26/08/2009
às 18:39 \ Do leitorTeve mais público que Roberto Carlos

Leitor do blog DE PARIS na Veja.com, o escritor Paulo Coelho que até junho de 2009 vendeu 135 milhões de livros em 155 países e foi traduzido em 69 idiomas, afirma e propõe provar que o título de autor mais vendido no Brasil é dele. O escritor desafia cavalheirescamente Augusto Cury provar o contrário.
Paulo Coelho, em seu refúgio nos Pireneus, escreveu o seguinte ao blog DE PARIS:
Caro Antonio,
É ótimo servir de referencial do mercado, fico lisonjeado quando dizem que vendem mais que o Paulo Coelho.
Me lembro das comparações dos shows de Roberto Carlos no Canecão: quando um artista se apresentava lá, diziam: “teve mais público que Roberto Carlos!”. Alguns meses depois, outro artista subia ao palco, não se referiam ao anterior, e de novo diziam “teve mais público que Roberto Carlos!” A história de “teve mais público que Roberto Carlos” continuou por anos a fio.
Desde que estou no meio literário, outros escritores tiveram títulos que venderam mais que o que eu estava lançando naquele ano. Lembro de dois: Lya Luft e Luis Fernando Veríssimo, escritores de merecido sucesso. Mas continuo, com muita alegria, sendo o referencial de vendagem.
O mercado de livros é assim, as vezes o livro emplaca, outras vezes não. O meu livro “O Vencedor está só”, por exemplo, não emplacou no ano passado. Embora eu tenha colocado amor no trabalho e minha editora tenha feito uma promoção impecável.
Fiquei surpreso com a declaração de um colega autor, Augusto Cury. Ele afirma ter vendido “quase dez milhões de livros”, segundo reportagem da Veja.com. Fiquei curioso para saber como ele chegou a esse numero que lembra o “teve mais público que Roberto Carlos!”. Ele não forneceu os comprovantes.
A credibilidade de um escritor não está apenas no que escreve, mas também em tudo que diz. Acho bem pouco provável que o Augusto Cury tenha vendido “quase” dez milhões de livros em dez anos. Mas posso estar enganado. Eu e todo o mercado livreiro, que está rindo dos números fornecidos.
“Quase” dez milhões de livros significa “quase” um milhão de livros por ano, durante dez anos, o que já teria feito de Cury um sucesso em 1999. Temos pelo menos uma editora em comum e, pelo que apurei, ele terá que ter vendido muitíssimo em outras editoras para chegar a este número.
Fica aqui um desafio cavalheiresco: eu me proponho a solicitar a meus editores todas as notas fiscais durante estes dez anos. Chegaremos a 9,2 milhões de exemplares vendidos. Ponho minha mão no fogo.
Augusto Cury, autor que merece credibilidade até prova ao contrário, fará o mesmo para provar?
De Saint Martin, um abraço.
Paulo Coelho
Tags: Augusto Cury, Paulo Coelho


Macacos separados da mãe após nascimento têm mais chances de desenvolver doenças
DIU é mais eficaz que pílula para prevenir gravidez
Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed









Alemanha
Espanha
França
Grã-Bretanha
Itália
Portugal
Rússia
Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
97 Comentários
Dona Liza
-28/10/2010 às 17:52
Que conversa de “ego” é essa?
Gostaria muito que houvesse um desafio “cavalheiresco” real, cujas armas seriam lança-chamas.
Assim, poderiam acabar um com o outro, ambos queimados em suas poucas qualidades e patéticas vaidades.
E a Literatura poderia começar a respirar aliviada…
Fabio
-21/10/2010 às 17:10
Ridícula guerra de vaidades, considerando que são dois pseudo-intelectuais de mais rasteira ordem. Ambos escrevem mal, e para pessoas que não sabem o que ler.
Patricia Arrieche
-04/10/2010 às 15:31
Tenho todos os livros do Paulo Coelho, mas não gosto de todos. Ele e Augusto Cury são escritores diferentes. Cury escreve livros é auto ajuda. Sinceramente, com todo meu respeito, há livros dele que são muito chatos. Pode até ser que vendam em uma época que todo mundo é meio depressivo e cheio de problemas. Até nos preços dos livros a coisa vai longe: os livros do Cury são muito mais baratos! Os livros do Paulo Coelho, se não me engano, foram traduzidos em mais de 60 idiomas – o caso do Alquimista, por exemplo. E o Cury? Fica difícil comparar. Bom, entrei aqui para ler outra coisa e aproveitei para ler os postos mais comentados.
Cesar
-28/05/2010 às 14:31
Os dois autrores, deveriam vender livros em padarias, assim era só pesar e ver quem vendeu mais quilos de…
H. Molina
-18/05/2010 às 11:06
Meu comentário atrasado, mas ainda vale.
