Por que Moisés demorou 40 anos para cruzar o Sinai, que tem 200k?

A península só tem 200 quilômetros de largura. Dá para ir e voltar de carro no mesmo dia

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura. A estrada que liga o norte do Egito à Palestina pode ser percorrida em duas horas de carro. Dá para ir e voltar no mesmo dia. Por que então a epopeia de Moisés se estendeu por tanto tempo?

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo. O que complica a história são os absurdos que nascem daí.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época. Porém, por mais que arqueólogos tenham escavado o Sinai, até agora não se depararam com um único vestígio de Moisés e de seus seguidores. Nenhuma sepultura, objeto ou inscrição em uma pedra foi achado.

Como todo esse povo teria se alimentado? Segundo a Bíblia, foi com maná, um pão que descia do céu com o orvalho e tinha sabor de bolo de mel. Nenhuma explicação razoável foi dada até hoje sobre o que seria isso.

Com tantas dúvidas e contradições, é natural suspeitar que a narrativa não fala de algo que aconteceu. O texto, por exemplo, sequer dá a localização do Monte Sinai, onde Moisés teria recebido os dez mandamentos de Deus. “Como o ponto do Monte Sinai pode ter se apagado da memória a ponto de ninguém hoje estar certo de sua localização, mesmo sendo o mais importante local para a história religiosa de Israel? Por que o Monte Sinai não tem sido um lugar regular de peregrinação e um centro de culto ao longo da história antiga de Israel?, pergunta o arqueólogo egípcio James Hoffmeier no livro Ancient Israel in Sinai (Oxford University Press). Até nome da montanha aparece de duas formas: Horeb e Sinai.

Também não há nos documentos egípcios qualquer referência sobre o êxodo dos judeus que teria acontecido “aos olhos de todos”. Por fim, em lugar algum da Bíblia se diz qual seria o nome do faraó ou do rei do Egito que perseguiu o grupo no início da empreitada. Na novela Os Dez Mandamentos, da TV Record, ele foi batizado de Ramsés.

Então fica combinado assim. Para os que acreditam que a Bíblia ou a Torá contêm a verdade e se bastam, a história de Moisés é plenamente aceitável. Para os que acham que é preciso algo mais, a travessia ainda carece de alguma comprovação para ganhar veracidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Silene

    Leia novamentea bíblia, VC está mal informado!

    Curtir

  2. Fabiano Brito

    Senhor Duda, você carece de conhecimento, precisa pesquisar mais para não promover besteiras como essa! Ainda porque, de modo muito superficial e abobado, desmerece grandes arqueólogos com afirmações errôneas. Se precisar de informações como locais, datas, arqueólogos e cientistas que derrubam essa sua desinformação, por favor, me fale!

    Curtir

  3. Isso é FÉ! A questão não foi a travessia, era Deus preparando o homem para uma obra aqui na terra.

    Curtir

  4. júlio cesar

    A biblia é simplesmente um resumo de contos e mitos históricos, totalmente tendenciosos, editados para a dominação do povo.

    Curtir

  5. I ddօ ҝnoѡ!? Mentioned Larrу. ?I wager he likes angels as
    a result of he has them around aⅼl the time.
    Perhaрs he and the angеls рlay family video games like we do sometimes.

    Maybe they plasy Monopolʏ.? This made Mommy snicker actᥙally hard.

    Curtir