Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Dias Lopes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Curiosidades e novidades da gastronomia universal. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As tentações da carne

Origens curiosas do jejum e abstinência na Quaresma, o período religioso no ano em que estamos

Por J.A. Dias Lopes Atualizado em 30 jul 2020, 21h00 - Publicado em 14 mar 2017, 12h26

Muitos católicos evitam comer carne nesta época do ano, que corresponde à Quaresma – o período de 40 dias iniciado na Quarta-Feira de Cinzas e encerrado às vésperas da Páscoa. Invocam antigos motivos religiosos. Em livro de sucesso sobre a influência da religião na mesa dos fiéis, o médico, especialista em alimentação e ensaísta espanhol L. Jacinto García discorre sobre as origens antigas desse comportamento. Embora não seja obra recente, é atual e imperdível. O livro se intitula “Comer Como Dios Manda” (Ediciones Destino, Barcelona, 1999) e ainda não foi lançado no Brasil.

A religião costuma ser usada em circunstâncias paradoxais: para salvar, redimir, dar esperanças ou consolar as pessoas; para fazer a guerra, matar ou perseguir o semelhante; e até já substituiu o relógio, quando esse conforto tecnológico inexistia. Na receita de “empada de carne ou de peixe”, que ensinou no clássico “Lo Llibre del Coch”, de 1520, o mestre e cozinheiro catalão Ruperto de Nola indica a permanência de forno da preparação: deve ficar ali o tempo de um Pai Nosso e de uma Ave-Maria, rezados sucessivamente. Mas não são essas referências que tornam mais atraente o livro “Comer Como Dios Manda”.

Há séculos os católicos se submetem ao jejum e à abstinência de carne durante a Quaresma, especialmente na Sexta-Feira Santa. A penitência já foi mais severa. Originalmente, o jejum tolerava uma refeição por dia, à base de verduras, legumes, frutas, pão, azeite e água, feita quando o sol se punha. Carne, nem pensar. Com o passar do tempo, a privação apertou. Como se isso não bastasse, os dias de abstinência de carne foram diferenciados dos de jejum.

A interdição da carne também ultrapassou o período da Quaresma. Os dias sem comê-la ocuparam quase a metade do ano. Eram três na semana: quarta-feira, sexta-feira e sábado. No entendimento dos fiéis de então, a penitência fazia com que se sentissem mais próximos de Jesus. Portanto, relacionava-se com o corpo de Cristo. O autor de “Comer Como Dios Manda” sustenta que o entendimento, na verdade, precedeu os tempos cristãos.

Na Páscoa, festa da ressurreição do fundador do cristianismo, os fiéis iam à forra. Saboreavam principalmente cordeiro, símbolo de Cristo (“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, João 1.29) e ovo, sinônimo de fecundidade e regeneração na tradição de todos os povos. Mas os italianos da Lombardia inventaram uma receita, já citada no século 16 pelo humanista milanês Ortensio Lando, que continuava a banir a carne e podia ser consumida desde a Sexta-Feira Santa. É a Torta Paqualina, posteriormente assimilada  pela culinária do Uruguai e da Argentina. Leva verduras e ovo. O cantor, compositor e multi-instrumentista britânico Paul McCartney, vegetariano convicto, saboreou-a na sua visita a Montevidéu, em 2012, e se apaixonou por ela.

Vários povos antigos acreditavam que certos alimentos nos fornecem, junto com os nutrientes físicos, eflúvios espirituais. “De acordo com esse princípio, a carne é capaz de gerar vigor e força em quem come; pelo contrário, o peixe nos traz frialdade e temperança, enquanto os vegetais provocam passividade e mansidão”, teoriza Jacinto García. Ele não para aí. Lembra que há séculos se atribui à carne, sobretudo a bovina, o poder de potencializar o desejo sexual. Só outro alimento rivalizaria com ela na capacidade de aumentar a libido: o vinho.

Continua após a publicidade

São Bernardo de Claraval (1090–1153), pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis e bispos, deu seu testemunho: “Abstenho-me do vinho porque nele se encontra a luxúria; abstenho-me de carnes porque (…) alimentam igualmente os vícios da carne”. A convicção de São Bernardo continha uma intuição científica. Atualmente, sabe-se que o porcentual de zinco existente na carne aumenta a produção de testosterona e reduz a produção da prolactina, hormônio capaz de prejudicar a função sexual.

COMER COMO DIOS MANDA - capa do livro
Capa do livro: estudo sobre a influência da religião na mesa dos fiéis (Reprodução/Divulgação)

Mas não foi o único alimento ao qual se atribuiu uma força oculta. Filipe III (1578–1621), rei de Espanha e de Portugal como Filipe II, tomou tantas cautelas nas negociações pré-nupciais de sua filha, moça católica, prometida ao príncipe de Gales, futuro Carlos I, rei da Inglaterra e Escócia, obviamente anglicano, que o casamento não se realizou. Entre outras exigências, queria que os futuros netos tivessem amas de leite católicas. Se fossem protestantes, poderiam transmitir aos netos de Filipe III, dando-lhes de mamar, a própria fé religiosa.

Já o filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804–1872), reconhecido pelo ateísmo humanista e pela influência sobre Karl Marx, atribuiu ao consumo excessivo de batatas o fracasso em seu país da revolução popular de 1848 – nome dado à série de rebeliões armadas na Europa Central e Oriental, de caráter liberal, democrático, nacionalista e socialista, deflagradas na França. “O sangue da batata não é bom para fazer revoluções”, sentenciou.

A Quaresma foi instituída no Primeiro Concílio de Nicéia, do século 4, que reuniu entre duas e três centenas de bispos naquela cidade da Turquia, atual İznik. Foi a primeira tentativa de se obter um consenso na Igreja Católica através de uma assembleia representativa. Ao mesmo tempo, o Primeiro Concílio de Nicéia fixou a data da Páscoa. Seguiram-se as prescrições específicas aos fiéis. “Com o passar do tempo, a Igreja foi endurecendo as suas proibições alimentares”, diz Jacinto García.

Setecentos e poucos anos depois, surgiu um subterfúgio eclesiástico para driblar as interdições: a bula ou carta pontifícia de caráter solene, concedendo aos fiéis, entre outros privilégios, licença para quebrar o jejum e comer carne. Segundo Jacinto García, a primeira a ser promulgada antecedeu à Primeira Cruzada. Destinava-se a obter recursos para custear a expedição militar enviada da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém, com o propósito de conquistá-las e mantê-las sob o domínio cristão.

Continua após a publicidade

Trocando uma “esmola” por uma bula, o fiel recebia indulgências que lhe asseguravam o céu e privilégios terrenos, como o de escapar da abstinência de carne e do jejum. Entretanto, só os ricos alcançavam o privilégio. Os pobres continuavam sofrendo as interdições, por falta de recursos para adquiri-lo.

Por contestar a venda das bulas e, sobretudo, o comércio das indulgências, além de negar a autoridade papal, o monge agostiniano e professor de teologia germânico Martinho Lutero (1483-1546) rompeu com a Igreja Católica e iniciou a Reforma Protestante. Acabou excomungado pelo papa Leão X, através da bula “Decet Romanum Pontificem”, de 1521. A punição o excluía oficialmente da comunidade religiosa e, segundo os católicos, aplainava seu caminho para o inferno. Além de conceder polivalentes  benesses, como a licença para comer, a bula também condenava as pessoas ao fogo eterno.

 

TORTA PASQUALINA – Rende cerca de 8 porções

INGREDIENTES

MASSA

  • 400g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 40g de manteira
  • 40g de amido de milho (Maisena)
  • 50ml de óleo de milho
  • 170ml de água

RECHEIO

  • 4 maços de espinafre levados, picados grosseiramente e bem escorridos
  • 2 maços de acelga lavados, picados grosseiramente e bem escorridos
  • 2 cebolas em cubos
  • 70ml de óleo de milho
  • 1 pimentão vermelho, sem sementes e sem a parte interna branca, picado em cubos
  • 120g de queijo parmesão ralado grosso
  • 7 ovos
  • Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar a fôrma, respectivamente

FINALIZAÇÃO

  • 1 ovo batido ligeiramente para pincelar
  • Açúcar para polvilhar

PREPARO

1. Para a massa, misture todos os ingredientes até obter um composto flexível e de textura suave.

2. Dê à massa um formato oval, envolva-a em um saco plástico e deixe descansar na  geladeira, enquanto prepara o recheio. Se preferir, faça a massa com uma antecedência de dois dias, no máximo.

Continua após a publicidade

3. Retire a massa da geladeira, divida em duas partes e estique cada uma delas com um rolo.

4. Para o recheio, doure a cebola com o óleo e o pimentão vermelho. Incorpore a acelga, o espinafre e misture bem. Adicione 2 ovos e o queijo parmesão ralado. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Misture e reserve.

5. Estenda uma parte da massa na base e na lateral de uma fôrma de fundo falso, de aproximadamente 24cm de diâmetro por 5cm de altura, untada com manteiga e polvilhada com um pouco de farinha de rosca. Deixe sobrar 1cm de massa na lateral da fôrma. Em seguida, coloque o recheio.

6. Na parte superior do recheio, faça 5 cavidades e, delicadamente, abra os ovos dentro de cada uma delas.

7. Cubra a torna com a outra parte da massa e faça o “repulgue” ou bainha, pressionando a borda com o dedo, de modo a ficar bem entrelaçada.

Continua após a publicidade

8. Leve ao forno médio, preaquecido a 180ºC, por aproximadamente 35 minutos, até a  massa assar. Retire a torta do forno, pincele a superfície com o ovo batido ligeiramente e polvilhe com o açúcar. Finalize, colocando por mais 10 minutos no forno.

 

Receita preparada pelo chef Carlos Pissani, da Pissani Massas Gourmet, com sede em São Paulo, SP

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.