Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Fernando Gabeira: O Quádruplo X

    Por: Augusto Nunes

    Publicado no Globo

    Durante a semana, falou-se muito da operação Triplo X. O centro das operações foi o edifício Solaris, no Guarujá, onde Lula tem um triplex, teria um triplex, ou acha que teve um triplex, ou possivelmente só contemplava um triplex. Não é esse Triplo X que me interessa tanto. O prédio caiu nas malhas da Operação Lava Jato e o triplex com suas múltiplas explicações continuará em cartaz.

    Traduzindo o X por uma incógnita, gostaria de acrescentar mais um, que escapa da rede da Lava Jato, mas foi brandamente recebido. É o fato de os dirigentes da Bancoop terem seus apartamentos e deixarem centenas de famílias ao relento. Era um projeto comum, que eles lideravam, no entanto abandonaram o navio como aquele comandante do Costa Concordia, transatlântico que afundou na costa da Itália. Ele foi condenado a 16 anos de prisão. Ali no Costa Concordia havia vida em jogo. No Bancoop, apenas sonhos e economias para a casa própria.

    Nada mais corrosivo para uma proposta política que se pretende igualitária: em caso de naufrágio, salvam-se os líderes, a galera que se dane. Surgiram inúmeras defesas de Lula para livrá-lo das garras da Lava Jato. Como sempre, algumas falam de um suposto apartamento de Fernando Henrique. Ele é o norte moral: se fez, podemos fazer também.

    O advogado de Lula, Nilo Batista, busca uma outra linha: o apartamento é pequeno, um Minha Casa Minha Vida, as obras de R$ 770 mil no sítio de Atibaia, apenas um puxadinho. Até que ponto tudo isso não é um preconceito? Com tantos blogs por aí, defensores ardorosos, o PT não encontra uma única versão para esse quarto X: a deslealdade da cúpula com os mutuários. Tudo por um apartamento diante da praia de Guarujá. Na verdade era um futuro melancólico que foi abortado pelas denúncias.

    Vaccari era o presidente da Bancoop e tem um triplex no Solaris. Ele está preso. Mas por outros motivos. O silêncio do PT diante da Bancoop revela um pouco como o respeito, o medo, ou mesmo uma vontade de proteger a cúpula a qualquer custo minaram seus fundamentos. Se não fosse triplex mas um simples quarto e sala, se a empresa não fosse envolvida no Petrolão, a cúpula do Bancoop, os seletos donos de apartamentos escapariam das malhas do Lava Jato, mas não das malhas da decência comum, negadas por comandantes que se salvam enquanto os outros se ferram.

    Embora exista um processo na Justiça, a oposição deu pouca importância ao episódio. Mais um esqueleto num armário tão grande como a sala de um museu de história natural. Existe um outro X para mim. Houve grande empenho para soltar o empresário Leo Pinheiro. O objetivo era afastá-lo da delação premiada. Zavascki, Lewandowski, Lebowski, alguém o soltou no Supremo. Quando tudo parecia resolvido, surgem as mensagens de Pinheiro. Seu telefone contava em mensagens parte do que contaria em delação premiada.

    O Triplo X traz de novo Pinheiro à cena. O Solaris foi comprado pela OAS. O triplex que Lula ocuparia foi reformado pela OAS. Tanto esforço para soltar o homem e ele reaparece em cena. Seus tornozelos devem estar ardendo em regime de prisão domiciliar. O que adiantou soltar Pinheiro? O volume de informações sendo processado é muito grande e talvez a Lava Jato não dependa tanto de novas delações.

    O fluxo de dados vai desvendando a Operação Triplo X e se ela se aproximar de Lula através desses dois fatos secundários, um triplex e um sítio, repetirá outras ocasiões em que a Justiça acabou chegando por atalhos a estradas mais largas. De qualquer forma, sítio e triplex são presenças concretas. No imaginário popular pesam mais do que abstratas contas na Suíça. Maluf ou Cunha podem dizer que não têm conta no exterior, e o mundo segue seu curso. Não há imagens.

    Quando não são meras montagens, as fotos tendem a reaparecer com mais nitidez e frequência quanto mais nebulosas forem as explicações. Só a verdade pode devolvê-las, no seu tempo, ao silêncio dos arquivos.

    Se o edifício é Solaris, que se faça luz. Por enquanto, as sombras o cobrem, desde a origem quando os bancários foram passados para trás.

    Curioso é que Solaris também é nome de um oráculo cuja função é exatamente fazer perguntas. E com a seguinte advertência: perguntas irrelevantes, do tipo “Vai chover hoje?”, não serão consideradas. Infelizmente, a consulta se faz num tempo difícil, dominado por uma pergunta que o próprio oráculo não sabe responder: como sair dessa maré?

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Manuel Antonio Fialho

      Curiosidade qual o bancário cotista de cooperativa, que pode comprar um triplex em Guarujá de frente para a praia. O diretor do Bradesco ? . AFINAL TRIPLEX DE BÊBADO NÃO TEM DONO ? . Isso tudo é invenção das ” zelite” que quer que os trezentos milhões de brasileiros que viraram classe B++ percam o que conseguiram com os programas sociais de ” São Lula 51 ” o mais honesto que o papa. Aliás São Lula chama o papa de Chico é velho “cumpanheiro”

    2. Cirval

      A corja se arrumou direitinho. O que diz o Luiz Marinho sobre a Bancoop? Ele também foi presidente do sindicato dos Bancários. Há outras dúvidas: em que Banco o Lula e a Marisa trabalharam para participar de uma cooperativa de bancários? Na verdade, foi um acerto de “cumpadres”.

    3. Antonio Carlos de Curitiba

      Meu filho mais velho mora em Berlim, e me enviou a foto do edifício em que mora Angela Merkel. É um prédio muito simples, antigo, sem luxo nenhum.
      Por aqui temos de continuar sustentando essa súcia de ladrões até quando?
      mais uma vez eu envio a pergunta: no nome de quem está registrado o apartamento do décimo segundo andar do prédio situado na Avenida Prestes Maia, 1501 em S. B. Campo? cadê um repórter da Veja para xeretar esse assunto no cartório de registro de imóveis de S. B. Campo?

    4. timoteo damasio beloti

      Vamos avivar o falatorio que se ouve ha anos sobre as propriedades da familia silva, as 40 fazendas, a fazenda das ferias em araçatuba, essa falada na imprensa, a fazenda na Argentina, tudo lenda urbana?

    5. Nels ON - off

      Maré?
      Nightmare.
      Acorda!
      Não podemos esquecer o passado do maior herói barbudo deste país!
      S ó f a l t a a c o r d a.

    6. José Elesbão Serafim

      Meu caro Augusto
      Hoje li no Antagonista um conselho pra Lava Jato correr. E correr muito. Tem de ser a Jato mesmo. Já imaginou se durante a madrugada a cozinha do sítio for totalmente desmontada (como aqueles programas de tv que fazem tudo da noite pro dia) e mandada pra conchinchina? Ninguem sabe ninguem viu. Cade a prova que a lavajato precisará?
      O Homi maishonestodomundoquenadasabedenadica bem capaz de dizer em alto e bom som: NÃO DISSE? ONDE TEM COZINHA? ISSO FOI COISA QUE INVENTARAM. PURO PRECONCEITO. A IMPRENSA GOLPISTA E OS COXINHAS DE DIREITA. Corre Lava Jato. Mas corre rápido.

    7. Flavio Virla

      Olá, Augusto Nunes

      off-post: Acho que este link é o correto:

      https://www.youtube.com/watch?v=0B1p6Ki0e-c

      Abs.

      Obrigado, Flavio. abração

    8. Flavio Virla

      Nobre Augusto Nunes,

      Meu filho, que não é cantor, resolveu prestar uma homenagem ao Lula e fez uma versão da música ‘Drão’ de G. Gil em estilo karaokê. Achei interessante, pois Lula + Drão tem tudo a ver. Acho que vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=0B1p6Ki0e-c&feature=youtu.be

      Ps.: Ouça logo antes que deletem o vídeo :)

      Um abraço.


      Não consegui abrir aqui em casa, caro Flavio. Vou conferir daqui a poucas horas na redação. abração

    9. Jota Roxo

      Cada vez que se acusa um petista ou o Lula de alguma coisa, os petistas usam da cartilha com a lição número um de Lenin: Mostre nos outros o que você é. Acuse os outros do que você faz.

    10. Corvino

      Belo texto, engraçado mesmo que Leo pinheiro tenha sido blindado pelo STF bolivariano para salvar a pele do Lula se não fosse pelo STF lula e outros politicos ja estariam presos, Leo pinheiro foi quem deu o triplex a Lula e a reforma de atibaia ele é o elo do Lula com o petrolão e o STF sabe disso não é atoa que lula teve diversos encontros com o lewadosviski prevaricador.

    11. P A U L Ã O

      O bloco do PT entoou, no carnaval, aquela marchinha ” DAQUÍ NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA”. Onde é que eu vou mamar?. E vem o chefão e canta Dilma, dá chupeta pro PT nun chorá e assim e assim seguem todos dançando.

    12. Carruagem de Fogo

      .Só mesmo Gabeira!-O insuperável Gabeira!,depois de ilusões e desilusões no decorrer da vida,buscando seus ideais de vida ao contrário dos demais esquerdistas militantes,inclusive um vaidoso de alto coturno,este,Gabeira,superou a tudo e a todos,além de superar-se a sí a cada dia,tudo,para ofertar a sociedade e a juventude contemporânea,o que ha de melhor de Si,sem ranços ou toscas autopiedades de cunho aproveitador,como muitos o fazem.

    13. José Borges

      Você está confundindo as coisas… O nome triplo X não é uma referência à triplex, nem se refere à várias incógnitas. Triplo X é, simplesmente, como ele assina os contratos: XXX. ;)

    14. jose dailton barbieri

      Tudo leva a crer que os comandantes do PT praticaram o maior caso de corrupção do mundo. Não se tem informações de desvio de recursos públicos dessa monta. O pseudo operário deixou-se levar pelo mel.. “quem nunca comeu quando come se lambuja” Creio que muitos políticos da oposição também restaram contemplados, posto que procuram confundir os fatos. Olha os resultados das CPIs. E o Temer que vergonha? Grande parte de políticos do PSDB que conviveram com os petralhas tem posição bastante estranha. Como se observa quem está pagando o “pato” é i povo..E “dale” mais taxas e impostos…para suprir a terrorista e seus asseclas.

    15. Maria Augusta

      Belíssimo texto! Parabéns, Gabeira!

    16. Luluzinha

      Parabéns , seus textos são ótimos pois sempre traz novas pistas e possibilidades para desmascarar esta ORCRIM que se apossou do Estado.

    17. Milba

      A “mãe do PAC” pariu o Zika-Vírus com o lullarápio; um “frutu” do “Sistema di Saúde di dá invérja”. Ninguém duvida que agora com colõnias do ZiKa-Vírus nadando em charque de mijo de cachorro o corrupto assinou o extermínio de brasileiros com sua ‘canêta di fazê miséra”.

    18. Leonardo X

      Enquanto o dono do triplex nega a propriedade do mesmo, milhares de donos de imóveis vendidos pela BANCOOP não
      veem a cor do que compraram. Ficaram com cara de eleitor que votou em Dilma. Cara de promessa não cumprida. Não cumprida mas cara.
      Eu colocaria mais um X nessa equação irracional. Se o PT
      não sabe administrar nem uma cooperativa, e Dilma faliu
      uma lojinha de 1,99 em menos de um ano, com que cara o Brasil quer ser levado a sério? Só se for com a cara de palhaço das perdidas ilusões.

    19. Assim

      É só convocar o ministro barroso que ele explica direitinho..

    20. João Saco Cheio

      A pergunta que não quer calar:
      Aonde será que fica a nossa “Piazzale Loretto?”

    21. carioca da Tijuca

      O RIO 2016 é o portal do ROUBO DE CARGA do BRASIL campeão mundial desse crime, na cauda desse cometa ROUBO DE CARGA, vem: DROGAS , ARMAS e MUNIÇÕES para bandidos(segurança do tráfico de drogas nos jogos), PROPINAS, CONTRABANDO e outras mercadorias sem documentação legal como alimentos refugados das indústrias ou bebidas falsificadas. o PTRALHISMO IGNORA essa criminalidade, o carioca nunca vai ver barreiras policiais nos acessos da cidade e, muito menos, fiscalização na área urbana da nota fiscal legítima, pois o combate à sonegação fiscal e violência urbana, infernizando a vida da população porque iria contrariar a democracia cubana. É intensa a circulação de materiais de construção nas ruas e calçadas cariocas fomentando as obras das milícias nos condomínios residenciais, as lojas desses materiais sem NOTA FISCAL LEGAL, onde logistas fornecem recibos sem valor fiscal que servem apenas para comprovação de despesas dos balancetes mensais dos condomínios residenciais. Assim as taxas de condomínios são maiores que os aluguéis e aposentadorias públicas, taxas com as cobranças abusivas das milícias. Idosos da previdência estão inadimplentes nas taxas que ultrapassam a renda (alimento) dos aposentados públicos. Bom, ai vem a salvação política da dupla PT-PMDB: a OLIMPÍIIIIIADA 2016 que, como na COPA 2014, não vão pagar impostos durante os jogos(IRPJ, IRPF, PREVIDÊNCIA e informalidade sem carteira de trabalho, etc) ausência da NOTA FISCAL LEGÍTIMA(hotéis, restaurantes, taxis, etc…), recorde de dinheiro com os jogos gastos pelos turistas (sem visto de entrada nestepaiz para facilitar tudo), manchetes na mídia amestrada enaltecendo o paizdasmaravilhas, empresários podres de ricos prontos para as eleições 2016 e 2018 em seguida, beneficiando os gênios das olimpíadas e responsáveis pela desgraça nas finanças públicas devido à renuncia de impostos por falta de fiscalização, LEI BRAVA da CPMF nos pobres para compensar o rombo nos orçamentos públicos e, não CPMF nas NOTAS FISCAIS dos mais ricos, senão a eleição do PT-PMDB não acontece e a LAVA JATO enche a PAPUDA.

    22. Sette

      Gabeira é ótimo!

    23. Carlos Verruga

      O quarto X é a ilha dos macacos em Angra dos Reis, onde os mesmos amigos do Lulinha possuem um paraíso, e segundo denuncia a ser brevemente divulgada, foi construído um bangalô 5 estrelas (mais um puxadinho) com mármore de Carrara para o casal ex-presidencial (9dedo e D.Parece com a Marta suplicy), obra fiscalizado diretamente pelo rebento, um gênio das finanças. Segundo consta, tudo pago em dinheiro vivo aos arquitetos…aguardem.

    24. RICARDO MAGNO MUELLER

      AUGUSTO E NAOMI
      Honra-me estar ao lado de vocês, desfrutando da oportunidade de ocupar espaço em Blog que além de um dos mais lidos no Brasil, também não depende esmolas do poder a exemplo da imprensa paga. Por esta e por outras vocês são tão valiosos.

      Sempre atual, a música de Ivan Lins, magistralmente interpretada pela dupla Ivan Lins e TIM Maia “VEM AI TAMANDUÁ” ensina a dupla que:” NÃO SE ESCONDE O DIABO DEIXANDO DE FORA O RABO”. “NEGO QUEBRA DA DENTADURA, MAS NÃO LARGA A RAPADURA”. Para alguém que não pertence aos quadros do PT, mas que não é nem do PT e nem da esquerda o conteúdo da musica supramencionada adquire uma conotação especial. O partidão rouba e deixa rastos do roubo. Isso é vero. Lado outro, eles se aportam nas sinecuras petistas na administração e “quebram a dentadura, mas não largam a rapadura. Não largar a rapadura pode-se traduzir por projeto criminoso de poder. Sob a ótica do lulopetismo, tudo que é para assegurar-lhes a permanência no poder é legítimo. Vender Medidas Provisórias é legítimo, assaltar os Fundos de Pensões é legítimo. Fechar os olhos para a ausência de saneamento básico no Brasil e ao mesmo tempo perdoar dívidas de ditadores africanos, sem ouvir o Congresso é legítimo, o mensalão e petrorroubalheira é legítimo, manter depósitos secretos em Portugal é legítimo. O abençoado BNDES!!!. Enfim os meios não são importantes, importante é o fim colimado: permanência no poder. Para atingi-lo, como ensinou Trotsky pode-se até passar por cima de cadáveres.

      Diante de todos esses fatos, porque a oposição se cala. Porque ele se cala ante a evidência dos fatos? Qual será o porquê de a oposição não cobrar do Procurador Geral da República assumir o seu munus e denunciar os 49 parlamentares já denunciados na Operação Lava Jato? Qual será o porquê da oposição não se posicionar contra as denúncias seletivas, será que apenas o Deputado Eduardo Cunha é o bode expiatório para dar uma aparência de que a PGR está fazendo alguma coisa, enquanto o Presidente do Senado, é poupado pela PGR, será que é pelo fato de ele ser o escudo da Presidanta?

      É provável que o outro “x” da questão responsável pela quebra do Brasil seja a resultante do aparelhamento do estado. Em todos esses anos de permanência no poder, o lulopetismo colocou tijolo a tijolo nos alicerces da hegemonia do partido único, onde a teoria gramisciana encontrou o campo de apropriação e, assim apoderou-se do estado e das consciências dos mais menos favorecidos.

      O que Gabeira colocou a descoberto tem a ver com o ensinamento do filósofo alemão JASPERS, para quem a mentira dura até surgir a verdade. O LULA POBRE OPERÁRIO, DEFENSOR DO POBRES E OPRIMIDOS, DISTINGUE-SE DO LULA MILIONÁRIO aquele deu palestras pagas por empreiteiras envolvidas até o pescoço na petroroubalheira, segundo já apurou. A materialização da riqueza material do HOMEM MAIS HONESTO DA GALAXIA veio através do triplex que ora é dele ora não e do sítio, cujas 111 visitas custaram caro para nossos bolsos. A MENTIRA DURA ATÉ SER SEPARADA DA VERDADE ESSE É TALVEZ O OUTRO “X”. DA QUESTÃO.

      A honra é nossa, Ricardo. Abração. AN

    25. Sinn-Klyss

      A coisa mais estúpida ou baldia que se pode fazer em um Congresso minado por corruptos é uma cpi. A Época acaba de noticiar que a do BNDES vai-se sem uma raspinha na JBS. Uma cpi tão aguardada acaba como um desfile de bloco carnavalesco que ninguém viu. Tá na hora de cada um começar a acertar as contas por si próprio .. caso esse lullarápio cisme de achar de fazer todo o eleitorado brasileiro de otário, aí só me resta encaminhar o meliante pros quintos dos infernos.

    26. Marcos-Marília/SP.

      Olá!
      Algum problema com o meu comentário enviado após às 17:00h?
      Acredito que o mesmo não foi ofensivo, mas não foi a primeira vez que faço comentário chamando a atenção sobre a incoerência na postura do sr.Gabeira e não é publicado. Poderiam me responder no e-mail registrado, caso não aceitem minha opinião, assim desse modo não participaria mais desse quadro de comentários, seria mais justa essa atitude comigo, afinal a liberdade de expressão é uma das marcas registradas por esse blog e por essa mídia online. Grato!

    27. Solismar

      Esse assunto de xxx vai servir de argumento para um novo episódio da nova série de Arquivo X. Ninguém sabe e é dono de nada porque a verdade está la fora. Verdade que o Juiz Sérgio Mulder Moro está trazendo pra dentro. Dentro da Papuda, mais cedo ou mais tarde. Quem viver, verá. Eu quero acreditar. Aliás, acredito!

    28. Fábio Luís Inaimo

      Essa conversa mole de direita e esquerda somente serve para turvar o discurso realmente pertinente que é a transparência, honestidade e inteligencia necessária para se governar, diante disto, vejo que , vale mais um ex esquerdista que assume seu erro, do que um direitista que, dissimulado, ataca a oposição, este serve muito mais a via petralha do que à democracia, e definitivamente não contribui para mudar a situação.
      Para conseguir mudar é preciso coalizão, é preciso união, é preciso discernimento.
      Jogar a oposição uns contra os outros é exatamente a estratégia petralha para turvar a opinião publica e se manter no poder impune! Ao cair nessa, só se favorece o PÊTÊ !
      Além do mais, quem é esquerda? O PMDB por exemplo se aliou ao PÊTÊ para fazer o diabo, e aí?? porque ninguém sai por ai dizendo o PMDB é de esquerda, o PMDB é isso o PMDB é aquilo! E Collor que apoia Dilma, e Maluf que apoia Lula, e Delfim Neto que apoia a politica do PÊTÊ?? Seriam “elles” de esquerda??
      Acho que é ora do brasileiro deixar de ser simplório e usar um pouco mais de sagacidade para não cair nessas historias da carochinha que no final das contas só favorecem o PÊTÊ!

    29. Yara

      A pergunta é “quando Lula será preso”?

    30. Claudio

      Esse golpe da Bancoop no Guarujá foi tão escancarado que o maior enigma dessa história é saber como o processo judicial desse caso não terminou ainda e com prisão de uma dezena de sindicalistas e petistas? Pode apostar que tem maracutaia na justiça.

    31. Prof. Pinheiro

      Lula parece aquele gato escondido com o rabo de fora.
      Agora, depois das fotos e dos filmes, mesmo que não fosse, seriam do Lula.
      Lula está “morto”. Virou um Maluf. Lula malufou um apartamento triplex e um sítio, vendeu Mps, Pls, deu palestras, destruiu a Petrobras, os fundos de pensão, mandou grana do Bndes pros manos bolivarianos, ficou milionário. Morreu o Lulu pobre, operário…

    32. Davi Silva

      “Triplo X” são três “X”, mas até agora só dois foram revelados. Falta um. Aqui vai a dica: recentemente soube-se pela imprensa que Lula passa festas de fim de ano na “casa de um amigo” em Angra dos Reis.

    33. DIZ

      O X da questão é que o sítio e o triplex são dinheiro de pinga diante que a famiglia tem debaixo do tapete. Imaginem os latifúndios no Pará, os milhares de bois, a fazenda na Argentina, os Pixulecos dos empréstimos do BNDS mundo afora, a ilha misteriosa no litoral de Angra, aquela mala cheia de Euros em Portugal levada pela Rose, imaginem os Pixulecos transportados pelo avião presidencial? Tudo isso e muito mais não são imaginações , são fatos vistos por muitos bem antes desse pequenininho sítio e triplex.

    34. Zica neles

      Além do golpe dos Chefões do PT nos pobres bancários que ficaram sem seus apartamentos, porque é que o Luladrão presidente da república e outros sindicalistas de áreas que nada têm que ver com os bancários participavam de uma cooperativa de bancários? Criminosos enganadores se passando por defensores dos pobres e oprimidos quando são justamente o contrário…!

    35. Zezé

      Todas as quadrilhas, Gabeira, têm seus “fundamentos”. Traficantes, sicários, etc. por serem mais crueis, provocam um certo espanto quando comparados com meliantes da administração pública e privada. Enquanto aqueles são justiçados sob suas próprias regras – não as aprovo, deixo claro -, os outros vão exercitando uma protelação sem fim, ante a justiça e escarnecendo da decência. Todos igualmente, perpetram os mesmos malefícios: dilapidam o bem público, exaure o escasso tempo da justiça e propagam o mau exemplo e a impunidade.
      Nesse contexto, assombra a carta escrita por cerca de uma centena de infelizes advogados contra o juíz Sérgio Moro, eminente brasileiro. Levando-se em conta seus exorbitantes honorários, não se lhes pode atribuir ignorância (pela reles qualidade do material): só ganância e má-fé.

    36. fernando

      Mais um excelente texto do Gabeira. Os dirigentes do PT não se importam com o povo, só no poder !

    37. P A U L Ã O

      AUGUSTO.

      O “x” da questão é que o PT aparelhou o estado. Em estado aparelhado como o nosso, o BNDES toma empréstimo a 10% e empresta a 5% para os indicados e nós pagamos a diferença. A corrupção sistêmica continua fazendo vítimas inocentes, a exemplo daquela criança que morreu em Jutaí. E enquanto isso ocorre em nossas barbas, discordar do Lula é ser contra os pobres!!! Em um estado aparelhado predominam os interesses corporativos dentro da hegemonia do partido único. Por isso Lula está livre e solto e pronto para soltar a língua para ameaçar qualquer que não concorde com ele.

    38. HJDaroz

      Caro HJDaroz, seu comentário foi corrigido. Abraço. Naomi.

    39. Oliver

      ARQUIVO X
      A verdade está lá fora. Em que pese o fato de que Gabeira foi certeiro ao descrever a cúpula da roubalheira, que se salva pisando na cabeça e aliviando os bolsos dos pobres mutuários da Bancoop, a verdadeira verdade ainda passa por uma ideologia rampeira, uma mentalidade expropriadora, uma justiça achada no lixo e um monte de pedaladores dos fatos e versões. Por mais que haja o bom esforço editorial, Gabeira não consegue me enganar. Sua indignação com os acontecimentos é seletiva: fossem eles “verdadeiros” socialistas, esses “deslizes de comportamento” jamais se consumariam. Conta agora a do papagaio. Não dá pra encarar uma turba cuja mentira fundamental se baseia no fato de que o povinho manco não sabe o que quer, portanto pode querer justamente o que eles também querem. É uma falácia sem vergonha. É um “somos todos bandidos”, sem se dar conta que eu, que não sou e não me considero um da laia deles, posso me sentir imensamente incomodado por ser colocado nesse mesmo balaio confuso. Vamos devagar com o andor, caro escriba. Sim, houve um grande esforço para blindar os picaretas. Para igualá-los aos diferentes. Para descrevê-los como meros assaltantes comuns, desconsiderando que a seita que eles pilotam se baseia justamente no assalto ao erário em nome de uma causa torpe. A esquerda é isso. Sempre é isso. Uma festa onde ninguém sabe quem paga a conta, quem lava os pratos e quem varre a sujeira, sempre contando que algum imbecil estará por ali para o papelzinho ridículo de “escada” dessa empulhação vigarista. Eu estou farto até o talo destes senhores que transbordam inteligência, mas continuam como pupas vigaristas de uma ideologia calhorda, prontas para virar borboletas cretinas a voejar sobre o monte de lama esquerdossaura que pariram com essa tamanha desfaçatez em nosso lombo. É isso aí Gabeira. Seu “quéisso, companheiro” pode ser entoado enquanto o rei dos ladrões dessa corja vai ganhando algemas lentamente, na cara de um público pagante, que pagou caro para ver do que era capaz este vigarista. Pelo visto, era capaz de coisas escabrosas. Espero que o juiz Sergio Moro seja capaz de empunhar a capa da justiça, como o Batman. Estamos precisando urgentemente calar a boca dessas cigarras desavergonhadas. Haja inverno pela frente.

    40. Rose

      Enquanto o Lula nega o triplex eu marco o X para votar no escândalo da Petrobrás. O PT merece essa homenagem, com certeza.
      Vamos votar, gurizada!
      https://www.unmaskthecorrupt.org/#/section-example-cases

    41. nanadadluz

      perfeito, gabeiro..esse x extra é fundamental e criminoso de forma petista chavista castristas quando a cupula e detentora de todos os luxos e o povo empurrado pra fora do navio.

    42. alberto santo andre

      gabeiraa tocou no ponto central de qualquer pessoa ou agremiaçao , que se diz honesta nunca pode ter ,o bem estar proprio ha frente dos daqueles que representa , e muito pior se usa da boa vontade e ingenuidade dos outros , para tirar vantagnes para si ou parentes e amigos , e foi extamanet isto que vacarri e outros ladroes do pt fizeram .alem do crime moral existe tambem o rime juridico.

    43. HJDaroz

      Caro João Zuccaratto – (8/2/2016 13:39)
      Há uma enorme diferença entre o Al Capone americano e o Al Capone TUPINIQUIM. O Al americano foi CAÇADO pela justiça, já o Al TUPINIQUIM é PROTEGIDO pela JUSTIÇA………..

    44. Luiz

      Gabeira vai ao ponto que faltava ser abordado.Toca exatamente na farsa da representatividade, na pior das traições. Pelo que li, várias esposas de sindicalistas compraram apartamentos ali… Eis aí a suposta “esquerda”, como na velha nomeklatura soviética. Como diz o dito popular, quem sai aos seus não degenera…

    45. João Zuccaratto

      Prezado Fernando, não custa lembrar que Al Capone foi parar na cadeia não pela penca de crimes que cometeu, e sim porque declarava renda de isento enquanto vivia na suíte presidencial de um hotel.