Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Valentina de Botas: O que o Príapo da república pixuleca teme é a nossa liberdade

Por: Augusto Nunes

VALENTINA DE BOTAS

“Se for necessário, se vocês entenderem que a manutenção do projeto corre risco, estarei com 72 anos e tesão de 30 para ser presidente da República”. Como Hilda Hilst, quero brincar de ver beleza nas coisas, numa resistência ao vício do jeca em enfear tudo com esse priapismo vigarista.

“Vocês” se refere à escumalha militante no aniversário flácido do PT; o caudilho não se importa com o tesão da nação, se ela está no clima ou não. E ela não está. Ou está sim, mas não com o fauno grotesco. O “não” que ela tem lhe dito, traduzido em pesquisas e que temos de reafirmar no dia 13 de março, soa como charminho golpista para o macho mais incivilizado da história da política brasileira. Claro, ele só satisfaz as deformações da libido autoritária no primitivismo, pois dar no couro como democrata que é bom, esqueça.

Julga o estado de direito democrático uma preliminar dispensável, de tal modo que a tentativa de bolinar a Polícia Federal via Ministério da Justiça, as espertezas para não encarar o procurador Cassio Conserino e as ameaças transmitidas por eunucos morais de convulsionar o país se a Justiça cumprir o dever evidenciam não só a impossibilidade de atestar uma honestidade fictícia, mas sobretudo a percepção do jeca como alguém cuja conduta não há parâmetro ou ser terrenos ou divinos dignos de avaliar.

É mais do que estar acima da lei, nessa condição se pretendem Cunha, Calheiros, o casal marqueteiro – ao Priapo da república pixuleca sequer ocorreu que um dia seria necessário invocar o status que acredita inerente. Não sei que parte do “não” ele ainda não entendeu, mas a nação pode deixar ainda mais claras a consoante e as duas vogais no dia 13.

Não é só pelo fim de um governo cuja remoção é indispensável para o Brasil se reconstruir, ter a si como assunto e projeto, é também pela defesa das investigações, da Política Federal, do Ministério Público, contra o qual Lula tenta um estupro bolivariano enquanto mente que “lutamos” para tê-lo forte, “e não fazendo o jogo da Veja”. Ora, o jogo da revista é o do país que presta, como no fundo sabem ressentidos que apregoam, nas redes sociais, uma súbita sedução da revista pelo PT e convencem gente chegada a uma conspiração de boteco virtual.

Pesquisas mostram que Eduardo Cunha na presidência da Câmara desanima muitos brasileiros a irem para as ruas defender o impeachment, numa lógica desossada determinando que, por não se remover um patife menor, preserva-se o maior; além do tal não-adianta-nada. Por favor, não há mais território para esses medos e, conforme ensinou Marilyn Ferguson, do outro lado do medo está a liberdade. O que o jeca teme é nossa liberdade, é descobrirmo-nos livres – apesar de Cunha e do que mais for – para brincar de ver a beleza em mandar para a cadeia um garanhão tosco de alma senil porque para ele (parafraseando Roberto Freire), com ou sem tesão, não há solução. Um beijo

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

70 comentários
  1. memory

    Um texto maravilhoso para amainar a espera até que chegue o dia em que o homem morto que caminha seja obrigado a trocar o papo pela papuda. Dizem que o poder é o maior dos afrodisíacos, mas, como o fauno em questão é falso da cabeça aos cascos, as empreiteiras vão ter de pagar baldes de pílulas azuis para ele manter o entusiasmo pelo projeto de poder.

  2. Branca

    Eduardo Cunha fez o que a população queria. O PSDB o abandonou de repente. E ele é quem fica com a pecha de ser o entrave para o Impeachment? Muito jogo de palavras.

  3. Rocco

    Tenham certo que esse projeto de poder não vingará pois se analisar o semblante de cada um dessa quadrilha, verá que estão amedrontados, exauridos, envelhecidos e mal dormidos… Procuram mostrar segurança e boa índole, mas o efeito é contrário…
    Esses caras já num conseguem botar a cabeça no travesseiro a noite e ter uma boa noite de sono, a não ser na base de calmantes; agora me digam o que um alcoólatra adoentado de 70 anos tem pretensão de se entronar no poder por mais quatro anos, e ainda daqui a dois anos ?? Ele acha que tem toda essa expectativa de vida ??? Ledo engano… Logo logo estará correndo do capeta no inferno, se revezando c Chaves e outros latinos barbudos mumificados…

  4. ICJ

    Parabéns, Valentina
    !

  5. Tadeu Gomes

    Cunha, Renan e iguais são todos coadjuvantes nessa ópera bufa estrelada e dirigida pelo crápula maior – Luiz Inácio – que asco!

  6. Paulo

    Prezada Valentina, Nietzche e Ferguson de lado, este seu texto merece ser degustado, e não simplesmente lido. Nele, as palavras, habilmente manejadas e escolhidas tendo como pano de fundo a sedução, vão rodopiando numa dança que envolve e conquista o leitor. Obrigado por esse presente e pelo show dado com a língua mater.

  7. maria

    Aos trinta anos somos “balsaquianos”, aos setenta e dois, somos “anosos ” que quando chegamos, os que estão sentados, nos cedem os lugares das cadeiras para nos sentarmos para nos dar entender, que precisamos, de descanso. A aposentadoria é compulsória ,irrestrita, quer queira ou não, em todas as etapas. Na política poderá ser também. Muito pior se, o passado politico for complicado. De pouco ou nada, valera a vangloria. Todos nos temos nossos tempos e nossas etapas. O egoísmo tem levado muitos, a fantasia do: eu quero, eu posso, eu sou eu, por isso, não desisto! Nunca pensam em: Se a subida foi grande, a descida será muito mais!

  8. Mari

    Simplesmente, ADOREI O TEXTO. O Lula é um nojo, um tosco mal educado e indigno de abrir a boca, pois só sai lixo e lama podre. Que asco sinto desse crapula.

  9. bereta

    Em suma, Lula brochou. Mas o que me impressiona NÃO é a personalidade, caráter ou falta dele, que Lula não consegue esconder. Impressiona-me saber que ainda tem defensores. Não aqueles a peso de ouro, mas defensores nas ruas, nas esquinas, nos botecos e até mesmo nos meios intelectuais (ou tidos como tais). Burrice e ignorância são males quase incuráveis.

  10. freed

    A Andrade Gutierrez vai delatar que pagou proprina para a Pfizer, quem foi levar a grana foi o Bumlai.

  11. Valentina de Botas

    Paulo (2/3, 7:46). Você está certíssimo, obrigada. Por isso que é preferível citar um autor citando também a obra; quando lembrei dessa frase, tentei lembrar a obra de Nietzsche, procurei rapidamente entre os livros dele que tenho e não localizei. Deveria ter desconfiado. Um beijo para você, Paulo

  12. Paulo

    A frase “The Other Side of the Fear is the Freedom”, atribuída a Nietzche não seria de Marilyn Ferguson?

  13. rvictor, pagador de impostos

    É um país destroçado. O povo, coitado, já não é mais povo e sim uma massa heterogênea sem um amanhã à vista. Pensam: para que ir às ruas? Uma prova disso foi o número impressionantes do carnaval de rua em todo o país pois restou ao brasileiro o delírio, restou ao brasileiro a dissociação da realidade. A população sem nação está vencida pelo cansaço. Tempos mais que sombrios…

  14. Marcelo

    Que tesão resiste a uma situação dessas?
    Encantoado de um lado pela fúria do povo, de outro pelos bilionários patrões, na outra ponta o Dr. Moro.

  15. sovir

    Desses papudos e papuda gosta.

  16. Juliana

    Conseguiram engatar a marcha ré no desenvolvimento do País. A situação econômica é dramática, caimos dentro do precipício e de lá não sairemos na próxima década.

  17. Paulo

    VALENTINA.
    Escrevo assiduamente no Blog do AUGUSTO.Falo mal do PT até no banheiro.Por isso minha mulher treme quando cachorro late, ou quando vento agita as arvores. Não é segredo para ninguém o caso Celso Daniel.Logo minha querida te cuide.noutro dia entrei em uma chuva de granizo. Tive medo que uma de gelo do tamanho de um campo de futebol me atingisse no frontispicio. Quando se bule em uma organização criminosa,todo cuidado e pouco.TE CUIDE MINHA QUERIDA,TENHA SEMPRE UMA FIGUINHA BENTA AO ALCANCE DA MAO.EU NAO LARGO O MEU PATUA…

  18. Antonio Sousa

    Muito simples: Que vá pras ruas falar essas tolices, e vê qual é a reação do povo.

  19. esther correa

    O povo não ir pra rua por causa do Cunha? Risível. Jamais vi alguém espernear tanto de medo da justiça como o Lula. Também, pudera, o que esse cara tem de culpa no cartório não é mole não.

  20. tuttit

    Não tenho por Eduardo Cunha o horror que tenho de Lula. Inclusive porque se Cunha teve a oportunidade de lesar a Petrobrás, o aval foi dado por Lula. Não acredito que seja esse sentimento que impede a ida às manifestações. Acho que quem não vai é negligente. Vou a todas, é meu dever. Sinto que parte da imprensa é mais crítico com Cunha do que com Lula, o que me revolta.

  21. leandro

    Tirar esta gentalha do poder é uma questão de sobrevivência.

  22. SUELI

    É cediço que os investigados têm o direito de não comparecer e também de ficar em silêncio. Deve ter havido um equívoco quanto à condução coercitiva no mandado. Mas, a meu ver, isso não significa que a investigação termina aqui, essa história vai continuar até os culpados serem desmascarados por provas contundentes e pagarem por terem destruído a economia e a nossa esperança de um país digno, devido à tanta corrupção, improbidade e má gestão.

  23. Paulista

    “Se for necessário, se vocês entenderem que a manutenção do projeto corre risco, estarei com 72 anos e tesão de 30 para ser presidente da República”

    Retiro dessa frase os termos “…MANUTENÇÃO DO PROJETO…”, que, inequivocamente, comprova a real intenção da facção criminosa registrada no TSE como “partido político”: IMPLANTAR UMA DITADURA BOLIVARIANA POR MEIO DE UM PROJETO CRIMINOSO DE PODER, corroborando com sempre afirmou no Jornal da Cultura o Professor Marco Antônio Villa.
    O PT é uma facção criminosa, que dá guarida a criminosos de toda espécie, que usou a política para buscar seus intentos nefastos.
    Comunismo jamais!!!

  24. edmilson brabo

    Prezado Augusto,

    E dificil encontrar uma palavra para definir este vagabundo.

  25. analu

    Valentina! Que texto! É de tirar o fôlego! Que paralelo fantástico você foi buscar. Já passou da hora de colocarmos um ponto final nas priápias desse “garanhão tosco de alma senil”.Parabéns, você produziu uma pérola.

  26. ugo

    quando vão investigar a produtora de video de brasilia que fez campanha com santana na venezuela?

  27. Syllas Valadão

    O texto é rico, usa palavras que se Lula tentar ler, jamais vai entender.

  28. rosita

    Lulalá teve um professor de primeirissima linha, o autoritario presidente cubano! Aprendeu muito, aplicou novas técnicas que devem ter surpreendido até o velho professor. Montou uma rede de apoio de baseada em bolsas isso e aquilo. Até bolsa marqueteiro! E ainda culpávamos a turma do bolsa familia…migalha infinita! Poderio mesmo vinha do bolsa mensalão, petrolão ,BNDE e outras bolsas ainda por emergir. Não será fácil tirar-lhes o poder. O homem ainda dá as cartas.Vide o caso do ministro da justiça. Sorte que existe o Juiz Moro.

  29. Rose

    O jogo de palavras no qual explicitastes o comportamento do chefe, que quer dar vazão ao seu tesão sem se perguntar se a nação também estará disposta, foi de uma clareza ímpar.

  30. JP

    Irretocável !
    “Não Há Nada Tão Poderoso Como Uma Ideia Cujo Tempo Chegou” – Victor Hugo
    É isso ! Chega ! Fora PT !

  31. Valentina de Botas

    Obrigada a todos pela leitura. Bakunin (01/03, 11:54), não houve recuo algum por parte do procurador Conserino, pois nesta fase das investigações, os investigados não são obrigados a depor, mas devem estar cientes de que, não o fazendo, perderão a oportunidade de se defenderem previamente e serão denunciados. A situação é diferente na Lava Jato em que Lula deve depor como testemunha e, aí, não pode deixar de comparecer frente ao juiz Sergio Moro. Foi no próprio site da Veja que achei essas explicações. Augusto, obrigada pelo espaço mais uma vez. Um beijo

  32. Oliva

    Que cara ridiculo! nao se encherga e parece que nao caiu a ficha!
    Dia 13 estaremos nas ruas! Fora PTralhada!

  33. cristina

    Texto brilhante!!!!! Esse não está nem aí pra nada e ninguém!!!UM PSICOPATA!!

  34. Maurício Oliva

    “Do outro lado do medo está a liberdade”. Não que alguém tenha medo do Babalorixá de Banania, que só rosna entre seus pares e já não pode ir a um restaurante, por exemplo.
    Infelizmente, muitos apresentam esse argumento sobre Cunha, que continua na Presidência da Câmara – tem um outro na Presidência do Senado, afora os tantos ministros de Estado da presidente. Cansa, sabemos. A política brasileira é de uma mesquinharia sem conta. Representantes que mal conseguem enxergar a ponta da fuça frente ao espelho. Mas isso não é, de forma alguma, motivo pra descrença. Tiremos o PT e petismo que aparelhou o Estado brasileiro para se locupletarem, em prejuízo do cidadão honesto, que busca construir, com seu trabalho e impostos, uma nação mais digna.

  35. Luiz Almeida

    Eunuco da moralidade e da decência. Belo texto!

  36. Gerson (PR)

    Possível legenda para o gravura: o Bode Velho e a República.

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/CultePriape.jpg/449px-CultePriape.jpg

    Quousque tandem, Priape, futuere Republicam nostram?

  37. augusto

    Só vai atrás do lulla quem recebe mesada.

  38. Carlos Aranha

    Querem derrubar de novo o Whatsapp. Da primeira vez, derrubaram o serviço quando o STF bolivariano votou uma matéria a favor da Cleptocracia cheia de Escárnio. Hoje, quando apareceu o novo ministro da justiça cleptocrata cheio de escárnio, querem derrubar o serviço de novo. Estamos a um passo de viver em uma Distopia Cleptocrata Norte-Coreana. Put the gun down, now!!!

  39. nomra

    Cadeia é para quem precisa! cadeia para lula, cunha, renan, bota gente que presta no lugar , se quem assumir também der motivo pra ser preso , vai também e pronto, nós precisamos perder o medo do desconhecido, basta querer tentar, se der errado , cadeia, e começa tudo de novo, pior do que está com esta quadrilha no poder não pode ficar!E com esta OAB , juízes e procuradores bolivarianos nos estamos a pé!

  40. Helio Sampaio

    Um cara prejudicial ao Pais e a Democracia. Não respeita a Constituição, as Leis e o Povo. É um embusteiro nato,

  41. PAPAGAIO

    príapo, para de estuprar o Brasil !!!!

  42. Bakunin

    Valentina, tome cuidado com o príapo da república pixuleca. Cássio Conserino parece estar mijando para trás. Leio na Imprensa que ele teria afirmado que “condução coercitiva” (do príapo), no mandado, foi erro!

  43. Passofundense

    Pois é cara Valentia! Na verdade muito valente e
    inteligente.
    Quanto ao Lula, está colhendo o que plantou.
    Mas porém, e sempre tem um porém, lá atrás, no
    mensalão, a oposição de plantão (existe?) já
    o considerava derrotado. Deu no que deu.
    Como não dá para contar com a dita oposição,
    somente o povo nas ruas no dia 13 poderá ter
    algum efeito sobre a ladroagem organizada por
    Lula.

  44. Antonio Brasileiro

    Lula e o PT estão esticando a corda para ver até onde ela aguenta. Estão testando as instituições e os homens que as comandam. A vitória dele e do PT será a desmoralização dessas instituições, meio caminho andado para a vitória do projeto de tomada do poder. A esquerda da América Latina abandonou temporariamente o caminho violento das armas porque Cuba está na miséria e já não conta nem com a Rússia nem com a Venezuela – os chineses são comunistas pragmáticos, gostam de luxo e não vão fazer transfusão de sangue para países que são doentes terminais – portanto, já não é modelo. Agora o projeto é “comer” o Estado por dentro, que nem cupim, aparelhando suas instituições. Quem se escandaliza com a destruição da economia brasileira se engana, para esse projeto(vide Cuba e Venezuela) quanto maior a miséria melhor. Se as instituições não se mostrarem fortes, nós e as futuras gerações teremos muito que lamentar. Seremos os futuros escravos desse projeto diabólico.

  45. POETINHA

    Sofro pela da ostra, mas rezo por outras belíssimas pérolas!

  46. Reinaldo Paz

    Perfeito, Valentina.
    O cara é mesmo um asco.

  47. ps

    Com o “compositor” no comando, os baianos estão na crista da onda, pois além dos ricaços empreiteiros, os marqueteiros os petroleiros e do “acarajé”, agora também assumiram a PF…é mole?

  48. Dalvo José Rossi

    Esse jegue estrupa a Nação sem qualquer pudor. Ele só fica saciado com o gozo que o poder lhe dá.

  49. osvaldo luiz

    O honestíssimo Lula, aquele que não é dono nem do sítio em Atibaia nem do apartamento no Guarujá ambos reformados gentilmente por empreiteiras envolvidas no PETROLÃO, agora está a seu gosto reformando os ministérios de Dilma.
    Será que as empreiteiras estão gentilmente participando nessa reforma também?

  50. Walter E. Drummond

    Simplesmente PERFEITO.