Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por que os comunistas chineses tingem o cabelo de preto?

Enquanto o acaju domina o Congresso brasileiro, na China a moda é outra

Durante a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016, chamou atenção a quantidade de deputados que justificavam o voto ao microfone com cabelo de cor acaju. Nas redes sociais, falou-se até em “bancada do acaju“.

No Congresso do Partido Comunista chinês, que acontece a cada cinco anos, quase todos ostentam cabelos pretos. Raríssimos deixam à mostra algum fio cinza. Quando estão sentados no Grande Salão do Povo, em Pequim, fica impossível distinguir um do outro.

A confusão é proposital. Em um regime em que a disciplina partidária está acima de tudo, diferenciar-se não é algo desejável e pode render problemas. Assim, os líderes chineses se esforçam por não chamar  atenção: os ternos são pretos e as gravatas, vermelhas ou azuis.

A estética que privilegia o coletivo, em detrimento do individual, foi e continua sendo a tônica em vários regimes comunistas. Nas fotos das autoridades da Coreia do Norte, também é impossível diferenciar uma pessoa da outra. O único que se destaca é o ditador Kim Jong-un.

 

O líder norte-coreano Kim Jong-Un posa para foto no Ministério da Segurança do Estado durante o aniversário de fundação da instituição, na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-un posa para foto no Ministério da Segurança do Estado (AFP/VEJA/VEJA)

 

Foi também com o objetivo de valorizar o coletivo que os governos comunistas desenvolveram o gosto pelos uniformes, sejam eles militares ou escolares. Em Cuba, apesar do desabastecimento e da pobreza, as crianças sempre estão com impecáveis uniformes a caminho da aula.

 

Meninas uniformizadas indo para a escola em Camaguey, Cuba

Meninas uniformizadas indo para a escola em Camaguey, Cuba (Antonio Milena//Por que os comunistas chineses tingem o cabelo de preto?/VEJA)

 

Além da vontade de apagar a individualidade, na China existe a noção de que os que trabalham têm cabelos pretos e os aposentados são grisalhos. É por isso que muitos deixam de tingir os fios assim que deixam o emprego.

 

Veja também

 

A forma mais usada para pintar o cabelo na China é com as tinturas químicas usadas em salões. Mas muitos acreditam que tomar uma sopa de galinha sedosa, que tem carne e ossos escuros, pode manter a cor dos cabelos sempre preta. Aliás, o que os chineses não comem?

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcelo Araújo

    Lógico que na Coréia do Norte é fácil achar o Kim Jong Un, é o único gordo do país.

    Curtir

  2. Os comunistas chineses pintam os cabelos de preto pelo mesmo motivo que todos os homens, comunistas ou não, pintam: para parecerem mais NOVOS, óbvio!!!

    Curtir

  3. E deveria ser de vermelho?

    Curtir