Blogs e Colunistas

02/09/2012

às 13:46 \ Brasil-2014

Brazuca, a bola da Copa do Mundo de 2014

A Copa do Mundo de 2014 já tem seu logotipo, seu slogan e, agora, sua bola oficial. Com 77,8% das preferências na votação popular realizada pela fabricante da bola, Brazuca foi o nome escolhido pelos torcedores. De acordo com a Adidas, que só revelará o desenho da bola no ano que vem, quase 1,2 milhão de votos foram computados, pela internet e nas urnas colocadas nas lojas da marca. As outras opções colocadas à disposição dos torcedores foram Bossa Nova (que recebeu 14,6% dos votos) e Carnavalesca (7,6%). Como a eleição foi promovida no país, e não entre torcedores do mundo todo, a escolha pelo nome que faz referência mais direta e óbvia ao Brasil é compreensível – ainda que, ao contrário da opção vencedora, os outros dois nomes tivessem significados mais ricos, como o ritmo e a musicalidade do brasileiro (no caso de Bossa Nova) e a maior festa popular do país (Carnavalesca). A própria Adidas confessou ter enfrentado problemas na missão de encontrar boas opções – afinal, a marca precisa registrar o nome da bola em dezenas de países diferentes, o que inviabilizou dezenas de outras alternativas cogitadas. A fabricante alemã de material esportivo é parceira tradicional da Fifa e fornece a bola oficial da Copa desde o México-1970, com o modelo Telstar (na foto acima, alguns dos modelos usados nos últimos Mundiais). Na Copa passada, na África do Sul, a Adidas amargou um vexame com a Jabulani, muito criticada pelos jogadores. O laboratório de desenvolvimento de produtos da empresa já trabalha há vários meses na definição do desenho e do material da Brazuca – tudo para evitar que o fiasco de 2010 se repita. A escolha do nome, portanto, acabou sendo a parte mais fácil do projeto da patrocinadora, que investe dezenas de milhões de dólares a cada Mundial – e depende do sucesso do produto para recuperar o investimento.

***

Entre novembro de 2009 e julho de 2010, o site de VEJA acompanhou os preparativos e a disputa do Mundial da África do Sul no Blog da Copa. Neste domingo, a 648 dias da abertura do torneio, marcada para 12 de junho de 2014, em São Paulo, o blog retorna, desta vez para seguir a contagem regressiva para a segunda Copa do Mundo realizada no Brasil. Até lá, você confere aqui as novidades sobre as seleções, os craques, os estádios e a organização do evento.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Powered by WP Hashcash

5 Comentários

  1. Osmar Dilama

    -

    04/09/2012 às 16:30

    Ainda bem que Brazuca, o nome da bola da Copa do Mundo no Brasil, foi escolhido por torcedores. Porque se dependesse da Seleção Brasileira, seria murcha, piada, furada ou mixuruca.
    http://www.osmardilama.com.br

  2. Publio Athayde

    -

    03/09/2012 às 10:01

    Estão sempre tentando reinventar a bola.

  3. Guilherme safatle Passos

    -

    02/09/2012 às 18:49

    O nome mais adequado seria CORRUPÇÃO

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

  4. João Pires

    -

    02/09/2012 às 15:21

    De péssimo gosto o nome. Será que os publicitários estão em crise de criatividade? Qual foi o critério para se chegar a este nome? Vi os outros nomes e também os achei fraquíssimos. Tá bom! não tenho nada com isto. Mas, já falei.

  5. João Pires

    -

    02/09/2012 às 15:20

    De péssimo gosto o nome. Será que os publicitários estão em crise de criatividade. Qual foi o critério para se chegar a este nome? Vi os outros nomes e também os achei fraquíssimos. Tá bom! não tenho nada com isto. Mas, já falei.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados