Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Reynaldo Rocha: Rui Falcão encarna o papel do urubu que acertou errando

    Por: Augusto Nunes

    REYNALDO ROCHA

    A ignorância costuma produzir efeito contrário ao desejado pelo autor. Ao afirmar que Lula está sofrendo um linchamento, Rui Falcão — que antes de assumir a presidência do PT foi diretor de redação da revista Exame e puxa-saco de empresários por anos a fio — encarna o papel do urubu que acertou errando.

    Nos tempos de Linch (William ou Charles, não se sabe ao certo), o homem cujo nome acabou batizando a prática, fazer justiça com as próprias mãos era algo aceito por muitos. Hoje esse método é vista por cidadãos decentes como uma  distorção odiosa que busca punir criminosos à margem dos tribunais.

    Quase todos os linchados são culpados. Isso não justifica, mas ajuda a compreender o fenômeno. Já houve muitos linchamentos decorrentes de suposições, mas  (e acontece), mas a esmagadora maioria das execuções atinge criminosos pegos em flagrante.

    Estudos feitos em diferentes países demonstram que a descrença em punições está na raiz dessa reação desmedida,  que não respeita o devido processo legal, ignora o direito de defesa e consuma arbitrariamente a sentença. O que motiva essa explosão é a falta de confiança na Justiça. O cidadão se concede o direito inexistente de acusar, julgar e executar a pena por entender que o Estado é inoperante.

    A questão levantada por Rui Falcão é diferente. Ele próprio coloca Lula na posição de criminoso cuja condenação imediata é exigida pela população. Neste aspecto, está certo. Ou Lula estaria entre os linchados inocentes, que somam 0,1% dos casos incluídos nos estudos, ou os sucessivos flagrantes induziram o povo a querer justiçar quem o enganou por tanto tempo. Se Lula está sendo linchado, há 999 chances em 1000 de ser efetivamente culpado pelos crimes que lhe são atribuídos.

    Rui Falcão precisa escolher melhor as palavras e imagens que insiste em usar na defesa do indefensável. O Brasil foi e está sendo furtado. O furto ocorre quando bandidos amealham coisa alheia móvel (dinheiro, por exemplo) para si ou para outrem. É o que diz o Código Penal.  Lula furtou, e está sendo moralmente linchado pelo que fez.

    O PT piora as coisas quando defende Lula como Rui Falcão tem feito. Além de provocar as vítimas do furto, está se oferecendo para ser linchado junto. Moralmente.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Geraldo Pereira

      Rui Falcão está querendo defender o indefensável.

    2. DONNAU DITRAMPO

      sene – 11/2/2016 às 13:22. Se formos pensar em malignidade e maquiavelismo de pestistas, todos tem potencial , mas além do presidente do partido aí em foco, podemos incluir a eminencia parda TOP TOP Garcia, e outra figura que ultimamente e estranhamente não aparece nas figurações mas é um radical ativista impetuoso , misterioso que também aparece das sombras. Estou me referindo ao ex-ministro das comunicações do lulla que , dependesse dêle, a aplicação de MORDAÇA da mídia e também da liberdade de expressão de cada um de nós já estaria em pleno funcionamento . Não se pode esquecer desse. Fosse eu o magnífico Juiz Moro tratava de aprofundar investigação quanto às contratações suspeitas com países africanos , que presumo uma iy nUA das enxadadas vai encontrar minhocas.

    3. ONDE TÊM PT, TÊM CORRUPÇÃO

      Wellington Dias quando candidato a governador do Piauí em 2014, com o apoio do ministro da Saúde Marcelo Castro e do senador Ciro Nogueira, tiveram como primeira ação pedir a paralisação das obras do Rodoanel de Teresina , no que foram prontamente atendidos pelo governo federal, pois o candidato que tocava as obras era contrário ao governo ptista. Agora o jornal Diário do Povo do dia 11/02/16 anuncia que a obra vai recomeçar, pasmem, custando 50% a mais. Não custa lembrar que o candidato contra o ptista, era do PMDB partido de Marcelo Castro, Ciro Nogueira é citado em vários caso de corrupção, um carro com um motorista de Wellington Dias, foi apreendido a poucos dias da eleição carregado de dinheiro, o motorista deu diversas versões de quem era o dono do mesmo,porém o caso nunca foi apurado.

    4. Zika neles

      Todo PTista é oportunista…!
      Rui Falcão é mais um.
      Continua tentando defender o indefensável para manter seu pixuleco.
      Mais nada.

    5. sene

      …não sei o porquê, mas, dentre o “elementos” do PT eu enxergo o maluco do Rui Falcão como o mais maligno de todos (…talvez à exceção do maluco do Lula),…me estarrece por demais a forma como ele se expressa nas suas falas,…sempre a querer demonstrar uma “serenidade” absurda e despropositada frente às questão que lhe são apresentadas,…eu o considero completamente amoral! / (…e olha que ser o mais maligno num meio em que só tem grandes malignos é coisa do outro mundo…).

    6. Guidogf

      Há, senhor Ruim Falsão!Quanta coisa sabe do apedeuta, pois não?

    7. DONADA TRAMPO

      O cara era diretor de redação da revista Exame. Formulava comentários e andava de braços com o empresariado, o que para um jornalista não é nenhum pecado. De repente se tran$$$$forma em um eminente operador, manobrador, confe$$or, embromador e pre$idente do PT. O que $erá que fez com que e$$a agourenta figura se tran$forma$$se dessa forma ??. $$$$eria apena$$$$ uma guinada de ideologia ou vontade me$$$$$mo de a$$$$$e$$$$$orar um presidente da republica tão querido dos banqueiro$$$$$$ e con$$$$trutora$$$$$$ como e$$$$$e ???

    8. hebe

      O nome dele é:rui babão.

    9. Chico

      rui facção fala para sua tribo, que por sinal não tem mais ânimo em sairnas ruas para defender o chefe dessa quadrilha. Aqueles que ainda defende, defende por uma única motivação, o pixuleco no valor irrisório de R$50,00, mais um lanche a base de mortadela e tubaina, fora essa gente, ninguém mais empolga pela figura desgastada do lula. Então rui facção, você e sua fala se tão no vazio. FORA dilma, FORA lula psicopata, FORA partido dos trabalhadores (quadrilha). IMPEACHMENT (JÁ!

    10. maria-maria

      GERTRUDES VOGEL – 10/2/2016 às 10:25
      Viúva antecipada do pt? “Menas,” petista assumida. Tua paixão transparece em todo o comentário, mas especialmente em “Tudo isso é válido”- após citares os crimes do capo e
      “continue a aterrizar(sic!) os brasileiros com o seu comunismo de araque” quer dizer que se comunismo não é de araque é válido?

    11. Yuri Brandão (Maceió)

      Tranquilo, caro Augusto. Aguardo na paz. Obrigado e abraço.

    12. Reynaldo Rocha

      Vamos simplificar? Rui Urubu sabe que existe uma chance em uma de Lula ser culpado! A galera petista infiltrada por cá entendeu ou preciso desenhar?

    13. ROGADOR DE PRAGAS

      O Rui Falcão já gastou todo o repertório de besteiras. Não tendo mais chumbo, faz o que pode e
      que julga que AINDA faz melhor e de onde espera obter bons resultados: “ROGAR PRAGAS”!!!!
      E aqui fica um ALERTA para o Rui Falcão LEMBRAR:
      “PRAGA DE URUBU MAGRO, NÃO MATA CAVALO GORDO”!!!

    14. Eleitor

      O Brasil é o único país do mundo onde o XXX-tesoureiro de uma instituição(PT) controlada nos seus gastos financeiros por órgãos públicos, está preso por fazer trambiques com dinheiro público de uma Estatal, mas o presidente da instituição não sabe de nada e não manuseou ou assinou documentos autorizando a aplicação desse dinheiro. Ou seja : o dinheiro entrou e saiu dos cofres da instituição e elle não viu nada. Se contar lá no primeiro mundo vão dar gargalhadas da inocência dos brasileiros. Ainda afirmam que foi doação para campanha política, ou seja, política inclui crime e impunidade aos PTralhas. Se foi transferência de dinheiro para uma pessoa física como doação tem que pagar o IMPOSTO DE RENDA com a multa de 75% de atraso escondendo a fortuna da RECEITA e surrupiando da população, num todo.

    15. Paulo

      O voo do urubu é belo. Eu os vejo voar. Penso ali está a aerodinâmica divina. Ele alça voo magnificamente, mantém o planeio procurando as correntes ascendentes e assim atinge elevadas alturas. Mas na hora da aterrissagem a coisa fica feia, quando ele olha para os pés estes parecem pés de barro. Entendeu Ruizão?

    16. Ricardo A

      Augusto, li o depoimento de Lula conforme link indicado pelo comentário de Carlos Aurelio – 9/2/2016 às 22:48. É impressionante as mentiras, desfaçatez e a falta de memória deste petista. Reparem que em seu depoimento, sempre que alguém foi apontado por ele (Lula) esta pessoa é competente e experiente, só não disse para que….talvez para as falcatruas e roubalheiras. Creio que não será difícil desmentir as afirmações evasivas registradas. Deem uma lida, se tiverem estomago, é de lascar. Abraços

    17. Jpira

      Augusto,

      Não seja bonzinho e corrija para: 999 chances em 1000.

      ” … há 999 chances em 1000 de ser efetivamente culpado pelos crimes que lhe são atribuídos”.

    18. Cesar Barbosa

      Se Lula está sendo linchado, há 99 chances em 1000 de ser efetivamente culpado pelos crimes que lhe são atribuídos.
      Creio que o correto seja “há 999 chances em 1000″, que corresponde a 0,1%.

    19. De Direita

      Porque o rui falcao, ainda nao esta preso?Tudo, nao passou pelas patas dele?Como, uma revista como a Exame, contrata um comunista como ele?A Exame eh de esqueda?Ele, usava na Exame, os mesmos metodos, que usa no pt?

      Claro que não. Ele era um ardoroso defensor de posições opostas às que defende hoje.

    20. Edyandrade

      O linchamento moral dessa turma é até pouco diante dos legados de incompetência e roubos do dinheiro público.
      Fizeram questão de patrocinar uma copa do mundo que nos deixou 12 estádios bilionários cujo custo só de manutenção
      em pelo menos oito é bancada com dinheiro do contribuinte que não pediu estádios mas sim escolas e hospitais decentes,legado de acabar com a concorrência nas teles,loteando os cargos nas agencia reguladoras,a única empresa espelho que vingou na telefonia (GVT)teve que ser vendida para uma empresa notória em desrespeito aos usuários (telefônica),o lullopetismo alterou as leis que uma grande operadora não comprasse outra para beneficiar a OI/Telemar que pagou regiamente o seu primogênito apelidado “Ronaldinho dos negócios”,isto é só uma pequena amostra do legado dos linchados,porque o Rui Falcão não faz a lista das impostura do lullopetismo.

    21. Texugo

      O que me admira neste R.Falcão é a desfaçatez com que ele diz que todas as doações foram legais, pergunto: como que um presidente de um partido vendo toda aquela dinheirama entrando em ESPÉCIE e atraves de doações “legais” ainda tem a cara de pau de afirmar isso. Ele deveria ser investigado, expulso e preso como cúmplice desta quadrilha que tomou de assalto, portanto, ele não tem moral para defender a si e nem a ninguem, ele é parte disso que está ai e deveria ser preso AGORA.

    22. nobile

      GERTRUDES VOGEL, 10:25,
      És petista, minha senhora ? Que história é essa de “o PT tem de buscar novos rumos, recomeçar, blá blá blá”. O PT tem que ser enterrado, sepultado em cova profunda, de preferência de cabeça pra baixo, pra não correr nenhum risco de fugir do cemitério. A senhora, Dona Gertrudes, errou de blog. Petista aqui, não ! Vade retro, Satanás!

    23. Renato

      Pelo que entendi, a chance de ele ser culpado seria 999 em 1000, correto? Ele teria 0,1% de chance de ser inocente. Portanto as correções sugeridas estavam erradas.

    24. Cirval

      É duro perder a boquinha, e esse Ruim, digo, Rui Passarinho, digo, Falcão não quer largar o osso. Que tipo de redação esse cara coordenava em Exame? Deve ser de conversa fiada, porque ele ajudou a Dilma a deixar na borda em que está, ou seja, a borda da sinuca de bico.

    25. leli

      TOMA, ENGOLE ESSA ruim FALÇÃO.

    26. Lobista

      “Olha o Lula …….. olha a Polícia Federal”, cantam quadrilha para deputado do PT. Em:
      http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/olha-o-lula-olha-a-policia-federal-cantam-quadrilha-para-deputado-do-pt/

    27. Ricardo M

      Por favor Sr. Itá (23:47),não ofenda os Marranos,muitos dos meus amigos os são e são pessoas de dignidade e caráter incontestes.
      Obrigado

    28. Syllas Valadão

      Rui Falcão, patético, arrogante e mentiroso.

    29. Paulo Bel Cristovão

      Esses petistas querem sempre levar a luta para o plano da irrealidade, mediante artifícios surrados.

    30. Safo

      Realmente o Brasil está sendo furtado aos olhos do mundo, por quem proclamava que éramos a 6a economia do mundo.
      http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2016/02/1738205-somos-todos-lula.shtml

    31. Zezé

      Rui Falcão posicona-se à frente do indefensável porque não tem outra saída. Mesmo sendo um escolado embusteiro, Imagino seu desconforto em ter que simular justificativas para toda sorte de roubalheiras que o PT e comparsas perpetram.
      Uma insistente indagação é, até que ponto, Rui não estaria envolvido nas traficâncias. Se o cerco se fecha em torno do próprio Lula, por que ele seria insuspeito? Suas esfarrapadas defesas, longe de cumprirem seus intentos, resultam antagonicamente em confissão de culpa. Não tem mais jeito.

    32. JOSÉ MARIA

      Esse Rui Falcão está mais para Rui Galinha. De falcão ele não tema nada. É, sim, um tremendo bajulador.

    33. Diamante de Sangue

      As declarações de defesa à Lula resumem-se a esculhambação.E tem mais essa:”Defesa de Rui Falcão ajuda a desmoralizar Lula.Digamos que em 2010, ao deixar o Planalto, Lula tivesse 80% de popularidade, uma sucessora novinha em folha saída do bolso do seu colete, um eleitorado cativo a assegurar-lhe o retorno e um PT disposto a morrer por ele, e a vida lhe sorrisse. A situação, agora, é a seguinte: Lula precisa se certificar diariamente da fidelidade do PT e seus satélites. É a única coisa que lhe resta.Lula, no momento, busca uma explicação para o triplex do Guarujá, que ele desistiu de comprar porque virou escândalo; e para o sítio de Atibaia, que virou escândalo porque ele utiliza mesmo sem comprar. O triplex e o sítio foram turbinados com verbas de empreiteiras que participaram do assalto à Petrobras.Quem vai ao noticiário à procura de justificativas encontra chavões desconexos de Rui Falcão, que passam a impressão de que o presidente do PT imagina que tudo faz parte do Carnaval.Integra em:
      http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/02/08/defesa-de-rui-falcao-ajuda-a-desmoralizar-lula/
      “Quem comprou? Quem pagou? Quem mandou?
      O inquérito exclusivo sobre o sítio de Lula pode resolver alguns mistérios.Exemplo:
      Jonas Suassuna, além registrar em seu nome a propriedade em Atibaia, registrou também o apartamento em que mora Lulinha. Quem é o dono do apartamento? Quem é o dono dos automóveis de Lulinha? De onde veio o dinheiro?Outro exemplo:
      José Carlos Bumlai negou ter participado da reforma do sítio, mas as testemunhas interrogadas pela Lava Jato disseram que foram contratadas pela Usina São Fernando. A Usina São Fernando pertence a José Carlos Bumlai. Na época da reforma, porém, ela pertencia igualmente ao grupo Bertin. E, alguns meses depois das obras no sítio de Lula, o grupo Bertin foi vendido ao grupo JBS, com dinheiro do BNDES. Quem pagou essa parte da reforma? Nota do Antagonista

    34. GERTRUDES VOGEL

      O PT morreu. Lula é talvez o cara mais odiado do Brasil. O PT tem de buscar novos rumos, novos nortes, pois esse PT que conhecemos, foi sepultado exatamente pela alma mais honesta do pais. É como diz aquela musica, vamos recomeçar de novo, mas dessa feita sem Lula. Lula poderá ir descansar no triplex, no sítio, na ilha, nas fazendas (que certamente não lhe pertencem), ajudar os filhos em suas empresas. Tudo isso é válido, o que não se concebe é que fantasma maldito continue a aterrizar os brasileiros com o seu comunismo de araque.

    35. P A U L Ã O

      É triste pensar que a alma mais honesta do Brasil encontrou morada no indivíduo mais cínico do mundo.

    36. nobile

      É impressionante como estes altos figurões do PT são assustadoramente tenebrosos. Esse Rui Falcão faria fama e fortuna em filme de terror, sem necessidade de maquiagem. Fredie Krueger perde. E aquele ex-desdentado, o Marco Aurélio “Top Top” Garcia, hein ? Assusta criancinha. E ainda no gênero “Boris Karloff” tem o Jair Meneghelli, o Vicentinho, o Vaccari, o Berzoini, o Paulo Pimenta, o Andres Sanchez, o Stedile, o Boulos. Sem contar, é claro, o duende das “zoreinha”, Luis Inácio Proprietário da Silva. Quando o PT acabar -coisa de um ou dois anos -, a produtora de cinema do Zé do Caixão já tem um senhor elenco para contratar.

    37. Janot

      Se as estatísticas falam em 0,1%, isto corresponde a 1/1000. Então a coisa é bem pior.

    38. Sidney

      Canalha que defende canalha é mais canalha que o canalha.

    39. Carlos Vivo

      Faltou um zero.
      No 5o. parágrafo, há 99 chances em 1000.
      Trata-se de 0,1 por cento e não, de 1%.

    40. Rubão Matos

      Rui Falcão não percebeu que o sonho acabou. Está velho, careca. Pode acontecer com qualquer um desde que viva o suficiente, e é o caso de Rui: já fez e falou muita besteira, está na hora de pegar o rosário… mas ele é ateu… azar dele!

    41. Inides

      É o que falo sempre. Se não há culpa, por que se defender tanto? Ou, se está se defendendo antes, como fez no depoimento antecipado, culpa tem. Ninguém fica preocupado em contratar tantos advogados, se não existe suspeita a esclarecer. Só trouxas acreditam no contrário. Neste caso ele está se passando por trouxa, pois acredita provar uma inocência, que todos os brasileiros sabem que não existe. Isso só piora a situação e é mais uma prova contra ele mesmo. A esperteza derrota seu dono!

    42. Ciro Lauschner

      O interessante que toda essa investigação e descoberta das falcatruas se deu longe de Rodrigo Janot, que deve aparecer para inocentar seu “paiínho” e de quebra anunciar loas à honestidade de Dilma.Sua eficiência na lava jato consiste em dizer que empreiteiros é que seriam os culpados únicos e que Cunha é o autor do mensalão, petrolão e outros ãos.

    43. Igor

      Enquanto Lula não estiver preso, não tenham nenhuma ilusão.
      Lula tem muitas “amizades” em todas as instâncias do poder no Brasil.
      Desde o mais humilde trabalhador campesino ao mais meritíssimo juiz da nação, cem milhões de brasileiros prestam obediência cega ao Lula.
      Se querem saber minha opinião, Lula vai sair desta muito mais rico do que entrou.
      Ou Lula será eleito presidente da republica ou vai morar na Itália com sua família e sua nacionalidade italiana. Em ambos os casos acima, temo que eu junto a outros brasileiros imbecis como eu que tem de trabalhar para comer, sustentarei o elemento e sua prole de gente feia que viverá majestaticamente naquela nação mediterrânea.

    44. Yara

      Todos torcemos p/ que esse sr pague pelos crimes que cometeu. Ninguém mais acredita na estória do “eu não sabia”. Mesmo que ele escape da justiça – o que felizmente parece cada vez mais improvável – ele já foi julgado e condenado pela população brasileira decente.

    45. LINGUA

      E esse rói falcāo, hein? Ele é simplesmente o presidente desse partido/organizaçāo criminosa ja faz um bom tempo. Será se ele tambem nunca soube de nada da podridāo nas entranhas dessa quadrilha?
      Quem dos comentaristas aqui achar que ele é inocente bote uma Foto no seu perfil.

    46. Mauro Cesar

      Esta besta me lembra algo que se cola no sapato quando se anda pelo esgoto. Desagradavel em dias quentes

    47. Guina

      Por falar em Rui Falcão, há algo que não me sai da cabeça: pode um tesoureiro de partido, como o PT, fazer o que o Vaccari fez sem o conhecimento do presidente da agremiação, no caso o próprio Falcão? Será que ele NUNCA soube da origem do dinheiro que o partido arrecadava, bem como a sua destinação? Os cheques eram assinados somente pelo tesoureiro? Falcão, INOCENTE, não sabia de nada?

    48. Yuri Brandão (Maceió)

      Ok, Yuri. Vou conferir daqui a poucas horas. abração

    49. Itá Castanon

      Esse Rui Falcão não passa de um tremendo marrano. É tão bossal e saliente que consegue autolinchar-se.

    50. Anonyma

      O mínimo que eles deveriam fazer é ficar quietos bem quietos já disse aqui e volto a repetir é por isso que o PT e o Lula estão sendo tão ODIADOS pela PREPOTÊNCIA e o CINISMO que demostram depois de tudo que está sendo constatado que não foram só fatos isolados de corrupção mas envolvimento planejado do Lula e o seu partido que se apresentaram à população como o mais ético que todos os outros partidos e se revelaram pior que todos e eles ainda não se tocam espertos sim mas não inteligentes vão ser linchados(metaforicamente dizendo) mesmo porque o povo brasileiro não pode ser tão bobo como eles de fato o consideram e só aguardar…