Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Editorial do Estadão: ‘Torpe e indigno’

    Por: Augusto Nunes

    Publicado no Estadão

    Qual é o verdadeiro Lula? Aquele que, sem saber que estava sendo ouvido, afirma que o STF e o STJ estão “totalmente acovardados”; cobra gratidão do procurador-geral da República pelo fato de ter sido nomeado pelo governo petista; classifica de “palhaçada” a denúncia de que é alvo por parte do Ministério Público; manda policiais e procuradores enfiar em lugar impublicável as investigações que o envolvem; ou aquele que, em “carta aberta” obviamente escrita por gente alfabetizada, tenta corrigir o devastador efeito negativo da divulgação de suas conversas telefônicas legitimamente gravadas e divulgadas – não “vazadas” – pela Operação Lava Jato?

    Afirma Lula, no texto que assinou – e que devem ter lido para ele –, que como presidente da República sempre respeitou o Poder Judiciário e apela ao recurso demagógico de se fazer de vítima que tem sua intimidade “violentada por vazamentos ilegais” e apela à falsa condição de pobrezinho, pessoa humilde e bem-intencionada: “Não tive acesso a grandes estudos formais. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto”. Lula não diz a verdade. Ele, de fato, sabe o que é certo e o que é errado. Mas nunca quis saber como se distingue uma coisa da outra. Para ele, certo é tudo aquilo que faz e lhe dá prazer e proveito. Errado é o que não lhe apraz ou pode prejudicar.

    Tem sido sempre assim. Reeleito presidente, passou a demonstrar completo desrespeito pelo Judiciário, ofendendo gravemente o STF com a afirmação de que o processo do mensalão era uma farsa que ele trataria de desmontar depois que deixasse o poder. Mas então o petrolão já estava funcionando a pleno vapor e acabou com a fanfarronice do chefão petista.

    O perfil moral do ex-presidente foi descrito, em palavras duras, pelo decano da Suprema Corte, ministro Celso de Mello, ao repudiar, sem citar nomes, as “ofensas” e “grosserias” de que os ministros togados foram alvo por parte do ex-presidente: “Esse insulto ao Judiciário, além de absolutamente inaceitável e passível da mais veemente repulsa por parte dessa Corte Suprema, traduz, no presente contexto da profunda crise moral que envolve os altos padrões da República, a reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder, até mesmo em razão do primarismo de seu gesto leviano e irresponsável, o temor pela prevalência da lei e o receio pela atuação firme, justa, impessoal e isenta de juízes livres e independentes”. Várias entidades representativas de juízes, do Ministério Público e dos policiais também repudiaram a tentativa de desqualificar o trabalho da força-tarefa da Lava Jato e do juiz Sergio Moro.

    A verdade é que Lula, hábil manipulador e especialista em dizer o que as pessoas querem ouvir, subiu na vida no papel de líder populista, pragmático no pior sentido do termo, sem nenhum compromisso sério senão com a crescente volúpia pelo poder. Inculto, mas espertalhão, Lula deu um nó nos intelectuais esquerdistas que se iludiram com a possibilidade de manipulá-lo e, com indiscutível apoio popular, fingiu converter-se à política econômica que vinha produzindo resultados e se elegeu à Presidência da República para amoldar a seu feitio o “novo regime”: uma ação entre amigos com sotaque nitidamente sindical.

    Enquanto a economia permitiu, o governo Lula mergulhou fundo em programas sociais indiscutivelmente meritórios, mas insustentáveis quando o panorama mundial se tornou adverso e a incompetência de Dilma Rousseff impediu as necessárias correções. Hoje, com o governo se desintegrando politicamente, inflação e desemprego crescentes e sem recursos para investir em programas estruturantes, os brasileiros caíram na real. Já não têm ilusões e isso os faz lutar por seus próprios direitos e interesses, o que significa pôr-se do lado oposto do governo responsável por suas frustrações.

    Lula, porém, parece acreditar que ainda conseguirá sobreviver ao desastre político, econômico e moral que montou. Mas isso ficou muito mais difícil a partir do instante em que as autoridades começaram a revelar à Nação, com detalhes, os esquemas de corrupção que vêm sustentando o lulopetismo. E, nesse processo, ficou exposta a verdadeira face de Lula, esse populista irresponsável que procura dissimular sua verdadeira condição de abastado burguês para manter a pose de líder popular que compartilha o destino dos pobres.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Heitor

      Precisa perguntar qual dos dois é o verdadeiro Lula?
      Acho que nem um dos dois. O verdadeira é muito pior que tudo isso.

    2. Arnld

      Em Cuba a ditadura firma sua legitimidade na “revolución”. No Brasil o lulopetismo vai de seu único mote, que sustenta retirada de milhões da pobreza. E fica nisso.

    3. Pátria amada,Brasil

      Quando alguém fica recorrendo de decisões de uma forma tão atabalhoada, ou seja, com ações movidas e abastecidas de desespero de causa e só recebem indeferimentos e decisões contrárias, constantemente, isso significa que o que se pede e se requere é improcedente, conflitante e sem fundamentação. O que é flagrante no DESgoverno do PT, com a sua presidenta: Dilma Rousseff e o seu mentor político, criador e padrinho: Lula. Acabou a era Petista, o povo não quer mais que a Dilma, continue ocupando o cargo de presidente da república. A presença de Lula, só faz crescer a revolta e a forte e incontrolável indignação do povo brasileiro. Foram seis milhões e novecentos mil pessoas nas manifestações de ruas no dia 13 de Março, em todos os Estados e Cidades do Brasil, gritando: “Queremos Lula na cadeia”, Impeachment, já, Fora PT! Fora Dilma! Chega de tantas corrupções e roubalheiras. não à impunidade, Apoiamos o Dr. Sérgio Moro, Dilma sabia de tudo na Petrobrás, governo incompetente”. Acabou o DESgoverno da Dilma Rousseff.

    4. glauco

      O GRAMPO DE DILMA
      Seria de interesse nacional, que o Supremo solicitasse através do Itamarati, que o Governo Americano informasse o conteúdo do “grampo” feito nos e-mails de Dilma, como forma de colaboração com a Nação brasileira, na luta contra o totalitarismo e a corrupção que tomou conta do nosso país. Tirando, os palavrões e baixarias que certamente serão reveladas nestes documentos históricos que nos pertencem, certamente encontraremos informações estarrecedoras. Nisto concordo com Lula quando ele disse que importante é o conteúdo das revelações e não quem ou de que forma revelou.
      Lula e Dilma vão fugir pedindo asilo político em alguma ditadura chavista, mas não sem antes como vingança, arrasar a nação, já saqueada pelo PT.
      Para poder fugir é preciso tirar a PF e o Moro do seu encalço. Este é o desesperado plano do Planalto

    5. Roberto

      Noto que alguns leitores não gostaram do que a Ana Paula (20/3/2016 às 19:17) escreveu porém gostando ou não em uma coisa ela esta absolutamente certa:
      “O que faz um país ser de primeiro ou segundo mundo não são seus políticos, são o povo, os políticos são apenas o espelho de seu povo”.

    6. Gilberto

      Fora de lugar, mas me pordoe. Tá dificil de assistir ao Sr Airton na CULTURA. fANATISMO É SINONIMO DE IDIOTICE.

    7. Ferreira Pena

      Logo a Rosa Weber?, ela aparece sempre como suspeita pelos votos que deu no Mensalão. Ajudou os petistas corruptos e ladrões a se safarem de penas maiores. Ela não pode aceitar a tarefa, MAS se aceitar vai perder o sono por semanas. O STF morre de medo do Lula, com apenas uma exceção: Gilmar Mendes. Minha suspeita é que o Celso de Mello se indignou sozinho apesar de falar em nome da corte.

    8. SidneyCWB

      Entre meus amigos tenho esquerdistas que se desiludiram com o PT como um todo e com Lula/Dilma em particular. Defenderam até semana retrasada este cara, mas com os acontecimentos da última semana até eles estão pedindo a cabeça deste governo!!! Dois a menos para ajudar a eles. Acredito que esteja acontecendo isso pelo Brasil todo, ao menos espero.

    9. ernani

      Você esqueceu o pedido de tráfico de influência por parte do “compositor e da presidente junto a Rosa Weber para baneficiá-lo em processo que estava nas mãos da ministra, no qual elce é parte passiva.

    10. Diogo

      Ele é a metamorfose ambulante.

    11. stela

      Se vale a máxima do quem não deve não teme, não sei porque esse medo todo dos petistas, aí tem. Faccin estamos de olho, pensa bem no que o Excelentíssimo vai fazer.

    12. Aldo soares

      Há pouco estava olhando um vídeo antigo, onde, o indigno muito bem arrumado,terno impecável,descrevia o perfil de um ditador;dizia ele que todo ditador é arrogante,não respeita as instituições e tal. Este editorial exemplar, do estadão, reflete o pensamento da grande maioria dos grandes homens da imprensa e de quase toda população do Brasil. Qual a leviandade que há no texto; quem ousa contestar, só aquele que se beneficia da desgraça alheia : o também, torpe e vil.

    13. Rue des Sablons

      I líder do povinho resolvou comprar pavões para enfeitar o sítio de Atibaia – que não é seu.

    14. Paulate jando

      Editorial respeitável, mostrando o dissimulado Lula.Rogo a Deus que os esculhambados façam o que devam fazer.JUSTIÇA.

    15. Sebastião Moraes Rodrigues

      A democracia por conta da liberdade, vez por outra gera aberrações, como essa toupeiras que se autodenominam ‘salvadores da pátria’. Ainda bem que para controlar esta natalidade temos um instituição séria e firme como o Judiciário, composta de homens de estudo e reflexão. Esses togados são tábuas de salvação, quando nossos olhos se turvam pela fumaça vermelha. A propósito da carta de Lula, não me parece ter sido de sua lavra, pois nela não encontramos aquele linguajar rasteiro de suas declarações. A declaração citada deve ter sido redigida por um companheiro mais letrado, mas, que reza pela mesma cartilha. Tenho fé na Justiça brasileira que está com um olho no queijo e outro na ratoeira. Esses malandros, gestados na barriga pródiga da democracia, hão de perder o topete e a arrogância peculiar dos ditadores baratos que se acham acima das leia.Saberemos reagir contra esses malfeitores.

    16. Cidadão Quem

      Só nos cabe, agora, ensaiar o “adeus” a essa forma rasteira de comportamento, ao politicamente correto e ao asquerosamente ideológico.
      .
      Tchau, impostores. Sua hora chegou. Encerra-se o ciclo de mentiras iniciado em 1964.

    17. Emerson Ferreira Prado

      Começo a ficar preocupado, o cerco está se fechando, estão ficando acuados, tentando manobras e resistir ao máximo , em um último momento fugirem para uma Venezuela da vida, pois são valentes , mas na hora H vão correr mostrando realmente que são uns COVARDES.
      Espero que hajam rapidamente antes que isso aconteça

    18. Cidadão Quem

      Estão demonstrados os motivos pelos quais não podemos confiar a administração superior do país a pessoas sem qualquer educação formal e desprovidas dos elementos mínimos e necessários à formação de um estadista. Um desses motivos, sem sombra de dúvida, é falta de decoro institucional, social, político e pessoal. Outro seria a ambição uterina por poder e riqueza, coisa rara de se ver em espíritos elevados pela sensibilidade que a educação e o conhecimento legam.

    19. Beta

      Augusto, familiares meus ajudaram a fundar o PT no interior de Minas, há décadas. Eu ainda menina ouvia as histórias de esperança e sonho, de uma sociedade mais justa, em que todo e qualquer trabalhador conseguiria viver dignamente com o seu trabalho. O Lula e a Marisa iam na casa dos meus tios, chegaram a dormir na casa deles, veja só. O Lula era um cara simples, engraçado, bom de papo e de copo, que encantava as pessoas pela ousadia e pelo carisma. Meus tios eram letrados, tinham grana, mas eram idealistas, socialistas, tinham sido da UNE etc. Quando finalmente o PT ganhou a eleição para prefeito na nossa cidade, sabe o que fizeram? Mantiveram as pessoas do esquema corrupto e começaram a ganhar dinheiro e enriquecer. E o projeto de saúde nos bairros? E a educação para todos? E tudo o que havia sido sonhado e projetado por anos? Tudo cascata. Meus tios se desligaram do partido. O Lula nem havia sido eleito ainda presidente. Outro dia, em visita a Minas, perguntei pra essa geração mais velha, na casa dos 70 anos, o que achavam dessa lama todo, eles que trabalharam para colocar o Lula lá no alto… Eu fico pensando se ele virou esse monstro egocêntrico e ditatorial com a chegada ao poder ou se sempre foi assim – e fingiu ser o cara humilde para ludibriar os outros.

    20. Fernando de Campos

      Não nos iludamos: dentro da lei, mas é imprescindível prender lula, tirá-lo de circulação. O castelo de cartas então ruirá. Não acontecendo isto, este ser humano de baixa extração continuará operando para infelicitar a política no Brasil.
      A opinião pública está entendendo sua força. Não basta impedir esta medíocre e mal intencionada dilma. É preciso cassar o registro do partido dos sindicalistas e continuar o indiciamento de todos os políticos implicados em corrupção, cassar o registro do pt, infrações existem, provadas, para isto. Vamos intensificar as manifestações. É a reta final e o último pano dessa ópera bufa no comando do Brasil.

    21. Laércius

      Lula DEFECOU no Brasil!

    22. Gerardo

      Lula, por esperteza, criou o PAC, dizendo ser Programa de Aceleração do Crescimento. Mas agora todos sabemos que o verdadeiro PAC significa Plano de Aceleração da Corrupção. E neste momento, desesperado, tenta fugir do Moro prestigiado para o Foro privilegiado.

    23. juka

      Essa história que Lula fez o Brasil dar um salto de desenvolvimento, é pura vigarice. O Brasil cresceu, sim, “apesar” de Lula, e não “por causa” de Lula.

    24. Betho Lins

      Continua ainda a falácia dos programas sociais.
      Diz o Estadão: Enquanto a economia permitiu, o governo Lula mergulhou fundo em programas sociais indiscutivelmente meritórios, mas insustentáveis…
      Estes programas podem ter sido tudo, menos meritórios, pois não há méritos, quando se manipula o cidadão, passando-o da condição de ser para objeto, mesmo quando cínica e insistentemente se diz o contrário.
      Não há mérito naquilo que não é sustentável. Programas meritórios são permanentes e não transitórios. Quando programas transitórios deixam de ser emergenciais, para serem utilizados como cabos eleitorais, não há méritos mas má-fé.
      Fornecer Bolsa Família no período da seca nordestina é uma coisa, tornar dependente e submissa uma população é outra bem distinta. Onde há mérito nisso? Permitir a perpetuação da pobreza nesta região é mérito?
      Lula sempre foi um manipulador, um populista e um corrupto inimaginável.
      Lula distribuiu e mal a riqueza do Brasil, lesou a Pátria beneficiando ditaduras de esquerda e atrasando o desenvolvimento sócio/econômico do país por tempo indeterminado.
      Sem Saúde, sem Educação, sem Emprego, sem Infraestrutura, sem Mobilidade Social, sem poupança interna e investimento externo não especulativo não há sustentação para o crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico e social.
      Lula e o PT escancaram as portas da corrupção, da malversação dos recursos públicos para Dilma, com sua arrogância, incompetência e conivência enterrar o Brasil.

