
Durante a pendenga entre franceses e americanos, precedida pela invasão do Iraque, circulou na internet uma lista, em inglês, com 20 razões para detestar os franceses. Na reestréia deste blog, que aborda Paris, França e Europa, vamos listar 21 motivos para admirar os franceses sem ter a pretensão de persuadir alguém a gostar deles.
Então, vamos lá:
1. Paris ainda não foi tomada por arranha-céus. A cidade mantém o urbanismo de escala humana. A meu juízo, continua sendo a cidade mais bonita construída pela mão do homem. Pela mão de Deus, não tem discussão, é o Rio de Janeiro. Os habitantes da Cidade Luz acham que os cariocas vivem “incomodando” a paisagem da Cidade Maravilhosa.
2. Os franceses produzem mais de 400 tipos de queijos — e bons. Importam mais de 100 outros tipos. Nunca encontrei aqui queijo tipo minas Um motivo adicional para aumentar a saudade do Brasil.
3. As francesas de 35 anos de idade são muito mais sensuais que suas compatriotas de 25. Mas nenhuma se compara com o meu amor brasileiro.
4. Filmes nas TVs francesas nunca são interrompidos por publicidade mesmo se alguns deles são muito ruins.
5. Habitantes do interior da França consideram os parisienses como estrangeiros.
6. Os franceses colocam nomes de suas ruas em homenagem a heróis, artistas, políticos e etc. Nenhuma rua na França tem número como nome. Quinta avenida nem pensar.
7. Felizmente autores franceses pararam de escrever óperas. Não tenho nada contra operas, aliás gosto muito desde que recebi aula particular do saudoso Mario Henrique Simonsen sobre o tema. As óperas francesas não eram nada boas.
8. Motoristas franceses dirigem melhor que seus vizinhos italianos. O único lugar na França que não é coberto pelos seguros é a giratória do Arco do Triunfo. Quem a observa pela primeira vez acha uma bagunça, mas fica admirado por não haver acidentes frequentes. Qual o segredo? Simples, quem vem da direita tem prioridade. Se algum petista ficar chateado, ofereço consolo. É como no piano, companheiro. A mão direita toca, a mão esquerda acompanha.
9. John Wayne dublado em francês parece bom ator.
10. Os franceses não colocam temperos à francesa em suas saladas.
11. Os franceses conseguem dizer “merda” de forma educada.
12. As eleições na França acontecem sempre aos domingos e os bares não fecham.
13. Os franceses levam a comida muito mais a sério do que a religião.
14. Já faz mais de 100 anos que os franceses não começaram uma guerra, mas não ganharam nenhuma desde a retirada da Indochina.
15. Imposto na França chama-se “contribuição”. Há, no mínimo, uma manifestação por dia em Paris contra alguma coisa. Jamais contra o Imposto de Renda, um dos mais elevados do mundo.
16. Voltaire odiava Rousseau. Eu sou fã do François-Marie Arouet (1694-1798).
17. Há quase tantas arvores em Paris quanto carros.
18. Os franceses fazem suas revoluções nos meses quentes do ano, nunca no inverno.
19. Os franceses lavam as mãos antes de ir ao banheiro. A historia de que eles não tomam banho é lorota. Tomam sim, menos que os outros.
20. Os trens franceses são os mais pontuais do mundo quando os ferroviários não estão em greve.
21. Nos esportes, os franceses preferem perder por um ponto a ganhar por dez.
Quem quiser enviar mais motivos para louvar os franceses, terei o maior prazer em colher. Adiciono uma outra grande satisfação: estar aqui, novamente, na companhia de vocês. Merci.
Por Antonio Ribeiro




Alemanha
Espanha
França
Grã-Bretanha
Itália
Portugal
Rússia





Sobre os franceses…
Meu caro Antonio, que alegria ver você de volta. E em grande estilo! Acrescento dois outros motivos para enaltecer os franceses: êles falam francês, língua danada de bonita, e têm o Lucas! Um grande e saudoso abraço.
Na França, é muito prazeroso bebervinho nacional.Brigitte Bardot foi a melhor mistura do angelical com o sensual presente nas telas do cinema.
“Fantastique” os 21 motivos para admirar os franceses. Sou estudante de francês, amante da cultura francesa e enquanto não consigo realizar o sonho de conhecer a França, vou saboreando a sua coluna. Parabéns pela qualidade do trabalho. Um grande abraço!
Os franceses ( e francesas) conseguem sob certas condições especias fazer com que a palavra putain, sussurrada no ouvido, seja um baita elogio. ma
Estava fazendo falta sua coluna. Seja bem vindo de novo.Mario Arone
A compreensão de que pouco é tudo, de que menos é mais está no âmago da cultura francesa. Arte, beleza e comedimento se compoem agradávelmente na cozinha, na moda, na comunicação, nas festas francesas. Uma vela,uma garrafa de vinho e duas taças são suficientes para uma noite inesquecível às margens do Sena.No entanto o muito pouco atrapalha. Ha escassez de modestia no coração dos franceses, atributo prioritário na cultura oriental.
Que bom que está de volta! Espero um dia conhecer Paris, já fui convidada a ir duas vezes, mas infelizmente não pude concretizar,entretanto tenho fé que um dia irei conhecer. Bem vindo, um abraço Elisabete
Divertido os seus comentarios… Gostaria de deixar aqui a minha impressao dos Franceses: sao muito mal entendidos, pois adoram uma boa conversa, nao tem muita paciencia para incompetencia e realmente vivem em uma sociedade muito evoluida. Acredito se voce ficar alguns anos na Franca tera opiniao diferente dos Franceses.Adoro a Franca - vivo em NYC. Abraco.
Na Franca imigrante ilegal é “sans-papier” e tambem faz greve. Paris é uma das cidades mais misturadas étnicamente e uma das mais cosmopolitas do mundo.
Ola Antonio,A parte de lavarem a mão antes de irem ao banheiro achei curiosa pois percebi que em varios hoteis e residencias você tem a disposição um WC que geralmente não tem pia. Curioso não?? Você saberia por quê? Estou pouco tempo por aqui e ainda não encontrei uma explicação.Abraço,Allan.
Antonio, Que bom ler tua coluna novamente. Ela faz muita falta para todos aqueles que apreciam teu olhar sobre o mundo.
Que bom voltar a ler sua coluna Sr. Ribeiro, havia algum tempo não a achava entra os colunistas de Veja on line.GrataK Praetzel.
Antonio, o melhor pão de queijo na Europa, é o FROMIPAN. E o unico. Você encontra na loja COISAS DO BRASIL ou na BRASILOJA. Antonio
Antonio, o melhor pão de queijo na Europa, é o FROMIPAN. E o unico. Você encontra na loja COISAS DO BRASIL ou na BRASILOJA. Antonio
Como é bom ver a sua coluna em grande estilo!!
Por conhecer bem os franceses( vivo na França e sou casada com un à anos) acrescento algo mais q por razoes obvias( li a 3° item da sua lista ! ) vc nao pode verificar:o frances é o mais romantico e melhor dos amantes!!! Aproveito tbem pra pedir a receita do pao de queijo da sua mae ou sua amiga regina, pois meus filhos e marido, como bom franceses, adoram coisas gostosas !uma nova leitoramarciaps.
Quando me mudei da Inglaterra para a França, me aterrorizaram dizendo que eu iria sofrer muito com o mal humor dos parisienses em relação às crianças. Me preveniram do pior, que os cachorros eram melhor tratados em qualquer lugar. Não foi verdade. Minha filha de 10 mêses que andava comigo à tiracolo por toda Paris, sempre foi tratada com muito carinho e seu sorriso sempre foi apreciado com elogios e bombons. Só mais tarde na escola pude verificar a intolerância dos francêses com crianças felizes. Ainda no fim do maternal, professores não admitem que criança aprenda rindo. A partir dos 5 anos, querem que todos os baixinhos sejam absolutamente sérios. Os de natureza cômica são devidamente enquadrados ou excluidos do sistema. Deve ser com esta idade que as que se encaixam trocam o riso pelo famoso “buff”.
Dizem que aquela pirâmide tem 666 placas de vidros… Eu disse “666″. Estranho, não? Um número cabalístico dos illuminati, pais da mentalidade revolucionária e daí o comunismo.Daí vemos a origem da mentalidade incompatível com a harmonia que o petismo prega.
Oii que maximo Antônio adoro ler seu blog,estou morando mais de 3 anos na França e concordo com quase tudo que vc falou…Sucesso para vc como sempre!Ah tb quero a receita do pão de queijo…Janine
Adorei ! Paris fica mais perto qdo leio suas observacoes, no entanto , o pãozinho de queijo faz uma falta !!!! ( atualmente moro na China )
Conheci Paris muito recentemente, coisa de 40 dias atrás. Adorei Paris! Agora entendi o porquê deles, os parisienses, serem arrogantes, convencidos… A cidade tem de tudo que os mortais não resistem e acabam se curvando diante do seu charme, da sua sofisticação, da sua beleza e tudo mais… É uma cidade sedutora. Acho difícil uma pessoa não se render. O jeito “francês” dos franceses é merecido! Foi tudo conquistado e está aí a história. Acho que agora os entendo melhor.
Excelente artigo. Mas até agora só vimos os franceses e Paris pelo lado bom…. a melhor cidade, a cidade isto, aquilo e etc. Antônio, você já “passeou” pelos subúrbios desta linda metrópole? Não é tão lindo assim, não é mesmo? É como qualquer outra cidade grande da Terra. Moro em Moscou e aqui tem pão de queijo.
Pergunto como podem os 24 funcinários da France Telecom embarcar em um movimento de suicídio em série? Isto na terra da psicanálise, onde o povo é tão admirado (mesmo por seus defeitos), com a auto-estima tão alta. O que há de errado com eles, Antonio?
Parabéns pelo seu retorno!
Muito interessante e inteligente a sua lista com os motivos para admirar os franceses.
Mas penso que faltou mencionar que eles falam, talvez, o idioma mais charmoso e sedutor do mundo.
Eles fazem o melhor croissant do mundo! Fica difícil comer croissant no Brasil depois de experimentar um parisiense. Como ponto negativo destaco o fato dos taxistas não pararem fora do ponto. Está você congelando na rua, faz sinal, mas eles não param! Bufff!
AR: melhor é a chipa paraguaia, que parece com o pão de queijo e é muito popular aqui em MS. Se quiser minha mãe dá a receita, boa também é a sopa paraguaia, que não é líquida, apesar do nome.
Como disse Art Buchwald : “Os franceses pedem desculpas antes de pisar no seu pé “
Antonio!
Você falou nas óperas francesas, e eu deixei passar isso em branco! Deixei passar sem indicar “Platée”, de Jean-Philippe Rameau. Aproveite que você está aí em Paris e vá ao Palais Garnier para ver essa ópera agora, em dezembro (acho que amanhã tem uma récita e eu estou quase me abalando até aí só pra ver a récita do dia 30).
Diga-se de passagem, o cantor que faz o papel da ninfa Platée é um tenor escocês fantástico, chamado Paul Agnew. E a personificação da Loucura (”La Folie”), acredito que será a hilariante Mireille Delunsch.
Eu sou maluca por essa ópera. Talvez por achar que já fui muito “Platée” ao longo da minha vida, mas deixemos essa história de lado.
Enfim, Rameau é um dos motivos que me fazem adorar a França!
A vida é repleta de momentos inesquecíveis. O primeiro beijo, o primeiro carro, o primeiro emprego, a primeira viagem à Paris! Os franceses tem Paris. É de se admirar, mas não precisa gostar…
Antonio,
Sou amante da gastronomia. Uma boa razão para admirar os franceses sem gostar do modo deles, é a sensação indescritível de se comer uma baguete fresquinha e crocante no café da manhã em Paris! Não tem nada melhor, principalmente se for ao lado da pessoa amadal! Em contrapartida, quando vejo os franceses carregarem a divina baguete debaixo do braço, perco a vontade de comê-la.
