mais uma petralhada descarada destes dois espertinhos…

  18. Carlos

    -

    28/05/2010 às 21:36

    Quantos navios o FHC batizou sem terminar? Esse irá certamente em setembro ao mar. Quantos o FHC colocou? Esse é o primeiro de 49. Vão ter que engolir mais uma do lulinha paz e amor.

  19. Guiné M. Peres

    -

    28/05/2010 às 21:25

    É isso aí, mais MENTIRAS, até quando?

  20. 45 Eduardo Gonçalves 45

    -

    28/05/2010 às 21:05

    O que é preciso investigar é a propaganda da Transpetro que mostra a fabricação do navio ,como se fosse a transpetro que construiu e muito estranho também é o uniforme dos tais operários com as suas roupas de trabalho não constarem o nome da empresa em que trabalham e no capacete idem e se alguém entrar no site do Estaleiro Atlantico Sul ,não vê uma foto da sequencia da fabricação que é muito estranho em um site de uma empresa privada e o que parece é que as instalações do estaleiro ainda carecem de muitos equipamentos e a mão de obra está sendo coletada de ex-funcionários brasileiros que moravam no japão e fica bem claro que pela filmagem é uma montagem de outro local e os funcionários são apenas aplicados na imagem original e me parece um crime de propaganda enganosa e se for verdade é fácil ir até o Estaleiro e ver o segundo navio ser fabricado ,pois se tem um prazo de entrega da encomenda já deve estar sendo fabricado em teoria ,pois o primeiro navio é uma tentativa do governo mentiroso dizer que foi ele que construiu e isso é falso .

  21. Pampeano

    -

    28/05/2010 às 20:59

    Fidel Castro é o diabo que o carregue!

  22. jaime

    -

    28/05/2010 às 20:56

    é tipico dos incomPeTentes esse tipo de coisa, inaugurar o que ainda não está pronto, pedras fundamentais etc

  23. Wilson

    -

    28/05/2010 às 20:27

    Este e o `CARA` de pau. rsrsrsrsrsrs.

  24. Slawkenbergius

    -

    28/05/2010 às 20:19

    A empulhação é marca dos petralhas. E como o povo gosta de ser embromado! A nossa resultante vai ser sempre ruim. Um analfabeto e uma impostora. Este é o futuro que nos aguarda?

  25. JOSÉ AUGUSTO PANTOJA

    -

    28/05/2010 às 19:51

    Esse navio tá oco, parecendo a cabeça do Lula.

  26. carlavmg

    -

    28/05/2010 às 19:32

    Esses tipo de atitude dos políticos, deixam-me enojada.

  27. Carlos Luis Araujo Murta

    -

    28/05/2010 às 19:30

    Então, o navio inaugurado por Lula e Dilma existe? Pensei que a Veja diria que o governo importou um navio já pronto… Ou que seria apenas resultado de computação gráfica. Os funcionários falaram em português? São mesmo brasileiros? Será que não seriam estrangeiros para confundir? Será que Veja apalpou o navio, para ver se era mesmo de metal? Vai ver, ela pensou que ele fosse de borracha. Então, Veja está dando o braço a torcer e reconhecendo que o governo de Lula, de um analfabeto, muito diferente dos especialistas em administração do PSDB, DEM e PPS (FHC, Serra, Arruda…), conseguiu fabricar navios de grande porte?

  28. WELITON PINHEIRO

    -

    28/05/2010 às 19:19

    isso é Brasil afe..

  29. franklin

    -

    28/05/2010 às 19:17

    A veja gosta é do NAVIO DO FHC que afundou na inauguração dos 500 anos. Aquele sim é que era um NAVIO PRONTO PRA CORTAR OS MARES.

  30. xepa

    -

    28/05/2010 às 19:15

    po a veja é terrivel po o petroleiro do pt é movido a remo q maldade

  31. Edinilson Rocha

    -

    28/05/2010 às 19:09

    Sim, em qualquer lugar do mundo é assim, os navios são batizados e lançados na água, depois permanecem um tempo em fase de acabamento até realmente fazer a prova de mar.

