Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Educação, corrupção e desenvolvimento

Como são as notas no Pisa e outros indicadores de desenvolvimento como PIB per capita, desigualdade e competitividade nos países mais corruptos do mundo?

A corrupção é parte da natureza humana e sempre existiu em todos os tempos e culturas. O que varia são as consequências – para o corrupto e para a sociedade em que ele vive. Hoje sabemos que a corrupção faz mal ao desenvolvimento.

O Fórum Econômico Mundial acaba de publicar o Índice Global de Produtividade, que inclui vários fatores relativos ao desenvolvimento, dentre eles um que trata de ética e corrupção. O economista Guilherme Hirata, do IDados, analisou, em um post, a relação desse índice com quatro indicadores: PIB per Capita, Desigualdade de Renda, Competitividade e Notas no Pisa.

Suas conclusões são dramáticas para o Brasil: as correlações entre esses indicadores são muito fortes, e em todas elas, o Brasil fica muito mal na foto. O que não sabemos é se somos mal em educação por excesso de corrupção ou se o excesso de corrupção prejudica a educação. O que sabemos é que educação de má qualidade está associada a baixos índices de desempenho nas avaliações nacionais e internacionais, e também aos demais fatores que promovem o desenvolvimento.

Para o Brasil se desenvolver, precisamos reduzir a corrupção e melhorar a educação – não importa por onde comecemos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s