Lula deve admirar os franceses. Mas alguém tem que avisar ao “cara” que nem Sarkozy fala “merde” em discurso público! Com educação, só baixinho no ouvido de Carla.
Caro Antonio,
Acrescentando ao seu comentário sobre aranha céus. Eles existem sim ! Mas estão confinados nos arredores da cidade. Veja o bairro de La Défense onde esta sendo construído o prédio mais alto da Europa a ser inaugurado em breve.
O que mais me impressiona aqui, na França, é o senso geral de bem estar da sociedade. As tais greves diárias sempre são em prol de alguma classe desfavorecida e melhores condições de trabalho, ponto este, aliás, a ser destacado: o francês é o que menos trabalha na Europa, quiçá do mundo! 35 horas semanais; ou como disse um leitor. Os “sans papiers” também fazem greve…
Diferente da mentalidade da maioria brasileira. o “dane-se o resto contanto que eu me dê bem”. Aqui não louva-se o rico só porquê ele é rico… Se for um rico ladrão, ele vai pra cadeia. No nosso país, infelizmente, se um cara é rico, não importa como ele conseguiu essa façanha, é louvado como um cara de sucesso.
Por fim, aqui político corrupto não tem vez. Se fez “M” não se reelege — a população tem memória política — e volta e meia acaba na cadeia.
Grande abraço,
P.S.: Saudades do pão de queijo do restaurante Plataforma, no RJ. Com todo respeito ao de sua mãe.
Sou jornalista, brasileira de São Paulo, e em 2010, fará 20 anos que moro no Sul da França. Não caberia aqui - o espaço é pequeno demais - escrever tudo o que eu penso dos franceses (estou até mesmo pensando em escrever um livro com mais de 300 páginas! O dificil vai ser encontrar um editor que queira publicá-lo). Porém, não quero deixar passar a oportunidade. Vou dizer três coisas sobre os franceses e as francesas:
1. eles têm sempre razão, sobretudo quando eles estão errados;
2. os homens franceses são os piores amantes que eu encontrei na minha vida (não são romanticos, não são sensuais, não gostam de tomar banho…);
3. as mulheres francesas morrem de ciúmes e de inveja das brasileiras. As francesas adoram o botox, o silicone e o laser. As brasileiras também. A única diferença é que as brasileiras assumem e as francesas não.
Gosto muito de Paris pois apesar de tudo, os parisienses são um pouco mais cultos que os franceses do sul. Gosto muito de pão de queijo também, mas o que me faz mais falta é o calor humano brasileiro.
Abraço e parabéns pelos artigos,
Silvana
Sou brasileiro, casado com francesa de origem vietnamita e moro na periferia de Paris, uma França a parte, onde o nível de vida é infinitamente mais baixo e o índice de desemprego figura entre os mais altos do país.
Estou falando de 20 minutos de trem suburbano rápido (RER) do Chatelet Les Halles, coração de Paris. Região onde a droga, a violência, os sem abrigo e assaltos são moeda corrente. Lugar que a França esconde bem para seguir vendendo ilusões e mentiras em beneficio de quem vive dela.
Os franceses são xenófobos. Eles gostam sim, dos estrangeiros que vem pra cá com a carteira cheia de euros para gastar e, 10 dias depois, voltam para o país de origem.
Os parisienses são totalmente sectários — diga aonde você mora e te direi quem você é.
A administração francesa trata os imigrantes recém chegados em situação legal — o meu caso — quase como criminosos.
Os franceses não reconhecem seu passado colonialista — a França é rica graças a miséria da África e da Indochina. Não reconhecem nem aceitam a miscigenação dentro do seu país.
Deve se ter cuidado com o sobrenome ao procurar trabalho na França. Se ele não for de origem francesa, você terá 80% menos de chance de conseguir emprego.
E foram os franceses que votaram no Sarkozy cujo governo nega asilo aos afegãos refugiados de guerra; que não legaliza africanos moram aqui e trabalham — em empregos que os franceses não querem — há mais de 8, 9 anos. Mesmo os que pagam impostos e cotizam na Previdência não tem documentos franceses.