Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

José Nêumanne: O recruta Lula contra todo o resto do pelotão

Por: Augusto Nunes

Publicado no Estadão

A família Silva, antes de o apelido do chefe, Lula, ter sido adicionado à própria denominação, morou numa modesta casa de vila operária no Jardim Assunção, em São Bernardo do Campo, há 40 anos. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, hoje intitulado do ABC, não tinha mais de dar expediente no torno mecânico, para o qual fora habilitado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), e liderava greves operárias que desafiaram a legislação trabalhista da ditadura, abalando com isso as estruturas do regime tecnocrático-militar de exceção. Ele simbolizava então a nova classe operária brasileira e, assim, deu-se ao luxo de adquirir um sítio, que denominou Los Fubangos, às margens da Represa Billings, perto de casa, e atualmente está abandonado.

Agora, 40 anos depois, Luiz Inácio e Marisa Lula da Silva, que moram num apartamento duplex em bairro nobre da mesma cidade do ABC, protagonizam um dos casos mais estapafúrdios, ridículos e bisonhos da história do sempre conflagrado direito fundiário no Brasil. A Polícia Federal (PF), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o Ministério Público Federal (MPF) investigam a hipótese de o casal ter usado um triplex no edifício Solaris, da construtora OAS, na praia das Astúrias de um balneário que já teve seus dias de glória, o Guarujá, e um luxuoso sítio na Serra da Mantiqueira, em Atibaia, no interior de São Paulo, para ocultar patrimônio, uma forma de lavar dinheiro ilícito.

A história do imóvel à beira-mar é absurda, de tão suspeita. A cooperativa dos bancários (Bancoop) fundada por Ricardo Berzoini, da casta dirigente do sindicato da categoria em São Paulo, sob a égide do amado companheiro Luís Gushiken, construiu-o e denominou-o Residencial Mar Cantábrico. Sob a presidência de outro famigerado sindicalista, João Vaccari Neto, a cooperativa é acusada há dez anos de haver ludibriado cerca de 3 mil famílias, cobrando delas penosas prestações mensais e não lhes entregando, como devia, moradias prontas para usar.

Os compradores das unidades do edifício no Guarujá não têm de que se queixar. A empreiteira OAS encarregou-se de acabar as unidades não concluídas, mudou o nome para Solaris e beneficiou graduados militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Lula é o principal líder. Mesmo com a Bancoop sob suspeita do MPSP há dez anos, esses beneficiários da generosidade possibilitada pela má gestão de Vaccari nunca arredaram pé de seus domínios com vista para o Atlântico. Figuram entre eles Simone, mulher de Freud Godoy, que foi segurança de Lula e “aloprado” acusado de ter falsificado dossiê contra José Serra, Vaccari, sua cunhada Marice Corrêa de Lima e, suspeita-se, o casal Marisa e Lula.

Não consta da saga do torneiro mecânico que ocupou o cargo mais poderoso da República que tenha dado expediente em agência bancária na vida. Nem que Marisa tenha tido uma banca de jornal ou qualquer bem que se possa aproximar semanticamente da palavra bancário, que orna a denominação da Bancoop. O líder dos oprimidos jamais emitiu um protesto ou uma palavra de agradecimento pelo sacrifício de milhares de bancários que acusam, até hoje em vão, na Justiça, o PT, que ele lidera, de ter malbaratado a poupança deles. Sempre atento ao rabo de palha alheio, ele também nunca protestou contra o uso do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a pilhagem de que Vaccari é acusado.

A enxurrada de explicações que tem sido dada pelo casal também passa ao largo das suspeições dos agentes da lei em torno do empreendimento. A Operação Triplo X – assim batizada em referência ao triplex pelo qual o casal pagou originalmente R$ 47.695,38, conforme o próprio ex informou ao Imposto de Renda na declaração feita para a campanha de 2006 – investiga a hipótese de a OAS ter usado os apartamentos para lavar propinas do petrolão.

Segundo o delegado Igor de Paula, “há indícios de que alguns desses imóveis foram utilizados para repasse de recursos de propina, a partir de contratos com a Petrobras”. A PF e o MPF buscam, então, a razão lógica, no meio dessa barafunda de versões, para a OAS ter assumido o empreendimento a ponto de seu então presidente, Léo Pinheiro, ter acompanhado o casal Lula na visita ao único triplex do prédio, em cuja reforma a empresa investiu R$ 1 milhão e que eles não tinham comprado. Hoje os dois estão juntos e misturados com a empresa panamenha Mossack Fonseca, acusada de possuir unidades no edifício e de estar ligada a firmas abertas no exterior por réus da Lava Jato.

Já era confusão de bom tamanho para o ex, mas ele ainda terá de explicar, na condição de investigado, por que um consórcio formado por empreiteiras acusadas de roubo do erário, a OAS e a Odebrecht, e o pecuarista falido José Carlos Bumlai, que usava no Palácio do Planalto um passe livre assinado por ele, comprou para um sítio em Atibaia pertencente a dois sócios de seu filho Fábio Luiz uma cozinha chique igualzinha à que a OAS encomendou para o tal apartamento.

Mas mesmo protagonizando essa história implausível e no momento em que PF e MPF o investigam em Lava Jato, Zelotes e Solaris, Lula não perdeu a pose e disse a fiéis blogueiros que é “a alma viva mais honesta que há”. O jornalista Jorge Moreno deu no Globo ordem mais sensata à frase: “A alma honesta mais viva que há”. Faz sentido. Afinal, para continuar bancando o São Lula Romão Batista, o ex terá de convencer a Nação de que PF, MPSP, MPF, vítimas da Bancoop e o juiz Sérgio Moro advogam para o diabo contra a sua santidade.

Assim, Lula age como o recruta que se diz injustiçado pelo sargento que teima em fazê-lo marchar no passo do restante do pelotão, pois acha que só ele está no passo certo. O diabo é que ainda há na plateia da parada quem acredite que certo está ele, não juiz, federais e procuradores. Até quando terá o benefício da dúvida?

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

63 comentários
  1. Sandro Ferreira

    O derretimento de Lula é o fim perfeito que um falsário merece.
    Não nego que tenho me divertido com o desmonte do castelo de areia do PT. E ainda tem mais por aí.
    Espero um Grand Finale digno desse enredo sinistro, que quase pôs o Brasil no quinto mundo.
    A evaporação do petismo, é o prêmio do gigantesco preço que o Brasil está pagando por estes 14 anos de Lula e Dilma.
    Quem sabe um dia os brasileiros encontrem a Razâo, e infames como Lula e Dilma jamais voltem a ocupar o Planalto.

  2. minim

    Parabéns pelo texto. O “cara de pau” junto com a sua esposa devem ter violados os estatutos da Cooperativa dos Bancários, pois quem tinha direito à compra dos aptos.,com certeza, eram somente os bancários e, como todos sabem nunca foram. Se seguir as leis esse apto. nunca poderia ser comprado por ele. É falcatrua das grossa que somente eles sabem fazer.
    Aproveitando cadê o Berzoine. Ele tem muito pra falar sobre esse caso, pois foi um dos fundadores junto com Vaccari. Credo! Que Quadrilha.

  3. Brasileiro Assaltado

    Caro JOSÉ!
    Sempre que nos prestigia com seus brilhantes comentários, faz nos lembrar de outros detalhes da vida supostamente perversa deste energúmeno lulla. Você citando os milhares de ludibriados ou lulobriados bancários que pagaram pesadas e longas prestações; usaram seus FGTS para a materialização do sonho maior de uma família – TER UM LAR PRÓPRIO, para no final não ter um ranchinho beira chão e nem mesmo o amparo de uma poupança construída com suor e lagrimas. Esse monstro lullobriador, também fez milhares de trabalhadores usarem seus FGTS para engordar os cofres da Petrobras; comprando suas ações, para que no final ela fosse assaltados por seus asseclas. Aproveitando ainda desta oportunidade, uma vez que você também cita o Bumlai, amigão do tal; segundo se comentava pelos próprios funcionários, quando da construção da Usina São Fernando, que o verdadeiro dono da empresa era um tal de lulla. Fazendo conjecturas, facilmente concluímos ser verídico esses comentários, uma vez que o dinheiro da obra vinha alegre e docilmente do BNDS, cujo chefe do chefe era quem??? Lulla.

  4. ernani

    Lula nunca foi bancário e Marisa Letíciaa nunca teve banca de revistas. Vai ver eles tinham uma banca de jogo de bicho. Eram banqueiros, então! Faz mais o perfil deles. Contravenção penal!!! Logo tinham todo o direito de comprar o apartamento em questão.

  5. Aldo Soares

    O rebarbado recruta lula, nunca aceitaria ordens de ninguém, nasceu pra mandar: assim pensa ele. Um bando de generais”,referia-se ele aos insignes militares guardiões da carta magna. Hoje, ele, o antes recruta escamado servirá à pátria :o capacete está sendo ajustado exclusivamente na medida do seu cocuruto imoral: para o bem da nação. Um feliz fim de semana a todos.

  6. Octávio

    Nêumanne, você descreve o Lula com a exatidão de um legista. Desde que li o seu estupendo “O que sei de Lula”, somando a outros artigos subsequentes, creio que ninguém conhece a alma (será que ele tem isso?) daquele como você. Um abração!

  7. Pedro Burlandy

    Muito falatório, muitas provas etc e tal, suficientes para colocar todo o pt na cadeia. Então…. está todo mundo soltinho da silva e ainda acusando os seus acusadores… são mesmo uns caras de pau, se acham inalcansáveis, consideram-se poderosos o suficiente para dizerem o que quizerem e nada vai acontecer. É… em se tratando do país que somos eu não duvidaria, o Don Corleone, ops, o lullalau, vai depor por videoconferência e com testemunhas! Porque essa deferência? Caramba, como pode ter cumulado anto poder e força, haja vista as lambanças que ninguém em sã consciência negaria?
    Na minha modesta opinião, só o fato do corrupto-mor, ter colocado presidente uma mulher totalmente incapaz para nada e que ele sabia melhor do que ninguém, já seria o suficiente para ter que explicar e muito porque insistiu. Evidentemente que não só ele mas até as pedras das rua sabiam o motivo: ela faria um péssimo governo por absoluta falta de capacidade e assim sendo ele estaria sempre orbitando o governo e apagando incêndios quando algo começasse a pegar fogo. Não que ele também tenha toda essa capacidade, mas é o lulla, o cara de pau mestre. Mas o mais diabólico dessa trama engendrada por ele foi garantir (apesar de todas a sujeira que ela fez no primeiro mandato) e a total cegueira de um povo igualmente corrupto, que não votava na dilma pelos seus belos olhos e sim pelas promessas que a dupla dos infernos fazia. Prometia tudo, desde cinema de graça à móveis, fogões, aparelhos eletrônicos por preços indecentemente baixos, cotas em faculdades, empresas até carros. O olho dessa gente cresceu, a vaidade de ser integrante da tão decantada classe média turvou a mente das pessoas. Afinal, sair da favela e morar em apartamento num conjunto residencial com nomes pomposos como Condomíno Jardim fulando de tal… (registre-se que boa parte desses “condomínios” foram construídos sem a menor infraestrutura, em locais inapropriados, ao lado de favelas e em bairros perigosos, não só em Brasília, São Paulo, Rio…mas em todos os estados, Mas, vamos combinar, morar de graça, não precisar trabalhar (o bolsa familia garante o pão nosso de cada dia) pensavam com aqueles sorriso desdentados), deu no que deu, alguns venderam os aptos. outros a milícia tomou conta, e muitos passaram a ser “administrados• por traficantes, cobravam pedágio ou até mesmo tomavam os apartamentos dos infelizes… sem falar nos que morreram e ninguém deu bola. Por tudo isso e muito mais, acho que o dr. Moro tem que fazer questão ants de mais nada que o Lula explique isso tudo direitinho, porque dizer que sabia q a anta era uma mulher talhada pela competência, sapiência administrativa, patriota de montão, iria com certeza fazer o Brasil ser o maior país do mundo… que ela, com os conhecimentos que tinha (adquirido) como presidente do conselho da Petrobrás, iria fazer o pre-sal matar os Emirados Árabes de medo e vergonha, com aquelas poçinhas de petrólio que tinham para vender. Repito: só essa traição que esse sujeito fez cometeu contra o país e o seu povo, daria direito há pelos menos uns bons 150 anos de cadeia. O que? Não pode? o máximo é de 30 anos? E daí? Faz como a dilma quis fazer no caso das pedaladas fiscais, muda a lei ora essa! Aviso: não esquçamos que a anta tem motivos de sobra para ir para a Papuda, tanto quanto todo o governo ptista, de norte a suo de leste a oeste do Brasil. CADEIA PARA OS PTRALHAS DILMA E LULA, ONTEM, HOJE, AGORA….SEMPRE!

  8. tutti

    Posso garantir que os que ainda “acreditam” no Lula são os que comungam a mandioca com o milho. Por exemplo, Chico Buarque, Fernando Morais, e todos com algum carguinho público no qual não precisa trabalhar, ou recebedor de pixuleco. Parasitas que se alimentam de pobres.

  9. freed

    O apartamento é de cobertura, mas á praia é de farofeiro, isso ninguém pode negar.

  10. joão carlos félix da silva

    Lula-lá, os brasileiros podem elege-lo em 2018. Já elegemos a Dilmentira duas vezes e o resultado estamos sentindo, é um desastre total para nosso desespero. Temos uma chance bem próxima de extirpar esse câncer: é o impeachment. As Olimpíadas estão indo pro vinagre graças a incompetência de se combater um mosquito. As autoridades dizem que não, mas os fatos, sempre eles, teimosos, vão prevalecer, deixando a pecha de ridículos para esses áulicos.

  11. Helio Jr

    Lula o la.drão mais honesto do Brasil , agora convoca
    o Exército de Brancaleone para defendêlo da acusação
    do Estádio de Sítio de Atibaia.

  12. Cacique/Momento Policia

    O caminho do dinheiro é Jonas Suassuna
    Se a força-tarefa da Lava Jato quiser descobrir o pagamento de despesas do sítio de Atibaia e compras para o apartamento ocupado por Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, basta abrir a movimentação financeira das empresas de Jonas Suassuna e suas despesas pessoais.O Antagonista foi informado de que todas essas informações estão guardadas na BNC Contabilidade. E tem mais essa:O tribunal revolucionário.O advogado de Lula, Roberto Teixeira, e seu genro Cristiano Martins, advogado de Luleco, acabaram de chegar à reunião do conselho do Instituto Lula.
    Eles devem testar a defesa de Lula diante da platéia amiga antes de vazá-la para a imprensa amiga.”Petistas visitam Delcídio
    Delcídio Amaral se acalmou.A Folha de S. Paulo disse que isso ocorreu depois que ele foi visitado na prisão por três petistas: Paulo Rocha, acusado de ter recebido 620 mil reais de Marcos Valério; Humberto Costa, acusado de ter recebido 1 milhão de reais de Paulo Roberto Costa; e José Mentor, acusado de ter recebido 380 mil reais de Alberto Youssef.E tem mais essa:Reunião de emergência entre Dilma e Lula.Dilma Rousseff vai se reunir com Lula nesta sexta-feira, em São Paulo, diz O Globo.Eles precisam combinar versões sobre o sítio, sobre o triplex, sobre João Santana e sobre a Andrade Gutierrez.
    Notas do Antagonista.

  13. Lola

    Só os otários e os que mamam nas tetas do governo lhe dão o benefício da dúvida

  14. artel mafra.

    O nosso pais tão lindo e maravilhoso sendo dilapidado em todos os sentidos,por pessoas inescrupulosa que só visam os bens materiais em detrimento ao bens espirituais que são eternos
    eu como espírita consciente da lei de causa e efeito só tenho a lamentar a oportunidade desses irmãos,que com certeza serão os mendigos em futuras encarnações.

  15. RedFox

    “A alma honesta mais VIVALDINA que há”!

  16. Caco

    Não há o benefício da dúvida para Lula. Já houve, mas ele mente e se enrola tanto nas mentiras que conta, que o eleitor, o alicerce, a peça fundamental da vida política de Lula, não acredita mais em nada do que ele diz. Jogado na vala dos comuns, Lula cerca-se de dezenas de caríssimos advogados que nada produzem além de declarações estapafúrdias. Quem dá ouvidos a Lula hoje, é porque quer faturar alguma coisa antes do cadáver político ser lançado ao esgoto. Lula usou e abusou do eleitor. Agora, está sendo devorado vivo pelos urubus.

  17. WilsonX

    Caro Augusto,
    por que não se investiga desde o apto. de São Bernardo, o duplex, que você se lembra teve o compadre Roberto Teixeira envolvido?
    E vou continuar insistindo, e acho que vocês jornalistas sérios deveriam cobrar todo dia: cadê a lista das palestras proferidas, com data, local, tema, público e valor – têm que constar lá na contabilidade do tal Instituto Lula.

  18. saulo marins

    O que vemos são sempre os mesmos atores so muda a novela,ate quando seremos obrigados a aturar essa corja?

  19. Paulo Roberto da Silva

    Qualquer principio idôneo , lógica elementar, uso mínimo da inteligência, o lugar dessa família-quadrilha é na cadeia. porque o janot não o denunciou ainda? dia 13 de março! povo brasileiro rua! só assim recuperamos o Brasil para os brasileiros.

  20. Sítío, duplex, triplex são quinquilharias

    bom mesmo devem ser a Ilha em Angra dos Reis, as contas
    bancárias recheadas, filhos, netos, bisnetos,tataranetos
    bilionários e o povo espumando com tantas safadezas sem
    poder fazer nadica de nada.

  21. DIROFF

    Estou doido que prendam este sujeito para desencadear o que será a salvação do Brasil !!!

  22. Galileo

    Está tudo bem, tudo certo! Mas onde estão essas três mil famílias ludibriadas que não são convocadas a mostrar a cara, a ocupar a Paulista em passeata de protesto? Aí não haverá benefício da dúvida que resista!

  23. wilson www

    O teflon do Lula está perdendo a validade. Afinal, se essa “alma viva mais honesta que há” nunca tem culpa nenhuma e nem sabe de nada, por quê haveria de gastar dinheiro com tantos advogados estrelados? Ou eles também vão trabalhar de graça?

  24. PERNAMBUCANO.

    Augusto, o PT de Pernambuco quer processar o BLOCO CARNAVALESCO OS IRRESPONSÁVEIS, do Recife, pela alegoria que trazia um homem com a mascara de Lula preso numa jaula, e, uma Policial bonita e do FBI na porta da jaula para impedir a fuga do “honestão mor” ! O Blog de Jamildo do Jornal do Commércio, vem com a informação que repasso !

    Pesquisar por:

    efeitos da operação Lava Jato
    No Recife, PT critica bloco que colocou Lula preso em jaula
    PUBLICADO EM 11/02/2016 ÀS 15:53 POR JAMILDO EM NOTÍCIAS
    Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
    Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

    O PT Pernambuco repudiou, por meio de nota, os dirigentes do bloco “Os Irresponsáveis”, que desfilou nesta Quarta de Cinzas (10) e teve como atração um homem fantasiado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso dentro de uma jaula.

    “Fazemos piada com quem é irresponsável na vida real”, disse o presidente do bloco, José Luiz Araújo, sobre a alusão ao ex-presidente.

    Para o diretório pernambucano, “a irreverência e a liberdade de expressão do Carnaval não podem ser utilizadas como meio para achincalhar a imagem pública do melhor Presidente do Brasil e o melhor para Pernambuco”.

    Confira a nota na íntegra:

    NOTA PÚBLICA

    A direção estadual do PT vem repudiar, com profunda indignação, a agressão descabida praticada por dirigentes do bloco carnavalesco OS IRRESPONSÁVEIS, ao exibir em seu desfile um integrante fantasiado do Presidente LULA, enjaulado como um animal ou como um criminoso. E, pior ainda, ao divulgar amplamente a sua agressão gratuita.A irreverência, a alegria e a liberdade de expressão, que são características próprias do nosso querido carnaval, não podem ser utilizadas como meio para achincalhar a imagem pública do melhor Presidente do Brasil e o melhor para Pernambuco, sem que nenhuma ação esteja tramitando contra ele. Essa é uma atitude política odiosa que fere a democracia e o estado de direito, além de atacar gratuitamente os direitos fundamentais de um cidadão.

    Não foi apenas Lula o ofendido, mas todos os pernambucanos que, conterrâneos dele, reconhecem que foi o presidente da história brasileira que mais mudanças e transformações proporcionou para o nosso Estado e para o seu povo sofrido e injustiçado.

    Lamentamos, também, a evidente manipulação promovida por adversários que viabilizaram a acusação praticada e a sua divulgação, adotando a mentira como prática política e revelando uma doentia incompatibilidade para o exercício respeitoso das divergências.

    Luís Inácio LULA da Silva é motivo de orgulho para os brasileiros e para os pernambucanos, não apenas para os petistas. É honesto e o povo confia nele, porque aprendeu a admirar a sua trajetória e a sua obra política invulgares. LULA MERECE RESPEITO !!Recife, 11 de fevereiro de 2016.

    COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL

  25. Ferreira Pena

    Esse corrupto jamais será alcançado pela justiça, seus procuradores e juízes são dominados por idéias de esquerda. Vão condenar um sujeito que representa na prática suas idéias? A tal solidariedade de esquerda é muito forte; vamos engolir o Lula com seus milhões desonestos e suas afrontas contra nós e contra o Brasil.

  26. olavo

    Esse PT é tão cara de pau, que agora vem na TV pedir para o povo trabalhar mais e mais, sabem para que? Eles deveriam convocar os petistas para isso. Xô, fora PT!

  27. Razumikhin

    Charles A. – 12/2/2016 às 0:22
    É isso mesmo. Valeu!

  28. sas

    Troca-troca no MPF(neste que o procurador-geral é o Janot)
    “…No caso da investigação do tráfico de influência de Lula para a Odebrecht no BNDES: o promotor Marx já não está mais no caso.
    Ele foi substituído por Carolina Martins, que assumiu provisoriamente. Já a procuradora Mirella Aguiar, que passou o caso a Marx quando saiu de licença maternidade, foi transferida e também não retomará a investigação. Esse interminável troca-troca de procuradores só interessa a Lula e Marcelo Odebrecht.”
    http://www.oantagonista.com/posts/lula-e-beneficiado-por-troca-troca-no-mpf

    Estranho, não?!

  29. O teatral movimento do Füher

    Distinto Augsto,
    Me cativa saber, que em alguns momentos, os comentaristas de sua coluna superam em verdade e em vigor a matéria exposta por jornalistas “convidados” !
    Depois de beber dessas inspiradoras críticas, chego a uma única conclusão : Só existe uma explicação para este fénômeno: Um “Zé”, perdido num desses confins de Brasil, pega a biografia de um demente nazista, que se tornou líder de seu partido e resolve imitá-lo ! A teatralização da persistência é tão perfeita que engana as massas! O papel é tão bem representado, que se funde à pele do ator, parece demais mesmo que é real! Mas, como todos nós sabemos, a psicose pelo poder não tem limite, posso ser manipulado por mentiras, quando não tenho conhecimento dos fatos históricos que antecedem o show de horrores do palco político mas, uma vez com o conhecimento da verdade dos fatos, só me resta a crítica e a denúncia!
    O benefício da dúvida vai até o limite máximo, onde a teatralização do papel, não encontra amparo no rol das acusações fundamentadas por profissionais de direito que superaram o imaginário popular no entendimento dos sofismas fabricados por líderes populistas, carismáticos e manipuladores da boa fé, de eleitores simplórios e clientelistas ! O jogo da ENGANAÇÃO termina quando todos os papéis se tornaram conhecidos! Andar com bandidos é associação, conviver com eles é conivência, aturar o blá blá blá deles é uma penitência ! por isso o lugar deles é na penitenciãria !

  30. REFLEXÃO

    O SITIO, A APP, E O CRIME AMBIENTAL.

    Será que o IBAMA não irá multar o Lu.la?
    Será que os ambientalistas do P..T.., não irão condenar o Lu.la?
    Ninguém reparou que no sítio dele, não há uma única metragem de preservação permanente ao redor das águas?
    Será que ninguém reparou que é roçado até a beira d’água no sitio do Lu.La?
    O sítio dele está desrespeitando o código ambiental…isso é crime. Não observo APP no sítio ao redor das aguadas.

  31. Caio Lima

    Lula continua se agarrando à velha máxima de Goebbels, a de que uma “Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma grande verdade”.
    Pior: muitos desavisados acabam mesmo acreditando piamente em suas mentiras e empáfias.

  32. Oliver

    VAI VENDO
    De grão em grão a galinha enche o saco com seu papo troncudo. Digo isso porque gosto muito da verve indignada de José Nêumanne – do qual jamais tracei uma crítica sequer – até ser devidamente alertado pelo magistral comentário do Charles A – 0:22. Começo a acreditar que a maré não anda boa mesmo para quem é socialista enrustido, professor de ética torta para o mesmo lado, compradores de triplex em praias decadentes e plantadores de estrelas de rabanetes, país afora. Se há algo a comemorar nessa mondronga, é a “teoria do morro”, que vai se estabelecendo por aqui. Por ela, “Zé Pequenos” que fazem muito barulho, precisam ser apagados rápido, pois podem chamar atenções desmedidas para a “saúde” dos negócios que se desenrolam bem debaixo das casamatas do local. Se é para o bem de todos e infelicidade geral da nação de otários, diga ao povo que daremos os anéis para preservar os dedinhos que restam. E assim vai se formando o entendimento de que Lulão e sua prole de amestrados precisa comer um pouco do pão com o diabo amassado, pelo menos para dar um “lustro” nesse socialismo tacanho de que “ainda há alguma justiça neste terreno minado pelos calhordas de turno”. Vão negociar um armistício em breve. Por ele, Dilma fica para Lulão ser apeado de seu trono sagrado de líder de uma torcida de picaretas. Alguém aqui mesmo afirmou – e peço desculpas por não me lembrar quem, para os devidos créditos – que o país órfão de um catolicismo menos concretado no tempo é pródigo no advento das igrejas mais exóticas e pilantras, de onde o PT parece ser uma das mais fulgurantes religiões de párias que já se pariu por aqui. É claro que, para essa laia existir, é necessário o conluio pilantra, o compadrio desavergonhado, o alinhamento sórdido e o mais completo pusilanismo de todas essas esquerdas irmãzinhas na criminalidade, para que a casta de vagabundos incrustados nessa coisona pública possa sobreviver dos pequenos golpes aplicados no erário sem despertar grandes atenções da pobre plebe rude, sempre feita de besta. Uma vez desencadeado o processo, será impossível reverter o fato de que a ilegitimidade desse governo só pode existir pela ilegitimidade desta nossa oposição. Então aquela foto do voo de galinha rumo ao enterro começa a ter uma conotação que até então não tragava todo mundo no mesmo balaio. Está ficando evidente, ou essa oposição que aí está precisa começar a mexer o traseiro? Não precisa ir tão longe. Basta mostrar o que anda acontecendo aqui mesmo, mas vizinhanças. Peguemos o Paraguai e a Argentina, por exemplo. Peguemos as grandes manifestações americanas por justiça. Peguemos algumas grandes organizações, voltadas a receber denúncias de corrupção pelo mundo todo. O cerco está se fechando para essa horda, meus caros. Eu aposto que as fezes olímpicas serão a gota dágua do tilintar das algemas. Depois da festa, mãos pra cima que tá todo mundo preso !!! Essa eu não perco por nada…

  33. AHT

    Caro Augusto Nunes,
    Sou brasileiro, aposentado. Não acredito que os meus problemas para equilibrar o meu orçamento doméstico, além da indignação pelo desgoverno PT (Lula continua no Poder), sejam tão diferentes da grande maioria de cidadãos brasileiros.
    Por tudo que ouço de familiares, parentes, amigos, vizinhos e bravos jornalistas que não têm medo e não se vendem, eu resumi em uma “planilha”, essa mensagem, em arquivo de imagem (extensão “.jpg”):
    https://drive.google.com/file/d/0B_mT44nAu3eUZUJjelYzOXJoNDA/view?usp=sharing
    \
    Se achar procedente a minha mensagem, por favor, libere esta postagem.
    \
    Grato.

  34. Prof. Pinheiro

    Quem prender Lula primeiro vai ficar para a História.
    O diabo é que tá todo mundo com medo…

  35. Charles A.

    Uma das explicações para a crença do Barba em seus próprios poderes sobrenaturais ,dignos de um livro daquele comunista do “realismo mágico”,como se isso existisse, é aquela referente ao juízo que o colunista,como tantos outros axquem dói ver sua juventude de militante esquerdista na lata do lixo, faz no seguinte fragmento:…”liderava greves operárias que desafiaram a legislação trabalhista da ditadura ,abalando com isto as estruturas do regime”…Peraí,meu senhor! Que estruturas ele abalou? Era amigaço dos militares e dos empresários -hoje dá prá ver claramente,mesmo sem óculos, como elle,o líder operário, sabia e sabe lidar com empresários de elevado padrão econômico-financeiro e baixo nível moral;quem viveu, viu !Eu vivi e vi; nunca fui operário nem militante esquerdista arrependido, e nem era preciso ser para saber que esse Brahma51 sempre foi um picareta pinguço,que traía seus companheiros e acertava as greves com os patrões; que colaborou tanto com o DOPS que caiu na simpatia do Gal Golbery, o qual o considerava um líder de massas com poder e carisma para enganar comunistas; tipo um Lech Walesa . O picareta subiu na vida e enganou a todos que acreditaram nessas sandices de “líder operário”, transformando-se em um grande colaborador de empreiteiros e donos de empresas de diversos padrões de propinas. Desapeguem do falso passado ,senhores jornalistas, ,que o Barba desaparecerá de seus delírios de “realismo mágico” regado a charutos cubanos, e sobrará apenas o picareta que elle sempre foi.

  36. nobile

    Lembrando ainda do dossier dos aloprados, que fim levou Jorge Lorenzetti, o “churrasqueiro do Lula” e dirigente de uma ONG (Unitrabalho), que só no primeiro mandato do Brahma, recebeu subvenções de 18,5 milhões de reais do Ministério do Trabalho ? E que fim levou Hamilton Lacerda, braço direito de Aloisio Mercadante, o principal beneficiário da trama (era candidato a governador, contra Serra) ? Pasmem, o Caixeiro Mercadante saiu ileso do caso, alegando que “não sabia de nada”. E hoje é Ministro da Educação da Pátria Educadora. Até quando vamos aguentar esse bando, hein ?

  37. sas

    0-Bandido e companheiros processando promotor que cumpre seu dever no caso do Triples de Lula:
    http://www.oantagonista.com/posts/pt-tenta-coagir-promotor-que-intimou-lula
    1-Até tu, TCU!
    http://www.oantagonista.com/posts/lrf-impede-sigilo-em-processo-de-contas-de-presidente
    2-Governo sustenta Blogs com nosso dinheiro!
    http://spotniks.com/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-como-o-governo-sustenta-blogs-na-internet/
    3- Se falar e a verdade, vai ser explosivo.
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/silvinho-do-pt-se-diz-a-disposicao-da-lava-jato-e-preocupa-o-pt
    4- Dilma decidiu eliminar a meta para poder cumprir a meta (falar em meta para o PT é só peça de ficção e propaganda do governo para ser desmentida a posteriori)
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/orcamento-dilma-decidiu-eliminar-a-meta-para-poder-cumprir-a-meta/

  38. Ronaldo força

    E existem, ainda, pessoas que ficam em dúvidas quanto ao pilantra e salafrário do Lula e suas crias. São todos ladrões com L maiúsculo e que devem conta a justiça. Os que tem dúvidas ou são cegos de caráter ou acreditam em papai noel. O lUla, inescrupuloso, fica calado, falando de perseguição e ter sido benfeitor dos trabalhadores brasileiros. Suas ações serviram para destruir a economia do país e enriquecer os empreiteiros, banqueiros e diretores capadócios da Petrobras. Lula não tem mais como enganar e sua pecha de ladrão ultrapassa nossas fronteiras. Esperamos que sua carcassa putrefata fique nas cercanias do presídio do Paraná.

  39. Azpilcueta

    O roubo generalizado dessa gente entra para a história como a evolução de algo no tempo (corsi) e agora tem que ser devolvido algo para o lugar de onde veio (ricorsi) – filósofo napolitano GIAMBATTISTA VICO -.

  40. ronaldo

    é bem provável que este apartamento como o sítio serviriam para as reuniões onde era discutido de que forma a propina desviada da petrobrás, do bndes entre outras fontes de renda fosse dividida. bem coisa de quadrilha ter o seu proprio local de encontros. um dia tudo isso será resolvido. e a casa e o apartamento cairão.

  41. norma

    Até quando? Até terminar seu foro privilegiado, ah! esqueci! ele não tem foro privilegiado! Será que o janot já sabe disso?

  42. Carruagem de Fogo

    Para os Petistas de um modo geral,o que deveria ser o certo
    eles acham que é o errado..,e,o que é efetivamente o errado,eles juram de pés juntos que é o certo .Porém,para quem como eles que são irresponsáveis e nunca tiveram o trabalho de pregar um prego com auxilio de um martelo em uma barra de sabão,então,para eles,dane-se a todos,pois, não tiveram trabalho algum de construir ou criar nada,mesmo!?

  43. josé rodrigues

    Não ofendam a memória do Pe. Cícero Romão Batista e nem à população sofrida do nordeste, apesar de terem dado a vitória ao Lula e ao poste em eleições passadas, unindo o sobrenome do padre a este pulha que envergonha o povo brasileiro, achando-se merecedor de compreensão, mesmo compactuando com todas as roubalheiras perpetradas pelos eternos amigos enjaulados nos últimos anos. Como nunca soube de nada, possivelmente esquecerá o próprio nome, no entanto NÓS NÃO ESQUECEREMOS.

  44. silva

    Manchete antiga do Jornal Nacional fala do Triplex de Lula e ainda vemos o advogado do Vacarri…
    https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=80_9Of557_4&list=PL4fQwwgA67zJXDhrCZQ361d1ebnILJAu5&app=desktop

    Maravilha, Silva. Vou usar. abração

  45. ANTÔNIO FÉLIX NEYO

    Companhêros! Vocês não tão entendendo nada! Essa Operação “TRIPLO X” é para investigar o Eike Batista! Viram aí o X !

  46. Leonardo X

    Coitadinhos de Lula e seus companheiros inocentes. Como existe gente má neste país. Chamem as crianças do Brasil
    para cantar na roda: A carrocinha pegou três cachorros de
    uma vez/A carrocinha pegou três cachorros de uma vez/Trá-lá-lá que gente é essa?/ Trá-lá-lá que gente má!

  47. Charles Dickens

    Augusto,
    Convide o historiador Francisco Doratioto para o Roda Viva. Como você deve saber, ele é especialista em história diplomática brasileira e pode explicar as relações externas atuais do Brasil com base na história, sobretudo as relações com a América do Sul. Pode explicar, por exemplo, porque o Brasil tem dificuldades de assumir uma posição de liderança na região, apesar de seu peso político e econômico. Fica a sugestão.

  48. alves

    De mansinho, como quem nao quer nada SERGIO MORO vai encostando a LAVA JATO em sua jugular.

  49. Francisco Cioffi

    Não se enganem, apê no Guarujá, Sítio em Atibaia, isso tudo é perfumaria, o grosso do din din $$$$ do pupilo da Odebrecht deve estar no estrangeiro depositado no nome de um laranja e protegido das investigações da Lava Jato. O Pizolatto esta na cadeia, logo logo o novato do STF vai soltá-lo e ele vai para os apartamentos suntuosos que comprou na badalada costa de Barcelona.

  50. Falsificado

    Ele nunca foi habilitado coisa nenhuma, esta habilitação do SENAI é falsificada, como tudo na vida dele.