Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Carlos Velloso, ex-ministro do STF, no Roda Viva: O Brasil está aprendendo com a Lava Jato que todos são iguais perante a lei

Por: Augusto Nunes

Entrevistado pelo Roda Viva desta segunda-feira, o jurista Carlos Velloso afirmou que nunca testemunhou uma soma de crises tão dramática quanto a que o país tem enfrentado nos últimos meses. “A situação política e econômica é muito preocupante, mas considero ainda mais grave a crise ética”, disse o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

Sobretudo por isso, Velloso apoia com entusiasmo a Operação Lava Jato e aplaude o desempenho dos responsáveis pela devassa do Petrolão. “Graças a juízes como Sérgio Moro, ao Ministério Público e à Polícia Federal, o Brasil está aprendendo que todos são iguais perante a lei”, disse o entrevistado, que louvou os resultados obtidos pelo uso da delação premiada.

Além de qualificar de “tiro no pé” as declarações feitas por Lula na sexta-feira, o ex-ministro reiterou que existe fundamentação legal para a decretação do impeachment de Dilma Rousseff. “Mas essa medida também depende do ambiente político”, ressalvou, lembrando a importância das articulações no Congresso e o peso das manifestações de rua.

Durante 90 minutos, o jurista respondeu a perguntas da bancada de entrevistadores  formada por Eliane Cantanhêde (colunista do Estadão), João Gabriel de Lima (diretor de redação da revista Época), Gaudêncio Torquato (consultor político e professor de Comunicação Política da USP), André Guilherme Vieira (repórter do Valor Econômico) e Leonardo Sica (presidente da Associação dos Advogados de São Paulo).

Ilustrado em tempo real pelo cartunista Paulo Caruso, o programa foi transmitido ao vivo pela TV Cultura.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Juiz SABEM?

    Sera mesmo seu ministro?pois ainda a gente que roubou solto,e tem ministros que como Barosso tem dinheiro fora do Pais ,e a mulher tambem nao declarou e nem foi afastado do cargo foi.E vergonhoso.Delcidio ate hoje Senador que e outra vergonha,pois foi eleito com dinheiro da Petrobras e dando fuga a marginal.que isto? Fora Dilma,Depois que vi A presidente Dilma exonerar um cargo de confiança de seu governo Marcelo Miranda Soares ex Diretor do DNIT e nada acontecer a ele,nem dinheiro nem cadeia.Ele ainda saiu as ruas de campo Grande para protestar contra o governo de Dilma um governo que ele Marcelo Soares ficou 8 Anos roubando junto com Mauricio Bumlai e Bumlai pai que o indicou para este cargo para esta finalidade roubar do DNIT e do Estado do Mato Grosso do Sul,passou todos OS seus mandatos e cargos assim roubando .Delcidio Perdeu as eleičoes por dizer qye as contas estavamos certos do DNIT e nao estavamos estava Claro isto.Colarinho Branco compensa,sera quem è porque em MS temos o tribunal Mais corrupto do Brasil?sera?Dilma ate tentou exonero por CORRUPÇÃO E O JUDICIARIO E DEMAIS CIGLAS NADA FIZERAM,MEDONHO.Percebi que era o Fim desta senhora Dilma.O TCU,MP,MPF,E AINDA CGU todos atestaram Rombo e ele ainda solto,nao calar smos Mais para este roubo muitos mortes nas Estradas e irresponsabilidade deste governo,cadeia nele,nao calar emits judiciario podre,queremos sua prisao,e de Mauricio Bumlai senhor Juiz Sergio Moro ,eles nos roubaram,e nao perdoa so.Vem para RUA 13/03 queremos Dilma e demais Fora e outros na cadeia que la e o lugar deles pois ladrao e na cadeia,nao e nao?Sr ministro a muita coisa para se mudar.

  2. amilcar madureira

    na verdade como bom mineiro, ficou em cima do muro em muitas respostas. sabe tudo como ex juiz do STF mas em alguns momentos preferiu dar respostas onde não se comprometeu com nenhum dos lados me pareceu que na opinião dele tudo deve ficar como está pra ver como é que fica. não gostei lamentavel.

  3. pererinha

    uma entrevista que o Brasil precisava assistir. Mas certamente os petistas só vêem novelas. infelismente.

  4. piconze

    Irmão Augusto, assisti toda a entrevista e chego a conclusão que o Programa RODA VIVA, deveria ser passado em cadeia nacional; Porque cada programa está batendo o anterior e esclarecendo ainda mais o povo contra quem lutamos para lavar o Brasil. Foi maravilhoso. Parabéns, beijão do Irmão Piconzé.

  5. Deonísio da Silva

    Não pude assistir, mas ouvi hoje de um querido amigo, Paulo Botelho, de 91 anos, que o assistiu de fio a pavio com a esposa, que foi um dos melhores. Parabéns, querido Augusto!

    Gratíssimo, querido Deonisio. Dê um abraço no Paulo Botelho. Abração. Augusto

  6. JOSE MARIA CARNEIRO NETO CARNEIRO

    Simplesmente excelente!O exímio dr.Carlos Velloso demonstrou com muita propriedade e sensatez o que muitos precisavam e precisam de ouvir nesse Brasil dos Corruptos e mentirosos.Foi preciso e de letra deixou essa tal de ‘Cantanhede’até mais branca do que vermelha, sem estrela e a ver navio.Foi muito bom, só faltou ser menos mineiro ao se referir à atitude do competente MM.Sérgio Moro na questão da C.Coercitiva,por ele correto e aprovado, porém bem severo e reservado.Valeu…parabéns! Avante Brasil…pra rua no próximo 13 para eliminar o 13!!!

  7. Patricia V.

    Não sem motivo sou grande admiradora do Augusto Nunes e equipe! Obrigada Naomi.

    Um abraço, Patricia.

  8. rosemary

    Bom programa. Deplorável o frenesi da Cantanhêde, logo apagado com o balde gelado da resposta COMPLETA do jurista.
    Ela já está bem avançada na idade para não saber dominar as emoções; cantou vitória antes de o entrevistado dar a resposta na íntegra.
    Andrea Sadi teria sido melhor escolha para a bancada.

  9. Silvia

    O Dr. Carlos Velloso disse que não optaria pela Condução Coercitiva e sim por um Ofício, não porque a condução foi injusta, mas porque ele, Velloso, é mineiro!
    Logo, que bom que o juiz Sérgio Moro é paranaense!
    As manifestações do dia 13, mais do que pedir o impeachment da presidente, têm de ser de apoio a esse espetacular juiz. Depois de tudo o que foi dito nessa entrevista, fico imaginando que o que difere Sérgio Moro de todos os outros é a CORAGEM!!

  10. Patricia V.

    Seu comentário foi corrigido, cara Patricia. Naomi.

  11. housekeeping

    . . . não há viva alma nesse mundo com mais medo de ser preso do que eu! ass. Squid.

  12. Patricia V.

    Informativas, imparciais e esclarecedoras as respostas do Dr. Veloso, em especial quando respondeu: “O Moro estava certo mas eu não faria….”. Tá explicado porque o MM. Sérgio Moro é unanimidade e reconhecido internacionalmente. Ele fez, faz e fará, legalmente, o que for preciso em nome do Estado Democrático de Direito, não tem mas ou se é a lei. Nunca antes “nestepaiz” existiu um Juiz como Sérgio Moro.

  13. PAULA

    Caro leitor, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5.

  14. Ricardo A

    Augusto, o Roda foi bom, ajudou a formar opiniões sobre as questões da atualidade política. É a primeira vez que você aparece irritado, tinha que ser com o Torquato. Mas isso é tempero do programa. O Dr. C.Veloso é cuidadoso nas palavras, quando o assunto é delicado, como na resposta sobre a condução coercitiva do apedeuta, Veloso aplicou a mineirice, respondendo: “o Moro estava certo mas eu não faria”…..ué !! Parabéns pelo programa.

  15. anamaria

    Me deu uma preguiça qdo ele disse que “sou mineiro” e no caso em questão teria mandado um Ofício. JUiz das antigas, ainda está nessa de Ofício, que demora não sei quantos dias para chegar e a burocracia que daí segue. O direto evolui, tem que acompanhar as mudanças.
    Qto a jornalista Catanhêde decepção na entrevista, no Em Pauta da GloboNews, qdo respondeu uma pergunta se o Brasil estaria se transformando numa nova Venezuela, respondeu que não. Concordo, a justificativa é que foi fraquíssima, algo como eles estão enfrentando um momento
    delicado. E ontem foi falado numa entrevista com uma bióloga de SP, como ela na época do início da dengue, convocou as pessoas para irem imediatamente se vacinar. Já deu, gente nova por favor!

  16. SILVANA

    Pessoa integra é outra coisa. Parabens Sr. Carlos Veloso.
    A bancada deixou um pouco a desejar. A Eliane Cantanhede só faltou ir de terninho vermelho.
    Petista de carteirinha tentou desqualificar o Dr. Sérgio Moro, mas não conseguiu. A resposta do Sr Carlos Veloso foi na veia:”O Brasil está aprendendendo com a Lava Jato que todos são iguais perante a lei”. Bingo
    Sugiro nao convidar esses esquerdista para o programa.
    Defensores do indefensável.
    vamos pra rua dia 13 de marco, e tirar essa quadrilha do poder.FORA DILMA, FORA PT. VAO PRA CUBA.

  17. Oswaldo

    Excelente programa, Augusto, as usual…A melhor frase da noite foi do nobre ministro: “O Ministro que não for independente e não zelar pela sua biografia, é porque é um idiota…” O problema e que está cheio de “Eremildos” por aí…

  18. mclane

    Pimenta nos olhos alheios, Ministro Velloso. O último ato de sua carreira no STF foi conceder um habeas corpus a Paulo Maluf. Não esqueço jamais disso, visto que um multicondenado internacional continua livre, leve e solto por aqui, com sua ajuda. Parabéns por nada.

  19. PAPAGAIO

    Qual é a verdadeira Eliane Cantanhêde: a do roda viva ou a comentarista da globonews?????

  20. Marcos H

    Programa imperdível. Valeu, mesmo. O Gaudêncio e o advogado da associação de SP quiseram moldar as respostas do Ministro. Quanta pretensão!Tomaram uma bela invertida. Foi muito bom ver a cara de desapontamento deles diante das respostas claras, curtas, sem rodeios, do Ministro. O petismo não se sustenta em meio à debate racional. Mas o cara para debater com o petismo tem que ser bom. O Ministro sobrou.

  21. molina

    mas esse torquato é muito enrolado…
    catanhede me surpreendeu, negativamente…

  22. ArquivoX

    A entrevista foi magnifica e em alguns aspectos esclarecedora, pena não ter em nosso fronte judiciário hoje mais pessoas como o entrevistado.

  23. Paulo Ricardo Herrmann

    Maravilhosa como quase todas as entrevistas do Roda Viva , porem me causou muinta estranheza na pergunta da Eliane Cantanhede que queria saber a se o Ministro teria decretado a condução coercitiva e que o ressalvou que o ministro Gilmar Mendes teria sido contrario (numa clara forma de intimidação) ele na resposta disse “como mineiro eu não o faria” ,foi neste momento que a entrevistadora pareceu vibrar pela resposta ,mais sabiamente contornada pelo magistrado que disse que se o não fisese não era o caso de estar Mouro errado par uma face desencantada de Eliane. FICA MINHA PERGUNTA O PORQUE DESTA MANIFESTAÇÃO FACIAL DE ELIANE?

  24. Antonio Carlos Ferreira

    Augusto excelente programa que elucidou a todos juridicamente como se regem as leis deste País. Extraordinária a condução do programa. É difícil meu amigo conduzir um programa cheio de ‘egos’. Os entrevistadores ótimos por sinal na sua grande maioria são extremamente difíceis de serem levados a obedecer as regras do programa.Ontem o Torquato queria falar mais que o entrevistado, um verdadeiro jurista, com formação extraordinária, uma lição de vida. O Dr. Carlos Veloso conseguiu delimitar as variantes dos processos. O TSE vai resolver ao meu ver a situação se o ‘impeachment’ não resolver, o que acredito piamente que o Congresso não o fará. Basta se olhar a formação do Congresso atual, pra se ter uma ideia e uma avaliação correta. Muitos processados. A oposição é uma verdadeira piada. Com exceção de uma pequena minoria, verdadeiros parlamentares, pouco temos. Daí a minha esperança no TSE, ante as provas colhidas até este momento. Augusto é um programa fantástico sob sua condução. Você consegue dominar os entrevistadores, coibir os abusos, e fazer com que os programas transcorram informando e não desinformando. Um craque na matéria. Um grande imenso abraço por tudo tem feito por este País. A imprensa meu caro é a verdadeira oposição desta Nação, e esta lhe deverá muito.

  25. marineusa

    Como não podia deixar de ser, ótima entrevista! O detalhe que me chamou a atenção,foi a insistência em alguns tópico dos governistas de plantão e a esperança da Eliane Cantanhede de que citando a filha do Chico, aumentasse o peso da pergunta, lamentável. Mas o entrevistado ex-ministro Carlos Velloso e o entrevistador deram banho.

  26. Geraldo Pereira

    Excelente o “Roda Viva” com o grande jurista Carlos Magno Velloso. Pena que, quem realmente deveria ver o programa, certamente não o viu.

  27. Ana Luisa

    Lula se acha acima da LEI,ELE ACHA QUE LEI E ELE,TAL Ė SUA IGNORANCIA.Seus filhos nao diziam que pai mandava no Brasil,que nada acontece,mais acontece sim quando se tem ou se acha um homem de coragem de CARACTER e ombrifdade que faz justiça e quer a justiça e nao se deixa corrromper por dinheiro roubado de seu País.Vi o que Bumlai fez a Mato Grosso do Sil roubou ate ainda destribuia dinheirk da petrobras para que o PT fosse eleitomais tudo em cash.Vi Mauricio Bumlai com milhoes dando a Zeca do PT a Vander e Delcidio,vi muitas vezes depois de eleito os tres Mauricio saindo do DNIT com caixas de papelao saindo do DNIT aonde ex diretor hoje exonerado por Dilma POR CORRUPÇAO,MARcELO MIRANDA SOARES no qual seu pai Jose Carlos Bumlai colocou la justamente para roubar o Estado e assim o fez por mais de oito anos.Vergonha e o TJMS naomprende o cara muito menos o STF e nem STJ sabendo que foj exonerado POr CORRUPÇAO,CADE A JUSTIÇA.cade?Lei para todos,roubou cadeia,por isto Lila ficou mal acostumado,achando que ninquem prende ele,se acha ainda ofendido de depor,por favor um Ex presidente que muito me envergonha,enganou os pobres e menos desfavorecidos,mais meu Brasil acordou.Fora Lula.Pior nossa justiça permitindo tudo isto pois se estamos nesta bagunça e por eles terem deixado chegado a esta situaçao,triste.Brasil acabado,detonado.Em campo Grande MS e outro lugar que formam corruptos de la sai varios,deve ser porque temos aqui o tribunal mais corrupto do Brasil.Impunidade ate os bandidos de toga nao da mais,Corrupçao temos que dar um basta.Presidente Dilma ainda larga tudo para correr atras deste Lula,que vergonha da nojo,usa o aviao coml se fosse dela,e apoiando um home, que nos rounou se ela concorda e porque faz igual a ele.Compartilha,pois eu nao apoio coisa errada,seja de quem for,de um filho de um amigo.Assim que temos que ser,Agora os valores invertidos,dinheiro e poder que valem,mais nos Brasileiros todos que pagamos por isto,de duas maneiras,com dinheiro e com as conseguencias deste politicos corruptos e safados.Chega.BASTA.VEM PARA RUA 13/03

  28. Inides

    Ele tem razão. Já hou escândalos por aqui, mas não tão grande quanto estes do período gerenciado pelo PT. Nem a própria Justiça esperava casos tão graves, pois as ocorrências eram menores, com menores proporção. Esse Lava Jato chegou no ápice da canalhice. Quem esperava por isso? Acredito que poucos. Eu sempre acreditei que o Lula no poder traria alguns escândalos, mas não tão grandes. Ultrapassou minha cota. Foi além do imaginado.

  29. Biagione Rangel de Araújo

    São opiniões de pessoas como ele que o Bradil decente necessita e a imprensa independente tem que dar voz.

  30. siará grande

    o Brasil está aprendendo que todos são iguais perante a lei mas tem exceções fundamentais, como o Ministro Marco Aurélio Mello.

  31. Leonardo X

    Perdi. Foi mais uma ausência que preenche uma lacuna. Será que daria, meu velho amigo Augusto Nunes, para o programa agendar uma entrevista com o governador Pedro Taques?

    O programa foi muito bom, meu velho amigo. O Pedro Taques foi entrevistado há três meses. abração

  32. Vida Ramos

    Augusto,
    Belo programa, apesar dos vermelhinhos de plantão.
    O ministro, com sabedoria, soube contornar quem foi lá prá arrancar declarações contrárias a Sergio Moro e elogiou o trabalho desse digno juiz.
    E o recado que deu ao ex-presidente no final do programa não tem preço.
    Valeu!

  33. benjamin g. martin

    excelente o roda viva com o ministro Veloso.

  34. Sergio Campello

    Augusto, tô aqui, como sempre, vendo o Roda.
    Muito lúcido o Carlos velloso, menos na parte em que não decidiria sobre a condução coercitiva porque mineiro ( mineiro elegeu Dilma e Pimentel pela pacateza, então? ), enfim. Mas tá valendo.
    Eliane Cantanhede tá quase dizendo: mexeu com lula, mexeu comigo. Tá com vontade, pelo menos.
    Sigo até o fim.
    Domingo 13 estarei na rua, aqui em Marília.
    Gde abraço.