Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Valentina de Botas: O depoimento de Lula à Polícia Federal desenhou um jeca arrogante, despótico, sarcástico, truculento, mentiroso

Por: Augusto Nunes

O ególatra é um chato; se tem algum poder, torna-se despótico. Sarcástico, mentiroso, arrogante, truculento: eis o jeca no depoimento à Polícia Federal. Houve momentos em que parece que ele mandaria prender o solícito delegado. Achando que este lá estava para ouvir queixas, reclamou que Marisa Letícia não deveria ser chamada a depor por ter sido empregada doméstica aos 11 anos de idade. No lugar dela, que o procurador Conserino convocasse as próprias mãe ou mulher.

E se elas também tiverem exercido a profissão de empregada doméstica ou qualquer outra tão humilde? Deveriam depor da mesma forma no sinistro universo mental de Lula, pois o procurador comete o pecado de estar do lado da lei, ou seja, do lado moral oposto ao do jeca que, por exemplo, não se importou que Francenildo Pereira fosse um simples caseiro quando decidiu moê-lo pelo Estado posto à disposição da libido degenerada do partido através do governo mafioso. O pecado de Francenildo? Contrariar os interesses da súcia, o que o homenzinho despótico toma como coisa pessoal – é ofensa pessoal fazer incidir a lei sobre a divindade jeca.

No esplendor do primitivismo revelado em toda besta acuada, Lula é adepto da lei do mais forte manejada por ele. E é como o mais forte que ele se vê no universo mental cujo centro é o próprio umbigo nojento. Daí a abater um caseiro ou meter no meio a mãe e a mulher de quem só está cumprindo a lei, é apenas mais um movimento no bailado obscuro.

Dilma Rousseff, provando que os deuses, antes de destruir os homens, os enlouquecem, desafia os limites da sanidade institucional no capricho tolo e acintoso, embora calculado, de instalar no ministério da Justiça um membro do Ministério Público e manter de pé um mocó para o jeca no ministério de um governo que cairá logo menos. Assim, no dia seguinte à irrefutável demonstração de que o país quer se livrar dos nefastos criador e criatura de modo a que haja paz e lei para que possa tocar a vida, a dupla detestável responde com despotismo.

A mesma mulher que Lula acha que não merece depor por ter sido empregada doméstica aos 11 anos, mereceu dele a humilhação pública do caso (com) Rosemary Noronha. Marisa Letícia deve depor porque é investigada; a mãe e a mulher de Conserino não devem depor porque não são investigadas; Francenildo não deveria ter sido esmagado pelo PT não porque fosse um simples caseiro, mas porque era inocente.

A noção básica de decência exige, para assimilação, uma sequência no genoma moral que, na súcia, é falha. Verdade novamente exposta no depoimento ultrajante e nos atos de Dilma com o desprezo expansivo devotado ao país que desgraçam cotidianamente. Acham pouco continuar nos desgraçando, exigem também que não nos indignemos, por isso desqualificam nossa manifestação gloriosa desse dia 13. Não apenas porque canalhas que desejam dissimular as canalhices, mas sobretudo porque, despóticos, veem como um dado da natureza que disponham sobre nossos quereres, pensares, leis e direitos.

De um regime assim, que sonha à noite que de dia está submetendo o que resta de um Brasil resistente, o filme dos ratos roendo a bandeira nacional é autobiográfico. Ele tem de chegar ao fim, ainda que se arraste repulsivo na apresentação dos créditos.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

42 comentários
  1. Leo de Souza

    De botas, ótima análise do devaneio de uma mente perturbada pela possibilidade do desconforto que causa a verdade que teima em espremer de forma insistente nosso excelentíssimo alcolatra.

    Senhores acalmem se, ele deu o primeiro passo pros últimos de sua existência em liberdade, sucumbiu ao desespero, agora é questão de tempo, logo isso vai acabar com a degola de Lula e Dilma, acalmem se, os dias de existência do PT estão no fim, mas por favor não esqueçamos da corja aliada (PMDB), e dos homens maus traves tidos de ignorantes(PCdoB)…

    …é necessário que tiremos o mau pela raiz!!!

  2. Razumikhin

    Lula não é um Jeca Tatu. Lula é um imtelequituau.

  3. Valentina de Botas

    Obrigada a todos pela leitura. Cara Maria-maria (15/3, 18:31), Lula não se referiu à mãe e à mulher do delegado da polía federal, Luciano de Lima, a quem prestava depoimento, mas à mãe e à mulher do procurador Conserino do MP de São Paulo. Jaimisson dos santos (16/3. 15:23), obrigada por achar o texto bonito, mas não é culpa da beleza que você vê nele o fato de Lula continuar solto; acho até que se o texto nem fosse tão bonito, o jeca permaneceria em liberdade. Livres ele e a criatura, teve golpe: Dilma Rousseff, a figura mais vergonhosa da história da política brasileira, nomeia Lula ministro da casa civil, a figura mais nefasta da história da política brasileira. Ele é o presidente, ela é apenas uma dilma e o país… não será um país se não reagir. Augusto, obrigada pelo espaço. Um beijo

  4. jaimisson dos santos

    Texto muito bonito…mas e daí??? O molusco cachaceiro não foi preso…virou ministro!!!
    O juiz Sérgio Moro perdeu a chance de prender o molusco. Perdeu a chance de salvar e dar alguma esperança ao país!!!
    Estou puto da vida, possesso…já não desejo a prisão do molusco e da pseudo presid”anta” …

  5. toninho

    E inacreditável o que esse farsante fez no depoimento que deu ao Delegado da PF, fosse esse um cumpridor da Lei, teria dado voz de prisão ao Lula, por desacato a autoridade e a Justiça.

    Que os próximos Delegado que irão interrogá-lo, atenção meu QUERIDO, tenha postura de um Delegado de Polícia e não de Delegado de Facção em reunião com o chefe.

  6. joao wagner

    O comportamento dele frente ao Delegado da Polícia Federal é próprio de um marginal xexelento e dissimulado. Caberia bem a sua prisão por desacato a autoridade. Talvez pensasse que falava com sua claque onde os seus histrionismos causam comoção e catarse coletiva.

  7. CRISTIANO MARQUES

    D. Marisa não pode depor por ser pobre. Esta é a concepção do PT de cidadania, pobre pode tudo.

  8. Rose

    O que mais me espantou foi essa coisa de “eu acho”, “meu filho”, “meu querido”, palavrões a torto e direito, frases desconexas, sem sentido… Isso não é depoimento. Isso é conversa de bar ou, um pouco de veneno, comício de bêbado pros companheiros de mesa.

  9. Junior

    Parabéns pelo texto e pela lucidez na análise.

  10. bin nacle abu nacle

    Bravo Valentina. Os seus textos refrigeram as almas dos brasileiros de bem. Muito obrigado.

  11. Nelson Cunha

    Traços evidentes de personalidade psicopata. Um facínora sem tirar nem por. O que me espanta não é o personagem de romance russo ou a idolatria dos nossos miseráveis, mas a covarde impostura de jornalistas que não tiraram a roupa do rei de Garanhuns. O que dizer da esquerda brasileira que se diz impoluta. Ajudaram a criar este monstro.

  12. Lucia R.

    Imaginem o Juiz e Promotores ouvirem essa jararaca cuspindo fogo. Acho que ficaram espantados como todos nós.
    O pior ainda, quando perguntaram das inúmeras caixas que trouxe na mudança ” não sei porque estão preocupados com os vinhos, tinha também muita tralha. A Marisa embarcou o carneirinho, o rei mago, o Cristo, daquele presépio que ficava na entrada do palácio, o carro de boi que foi presente do Zezé de Camargo, é muita tralha”.
    Boçal, ladrão, limparam o palácio ( está tudo no tal sítio e no tal galpão e cofre do BB).
    Devolva o Cristo.
    Devolva o carneirinho e presépio.
    Pode ficar com o carro de boi do Zezé.
    Prendam a jararaca.

  13. José perdigão

    Essa súcia crê, que este país (em miníscula, mesmo), que será vilipendiado porque o querem, estão enganados, diametralmente! Somos um povo que, jamais será engolido por esses vermes, que fizeram e fazem do quintal da casa deles, extensão de nossas Instituições!

  14. alfredo lucio saback soares de quadros

    esse delegado ou é petista ou não sabe a altura do cargo que desempenha no principal caso jurídico criminal da história do Brasil.
    deveria ter sido advertido pela permissividade dada ao maior criminoso da história destepaís.
    imagino, se se concretizar essa nomeação blindagem, para o capo ser julgado pelos amigos essetefianos do pt; o mullá e a dilma no mesmo andar. vão ser agressões e palavrões o dia inteiro. vão terminar na delegacia. de preferência atrás das grades.

  15. marcio jose de carvalho

    se eu sou o delegado, dava um cacete nesse vagabundo para que ele deixasse de ironias e sarcasmos. nao consegui ler o depoimento ate o fim, me deu nojo.
    cadeia nesse safado
    marcio

  16. Oliva

    Ele insiste em nao acordar! O ditador, o rei travestido de homem simples, nao se deu conta ainda, que ja caiu do poder. A coroa caiu e esmagou. a cabeça do rei jararaca a muito tempo!

  17. Caio Maior

    Valentina,
    Não tenho a pretensão de tecer elogios, mas sim, expressar admiração. Sua crônica revela rara inteligência e sensibilidade a serviço da democracia – defendendo a organização e participação política, o valor de nossos direitos e deveres, a importância da proteção legal como garantia do Estado de direito; uma aula magna de democracia – a partir da análise do pior que ela pode produzir nos últimos 45 anos. Um beijo.

  18. Passofundense

    Discordo apenas em um detalhe da grande Valentina.
    Chamar o Lula de jeca é ofender a literatura brasileira. Afinal o jeca tatu se recuperou como gente. Já esse cara só tem futuro como administrador geral do inferno. Não duvidem que ele chega lá e é capaz de botar o diabo pra correr.

  19. Ana

    HABIB’S NUNCA MAIS!’

    – Uma ex-petista de carteirinha: “Lula foi bom nos 8 anos, o problema é que agora entrou corrupção…o poder corrompe.”
    – um universitário trabalhador, inteligente, detesta o único emprego que conseguiu, de cobrador, mas acha que Lula melhorou a educação, porque ele tem Prouni.
    – nunca consegui levar ninguém pras manifestações, a não ser meus filhos, apesar de reclamarem.
    – a Europa se curva a imigrantes terroristas
    – imigrantes – ilegais – têm carteira de motorista nos EUA.

    Estou em Curitiba. Não sei o que há comigo, por que, quanto mais notícia boa, mais eu continuo pessimista, achando que não vai melhorar?

    Eu acho que foi meio artificial as pessoas deixaram as ruas limpas. Tá certo, já vale assim mesmo.
    Eu acredito que as pessoas vão procurar outro Lula pra pai.
    E ainda por cima tem essa reação violenta de petista contra a realidade. “Nunca mais Habib’s”. Pode? Pois eu falei pro gerente que fiz questão de comprar porque estavam promovendo a manifestação.

  20. maria-maria

    Não deixaste espaço a não ser concordar com tua análise perfeita; só resta indagar por que o delegado, tendo sua mãe ofendida por um desqualificado, não lhe deu, na hora, voz de prisão o que teria feito a um pagador comum de impostos que se comportasse como o abominável elemento.Ao não agir dessa forma, a autoridade confirma a inimputabilidade do quadrilheiro apesar do ronco poderoso das ruas.

  21. Walmir Luiz Becker

    Ainda ontem vi e ouvi a entrevista do jurista Modesto Carvalhosa no Roda Viva da TV Cultura. Dentre as dezenas de vozes de homens íntegros, dignos, cultos e nacionalmente respeitados, esta foi mas uma a proclamar, publicamente, seu assombro e absoluto inconformismo com o que está acontecendo neste País com a política deste País, após o início da Era PT. Sou advogado que, durante toda a minha carreira profissional voltada para a área empresarial, posto que sou especialista em Direito Tributário, e lá se vão mais de quarenta anos, pude aferir, na prática, a índole de nossos empresários, inclusive de grandes empresários. Testemunhei, nesses anos todos, em negócios que envolviam entidades públicas, alguns episódios reveladores de “pontos fora da curva”, como diria um Ministro do STF, no julgamento do Mensalão. Mas nada, nada mesmo, comparável, ainda que em escala infinitesimal, ao que o emparelhamento dos governos do PT proporcionou no trato de interesses privados com os interesses públicos. Antes corrupção havia, mas, de indivíduos, não de uma coletividade de malfeitores, organizada em quadrilhas. Esses quadrilheiros do Erário Público quebraram a Petrobrás, e , de que quebra, quebraram também as maiores empreiteiras de obras públicas deste País.
    Bem feito para todos, para esses quadrilheiros, e seus chefes, e para os empreiteiros.
    O que eu lamento é que a nossa Oposição Politica não esteja à altura da Sociedade que está indo às ruas para protestar contra este abominável estado de coisas.

  22. antonioa

    ok valentina, mas parte desse poder e arrogancia que lulla arrota e’ corroborado pelo fato de que ha menbros do judiciario que manipulam a lei em seu beneficio, ja foram citados inclusive nas gravacoes de denuncia o sr. Lewandowisky do STF, Teori, o Janot entre outros. Com a lei corrompida tudo fica mais dificil.

  23. wilson

    Assim que este paspalho for nomeado ministro nós tornaremos súditos da República Bananeira do Sudão e a primeira medida será tratar pessoas do mundo civilizado como Bwana e Saibi e fazendo salamaleques e reverencias.

  24. mirian

    E ESTA SERPENTE SERÁ MINISTRO, ELES SÃO MUITO CARAS DE PAU. MEU DEUS NOS SALVE DISTO.

  25. Sergio - Curitiba

    Os 200 milhões de brasileiros terão de marchar até Brasília e acabar com esta bagunça. Não contem muito com o Exército brasileiro pois ele não esta muito do lado do Povo Brasileiro, pois se estivesse já teria acabado com esta zorra que está este País

  26. Galo Cego

    Causa indignação uma pessoa prestar este depoimento e estar solto,se fosse outro qualquer teria sido algemado no aeroporto,que alias não e lugar de pegar depoimento de ninguem.So dos acima das leis.

  27. walter

    Eles vão se ferrar de verde e amarelo.

  28. A.

    Adoro quando a Valentina chama o Lula de “jeca”. Me dá mais prazer do que ouvir ele ser chamado de “ladrão”!

  29. Agnes

    Sei que meu comentário não será publicado mas ao menos desabafo: o bandido é estuprador de cabra e ladrão de crucifixo.

  30. Ana

    Cara Valentina, PARABÉNS! E muito obrigada por seu artigo!

  31. silene

    Aliás,a “dama” Marisa Letícia vai ter que responder, também, pelo crucifixo (propriedade do Brasil) encontrado em um cofre do BB em seu nome e do Lula Jr.
    Só tem escroque!

  32. marcio

    Quando assumimos um cargo de liderança, temos duas coisas a cumprir: uma é a de nos legalizar, neste caso o político foi legalizado pelos votos; outra seria de nos legitimar, ou seja fazermos com que nossas ações e atos nos legitimem perante aqueles que nos outorgaram o poder nos legalizaram, mas no caso do PT, vimos apenas: incompetência, corrupção e roubo. Primeiro gastarem mais do que podiam em programas espúrios e sem sustentação e que podiam gastar sem limites; segundo mostraram que a incompetência foi a sua marca registrada na gestão da coisa pública; terceiro implantaram a corrupção e o roubo em todas as instâncias e poderes, numa tentativa de se perpetuar no poder; terceiro forma um péssimo exemplo para os nossos jovens que hoje tem a política em total descrédito

  33. hebe

    ministro ou SINISTRO?

  34. Geraldo Pereira

    Causa-me indignação ver como esse desqualificado se volta contra as leis constituídas.

  35. Gilmar Fernandes

    Não se “avexe”, cara Valentina! A república deles se precipita de hora em hora. Cada vez mais perto do precipício. Eles são um método. Hoje, já houve a homologação da delação de Delcídio; a notícia da delação de “Feira”; e a gravação do assessor de Delcídio em face de Mercadante. Duas consequências imediatas: o adiamento do ministério da jararaca e a reunião a portas fechadas da mulher sapiens com a pátria educadora para pedir ‘elucidações’ (não seria melhor ‘alucinações’?).

  36. Karlão

    – Parabéns, Valentina. Você espelhou com fidelidade a indignação que vai em nossa alma.
    – Recordamos que outro caseiro, o do sítio do pica-pau vermelho também foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento e nenhum dos defensores dos “trabaiadô” se lembrou de protestar. Apenas o belzebu não pode ter o tratamento dado pela PF a 116 outros cidadãos brasileiros.

  37. Osvaldo Aires Bade

    Bolsonaro Já!

  38. cristina

    Na cabeça desse ex pobre pode tudo,sem sofrer consequências e novo rico(assim como ele ,e nem tão novo assim),se for sindicaleiro ladrão também não ´precisa se explicar!!Só que ele esqueceu de avisar isso para a constituição e ao povo que ele ROUBA a décadas!!!!

  39. solange de jequitinhonha

    Ao ser levado para prestar depoimento, no 4 último, o Sr.Luís Inácio endereçou suas desculpas á família pelos desarranjos que, através dessa interpelação e suspeitas, lhes atingia nas suas comodidades. Nossa culpa, povo brasileiro. Pois bem, tentemos consertar as coisas, num recado à “família” do sr. Luís Inácio:
    “Prezada Rose, tendo em vista as recordações carinhosas que a cama super-kingsize do Alvorada lhe propicia…”, ops, espera lá, estarei eu embrulhando as coisas ou a coisa é complicada em si? Vamos tentar outra vez:
    “Prezada Marisa, As muitas ocasiões em que V.Sa. se viu obrigada a viajar no avião oficial como clandestina…”, opa-lá, ollha aí outra vez a cabeça da jararaca onde devia estar o rabo, bom, vamos tentar pelo outro lado:
    “Prezado Lulinha, você filho carente, quase tendo sido obrigado a viver num triplex ‘Minha Casa, Minha Vida’ suas tralhas em ouro, diamantes e rubis duramente surrupiadas precariamente superpostas num cubículo de difícil acesso numa agencia do Banco do Brasil…” Oh, lá, lá, não tem jeito, não, tá escorregando demais, nem a melhor caridade cristã pode levar a salvação a essas pobres almas. Só resta lhes desejar: Bom Inferno!

  40. Miguel Araujo

    De tão perfeito Augusto cheguei a ter nojo desse “chocado” – que nasce por ação de chocadeira – mas por saber que tudo isso é verdade me bate uma mistura de tristeza, por saber que votei nele, e de alegria, por saber que dia 13 atuei para que saia e caia na lembrança, junto com aqueles momentos ruins, que queremos esquecer.

  41. Paulo Polonio

    Por quê o molusco não saiu de lá algemado?
    Não foi desacato?
    Vai um cidadão pensar em dizer algo sobre a progenitora de um PM…delegado, investigador, qualquer investido de autoridade…o que aconteceria?
    Cadeia nêle!JÁ!!
    Que vá fazer companhia ao Dirceu, Vaccari e outros ratos.

  42. Claudio / RS

    Como sempre, Valentina, seus comentários escapam do alcance de nossos vocabulários e ficamos com muita dificuldade para encontrar palavras que possam fazer justiça ao descrevê-los…
    Inigualáveis…
    Parabéns por suas magníficas descrições da realidade atual em nossa política governamental.