Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • “Onde está a honestidade?” e outras cinco notas de Carlos Brickmann

    Por: Augusto Nunes

    Publicado na Coluna de Carlos Brickmann

    Só política, só bandidagem, só ladroeira. Parece que todas as páginas dos jornais foram destinadas ao noticiário do crime ─ ora é crime a mão armada, ora é crime por propina dada, ora é crime de verba desviada, ora é crime cometido por amigos do peito, ao lado dele, e ele não sabia de nada. Nada como um assunto mais leve ─ música, por exemplo. Um bom disco de Noel ─ ele compôs (em parceria com Francisco Alves), ele mesmo canta (https://youtu.be/5F6gfazcwAc). Noel Rosa, lembremos, era o Chico Buarque da época ─ uma quase unanimidade.

    O samba é um clássico: “Onde está a honestidade?” Que bela letra! “Você tem palacete reluzente/ Tem joias e criados à vontade/ Sem ter nenhuma herança nem parente/ Só anda de automóvel na cidade/ E o povo já pergunta com maldade/ Onde está a honestidade?/ Onde está a honestidade?”

    Mais: “O seu dinheiro nasce de repente/ E embora não se saiba se é verdade/ Você acha nas ruas diariamente/ Anéis, dinheiro e até felicidade/ E o povo já pergunta com maldade/ Onde está a honestidade?/ Onde está a honestidade?”

    Não, nada que se refira à disputa para ver quem é a viva alma mais honesta do país. É um samba antigo, gravado em 1934. Nada a ver, como se nota (nota? Evitemos o duplo sentido: “como se percebe”, que tal?), com pixulecos, mochilas e malinhas com alta capacidade de carga, até R$ 500 mil cada uma (na época, a moeda nem era o real: era ainda o mil-réis). Tudo bem, sempre alguém vai achar que o velho samba, tão eterno, se refere a fatos atuais. 

    Até pode parecer, né?

    Noel, o poeta de sempre

    Noel vale mais lembranças. Veja, de “Fita Amarela”, este verso: “Se existe alma, se há outra encarnação/ eu queria que a mulata sapateasse no meu caixão”.

    Ou este, de “Último Desejo”, que evoca a virtude do silêncio, do calar e não lembrar, em certas situações: “Perto de você me calo, tudo penso e nada falo”.

    Lula e o Japonês

    No encontro com jornalistas amigos, na quarta, Lula disse que o governo petista “criou mecanismos para que nada fosse jogado em baixo do tapete”. Esta posição não coincide com a da Polícia Federal. No fim do ano, uma circular na Intranet da Federal informou que não havia verba nem para combustível. Houve cortes de luz, por atraso no pagamento. O repórter Cláudio Tognolli, sempre preciso (https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/?nf=1), noticia há meses os problemas da PF com o governo.

    Agora a coisa explodiu: na quinta, as quatro maiores associações da PF se reuniram (fato inédito) e decidiram agir. Luís Boudens, presidente eleito da Federação Nacional dos Policiais Federais, informa que “os delegados pensam em entregar seus cargos de confiança”.

    Em quem acreditar: no ex-presidente Lula ou nos companheiros do Japonês?

    Os pixulecos paulistas

    Em São Paulo quem está na ofensiva é a Polícia Civil, com apoio do Ministério Público Estadual: três dos interrogados na Operação Alba Branca, que investiga a compra de alimentos para a merenda, acusaram o presidente da Assembleia, Fernando Capez, PSDB, e um ex-chefe de gabinete da Casa Civil de Alckmin, Luiz Roberto “Moita” dos Santos, de cobrar propinas de 25%.

    Ambos rejeitam a acusação. Mas a investigação continua. A propina, segundo os acusadores, era paga em dinheiro, em postos de combustível à beira das estradas.

    Guerrilha urbana… 

    A propósito, qual o objetivo do Movimento Passe Livre, que se declara favorável à gratuidade do transporte urbano? O MPL, com forte participação do PCB, Partido Comunista Brasileiro, declarou seu objetivo com as sucessivas manifestações em horários de pico no trânsito: “É provocar as estruturas do capitalismo!”, diz Vitor dos Santos Quintiliano, um dos porta-vozes do grupo. “A gente parte muito da linha de que uma manifestação que trava a circulação da cidade trava a circulação de mercadoria. A gente provoca justamente as pessoas que se dão bem com nosso sufoco, essa corja de empresários, poucos e muito ricos”.

    …e errada

    Talvez Quintiliano não saiba, mas mercadoria, numa cidade grande, é transportada fora dos horários de pico de trânsito. Nos horários em que o MPL trava o trânsito, quem fica bloqueado é quem quer voltar para casa depois do trabalho.

     

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. F Martins

      Sr Brickmann:
      Desculpe discordar, mas o “Poeta da Vila” é infinitamente melhor do que aquelle dublê de escritor!

    2. thereza

      Augusto eu tenho que admitir que além de ótimo jornalista vc escreve de uma maneira tão “violenta”, tão a calhar nos nosso dias, vc é virtuoso.

    3. NONSENSE

      Quem faz greve de fome e leva um pacote de balas (caramelo) pra comer escondido é honesto ???

    4. lin

      Vagabundo nunca trabalhou e nunca acordou cedo para subir no busão e só voltava para casa depois de tomar todas e filosofar nos botecos. NÃO PODE ENTENDER MESMO COMO FUNCIONA O MUNDO REAL.
      “A gente parte muito da linha de que uma manifestação que trava a circulação da cidade trava a circulação de mercadoria. A gente provoca justamente as pessoas que se dão bem com nosso sufoco, essa corja de empresários, poucos e muito ricos”.
      …e errada
      Talvez Quintiliano não saiba, mas mercadoria, numa cidade grande, é transportada fora dos horários de pico de trânsito. Nos horários em que o MPL trava o trânsito, quem fica bloqueado é quem quer voltar para casa depois do trabalho.

    5. elianemoura

      Ah… eu não lembrava da música Ultimo desejo, lindíssima. Obrigada, Carlos e Augusto.
      Quem não conhece, vai no Youtube, tem várias versões.

    6. Ivo

      Mandem essa fala do sr. Quintiliano para o “FANTÁSTICO” ver se o MPL é mesmo formado por meninas de 16 anos ingênuas como o mesmo informou na TV. Aliás, meninas de 16 anos, segundo a Globo, não deveriam estar em casa estudando?

    7. Marcos x

      A policia Federal tem trabalho duro,muito mais que este STF que ate agora nada fez,que isto? DELCIDIO DO amaral ate hoje senador ,isto e desmoralizaçao muito grande para Senador e para STF.Ate hoje e ainda recebendo beneficios isto e piada,nada fazem,este Delcidio do Amaral ganhoh milhoes no DNIT de MS e na Petrobras e os correios entao.STF nada faz,a PF tem que ganhar ate mais que eles so eles trabalham e outros tribunais tambem.E a justiça e lees,Zelotes.Lava Jato,lama asfaltica,e tem muitas outras para vim aguardar.MUITOS TERAO QUESEREM PRESOS ROUBARAM CADEIAS NELES,EM mS o DNIT que o diga,e vander o que vai acontecer e Delcidil ate quando Senador ,at outro escandalo,continua a receber $$$$$ ele e bom em fugas cuidado.Ate quando STF? Vao trabalhar?ou terao que dar seus salarios aos da PF.Povo canso de corruptos e de corrrupçao,basta

    8. Sonja

      Essa turminha do MPL devia estudar um pouco, aí, quem sabe?, diriam menos bobagem…

    9. Markito-PI

      Caramba, Brickman.. Descubro que o PCB( quem????)apóia os vagabundos que querem andar de graça no busão. V. poderia informar se os membros do pcb são unanimes na decisão. Todos os quatro?

      O número quatro mão tem qualquer outra significamcia. Significa apenas que tem mais membros que o PCO, que só tem 3: Pinenta, Anaí e a filha deles. E recebem mais de 100 paus por mês do Fundo Partidário.

    10. Eliane

      Até quando o governador de São Paulo vai permitir que todos os dias os desocupados de sempre nos impeçam de voltar às nossas casas ou mesmo de circular pela cidade?
      O Polícia Militar é sempre acusada de truculência, mas o que deveria fazer? Apanhar dos “manifestantes pacíficos”? Permitir a destruição de bens particulares ou do Estado?
      A imprensa, com honrosas exceções, tem exercido um papel ridículo, começando todos os comentários com “a manifestação começou pacífica”. A manifestação não é pacífica, na medida em que impede a circulação da maioria. Os manifestantes cobrem o rosto para evitar serem reconhecidos e se apresentam munidos de pedras, paus, coquetéis Molotov e outras “delicadezas”. Chega, não são manifestantes pacíficos. Vamos chamá-los pelo nome correto: são terroristas, pois disseminam o medo entre a população realmente pacífica e ordeira.

    11. Ivan, o Terrível

      Machado de Assis já falava, no século XIX, da corrupção que corria na política no Rio de Janeiro, no Brasil Monarquista!

    12. Luis L

      Ate Dirceu disse que ele aabia de tudo,ckml negar agora.Zeca do PT tambem sabia que o dinheoro que o elegeu na reeleiçao veio da petrobras pelas maos de Bumlai ele sabia,e elegeu tambem seu sobrinho Vander e Delcidio ,nonqual ele trabalhou ate pata elege lo a Senador depois maguou com Delcidio que lhe dava pouca atençao.Assim como Lula esta fazendl com Delcidio nem ai.Eles sao assim salve quem puder ninquem e amiho de ninquem e por isto que se explodem.Alem de corruptos nao sao amigos de uns dos outros so ha interesses,veja bem Zeca bateu penels na governadoria de Marcelo Miranda soares e a pedido de Bumlai que pagou sua camapanha com dinheiro da petrobras 40 milhoes ele pos Marcelo Miranda Soares no DNIT a mando de Bumlai pois Jose Carlos Bumlai sabia que este Marcelo faria tudo que eles mandarem sem eleger por ser corrupto demais povo sabia nao vota e acertou na escolha roubou ate e fez tudo que eles mandaram .E o DNIT acabou,detonado e cade que ele foi Preso nao foi,e participou tambem da Lama Asfaltica junto com Giroto,quem nao sabe disso? Mais por aquk o STF solta tambem os corruptos por aqui,sabemos disso,quem nao sabe.O Juiz Moro precisa ver isto este TJMS e uma vergonha e a tempos sabem de tudo e ainda particioam de tudo.Lula enricou o FRIBOI E DIZEM FICOU SOCIO,vejam como friboi cresceu neste periodo PTe virou monopolio,quem nao sabe disso,para infelicidade dos fazendeiros.Lula sabe disso e socio,perguntem aohomem da mala do Friboi,Ricardo Saud.E assim e Brasil que tambem e o homem da mala de Temer que tambem tem participaçao dentro do FRIBOI.Juiz Sergio Moro Lula e uns dos donos do FRIBOI a troco de bilhoes emprestados pelo BNDS.qjem nao sabe disso?Seu filho frequenta o FRIBOI AGORA AFASTADO,para nao correro risco.Eles roubaram por todos os lados .BNDS,DNIT,PETROBRAS,SAO FRANCISCO,VALE,so roubou.Socorrro.

    13. Caco

      O Destino é justo. Fez Noel nascer no tempo histórico certo. E ainda bem que o Carlos Brickmann também. Quanto aos desajustados intelectualmente do MPL, caminham a passos largos para a extinção. Movimentos que não crescem, desaparecem. Massa de manobra fazendo pose de esquerda chique. Assim que acabar o patrocínio, acaba a “ideologia”.

    14. Fábio Luís Inaimo

      Esse MPL esta mais para “Os miquinhos amestrados do PÊTÊ”! Organizados pelo “BRAHMA” para tentar desviar o foco!!

    15. Max Antonio

      Augusto, e o nosso Brasil continua a ser um verdadeiro caso de Polícia. Na verdade, o crime mais do que compensa. Enquanto isso, lá por Brasília tudo continua igual. Não há reforma ministerial, nem o decréscimo dos mais de 20 mil cargos comissionados e, muito menos se pensa em equalizar e moralizar um desgoverno que ora assola os quatro cantos da Nação. Que triste fato!

    16. Teresa

      Ele sabe! O que ele não sabe é que ele é patrocinado com dinheiro pago pelas pessoas que ele inferniza.

    17. Ricardo M

      Desculpem,mas ainda aproveitando o gancho de meu texto abaixo e,um pouco de memória que aflorou sem querer(tudo por culpa do Sr. Brickmann!),uma marchinha de carnaval do mesmo Custódio Mesquita,lá dos anos trinta,que se encaixa num contexto Rose Noronha:
      “-Se a lua contasse,de tudo que vê
      De mim e de você teria muito de contar..
      Contaria que nos viu brigando e viu você chorando,me pedindo prá voltar.”
      Não lembro o resto,mas é por aí..
      Abraço à todos

    18. marcello fonttes

      A ignorância só entende os argumentos de força. A democracia tem ferramentas apropriadas. São estúpidos, são boçais. Precisam ser controlados…

    19. O revolucionário

      Augusto,
      Os artistas do MPL querem convencer a quem?
      Trabalhadores tem vale transporte!
      Estudantes pagam meia!
      Idosos, a tarifa é grátis!
      O real desvalorizou se 50% no ano passado e nem um pio desses merdas?
      Ouvi um boato de que eles, depois da passeatas, vão para um galpão do PC do B, terem delírios socialistas com PÃO E MORTADELA!
      A polícia tem a obrigação moral e cívica de descobri o que esse pessoal come de manhã! Pode ser um caso demência coletiva produzida pelo caviar cubano !
      Nunca se sabe, o que vai por trás desse pessoal!

    20. Ricardo M

      Caros C. Brickmann & A. Nunes.
      Essa nota de Brickmann realmente bagunçou esse meu velho e mofado cérebro.Noel sempre me fez pensar longe nos tempos em que eu almoçava sózinho numa pensão na Ilha do Governador.Que tempo,em que nos incomodávamos,mas nem tanto,que os filmes vinham em preto e branco.Afinal queríamos Technicolor!
      Mas a lembrança aqui evocada pelo Sr. Brickmann me faz recordar um outro compositor,Custódio Mesquita,cujos discos,por falta de equipamento adequado,não escuto por mais de trinta anos.
      Creio que os versos de “Caixinha de Música”,que não recordo se também é de 1934 ou perto disso,se adequam também ao sinal dos tempos aqui colocados.
      Segue,é curto:
      ” Nos meus tempos de criança
      Mamãezinha,me embalava..
      Com a música de uma caixinha
      Eu dormia,eu sonhava

      Com princesa encantadas..
      Feiticeiras e gigantes,
      Eu dormia,eu acordava..
      Enquanto a caixinha tocava

      Passaram-se os dias,os anos,cruéis desenganos
      Vieram em meu peito morar
      A caixinha,já não existe mais
      Só ficou a saudade do seu
      Trá-lá-la
      Trá-la-láá”

      Bem,é do que me lembro!
      Boa sorte para nós !
      E vamos ver como ficam os que perderam a “caixinha”…

    21. estudante

      Será q daria para alguma autoridade explicar para o Brahma que quem estava presidindo o Brasil NÃO ERA O INSTITUTO LULA?
      ATÉ QUANDO VÃO ACEITAR AS EXPLICAÇÕES DESSA FILIAL DO PLANALTO?
      PQ se aceitarem SEMPRE AS EXPLICAÇÕES DESSA FILIAL DO O PLANALTO, ENTÃO ESTÁ TUDO CONFIRMADO!
      TUDO JUNTO E MISTURADO!

    22. estudante

      http://cristalvox.com.br/2016/01/25/wikileaks-e-o-governo-do-pt-em-2012-compra-de-avioes-seria-a-aposentadoria-de-lula/

    23. brasileiro

      http://cristalvox.com.br/2015/06/23/incendiou-a-lava-jato-juizes-federais-soltam-nota-durissima-em-favor-de-sergio-moro-

    24. estudante

      https://www.facebook.com/mblivre/videos/339437949513688/

      TODOSPELOIMPEACHMENT !

      13 de MARÇO

    25. Maurício

      Augusto
      O tal do Quintiliano é o psicopata típico das esquerdas.

    26. Silvando

      Esses esquerdopatas são tão babacas e desocupados que não sabe que em cidades grandes as entregas são na maioria das vezes programadas.

    27. FM

      Carlos Brickmann, tenho a impressão que Noel Rosa era, assim uma espécie de vidente mas o que via nas suas vidências eram coisas tão despropositais que se ele contasse aos amigos iam achar que ele tinha endoidado. Deve ser dessas vidências que ele aprendeu a não contar o que pensava. Mas como boêmio, tinha todo jeito de ser um inveterado BHRAMista, não era enricado, tanto assim que tinha pouca roupa mas gostava de se vestir nos trinques e por isso na hora de ir para samba era aquele Deus me acuda, pois aquela roupa ainda estava no varal secando. Tudo indica que deveria pertencer a turma dos Nois, assim como eu e vocês, e que segundo um fdp beberrão futriqueiro, eram arqui-inimigos da turma dos Eles. Noel nunca quis se meter nessas quizombas de malandro doido pra levar vantagem. Ele até sabia que existia que existia japonês de olhos puchadinhos no mundo, mas no Rio de Janeiro do seu tempo nunca esbarrou em nenhum pois por essas bandas só existiam dois, um plantador de hortaliça lá pros lado da Taquara e outro caçador de borboletas na floresta da Tijuca. Japonês polícia levando gente presa era coisa que se acontecesse por aqui, o mundo ia se acabar. A polícia então era tão manera que segundo seu amigo Donga, o Chefe de Polícia avisava o que rolava de bom naquelas noites na Carioca. É, ia ficar difícil Noel entender de hoje, ele iria se mudar de mala e cuia para Amsterdã com qualquer roupa.

    28. olho vivo

      Seríssimo!
      1- http://www.oantagonista.com/posts/a-gentileza-de-dilma-com-a-patrocinadora
      2- http://www.oantagonista.com/posts/a-safadeza-do-governo-com-a-safada-sbm
      3- http://www.oantagonista.com/posts/e-por-falar-em-voce
      4- Seria este o procurador?
      O GTJT/MPF é hoje comandado pelo Dr. Ivan Cláudio Marx (quanta ironia!), Procurador da República no Município de Uruguaiana/RS. Em seu artigo “O julgamento pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e a Possível Efetivação do Direito à Justiça no Brasil”, publicado no início de 2011, o procurador deixa bem clara qual é a sua posição sobre a Guerrilha do Araguaia: “verdadeiro massacre [que] foi marcado pela total liberdade de atuação dos aparatos de repressão, não havendo, até hoje, maiores esclarecimentos sobre o paradeiro dos muitos desaparecidos.” ( João de Deus)
      5- “Os inquéritos que devemos ficar de olho no STF,
      alguns são lentos como a tartaruga com atrite reumática
      e outros velozes como a lebre com anabolizante:
      Inquérito (INQ) 3983 – Inquérito (INQ) 4146 – Inquérito (INQ) 3979 –
      Inquérito (INQ) 3778 – Inquérito (INQ) 3989 – Inquérito (INQ) 3883 –
      Inquérito (INQ) 4112 …” (Vox Populi)

    29. xi

      – “Exigir DILMA a respeitar a AUDITORIA DA DÍVIDA DO BRASIL. Escondendo algo?”
      https://www.facebook.com/auditoriacidada.pagina/videos/1024776090913964/

    30. PAULO BOCCATO

      Macri atraindo Israel e seus investinentos e Dillma negando credenciais ao embaixador de Isarael .
      https://www.facebook.com/mauriciomacri/photos/a.105382683477.113835.55432788477/10153945802693478/?type=3&theater

    31. Marcelo

      Travar a circulação das mercadorias é um feito e tanto para companheirinhos engajados. Na Venezuela já não circula o rico papel higiênico nem a fabulosa aspirina. Em Cuba não circulam aquelas peças muito usadas por magnatas, chamadas de escovas de dente. Na Coreia do Norte brecam-se as revistas com cenas perigosíssimas de novelas mexicanas. Por aqui, nestas terras da Santa Cruz, circula cada vez menos aqueles papeizinhos produzidos pela Casa da Moeda, maldosamente usados para adquirir pão.

    32. Pedro

      Imbecilidade não tem cura e agora eles já têm suas musas, as “blackbloquetes”, que o Fantástico se encarregou de glamurizar. Elas se expressam em novilíngua derivada da genial intervenção petista na Pátria Educadora e na promoção dos movimentos sociais a fontes gramaticais, mas nem de longe ombreiam o virtuosismo da presidentx (agora é assim, né?) quando se expressa em Dilmês Castiço.

    33. blindado

      Era tão honesto;mas,tão honesto que quando queria consultar a página de respostas da revista de palavras cruzadas,trancava-se no banheiro para ninguém ver.Estou falando de lula o pernambucano que ainda hoje diz que nasceu em Garanhuns e não Caetés;e por isso é amaldiçoado pela sociedade de Garanhuns.É mentira Terta?.

    34. danir

      Esse Quintiliano, das duas uma: Ou não tem inteligência e cultura para perceber certas relações de causa e efeito dos fenomenos economicos e sociais, ou é um dos psicopatas manipuladores que se divertem e se locupletam com a agitação.

    35. Xará

      Carlos, não sei se foi intencional mas “como se percebe?” também tem duplo sentido.

    36. xi

      Presente:
      http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/testemunhas-ligadas-a-dirceu-ficam-em-silencio-em-depoimento
      Passado:
      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/video-mostra-jose-dirceu-em-atuacao-no-peru-o-consultor-falava-como-ministro-oficioso/

    37. Alexandre FG

      mais um pouco nao acharao nem o $$$ no banco ….

    38. • Tania

      A respeito do Movimento ‘Desestabilize São Paulo’, sejamos justos, faltam os votos de louvor às vovós que tomam conta dos netos, os filhinhos dos depredadores mascarados, dois, três, quatro bebês, em geral com meninas diferentes: façam uma pesquisa! Essas vovós colaboram, e é tudo pelo amor à caiXa (ôps!) amor à causa.
      ·
      Chamou atenção particularmente um desses vândalos pagos – filmado -, gritando, prepotente, ‘ordenando’ ao motorista do ônibus escolhido ali pra ser atacado pelo tal vagabundo, exigindo que o profissional abrisse a porta para ELE efetivar o evento para o qual foi contratado — abater coletivos, que transportam cidadãos que carregam nas costas essa capital de São Paulo. E eu pensei algo, nem é novidade: por que não entregar legal e temporariamente a direção dos ônibus em outras mãos também competentes, as de policiais para esse tipo de condução, de tarefa habilitados? Alguns vagabundos (mandões) seriam recebidos pelo policial adequadamente, à altura do que o pillantra estaria prontinho para fazer com o patrimônio público – e nada mais, e nada menos! Então nós, que cobrimos os prejuízos das depredações, não ficaríamos expostos a momento deplorável (é coisa surreal) de sermos obrigados a tomar conhecimento de que não houve, não há indiciados: por quê? Vão alegar que inexistiu flagrante! Fora outras manobras de advogados companheiros que mantêm a quadrilha solltinha para retomar a destruição da cidade, e já no dia seguinte. Para as vovós da Bulgária (um exemplo), passaria impune esse cineminha na TV, esse vale-tudo?

    39. silva

      Quando a Argentina privatizou sua empresa de petróleo, salvo engano, pois faz tempo, petistas daqui entraram na negociação, intermediação…
      Se estiver errada, alguém me corrija, por favor.

    40. PAULO BOCCATO

      Apelido do ausente Brasil nas rodinhas em Davos segundo me disse um jornalista italiano amigo meu…
      “SHREK“…!
      `porque?`
      è a pergunta sobre a alusao ao personagem do desenho animado …resposta…GRANDE MAS BOBO, NAO MANDA NADA E JÀ COMECA A ESVERDEAR !
      viramos piada là fora .
      aqui dentro , o jornalismo para-estatal (ha excecoes) continua firme no vai-e-vem na vida-facil de exercicios orais…

    41. silva

      “só para não esquecer: veículo de imprensa russo já disse que a privatização petista no Brasil seguirá modelo Russo. Os bilionários russos, muitos donos de time de futebol , morando na Inglaterra, também, foram ou são “amigos” dos donos do poder na época da privatização lá, eles que o digam…”

    42. JOSÉ

      Ele talvez nem saiba, mas certamente a família dele usa as tais mercadorias para alimentá-lo, vesti-lo, etc.

    43. silva

      “…Em 1913, Lênin escreveu o que apresentava ações táticas para a tomada do Poder –
      1.Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
      2.Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;
      3.Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;
      4.Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;
      5.Colabore para o esbanjamento do dinheiro público;
      6.Coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;
      7.Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
      8.Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
      9.Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;
      10.Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa…” (Celso Silva)

    44. AdilsonNagamine53@;

      O grande mistério no caso do sequestro, tortura e assassinato do prefeito Celso Daniel que é COMO Celso Daniel FOI TORTURADO vai acabar. Tem muita coisa que vai ser esclarecida. Ciao capo da ndrangheta.
      .
      Cardozo tem encontro em locais esquisitos. Portugal. Sul da Bahia. Não é mais simples no gabinete em Brasília?
      .
      Macri. Marcelo Rebelo de Sousa. Parlamento Venezuela.
      De canhoto só está restando o Obama.
      .
      CONVITE
      Use a Internet para combater a corrupção.
      .

    45. sos

      Complementando…
      Junto com os dados alarmantes, mais ainda:
      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/as-expectativas-do-mercado-tudo-fora-do-lugar/
      http://veja.abril.com.br/noticia/economia/divida-publica-cresce-248-em-2015-e-atinge-volume-recorde
      http://veja.abril.com.br/noticia/economia/arrecadacao-cai-562-em-2015-diz-receita-02
      E ainda tem as reservas cambiais, FGTS e os depósitos judiciais, os bens da União, as empresas da Petrobrás e estatais…o que falta ser dilapidado?
      Pessoas não confiáveis no governo petista com as chaves dos cofres.
      Se a assertiva for verdadeira, Ministério Público, Senado, Câmara dos Deputados, cadê vocês?
      O que está realmente acontecendo?
      Socorro!

    46. Do Interior....

      Lulla está certo!

      Primeiro que ele é ateu e não acredita em Deus.
      Segundo que a alma dele (se existir), é honesta porque sabe de todas as falcatruas.

      Ele só esqueceu de dizer que “ele” é honesto. Isso ele não disse e, portanto, está falando a verdade.

      É como Paulo Maluf disse:.. “eu não tenho dinheiro no exterior em meu nome”… Claro!. Ele tem dinheiro em nome dos outros.

    47. sos

      No mesmo caminho do FGTS…
      “Cadê os US$ 360 bilhões que estavam aqui?
      Andou-se falando que o governo poderia usar as reservas cambiais de 360 bilhões de dólares para reativar a economia.
      Se falou que poderia é porque já está usando por conta, senhores, e é para cobrir buracos, não para reativar porcaria nenhuma.”
      http://www.oantagonista.com/posts/cade-os-us-360-bilhoes-que-estavam-aqui#comentarios
      Se a assertiva for verdadeira, cadê o Ministério Público?