PATROCÍNIO

sábado, 19 de junho de 2010

Fifa engorda cofres. E a sede paga a conta

Dinheiro em caixa: alemães compram produtos licenciados em barraca da Fifa (Foto: Getty)

Um representante da Fifa revelou neste sábado que a entidade máxima do futebol mundial deverá abocanhar cerca de 3,2 bilhões de dólares com a realização da Copa do Mundo de 2010. O valor, disse o porta-voz Nicolas Maingot, é mais que suficiente para sustentar todas as despesas da Fifa pelos próximos quatro anos – tanto que a entidade promete investir 75% do dinheiro nos seus projetos de desenvolvimento da modalidade nos países pobres. A Copa é, com folgas, a maior fonte de receitas da Fifa, que cobra valores estratosféricos das empresas que desejam ligar suas marcas à realização do torneio.

Enquanto a dona da bola conta seus lucros com a festa na África do Sul, o país-sede faz as contas para saber qual será o real tamanho do buraco que o evento deixará em seus cofres. Os anfitriões torraram cerca de 8,3 bilhões de dólares para promover o torneio, e terão dificuldades para cobrir essas despesas – afinal, a África do Sul aceitou conceder inúmeros incentivos fiscais justamente para beneficiar a Fifa. A entidade teria recebido garantias de que não precisaria pagar impostos sobre a comercialização de produtos, direitos de transmissão e quase todas as formas de receita ligadas à Copa.

(Por Giancarlo Lepiani, de Johannesburgo)

    Deixe o seu comentário

    Powered by WP Hashcash

    10 Comentários

    1. Luciano Santana

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 9:33

      Essa tática de investir na África do Sul através da copa do mundo me parece boa, Mas como um país como a África de Sul pode recuperar mais de 8 bilhões de dólares em apenas um mes.

    2. Dilermando

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 10:42

      É a lei do mais forte.
      Isso também vai acontecer aqui no Brasil 2014.
      Coloca-se a azeitona na empada dos outros.
      Ganhar dinheiro as custas dos mais pobres é um ato não muito louvável.
      E viva o poder do $$$$$$$$$$$$$$$$$

    3. amaral dracena

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 10:46

      socorro daqui a 4 anos o fumo e aqui

    4. edilberto

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 11:11

      Vamos nos preparar…
      Daqui a quatro anos seremos nós a pagar “a conta”!

    5. Antônio João da Silva Santos

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 11:17

      É uma crueldade com o povo sul africano a realização de uma Copa do Mundo (uma festa para ricos) num país onde metade da população vive abaixo da linha da pobreza, estes 8,3 bilhões de dólares deveriam ser investidos em educação, saúde e segurança e não em estádios de futebol que depois da Copa ficarão às moscas.

    6. Antônio João da Silva Santos

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 11:29

      A Fifa deveria investir parte dos 3,2 bilhões de dólares que arrecadou com a Copa para minorar os efeitos da Aids no país sul africano, isto sim seria uma grande ação humanitária, já que eles vão deixar uma conta absurda para a população pagar.

    7. Edson Goes

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 16:41

      É a continuação da exploração do continente africano já tão sugado pelos europeus, mas agora legitimada e disfarçada com o “circus” na terra dos que não tem o pão.
      E vamos celebrar a realização da copa 2014….

    8. Biao

      | sábado, 19 de junho de 2010 | 18:34

      No caso do Brasil a conta e mais alta vamos gastar uma fortuna para fazer a coisa acontecer, depois outro rombo que vai para o bolso dos corruptos e nao para por ai porque vem apos a copa vem a Olimpiada no Rio, apos tudo isso com certeza teremos que pedir novamente emprestimo ao FMI.
      Que Deus em sua misericordia proteja nosso Brasil dos ratos de terno e gravata.

    9. Kowalski

      | sábado, 26 de junho de 2010 | 21:39

      O mais revoltante é saber que essa Copa no Brasil somente vai servir para enriquecer ainda mais os políticos canalhas daqui.

    10. Agenor Carvalho Caldas

      | domingo, 27 de junho de 2010 | 10:53

      É lamentável conhecermos a verdade das Copas, quando a entidade administradora aufere sozinha esse vultoso investimento sem nenhuma aplicação. No Brasil aonde a saúde, segurança pública, educação,transporte, saneamento,qualidade de vida precisam de rapida ação,vamos pensar nesses proximos três anos sediar a Copa e favorecer a FIFA. Minha opinião: O Presidente Lula deveria propor o ingresso dessa entidade no G8 (G9).


    Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados