Blogs e Colunistas

13/12/2012

às 19:50 \ França

Lula: Le Monde se vê obrigado a “descobrir” a corrupção e Dilma, a recorrer ao revisionismo histórico

Muitas vezes a ficha demora a cair, mas ainda não se tinha notícia de que, contra a Lei da Gravidade, ela tenha feito o caminho inverso. Ou seja, subido. O jornal francês Le Monde se viu obrigado a tratar para valer da corrupção no governo Lula. Até então, era um detalhe irrelevante, mencionado assim en passant, de passagem, nas reportagens em que o vespertino francês abordava assuntos brasileiros. Quase como um incoveniente, um estorvo. Em nenhum momento a corrupção no durante o governo Lula foi questão que mereceu reflexão detida no jornal.

Antes de embarcar para a terra de Joseph Stalin – o ditador soviético sustentava que, se a mentira fosse repetida várias vezes, encontraria incautos prontos a considerá-la a mais pura verdade –, a presidente do Brasil respondeu a perguntas do Le Monde. Na entrevista, não há uma linha sobre corrupção no Brasil. Depois da entrevista coletiva de Dilma Rousseff à imprensa no Palácio do Eliseu, na qual os jornalistas brasileiros questionaram a presidente sobre detalhes do depoimento de Marcos Valério, revelados pelo O Estado de São Paulo, o Le Monde fez um adendo com material omitido no corpo original da entrevista:

“O Brasil conseguiu conter a corrupção?”, peguntou o jornalista do Le Monde.

Dilma: “Não são as pessoas que devem ser virtuosas, mas as instituições. A sociedade deve ter todo acesso aos dados do governo. Todos que utilizam recursos públicos devem prestar contas. Caso contrário, a corrupção é beneficiada. É preciso ser voluntarista. Devido às novas tecnologias, o Brasil criou o Portal da Transparência, que registra, diariamente, todos os gastos públicos. Não tolero a corrupção e meu governo tampouco. Se há suspeitas fundamentadas, a pessoa deve sair. Bem entendido: não se deve confundir investigação e caça às bruxas, como acontece nos regimes autoritários e de exceção. Para concorrer às eleições, o candidato brasileiro deve estar em conformidade com a Lei Ficha Limpa. O Ministério Público e a Polícia Federal prendem e sancionam. E quem começou esta política foi o presidente Luiz Inácio da Silva.”

Bem, como é notório, a Lei Ficha Limpa foi aprovada devido à mobilização de milhões de brasileiros e criada a partir de projeto de lei de iniciativa popular. Mas a questão é a seguinte: por que a pergunta acima foi sonegada incialmente da entrevista? Por que foi um adendo posterior às revelações de Marcos Valério? Se o correspondente do jornal francês no Brasil e o autor da entrevista tivessem um décimo do interesse pela corrupção durante o governo Lula como o Monde tem pelas dos ex-presidentes franceses Sarkozy e Chirac, já estaria de bom tamanho.

De longe, alguns ainda acham que o Le Monde de hoje ainda é o Le Monde de outrora. Do jornalão que investigava os grampos telefônicos ilegais realizados  por um grupo de arapongas, instalado dentro no Palácio do Eliseu pelo governo Mitterrand, restou o nome mundialmente famoso. Hoje, o vespertino deficitário lembra de forma recorrente um panfleto de luxo da esquerda francesa.  Vide a cobertura partidária na recente eleição presidencial francesa. Bons repórteres, responsáveis pelo jornalismo investigativo do jornal, saíram do Le Monde. Juntos com colegas da revista Nouvel Observateur e do tabloide Liberation criaram um site na internet, o Mediapart. É dele que emergem as notícias mais reveladoras da política francesa.

Por Antonio Ribeiro

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Powered by WP Hashcash

49 Comentários

  1. Rojane

    -

    28/08/2014 às 11:43

    Já a alguns anos estamos sendo roubados na cara dura. Dá-se o nome de corupção para isso. Os corruptores, são nossos funcionários e nos deviam é servir pois são muito bem pagos por isso. Cabe a nós dispensá-los.

  2. Thereza

    -

    23/04/2013 às 21:57

    Que nojo. Um autêntica petista. O cinismo, a mentira, a cara de pau!

  3. Dionisio

    -

    20/03/2013 às 22:54

    Até quando temos que aturar esta corja do PT? Lula governou 8 anos no gógó. A Dilma metralha esta indo pelo mesmo caminho. Na verdade eles não tem tempo para governar porque a especialidade deles não é esta. Antes deles existia corrupção com a era Lula iniciou o saque aos cofres publico.

  4. Nei Mariense

    -

    17/01/2013 às 16:01

    O Nixon acabou com guerra do Vietnam, inseriu um gigante, a China, no cenario mundial e teve que renunciar porque disse que não sabia de nada sobre o Caso Watergate. No Brasil Lula que não fez grandes coisas diz não sabe de nada. Continua solto e dizendo bobagens.

  5. Joaquim Caldas

    -

    01/01/2013 às 5:48

    Só tô esperando a desmoralização do PT quando a verdade das U-Eletrônicas vier a tona.Dá pra desconfiar as amizades de Lula e Dilma com hackers internacionais? Você sabe quem é Marcelo Branco? Kevin Mitinick? Rchard Stalman? Estes três mosquiteiros são os responsáveis pela implantação das U-Eletrônicas no Brasil,nada confiável.Dilma nunca foi eleita pelo voto direto nem o Lula no segundo mandato.

  6. Gilvane Seibert

    -

    16/12/2012 às 10:39

    Quanto ao Corinthians é como tudo, se não brigar, se não se esforçar, não acontece, assim é que se faz é a garra a luta, isto cria campeões, como disse o Corinthians superou, brilhou, o Brasil tambem será assim, e nós vamos construir desenvolver este estado e condição.

  7. Valton

    -

    15/12/2012 às 10:22

    Caro Antonio Ribeiro: houve uma época – relativamente recente – em que o Le Monde era chamado pela “sinistra” de L’Immonde.

    Pela sinistra e também pela destra, Valton

    De Paris, um abraço

    Antonio Ribeiro

  8. Francy Granjeiro

    -

    14/12/2012 às 18:34

    Não vi essa matéria em nenhum outro jornal, só aqui.

    Bem, Granjeiro, confrontado com frase igual a sua, o Reali Jr, saudoso amigo e correspondente do Esdadâo e da rádio Jovem Pan em Paris, respondeu o seguinte ao seu editor:

    “É por isso que estamos aqui.”

    Obrigado pela leitua e envio do comentário.

    De Paris, um abraço

    Antonio Ribeiro

  9. Almir Bohana

    -

    14/12/2012 às 7:56

    A presidente da república, como de hábito, só fala mentiras.
    Todos sabem que a corrupção faz parte do governo do PT, inclusive o dela. Desde que era ministra da casa civil que a corrupção corria a
    solta. E agora, no governo dela, toda semana tem noticias de corrupção. Dizer que não tolera o corrupção é pura mentira de Dilma
    Rousseff. O maior corrupto do Brasil, Lula, é quem dá ordens no governo e ela aceita. Basta ver os escandalos envolvendo ministros e o
    caso Rosemary.
    O curriculum de Dilma Rousseff dez, e muito bem, quem ela é: uma mentirosa. Acredite nela quem quizer. Eu, não.

  10. Wemerson Breno

    -

    14/12/2012 às 7:48

    É muito asqueirosa a fala da Dilma sobre corrupção porque ela sai em defesa justamente de quem devia ser investigado que é o Lula!
    .
    Desde que ocupava a presidência são dezenas de acusações e declarações que precisam ser investigadas, mas é sempre “ah, o Lula não sabia”, “ah, ele foi traído”, “ah, isso é mentira”, “ah, isso não aconteceu”!
    .

    Que vergonha de você Dilma!

  11. Claudio

    -

    14/12/2012 às 7:20

    Então quer dizer que o projeto do trem bala “suprimiu” a estação em Aparecida do Norte.
    Será que isso foi determinado pelos “vermelhos”, em nome do “pais laico”.
    A estação em Volta Redonda, levará turistas para verem aço.

  12. JT

    -

    14/12/2012 às 6:52

    Interesses, interesses faz parte da vida atual onde , até a alma é vendida e as mães finam no décimo plano.

  13. Arthur

    -

    14/12/2012 às 6:33

    O Le monde que vejo aqui nas bancas é entulho.

  14. Jovino

    -

    14/12/2012 às 6:31

    Ora Dilma, quem tem um minimo de vergonha sabe que o PT não é um partido e sim uma quadrilha de malfeitores, a mais corrupta do Brasil em todos os tempos. O chefe do bando é o Lula, que sabia e ordenava a sujeira que vem emergindo todo dia. Blindado por uma cambada, até hoje está fora da cadeia. O PT e Lula são a maior vergonha do país a nivel interno e externo. Quem defende ou coloca panos quentes nos atos apoiados ou perpetrados pelo Lula é cumplice dele.

  15. zz

    -

    14/12/2012 às 6:17

    O artigo está bom. A foto da Dilma está péssima mas é o que ela merece. A França é o que sempre foi, vide Guerra Civil na Espanha e 2GM. E a descrição do Le Monde não podia ser melhor.

  16. Ney

    -

    14/12/2012 às 1:43

    O interessante que o Brasil ainda não é um país sério como afirmou Charles De Gaulle em 1963, no entanto, o Le Monde deixou de ser. Lá alguma coisa mudou e aqui nada.

  17. Ana

    -

    14/12/2012 às 1:03

    Então por que aquela cara de… na posse do Joaquim Barbosa?

  18. Fernando

    -

    14/12/2012 às 0:58

    Tá… transparência… portal da transparência… pensando aqui… vou dar uma ideia! Que tal colocar os gastos com os cartões corporativos gastos por nossas autoridades nos ultimos 10 anos no portal?! Vamos! Quero ver estas faturas no Portal da Transparencia!

  19. Queiroz

    -

    14/12/2012 às 0:56

    Sou leitor do Figaro, não acho que seja um jornal tendencioso. Apesar de cobrir bem o especto conservador, ele é bastante crítico. Por exemplo, essa confusão toda no UMP e as adesões ao FN estão muito bem cobertas. Falam claramente que Copé é teimoso e Fillon intransigente.
    Le Monde há muitos anos já perdera a credibilidade, está igual ao El Pais, um panfleto ideológico serviçal de linhas políticas anacrônicas.

  20. JT

    -

    14/12/2012 às 0:32

    Não existe corrupção no PT simplesmente porque o PT é o PT e o Pt é constituido única e exclusivamente de pessoas lindas, educadas, inteligentes, justas, honestas, competentes e incorruptíveis. Só é aceito no PT político honesto, trabalhador. O PT é perfeito, é verdadeiro e sem mácula nenhuma.
    Todos os ladrões, corruptos, feios, mal educados e mentirosos estão nos partidos de oposição!!!

  21. Rodolfo

    -

    14/12/2012 às 0:28

    ““Não são as pessoas que devem ser virtuosas, mas as instituições.”
    Como assim, cara pálida???

  22. Cristiano Arruda

    -

    14/12/2012 às 0:26

    E o escritório das Farc que está em frente ao dela?

  23. Zémanébrasileirodasilva

    -

    14/12/2012 às 0:22

    Dilma mente e o Le Monde por ser de esquerda finge que acredita.

  24. LG.RD

    -

    14/12/2012 às 0:14

    Além dos escândalos do mensalão, Erenice, Lulinha, Rosemary, Palocci, etc, tem também a transposição do Rio São Francisco.

  25. Denise

    -

    14/12/2012 às 0:00

    Dilma está escolhendo o seu destino quando defende Lula.

  26. Rolando

    -

    13/12/2012 às 23:50

    Ela diz que não tolera corrupção mas “nunca antes nesse país” se viu um governo com tantos corruptos pegos com a mão na massa, ela diz que não tolera corrupção mas faz parte de um partido que tolera e ainda apoia os seus corruptos e dos partidos aliados. Que jeito de não tolerar corrupção, hein?!

  27. Ronaldo

    -

    13/12/2012 às 23:49

    A Presidente Dilma Rousseff fala como se estivesse à frente de um governo do faz de conta. Ora, todos sabem da existência do mensalão, que ele se instalou no Palácio do Planalto, que o José Dirceu foi afastado por conta disto,etc. Logo, ela não poderia dizer que existe uma caça as bruxas como ocorre em países autoritários. O Brasil inteiro desconfia da participação de Lula no mensalão. O Marcos Valério foi o mentor financeiro de um esquema que beneficiou Lula e o PT. Quando o “amigo” do PT abra a boca e faz valer suas ameaças de incriminar Lula, vem a Presidente que é uma violência. Na verdade, a criatura está se virando contra o criador o que é o fim de toda relação nefasta e feita para enganar, assaltar e corromper os órgãos públicos. Na próxima viagem ela será interrogada e vai ter de se desdizer. Quem viver verá.

  28. Jandira 88

    -

    13/12/2012 às 23:40

    Antonio Ribeiro,

    Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do nazismo, irmão gêmio do comunismo, também usava do mesmo método: a mentira repetida mil vezes pode persuadir os bobocas de que é verdade.

  29. Mirtes

    -

    13/12/2012 às 23:35

    Se ela não tolera a corrupção ela deveria agradecer, pelo menos, com um sorriso igual ao da fotografia, ao ministro Joaquim Barbosa.

  30. flavio

    -

    13/12/2012 às 23:33

    Efetivamente, De Gaulle tinha razão, e os dois piores menos sérios do país viraram presidentes e um chefe de quadrilha.

  31. Roberto

    -

    13/12/2012 às 23:28

    A situação é tão ridícula no Brasil que sou obrigado a buscar informações em sites de jornais estrangeiros. Só para você ter uma idéia o Correio da Manhã de Portugal tem publicado mais notícias sobre a corrupção do que os veículos de comunicação daqui, exceto VEJA. Obrigado pela dica do site Mediapart, não o conhecia.

  32. Luiz Carlos David

    -

    13/12/2012 às 23:19

    Que aconteceu com essa senhora?

  33. PS

    -

    13/12/2012 às 23:14

    O que é que se queria que ela dissesse? “J’aime beaucoup la corruption!” Isso? Diz-se o que se quer! Acredita quem quer.

  34. Antonio Durão

    -

    13/12/2012 às 23:10

    É a brasilianização da França!
    É lamentável, parafraseando a Dilma

  35. Wilson Vaccari

    -

    13/12/2012 às 22:52

    E, obviamente, faltou falar dessa foto da menina dos paletozinhos vermelhos à la Mao. Parece que a dona tá se achando, ou será apenas truque do fotógrafo? Não é assustador ver que a nossa República está totalmente exposta a medíocres dessa pequeneza? Que preguiça imaginar quantos séculos ainda faltam para o Brasil civilizado…

  36. Tobias

    -

    13/12/2012 às 22:51

    Entre dez e quinze milhoes de euros o le mond recebe em forma de subvencoes por ano, assim como tantos outros jornais franceses que nao se sustentam mais. Em outros paises, jornais fecham as portas uns atras dos outros. Rabo preso.

  37. Dimas K. Deus

    -

    13/12/2012 às 22:34

    Foi o Lula, é? Sei…

  38. Rogério Mendes

    -

    13/12/2012 às 22:34

    Ninguém conta estas coisas aqui, Antonio. Endende-se melhor o babado. Obrigado. Legal o Blog de Paris!

  39. Carlos

    -

    13/12/2012 às 22:19

    Dilma disse: “Não são as pessoas que devem ser virtuosas, mas as instituições”.

    Pena que as instituições são feitas de pessoas! As instituições governamentais tem muito o que melhorar ainda….

  40. João Pedroso

    -

    13/12/2012 às 22:13

    Désolé, Le Monde. La France ne pareille pas un pays sérieux!

  41. Wilson Vaccari

    -

    13/12/2012 às 22:10

    Antonio Ribeiro, obrigado por desempenhar seu ofício com atenção. E pelo update sobre o Le Monde. É pena que a civilização francesa continue enigmática cá pelos arraiá como foi e era no século 18. Eu, particularmente, gostaria muito de saber, qual é a desses franceses, afinal? Me recuso a aceitar que eles engulam a fraude Lula assim entre um golinho de champanhe e outro. Vou ficar esperando outros updates.

  42. Renato

    -

    13/12/2012 às 22:07

    Você está dizendo que o Le Monde virou assim uma Carta Capital? É melhor ler o original, O Capital.

  43. Luiz Caldeira

    -

    13/12/2012 às 22:07

    A foto sem os retoques dos marqueteiros mostra a fisionomia real dessa senhora.

  44. Alonso Cortizo

    -

    13/12/2012 às 22:03

    Antonio a esquerda é corrupta e mentirosa em todo lugar, tanto faz aqui como ai na europa. Não é sintomatico a derrocada economica em Países onde os governos eram todos socialistas. Grécia, Espanha, Portugal apenas a Itália estava na mão do capitalista bandido Silvio Berlusconi. Não fico surpreso por o Le Monde, hoje na mão da esquerda, não fazer perguntas a nossa presidente sobre a currupção no Brasil. São todos farinhado mesmo saco.

    Alonso Cortizo

  45. Alexandre

    -

    13/12/2012 às 21:59

    Olha só quem fala em transparência! Notícia interessante publicada no blog do Josias: “MPF vai à Justiça para obrigar o BNDES a abrir dados sobre financiamentos com verba pública”. Por incrivel que pareça o banco estatal negou a informação (financiamentos com recursos do Tesouro) requerida pela procuradora da república sob a alegação de sigilo bancário!!! Ou seja, o cidadão não pode saber onde o BNDES está aplicando o seu dinheiro! Esse é o governo transparente do PT, “que criou o Portal da Transparência que registra diariamente, todos gastos públicos”, como disse a presidentA!

  46. João Alves Sena Filho

    -

    13/12/2012 às 21:55

    Cara de raposa bandida! Continue a defender aquele analfabeto e você irá junto com ele para o buraco.

  47. Jose Maria

    -

    13/12/2012 às 21:55

    É cinismo para ninguém botar defeito. Lula, segundo Dilma, é honra e da decência e ela, odeia a corrupção. Não tem jeito, temos que rir disso tudo. É uma piada dos quintos, vai ter senso de humor assim nas profundezas do inferno … é, a coisa é quente! Agora temos uma nova presidente, Dilma dos 800 aeroportos ou mais.

  48. JP de Melo

    -

    13/12/2012 às 21:50

    A Dilma vai mudar de partido? Eu nao tolero corrupcao

  49. Maria Cristina Anaripe

    -

    13/12/2012 às 20:25

    Dilma diz que não há nada mais a fazer.
    Cabral afirma que o governo do Estado entrará com ação imediatamente no STF.
    Parece até que quem governa esse país é o STF.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados