Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

J. R. Guzzo: Tudo desigual

Por: Augusto Nunes

Publicado na versão impressa de VEJA

De todas as aberrações criadas na vida do país por Dilma Rousseff, pelo PT e pelo ex-presidente Lula, é difícil escolher uma campeã indiscutível, claramente maior que todas as outras hoje em circulação. Teria mesmo de ser assim. Todos eles, lá atrás, parecem ter se encantado com as teorias da “destruição criativa”, que se pretendem capazes de resolver problemas fazendo o contrário do que a lógica recomenda; chamam a isso de “quebra de paradigmas”.

É óbvio, no caso, que alguma coisa deu espetacularmente errado. Tudo o que conseguiram na prática, após um esforço que já dura treze anos e três meses, foi provocar destruição destrutiva. A consequência é essa inédita situação de anarquia no seu próprio governo, no ambiente político, no mundo da produção e do trabalho, na moralidade pública, no Tesouro Nacional, no respeito elementar às leis e, no fim das contas, em tudo aquilo que pode ser piorado, intoxicado e arruinado pela ação das autoridades da República.

Qual seria o desastre campeão? É duro escolher, até porque eles conseguem fabricar uma calamidade nova por dia, mas com certeza um concorrente muito bem cotado é a alarmante carga de cavalaria que Lula faz no momento contra as normas gerais da democracia e a paz pública, com o único propósito de fugir das suas complicações com a Justiça Penal brasileira. O homem desistiu, definitivamente, de defender-se dentro das leis. Nomeou a si próprio para um terceiro mandato, como chefe da “Casa Civil”, e passou a presidir o país ─ em benefício exclusivamente pessoal, da família e do condomínio formado à sua volta desde 2003 para mandar no Brasil e transformar os bens da nação em propriedade privada dos que mandam.

Pode ficar pior ainda, porque sempre pode ficar pior. Mas cada dia tem a sua agonia, e as misérias do momento já colocaram a vida pública do país no ponto mais baixo em que esteve até hoje em sua história. Dilma foi gravada dizendo a Lula que ia lhe mandar o “termo de posse” como ministro, para ser usado “em caso de necessidade”; não houve sequer um disfarce mínimo para ocultar que estava sendo feita uma trapaça, ou para fingir que a nomeação tinha alguma coisa a ver com o interesse público. Fizeram uma “edição extra” do Diário Oficial na véspera da posse de Lula, para ele se esconder o mais rápido possível das investigações de corrupção da Operação Lava Jato ─ é o mais perto que se poderia chegar de uma falsificação de documento público. Dilma Rousseff virou um trapo. Vive uma humilhação inédita para alguém no seu cargo; conseguiu ser expulsa do próprio governo. “Fora, Dilma”, como grita a rua? Ela já foi. Seu ministério tornou-se um esconderijo.

Dilma é tratada por Lula como se fosse sua empregada; na inesquecível gravação em que se prontifica a entregar-lhe o “termo de posse” preventivo, não recebe dele sequer um “obrigado”. É impossível acreditar que possa dar alguma ordem que desagrade a seu novo ministro da Casa Civil. O presidente de verdade, é claro, não vai apenas se esconder do juiz Sergio Moro atrás da porta do ministério: vai jogar toda a máquina do governo no esforço para não ser processado, preso e condenado. No momento em que mais de 1 milhão de pessoas vão às ruas em São Paulo, e mais de 2 milhões de outras protestam em 500 cidades do país ao mesmo tempo, para dizer que não querem mais saber de Lula, é o maior pontapé que se poderia aplicar na opinião pública brasileira.

No começo de sua carreira política, quando se apresentava como um idealista não contaminado pela politicagem, Lula disse que no Brasil só preto e pobre vão para a cadeia. “Ladrão vira ministro”, garantiu ele na ocasião. Falou de livre e espontânea vontade: a responsabilidade pelo que disse é exclusivamente sua. Essas palavras saem do túmulo, hoje, para assombrar a sua entrada no ministério. Elas completam a cachoeira de palavrões que utilizou nos telefonemas gravados pela polícia ─ uma sequência que entrará para a enciclopédia dos contos de terror da política brasileira, com os insultos que dirigiu ao STF, ao STJ, ao Congresso, aos presidentes do Senado e da Câmara, ao procurador-geral da República, a ex-colegas de partido e quem mais entrou no radar da sua ira. Além e talvez acima de tudo, Lula, o PT e seu sistema de propaganda tentam vender uma ideia perversa, de que na política brasileira tudo e todo mundo é “igual” ─ ou seja, ficar contra a presente calamidade é pura perda de tempo, pois com este ou outro governo vai dar sempre na mesma. É mentira em estado puro.

Não vai dar na mesma, porque nada pode se igualar ao que está acontecendo. Ao contrário, é tudo desigual ─ e nunca os fatos deixaram isso tão claro.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

57 comentários
  1. SONIA MARIA DINI

    Fantástico, brilhante, fiquei emocionada pela clareza de redação. Parabéns

  2. deaC

    Concordo. Qualquer um que sentar na cadeira da presidência, após a saída da Dilma, será melhor, tenho certeza.

  3. Mário Sérgio

    Quanto ao ato de nomeação à Casa Civil da Presidência, o interessante ficará por conta do posicionamento final do STF. Será que a mais alta corte de justiça assumirá o papel de dar cobertura a quem, para não ser preso, certamente passaria a ser um homiziado?
    Fará o Tribunal vista grossa para não punir uma servidora pública que claramente, e de viva voz, age no sentido de obstruir a justiça?
    E isso mesmo depois de vir à luz toda a tramoia, a partir de declarações daqueles que a engendraram e a colocaram em prática para dela se beneficiarem, não restando, assim, nem mesmo o benefício da dúvida do que realmente se queria alcançar?
    Vamos aguardar o que suas Excelências têm a dizer ao povo.

  4. maria-maria

    Paulo Boccato – 26/3/2016 às 18:07
    Também tenho reclamado da Comissão Organizadora do HSV, em relação a Marcola, mas por razão diametralmente oposta à tua.
    Marcola,por seu currículo, jamais poderia ser cogitado para compor o desgoverno podre, corrupto, ladravaz do pt. A presença dele traria, ao contrário, credibilidade a um governo composto por quadrilheiros-terroristas

  5. Fernando

    Há uma máxima no trabalho que diz : “Proteja o rabo do seu chefe que o seu estará automaticamente protegido” . Esse é um caso clássico que não admite controvérsia. Ou alguém duvida que ambos se protegem alternando posições ?

  6. Razumikhin

    Os “grandes patriotas” do PT, “baluartes” contra a “entrega das nossas riquezas” para o “imperialismo ianque” conseguiram fazer a Petrobrás ter um prejuízo de 150 bilhões de reais. O que não fariam esses que odeiam o capitalismo se tivessem o poder total..?

  7. teodosio

    O superministro da Casa do Covil, foi detonada vem morar em Curitiba,passar umas férias traz a comadre Dilma para não ficar tão monótono, só prosa com o Dr. Moro torna-se cansativo, e o Homem e muito indiscreto poderá fazer perguntas as quais não queira responder “segredo de estado”

  8. Robespierre

    Tchau querida.

  9. nobile

    O Augusto Nunes já havia observado bem esse detalhe: em todas as interceptações legais gravadas pela Polícia Federal não se ouve uma vez sequer o Jararaca da Silva pronunciar as palavras “por favor” ou “obrigado”. Dilma, Wagner, Ruim Falsão, Sigmaringa & Cia são tratados a “chicote, socos e pontapés” pelo líder cafajeste da seita. E se ajoelham a seus pés. Uma coisa repugnante, asquerosa. Que gentinha, não ?

  10. Archibaldo

    E o tal “ministro” EUGÊNIO ARAGÃO que Lula mandou a empregada Dilma botar no poder só para acabar com a Polícia Federal??? Pouca vergonha!!!
    O chefão da quadrilha está indomável. Atiça a guerra civil a todo momento, começando pela ocupação irregular da presidência e as tentativas de desmonte das instituições brasileiras.
    Por exemplo, o que foi mesmo que Lula-Jararaca mandou o Wagner fazer? Pedir para o ex-marido da ex-presidenta desligar o “caninho” que cura seu enfizema pulmonar no hospital ” só por uns segundos”. O tempo suficiente para que o doente pudesse pedir à ministra Rosa Weber que o chefão em suas encrencas jurídicas. Grande ser humano, não???!!!
    E esse sindicalista inútil Jaques Wagner? De joelhos frente ao chefão, não hesitou em entregar a recém-inventada secretaria da presidência para uma ativista do MST!!! CAI FORA, JAQUES WAGNER USURPADOR!!!
    SR. JANOT, É HORA DE POR FIM À BANDALHEIRA!!! Dilma, Lula, Wagner, Edinho, Mercadante, Hoffmann, Costa, todos esses membro da organização precisam ser investigados!!! Não há mais como protelar!!!
    INPEACHMENT DA EX-PRESIDENTA DILMA JÁ!!!

  11. RODRIGUES

    Acredito que o Jair Bolsonaro vai dá um banho na quadrilha em 2018. Tem até um tal de Kiko nogueira que foi falar mau do Bolsonaro e terminou mostrando seu lado “dá prá men”. Esse tal de Kiko se amarrou no biotipo do Bolsonaro. Mais o bolsonaro é um político e não um dançarino de boate. Alguém tem que explicar a esse cara que o Bolsonaro não é chegado. Quem sabe se o próprio Bolsonaro pode pedir calma ao atiçadinho?

  12. Pseudo Trabalhistas

    Caro Guzzo,
    O disfarce dos artistas sindicais caiu!
    Quando lula privatizou a dívida externa, dando 5% de juros a mais cobrado pelo FMI ao sistema financeiro nacional, só queria uma coisa, entrar para a zelite!
    A elite financeira o aplaudiu! pelo pseudo patriotismo e financiou sua reeleição !
    Lula acabara de jogar na lata de lixo toda fé e confiança que a classe trabalhadora sindicalizada tinha por ele e pelo plano de tomada do poder, pela classe operária, lula se tornou um fidalgo burguês do capital especulativo, para todo o sempre!
    A continuidade do plano demandou um apoio que, jamais um liderança política poderia conseguir, projeção brasileira internacional para empresas brasileiras, um marketing de estado para vender ao mundo outra mentira, enquanto não temos saneamento básico, os insetos que transmitem doenças e a falta de vigilância sanitária nas fronteiras trouxeram mais doenças ao Brasil ! O poder legislativo foi prostituído com mesadas de 30 mil, isso não é um estadista, é um cafetão! O ufanismo esportivo foi a ultima porta para o arrombamento dos cofres públicos! E mesmo assim vendendo a gasolina mais cara do mundo ao cidadão brasileiro, fomos financiar o desenvolvimento de outros países? #PACHORRA!
    O mar de lama da entrega do estado aos financiadores de campanha vai ter um fim ? Segundo o pt sim, o pagamento por suas campanhas é feito INTERNACIONALMENTE ! A legenda não é caçada? Perdemos o juízo ?
    Para desviar a atenção do público clientelista vamos abrir o jogo, se todos partidos são bandidos, logo, não teremos nossa legenda caçada! A LEGALIZAÇÃO DE UMA CLEPTOCRACIA, à revelia do MPF, da PF e do poder judiciário ? SOCORRO !
    Precisamos urgentemente de sanidade na classe jornalística, a maioria dos jornalistas estão dopados por verbas! Ê laiá!
    Quero agradecer pessoalmente e por milhões de brasileiros pela ATITUDE do juiz Sérgio Moro, seu ato patriótico acordou a OAB!
    A próxima batalha jurídica e criar o maior pelotão de ” fuzilamento ” para todos os eleitos que traíram a nação, SIM ! Traíram a nação e devem ser julgados por isso!
    Nos próximos anos, o Brasil será um estado judiciário, a demanda por advogados será enorme, será assim até o povo tomar vergonha na cara e parar de votar em bandidos!
    PAÍS HONESTO, É O PAÍS ONDE BANDIDO NÃO É ELEITO !
    Obrigado!Caro Guzzo,
    O disfarce dos artistas sindicais caiu!
    Quando lula privatizou a dívida externa, dando 5% de juros a mais cobrado pelo FMI ao sistema financeiro nacional, só queria uma coisa, entrar para a zelite!
    A elite financeira o aplaudiu! pelo pseudo patriotismo e financiou sua reeleição !
    Lula acabara de jogar na lata de lixo toda fé e confiança que a classe trabalhadora sindicalizada tinha por ele e pelo plano de tomada do poder, pela classe operária, lula se tornou um fidalgo burguês do capital especulativo, para todo o sempre!
    A continuidade do plano demandou um apoio que, jamais um liderança política poderia conseguir, projeção brasileira internacional para empresas brasileiras, um marketing de estado para vender ao mundo outra mentira, enquanto não temos saneamento básico, os insetos que transmitem doenças e a falta de vigilância sanitária nas fronteiras trouxeram mais doenças ao Brasil ! O poder legislativo foi prostituído com mesadas de 30 mil, isso não é um estadista, é um cafetão! O ufanismo esportivo foi a ultima porta para o arrombamento dos cofres públicos! E mesmo assim vendendo a gasolina mais cara do mundo ao cidadão brasileiro, fomos financiar o desenvolvimento de outros países? #PACHORRA!
    O mar de lama da entrega do estado aos financiadores de campanha vai ter um fim ? Segundo o pt sim, o pagamento por suas campanhas é feito INTERNACIONALMENTE ! A legenda não é caçada? Perdemos o juízo ?
    Para desviar a atenção do público clientelista vamos abrir o jogo, se todos partidos são bandidos, logo, não teremos nossa legenda caçada! A LEGALIZAÇÃO DE UMA CLEPTOCRACIA, à revelia do MPF, da PF e do poder judiciário ? SOCORRO !
    Precisamos urgentemente de sanidade na classe jornalística, a maioria dos jornalistas estão dopados por verbas! Ê laiá!
    Quero agradecer pessoalmente e por milhões de brasileiros pela ATITUDE do juiz Sérgio Moro, seu ato patriótico que acordou a OAB!
    A próxima batalha jurídica e criar o maior pelotão de ” fuzilamento ” para todos os eleitos que traíram a nação, SIM ! Traíram a nação e devem ser julgados por isso!
    Nos próximos anos, o Brasil será um estado judiciário, a demanda por advogados será enorme, será assim até o povo tomar vergonha na cara e parar de votar em bandidos!
    PAÍS HONESTO, É O PAÍS ONDE BANDIDO NÃO É ELEITO !
    Obrigado!

  13. Leonardo X

    Minha preocupação, que é a preocupação de muitos, não é mais o fim dos governos de Lula – que agora só saiu de
    trás da cortina atrás de Dilma – mas a continuação desse
    flagelo que é a suposta doutrina do PT e seus satélites sob novas legendas. Desse vírus mutante que nos trópicos
    tem um habitat perfeito para difundir sua estupidez numa
    sideral.
    Precisamos nos livrar do socialismo, que não deixa governar quando é oposição e desgoverna quando está na situação.

  14. mauricio

    todo governante soberbo o fim é esse humilhação e desgraça.Está escrito!

  15. Meia Verdade

    A roubalheira é tanta neste país, que o dilema é…..quem roubou menos?, não tem um partido imune, e políticos, se tiver, contamos nos dedos.

  16. Vaginophagus

    Ninguém me convence , que um papel para usar em caso de necessidade, não seja para limpar a bunda.

  17. FRANCISCO BARBOSA CAVALCANTI

    A imprensa discorre sobre um determinado fato para esclarecer o público, uma tarefa necessária e de elevada importância para a firmeza da democracia de um País. Parabenizo a VEJA pelas reportagens esclarecedoras e corajosas sobre a “ditadura camuflada” do PT que foi implantada desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula até hoje.É difícil enumerar e avaliar o que é mais grave e escandaloso neste período sob o comando do PT. Porém, a destruição da ética de da moral que devem nortear a conduta de qualquer cidadão investido em mandato público, é uma certeza incontestável.

  18. Carlos

    Utilizastes “carga de cavalaria” inadequadamente, termos clássico s da história do Exército devem ser preservados.

  19. Eurico Marques

    No dia em que Dilma for escorraçada pela Lei, o Brasil renascerá de uma longa noite de tempestade. Mas é preciso vigiar os PTistas. Deles, espera-se qualquer coisa.

  20. olga

    “Seu ministério tornou-se um esconderijo”… Parabéns! É isto que pensa o povo brasileiro. O pt institucionalizou o crime. Seus lideres aprenderam muito com os camaradas/mestres. Pena pra eles que não podem enviar seus desafetos para alguma Sibéria, gulags….
    Nem todo mundo é igual não… Nem todos são feras ou jararacas!

  21. Roubocoop

    Dilma é tratada por Lula como se fosse sua empregada; na inesquecível gravação em que se prontifica a entregar-lhe o “termo de posse” preventivo, não recebe dele sequer um “obrigado”
    ——————————————————–
    .
    ERROS EM SÉRIE
    Precisava a Dilma ligar e falar pessoalmente com Lula?
    Precisava a moça do gabine——————————————————-
    te colocar a maldita musiquinha na escuta do presidente?
    Precisava a presidenta mandar “Se espera aí que ele tá indo aí”
    O presidente até demora um segundo para entender a ordem
    “Fico aguardando”
    Aí a Dilma manda um “Tchau”. Caramba um tchau, e pronto! Assim no más?
    Lula respondeu com um “Tchau querida” para o diálogo ter alguma empatia.
    .
    MAIS UM DETALHE
    O tom autoritário de Dilma fica claro: “…junto com o papel pra gente ter ele, e só USO (Eu só USO) em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?” Repetindo: Ela fala “USO” e não “USA”.

    .
    Mas isso não tem importância. O que tem é que dá para notar um certo duelo de ego vindo da presidenta. O que dá para entender, mediante a crise de autoridade pela qual ela passa.

  22. E.Siqueira

    Guzzo, a resposta para essa sua dúvida está no post de Vlady Oliver, “Os Roedores”. Penso como o Vlady, que a pior herança deixada pelo Petismo é cultural. A malandragem, o jeitinho brasileiro e o cotadismo, levarão décadas para serem vencidos.

  23. Luiz

    PT esta monstro e dificilmente ressuscitará mesmo amanhã sendo a data que Cristo ressuscitou .Lula brincou com uma nação inteira ou quem acreditava em suas falas mentirosas que enquanto dizia uma coisa fazia outra.Aquele que ajudou e conspirou com amigos para roubar os brasileiros,que nele votaram.E depois ainda deram confiança a ele depois até mesmo do mensalão que o acovardados como ele mesmo diz do STF é STJ não mostraram de fato o que foi mensalão,maquiaram bem e depois de Lula cuspir no prato dos amigos do STF e STJ eles ainda soltaram os mensaleiros restantes ,que feio justiça tá pavoroso para vocês um dia disse que deixariam de existir e para mim e muitos já não existem mais,acabou a confiança total depois ainda do que Teori fez,piorou bem,encontro às escondidas de Dilma em Portugal foi outro ato falho e pavoroso,infelizmente muitos têm memória.E sabem o que fazem.Em MS Todolli voltou ao cargo um juiz que fraudou precatórias voltou ao cargo prestem atenção que absurdo o CNJ tinha afastado mais esperar o que amigo de Lula e Dirceu e virou ministro deles ,pior ainda lá,mais NINQUEM mais confia,na justiça é difícil.Em Campo Grande MS também visto como sem tribunal pois o tribunal e corrupto e diz m que vende sentenças e que até seus valores não é segredo para NINQUEM coisa gravíssimo,mais dizem que muitos Escandalos virão dentro deste tribunal vários.que pavoroso,um desembargador também investigado pelo CNJ já soltou 5 da Lama Asfáltica que já dizem não vira em nada da PF que governador ex e deputados e demais envolvidos e todos sabem mais o TJMS protege ,uma vergonha assim como protegeu a corrupção do DNIT que Bumlai está envolvido por indicar ex diretor que até presidente Dilma exonero por CORRUPÇÃO E NADA ACONTECEU ,NOJENTO MUITOS MORRERAM NAS ESTRADAS POR IRRESPONSABILIDADES DESTES E ATÉ HOJE CARA SOLTO,VERGONHOSO DEMAIS.DIZEM QUE MAURICIO BUMLAI PEGAVA DINHEIRO LÁ TODO MÊS,ACORDOS COM MARCELO SOARES EX DIRETOR TAL EXONERADO POR ROUBO,POIS CORRUPÇÃO E APENAS UMA PALAVRINHA MENOS FEIA QUE A JUSTIÇA TAPEANDO NOS ARRUMOU.NINQUEM Aguenta MAIS CORRUPÇÃO.Muitos reclamaram dos grampos do juiz Moro mais se ele não mostrasse Lula seria Juiz para desespero de muitos até Gleice hofmam e que outro absurdo pois é corrupta já esteve também por MS aqui e forma de forma bandidos .Saiu daqui apanhando da mulher do ZECA do PT a Gleise a Barbie.kkkkkkkk Juiz Moro pode vim a CGRANDE nos ajudar aqui a coisa está séria,veja aqui temos ZECA do PT ,DELCIDIO ,BUMLAI,VANDER,MARCELO MIRANDA ,ANDRÉ PUCINELLI,GIROTO E DEMAIS.LULA E DILMA E O FIM AINDA MAIS COM A SAÍDA DO PMDB.Lula já pensa e, fugir ,será uma Glória vá para Portugal eles estão te esperando lá.kkkkk obrigado juiz Moro por nos livrar de tantos corruptos .

  24. Valentina de Botas

    Ficamos sabendo, Valentina. Acontece que o Augusto está fora e volta só amanhã para São Paulo. Abraço. Naomi.

  25. Paulo Boccato

    USO O ESPAÇO DO GUZZO PARA UM PROTESTO DIANTE DE SEUS LEITORES AUGUSTO !
    não tenho procuração do sr. Marcola (nem a desejo ) mas protesto firmemente contra o terceiro lugar dele na enquete “Qual destes servidores da pátria merece ser subchefe da Casa Civil comandada por Lula?” !!!
    Me revolta um profissional tão qualificado estar em terceiro lugar para um governo cuja ranking entre as quadrilhas de estado já surgidas certamente é “hours concours” !!
    Marcola para a sub-chefia da Casa Civil já !
    Enfim um profissional no poder gentes !!!
    Basta de amadores !

  26. Zezé

    J. R. Guzzo supera-se em cada artigo: estilo singelo e cirugicamente preciso.

  27. " é pura perda de tempo, pois com este ou outro governo vai dar sempre na mesma"

    Tomara, pois para mim não é perda de tempo, caçar picareta é a melhor diversão, que venha o próximo. Para aqueles que “veem” o futuro e dizem que não adianta. Iron Maiden(musica) https://www.youtube.com/watch?v=8icKLgNXbdE PS: Iron Maiden para mim sempre foi “musica” apenas ontem traduzi o “instrumento” voz(a letra).

  28. nena

    Se a dilma, o lula, os ministros que compõem aquilo de teimam em chamar de ‘governo’, a família e os amigos fossem alfabetizados eu não hesitaria em recomendar que lessem este artigo. Quem sabe uma pancada na cabeça os fizessem sair do torpor. Pensando bem, melhor que não leiam; viria uma lufada de distorções, ameaças, acusações de tentativa de golpe a palavrões impublicáveis, o usual. Quanto mais caem, politica e moralmente, mais cresce a nossa autoestima e a distância que nos separa. Desceram tanto que eu, que sou uma brasileira anônima, sem muitos préstimos, instrução só mediana e muito pouco dinheiro, estou me sentindo altaneira e cidadã de primeira ordem. Deve ser a consciência que dita o nosso estado de espírito. Somos, todos nós, muito melhores do que qualquer um deles. Parabéns pela concisão e objetividade, Sr. Guzzo. Estamos à espera de mais.

  29. Ridendo castigat mores

    POLITICA implica em respeitar, preservar e defender as instituições para que elas alcancem seus objetivos de promover as pessoas.
    POLITICAGEM implica em manipular as instituições para que sirvam a objetivos corporativos e pessoais.
    Tão antigo e tão atual.
    Cadeia nesses políticos corruptos.

  30. ricardo

    Belíssimo texto, especialmente os três primeiros parágrafos.

  31. Ricardo A

    Sr. Guzzo, como sempre muito bom seu artigo e didático, só devo discordar de um ponto em que menciona sobre lula “…..quando se apresentava como um idealista não contaminado pela politicagem….” Para mim, essa pessoa nunca teve boas intenções para o país, tanto é verdade que abraçando fidel castro, chamando kadaffi de “meu irmão”, arquitetando o Foro de S.Paulo para impor o socialismo na A.Latina, ora tenha a santa paciência, ele nunca me enganou, e nunca votei nesta desgraça. Espero sim, que a Papuda o receba de grades abertas.

  32. desiludido

    Não penso em igualar-me aos cientistas políticos, mas a situação atual era de ser prevista: a última eleição praticamente dividiu o eleitorado em partes iguais! O resultado acabou surgindo naturalmente: guerra entre as partes!

  33. Emília

    O que o Guzzo pergunta é caso psra enquete entre os leitores. Como são muitas, devem ser dividas por assunto, ordem alfabetica, ano, sei lá. E encontrar um título para coroar as piores ideias e atos desse desgoverno que parece não ter fim.
    Cadáver que procria. E que prole!!!

  34. Ademilson gordiano Araujo

    O mais ridículo que se pode vê nesses últimos dias, foi esse cara de pau querer colocar a culpa da crise que estamos enfrentando por causa das falcatruas generalizadas desse bando de corruptos, em uma pessoa que está lutando contra esse sistema podre, atribuiu essa culpa ao ILUSTRE JUIZ SÉRGIO MORO! O QUE A INVEJA DA ONESTIDADE ESTÁ CAUSANDO É ISSO

  35. Shere

    A currióla só fala em ‘guerra’, ‘guerra’, a guvernantoa aventa até ‘istádu di sirti’ CONTRA O POVO, na maior lata de DITADURA, e o ‘sptf’ fala em ‘ixárcebaçaoum’ ‘du’ Moro no ‘causu BANESTADO’ .. Vão lendo .. Acham que os brasileiros tão com ‘medo'; esses corruptos AINDA NÃO TIVERAM noção ..

  36. Nelson

    O levantamento de sigilo da escuta que pegou Dilma em ato criminoso na tentativa de salvar Lula da cadeia, é para alguns juízes do Supremo e para escumalha de uma esquerda atrasada e criminosa uma afronta à Constituição. Ora, quando a Constituição é usada para acobertar atos criminosos do conhecimento da sociedade, ela é nociva e deve ser extirpada.
    É evidente, neste caso, que o Juiz Sérgio Moro sabia das implicações nefastas do acobertamento de tal fato e deixou que o destino seguisse seu caminho. Após a expulsão do PT e de seus apaziguados$$$, o novo governo deve, para o bem da nação, abolir essa excrecência de foro privilegiado.

  37. Tucson58SP

    NÃO, NÃO É TUDO IGUAL!
    .
    Há os bons, os “tanto faz”, os ruins e os piores, esses últimos encontrado no fundo do poço. Lulla conseguiu uma posição ímpar, o pior dos piores e para encontrá-lo somente no porão do fundo do poço, lugar que ninguém sabe como se chega, só alguns petralhas.

  38. Ronaldo Braga

    Quero falar da aberração do cinema e dos cineastas brasileiros.
    Agora esta coisa nojenta que é cinema e cineastas brasileiros redigiram um manifesto.
    Cineastas que vivem do cofre do estado, resolveram lançar um manifesto que ofende a maioria dos brasileiros que lutam pelo impedimento da corrupta e inepta presidente, enquanto estes mamadores do dinheiro público, vivem no bem e do bom, produzindo porcarias, que eles chamam de cinema brasileiro, o povo sua e muito e eles ainda ofendem a nossa moral e a nossa inteligência, com um manifesto que considera, o Eduardo Cunha corrupto e o Lula um herói. Me bata um abacate turma de mercadorias podres.

    Eu, tenho nojo destes cineastas que vivem com os joelhos no chão, mas também sinto dó desta cambada, na verdade não tenho saco de ver um filme nacional, sempre ruim, em 99%. Ai aparece um quase razoável, o cabra diz –
    – Você assistiu o maravilhoso filme brasileiro que ta no cinema? Aquele que ta passando no cinema futurista.
    Então eu vou ver e percebo que é apenas um filme quase razoável, com atores que falam sem nenhuma emoção, roteiro ruim, história chinfrim.
    Essa gente do cinema brasileiro, que vivem do cofre público, vivem, não do filme, mas do financiamento estatal ao filme, são picaretas e desonestos.
    Eu creio que é hora de acabar este tipo de financiamento, eu concordo com empréstimo, o cara pega o dinheiro, coloca seu filme no mercado, vende os ingressos para os interessados, paga o que pegou e ganha o lucro, ele, o cineasta, tem que fazer filme que agrade ao povo e não fazer as porcarias para os amigos e encher a bunda gorda com o dinheiro do imposto do coxinha. Chega, essa gente é asquerosa, nojenta e sem nenhuma vergonha na cara. Peroba neles.

    É o manifesto dos homens e mulheres mamadores e mamadoras das tetas do governo, são pessoas que vivem de joelhos, e realmente, o melhor seria se essa gente, que faz cinema no Brasil, entrasse em greve, por protesto e eterna, por favor, eterna viu, a cultura brasileira vai agradecer.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com.br
    R.B.Santana

  39. wilson1

    Pois é, Guzzo, e o que ELES precisariam fazer MAIS para gente que assina manifestos a favor DELES consiga abrir o olhos? É verdade que muitos destes têm os olhos abertos, mas também, de outra parte, têm os BOLSOS abertos, então…

  40. José Ricardo da Silva

    OK! Minha conclusão! O Brasil rumo ao Brasildesh! Agradeço penhoradamente ao partido que está no poder em 13 anos e não encontrou a herança maldita, que levou esse país, para este resultado! Muito obrigado PT, vocês são uns craques em realização, com 100% de eficiência! Nós éramos a 6ª economia do mundo (2002) e hoje já estamos em 9º lugar (2015) e já alcançando até o fim do ano, o 10º lugar (2016), e logo, logo chegaremos ao glorioso 11º lugar (2017). Parabéns PT, ninguém faria melhor do que vocês.
    Ah! Eu ia esquecendo: 9,6 milhões de desempregados!
    Atenciosamente.

  41. Oliver

    O PACÍFICO
    Pra mim é uma honra estar neste condomínio digital no andar logo abaixo deste elegante triplex com elevador privativo destinado aos decentes como o Guzzo e seus libelos definitivos. É claro que é um elogio. Guzzo tem a raridade da perspicácia que anda faltando no jornalismo tupiniquim, para entender a realidade e a extensão de tudo aquilo que estamos presenciando no país. É um petardo. Tenho que destacar a frase BINGO deste seu libelo: “No momento em que mais de 1 milhão de pessoas vão às ruas em São Paulo, e mais de 2 milhões de outras protestam em 500 cidades do país ao mesmo tempo, para dizer que não querem mais saber de Lula, é o maior pontapé que se poderia aplicar na opinião pública brasileira.” Sim, caro Guzzo e amigos. A troca do conteúdo pela forma parece ser o álibi que essa gente rumbeira encontrou, não de negar seus crimes inegáveis, mas de atenuar seus efeitos na base da burrocracia e da dissimulação rumbeira. Eles não são culpados de nada, pois são irresponsáveis assumidos. Inimputáveis profissionais. Num país onde Sergio Moro tem de dar explicações de sua conduta e Dilma Rousseff não, fica evidente – senão escancarado – que os bandidos querem dar voz de prisão para os mocinhos na contenda. Vamos deixar isso acontecer? O que fazia essa dona pessoalmente, num telefonema pescado numa escuta telefônica policial? Ela não tem nem aspones ? Secretinos? Adjuntos? Ela pega o telefone e cacareja de próprio punho suas irregularidades marretas? É o caso de se perguntar a quem defende a blindagem de bandidos, como essa mulher chegou onde chegou e por quais descaminhos se derreteu toda no governo. É uma bandoleira. É o que fica escancarado nas gravações. É uma quadrilha. É o que sobra em nossas conclusões mais superficiais. Nem isso é relevante para aquele supremo de frangos perceber tratar-se não de uma “formação de quadrilha”, mas da formação de um exército inteiro. Uma milícia totalitária de vagabundos financiados com o nosso dinheiro público e vociferando contra o nosso estado democrático de miséria. É escabroso. Não ver o que está em andamento – nem as consequências dessa absurda divisão do país entre mocinhos e bandidos – é querer que a “destruição destrutiva” chegue até as vias de fato em nossa sociedade espoliada até o talo. No monento, ainda somos instados a pensar com a cabeça. Quando o formos a pensar com o estômago, o fígado e outras partes do corpo com fome e sede reais, causadas pela camorra, não queria estar nesses pescoços indecentes, que tentam mais essa tunga em nossos valores e crenças combalidas. Serão separados do corpo na primeira crise de realidade que o país tiver em breve. Vai vendo o nosso pacifismo.

  42. FM

    Depois vem a Dilma, na maior cara de pau e diz: Eu não fiz nada do que me acusam. Pena que não dá para inventar um Brasil junto com ele governando, apenas para esses que à defendem, para ver quanto tempo iria demorar para esses tontos caírem na real.

  43. Sean Jaegar

    Antigamente você recortava das revistas e jornais os artigos interessantes, como este, para guardá-los para futuras referências. Hoje você os adiciona à lista de favoritos. É o que vai acontecer aqui. Brilhante.

  44. Markito-PI

    Ô. Guzzo; no início do quintoparágrafo, a expressão “ccomo se fosse” é totalmente dispensavel.

  45. sovir

    Ainda temos pessoas como Guzzo que no seu dizer faz arder as orelhas dos petralhas, lógico, daqueles que sabem ler e entender, pois a maioria absoluta dos discípulos do molusco pensam que estão lá apenas para receber o holerite.

  46. Veron

    A baneco-presidentoa botou o bandido em cima do Juiz. E o cupincha togado ‘criticou’ um homem da Justiça para ‘abençoar’ (é ‘tudo crênti’ disse o lulladrão ao Paes — revelando calhordamente o submundo de sua ‘bási’ que engana fiéis através de pútridos de púlpitos-canalho-corruptos; os mesmos que espalharam milicianos por tudo que é canto do Território Nacional em conluio com os Sindicatos-Cúts)o BANDIDO ‘santo’ auto-alcunhado de ‘JARARACA’.
    Lá em cima, olhando dos Céus o RJ, a estátua de um Redentor viu um Pensador chorar à seus pés, com uma obra feita em mais de 28 anos de estudos; a mesma que se foi de suas mãos no Guarujá, quando crentes e petistas corriam atrás do Escritor-Pensador, e se esgueiravam, mentiam, difamavam, riam; o Veron era um homem completamente sozinho que viu o que ocorreu em Angra, SP, Curitiba, Sampa, Brasília, etc; queriam a obra toda cheia de Conceitos, os mais apurados para nossos dias.
    Vários rascunhos foram queimados ou copiados e roubados, e imaginavam que o Pensador estivesse já ido.
    Mas se surpreenderam, porque foram surpreendidos por blogs, sites, estudantes atuando nas Universidades, e toda uma quantidade de ‘rebeldes’, pessoas dispostas à não serem escravas do narco-ladro-lullo-dilmu e seus asseclas; uma gente que eclodiu em gritos de Liberdade e Democracia,nas ruas, nos estádios, na Veja, na Época, etc, etc.
    Uma gente heróica, em brados retumbantes.
    Essa gente reconheceu o Herói Moro, e tanta gente esforçada, com brio no rosto, notou o Pontífice Fran, viu e aplaudiu o Caiado, e acordaram vestindo com energia vívida as cores da Bandeira Brasileira.
    Que os corruptos tremam, porque essa Brava Gente é a Pátria Brasil.

  47. Paulo-AM

    E seguindo a máxima de que “nada é tão ruim que não possa piorar”, aparece o todo-poderoso Teori para atentar contra os anseios puramente Democráticos e Constitucionais de milhões de trabalhadores honestos, atrapalhando as investigações da operação Lava-Jato e o Juiz Sérgio Moro, onde estão depositadas todas as esperanças de uma nação sofrida com tamanha roubalheira e sedenta por justiça. É lamentável.

  48. José Edson

    LULLA conseguiu 2 milagres: transformar Maluf no guardião da honestidade e BOLSONARO no cara mais educado do congresso.Viva LULLARAPIO o Santo Milagreiro do pau oco.

  49. Nelson

    Não vai ficar igual, não. O brasileiro, que antes era a maioria silenciosa, agora já não se cala mais e luta por um Brasil melhor.

  50. Prof. Pinheiro

    Lula cabe muito bem no papel principal do filme “o último rei da escócia”.
    Arrogante, atrabiliário, prepotente, perigoso mesmo – que o “digam” Celso Daniel e Toninho do PT -, Lula é capaz de “tirar o tubo” de alguém em UTI para tirar disso algum proveito próprio.
    Bom ator, capaz de incorporar e personificar a figura do “bom” paternalista, trata a sua vítima como a jararaca faz antes de engolir a dita cuja: lambe, lambe, lambe…O “meu/minha querido(a)” é a “sua mais completa tradução”.
    Na verdade, Dom Lulone está pasmo, apoplético mesmo, é com a possibilidade de que houvesse e haja alguém honesto “nestepaís”. Algum membro de igreja, do Congresso, do MP, da Justiça…
    Os teólogos creditam à pureza de Jesus – já que nesta semana só se falou dÊle – todo o ódio a Ele destinado nos vis açoites, nas bofetadas e na rude cruz. Aquele que havia feito tanto bem a todos recebeu em troca tanto ódio. Mas o que “justificou” tanto ódio? Jesus, por sua vida e palavras, era um constante reproche e condenação moral daqueles “guias” a quem, assim como Lula se autoproclamou, Jesus (e João Batista antes dEle) lhes pespegou o epíteto de “raça de víboras”.
    Lula crucificaria Jesus com especial prazer…