  32. OSMAR

    -

    28/05/2010 às 18:49

    Isso é inconcebível que continue acontecendo. Onde está o Ministério Público que a tudo assiste e nada acontece. Essa pré candidata deverá ter seu registro cassado pelo TSE.

  33. Petronilio Fontes

    -

    28/05/2010 às 18:46

    Essa política é a mesma que se pratica nos mais inóspitos rincões desse país. Inauguração é com eles mesmo. Chato deve ser um intelectual, com formação acadêmica, ter que aceitar essa coisa jocosa e ainda dizer que está certo. Quá, quá, quá….

  34. veloso

    -

    28/05/2010 às 18:42

    O navio João Cândido só navega na mente doentia do eleitorado petista.Esse navio está igual a obra de transposição do São Francisco.Enquanto o dinheiro público vai para os bolsos dos empreiteiros, e ai está as comissões dos parlamentares interessados pela obra, as cidades vizinhas ao Rio São Francisco sofrem com a falta de água.Salgueiro passa dias sem o precioso líquido e estamos a cerca de apenas 80 KM do mesmo.Espero mudar os rumos desse país na próxima eleição.

  35. ROBERTO CARDOSO

    -

    28/05/2010 às 18:42

    É OBVIO QUE TODO NAVIO É LANÇADO AO MAR PARA POSTERIOR ACABAMENTO. OU VOCES NÃO SABIAM DISSO??????

  36. Ilton Ramalho

    -

    28/05/2010 às 18:37

    Esta é apenas uma das pantomimas deste governo. Existem muito mais. Não há seriedade.

  37. Horta

    -

    28/05/2010 às 18:35

    Nós vimos ele navegar. O navio do Serra/oposição e pig é que naufragaram há muito tempo. Né????

  38. Alvaro de Oliveira

    -

    28/05/2010 às 18:23

    Ainda é melhor do que inaugurar maquete. Pelo menos o navio está quase pronto!!
    KKKKK!!!!!!!!!

  39. Jorge Luiz da Silveira

    -

    28/05/2010 às 18:18

    Isto é uma vergonha, somente dois imbecis para fazer uma besteira dessa.

  40. joao martins

    -

    28/05/2010 às 18:05

    Quando o navio realmente estiver pronto, a turma irá festejar dando a volta ao mundo para mostrar a nossa superioridade tecnológica naval, com estada em Cuba, cantando músicas de Chicoco e bebendo a marvada. Seguindo viagem ninguem saberá o roteiro para evitar os curiosos de plantão, principalmente o pessoal da futuraTV Mundialco, e então, eis que alguem grita! OU DÁ, OU DESCE!! Lógico, devido as circunstâncias,( acertou quem disse que DAVA ), nada a reclamar porque quem falou tem autoridade moral. Um dos convivas, perspicaz como poucos, Pauloco Bettico, solicita a atenção da cumpunheirada porque irá interpretar um ato pertinente ao momento de puro deleite, pede ao nobre músico( Tisoco), que o acompanhe. Em seguida, o notável, o magnânimo, espertamente aproveita a ocasião e anuncia que irá residir c/família na Itália(passaportes ok) porque vislumbra um negócio numa área que conhece muito bem(acertou mais uma quem d/telefonia).

  41. Silva

    -

    28/05/2010 às 17:59

    Esse ato no Recife mostra como a máquina do Governo Lulla é feroz tanto na ‘Mentira e na Corrupção”. Daqui para frente vamos ver muitas coisas fora do comum, a corrupção continuará a 1000 por cento, os saques as contas públicas aumentarão, as mentiras se alastrarão as níveis nunca vistos no Brasil, tudo isso em nome da “Fome de Poder”. Isso é normal para um partido que sempre viveu na clandestinidade, enrolando os otários dos trabalhadores atrvés desses Bandidos batizados de “Presidentes de Sindicatos”, como podemos ver desse do Recife, Alberto Alves dos Santos, que ironicamente, só pode ser, ou talvez ele estivesse “embriago ao afirmar as palavras: que se dependesse do povo trabalhador o mandato do Lulla seria igual do Fidel Castro”. Agora vejamos a total ignorância de um dirigente de uma massa de manobra trabalhista ao fazer tal afirmação. A população brasileira trabalhadora não aceita o nome desse “Demônio cubando Fidel Castro”, pois estamos acostumados com liberdade, lazer, direito de expressão, entrar e sair em qualquer lugar e principalmente curtir a vida. Lá em Cuba, você seria um “Zé Mané” dos Castros, vá estudar e deixe de ser uma “Vaca de Presépio do PT”. Lá em Cuba você não poderia gastar o dinheiro que você rouba dos pobres dos trabalhadores desse Sindicato, pois você trabalharia para os Castros e não tinha nada, talvez uma geladeira vazia com meia dúzia de ovos para comer durante um mês com a família. Como você exalta Fidel Castro, concitou-o a mudar-se para Cuba e viver como sonha. Vai é bosta, pois sabe que lá o buraco é mais embaixo. Deixe de ser trouxo seu Zé Mané. Vá terminar o Navio para ir ao mar, pois navio encalhado não passa de uma canoa furada.

  42. Lucia P. / Recife

    -

    28/05/2010 às 17:38

    Serra acaba de anunciar no Recife que, não só reativará a SUDENE, como também assumirá a direção dela durante os primeiros 6 meses de seu governo!
    Agora o Nordeste vai mesmo !!!

  43. Elena Sofia Schmidt

    -

    28/05/2010 às 17:34

    Parece que Lula e Dilma inauguraram também o ar no porto de Suape. Nunca antes nestepaiz algum presidente havia inaugurado ar.
    Depois Lula e Dilma foram inaugurar o rio São Francisco e a Baia de Guanabara.

  44. neto

    -

    28/05/2010 às 17:34

    O que me deixa indignado não é a desfaçatez do noço guia e da sua criatura. É a desfaçatez de quem os defende, aplaude e quer que continuem a demolir a ética e os valores nacionais, trocados pelo vale-tudo desde que os beneficiem momentaneamente. Pobre Brasil, pobres brasileiros, que quando derem por si não terão mais aos seus lados os grandes intelectuais e pensadores europeus e americanos que forjaram o nosso caráter nacional e a nossa cultura. Em vez deles verão Ahmadinejad, Evo, Chavez, Fidel, Cristina, os democratas do Hamas e outros quejando que estão chegando do Paquistão e do Afeganistão.

  45. Revoltado com tanto impost0s

    -

    28/05/2010 às 17:26

    A GANÂNCIA PELO Poder os fazem peder o senso do RIDÍCULO!

  46. Paulo Silva

    -

    28/05/2010 às 17:21

    Ignorância da VEJA e do repórter. Sou da área. Todo lançamento de navio é assim. Os próximos três meses serão utilizados para os testes e ajustes finais e prova de mar. É assim no mundo inteiro, com todos os navios, em todos os estaleiros.E o batismo é sempre no lançamento do navio à água. Estudem mais o assunto antes de fazerem manchetes espalhafatosas para enganar seus incautos leitores, no intuito de atacar a candidata do Lula.

  47. R. Aguiar

    -

    28/05/2010 às 17:09

    A única surpresa seria se o navio estivesse pronto. Tudo em Dilma e Lula é só mentiras. Por que motivo é que “O Brasil é um país de tolos”? Isso eu não vou explicar!

  48. clePTomaníaco

    -

    28/05/2010 às 17:08

    O mandato, na Terra, do Coma Andante está no fim (tem um pé cá e outro lá… no inferno). Dizer o que disse o cumpanhêro sindicalista equivale a dizer o quê mesmo?

  49. Paulo Ferreira

    -

    28/05/2010 às 17:00

    A politica e a verdade nao se misturam!

  50. Douglas

    -

    28/05/2010 às 16:51

    Mais um caso para o site GENTE QUE MENTE ……

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados