Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Fernando Gabeira: É o fim do caminho

Por: Augusto Nunes

Publicado no Globo

“A liberdade é vermelha”, escreve num post de Paris Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana. É uma alusão a uma trilogia de filmes inspirados nas cores da bandeira francesa. O primeiro deles se chamou “A liberdade é azul”. É compreensível que Mônica Moura tenha escolhido o vermelho entre as cores da bandeira. E que tenha escolhido a liberdade do lema da Revolução Francesa, que também conta com fraternidade e igualdade.

João Santana e Mônica ficaram milionários levantando a bandeira vermelha, no Brasil, na Venezuela, com as campanhas agressivas do PT e do chavismo. Com os bolsos entupidos de dólares, a liberdade é vermelha, pois à custa da manipulação dos eleitores latino-americanos, João Santana e Mônica Moura podem viajar pelo mundo com um padrão de vida milionário.

Mas chega o momento em que a cadeia é vermelha, e Mônica Moura não percebeu essa inversão. Nas celas da Polícia Federal e do presídio em Curitiba, o vermelho predomina. José Dirceu, Vaccari, o PT é vermelho. Marcelo Odebrecht, a Odebrecht é vermelha, basta olhar seus cartazes.

Uma vez entrei na Papuda e filmei uma cela vermelha com o número 13. Os condenados do mensalão estavam a ocupar o presídio. A divulgação da imagem foi um Deus nos acuda, insultos: as pessoas não têm muita paciência para símbolos. Mônica Moura fala esta linguagem. Se tivesse visto o take de seis segundos da cela vermelha, ela iria buscar outra cor para a liberdade.

A situação de Dilma e a do chavismo convergem para um mesmo ponto: tanto lá quanto aqui a aspiração majoritária é derrubá-los do poder. João Santana, num país onde se valoriza a esperteza, foi considerado um gênio. Gênio da propaganda enganosa, dos melodramas, dos ataques sórdidos contra adversários. O único critério usado é a eficácia eleitoral avaliada em milhões de dólares, certamente com taxa extra para os postes, Dilma e Haddad.

Sua obra continental se espelha também no resultado dos governos que ajudou a eleger: Dilma e Maduro são rejeitados pela maioria em seus países. O que aconteceu na semana passada é simplesmente o fim do caminho. Com abundantes documentos, cooperação dos Estados Unidos e da Suíça, não há espaço para truque de marqueteiros.

O dinheiro de Santana não veio de fora. Saiu do Brasil. Saiu de uma empresa que tinha negócios com a Petrobras, foi mandado para o exterior por seu lobista Zwi Skornicki. E saiu também pela Odebrecht.

A Lava Jato demonstrou que a campanha de Dilma foi feita com dinheiro roubado da Petrobras. E agora? Não é uma tese política, mas um fato, com transações documentadas.

Na semana passada ouvi os panelaços por causa do programa do PT. O programa foi ao ar um dia depois da prisão de João Santana. Mas o tom era o mesmo, uma mistificação para levantar os ânimos. E um pedido de Lula: parem de falar da crise que as coisas melhoram.

Em que mundo eles estão? Em 2003, já afirmei numa entrevista que o PT estava morto como proposta renovadora. Um pouco adiante, com o mensalão, escrevi “Flores para los muertos”, mostrando como uma experiência que se dizia histórica terminou na porta da delegacia.

Na semana passada, escrevi “O processo de morrer”. Não tenho mais saída exceto apelar para “O livro tibetano dos mortos”, que dá conselhos aos que já não estão entre nós. O conselho é seguir em frente, não se apegar, não ficar rondando o mundo que deixaram.

Experimentei aquele panelaço como uma cerimônia de exorcismo: as pessoas saíam às janelas e varandas para espantar fantasmas que ainda estavam rondando as casas. Poc, poc, poc. Na noite escura, o silêncio, um grito ao longe: fora PT. E o PT na tela convidando para entrar nas fantasias paradisíacas tipo João Santana, já trancafiado numa cela da PF em Curitiba.

Simplesmente não dá para continuar mais neste pesadelo de um país em crise, epidemia de zika, desemprego, desastres ambientais, é preciso desatar o nó, encontrar um governo provisório que nos leve a 2018.

De todas as frentes da crise, a que mais depende da vontade das pessoas é a política. Se o Congresso apoiado por um movimento popular não resolver, o TSE acabará resolvendo. Com isso que está aí o Brasil chegará a 2018 como um caco, não só pela exaustão material, mas também por não ter punido um governo que se elegeu com dinheiro do assalto à Petrobras.

É hora de o país pegar o impulso da Lava Jato: carro limpo, governo derrubado, de novo na estrada. É uma estrada dura, contenções, recuperação da credibilidade, quebradeira nos estados e cidades. É pau, é pedra, é o fim do caminho.

A semana, com a prisão do marqueteiro do PT e os dados sobre as transações financeiras, trouxe mais claramente o sentido de urgência. E a esperança de sair desta maré.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Kalil Boanova

    Gabeira a dupla ainda vai pagar pelo mal que fizeram com os brasileiros em colocar uma anta paralitica para presidir o Pais

  2. Oswaldo

    Parabéns, Augusto! Dora Kramer e Gabeira enriquecem o blog! Vem se somar aos tradicionais! Benvindos!

  3. Bruno Sampaio

    A “liberdade” de quem é vermelha? Certamente não a minha nem de quem sustenta estes parasitas.

  4. Rose Paz

    A justiça tem obrigação de retirar esse manto escuro que se estendeu sobre o Brasil, recuperando nossa dignidade e a esperança de um país justo onde todos tenham a oportunidade de ver os sonhos se realizarem.

  5. deaC

    Sairemos desta maré, com certeza. #13deMarço VEM PRA RUA!

  6. alberto cruz cabral

    Eu queria que ela acreditasse que a liberdade é vermelha se vegetasse como o povo cubano,se andasse em carroceria de caminhão coberto por lona(esse é o sistema de transporte público cubano),se ficasse,numa cidade quente como Havana,12 horas sem luz todo santo dia,se não tivesse dinheiro para prazers simples da vida como tomar um expresso e comer uma fatia de bolo,se recebesse duas rações de comida por mês,tal qual um animal de zoo,e, quando acabasse,não tivesse possibilidade nem de mercadejar ou fazer um biscate porque todos à volta também não teem dinheiro pra coisa alguma…e,toda vez que se revoltasse,lembrar-se que só tem três caminhos pra ter uma vida melhor:fugindo,virando prostituta ou garçom.

  7. Pedro

    Podemos perfeitamente avaliar o caráter de um ptista com a ignóbil, canalha e nojenta atitude do notório ministro da (in)justiça, o tal do josé eduardo cardozo: quando surgiu a história da jornalista que teria tido um filho com
    FHC e que o pagamento de uma pensão para a mulher era paga através da Brasif, os petebas exultaram, fizeram uma festa, pronto, era o escândalo que precisavam para avacalhar os adversários (nem tanto o FHC, mas sim o senador Aécio e o PSDB. Imediatamente o cretino quis mobilizar o MP, a PF e quem mais pudesse processar e prender FHC, mesmo com toda a evidência de que se tratava de um assunto particular do ex-presidente e sua amante. Canalhas! E os escândalos do lulladrão, do filho, da rose e até mesmo da marisa? Sempre que o infeliz ministro abria a boca para falar sobre o assunto era para defendê-los! Como um sujeito com esse caráter, pode ter um cargo tão importante no governo? Totalmente despreparado, baba-ovo, parcial, eu diria até mesmo criminoso. Agora, a coisa de vermelha ficou é preta e o pilantra pede (ou pediram) pra sair, mas mesmo assim vai pegar uma boquinha no governo, afinal, tem certos canalhas que o pt jamais abandona. Se prepara, traste, a tua hora vai chegar;

  8. Desirée

    Justiça já bloqueou 32 milhões da Xepa e do “feira”
    ” A soberba nunca desce onde sobe; mas, cai sempre de onde subiu”.
    ¨¨
    Pt_ Partido Trapaça!
    XÔ 13.

  9. olga

    Ops! Erro no comentário anterior! Perdão!

  10. olga

    A intenção, talvez, seja misturar alhos com bugalhos como tudo o mais neste país! O certo seria comentar o texto do Gabeira e não o meu comentario, sr (a) anonimo.
    OLGA

  11. Wellington

    Fantástico.

  12. mceu

    Se ela se referiu a trilogia do diretor polonês –
    não entendeu nada e misturou alhos com bugalhos

  13. olga

    Há várias coisas que podemos pensar e dizer sobre este texto. Então começarei pelo fim… Quando Gabeira escreve que “Com isso que está aí o Brasil chegará a 2018 como um caco, não só pela exaustão material, mas também por não ter punido um governo que se elegeu com dinheiro do assalto à Petrobras.” Isto é só para variar… Se lá atrás, no caso Celso Daniel, por exemplo, a justiça tivesse sido feita, talvez, não estaríamos neste abismo. A questão não é só daqui pra frente… 2018… E, o passado? Celso Daniel foi morto literalmente, foi para o mundo dos mortos assim como muitos envolvidos neste caso. Mas e, a punição? A justiça foi feita realmente? Com certeza o dinheiro de propinas já tinha abastecido outras campanhas, provavelmente a do próprio Lula, afinal, aprenderam muito nas “lutas sindicais” com grandes empresas. Nada acontece por acaso! O problema do Brasil é esta mania de varrer a casa e jogar a sujeira debaixo do tapete!
    Eu penso que o PT colocou uma quadrilha no poder, aparelhou o Estado, inclusive o judiciário, OAB, etc. Infelizmente, os principais cabeças desta quadrilha não estão na Papuda!
    E, aquele sorrisinho da tal Monica Moura? Nem sei se podemos chamá-la de esposa, amante de Santana… Quem sabe comparsa! Mais uma vez a tese da quadrilha se confirma! Eles apenas unem o útil ao agradável!
    Eu assisti a trilogia… “A liberdade é Azul”. “A Igualdade é branca”.”A Fraternidade é vermelha”. Pensando em termos de Brasil “O Engano é verde e amarelo devido a farsa vermelha do PT!
    A corrupção do Brasil não é abastecida com dinheiro de fora. É, o dinheiro daqui que alimenta ditaduras como da Venezuela, Cuba, alguns paíse africanos, etc. Talvez, até terrorismo… É por isso que nosso governo reluta tanto em dar nomes ao bois… Chama de democracia o que é ditadura e de revolucionários os que são terroristas… O mesmo mal do Sr Obama que sendo muçulmano tenta se passar por democrático num país que já foi cristão. É tudo muito confuso?! Talvez, seja esta a intenção destes governantes… Confundir para melhor dominar! “Democraticamnete, é claro!

  14. RedFox

    Despencando rumo ao chão duro numa velocidade de 13.000 km/h, Dilma continua gritando “Até Aqui, Tudo Bem!” Ela prefere olhar pra cima em vez de observar a dureza do que se aproxima lá em baixo. A cratera que se abrirá quando a estrela vermelha candente rachar o solo será, no entanto, de dimensões mesozoicas – extinguirá novos dinossauros (os do PT, pelo menos).
    .
    Astrônomos da Nasa dizem que, dada a aceleração dessa bola de fogo que cai descontrolada, o Brasil pode se partir ao meio como resultado da rachadura que ocorrerá de imediato. Continuamos, pois, muito apreensivos. Milenaristas debatem entre si: Quem mandou esse meteoro apocalíptico para cá? Seria Deus, habitualmente incontrolável em sua ira? Ou o TSE, que está prestes a puxar o tapete desse corpo celeste? Talvez o PMDB, que oscila entre ser ou não ser? Ou o PT mesmo, que, se conseguir salvar a mobília da cozinha, já se dará por contente!
    .
    Como ninguém chega a resposta nenhuma, melhor buscarmos abrigos nucleares. Se sobrevivermos, passada a catástrofe ambiental maiúscula, poderemos ver no cinema a continuação do clássico de Alfred Hitchcock: “Um Corpo Que Cai II: Dilma Quase Destruiu Um País”.

  15. Justice

    Um texto magnifico. Muito acertada a escolha do conselho do livro Tibetano dos mortos. Que essa quadrilha seja sugada por um buraco negro, porque da luz, sempre fugiram.

  16. FM

    Gabeira, essa sua visão lúcida dos últimos acontecimentos é muito importante principalmente porque você vê os fatos sem paixão política. Quem não tem paixão política tem sua visão voltada para o Brasil e não de um partido. Eu, você e muitos milhões de brasileiros somos contra o pt porque é esse partido que mais infelicita esta nação e tudo que faz tem o único objetivo de se manter no poder. João Santana e sua mulher são cérebros vermelhos dessa infelicidade. Odebrecht, empresa, empresários, diretores e gerentes é também seus congêneres em estatais brasileiras fecham um círculo vermelho e criminoso de corrupção através do qual mais enriquecem, enquanto mais empobrecem o nosso povo. Que coisa macabra, empresas, empresários, diretores, gerentes todos vermelhos saqueando organizações nacionais todos corroídos pela ganância. Quem tem um pouco de discernimento e consciência, não pode está favorável a essa bandalheira toda.

  17. Torrres

    Espero que ao final da Lava Jato a Sra Mônica não continue com aquele sorriso sinico, debochando das autoridades e do povo brasileiro.

  18. José Magalhaes

    “”A Liberdade é vermelha” .Será ?… Vermelha que conheço é a PImenta do ACARAJÉ.

  19. celio moura santos

    Esse fim de caminho nunca dependeu tanto de nós.

    (como dizia um certo senhor…nunca antes na história desse país)

  20. Adriana Torres

    Hoje no Globo: Rio tem a maior taxa de mortalidade no SUS desde 1984. Entre 2008 e 2015, maioria dos óbitos registrados não teve diagnóstico.
    Pezão: “ninguém mais aguenta essa história de impeachment”.
    O projeto petista de eternização no poder jamais pôde prescindir desse tipo de gente.
    *** Várias delegacias do Rio estão com os telefones cortados por falta de pagamento.

  21. Rosa Maria

    E o pior é que nós não temos à vidta nenhum Macri!Que inveja da Argentina que já começou a se reerguer!

  22. sos

    1-Dia 13/03- eu, também, vou apoiar a Polícia Federal. MPF e Justiça Federal de Curitiba (Lava-jato). Fora esta organização…do poder:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1705247159733791&set=p.1705247159733791&type=3&theater
    DIVULGUEM.
    2-Juiz Moro (Lava-jato), pede apoio aos cidadãos. Senão:
    http://www.oantagonista.com/posts/lula-quer-ocupar-a-pf
    3-Dilma viaja para o Chile e leva dois enormes aviões, para quantas centenas de pessoas por conta do contribuinte?
    http://www.oantagonista.com/posts/afrouxem-os-cintos
    ( O Brasil está quebrado,100 mil lojas fechadas em 2015 e continua…)
    4-Governo do PT não querem cortar despesas, só aumentar impostos, inclusive a CPMF.Nos outros governos na época de crise, menor que esta, não era assim (lembram na época do FHC: criou a lei de responsabilidade fiscal), o PT apronta como nunca na história desse país:
    http://oglobo.globo.com/brasil/agencia-estatal-paga-ate-39-mil-empregados-na-campanha-de-dilma-18767034

  23. Sonja

    bleu blanc rouge ==> Liberté, Egalité, Fraternité
    donc je crois que…
    bleu = Liberté
    blanc = Egalité
    rouge = Fraternité

  24. Jacinto Armando BOCCANELLA - PE

    O Brasil virou “um resto de toco”.

  25. Italo Augusto

    Caramba, Augusto! E a biografia sobre Jânio Quadros!? Pensa que me esqueci? Não há nenhuma boa biografia dessa figura tão controversa. Algum sinal de vida, por favor (espero que não tenha desistido).

    Não desisti, amigo. É falta de tempo mesmo. abração

  26. Lucia

    Muito bom artigo.
    Gabeira cada vez mais lúcido,sensível e preciso.
    Vale divulgar pelas mídias sociais,pois para muita gente ainda não caiu a ficha que estamos vivendo um momento único que não dá para titubear.
    Estamos todos num navio afundando e sem botes para resgate.
    Os petistas são capazes de tudo e dominaram o STF,OAB,movimentos sociais,sindicatos,setores da Igreja,enfim quase tudo.
    Nos resta,certa parte da imprensa,Polícia Federal( que corre riscos,já que o todo poderoso Lula,quer influir trocando o ministro da Justiça) e vozes lúcidas como Gabeira,Augusto Nunes e muitos outros.
    Não se pode esmorecer..dia 13 tem que ser um claro sinal que a sociedade seria,justa,que paga impostos e trabalha de sol a sol,não aguenta e não permite mais ser explorada.

  27. Milton Ribeiro

    Quantos milhões de brasileiros este marqueteiro criminoso enganou, convenceu com falsas promessas, mentiu, difamou pessoas de bem…..Quantos? Em troca do dinheiro fácil do contribuinte e saído dos cofres públicos, este senhor, enriqueceu vendendo ilusões aos incautos e desinformados, ajudou a quebrar o País em defesa de um projeto criminoso. Cadeia para este senhor é pouco…

  28. cristina

    No texto anterior ,gabeira fala de eleição em 2018( como se o brasil aguentasse até lá),mas nesse ele se redimiu!!!POR FAVOR,caros colegas ,NÃO VOTEM em NADINHA que lembre a ESQUERDA…..acaba sempre em ROUBO e INCOMPETÊNCIA!!!Simplesmente porque é IMPRATICÁVEL ECONOMICAMENTE( mesmo que a COMUNISTADA não roubasse—- o q seria um milagre,não daria certo) DINHEIRO NÃO NASCE EM ÁRVORE!!!!

  29. nobile

    O melhor cartão de boas-vindas que a Polícia Federal pode dar ao novo Ministro da Justiça é o INDICIAMENTO do Luís Inácio Proprietário da Silva. Coragem, PF, coragem !!!

  30. Sastre

    Profissional do crime!
    __Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo._(Abraham Lincoln).
    ¨¨
    Nem a mim…
    XÔ pt!

  31. Gilmar Fernandes

    Grande exercício de lógica elementar, meu caro Leonardo X (29/2/2016 às 8:50). Adams e Cardozo estão saindo por não preencherem os “anseios” do PT. Por isso, a gente pode, sim, esperar pelo pior.

  32. Oliver

    A FARSA DA BOLADA
    Leio no vizinho Felipe Moura Brasil que a “diva malfeita” encarnada mal e porcamente pelo “Jefferson bolada na Dilma” recebeu uma bela baba de sua patrona para se prestar ao papelzinho sujo de humorista a favor – falso como uma nota de três reais – da situação vigente. Aquele japonezinho do jornal cheio de moscas também enfiou um montão de verdinhas na cueca vermelha, a pretexto de “divulgar sua indignação” com a ferocidade com que atacaram sua vaca atolada na janela. Parece que a montanha de dinheiro carreado por todas essas roubalheiras finalmente está vindo à tona com um destino ainda mais inóspito que o alegado; não era “campanha política” e sim compra de consciências mesmo. Enriquecimento ilícito dos esquerdinhas da quadrilha. Aqui e ali ficamos sabendo que a grana que falta para adornar os cérebros diminutos de brasileirinhos que nasceram sob a égide vagabunda do PT abunda mesmo em elevadores privativos, pedalinhos em forma de patão e outras “surpresas bem desagradáveis” vociferadas como presente de grego pelo companheiro-líder da seita e presidente do planeta dos macacos, da famiglia Silva que ora nos assombra. É escabroso. O tempo vai se encarregar de elevar o filho da luta do Brasil à categoria de “Hitler de barba e muamba”, com direito a gerações e gerações de desafetos idênticos na sequência. Um ser odiado por todo o sempre, pelo conjunto de desatinos que levou seu pobre país à bancarrota. A semelhança do Brasil de hoje com a Alemanha nazista não é mera coincidência. A “política da terra arrasada” foi implementada nos dois casos históricos, primos distantes. Apenas pouco mais de meio século, experiência bélica verdadeira e a inexistência da “revolução digital” – que põe a nu as intenções de todos esses larápios reunidos – diferem em essência uma coisa da outra. O facínora de lá acabou com um tiro na têmpora. O de cá, bem mais chucro e mais modesto na sua limítrofe inteligência rampeira, será abalroado por um patão em forma de pedalinho na lagoa. Não tem preço, mas é caro pra Caracas !!!

  33. olavo

    Dia 13 de março, vamos mostrar as cores do Brasil: verde amarelo. Parafraseando Vinicius de Moraes: Os vermelhos que me desculpem mas o verde amarelo é essencial. Essa cor de sangue não cai bem para os brasileiros. Agora quem quer apoiar os malfeitos que continue vermelho, porque voces quebraram o Brasil e a Petrobras, acabaram com tudo e ainda por cima se desfazem das instuições. Para os candidatos vermelhos nas proximas eleições, o povo vai dizer NÃO.

  34. Smith

    Pedimos o confisco de seus bens, para incluir nas pensões dos encefálicos.
    ¨¨
    Muitos cuidam da reputação, mas não da consciência.

    Fora Lula!
    Desce da rampa, governanta.

  35. Oliver

    Permite a réplica?
    As carpideiras de turno não vêem a hora de eu tropeçar numa afirmação qualquer. Tanto que o nobile – 22:29 já se apressou em engrossar a “turma do deixa disso” para afirmar que “até eu” serei obrigado a aplaudir o artigo de hoje. Não sou obrigado a nada, meu caro colega. Se aplaudo, o faço sem pretensões editoriais ou “cumpanheiras” quaisquer. Simplesmente bato as mãozinhas uma na outra e pronto. Não se cultiva amigos nessa seara, meu caro. Só desafetos. Antes mesmo de ler seu comentário, já tinha elogiado o texto do quéquéisso. Não tenho compromisso nem com a esquerda, nem com a direita, muito pelo contrário; vivo exatamente da absoluta falta de coerência que a militância de ambos os projetos propagandeiam por aí, em total descompasso com a realidade que vai se impondo, inexorável. Comecei com 103% de aprovação do time contrário, lembram-se? Parece que fizemos alguns gols importantes na peleja, ao longo de todo esse tempo. Parece que demonstramos mais bom senso que nossos elegantes opositores de sempre. Parece que colocamos mais vezes a verdade do nosso lado, porque este é o meu único compromisso aqui. Meu grande irmão sabe disso. No que dia em que eu tiver que escrever sob encomenda, pode encomendar o meu caixão junto. Terei vendido minha única alma ao diabo do socialismo, à fundação do PT ou ao advento da ladrocracia que custou tanto tempo a dar o braço do Gabeira a torcer. Agora está torcido, hehehe. Vai indo que eu já volto.

  36. Anselmo Chagas

    Brasileiro! Cumpra o seu dever com o seu pais! Dia 13 vamos pra rua!

  37. Alex

    Se nós não formos pra rua no dia 13 de março a Dilma fica. É inacreditável que ela ainda não tenha renunciado, se tivesse um mínimo de amor pelo Brasil, já teria caído fora há muito tempo. Fora Dilma! Vá cuidar de seus netos e nos deixe em paz!

  38. Claudia

    Dia 13/03 temos o dever de ir às ruas para pressionar os nobres deputados que ainda, apesar de tudo que está aí, ainda não se posicionaram em favor do impeachment.

  39. Maycon

    Todos os inquéritos e processos no STF envolvendo a companheirada estão fadados à prescrição. Parabéns Lewandovisk! Graças a ele e à turma petista no STF, não conseguimos extirpar esse câncer do poder direto pra papuda.

  40. Fernando B

    O problema é que via TSE, assume Cunha e/ou Renan. Merecemos?!

  41. Oliver

    O IMPREVISÍVEL GABEIRA
    Quando me preparava para ofertar o troféu “glória de pires” ao colega-companheiro Gabeira pelo conjunto da obra, percebo que o nobre escriba calibrou seu discurso alguns andares abaixo, colocando algumas de suas premissas finalmente em foco. Gabeira pode ser acusado de um monte de coisas, menos de não ser esperto o suficiente. Aparecer em público com uma solerte bicicletinha manca é bem sinônimo das antenas sociais-democratas do nobre articulista. O cara sabe onde bebe. A sabe que o petismo morreu, e corre o risco de matar a esquerdalhada toda, por quanto carrega junto seus ideais moribundos. Gabeira enxerga longe. Não fala abertamente do socialismo que defende, mas começa a ver o pau, a pedra e o fim do caminho que tanto alertamos por aqui por todo esse tempo, a uma distância segura das barbaridades cometidas. Não deixa de ser alentador. Aos hooligans de turno, eu afirmo que não tenho bandidos de estimação, nem comentaristas de estimação para enaltecer. Minha métrica é falar o que penso, e penso que Gabeira finalmente vai se libertando do mofo socialista que o impede de enxergar coisas óbvias, ou de, mesmo enxergando-as, minimizá-las em nome de uma ideologia que não para em pé. É o instinto de sobrevivência, meus caros. Confrontado com o ódio que essa turma suscita, só resta ao articulista render-se às evidências de que o sonho acabou. Daqui pra frente é só beijinho e cajuzinho na parada. É isso aí.

  42. Antonio Brasileiro

    Bravo, bravo jornalismo, parabéns Augusto Nunes. Sem isso, os maus triunfarão, como advertiu Platão.

    Está se descortinando um cenário dantesco: uma megaempresa patrocina um marqueteiro que, apoiado em torrentes de dinheiro, com o ajuda de um ex-presidente de um país influente no âmbito da América Latina, elege populistas em um grupo de países de instituições frágeis. Os candidatos apoiados por esse esquema do mal vencem as eleições e entregam grandes obras à empreiteira, muitas delas financiadas com dinheiro brasileiro, do BNDES. E todos ficam milionários, enquanto os países empobrecem sugados impiedosamente. Esses espertalhões, então, cantam a Internacional, sentados à mesa de restaurantes estrelados ao tempo em que compram apartamentos em Paris e Nova York. Até que um dia…

  43. Renato

    Que Dilma não terminará o governo, para mim é uma certeza. A questão é: será via Congresso ou TSE?
    Para que a fé nas instituições políticas seja mantida, o melhor seria pelo impeachment via Congresso. Acho que a saída via TSE irá criar um vácuo de poder, seguido de uma luta encarniçada irá quebrar de vez o país. O impeachment via Congresso ao menos ajuda a pavimentar uma via de responsabilidade política, que permite a continuidade do jogo. Um rito sumário via TSE pode levar a consequências inimagináveis.

  44. ser

    Bom dia brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Bom dia AN e Gabeira.
    Concordo com seus ditos Gabeira, sem dúvida, e assim espero que seja e esteja escrito.
    Mas, temos mortos vivos andando por aí e que nos atacam e nas suas insanidades de projeto, querem destruir definitivamente um país para se salvarem da cova e mesmo dando tiros para todo lado e sempre acertando os próprios pés, tentam por que tentam, de formas desastradas e desesperadas, manter o projeto de poder pelo poder, que se iniciou em 2003.
    Está muito claro, que são duas premissas e vertentes que estão á usar para a implantação da esquerda retrógrada populista autoritária bolivariana e dos comunas em nossa pátria ou sejam:
    1- Usar o poder através do aparelhamento ideológico e econômico do estado para que os entes e agentes desta esquerda escabrosa e seus coadunados fiquem á revelia da verdadeira justiça, aquela, de olhos vendados.
    2- Fomentam o caos de insanidades de todas as matizes que trouxeram para nossa pátria, para que a anarquia se estabeleça em nosso solo, e assim, utilizem-se das instituições federativas aparelhadas, para o golpe final, ou seja,o controle da sociedade brasileira, em grande maioria alienada e submissa, para que o autoritarismo de esquerda seja implantado em Terras Brasilis.
    Esta projeção não é absurda e é compartilhada por tantos outros brasileiros e brasileiras da razão e coração, que comentam e participam destas colunas e blogs de jornalistas independentes e críticos da democracia chapa branca e falso estado direito que temos nos últimos tempos em nossa pátria.
    Estas premissas ou pilares desta esquerda retrógrada e insana, estão de alguma forma inseridas na cartilha do Foro São Paulo, a constituição do autoritarismo esquerdista bolivariano e dos comunas.
    Pelas beiradas, desde 2003, eles, os entes e agentes do mal, estão neste processo de dominação ideológica e econômica da sociedade civil e privada, lavagem cerebral na educação e dos jovens,controles da comunicação como um todo, submissão dos necessitados, marketing infame, subjugação dos poderes constitucionais da República Federativa do Brasil através de ocupantes de cargos, mandatos e togas que lhes servem de alguma forma,enfim, até as nossas Forças Armadas sofrem esta abordagem insana, bem como, as nossas polícias hoje ainda sob controle e gestão dos estados da federação, estão para serem vinculadas ao controle do governo central através de MP em tramitação no Congresso.
    Exemplos e fatos para dar sustentação á esta conspiração, não faltam, basta ler, ouvir, sentir e analisar.
    Conchavos e ações espúrias, são feitos á luz do dia, ou sejam, claramente, e sem disfarces na situação atual em que se encontra, o nosso país.
    Não há nem pudor e vergonha, basta ver o que vem do poder constituído, das instituições federativas, das entidades, dos Sindicatos de Classe, dos Movimentos ditos Sociais,e agora, também da PF e MPF, que passarão á serem controlados completamente em rédeas curtas com as mudanças no ministério da justiça e em outros arcabouços jurídicos.
    Se não bastasse isto, olhem e vejam, o que está na imprensa, ainda parcialmente livre,ou seja, possível delação do senador,solto, que está envolvido no boicote á Operação Lava Jato e delatado em crimes lesa pátria, promete também delatar vozes da oposição e omitir de entes e agentes do governo e coadunados com o mesmo.
    Ora, que todos paguem por seus crimes, doa a quem doer, mas, é infame a proteção aos companheiros que lhe são favoráveis e ao projeto de poder.
    Isto é delação colaborativa seletiva e sob conchavo.
    E vemos júbilos, nos anais das instituições federativas por esta atitude e forma de conduta.
    Por enquanto, só vemos uns poucos ocupantes de cargos, mandatos e togas que honram suas atribuições,mas estão sendo apedrejados e levados ao sacrifício, assim como nós, cidadãos da razão e coração.
    Na esfera política, vemos as nossas instituições federativas á atuar na proteção dos políticos coadunados com o governo e de forma seletiva,estão á investigar e condenar políticos que são e/ou se tornaram inconvenientes ao projeto de poder.
    Em 2015, mais de 100.000 lojas de serviços fecharam suas portas, e se prevê, mais de 250.000 desempregados neste setor para este ano.
    A industria continua no seu processo de total falência e demissões, bem como a construção civil em decadência total.
    Os elos da cadeia produtiva continuam em declínio e sem esperanças de salvação.
    Não há, gente, CREDIBILIDADE, para que entes e agentes econômicos internos e externos, passem á investir e construir riquezas por aqui.
    Esta é a REALIDADE NUA e CRUA, enquanto este governo e esquerda retrógrada estiverem no poder e no controle das nossas instituições federativas.
    Por isto e muita mais, precisamos fazer a nossa parte, pela nossa pátria, pela nossa família e por nós.
    Temos que ir as ruas, ainda com civilidade e civismo, brandir nossas vozes da indignação e por mudanças na gestão dos interesses da nossa pátria.
    Espero que eu, assim como tantos outros, estejamos todos enganados com a leitura do que temos em nosso país e do que está por vir, se não lutarmos para salvar nosso país do diabo e seus seguidores.

  45. mario

    O Gabeira me dá a esperança, de que um petista pode ser regenerado!!! Será?

  46. maria-maria

    Não tenho ilusões; o bovim desta republiqueta é, visceralmente, imoral, e o cadáver ambulante, embora putrefato, ainda está muito vivo.

    DATAFOLHA: Aécio, 20%; Lula, 19%; Marina, 17%; Serra (PMDB), 7%; Alckmin (PSB), 5%

  47. kitty

    http://bit.ly/1VMlv2z. Augusto, sei que é off topic, mas é importante dar uma olhadinha.Se for verdade, seria um golpe baixo para Sérgio Moro e a Lava Jato…A saída de Cardozo e do Adams tem cheiro de pizza…!!!///Um abraço-Kitti

  48. DIZ

    Quantos mais crimes o PT precisa cometer para de fato ser posto para fora do governo? O Brasil já é considerado nos países sérios, uma terra arrasada. Até quando teremos de aturar essa quadrilha de assaltantes do que é meu, teu, nosso?

  49. Irmão

    Afrouxem os cintos.Uma leitora antagonista nos enviou essas imagens tiradas hoje no aeroporto de Santiago. Para não ir ao aniversário do PT, Dilma Rousseff inventou uma missão oficial ao Chile.
    Precisava levar dois aviões? Nota do Antagonista

  50. Loby

    A reforma de dois milhões de reais.Além de revelar o nome da “parceira da Odebrecht” que reformou o sítio de Lula, a Folha de S. Paulo revelou também que as obras custaram mais de 1 milhão de reais.
    Foram 777 mil reais em materiais de construção, comprados no Depósito Dias, 280 mil reais para a construtora Rodrigues do Prado, terceirizada pela Odebrecht, e 55 mil reais para a Fernandes dos Anjos, contratada por José Carlos Bumlai.O cálculo exclui os 200 mil reais pela cozinha da Kitchens, pagos pela OAS em 2014, e os salários do engenheiro Frederico Barbosa, da Odebrecht, do arquiteto Igenes Irigaray, contratado por José Carlos Bumlai, e do agrimensor financiado por Roberto Teixeira.O cálculo exclui igualmente as obras no lago, que foram feitas pela OAS, de acordo com a Veja, e todos os móveis, que devem ter sido adquiridos em São Paulo por algum empresário ligado a Lula, provavelmente preso.Nota do Antagonista.