Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Valentina de Botas: Ufanismo de pixuleco

Por: Augusto Nunes

VALENTINA DE BOTAS

A semana passada foi especialmente repugnante na crônica lulopetista. O jeca farsante cavou uma fuga vergonhosa para adiar o encontro com a justiça; o banditismo degenerado em lulolatria mostrou, na pancadaria em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda onde o ídolo de lodo deporia, do que é capaz para defendê-lo; reforçou-se o feixe bolivariano no STF e na PGR para, imolando o país, salvar os nefastos Lula e Dilma enquanto as leis e o país que se danem.

Aquela que era uma rainha para o marqueteiro agora preso se agarrou a um obscuro Picciani mostrando o estado terminal do governo ilegal, além de, ao tirar Marcelo Castro – e não que o ministro seja algo mais do que imprestável para a nação – por um dia do ministério da saúde, ter simbolizado todo o desprezo que devota não somente à saúde pública com que têm de se virar os brasileiros que bancamos um Sírio Libanês para a governante degenerada, mas a tudo que nos interessa.

No programa do PT na TV, o incurável ególatra em decomposição, num ufanismo de pixuleco, anunciou que o Brasil é o melhor Brasil do mundo e afirmou que confia mais neste Brasil de agora do que naquele da época em que tomou posse: eu também, afinal, aquele lhe daria mais de uma década de poder, enquanto o de agora, embora não se espante mais com a degeneração revelada dia a dia, não aguenta mais estas caras, estes caras, estas vozes, esta ladainha, este cheiro, estes gostos, este desgosto: esta escória.

O chocante na súcia potente na escalada da abjeção é a capacidade de se suportar abolindo códigos mínimos civilizatórios, de aguentar a própria existência deteriorada sem tratar por um mísero dia e com um mínimo de respeito o país que degrada fingindo amá-lo. Mas o texto do programa do PT, embora péssimo – é preciso unir forças para fortalecer o país –, é correto: em março passado, a nação exausta tomou as ruas na maior manifestação do tipo depois das Diretas Já e sem os desdobramentos dramáticos da Lava Jato; neste 13 de março, que a pressão popular se una a esta revolução, como bem definiu José Roberto Guzzo, e force o fortalecimento de um Brasil menos primitivo exigindo a destituição do governo ilegal, a prisão do jeca e a extinção do PT.

Concordo com Guzzo, mas, na solidão institucional a que a oposição oficial relegou os indignados, o regime lulopetista teria aniquilado a Lava Jato antes que ela se tornasse revolucionária se não houvesse o jornalismo independente. Os textos em que registro minha indignação permanente são somente um jeito pessoal de resistência ao primitivismo pela qual voltarei às ruas no dia 13 de março e mais mil vezes voltaria; quanto à turma que acha que tudo não adianta nada, só um lembrete: ainda bem que o pessoal da nossa revolucionária Lava Jato discorda.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Fernando de Campos

    Concordo. Temos que intensificar nossa ação oposicionista. Se formos esperar pela oposição oficial nada acontecerá. A revolução propiciada pela Lava Jato tem que ser respaldada pela população. Até o dia 13 vindouro vamos trabalhar arregimentando participantes. É certo que esta iniciativa nos trará incremento de auto estima cívica e melhor, alavancará a
    saída desta corja do poder.

  2. Sílvio Fávero

    Só não posso concordar com a extinção do PT. Ele deve permanecer, submetido a uma longo processo de definhamento que demonstrará o quão obsoleto sempre foi.

  3. antonioa

    tempos tristes, temos que tirar a anta do poder, se possivel te a alegria de ver lullarapio preso, o pt extinto. Ainda assim, nao temos uma oposicao decente, uma altenativa que nos de muita esperanca. O “melhorzinho” seria o alckimim,ate agora um decente governador e competente em seu mister, embora sonso, mas o nordestao nao entende figuras assim, tao paulista.

  4. Ivo

    Para os apáticos que dizem que não adianta tirar a Dilma vale a fala de Reinaldo Azevedo: tirar a Dilma pode não ser suficiente para salvar o Brasil mas, com certeza, é necessário.

  5. Cansado

    Estou de saco cheio. O país está prestes a implodir e a oposição é -posso usar o termo?- BUNDA MOLE. tudo é lento demais. Chega dessa turma no poder. Existe uma hora e a hora é agora.

  6. Sem o bigode

    Valentina rima com valentia! Faço minha suas palavras. No fígado do jeca!

  7. Ronaldo

    Como eles desrespeitam as leis qual alternativa temos?
    Isso mesmo que vocês imaginaram……………

  8. bereta

    Valentina, engrossarei fileira e Cuiabá, no alto dos meus sessenta e nove anos. Esquecerei que tenho artrose e encararei a quase ladeira da Getúlio Vargas,de onde partirá a grande marcha. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Eles cairão. Grande abraço.

  9. Marcelo

    O Leviatã vem sendo saqueado, esgotado, prostituído pelos nossos “revolucionários”. É um gigante que clama por cuidados, atenção e carinhos.
    Como iremos salvá-lo, dona Valentina?

  10. UGA UGA ?

    Valentina,
    O que sua nobre cultura qualifica como primitivismo, meu inconformismo qualifica como banditismo! Um banditismo que tem apoio por parte de uma parte da população brasileira que é composta essencialmente por VAGABUNDOS!
    Nossa sociedade é rica em artistas de todos os gêneros mas, esses gêneros estão calados! Uns porque perderão em breve a boquinha do estado e terão de se comportar como empresários e não como mendigos, que abusam da fé alheia, outros porque terão de abandonar as vestes de ouro, do cabide de emprego comissionado nesta cleptocracia socialista.
    Uma reforma geral e irrestrita do estado deve fazer parte da pauta das reivindicações por parte dos patriotas que estarão nas ruas no dia 13/03, precisamos recuperar a posse do estado e a dignidade de suas funções, do jeito que está não dá mais!
    ADEUS DILMA!
    Volte para Cuba! O Brasil não te merece!

  11. J.B.CRUZ

    GRANDE VALENTINA: Como disse TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, plagiando o maior HERÓI brasileiro: JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, O TIRADENTES!…
    NÃO VAMOS DISPERSAR..Todos ás ruas em 13 de MARÇO 2.016, como nas DIRETAS JÁ !!
    IMPEACHMENT JÁ !!..

    AVE; MORO !!!

  12. vostradeis

    O Governo (PT) é psicótico. E com psicopatas não pode e nem deve haver diálogo. Aqueles que tem juízo nesse país (povo, Congresso, STF, PF, MP e demais Instituições) devem se mobilizar em condução do processo de Impeachment da Presidente e da cassação no TSE do PT. Simples assim. É hora de desemparelhar aqueles que estão travando o andamento mínimo e normal do país.

  13. Maria Neuma

    Minha amiga, a maioria que vai às ruas é a que deseja – com furor! – que todos os piratas que se aboletaram nesta nau dos insensatos abandonem o barco. Mas… e os alienados que continuam recebendo sobras de lixo e votando nos imundos que hoje formam a maioria do Parlamento brasileiro? E os vagabundos que aprenderam a mamar nas tetas dessa imensa vaca chamada Brasil e que “farão o diabo” pra não perdê-las? Juro que já vi esse filme e sei qual o seu final. Tenho uma solução bem mais convincente que, infelizmente, não depende de mim: Se um Odebrecht, por exemplo, resolvesse se redimir, fazer um ENORME bem à nação e acabar de vez com a palhaçada, bastaria FALAR. Tudo o que sabe, sem medo de ser feliz. Ou de que alguém mande matá-lo. Porque acho, inclusive, que apenas tirar esse monte de estrume de onde estão não nos acrescenta muita coisa, não. Toda essa máfia tem um endereço para o qual é forçoso enviá-la: CADEIA.

  14. Luiz

    Já deu sua panelada hoje? Porque voce sabe: paneladas aleatórias e footing aos domingos derrubaram dezenas de governos ilegítimos e corruptos atravéz da história. A soluçāo é de uma claridade solar mas expressá-la por escrito gera censura, processo e perseguiçāo afinal a “ordem constitucional está funcionando e vivemos em uma democracia” – dia 13 vai se confirmar a aceitaçāo de eleições fraudadas, mais uma vez, e marcar data para mais uma manifestaçāo. Antes das festas juninas, por favor, para nāo atrapalhar os planos da quadrilha.

  15. Chuva de milhões

    O jornalismo independente não sucumbiu ao lulismo.
    Qual o caminho dos milhões desviados da Petrobrás?
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=49799539264

  16. Oswaldo

    Maravilha! O recado, infelizmente, cai como uma luva numa turminha tola, que repete o mantra “nada adianta nada, nunca vai acontecer nada com o Lula, vocês vão ver…” Como disse a sabia Valentina, de fato, se tudo dependesse deles, nunca nada aconteceria. Ainda bem que o Juiz Moro e a brava equipe da força-tarefa do Lava a Jato nao pensam assim!

  17. Valentina de Botas

    Obrigada a todos pela leitura; à Juliana pelo entusiasmo do convite irrecusável; ao RedFox reitero o agradecimento do Augusto pela correção do nome do ministro; e a você, Augusto, além do espaço, pela afinadíssima percepção editorial que, lendo meus textos melhor do que eu mesma, sempre consegue a melhor luz para eles dando-lhes títulos que lhes captam a alma – “ufanismo pixuleco”, por exemplo, parece reluzir no meio do texto, parece tão bom quando você escreve que chego a pensar que foi você quem o soprou no texto. Obrigada, viu? Um beijo

    Um beijo, Valentina. Todos os méritos são teus.

  18. youssef bin nacle el-azziz

    Tenho orado muito para que o Dr. Sérgio Moro e sua equipe de Procuradores e Policiais Federais tenham saúde e muita garra para continuarem com a LAVA-JATO que na verdade vem lavando as almas dos brasileiros de bem. Parabéns. Tamos junto.

  19. Lua

    Parabéns! Excelente texto!O jornalismo independente, competente, ético,comprometido com a verdade e a equipe integra e corajosa do juiz Sergio Moro estão fazendo a enorme diferença neste país. Feliz, orgulhosa por ser brasileira como vocês!

  20. alfredo lucio saback soares de quadrosa

    o pt , com certeza,vai criar um novo marco na história política mundial. vai ter os seus dois presidentes corruptos presos.
    a justiça precisa escolher entre o Brasil e seus milhões de habitantes honestos ou as poucas dezenas de políticos criminosos que nos envergonham e roubam os recursos que nos permitiriam um desenvolvimento e um bem estar para a população em geral sem bolsa voto.

  21. Marinalva

    Feliz de ter orgaos da imprensa que honram a liberdade de expressão e não se curvam a esse bando de degenerados. Obrigada Augusto, às ruas dia 13!

  22. Tarso

    É um pesadelo, parece infindável, o festival da patifaria petista, que assola o Brasil.
    Seu texto como sempre, impecável, da gosto de ler!

  23. Juliana

    Vamos gritar antes que tirem a nossa voz, agir, antes que nos tirem a liberdade, dar as mãos, antes que as algemas da intolerância nos acorrentem e não nos permitam mais, o respeito e gratidão das próximas gerações. Neste 13 de Março, vamos lotar as ruas por um Brasil mais ético e justo.

  24. RedFox

    Cara Valentina. Ótimo artigo.
    Quero te alertar: no 2º parágrafo, o Ministro da Saúde é Marcelo CASTRO, Ok! (Se bem que “Ministro da Saúde”, para esse cara aí, é título meio exagerado…)

    Corrigido, RedFox. Grato pelo alerta. abração

  25. desiludido

    Com pedido de perdão pelo vernáculo, Lula ao fugir do depoimento, foi um autêntico “c**ão”.

  26. Jose Augusto

    Perfeito Valentina … suas Botas … chutam com grande precisão.
    Parabéns !!!

  27. Justice

    Muito bem Valentina!
    O Brasil verdadeiro estará pacificamente nas ruas, contra essa vergonha e promiscuidade, em 13 de Março, enquanto a quadrilha de lula rasteja no frio e na escuridão de seus pecados, à espera do fim.