Blogs e Colunistas

29/09/2009

às 19:20 \ Casamento

Contrariedade


Sou casada há quase sete anos. Meu marido tem uma empresa com um sócio e os dois decidiram que as mulheres não trabalhariam na empresa. Depois que eu tive a nossa filha, o mercado de trabalho se fechou para mim. Migrei da área administrativa para a comercial. Mas esta área pede um desdobramento de horário absurdo. Me rouba  tempo com a família, com a igreja e comigo mesma. Imaginava que quando a empresa do meu marido crescesse,  eu poderia trabalhar com ele, contribuindo para melhorar a nossa renda familiar. Nós temos quatro filhos (dois do meu primeiro casamento, um do primeiro casamento dele e um do casamento atual). Só que o meu marido não aceita. Insiste em manter duas funcionárias bem pagas.

Tenho  o sentimento de ser traída e me deprimo com isso. Ele afirma que a vida em comum poderia ser prejudicada se  nós trabalhássemos juntos. Que não dá certo porque tenho muitos defeitos e posso atrapalhar a sociedade. Somos muito felizes no casamento, porém eu estou amarga. Um ano e meio que eu não rio. Fico muito mal quando encontro algum conhecido que trabalha com a mulher. Preciso da sua  orientação.

Entendo que você esteja contrariada, mas não que tenha perdido a possibilidade de rir por causa da contrariedade. Duas pessoas podem se dar muito bem no convívio conjugal e menos bem no trabalho. Ser casado com uma pessoa e trabalhar com ela pode não ser uma boa solução. O ponto de vista do seu marido também é respeitável. Ele quer independência no trabalho e ponto. Isso não significa necessariamente que a esteja excluindo.

Você precisa se perguntar por que se sente excluída. Que relação o sentimento de exclusão tem com o seu passado. Sabendo, você poderá mudar e nada é melhor do que esta possibilidade. A mudança é o resultado de uma conquista e a prova de que estamos vivos. Aprender a mudar é uma grande arte. Quem pratica o tai chi chuan adquire a consciência disso. Os chineses são longevos por causa desta prática, que ensina a se deslocar e a se valer da oposição do outro em benefício próprio.

Além de se debruçar sobre a sua história, você pode perguntar ao seu marido quais os defeitos que ele vê em você no trabalho e  analisar a resposta dele. Saberá assim se a resposta é convincente ou não e tirará proveito disso.

Por Betty Milan
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Powered by WP Hashcash

24 Comentários

  1. Mauro Telles

    -

    07/11/2009 às 12:15

    Queres separar duas pessoas, una-as em casa e no trabalho. É tiro certo, como todo avião que sobe desce, e esse desce fazendo muito estrago.

  2. sued Jose Tormann Macedo

    -

    21/10/2009 às 16:30

    A senhora em questão sabe perfeitamente que o marido conhece seus defeitos. O jeito é fazer uma autocrítica, analisa-los e exclui-los com vontade e determinação. Uma conversa inteligente traz boas soluções. Silenciar e fazer ver que voce é util pelo exemplo prático é outro meio para leva-lo a aceita-la como funcionária ou colaboradora da firma. Tome conhecimento do que ocorre na empresa comparecendo de vez em quando, e sugerindo idéias inovadoras. Não se entregue ao mutismo. Sorria em qualquer circunstância. Ha um sorriso para cada situação, saiba- usa-los. Não tem cara feia que resista a um belo sorriso e argumento que não caia diante de um. Vá em frente que de atrás vem gente!

  3. Paulistano 50 anos

    -

    16/10/2009 às 23:35

    Casal trabalhando junto não dá certo. Tive uma empresa de representação e minha mulher foi trabalhar comigo quando perdeu o emprego. Fechei a empresa.
    Minha filha, fique em casa, aproveite a vida. Cuide das crianças, vá estudar, faça caridade ou voluntariado.

  4. MARIA JOSÉ

    -

    16/10/2009 às 16:43

    Como tudo na vida é simples, não? Basta praticar tai chi chuan e todos os problemas serão resolvidos. Afinal, segundo a colunista, a longevidade dos chineses se deve a tal prática. Quais são os dados científicos em que se baseia para fazer tal afirmação? Veja bem que nos poderia poupar de tais bobagens.

  5. Carla/Miami

    -

    06/10/2009 às 14:48

    Ninguem pensou nos quatro filhos do casal?
    Sera’ que ela nao tem trabalho suficiente em casa?
    ou deixa tudo em maos das empregadas?
    Ser uma mae dedicada e uma esposa feliz nao te traz alegria alguma?
    Tem que comecar por ai, o resto e’ desculpa.

  6. Ann

    -

    06/10/2009 às 10:34

    Concordo plenamente com o marido da consulente. Poucas coisas desgatam e comprometem mais o relacionamento de um casal do que trabalhar junto. Os problemas do trabalho invadem a casa, e os problemas da casa invadem o trabalho. Além disso, ele tem o direito de querer um espaço seu, preservando o ambiente do trabalho da presença da mulher. Por último, será que o perfil profissional e mesmo comportamental da mulher se ajusta ao negócio? Ele tem todo o direito de se fazer esta pergunta, e chegar a conclusões negativas – como parece ser o caso.

    Na minha opinião, a consulente precisa parar de se aborrecer desta forma e procurar novos horizontes. Se as vagas na área comercial exigem mais dedicação do que ela consegue oferecer, que tal procurar outros caminhos? Que tal procurar um emprego onde se possa trabalhar por meio período? Ou como autônoma, administrando melhor os seus horários? Que tal abrir um negócio próprio? Ou prestar um concurso público em uma área cuja jornada de trabalho seja um pouco menor e fixa, sem sobressaltos? Que tal dar aulas particulares de alguma disciplina que ela conheça bem? Enfim, não faltam opções. A consulente só precisa decidir se vai à luta ou se prefere passar o resto da vida exigindo do marido o que ele não tem obrigação nenhuma de dar.

  7. Zanelli Gomes Alencar

    -

    04/10/2009 às 20:17

    Os chineses são longevos por causa desta prática, que ensina a se deslocar e a se valer da oposição do outro em benefício próprio. Esta informacao e cientifica? acho que e um chute, se nao for gostaria de saber a fonte desta informacao. E apenas para tirar a minha duvida. obs: a pontuacao do computador que estou usando quase nao existe, por este motivo as faltas.

  8. Lucival

    -

    02/10/2009 às 14:54

    Concordo com as colocações da Maria. Se o marido pode dedicar-se integralmente à empresa, por que a consulente é obrigada a arrumar um emprego cuja jornada seja compatível com as obrigações familiares ? Por que o marido, que teria mais flexidade (pois é dono), não compartilha tais obrigações ?
    Se a consulente não pode trabalhar na empresa do cônjuge, então que o marido volte mais cedo para casa quando ela tiver que trabalhar até mais tarde em outro emprego ! Talvez essa seja uma forma de a consulente mostrar ao marido a complexidade da situação. Arrume outro emprego e faça-o ver que a atenção à família ficará prejudicada.

  9. eujatedisse

    -

    02/10/2009 às 12:30

    Sinceramente? Acho que ela está magoa porque está se sentindo desprezada pelo marido. Acredito que na cabeça dela passam as dúvidas: por que ele não quer lá? Será que pensa que eu não sou capaz para o trabalho? Será que tem algum relacionamento com uma das outras funcionárias?
    Aiaiaiaiaiaiaiaiaiiiiiiiiii…. a melhro coisa seria ela procurar um emprego longe do marido ou como já disseram, estudar para um concurso público… tenho dito!

  10. Nina

    -

    02/10/2009 às 0:15

    Se voces ainda estão felizes no casamento, devem isso ao seu marido, que deve ser muito tolerante, coitado! ter ao lado uma mulher amarga que não ri há um ano e meio, e voce ainda quer ir trabalhar lá? misericórdia, o pobre deve ter calafrios só de pensar, o que voce poderia fazer lá dentro?, ainda bem que ele é sensato,
    Trate-se pois voce precisa, procure outros caminhos e lembre-se que paciencia tem limite, cuidado!
    Se quiser manter uma vida saudável e feliz ao lado dessa familia que voces formaram, acabe com esse egoismo.

  11. marcelo

    -

    01/10/2009 às 21:08

    Que chatisse esse pessoal mandando a consulente “se tratar”. Não veem que é isso que ela já está fazendo aqui??

  12. Maria

    -

    01/10/2009 às 15:14

    Penso que a questão é que esta mulher só tem como opção trabalhar com o marido, já que todos os outros empregos exigirão o que ela não pode dar, isto é, tempo e dedicação – como ela mesma escreveu. Trabalho com mulheres casadas comprometidas com os maridos e com os filhos, posso afirmar que sempre um lado fica prejudicado. As conversas são sempre as mesmas, as leituras não vão além de livros infantis e os filmes, vistos no cinema, são também aqueles dedicados ao público infantil. As desculpas são sempre as mesmas para justificar o trabalho incompleto e muitas vezes, fracos, que apresentam: os filhos estavam doentes, a reunião na escola que não puderam faltar, o marido exige atenção e por aí vai. Todos sabem que penso muito em me aliar com uma mulher casada quando tenho que desenvolver um trabalho em equipe,e não faço a mínima questão de esconder isso. Raramente uma mulher comprometida com o lar tem tempo para um trabalho mais “pesado”. Só vi isso acontecer quando a mulher ainda tem a mãe viva que se dedica inteiramente aos netos. Diversas vezes tenho que lembrar a todos que, ser solteira sem filhos, não é motivo para que eu assuma todos os compromissos que, digamos, ficaria difícil para as casadas. É um verdadeiro inferno, mas como costumo ser extremamente competente, não há quem possa comigo. Por isso, reafirmo o que disse, só há uma opção para a consulente: trabalhar na empresa do marido.

  13. Carla

    -

    01/10/2009 às 12:29

    Voce vive tao bem no seu casamento, como pode deixar que isso interfira de tal maneira na sua vida. Trabalho em uma empresa familiar e vejo como é dificil a relação de trabalho e familia, é uma mistura constante de sentimentos. O ideal é voce esquecer essa ideia, ja que seu marido se encontra bem resolvido e posicionado, e ir em buscar de um outro trabalho. Garanto a voce que sera bem mais feliz do que manter essa insistencia. Busque, crie, transforme…. Boa Sorte!!!!!!!!!!

  14. Luca

    -

    01/10/2009 às 10:04

    No mínimo ela é egoísta, do tipo que só olha o próprio umbigo, daquelas bem chatas. Vá se tratar antes que o seu marido encontre alguém legal de verdade.

  15. Ricardão

    -

    30/09/2009 às 22:53

    Marido(ou mulher) que convida o outro pra trabalharem juntos tem probabilidade grande de dar certo: sabe porque? Com certeza,um outro nem vai ligar se aquele par faltar(ao trabalho). Motivo terá, justificativa nem vai precisar.Outros empregados, que tambem querem, que vão se danar.Ora, porque? a empresa é familiar!!!! AGORA,consideremos uma empresa Mista: vamos impor a entrada de um membro da familia, p.ex. mulher de um dono(caso da consulente). Imagine vc.(ou)ele, faltando ao serviço por um motivo qualquer ou necessario? Um outro dono vai com certeza, questionar. E com razão.Qualquer outro subordinado tambem vai querer o previlegio: motivo? Com certeza terá :mulher(homem)de chefe pode ! eu nao?! É o começo do fim: pronta a derrocada da hierarquia e a bagunça e insatisfaçao instalada. E o outro sócio resmunga, e é nariz torcido da mulher de cá e o demais empregados de lá. Ou achas que um dia ou outro nao vais causar insatisfaçao nos outros empregados? Quem viver verá: Em empresa, Sra. a inveja é o que mais tem; comparaçao é eminente.Gostou da 1a.opçao do caos empresarial que a Sra.pretende ? ou quer mais?
    Peça então, ao seu maridão pra comprar a outra parte do sócio e aí a Sra. pode ser a Rainha do pedaço.Virou empresa familiar.Aquele caso incial. Mas vá la e trabalhe:Senão a empresa quebra. E prepare pois qualquer subordinado vai ficar comparando o tempo todo seus previlegios. Lembre, se fizeres tudo certo,nao faltar um dia siquer: “nao foi mais nada que SUA obrigaçao”.Alias a empresa é sua! Pelas costas, seus outros empregados dizem receber pouco e sem nenhum previlegio, ninguem vai ficar lá rendendo um bom trabalho e sem perpectiva na hieraquia. Subir como? empresa familiar tem Sindrome de Vampiro: só sabem sugar o sangue dos outros.E’ a 2a. opçao que a Sra pode criar.Gostou? ou ainda quer mais?
    Criança adoeçe e tem reuniao escolar, titia vem visitar, sogro(a)quer ir em sua casa almoçar! E vc. nao vai receber ou faltar na Empresa? do seu marido?! Que isto? Voce é uma escrava do marido- empresario?! instiga os rejeitados.Istalado aí outra rusga: dessa vez FAMILIAR.
    Como dizia a Vovó: “tas procurando chifre na cabeça de cavalo”. Quer trabalhar? Vá procurar, em outro lugar, mas longe de onde poderas ser “comparada”, cobrada ou apedrejada…Quer mais, ou tá bom assim?

  16. claudia

    -

    30/09/2009 às 21:25

    Uma pessoa CAPAZ de ficar um ano de tromba (seja qual for o “bom” motivo) é uma pessoa doente: emocionalmente doente, moralmente doente, mentalmente doente e acima de tudo sem perfil de profissionalismo. A cada dia dessa tromba amarga, seu marido vê o QUANTO está certo de manter alguma distância saudável do seu egocentrismo, da sua INCAPACIDADE de lidar com contrariedades e da sua performance em fazer pressão psicológica enquanto as coisas não caminham do SEU jeito… certamente ele faz isso como único recurso de continuar casado c vc… ele é um cara do bem!
    Por Deus, acorde e vá se tratar com urgência, e leve a sério o seu tratamento, ok? tente ser feliz com sua vida e vc vai sofrer menos pela felicidade alheia… pq bem q vc queria q as funcionárias dele se dessem mal, que ele se ferrasse na mão delas, de modo que vc pudesse ser “chamada”… não é? cuidado c a inveja além de matar seu sorriso pode deixar vc fisicamente doente tb!

  17. M.

    -

    30/09/2009 às 16:24

    Eu entendo a posição do marido. Conheço vários casos em que trabalhar juntos foi a causa de muitos desentendimentos entre casais.
    É claro que há casos em que marido e mulher comportam-se muito bem como sócios, mas acredito que a maioria das pessoas não sabe separar o companheiro de vida do chefe ou subordinado.

  18. Silvia Leila

    -

    30/09/2009 às 16:14

    Engraçado…Eu tenho a vida que voce quer, e não é a melhor opção.
    Claro que não deu certo com o sócio, eu praticamente o tirei da empresa(tinha sérias razões pra isso) mas mulher e sócio é uma combinação que nunca deu certo.Amo trabalhar com meu marido, pro relacionamento foi ótimo, mas acho pouco pra mim…queria mais, queria uma “real” independencia.Voce tem tudo pra estar bem, vá à luta por sí mesma, isso é pura insegurança.
    Pense bem, ficaria muito cômodo pra sua vida profissional, estar com ele…Busque as respostas dentro de voce, na verdade está se sentindo incapaz de conseguir algo melhor…medo…insegurança…Vá fundo e encontrará respostas, depois disso é arregaçar as mangas e….AGIR!!!!

    Boa sorte!

    PS: Ele tá certo!

  19. Nádia

    -

    30/09/2009 às 12:45

    Seu marido tem razão.Não é bom para o casal trabalhar junto.Os problemas se misturam,o relacionamento se mistura e tudo vira um inferno.Hoje você não ri,trabalhando com ele como seria???

  20. Joana

    -

    30/09/2009 às 11:23

    Nunca é tarde para ir atrás dos nossos sonhos…
    Vc não quer e não fique parada, se deseja trabalhar, se interiorize, e vá atrás, estude, busque, com serenidade e sabendo o que quer. Quando estiver atuando profissionalmente verá o quanto tempo vc se dedicou a vc mesma, e o quanto tempo valeu a pena seus esforços e se sentirá bem pela sua conquista.
    Mais uma, até pq como vc já falou, é feliz no casamento, tem filhos, só falta a atitude em aceitar o óbvio… nem sempre é interessante trabalhar com o esposo.
    Voltar pra casa e ter o que contar seu dia a dia será enriqueceder para toda a sua família… pq os filhos crescem e vão seguir o aprendizado doméstico.
    Volte a sorrir e acredite na sua capacidade de conquistar seu lugar no mercado profissional.
    Só veja antes qual o que vc deseja se encaixar…e lute por isso.
    A sua amargura deve ter alguma causa… só vc sabe… qto ao trabalho prossiga na busca. Isso é viver, mas sem neuras.
    Espero ter contribuido.

  21. PAULO ROBERTO

    -

    30/09/2009 às 7:04

    Betty,
    Quer me parecer que a moça não atentou para o fato de que seu marido tem sócios na empresa e, que se ele coloca-la pata trabalhar lá, imediatamente, terá que aceitar as mulheres dos outros sócios. Não dá, é simples assim. Sempre quis ter uma filha e dar-lhe o nome de minha avó – Maria Paula. Só que a avó da minha mulher se chamava Carlota Olinta. Hoje tenho uma filha que se chama Maria Tereza. Carlota Olinta não dá, é simples assim. Imagino o inferno em que este pobre marido vive tendo que aturar a tromba da frustrada que, se quer mesmo trabalhar, pode muito bem buscar um emprego em qualquer outra empresa do mundo e deixar o coitado viver e trabalhar em paz. Concorda ?

  22. César / BH

    -

    30/09/2009 às 1:06

    Apenas para complementar: compreendo que a família nesse caso possa ser prejudicada. A presença da mãe e seu acompanhamento é fundamental na educação, mas, ainda assim, é o bem star de vocês dois o que importa para o bem em conjunto, de todos. Talvez você não seja a mais competente nas finanças, mas seja ótima mulher, mãe e esposa e isso é um grande mérito. O seu marido não a trocaria por nenhuma das outras duas funcionárias. Não vai nessa onda, porque a perda pode ser muito maior e prejudicial para a família. Crescer profissionalmente, atualmente, no Brasil é tão difícil. Apoie o seu marido e pai das crianças e deixe a empresa nas mãos deles. Imagine se a liquidez piora justo na hora que você inicia a sua carreira por lá. Agora, se ele for um PULHA (é outra história) dê a linha nele e parte pra outra sem pestenejar. A vida é curta e precisamos avaliá-la sempre com a consciência de que somos pequenos e efêmeros. Novamente, boa sorte!

  23. César / BH

    -

    30/09/2009 às 0:50

    Betty, ótima resposta! A pergunta que precisavámos fazer é muito anterior a esse casamento. Por que ela acha que a reivindicação dele é sem sentido? Evitar a família no trabalho é uma condição legítima e não faz o menor sentido não rir por mais de um ano por causa dessa situação. Se no casamento os dois vão bem, espere, então, por alguma oportunidade de emprego fora do seu relacionamento. Existem empregos bons se você for competente na sua área. Não tente interfirir o seu casamento com a gestão do empreendimento do seu marido e seus sócios. Pra quê? Trabalhar e contar os “causos”que ocorreram no seu trabalho, no final do dia, é libertador e prazeroso. Te dou uma dica: ser solteiro é péssimo. Encontrar alguém que seja ao menos suportável é tarefa das mais difíceis hoje em dia. Desapega e parte para a sua independência profissional. E crie a sua família em armonia e, principalmente, risos. Sorriaaaaaa!!!! Ah, Boa sorte!

  24. Guilherme

    -

    29/09/2009 às 20:09

    Um ano e meio sem rir … imagina ficar ao lado de uma pessoa assim !! Tem que trabalhar na empresa do marido ? Estar com a pessoa 24 horas por dia ? Essa irritação crônica iria facilmente mudar de local (casa-empresa). Não acho saudável misturar familia com ambiente de trabalho. Seria bom ela aproveitar o tempo e estudar, quem sabe um concurso público ou um emprego que possibilitasse um engrandecimento para o casal (uma troca de experíência no fim do dia, que tal ?). Ele me parece prudente. Ela poderia ponderar mais.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados