Blogs e Colunistas

13/08/2008

às 13:50 \ Esporte

Uma guerra bonita


Na primeira página do livro Regarding the Pain of Others — Olhando a Dor dos Outros — a autora americana Susan Sontag relata uma troca de cartas entre um advogado inglês e a romancista britânica Virginia Woolf. O advogado assuntava sobre as possibilidades de prevenir o começo das guerras. Woolf respondeu que guerra era coisa de homens. A maioria dos homens gosta de guerras, retiram alguma gloria e satisfação em lutar, sentimento que as mulheres não possuem. Este colunista já cobriu 10 conflitos armados, não sente nada parecido com a observação de Woolf. A coragem está em outro lugar. Por exemplo, levar a vida tendo cotidianos banais. Prefiro vôlei de praia feminino a guerra.

Foi uma beleza assistir a vitória da Geórgia contra a Rússia, nas areias de Pequim. Enquanto rolava o jogo, soldados dos dois paises trocavam tiros no Cáucaso. As “georgianas”, na verdade eram as brasileiras Cristine Santana e Andreza Martins, cujo apelidos são Saka e Rtvelo, juntos eles formam a palavra Geórgia, no idioma georgiano. As brasileiras foram convidadas a defender as cores da Geórgia pela primeira-dama do país —— Sandra Saakashvili, uma holandesa, ex-jogadora de vôlei. Cristine e Andreza naturalizaram georgianas há dois anos. Elas já foram duas vezes ao pais do presidente Mikheil Saakashvili, responsável pela invasão do enclave da Ossétia do Sul. No quadro de medalhas, a Geórgia esta na frente do Brasil. No campo de batalha, os russos obtiveram uma vitória em menos de uma semana. Mais isso, segundo Virginia, é conversa que anima os homens.

Por Antonio Ribeiro

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Powered by WP Hashcash

2 Comentários

  1. Eliza

    -

    21/08/2008 às 0:00

    Não conheço o livro da Susan Sontag, mas sua coluna me deu vontade de comprá-lo. Ela também é mencionada na entrevista sobre a Annie Leibovitz. Vc poderia escrever algo mais sobre “regarding the pain of others”? Gosto da sua análise. Aliás, também gostei da nova foto, mas quando tentei imprimir a página da coluna ela desapareceu na versão impressa, contrariamente às antigas colunas, com a antiga foto. Mistério?

  2. Flôr do Dia

    -

    13/08/2008 às 0:00

    Você é que é bonito !
    Com a sua sensibilidade e lucidêz .
    Mesmo se eu adoro Virginia Woolf !

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados