26/07/2010
às 19:53Igrejas podem apoiar candidatos, defende Marina
Marina Silva, candidata à Presidência da República pelo PV, defendeu, nesta segunda-feira, a manifestação pública de grupos religiosos em apoio a candidatos. “Se os sindicatos, a OAB e a União dos Estudantes influenciam nos votos das pessoas, por que os cristãos deveriam ser folhas brancas, sem opinião?”, questionou, durante sabatina promovida pelo portal Terra.
No último sábado, uma ramificação da Assembleia de Deus, igreja da qual Marina faz parte, organizou um evento para declarar adesão à campanha da petista Dilma Rousseff. O voto evangélico é disputado pelos candidatos por representar 25% do eleitorado brasileiro. Nesta segunda, a senadora fez questão de ressaltar que esse grupo religioso é dividido em duas alas: a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil, que representa 50% dos adeptos da igreja, e a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), com 25% dos fieis. “Quem apoiou a Dilma foi a nacional (menos expressiva)”, destacou.
Mesmo afirmando ser favorável à declaração do apoio de religiosos a candidatos, Marina lembrou que o voto de cabresto deve ser repelido. “Os pastores, como cidadãos, têm o direito de se manifestar, mas as assembleias não têm mecanismos para obrigar fiéis a votarem nesse ou naquele, o fiel faz o que quiser”, observou.
Questões polêmicas – Marina voltou a ser abordada, no evento, sobre questões polêmicas, como o aborto e a união entre pessoas do mesmo sexo. “Minha resposta não muda, digo que as pessoas têm direitos civis que devem ser respeitados, mas tenho posicionamento contrário ao aborto e ao casamento religioso entre homossexuais”, reafirmou.
A candidata voltou a defender a realização de um plebiscito para discutir o aborto e disse, mais uma vez, ser contra o casamento homossexual. Ela tem dito ser a favor, apenas, da união civil de pessoas do mesmo sexo. “As pessoas têm direito de deixar de votar em mim por isso, mas devem ver que eu digo isso de maneira transparente, não julgo ninguém e tenho direito também de falar minhas convicções”, destacou.
A verde aproveitou o assunto para criticar os adversários, principalmente a candidata petista. “Não faço discurso de conveniência para agradar ninguém. Um deputado quase foi expulso do PT porque era contra o aborto e agora, em função de circuntâncias eleitorais, estão mudando o discurso, isso não faço”, recriminou.
(Adriana Caitano)
Tags: campanha, candidata, candidatura, eleições, eleições 2010, Marina Silva, PV, São Paulo


Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
8 Comentários
carlos
-02/10/2010 às 20:36
tambem gostaria de saber os candidatos coligados a marina que tenham os principios cristãos e vive esta praticas por favor com urgencia!
wesley
-02/10/2010 às 12:12
Parabéns A Marina , alguem assim em Brasilia que o Brasil precisa , a favor dos direitos do cristão, por um Brasil melhor Marina segundo turno
Gleydson
-30/09/2010 às 20:06
quero saber quais candidatos são contra o abortoe casamento homossexual
POLIANA
-30/09/2010 às 11:24
TBM QUERO A LISTA DOS CANDIDATOS DA MARINA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
POLIANA
-30/09/2010 às 11:23
É ISSO AÍ,EU TO COM A MARINA E Ñ ABRO.
TBM SOU CONTRA O ABORTO E O CASAMENTO HOMOSSEXUAL,,QUERO A MARINA NA PRESIDENCIA!!!!!!!
claudete
-28/09/2010 às 19:07
sensacional todos estes comentarios da candidat Marina
WILSON
-18/09/2010 às 13:14
GOSTARIA DE RECEBER A LISTA DE CANDIDATOS COLIGADO NESSE PARTIDO QUE TRASEM PRINCIPIOS BIBLICOS TANDO DO ESTADO DE SP COMO DEPUTADOS FEDERAIS E CENADORES OK AGRADEÇO É ATÉ A NOSSA VITORIA EM NOME DO SENHOR JESUS