O Luiz Inácio tem mais público que o Fernando Henrique Cardoso, e dai? Isso não o faz melhor, apenas mais populista, (“malandro”).
Jota
-17/05/2010 às 14:36
O pacto do mago Paulo Coelho com Satanás há alguns continua. Sua alma é do devorador e em troca ele continuará sendo sucesso.
Luciana Junqueira
-12/04/2010 às 22:48
A Fogueira das Vaidades deveria ser o resumo desta ópera.
Como pode escrever livros e começar uma frase na nossa língua com um pronome oblíquo?
“Me lembro das comparações…”
O básico do básico! Tantos talentos desperdiçados e mais uma vez a conclusão é:
Sede é nada, marketing é tudo!
Parabéns pela habilidade em ganhar dinheiro, mas poupe-nos de comentários vaidosos e que dizem de suas inseguranças internas.
Walfredo de Freitas
-11/04/2010 às 21:02
Who’s care?
Lago Gonçalves
-04/04/2010 às 20:38
Quantidade, popularidade, não são definitivamente sinônimo de qualidade.
Paulo Coelho vende mais sim, porém, ele é o melhor escritor? Evidentemente que não é.
Lula tem alta popularidade. Na verdade, Lula brinca de governar. Basta ouvir seus discursos para constatar quanta besteira ele diz e faz, porém, o Brasil tem 51% de analfabetos funcionais. Lula distribui bolsas famílias a 13 milhões de famílias, o que significa beneficiar aproximadamente 100 milhões de pessoas, entre outros benefícios que ele dá as custas do trabalho e competência alheia.
Quanto vale de fato, a popularidade de Lula?
Wal Nogueira
-22/03/2010 às 17:15
Hmm, assim como Lula é o cara que mais fez obras / Estabilidade / crescimento do PIB / Redução de pobreza / Sei lá o que mais na história do planeta?
Falar por falar, o presidente fala todos os dias.
E a galera acredita.
Quanto ao Paulo Coelho, feliz dele que escreveu alguma coisa e ficou rico. Eu posso achar que seus livros são um lixo, mas tem gente que compra, então tem gente que gosta.
Jota Petropolitano
-10/03/2010 às 16:41
Paulo Coelho mostra a cara.
Confesso que nunca li nem vou ler nada dele.
Coelho acha-se o dono da verdade.
Onde está a humildade?
Ficou só nos livros?
Caco
-04/02/2010 às 20:07
Omnia Vanitas
O “Mago” e Cury deveriam parar com esses “desafios cavalheirescos” e comecar a ler o Eclesiastes.
“Vaidade, vaidade; tudo é vaidade!”
Como diria o bom poeta: cabotinagem pouca é bobagem!!!
Zeca Paredão
-26/01/2010 às 15:13
Li uma reportagem do escritor James Michener sobre o Caminho de Compostela. Vinte anos depois, apareceu O Alquimista. Enquanto lia a grande obra de Paulo Coelho, lembrava-me do relato do escritor americano. O autor brasileiro usou o esqueleto do relatório de Michener.
Jonas Silva
-18/01/2010 às 21:56
Caros,
O “x” da questão não é quem vende mais livro.
O Paulo Coelho é um escritor que merece todo respeito, mas escreve sobre coisas superflúas e exagera na parte mística.
Agusto Cury é outro escritor q merece respeito, que escreve sobre coisas que realmente importam e usa sua vasta experiência para ajudar o ser humano.
Augusto Cury = médico, psiquiatra, psicoterapeuta, escritor, desenvolveu a teoria da inteligência multifocal, sobre o funcionamento da mente,o processo de construção do pensamento e formação de pensadores.
Paulo Coelho = ………
Leopoldo
-14/01/2010 às 12:59
Isto é lixo literario, prefiro o velho Pequeno Principe. Lembram-se de Sidarta (Herman Hess), Admirável Mundo Novo (Aldoux Huxley), 1984 (George Orwell), dá de 100 a zero nesses romanescos descartáveis. Eu não recomendaria aos meus filhos e netos. Vamos lá, Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marquez), li há 20 anos e me lembro até hoje. Bons tempos quando se escrevia literatura.
Leopoldo
-14/01/2010 às 12:50
Do Paulo Coelho preferia a época que ele fazia ventar ou ficava invisível, pelo menos tinha mais inocência e originalidade. Agora com este ego do tamanho do nosso planeta e um conteúdo tão profundo quanto a superfície do mar enoja. A divergência aqui deveria pautar pela profundidade de conteúdo, ensinamentos. Parece a fogueira das vaidades.
Sir Daniel
-11/01/2010 às 17:52
É muito fácil lançar palavras rudes a quem gosta da paz. Recordo-me Golias prometendo a morte para Davi, quando, na verdade, a morte espreitava-o. Assisto aos queixosos apropriarem-se de pensamentos alheios no intuito de atacar o imortal Paulo Coelho e me preocupo. Qual é o dom que não deva ser manifesto na pessoalidade, na condição de humanidade, e ainda mais, no livre exercício do expor-se e aguardar as reações. Creio que “Sir Paulo Coelho” fez isso, e eu como irmão templário o saúdo nas três pontas do triangulo sagrado. In hoc signo vince.
Antonio Gonçalves
-22/12/2009 às 21:56
Entrei no blog para ler a noticia do voo da Air France, por curiosidade procurei o mais lido, e me deparo com o Paulo Coelho (que tambem deseja ser o mais lido, neste caso).
Não sei (e nao me interessa saber) se Augusto Cury afinal mostrou os numeros. Ele está no seu direito de dizer e deixar o onus da prova para os outros.
Mas o que me interessa saber, e isso sim, é por que as pessoas tem essa necessidade mórbida de insultar o Paulo Coelho.
a] Por que ele conseguiu o que todos os sub-criticos aqui nao conseguiram?
b] Por que o ditado árabe diz “os cães ladram e a caravana passa”, e a caravana do Paulo Coelho continua passando?
c] Por que fazer sucesso no Brasil é uma desonra, e ganhar dinheiro honestamente tambem?
Enfim, ao contrario do post do Erick, que eu não tenho ideia de quem seja, eu tenho muito, MUITO orgulho de ter nascido no país de Paulo Coelho, que mostrou ao mundo que não somos apenas carnaval e futebol. Como tenho orgulho de ter nascido no pais do Presidente Lula, que mostrou ao mundo que valemos mais do que muitos países pensavam.
Sugiro ao Sr. Erick trocar seu passaporte e pedir cidadania na Suiça, que tem vacas e chocolates, e mais nada.
Paulo Henrique Alves de Carvalho
-19/12/2009 às 16:45
Diferentes leitores leem diferentes livros. Assim como não voto no mais votado, não leio porque é o mais lido. Se for bom, é bom.
Brasil é país de massa inculta, infelizmente. Logo, aqui números são ainda mais relativos no que tange à qualidade. O bom de tudo isso é que pessoas estão lendo, esse é o primeiro passo para o aperfeiçoamento da questão: quem é o melhor?
Maristella Borges
-02/12/2009 às 23:25
Talvez 10 milhões de pessoas leram esses livros da seguinte forma: comprou um exemplar e o emprestou para 10 ou 15 colegas/amigos. Depois, o livro irá para o sebo. Tanto faz quem é o autor.
Helena Martins
-29/11/2009 às 15:55
Ainda bem que não sou leitora de nenhum. Quem vende mais o que? Porcaria literária?
Gabriel
-26/11/2009 às 14:24
Parem de discutir que vende e pergunte quem gosta e comecem a escrever. O dom literário é maravilhoso. Todos viraremos pó um dia. Sejam mais humildes
Adriano De Aquino
-22/10/2009 às 11:52
Essa peleja entre escritores é um exemplo contundente de como a sindrome da maioria afeta o cérebro. O sintoma mais comum dessa epidemia é manifestada quando autores transferem para os numeros o que não conseguem nas letras. Contudo, a literatura de mercado que produz mais lucro não é de nenhum dos dois. Pertence ao mago financeiro Michael Rubens Bloomberg.
Enrico Mires
-18/10/2009 às 6:22
Caro Antonio,
Quanta indigência intelectual !
Como se diz na França, “j’ai l’honneur et l’avantage” de informar que nenhum desses dois autores me deve o que quer que seja. Se os deles fossem os ùnicos livros disponìveis nas livrarias, eu optaria por ler listas telefônicas, com muito mais personagens interessantes.
Abraços,
Enrico
Marcos Azeredo
-05/10/2009 às 21:15
Quanta pobreza intelectual deste Paulo Coelho, ele deve estar preocupado porque seus últimos livros não vendem mais como antes, mas qualidade de um livro não é medida pela sua venda. Não leio nenhum dos escritores.
Erick Santos
-05/10/2009 às 20:57
Fico feliz em saber que não contribui com a compra de nenhum exemplar desse ser esquisito chamado Paulo Coelho. Como brasileiro não tenho nenhum orgulho dele ter nascido no mesmo país que eu e achei uma boa caricatura a fotografia que uniu na Dinamarca o Sr. Lula da Silva, o neo burguês travestido de defensor dos pobres que exala ignorância formal por todos os poros e o este Coelho, que tal a uma heroína sem rumo se diz defensor de um monte de causas vazias enquanto impõe pseudo incoerências existênciais e dispara flechas se acreditando ser o próprio cupido ou uma heroína clássica. Quanta asneira que só comprova: esperteza não necessita de inteligência para se criar.
Maria Fernanda
-05/10/2009 às 0:53
Com a publicação deste texto Paulo Coelho assinou seu atestado de infinita pobreza espiritual!
A mim não agrada a leitura de ambos, mas torço para que pelo menos o Augusto Cury não se encontre nesse mesmo nível de mesquinharia.
É lamentável essa postura do Paulo Coelho, já que ela é absolutamente incoerente com tudo o que ele escreve.
Será que não dá para ele aplicar o que escreve?
Teorias… quem quiser que compre!
Maria Luiza
-02/10/2009 às 17:03
Pode-se questionar a qualidade dos livros de Paulo Coelho. A vendagem mundial de seus livros no entanto, é inquestionável. Seu poder de influência em outros assuntos também. Pôde-se verificar isso hoje, na Dinamarca, na campanha do Rio pelos Jogos Olímpicos de 2016.
Diego Beunizan
-30/09/2009 às 12:25
Coitado do Cury, ainda tem que comer muito arroz com feijao pra querer se igualar ao Paulo Coelho. Mesmo que ele consiga vender o mesmo tanto um dia … Isso nao significaria que seus livros estejam a autura dos que escreve o Paulo Coelho.
Diogo Narareno
-28/09/2009 às 21:41
É lamentável que se discuta quem vende mais que o Paulo Coelho, quando temos escritores e poetas do porte de Guimarães Rosa, João Cabral, Drumond de Andrade, Quintana,etc
José Mancebo
-23/09/2009 às 22:05
No país do Big Brother, Augusto Cury, lamentalvemente será depreciado por muitos. Os seus livros tem um valor literarário inquestionável.
Ariel Costa
-23/09/2009 às 12:16
Paulo Coelho produz uma subliteratura para pessoas ingênuas ou sem formação literária. O que ele escreve parece-me baseado em versinhos bíblicos e revistinha de horóscopo. Ele é um grande comerciante e um espertalhão.
Antonio de Paula
-22/09/2009 às 11:13
Prefiro Milan kundera! Ou até memso J. K. Rowling que vendeu bem mais que esses dois juntos.
Marcos
-07/09/2009 às 17:38
Paulo Coelho, é para isto que você escreve?
Gilberto
-31/08/2009 às 17:22
Coisa mais estranha. Eles são escritores ou trata-se de quem conseguiu vender mais? Discussão deprimente, ainda que “cavalheiresca”. A pobreza intelectual é deprimente. Veja, Ângela Puccinelli, qualidade nada tem a ver com vendagem, admiração popular, quantidade. Fosse assim, Hitler não poderia ser criticado. Ele era adorado por seu povo, na época.
Ângela Puccinelli
-31/08/2009 às 15:30
Caros,
Discutir quem é bom ou ruim escritor é bobagem. Cada um vendeu milhões de livros, não interessa quantos milhões. Para estes milhões de leitores os autores são bons. Temos mania de achar que só o que gostamos é de boa qualidade.
Editora, acho ótima a discussão pela qual fala-se em milhões de leitores. Leitores, sabe? Milhões lendo… é tudo o que quero sempre ouvir: milhões estão lendo. Que sejam livros de Paulo Coelho, Augusto Cury ou dos meus autores. Leiam sempre, leiam muito.
Johnes
-31/08/2009 às 11:37
Grande Bastos! Disse tudo.
Bastos
-30/08/2009 às 17:26
Não sei quem é pior, o psicólogo auto-ajuda com histórias da Sessão da Tarde, ou o esotérico místico, leitor de horóscopos? Fico com nenhum.
Cesar Marx
-30/08/2009 às 14:27
Acabei de ler O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury. Nao gostei. Já li vários de Paulo Coelho, também nao gostei. Quem vende mais? Não interessa porque a questão não é dinheiro. O fato é que um não quer perder o torno e outro, quer ganhar. Qual a vantagem para quem lê? Nenhuma.
Holden Arruda
-30/08/2009 às 12:09
Já li bastante livros de Paulo Coelho, mas a realidade literária hoje é de Augusto Cury. Quanto ao nobre que perguntou quem era Cury? Basta procurar na revista VEJA a lista dos livros mais vendidos.
Holden Arruda
Imperatriz,MA
Jorge Gama
-30/08/2009 às 2:33
Eu prefiro ficar com uma leitura menos universal. Eu não tenho pretensões de ler alguém que é universal. Detesto algo que seja pretensamente universal. Universal, tô fora.
Milla de Almeida
-29/08/2009 às 19:27
Quem vende mais? Quem vende menos? Quem é mais orgulhoso e vaidoso? Bem, somos todos mortais.
Vitor Novaes Fonseca
-29/08/2009 às 15:37
Paulo Coelho vende porque sua obra é pop, universal. O sucesso dele é merecido.
Em qualquer beira de piscina de um hotel legal tem alguém lendo O Alquimista, leitura agradável e inspiradora.
Quem é Augusto Cury?
De Genebra, um abraço,
Vitor
Iara Fepasiso
-29/08/2009 às 15:26
Mesmo se esta informação fosse verdade, não adianta o quanto um escritor venda mais que Paulo Coelho, ele nunca chegará ao pés do Mago!
Natália Nolli Sasso
-29/08/2009 às 14:43
Fico chateada que a discussão se resume “a quem vende mais livros”. Este duelo não beneficia o leitor.
Elisa Veiga
-28/08/2009 às 19:49
E fácil jogar a notícia assim, sem fundamento, nem provas? E fica por isso mesmo?
Começo a gostar mais de Paulo Coelho!
Andrea Costa
-28/08/2009 às 16:08
Who is counting?
Elisa Veiga
-28/08/2009 às 6:57
Paulo Coelho agrada multidões. Fato. Roberto Carlos agrada multidões. Fato. O primeiro não é o melhor escritor nem o segundo o melhor cantor. Os dois são sucessos de público. Afinal, quantos livros vendeu Augusto Cury? Segundo a Veja.com não segundo ele, que aliás, ficou miúdinho no silêncio depois da proposta do Paulo Coelho
Leonardo
-27/08/2009 às 22:35
Pouco me importa quem tenha vendido mais. São dois autores bem mais ou menos tanto o Augusto Cury, como o Paulo Coelho. Apesar do Paulo Coelho ter vendido muito mais que o Jorge Amado, este último será sempre um clássico. A qualidade de um escritor, de um músico ou de um artista não precisa estar necessariamente atrelada à suas vendas. Os artistas que em geral são os mais aclamados nem sempre são os que adicionam mais conteúdo. Sem dúvida temos autores clássicos mais importantes que o Paulo Coelho com menos livros vendidos. Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, etc.
Pra mim isso é só uma briga de egos entre dois escritores que vivem a falar da importância de coisas não materiais e na prática, a coisa muda de figura.
Romão Martins
-27/08/2009 às 17:53
Antonio,
Além da foto maravilhosa você tem dado mostras de ótimo mediador.
Paulo Andrade disse tudo com claresa e razão.
Suscinto : escritores são artistas, portanto vedetes.
Vaidades não é bem o nome, mas promoção, isto é muito justo.
Elogiar a sua ignorância como o Lula elogia seu analfabetismo, não está legal.
Paulo Coelho faz seu papel: AGRADA
Suzana Linhares
-27/08/2009 às 16:40
Vivo em Mônaco, só tenho uma coisa a dizer sobre o Paulo Coelho: o nome dele no mundo da literatura aqui é tão conhecido como o da Coca-Cola no mundo das bebidas. Augusto Cury? Quem é? Desculpe, moro na Europa há 19 anos, nunca ouvi falar de Cury.
Antonio Ribeiro, De Paris
-27/08/2009 às 16:37
Cara Vanessa,
Obrigado pela leitura e envio do comentário.
Os livros do Paulo Coelho não tem qualidade segundo quem? Machado de Assis escreveu o seguinte no magnifico texto O Velho Senado: “Visões valem o mesmo que a retina em que se operam.” Os livros do Paulo Coelho parecem ter qualidade para 135 milhões de leitores.
A questão aqui é de outra ordem, está entre a mentira e a verdade. Augusto Cury declara ter vendido 10 milhões de livros, no Brasil, nos últimos dez anos. Paulo Coelho desafia Cury provar o que diz.
Segundo apurou o blog De Paris, Cury vendeu em torno de 700.000 livros nos últimos 4 anos, o período melhores vendas. Isso significa que ele teria que ter vendido, para fechar sua conta 9.300 livros nos outros 6 anos — os piores. Ou seja, 1,55 milhão de livros por ano, marca dificil de atingir mesmo em mercados literários com volume de vendas maiores que o brasileiro.
De Paris, um abraço
Antonio Ribeiro
Vanessa
-27/08/2009 às 15:29
Mesmo que o Paulo Coelho tenha vendido milhões não quer dizer que seus livros tenham qualidade. Não para mim. Li e não gostei, nunca mais comprei.
Luiz BsB
-27/08/2009 às 14:47
Sem entrar no mérito da vendagem do Augusto Cury, o Paulo Coelho, de quem sou leitor, tem uma qualidade muito benéfica. Ele tem coragem de se expor. O livro “O Mago”, de Fernando Morais, é uma prova. Merci, Monsieur Paulo et Monsieur Antonio.
Rita de Castro Morales
-27/08/2009 às 14:43
Eu ja li uns dez livros de Paulo e uns três de Cure. A indústria da projeção conveniente visa seus próprios interesses, sem se preocupar com dados verídicos. Mas ao final das contas ambos serão mais lidos aindas por causa desta polemica. Se abrissem as apostas para um e para outro, seria interessante. O favorito no caso giraria sua bengala e com um leve toque na aba da cartola fecharia o ciclo de contentamento com chave justa e reveladora.
Adorei a foto!
Paulo Coelho
-27/08/2009 às 14:02
Antonio,
Acho muito bem colocado o que o o Diogo Besson diz sobre as vendas de Chico Xavier. Sem duvida nenhuma, ele vendeu muito mais que qualquer escritor brasileiro.
E penso que nunca apareceu nas listas.
O ideal seria seguir o exemplo da lista do USA Today, a única com credibilidade nacional, que computa livros vendidos independente da época em que foram lançados. Um exemplo é “To Kill a Knockingbird”, de Harper Lee, que foi publicado em 1960 mas que continua lá, na lista oficial (701 semanas, pois a lista só começou a ser publicada em 1993).
A lista do USA Today é um exemplo para o mercado, mas ninguem segue tal exemplo, infelizmente. E assim temos um espelho das novidades, mas não dos livros que estão realmente vendendo sem ninguem saber.
Luana Grau
-27/08/2009 às 13:06
Espelho, espelho meu, existe alguém neste mundo com ego maior que o meu?
Caro Antonio,
Parabéns pelos excelentes artigos e por dar espaço a expressão de outras pessoas.
Paulo Coelho, autor consagrado pelo publico, não precisa provar nada a ninguém, pelo menos no que se refere ao número de livros vendidos.
Existe sim, polêmica em relação à qualidade de seus livros, que não vem ao caso no momento.
Francamente, atitude mais baixo nível do que dar declarações falsas e absurdas em público é a de desafiar alguém para provar que tal pessoa mentiu sobre si mesma ou sobre o sucesso de sua obra.
Nota zero para Paulo Coelho. Ele tem um longo caminho espiritual a percorrer até chegar a humildade.
Carlos Seixas
-27/08/2009 às 12:46
Quem é Augusto Cury, algum médico ginecologista ?
Anouk
-27/08/2009 às 11:06
Antonio,
Não fui clara no comentário anterior. O livro que tentei ler foi o de Paulo Coelho.
Helena Novais Maranhão
-27/08/2009 às 11:01
Eu li a Revolução dos Anônimos de Augusto Cury e o anterior: o Vendedor de Sonhos. Sinceramente entre o primeiro e o segundo senti que houve uma pressãozinha. O primeiro é um pouco melhor.
Fico intrigada com essa pressão comercial sobre os autores. O conhecimento virou um grande negócio. Foi-se o tempo onde os grande filósofos escreviam por amor ao conhecimento, à sabedoria.
Me entristeço ao ver autores brigando por postos comerciais de livros e não debatendo conteúdo e as idéias que eles mesmos escrevem.
Fico mais triste ainda (não é o caso dos dois e de alguns bons escritores) com pessoas que se auto denominam “escritores” e que todos os anos jogam livros medíocres nas livrarias. Atitude que desperdiça o conhecimento transformador, sabedoria que alimenta almas e milhares de árvores sem um fim nobre.
Saudade de Sócrates, saudade de Platão e Aristóteles. Tenho muita saudade dos filósofos livres das amarras comerciais. Muita saudade.
Ilton Santos
-27/08/2009 às 10:16
Dizem que papel aceita tudo. Apoiado Paulo Coelho. Vamos aos fatos. A polêmica valoriza quem não tem nada a perder.
Ana Margarida Ramos
-27/08/2009 às 10:12
Foi o livro O Alquimista que Bill Clinton tinha na mão, ao sair do avião não um livro de Cury. Palavras para quê?
Marcos Guimaraes
-27/08/2009 às 9:16
Mas é muito fácil para o Paulo Coelho ter vendido muito livro. Afinal, lembro-me que ha uns 10 anos ou mais comprei toda a coleção de Paulo Coelho através de um jornal de grande circulação, que os vendia a módicos 5 reais (que na época já era uma pechincha!) cada. Assim, qualquer um vende milhões. Posso garantir: sou louco por livros. Achei que, juntando todos, nao valiam 1. Li por curiosidade, mas nao me arrependi de doa-los a uma amiga, pois gosto de textos bem escritos.
Ricardo de Castilho
-27/08/2009 às 8:53
Li todos os livros do Paulo Coelho, do Augusto Cury apenas um! Não que ele seja ruim e não merecedor de aquisição ou atenção, mas não caiu no meu gosto. Ao menos comigo e leitores que eu conheço, o placar é de longe favorável ao Guerreiro. PP
Alexandre de Deus
-27/08/2009 às 8:32
Troco um pelo outro e não quero volta! Ainda não aprendemos “ver” televisão, quanto mais ler livros de qualidade.
Virginia
-27/08/2009 às 8:31
Em espanhol, Quixote, de Cervantes diz; “Ladran, Sancho… senial que cabalgamos!”
Antonio Gonçalves
-27/08/2009 às 8:21
Para ser absolutamente sincero, JAMAIS tinha ouvido falar de Augusto Cury. E nao teria ouvido se Paulo Coelho nao o tivesse mencionado. Por favor, Paulo Coelho, seja mais inteligente! Como voce diz, o guerreiro da luz escolhe seus adversarios.
E este sujeito está longe de ser um adversário à sua altura.
Paulo Andrade
-27/08/2009 às 8:05
Podemos até não gostar dos livros de Paulo Coelho, mas não podemos, como brasileiros, ignorar seu sucesso internacional. Ele não é só referência para os outros autores de best-sellers nacionais. Paulo é referência de líderes mundiais, atores de alta projeção, formadores de opinião. Isso não é para qualquer um. Paulo é citado permanentemente por gente que merece nossa atenção e respeito. Isso é um fato. Quanto a Augusto Cury – NUNCA ouvi falar! O que me espanta é a reporter Maria Carolina Maia, relatar que: “Com quase 10 milhões de livros vendidos no país na última década, segundo suas próprias contas, o psiquiatra Augusto Cury, 50 anos, se consolida como o maior “vendedor” editorial brasileiro desde o estouro de Paulo Coelho, nos anos 1990.” Então, ela não sabe fazer dever de casa? Não tem fontes? Não faz as suas próprias contas? Coloca a versão do entrevistado e isso vira verdade? Achei um vexame. Falta de profissionalismo. De qualquer modo, a reclamação de Paulo é legítima e concordo aqui com a leitora Tábata: A foto que ilustra o blog, é SENSACIONAL! Antonio Ribeiro além de escrever textos sublimes jamais deixará de ser um grande fotógrafo!
Anouk
-27/08/2009 às 7:51
Antonio,
Tentei ler um de seus livros. Resolvi não me torturar e desisti da leitura.
Paulo Coelho escreve e as pessoas gostam, o que nao faz dele um escritor de qualidade. No entanto, é quase certo de que seus livros vendam muito mais do que os de seu colega. A questao é numérica.
Shlomit Or
-27/08/2009 às 7:14
Quem é Augusto Cury? Eu nunca ouvi falar?
Suscinto
-27/08/2009 às 7:03
Nunca li Paulo Coelho, não calhou. Já tentei ler Augusto Cury, não deu.
Pelo triste espetáculo de vaidades ameaça-me continuar na ignorância.
Mau momento da literatura brasileira.
Tábata Paúl
-27/08/2009 às 1:02
O texto é muito bem escrito e sem dúvida cavalheiresco. O desafio é justo e o Paulo Coelho, corajoso e autêntico, está com toda razão de faze-lo. Adorei!
O Paulo é único!!
Ahhh e eu amei a foto! É muito linda!
Lineu Santos
-26/08/2009 às 23:34
Deixando de lado as rusgas de dois escritores maravilhosos, fico extremamente feliz que venhamos discutir sobre literatura nacional. Que essas questões cheguem as salas de aula de nossas crianças.
Marcelo Hest
-26/08/2009 às 22:45
O Roberto Carlos está em todas, hein? Até quando o assunto é venda de livros!
Sheila Renk
-26/08/2009 às 22:18
Corajoso e pacifico! “Um guerreiro da luz nunca desiste perante uma batalha. O Guerreiro da Luz é autêntico e real sem falsas imagens de si mesmo.” Paulo você é unico!
Diogo Besson
-26/08/2009 às 22:15
Uma questão. Será que existe método para aferir quantos livros o Chico Xavier vendeu? Escrevi recentemente um artigo no Colégio Espírita (http://www.colegioespirita.com.br) tratando da quantidade de livros psicografados por Chico Xavier. Uns 400. Não sei quantos exemplares foram repassados ao público. Mas deve ser número astronômico.
Adoro os livros do Paulo Coelho. Boto fé no que ele falou. Não conheço obra alguma do Cury. Mas 10 milhões é livro para caramba!
Abraço.
Sergio Tenorio de Souza
-26/08/2009 às 21:45
Paulo Coelho não precisa mais provar nada a ninguem, o cara conquistou o mundo. Quem fez?
O que me causa espanto é como a humanidade é estranha. Tomem Michael Jackson. A imprensa adorava tentar destrui-lo, bastou o homem morrer para virar deus.
Raulzito Seixas era visto como vagabundo, marginal. Hoje é amado.
Ignorem o que falam do Paulo Coelho. Um dia ele vai lá cantar novamente com Raulzito.
Neste dia, eles vão dar boas gargalhadas vendo lá de cima o povo comprando seus livros as duzias e dizendo: “ele foi o melhor”.
Janaina
-26/08/2009 às 21:37
Concordo e admiro a postura de Paulo Coelho. Digo mais, não se contam livros vendidos nem os compara. Um autor é reconhecido por quem mais interessa, o público. Por sua habilidade, seus pensamentos, e talento. Falo por mim: ouço com muito mais frequência pensamentos e raciocinios de autoria de Paulo Coelho. Não desmerecendo Augusto Cury, mas o “sucesso” de Coelho não tem medida no Brasil.
Alexandre
-26/08/2009 às 21:23
Sem dúvida o texto foi muito bem escrito, mas cada um deve ficar com seu cada qual! Por que gastar energia e tempo se preocupando com o outro? Cada um que se precupe em vender os seus!
Michael Forkert
-26/08/2009 às 21:20
Talvez com este pequeno “coup” de propaganda na Veja, o seu livro venda mais, não é mesmo intrépido arqueiro?
Caroline Paiva
-26/08/2009 às 21:06
Realmente, para ser um escritor de credibilidade, não basta jogar as palavras ao vento, provando um exibicionismo barato. É justo o desafio do Paulo Coelho. Sou professora formada, e sinceramente, tenho pavor da literatura de Augusto Cury, já os livros do Paulo, me fascinam. Não creio nos números que ele diz a Veja.com.
Alberto de Azevedo
-26/08/2009 às 21:06
O Paulo tem uma facilidade de se expressar com palavras que me impressiona. Flui tão bem os olhos no papel que, quando começo a ler, na primeira palavra já cheguei na última.
Quando assisti a entrevista do ator norte-americano Will Smith falando sobre o Paulo para Tavis Smiley (basta escrever o nome do apresentador e do Paulo no YouTube para assistir) e o quanto ele o admirava, entendi que o Paulo vendeu para cada um de seus leitores mais de um exemplar do livro. O mais fantástico é sua postura para nos apresentar sempre a verdade sobre sua vida. Como disse o Paulo: “A credibilidade de um escritor não está apenas no que escreve, mas também em tudo que diz.”
Mariana Santos
-26/08/2009 às 20:56
Falar o que para um sábio como Paulo Coelho? Está corretíssimo e muito digno em sua atitude. Ele prova mais uma vez que procura colocar em prática o que escreve! Sou fã!
Carlos Carvalho
-26/08/2009 às 20:56
Nao sei qual a polemica? Augusto Cury é mais lido no Brasil nos últimos 10 anos. Enquanto Paulo Coelho continua sendo o autor brasileiro mais vendido internacionalmente. Há que tomar em consideracão que Augusto Cury escreveu mais livros que Paulo Coelho, portanto aumentou seu volume. Entretanto, não importa quem vendeu mais, já que um dos temas em comum entre os dois é a humildade. Chega de vaidade.
Patricia O. C. Bastos
-26/08/2009 às 20:55
Justo! Sem comparações.
Karina Perussi
-26/08/2009 às 20:49
Paulo Coelho é Paulo Coelho. É até covardia comparar!
Orlando de Araujo Nespoli
-26/08/2009 às 20:10
Recuso acreditar em pirataria, sonegação ou mentira, bem aqui no nosso (ufa!) Brasil.
Michael Master
-26/08/2009 às 20:09
Putz! Compro todos livros dele. Nunca me decepcionei com o Paulo.
Antonio Ribeiro, De Paris
-26/08/2009 às 20:05
Caro Antonio,
Obrigado pela leitura e envio do comentário.
Jorge Amado vendeu em torno de 30 milhões, o segundo autor brasileiro mais vendido no mundo.
O primeiro é de longe Paulo Coelho, com 135 milhões. Isso até junho de 2009.
De Paris, um abraço
Antonio Ribeiro
Antonio Gonçalves
-26/08/2009 às 20:01
Jorge Amado, em toda a sua vida, nao vendeu mais de 30 milhoes de livros no mundo inteiro. Por outro lado, nao entendo esta atitude de Paulo Coelho de ficar brigando por números.
Luciana Montenegro
-26/08/2009 às 19:57
É isso aí Paulo, vamos aos ” fatos e dados”!
Alberto Benett
-26/08/2009 às 19:54
Talvez ele tenha trabalhado como balconista numa grande livraria, aí sim ele pode ter vendido 10 milhões de livros…
Di Guimarães
-26/08/2009 às 19:54
Justo… justissímo.
Cristina
-26/08/2009 às 19:43
Quem é bom de verdade não deve provar nada, mas tem gente que gosta de ficar falando, pois deixem falar. Paulo Coelho é sem duvida o maior vendedor de livros.
Marcelle Rodrigues
-26/08/2009 às 19:18
Acho justo.
Iago Souza
-26/08/2009 às 19:16
Uma interessante atitude do Paulo Coelho.
Desafiadora, corajosa, e acima de tudo, consegue ser pacífica.
Gostei também da forma como foi o post foi escrito.
Pilar Piedra
-26/08/2009 às 19:07
Claro que é mentira do Augusto Cury!