24/03/2009
às 8:22 \ ArquivoA filosofia naturista
Estou preocupada desde que percebi que minha filha, o namorado dela e as crianças, um menino de doze anos e uma menina de nove, tomam banho juntos nus. E também brincam na cama do casal… Gostaria que VEJA fizesse uma reportagem sobre este tema, pois observo que hoje em dia isso é comum. Gostaria de abordar o assunto com minha filha, mas sem parecer moralista.
Bem faz você de não querer ser moralista. Para tanto, precisa vencer o preconceito em relação ao corpo nu, que os antigos, por exemplo, não tinham. Sabia que do século II até o século IV, os romanos, sem excluir os cristãos, banhavam-se nus em banhos públicos? Que, na Grécia, a prática de esportes sem vestimenta era usual? Quanto ao nosso índio, ele sempre andou nu. A grande surpresa do descobridor ao chegar foi o sexo exposto da índia, que paradoxalmente o liberou. Lembra da Carta de Pero Vaz Caminha? Refere-se assim ao episódio: "…e suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tinham nenhuma vergonha."
Para vencer o preconceito pode ser útil estudar a história da roupa, que tem muitas funções. Entre elas, a de esconder o sexo para evitar ou para estimular a cobiça. O véu com o qual a muçulmana cobre a cabeça serve para protegê-la do desejo masculino. Já a lingerie serve para excitar, para despertar a fantasia sexual.
Sua filha e o namorado são adeptos do naturismo, um modo de vida no qual se busca uma harmonia com a natureza. Uma das principais atividades do naturista é o nudismo em grupo, uma atitude que pode encorajar o autorrespeito, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente. Quem trouxe o naturismo para o Brasil foi a atriz Luz del Fuego. Para ela, a indumentária não era necessária à moralidade do corpo humano, que não tem partes indecentes, a serem escondidas.
Claro que a posição do naturista não é fácil. Luz del Fuego foi brutalmente assassinada. Mas é uma posição que se sustenta e obedece a normas éticas, que devem ser respeitadas e difundidas. O Brasil hoje tem 110.000 seguidores dessa filosofia de vida, que é a da sua filha. Conversando com ela sem preconceito você vai saber o porquê da sua escolha e vai ficar em paz. Conversando como quem ama, ou seja, sem exigir nada, aceitando o que ela pode e quer te dar.












Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
86 Comentários
Jeovane
-03/05/2011 às 18:18
A mãe esta certa de ter suas duvidas levantadas, mais preste mais atenção nos comportamento das crianças com ele, e quando as crinaças estiverem loge dele pergunte-as do que ele brinca com elas quando estão juntos?
A pedofilia é uma coisa muito mais muito comum de acontecer. Eu nunca fui vitima direta de um pedofilo mais só sofri assedio, e não foi pouco não!
Então sempre tenho duvidas pois pode ser e não pode ser!
sofia
-28/06/2010 às 13:23
Puxa, que lindo, fico emocionada. É o ser humano, cada vez mais evoluído… Tudo é natural, puro, belo. Crianças cada vez mais inocentes, adultos cada vez mais responsáveis. Somos todos anjos peladinhos, né?
Acorda Betty! Esse caso cheira a falso liberalismo e a uma tremenda hipocrisia.
LEONARDO
-22/06/2010 às 21:06
EITA POVO QUE NÃO SABE LER!
1- Nus é quando eles tomam banho.
2- Quando as crianças brincam na cama do casal, não está escrito que é nu.
E PARA O POVO QUE NÃO SABE RESUMIR:
- Não dá para saber se os filhos são dela ou dele…
Norberto
-20/06/2010 às 18:40
Não sei porque é difícil de notar, mas eu não sou índio, nem tenho hábitos de índio nem vivo no meio de índio.Andar nu não faz parte da minha vida nem dos meus costumes, vou me obrigar a ir contra minha própria natureza pra satisfazer meia dúzia de imbecis politicamente corretos?Na sociedade atual andar nu é uma coisa fortemente sexual sim, essa mãe tá certíssima de desconfiar desse pedófilo, o erro dela é pedir conselhos pras pessoas erradas.
Fabiana
-17/04/2010 às 16:31
Não sei se esta é uma filosofia ou não. Eu também me preocuparia. Nas crianças, por exemplo, a gente dá banho. Mas depois para, porque eles vão crescendo… e deve haver um limite, até para não confundir os papéis. Para que eles não se confundam. A sexualidade é um processo que deve ser trabalhado com muito cuidado, sob pena de sérios problemas futuros. Já vi mães que até hoje enconstam nas partes íntimas dos filhos, como se eles não tivessem crescido. E acho um grande absurdo. Mais do que isso: uma anomalia. Já presenciei o próprio filho, já adulto, tentando colocar limites, que não soube impor lá atrás.
jordana
-09/02/2010 às 3:06
É bom lembrar(para aqueles que adoram “princípios”,valores…”) que quando se trata de princípios bíblicos,por exemplo,em Gênesis o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus,que portanto viviam naturalísticamente Adão e Eva,e com a aprovação Divina!Tal conduta era pautada, simplesmente, pelo fato de serem perfeitos e não possuirem pensamentos pecaminosos.Então como julgar pessoas em pleno século XXI com pensamentos tão próximos aos de nossos únicos ancestrais possuidores de perfeição Divina?Fazer um julgamento que ataque vilmente a conduta dessas pessoas,é para mim,uma demonstração de inteligência atrofiada pela ignorância,de pensar eestudar melor as questões da vida,e espírito pecaminoso(como reza o velho dito popular:mente poluída!).
jordana
-09/02/2010 às 2:46
Betty acho que você está certíssima.Precisamos avaliar as tais filosofias de vida do ponto de vista da origem histórica do homem,e não do ponto de vista das contruções sociais.Parabéns por fundar todas as suas análises temáticas seguindo essa linha de sensatez,pois acredito que dessa maneira você se posta muito bem em relação a suas contribuiçoes no sentido de não disseminar qualquer tipo de preconceito.
Boa Vista-Roraima
Paulo
-20/01/2010 às 16:27
Peço desculpas antecipadas pela “cabeça suja” e pelos preconceitos relativos à esta situação, mas…
Mas sou pai. Criei um casal de filhos que resultaram em adultos bem-resolvidos e equilibrados. Então não posso concordar com a colunista. Esta jovem mãe está, sim, expondo os filhos a uma situação de óbvio risco. O rapaz é bom caráter? OK, mas….. Já dizia a sabedoria popular: “a ocasião faz o ladrão”. Por quê não explicar às crianças o conceito de naturismo (se isto é realmente tão importante assim…), e deixar que elas formem opinião mais tarde, já mais maduras?
Roberto Pereira
-06/12/2009 às 1:15
O que mais me deixa horrorizado não é a eminência de sexo entre jovens.
É essa hojeriza maluca que uns e outros tem pela simples possibilidade de que jovens, de qualquer idade, possam ter qualquer tipo de prazer. Especialmente sexual.
Onde vocês estão com a cabeça?
Pior: quem é que foi que plantou tanto lixo preconceituoso? Decerto foi a mídia alucinada, não é?
Entendam de uma vez, crianças velhas e amedrontadas: sexo não degrada. Não estrupia, não deteriora, não arrebenta.
É uma necessidade fisiológica como outra qualquer e que, se bem direcionada, faz milagres coma psique de muita gente!
Mas é complicado quando você banca o macaquinho amestrado e se pela de medo com a simples menção da palavra “sexo”, ainda mais entre os jovens que vocês acham que são puros e castos…
E não são.
Freud já falou da fase anal, do prazer que até os bebês sentem, orgasmos e tudo.
Eu não estou dizendo que se deve instituir a bandalheira.
Mas também não podemos agir feito galinhas covardes que saem cacarejando feito loucas quando a raposa do sexo deixa seu feromônio ideológico no ar!
Somos pessoas dotadas de cérebro e, portanto, devemos usa-lo mais e começar a pensar por nós mesmos. Não pelo o que a mídia diz ou deixa de dizer.
E atente para o fato de que o “pedófilo” se transformou no novo fantasma a inserir horrores em sua mente atordoada: antes, o grande fantasma era o “comunista”, o “devorador de crianças”.
Hoje é o “pedófilo”.
Há gente safada que abusa de criança, com certeza.
Mas isso não é motivo pra se fechar os olhos e achar que crianças e adolescentes não gostem ou mereçam desconhecer o sexo.
Comece a se livrar de sua paranóia e desligue a TV!
Se livre desse lixo e passe a pensar por si mesma.
bianca silva
-21/11/2009 às 23:47
Aos 17 anos me apaixonei e me entreguei de corpo e alma a um namorado que provou ser um grande cafajeste. Desiludida, me mudei sozinha de Ponta Grossa, no interior do Paraná, onde vivia com meus pais e meus irmãos, para Curitiba, para trabalhar, estudar e tentar esquecer a decepção amorosa. Arranjei um emprego de telefonista num grande banco e só pensava em trabalhar e na faculdade que comecei a fazer. Eu era tão dedicada ao trabalho que me tornei, com o passar do tempo, numa “workaholic”. Era uma forma de esquecer o ex-namorado e o trauma, mas isto fez com que em pouco mais de dez anos, com menos de 30 anos de idade eu atingisse o posto de sub-gerente geral de um setor importante.
Foi então que me dei conta que os meus hormônios começavam a reclamar a falta de um relacionamento amoroso. Descobri, então, o quão difícil é para uma mulher de 30 encontrar um homem disponível. Principalmente no meu caso, pois sei que não sou uma mulher muito atraente. Não sou gorda, tenho cintura, seios pequenos, minhas pernas não são finas, mas não sou do tipo que chama a atenção dos homens. A cada dia que passava eu me sentia mais carente e mais desesperada por um homem.
Num domingo de manhã, numa palestra de auto-ajuda para funcionários de várias empresas, um jovem engenheiro puxou conversa comigo. De início parecia apenas uma conversa casual. Ele me falou que era recém-formado, que era de outro estado e que estava na cidade trabalhando tentando estabelecer-se. Convidei-o para almoçar lá em casa. Na época, meus pais e 2 das minhas irmãs moravam comigo em Curitiba e tínhamos o hábito de convidar conhecidos do interior para almoçar conosco.
De repente, mais rápido do que pude perceber, nos envolvemos. Eu me deixei levar de tal maneira que logo estava na cama com ele. Um dia me convidou para um cinema, num outro me chamou para um lanche e num outro eu estava no apartamento dele. Na primeira vez eu estava muito tensa que nem consegui aproveitar o encontro, mas no encontro seguinte relaxei e senti como era gostoso ser acariciada por um homem, ser beijada com paixão, e ser penetrada de tudo quanto é jeito. Se por um lado foi um período tão delicioso, por outro lado as vezes eu me sentia a mais mundana, a mais deprava das mulheres. Em menos de 3 semanas que eu o tinha conhecido, já tínhamos feito sexo de tudo quanto é jeito, inclusive oral e anal… Nunca fiz tanto sexo, nem quando casei com outro homem poucos anos depois. Se deixasse por conta dele, um garoto de 23 anos, faríamos sexo todos os dias. No início do nosso relacionamento eu o visitava 3 vezes por semana no seu apartamento e ele sempre queria que eu passasse a noite com ele às sextas-feiras. Quando isto acontecia, fazíamos sexo 2, as vezes 3 vezes por noite. Freqüentemente ele me pedia sexo oral e anal. Eu achava que seria nojento e que me machucaria, mas logo comecei a gostar e nunca o negava a ele.
Mas nosso relacionamento não deu certo. Com o passar do tempo percebi que eu era apenas mais uma de suas transas, mais uma de suas “comidinhas”. Ele era muito jovem e só queria saber de sexo. Eu já queria um relacionamento mais estável. Acho que ficamos juntos por mais de um ano, até que eu comecei a me relacionar com um homem mais velho, viúvo e que se tornou meu marido. Mas isto é uma outra história.
paulo cesar pereira
-20/11/2009 às 12:30
Eu estou cansado é desta libertinagem que os liberais com toda a sua capacidade de convencimento e de estarem na mídia, colocam sobre a sociedade. Estamos vivendo um período em nossa sociedade desestruturada, desequilibrada, e porquê não dizer, psicopata, onde tudo pode. Os valores antigos estão sendo deixados de lado. Eles estão sendo chamados de preconceitos. Até que ponto realmente a sociedade de antigamente era melhor do que a de hoje conforme citada por você? Citando Roolo May, que diz que o mundo não cresce num sentido unilateral, temos visto que crescem as coisas boas e as ruins, ou inadequadas, ou não saudáveis. A sociedade atual está oferecendo o que uma parte de todo ser humano deseja – liberdade total. Entretanto, a necessidade também de proteção ou de pertencimento continua em nossa natureza. Se o mundo for dominado pelos liberais, como uma boa parte da mídia manipuladora propõe, a orgia será instalada. E em parte ela já está, mas só em parte. E graças a Deus que ainda existem pessoas que procuram conciliar o desejo de liberdade com os valores que precisamos para melhor viver em harmonia.
Regina Klepstad
-12/11/2009 às 14:06
ACORDA BETTY!!!!
Berenice
-17/10/2009 às 0:22
Betty! Em que mundo voce vive?
Uma mae tem que proteger os filhos(as), principalmente dos namorados.
luziaá
-22/09/2009 às 13:28
Caro Delmonte, por experiencia própria ja presenciei fatos ocorridos de grupos religiosos que, tiravam a roupa para liberar mais a comunicação com Deus, e o que acontecia era um grupo de pessoas assexuadas se deleitarem com o momento. O homem em si etero não consegue controlar o desejo que aflrora dentro de si com imagens de corpos nus, isto é instinto, e por essas imagens a mente começa a trabalhar para conseguir o intento (predação). São fatos e não viagens se estudarem a natureza humana, verá que o homem desconhece os próprios limites, portanto alguem para conseguir esses estados de nirvana pureza, controle dos propios desejos, deverá viver sublimar, isto é viver constantemente ou seja 7 horas por dia em oração, ou meditação para atingir esse grau tão elevado e dificil de renuncias pois através de uma renuncia será seguido de tantas outras, bom não alongarei mais o assunto, por ser por demais complexo. Quanto a voce Betty, comentar o assunto com sua filha não vejo problema algum, pois se voce é da filha e não esta sentindo bem com a situação, sente com ela e conversem, afinal uma pitada de maturidade sempre faz bem, se os pais não tem a liberdade de discutir situa~çoes que acontece na familia, para que existe pais, além de dar amor, carinho, não podem intervir em algo incomum, será que são apenas chocadeiras? pedofilia, aids e outros problemas psicologicos e psicossomáticos, não merece atenção? procure ver o que levou ela sua filha a tomar essa atitude, e só assim terás um resultado que te traga decisões e resoluções satisfatorias, um beijo fica com Deus.Ps não sou nenhuma solteirona recalcada, e nem alguem preso em convenções, penso em lidar quando se trata de pessoas com muito cuidado.
Rapha
-21/09/2009 às 0:16
não sou liberal demais, mas concordo com betty em alguns aspectos, mas não podemos nos basear nos costumes antigos para viver os dias de hoje, nada sei, apenas acho que não é de bom modo agir dessa forma perante os filhos, pois ser nudista é uma questão de escolha, e para se escolher esse estilo de vida requer ser adulto, já criando pessoas assim não teriam a opção de ser ou não, seria uma questão de naturalidade, e isso fere o direito de escolha dos tais.
Marcio
-19/09/2009 às 17:26
maldade, pureza, moral… é só nisso que o povo daqui pensa.
Tô cansado do cristianismo e seus valores.
As pessoas imaginam muito, fazem suposiçoes sobre a convivência do casal e as crianças. Ninguém aqui conhece essa gente. A única pergunta da avó a Betty era saber se ela deveria ou não conversar com a filha. Olha só no que deu! Todo mundo metendo o bedelho e fazendo mil e uma suposiçoes.
Se cada um cuidar do que é seu, já será um bom começo.
Silvia Leila
-03/09/2009 às 10:48
Meu irmão tentou transar com minha irmã qdo criança, minha vizinha de 16 engravidou do irmão de 18, minha sobrinha foi doada aos primos e amiguinhos pelo próprio irmão de 10, ela então com 7….
Tudo isso existe! preciso falar da pedofilia reinante? Meu enteado tentou mexer com minha filha…
O naturalismo seria lindo se todos tivéssemos a mente pura, infelizmente não é o caso, acho que deve lidar com essas questões com mais cuidado.Tem um monte de padrasto e pai comendo as filhinhas, e isso é mais sério e próximo de nós do que se pensa. Não gosto da ideia, não por falsa moral, mas para evitar por em risco, aquilo que não podemos perder….
Edi
-29/08/2009 às 12:01
Betty, gosto de sua coluna, e tenho pontos afins com você, nós sabemos da sabedoria profusa que cabe em autoras como Clarice Lispector e M. Duras. Mas, sinto-me à vontade para dizer de sua precipitação cega ao avaliar esse caso como uma “posição naturalista”. Há tantas entrelinhas nessa questão e a sua resposta, além de simplista, foi de uma estranha e gratuita cumplicidade com essa mãe que “naturalisticamente” partilha a companhia de seus filhos com o namorado.
Abraços do Piauí.
Ana Maria
-24/08/2009 às 1:50
Voce já leu Francoise Dolto? Uma realmente grande psicanalista francesa. Coitada dessas criancas….
murilo
-20/08/2009 às 9:59
carrisma betty,gostaria que comente o sexo entre dois irmaos,como e isto ,e uma doenca,ja me falaram em complexo de electra,por favor coloque uma luz neste tema,eu passei por isto,e gostaria de um esclarecimento.
danilo
-19/08/2009 às 14:36
Robin Wright Penn pede divórcio de Sean Penn Por Ricardo Bairos (19.ago) Parece que desta vez é para valer. Robin Wright Penn entrou com o pedido de divórcio de Sean Penn no dia 12. A atriz e o ator estão juntos desde 1989 e casaram-se em 1996. Nos últimos tempos, eles entraram com pedidos de separação duas vezes, mas houve reconciliação logo em seguida. Na edição de setembro da revista “More”, no entanto, a atriz disse que seu casamento acabou mesmo. “Eu sei o que eu não quero.” O casal tem dois filhos: o garoto Hopper Jack, de 16 anos, e a menina Dylan Frances, de 18. (Planet Pop) CÉLINE DION ESTÁ GRÁVIDA (19.ago) Céline Dion está grávida pela segunda vez. A cantora canadense, de 41 anos, anunciou que ela e o marido, seu empresário, René Angelil, vão ser pais novamente. Depois de muitas tentativas de engravidar durante seis anos, ela deu à luz o menino René Charles oito anos atrás. Desta vez, ela fez tratamentos de fertilidade em Nova York. (Planet Pop) JOE JONAS SERÁ JURADO DE “AMERICAN IDOL” (19.ago) Joe Jonas será um jurado especial de “American Idol”. O cantor dos Jonas Brothers está confirmado como parte do júri das eliminatórias de Dallas do “reality show”. Ele aparecerá ao lado de Simon Cowell, Randy Jackson e Kara DioGuardi no programa de TV da Fox americana. Os Jonas Brothers estiveram em “American Idol” na final da sétima temporada do programa, em 2008. Victoria Beckham, Katy Perry, Shania Twain e Mary J. Blige também farão parte do júri temporário, no lugar de Paula Abdul, que anunciou sua saída do “reality show” recentemente. (Planet Pop) ENTERRO DE MICHAEL JACKSON SERÁ APENAS PARA FAMÍLIA (19.ago) Michael Jackson será enterrado no Forest Lawn Memorial Park, em Los Angeles, no dia de seu aniversário de 51 anos. A cerimônia privada do dia 29, às 10 horas, será no mesmo local em que ele foi velado no início de julho. Apenas parentes e amigos muito próximos estarão presentes no enterro. O cantor morreu em 25 de junho de uma parada cardíaca. Um comunicado da família Jackson confirmou os detalhes do enterro e agradeceu o apoio de fãs do mundo inteiro “neste momento de dificuldade”. (Planet Pop) BRITNEY SPEARS APARECE DE BIQUÍNI NA TV (19.ago) Britney Spears apareceu de biquíni na TV na noite de ontem. Em um segmento pré-gravado, a cantora leu o quadro “Top Ten” do talk-show de David Letterman. Sentada em uma mesa, de biquíni, a cantora revelou sua plataforma política para a presidência americana no “The Late Show”. Ela disse que Diddy seria o vice-presidente e que os Estados Unidos passariam a invadir países mais divertidos, “como Cabo”, uma referência ao balneário de Cabo San Lucas, no México. A cantora, que acabou recentemente a perna européia da turnê “Circus”, começará uma nova série de shows na América em 20 de agosto. (Planet Pop) MICHAEL JACKSON TINHA COMEÇADO A TOCAR PROJETO DE GRIFE (19.ago) Michael Jackson tinha planos de virar designer de moda. O popstar estava trabalhando em uma parceria com Christian Audigier, designer da marca Ed Hardy, para criar uma coleção própria. Mais de 100 peças já tinham sido aprovadas pelo músico e devem ser lançadas no futuro próximo. Entre elas, estão luvas cobertas por cristais, meias, uma jaqueta vermelha (à la “Thriller”), camisetas, um cinto e até guarda-chuvas. O designer disse que está em negociações com os representantes do espólio do cantor para lançar a grife, mas nada foi finalizado até agora. (Planet Pop) MÉDICO DE MICHAEL JACKSON COLOCA VÍDEO NA INTERNET (19.ago) O médico particular de Michael Jackson fez sua primeira declaração pública desde que começou a ser investigado pela morte do popstar. O dr. Conrad Murrray colocou um vídeo no YouTube em que agradeceu a todo mundo que tem dado apoio a ele e disse que vai superar esta fase. “Contanto que eu mantenha Deus no meu coração e vocês na minha vida, vou ficar bem. Já fiz o que podia. Contei toda a verdade e espero que a verdade prevaleça.” O médico falou inglês com um forte sotaque caribenho, de sua infância passada em Granada e Trinidad and Tobago. Murray pode ser acusado de homicídio culposo (sem a intenção de matar) por ter administrado o poderoso anestésico que teria causado uma parada respiratória no cantor. (Planet Pop)
danilo
-18/08/2009 às 12:00
discordo
daniel
-31/07/2009 às 12:01
um colega disse que vai arrajar para mim o ambiente php…
vai mandar um link por e-mail…
daniel
-31/07/2009 às 10:44
eu sou o daniel, tenho 22 anos, sou estudante e estou desenvolvendo um trabalho na faculdade.
jose
-20/07/2009 às 16:30
Tenho trinta e dois anos, sou casado há seis e não tenho filhos. O meu relacionamento afetivo com minha esposa é bom, o sexo não. Ela não me procura, resiste e só cede pedindo para “terminar logo”. Quando eu era adolescente, eu era o patinho feio. Sempre rejeitado até para dançar. Cresci sendo desprezado pelas mulheres, porém não estou suportando a rejeição da minha esposa.
Ela diz que dói, incomoda, e eu percebo que é ruim para ela. Problema ginecológico ela não tem. Só que não consegue relaxar e nós somos obrigados a usar lubrificante íntimo. Minha esposa, aliás, não deixa que eu a toque. Sente cócegas com as minhas carícias. Depois de muita insistência da minha parte, aceitou começar uma terapia e está se tratando há um ano.
Mas nós viajamos nessas férias e ela resistiu a todas às minhas propostas (quatro em 30 dias). A cada dia que passa eu a vejo mais como amiga e menos como mulher. Tenho medo de procurar uma amante e a única saída que vejo é a separação. Conversamos sobre o assunto e ela se desesperou. Me pediu paciência. Não sei se sou capaz disso e não sei se ela vai melhorar, porque é muito religiosa. Eu que já a procurava pouco, não a procuro mais e tenho vergonha de me despir na frente dela.
Será que o meu casamento acabou? Devo me separar?
Ju
-17/07/2009 às 8:48
Moderador, cadê meu comentário?
Ju
-15/07/2009 às 16:34
Sinceramente… acredito na pureza das crianças, mas de adultos globalizados? Realmente nossa sociedade não está preparada pra isso, porque crescemos e vivemos nessa sociedade em que a maldade existe sim! Serão hipócritas os que dizem que não existe maldade na cabeça das pessoas no mundo de hoje!
Blanca
-14/07/2009 às 13:05
É difícil acreditar nesse “naturismo inocente”. Por que o casal precisa envolver as crianças no naturismo? Não é nem pai, é namorado da filha… tenha paciência. Que mãe que permite isso?
Não é uma questão de moralismo, é que não existe isso… desafio qualquer pessoa a me provar o contrário. Se é “naturismo”, por que com as crianças (?), eles que incluam outros adultos – os avós seriam perfeitos – para as tais brincadeirinhas na cama.
Delmonte
-11/07/2009 às 19:14
É Betty Milan. Nossa sociedade ainda não está preparada para certos assuntos, uma pena. A mídia e o processo de globalização deturparam tanto a mente das pessoas que elas não estão preparadas para certos assuntos.
Uma pena mesmo. Parabéns pela coluna, são pessoas como você que tentam mostrar o lado bom e certo das coisas. Olhando os comentários eu percebi o quanto nossa sociedade ainda tem que aprender.
Delmonte
-11/07/2009 às 19:08
Gostaria de fazer um comentário sobre o que a Neusa disse em 22 de Abril as 17:25. Respeitando a opinião dela é claro, mas Dona Neusa, você está precisando mudar seus conceitos conservadoristas, se você conhecesse mesmo a fundo a filosofia Naturista com certeza já teria se arrependido de escrever o que escreveu a respeito. Porque em sua cabeça você já vê a maldade, fruto do que você herdou de toda a sociedade e do sistema, isso não quer dizer que exista a maldade entre as pessoas que vivem em sua total plenitude e liberdade dada pelo nosso altíssimo criador ‘DEUS’.
E pra Marina: Como assim, naturismo não tem nada a ver com “brincadeiras nus”.
Naturistas vivem e brincam com ou sem roupas, isso é indiferente. Se uma familia índia brinca toda nua, na sua opinião essa familia não presta? Acho que o que não presta foram as roupas que o homem inventou. Torno a dizer: Se fosse bom para o ser humano viver pelado, Deus o já teria feito assim.
Flávia
-27/05/2009 às 15:15
achei barbaro essa reportagem, do naturismo…..
Silvia
-25/04/2009 às 22:21
Betty, sugiro melhorar sua coluna, de vez em quando tento ler a página, mas é um pouco superficial.Custo a crer que esta página esteja hospedada em “Veja”, uma excelente revista.
neusa
-22/04/2009 às 17:25
A questão é, não estamos mais nos tempos antigos, esse bla bla bla que todo mundo andava pelado hoje não funciona mais, o ser humano mudou, o mundo mudou, e a pedofilia esta ai. Essa mãe esta expondo os filhos ao namorado, e isso, expondo, não esta percebendo que o interesse deste namorado é pelos filhos dela e não por ela.
jane
-09/04/2009 às 12:33
A situação colocada é muito perturbadora, acredito que a preocupação da mãe e avó deve ser avaliada com muito cuidado. A pedofilia tem sido muito mais comum que o naturismo. Li a reportagem da veja sobre o assunto e por experiência propria falta um esclarecimento maior para que pessoas que não passaram por isso entendam: nem todo pedólfilo é agressivo, espanca ou consuma o ato sexual com sua vítima, muitos são aliciadores e “muito carinhosos com as crianças” mas com a pior das intenções.
Francisca
-04/04/2009 às 12:16
O que diria Dr. Freud sobre um caso desses? Que isso é adequado? Com uma resposta dessas entendo o motivo da Psicanalise nao ser levada a serio por muitas pessoas, só tenho a lamentar…
Marina
-01/04/2009 às 13:58
Betty, não acredito que você tenha lido o e-mail da avó e, nem de leve, passou pela sua cabeça a hipótese da PEDOFILIA. Ela não falou em naturismo e você colocou essa hipótese como tema central. Por certo, ela também não falou em pedofilia. O que fez você subentender o primeiro (tão raro no Brasil) e ignorar a segunda (horror da pedofilia)?Outra coisa: que tipo de brincadeiras são feitas na cama do casal com as crianças? Porque, que eu saiba, o naturismo não tem nada a ver com “brincadeiras nus”.
R
-31/03/2009 às 19:40
Sorry, mas sua desculpa é furada, Betty. Você baseou todo seu texto numa suposta “modernidade”, no suposto “preconceito”da avó. Deu uma de libertária numa situação moral, piscológica e socialmente perigosa.
Chris
-31/03/2009 às 16:35
Aliás, o seu mea culpa invalida TODA a sua argumentação, inclusive o título que deu ao artigo, uma vez que o naturismo era o tema principal. Se não existe naturismo, sua resposta é uma falácia lógica.
Chris
-31/03/2009 às 16:33
É, depois de JUSTIFICAR a conduta dos dois adultos irresponsáveis baseando-se em fatos que DESCONHECE (o naturismo foi um chute, como todas as demais interpretações psicanalíticas) aconselha a avó a simplesmente ‘conversar’… brilhante! Saída de mestre…
Jussara
-31/03/2009 às 14:51
Que Alivio! Betty !e sua nova colocação.As palavras tem vida.È tão bommmmm ver que le os comentários e sua responsabilidade para nos leitores…um erro ..uma nova possibilidade.OBRIGADA
Betty Milan
-31/03/2009 às 11:38
Nada no texto da consulente leva a pensar em pedofilia e a minha resposta tem que estar baseada no texto. Mas eu errei ao escrever “..sua filha e o namorado são adeptos do naturismo”. Deveria ter escrito: “…sua filha e o namorado PODEM ser adeptos do naturismo”. Seja como for, a resposta termina com a sugestão de que a consulente converse com a filha para saber a razão da conduta dela.
Hérika
-30/03/2009 às 0:00
Quando li o comentário feito pela psicanalista Betty Milan fiquei extremamente preocupada, pois foi de uma insensibilidade absurda, quanta falta de responsabilidade…O que me deixou aliviada foi ver os comentários postos pelos admiradores da revista Veja.Com certeza esta avó ficou mais aliviada e segura qdo leu os comentários dos leitores, foram objetivos e realistas…
cabral
-30/03/2009 às 0:00
Se Fernadinho Beira Mar e o Maniaco do Parque lançasse uma ONG para torturar e queimar todos os pedófilos em praça publica com certeza eles seriam absolvidos de suas penas.
Estevão
-30/03/2009 às 0:00
Re:Está muito claro que a psicóloga não abordou a questão da pedofilia (e está claro que todos os comentaristas estão ávidos para isso) por um motivo muito simples: NADA no cometário da avó dá a entender que se exista algum risco neste sentido no caso explicitado.Ora, uma criança vítima de assédios manifesta sinais bem característicos, e tenho certeza que a Betty como psicóloga que é, não teria dificuldade alguma em reconhece-los, e nenhum deles foi citado pela avó.(a propósito, o principal é um súbito retraimento da criança acompanhado de mudança radical de comportamento)Querer encontrar pedófilos onde eles não existem é render-se à paranóia psicótica.
Marcio Candiani
-29/03/2009 às 0:00
Corajosa sua matéria, Betty. Semana passada PEDOFILIA foi matéria de capa de veja. Há pouco houve o caso do pai que engravidou a filha de gemos e cuja equipe médica que fez o aborto dentro da lei (dos homens) foi excomungado por um bispo de pernambuco. Hoje faz um ano de assassinato de Izabella Nardoni e parece, que o casal homicida vai a júri popular (pelamordedeus….a Justiça tem que puni-los, se forem tão frios e calculistas como nos têm parecido – o pai, pelo que a midia diz é um psicopata. PSICOPATIA, aliás foi reportagem de páginas amarelas da veja de hoje – entrevista com o psicologo canadense expert na área. Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado – livro que SEse propõe a ensinar o cidadão comum a descobrir ou ao menos suspeitar de psicopatia escrito pela psiquiatra Ana Beatriz, e que pulou esta semana de quinto livro mais vendido para, pasmém, SEGUNDO livro mais vendido da categoria não-ficçao da própria revista veja. Semana em que o editorial de veja (isso eu ainda não entendi porque) acha excessiva a pena dada pelos magistrados à chefe da quadrilha Daslu. No meu pensar, pena exemplar que deveria ser dada a toda a corja de mensaleiros e corruptos, “mesmo ela dizendo que não oferece risco a terceiros em bilhete à imprensa “, além de qualquer cidadao que infrinja a lei. Como disse Jarbas Vasconcelos nas páginas amarelas há duas semanas, o “bolsa familia é o maior programa de compra de votos do mundo”… e disse muito mais… e o PMDB se calou. E o governo se calou…
Marcio Candiani
-29/03/2009 às 0:00
…(continuando) . Esse silêncio incomodou muito. Será que estamos sendo chefiados por políticos “psicopatas”, como sugere a Autora do Livro mentes Perigosas, o psicopata mora ao lado? (Psicopata grave, tipo serial killer, tipo “haniball” do silêncio dos inocentes é uma grande minoria. A maioria dos PSICOPATAS se esconde atrás de rostos comuns, de pessoas que parecem comuns, como o homem que espanca a mulher, como o pedófilo, como o estelionatário, como o político que não mata, mas manda matar; ou que “some” com o dinheiro da saúde, ou da merenda escolar. Dos nossos líderes que querem mais é uma população semi-analfabeta para viver de “bolsa-piolho”, ao invés de trabalhar, para “conseguir uma aposentadoria num emprego público” ou “encostar pelo INSS”. Este é o papel de Betty Millan em seu consultório sentimental, a meu ver, como “analista virtual”, que “cutuca” e instiga o cidadão que lê um pouquinho, que se informa um pouquinho mais do que a população que só assiste novela e le jornais sensacionalistas. Acho que este é o papel do consultório sentimental. Neste blog a analista se expõe (e leva críticas, elogios e bordoadas – muitas bordoadas). Vejo este blog como um espaço para reflexão. Do “naturismo inocente”, á pedofilia. Da depressão leve à mãe que nao quer saber do filho. Parabéns, Betty Millan. Continue escrevendo. Continue “incomodando”.
Humberto
-29/03/2009 às 0:00
Como em todas as respostas dadas pela psicalista as opinões não são levadas em cosiderações porque ela nunca se explica. Ela simplesmente acha que sua verdade é a ‘VERDADEIRA’. Se as pessoas em questão são ou não naturalistas, se são ou não pedófilas nada disto é levado em consideração. E o pai destas crianças será que está de acordo? Por que será que aqui ‘NUNCA’ é aconselhado que seja ouvida a outra parte interessada?
Marcelo
-29/03/2009 às 0:00
Evidentemente, a carta foi mal resumida pela pessoa que a selecionou. Isso já ocorreu comigo pois mandei a carta e o resumo que fizeram deturpava ou não esclarecia bem a questão. Não posso crer que Betty tenha simplesmente “sacado”essa história do naturismo. Atenção equipe responsável !
Humberto
-28/03/2009 às 0:00
Que coisa esquisita! Isso nunca foi, não é e nunca será normal!! Isso é falta de vergonha na cara, isso sim!
rick
-28/03/2009 às 0:00
Conheço adeptos do naturismo e sei que a prática somente se dá no ambiente eleito (área física/local escolhido), via de regra coletivo e em grupos extra-familiar.Desconheço adeptos da prática que, no dia-a-dia, procedem como descrito na carta da “mãe preocupada”, até porque no ambiente naturista o banho em conjunto se dá em piscina, rios, mar, lago, etc, e difere do banho de asseio praticado em casa.Quanto a “brincadeira na cama do casal” sei também não se tratar de prática naturista.A abordagem do assunto deixou a desejar.
R
-27/03/2009 às 0:00
Estevão, não seja leviano. Ninguém, em comentário algum, defendeu o assassinato de quem quer que seja. Mas a grande maioria manifestou preocupação com a segurança das crianças. O que para você, moderninho e arrojado, não parece ter a menor importância.
Fernanda
-27/03/2009 às 0:00
Betty, e a hipótese da PEDOFILIA?Por que você ignorou o tema? Na minha opinião, a avó tem toda a razão em se preocupar: não conhecemos o namorado da filha: e se ele for um pedófilo se escondendo atrás dos ideais do naturalismo? Você deveria ter pensado na segurança das crianças em vez de se preocupar tanto com o suposto preconceito da avó. Não é preconceito: é preocupação.
Mariana
-27/03/2009 às 0:00
Betty, você lê os comentários?Acha que seus leitores estão certos ao se preocuparem com a hipótese da pedofilia, ou são apenas preconceituosos?
Stella Maris
-27/03/2009 às 0:00
Essa semana, em brilhante matéria, a revista Veja abordou o INFERNO da PEDOFILIA. A senhora, como terapeuta experiente e respeitada deveria ter pensado na vida dessas crianças que podem estar sendo vítimas de um monstro pedófilo que vai marcá-las para o resto de suas vidas. Pode ser que seja só naturalismo. Mas e se não for???
Oliveira
-27/03/2009 às 0:00
Não tenho nada contra a filosofia naturista. Acredito que o problema da nudez, realmente, está nos olhos de quem vê. Mas, como sabemos pela história, uma filosofia nobre pode ser usada para causas não-nobres. Como já sabemos, a “filosofia de vida cristã¿, que é considerada muito nobre pela maioria dos ocidentais, foi utilizada para queimar pessoas vivas, fazer guerras contra povos de outra religião, etc. Mesmo contendo condenações claras e explícitas (às vezes literalmente) aos atos praticados pelos seus ditos “seguidores”, ainda assim, eles a usavam com um manto para encobrir seus reais objetivos. Dito isso, o que garante que não há pessoas fazendo isso neste caso? O que garante a utilização de uma filosofia razoável para acobertar o irrazoável ou errado? Sabe-se que em algumas praias de nudismo alguns banhistas vão até lá com intuitos bem diferentes daqueles da filosofia naturista. No entanto, se perguntado, dirão que são naturistas, do mesmo modo que os Inquisidores se diziam cristãos. Não basta ver a “capa”, é preciso ver os atos e o que levam a eles, para dizer se realmente eles seguem a filosofia naturista ou não.
Fávia
-27/03/2009 às 0:00
Betty, você lê os comentários?Por que, então, não tenta ser um pouco mais clara em suas respostas para evitar confusões e interpretações desconexas?Por exemplo, pela pergunta dessa avó, não dá pra saber se a filha é realmente naturalista e muitos leitores não entendemos como você chegou a essa análise MODERNINHA tão rápida, sem cogitar a hipótese do HORROR da pedofilia. Por favor, responda. Não acredito que Veja limite seu espaço a poucas linhas, portanto, escreva mais, desdobre o assunto, teça mais argumentos. E nos explique a questão da pedofilia não abordada, sequer cogitada
Marla
-27/03/2009 às 0:00
Lendo o texto da consulente novamente, percebi que ela comenta ” que hoje em dia isso e comum”.Pergunto: O que e comum? Nao, consulente, o nudismo nao e comum. Eu nao conheco ninguem que o pratique em casa ou em qualquer outro lugar.E acho que os pais devem sim ensinar aos filhos principios morais basicos que, exercidos, demonstram respeito, consideracao e amor ao proximo.Nao e a toa que praticas imorais e amorais avassalam o mundo e o ser humano esta cada vez mais egoista e egocentrico.
Marla
-27/03/2009 às 0:00
Milan, voce censurou e cortou o meu comentario. E voce que da conselhos sobre moralidade…
Estevão
-26/03/2009 às 0:00
Seu texto está excelente Betty! Parabéns! Mesmo sucinto conseguiu expor bem o que seja a filosofia naturista e dar exemplos claros de como o uso obrigatório de roupas é algo absolutamente cultural e artificial.Mas preciso concordar com os que objetaram que a carta – ao menos o trecho publicado – não diz que o casal seja adepto do naturismo.Bem, ao contrário do que tantos alegaram, naturismo não é uma prática, é uma filosofia de vida. Quem é naturista de verdade o é 24h/dia, mesmo quando é obrigado a estar vestido.Sobre as preocupações todas da avó e da maioria dos comentaristas, o “x” da questão está em associar “nudez” com “sexo”, como se ambos fossem sinônimos. Ora, esta associação é falsa, é totalmente artificial.Sim, moralismo faz mal, e muito mal, tanto ao indivíduo quanto à coletividade. Foi o moralismo que levou o oriente médio a adotar as burquas. Vivemos tempos de paranóia quanto à pedofilia, um cima de caça-às-bruxas nunca visto neste país.Como você mesma escreveu “a posição do naturista não é fácil. Luz del Fuego foi brutalmente assassinada”.E como se vê pelos comentários, a maioria aplaudiria os assassinos.
Miriam Lucia
-26/03/2009 às 0:00
A posi¿¿o da Betty Milan n¿o foi autorit¿ria, muito menos irrespons¿vel, acredito que ela apenas mostrou que existe uma forma de conviv¿ncia entre seres humanos que ¿ diferente do convencional, como ¿ o caso do naturismo. No final do texto ela pede para que a av¿ converse com sua filha sem preconceito
renata
-26/03/2009 às 0:00
Entendo que a nudez e o tabu que a cultura construiu, causem todo esse estranhamento. Tem uma coisa inegável que é a sexualidade, que os adultos tem como resolver(às vezes nem eles conseguem…)mas as crianças, uma vez estimuladas, não tem como resolver. É, no mínimo prudente, ver todos os lados para avaliar essa questão,na nossa cultura, muito delicada.
Marcello
-25/03/2009 às 0:00
Concordo com a psicanalista, só acho que deveríamos ir um pouco mais atrás do que ela sugere. Que tal todos voltarmos as nossas origens e começarmos a andar todos nus, viver nas cavernas e do extrativismo. Tribalismo já…
Nádia
-25/03/2009 às 0:00
Lendo os comentários tenho que concordar com Gabriel.Não se pratica o naturismo em qualquer ocasião,pra isso existem lugares próprios.Não vou cair para a pedofilia,mas condeno o comportamento desta mãe ao expor seus filhos numa situação de intimidade com o namorado.Querem ser amigas de seus filhos e para isso esquecem os valores morais inerentes à própria condição de ser mãe…
luciana
-25/03/2009 às 0:00
Betty, e a pedofilia??? Como você pode saber se esses naturalistas são tão modernos e saudáveis assim?E se o namorado for um pedófilo, Betty? Você, com sua resposta, pode ter desencorajado essa avó a observar melhor o que realmente acontece com os netos. Pode ser só naturalismo. Mas pode ser pedofilia também. Pense na gravidade dessa hipótes antes de dar respostas moderninhas
Leilson Leão
-25/03/2009 às 0:00
É por visões liberais assim que a cada dia vemos mais e mais crianças gravidas e a pedofilia agigantar-se. Em nenhum momento a mãe da garota disse que ela e o namorado são naturalistas.Ser liberal é tão facil não é mesmo???Isso ocorre nas novelas,filmes,propagandas…E a promiscuidade aumenta no mesmo grau dessa liberalização.
Luiza
-25/03/2009 às 0:00
A tá! Então quer dizer que agora expor crianças nuas a um estranho é ser naturista. Ainda mais um mero namorado da filha!! Realmente nao consigo entender como Betty deu essa reposta, e o pior, acho que ela nem le os comentários. Uma coisa é ser liberal, outra coisa é ser libertino. Ao ponto de aceitar tudo, por medo do moralismo, ou do pré-conceito. Realmente não concordo!!!ESPERO QUE ESSA MÃE ESTEJA LENDO ESSES COMENTÁRIOS.Não é nem um pouco normal. Por favor.
Lorena
-25/03/2009 às 0:00
Betty, em geral eu gosto muito das suas abordagens, mas ou vc para de selecionar cartas que envolvam crianças nuas ou passa a responder com maior responsabilidade. Há pouco tempo vc aconselhou uma mulher abusada sexualmente na infância a procurar um analista para perder o “gozo mazoquista que a incitava a procurar o agressor”. Agora tira sabe Deus de onde que a mãe o namorado que brincam com duas crianças, todos nus, são adeptos do naturismo. Por favor, explique melhor seu ponto de vista.
Marcel
-25/03/2009 às 0:00
bom, na carta a avó diz que vê que é comum isso acontecer. acho que a mãe das crianças pode estar mais apta a dizer se quem ela põe ao seu lado é uma boa pessoa ou não, comparando com a avó.
Enaldo
-25/03/2009 às 0:00
A carta que você recebeu diz que eles são naturistas ? Apenas pelo trecho publicado não dá para inferir isso.
Luiz Fernando
-24/03/2009 às 0:00
A questão não é o naturismo deste casal, ou outro estilo de vida, mas o significado dele. Betty se apressa ao dar seu “aval”, sem mais detalhes nem discussões. Aproveitou a ocasião para professar liberalismo, sem necessidade. A mãe angustiada ficou na mesma, e ainda levou lição de moral. Excelente coluna para ver em ação o Sujeito Suposto Saber.
antonio
-24/03/2009 às 0:00
Há muitas partes no corpo humano que envergonha.
Sandra
-24/03/2009 às 0:00
Realmente, nosso corpo não tem partes indecentes a serem escondidas, mas o que falta hoje no ser humano é a vergonha orgânica, os antigos não tinham vergonha de seu corpo pois o sexo para eles era algo puro, natural e sagrado, feito com muito amor entre um homem e uma mulher que se amavam verdadeiramente. Se os seres humanos hoje fizesem o sexo, considerando que é algo divino, sagrado, sem malicia, não só buscando o prazer carnal, mas a felicidade da alma, jamais teríamos vergonha de nosso corpo, e que nos faz termos vergonha do nosso próprio corpo é a maneira como vemos e praticamos o sexo.
C. Adriano
-24/03/2009 às 0:00
Lendo os comentários subscritos onde parece predominar interesses puritano-religiosos, percebe-se o quanto essa discussão – que a meu ver nunca deveria enveredar pela polêmica, e sim abordada de forma realista, clara e honesta – nos leva a caminhos escusos e niquentos. Quem inventou a indumentária? Adão? Qual é, cara-pálida! Dá-lhe Antônio!
R
-24/03/2009 às 0:00
Nada na carta da avó sugere que a filha seja adepta do naturismo. Preconceito para cá, preconceito para lá, essa conversa de romanos e índios pelados é ótima em aulas de História ou em conversas de boteco. O que diz o pai das crianças expostas? Ele também é adepto do naturismo?
Nina
-24/03/2009 às 0:00
Uma avó nem tem que pensar no que vai pensar dela uma filha num momento como esse, em que se fala tanto em pedofilia, a sra. não cita nesse trecho publicado que a filha e o namorado são naturistas.Tem que se preocupar sim, e conversando com ela, tudo será esclarescido, melhor pecar pelo excesso, que pela falta de zelo.Nina.
Flávio
-24/03/2009 às 0:00
Acho que toda essa visão poética do nudismo acaba, quando olhamos o caso com um pouco menos medo de ser politicamente incorretos.Em todo o comentário, foi colocado de lado a intuição que a leitora tem, de que algo de errado está acontecendo, o que me parece óbvio.Essa mãe está com medo de encarar o assunto de frente, e por isso fica procurando alguém que a apóie, a colocar panos quentes nessa situação bizarra.
Karina
-24/03/2009 às 0:00
Sabe, Betty, não é apenas uma simples questão de preconceito. É um pouco mais complicado… Ainda mais com tantos casos de pedofilia, a leitora tem razão em se preocupar…
jorji
-24/03/2009 às 0:00
O que é praticar sexo com amor? Sexo divino? Sexo sagrado? Eu pratico sexo para disseminar o meu espermatozóide em maior número de fêmeas ( mulheres ), para que a minha identidade genética possa ser perpetuado, é claro, sempre com camisinha. Eu tenho muitos complexos, não sou contra o naturismo, entendo, masnão é a minha praia.
Anderson
-24/03/2009 às 0:00
Betty me desculpa,mas eu tenho q descordar de voce e creio que esse nao e o melhor nao seria o melhor conselho .Concordo com os dois conselhos acima.e na minha opinao isso esta sendo mais falta de autoridade dessa mae .Nao sou tradicionalista mais acho que ela deve ser orientada potr esse caminho.
jose da silva
-24/03/2009 às 0:00
Se ele fosse um pedofilo ela mandaria uma carta para a policia e nao para a Veja!
Gabriel
-24/03/2009 às 0:00
Essa leitora Sandra que me desculpe mas não sei a que planeta ela está se referindo.Quer dizer que os “antigos”não tinham vergonha do corpo porque o sexo para eles era algo puro,natural e sagrado?E feito com muito amor entre um homem e uma mulher que se amavam VERDADEIRAMENTE? Me poupe.Os romanos com seus bacanais.O Marques de Sade.A promiscuidade entre portugueses,indios e negros.Os filhos bastardos que quase toda família brasileira já teve.São modernos?Essa conversa pseudo moralista sempre está na moda,não é mesmo?
Julia
-24/03/2009 às 0:00
O namorado é pai das crianças??? Em qual lugar da carta a leitora afirma que são naturistas?? Acho melhor a psicanalista começar a ler mais jornais e perceber que não há nada de normal em um adulto fazer ‘brincadeiras’ nu com crianças. E, ao contrário do que a ‘psicanalista’ diz, ser moralista nunca fez mal a ninguém. Ser liberal demais, por outro lado… bem, vejam os resultados, sobretudo no caso da menina de 9 anos que foi abusada pelo ‘namorado’ da mãe. Mais responsabilidade em suas respostas, Betty.
Kal
-24/03/2009 às 0:00
Como podemos perceber o problema está na cabeça das pessoas e não no fato de usar ou não usar roupas. Só pelo dois comentários enviados podemos perceber como funciona a cabeça humana, principalmente depois de séculos de cultura católica e inquisição…
Marla
-24/03/2009 às 0:00
Com todo o respeito ao seu conhecimento, Milan, mas suas ideias sao muito idealistas e perigosas.Concordo com o argumento de AL. Acredito que a sociedade nao esta desenvolvida para este estilo de vida e o perigo mora justamente ai: na brecha que o “naturista” da ao pedofilo. Ele ja ataca muitas vezes sem nenhum estimulo, imagine quando facilitamos. De quem ja passou pela mao de um e conhece, intelectual e visceralmente, o mal que este ser doente pode causar ao outro. Por favor, Milan, nao pregue naturismo a uma sociedade despreparada para vivencia-lo.
AL
-24/03/2009 às 0:00
Vc parte do principio de que eles são naturistas.Talvez a carta que lhe foi entregue contenha mais informações do que a introdução.Porém, se me permite, acho que vc deveria tb incluir a possibilidade (ao menos a possibilidade) de o namorado ser um pedófilo, ou a própria mãe ter um tipo de fetiche do namorado com os seus filhos.Creio que vc tenha tratado apenas do lado positivo da situação.Se eles forem apenas naturistas, muito bem. Se não, é muito grave.Sdcs.
Gabriel
-24/03/2009 às 0:00
É impressionante e preocupante como uma psicanalista,escritora e formadora de opinião como vc, possa ser tão descompromissada na sua resposta como vc foi nesse caso.Imagine se eu fosse pego em qualquer lugar com minha namorada e algumas crianças,nus.Na sua visão eu teria facilmente um álibi.Somos naturistas.Na minha ignorancia,naturismo é uma “atividade” que é realizada em lugares especificos.Vc sugere que qualquer “encontro” nudista,seja familiar ou com estranhos(como um namorado) deva ser enquadrado na classificação de naturismo