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Estudo mostra que táxi sem motorista será mais barato que Uber e até mais barato do que ter carro próprio

A próxima ameaça aos taxistas serão os veículos que se movem sozinhos com computador de bordo e que já estão em teste em várias cidades do mundo

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2020, 23h09 - Publicado em 28 mar 2016, 16h40
Táxi sem motorista do Google, em parceria com o Uber: opção com melhor custo/benefício possível (Foto Divulgação)

Táxi sem motorista do Google, em parceria com o Uber: opção com melhor custo/benefício possível (Foto Divulgação)

Para quem mora em grandes centros urbanos americanos, ter carro próprio sai mais barato do que usar o Uber, serviço de compartilhamento de veículos. E mais barato ainda seria usar o táxi sem motorista, com carros capazes de se movimentar sozinhos a partir de um computador de bordo, guiados por um sistema de bordo semelhante ao do aplicativo Waze.

A conclusão é dos pesquisadores Rod Lache and Tim Rokossa, do Deutsche Bank, a partir de um estudo feito nas 20 maiores cidades dos Estados Unidos. Eles analisaram o custo de usar diariamente o Uber e também fizeram a projeção sobre quanto sairia o circular diariamente em um táxi automático.

A ideia, que pode soar como ficção científica, já está em estudo em várias cidades do mundo. Em 2013, o Google investiu 258 milhões de dólares no Uber para que a ideia fosse desenvolvida em parceria entre as duas empresas. Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio anunciou que pretende colocar em circulação até 5.000 táxis sem motorista até o final deste ano. Segundo o Deutsche Bank, as vinte maiores cidades americanas terão serviço de táxi inteligente já nos próximos anos.

Na Ásia, o projeto também vem saindo do papel. Habitantes de Fujisawa, no Japão, estão testando um serviço de táxi robô para ser usado como um dos principais meios de transporte nas Olimpíadas de Tóquio de 2020. Em Singapura e Seul há testes semelhantes em curso.

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Gráfico mostra as constatações do estudo do Deustche Bank: ter carro é a opção mais barata em muitas cidades americanas

Gráfico mostra as constatações do estudo do Deustche Bank: ter carro (em vermelho) é a opção mais barata em muitas cidades americanas. Táxi sem motorista (em amarelo) vem em seguida e, por último, o Uber (em roxo), a mais cara delas

 

Uma das constatações mais surpreendentes do estudo é que o custo do táxi sem motorista empata com o da manutenção de um carro próprio. Em média, ser dono de um veículo nas maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos significa desembolsar 0,90 dólar por milha (que equivale a 1,6 quilômetro). E o serviço de táxi sem motorista sairia em torno de 0,89 dólar por milha.

Já o do Uber fica em média 1,54 dólar por milha, superando de longe as outras duas opções.

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Claro que esses custos oscilam conforme a cidade. Em Nova York, a mais cara entre as pesquisadas, arcar com veículo próprio significa gastar 1,53 dólar por milha. E em Saint Louis, a mais barata do grupo, são apenas 0,67 dólar por milha.

Tudo indica que a batalha dos taxistas contra o Uber não será a última que terão de enfrentar. A cada dia, os carros robôs se tornam uma ameaça bem mais complicada de lidar.

 

Por Mariana Barros

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