    25. Guilherme Coutinho

      Caro Augusto,

      O Brasil decente, para se livrar em definitivo desta corja de malfeitores que ainda estão no governo, terá que fazer uma ablação total das suas tetas e manda-los tomar sopa de canequinha nas penitenciárias de segurança máxima do tipo Bangu I. Em tempo…. A história do assassinato do Prefeito Celso Daniel já está emergindo por uma delação premiada do Marcos Valério, para o horror sem fim de seus assassinos e outros coadjuvantes deste petróleo.

    26. Aspasia Megale

      Augusto Nunes sou muito sua fã, te acho extremamente inteligente e de coragem.
      Parabéns, continue sempre integro nos seus comentários.
      Aspasia

    27. Diamante de Sangue

      Quem fica acovardado, é covarde. Nossa que ousadia!
      “FORÇAS ARMADAS CONDECORAM JUIZ MORO!!”
      http://pensabrasil.com/com-desculpa-de-vazamento-das-gravacoes-dilma-vai-trocar-comando-da-policia-federal-golpe/

    28. ps

      Augusto, o “verdadeiro lula” é aquele representado pelo boneco pixuleco, ou seja, um nada que continua a atazanar nossas vidas e resiste em ser enterrado!

    29. fernando

      Augusto: acho que Moro só vai aguardar o STF ratificar a decisão do Ministro Gilmar Mendes, após a Semana Santa, para colocar o quadrilheiro-mor na cadeia. Estaremos todos ansiosos, aguardando o desfecho que todo brasileiro honesto quer para os vagabundos.

    30. Sonja

      Marcia (21/3/2016 às 1:49), li o texto da Ana Paula. Começarei dizendo que vivo no Brasil há 65 anos e conheço o cachaceiro de São Bernardo desde os anos setenta do século passado – desde que apareceu lá no Sindicato dos Metalúrgicos. Ele já não era flor que se cheirasse e isso não era segredo para ninguém. Não mudou, continua o mesmo.
      Em todo lugar há FdPs, filhos de uma não muito boa mãe, inclusive lá pelas bandas da residência dessa Ana Paula – se ela quiser, é só dar uma olhadinha na história -, mas nunca nenhum capaz de delinquir como os personagens deste nosso momento histórico. O texto por ela escrito passa-me a impressão de obra de um PeTralha que, para não ter seu comentário glosado, faz-se de “ingênua”.

    31. Nelly

      Ana Paula
      Faço minhas as palavras da Marcia . Nunca ,nos meus mais de 60 anos , fiz o que vc diz que todo brasileiro faz.Essa coisa de querer nivelar todo mundo por baixo já caducou .

    32. Jonas

      Institucionalizar a corrupção, destruir a economia e deformar programas sociais em compra de voto pra consolidar plano criminoso não é nada meritório…

    33. Noah

      “Não tive acesso a grandes estudos formais. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto”.

      É um farsante mesmo. O pai da pobreza não se deu nem ao trabalho de estudar minimamente o que quer que fosse, tal a confiança que tinha na sua lábia e sua capacidade de praticar todos os tipos de crimes, sem a perspectiva (até o evento da Lava Jato) de punição. Pelo contrário, usou o idioma de maneira desleixada porque era uma forma de se “aproximar” do povo. E de povo, a gente sabe, ele não tem nada, usa a pobreza como combustível de seus discursos, alimentando-se dela para satisfazer o apetite da camarilha composta de um bando de sanguessugas ociosos e da elite empresarial corrupta.

    34. Maria Neuma

      Até o que muita gente chama de bom governo de lula não passa de uma estrondosa farsa. É fácil comprar carro de luxo, quando o cofre está cheio; é muito fácil distribuir dinheiro, quando se tem de sobra. O que poucos aqui no Brasil sabem é interpretar à luz da verdade o “feito extraordinário” do governo desse especialista em lorotas: com dinheiro alheio, toda generosidade perde o brilho. E com uma nação arrumadinha e nos trilhos ficou uma barbada gastar os tubos e raspar o tacho, pra simular grandeza de gestão. Tanto é assim que, quando entregou o país nas mãos da campeã em incompetência, não tinha mais de onde tirar recurso algum. Aí, os desmandos começaram a sair pelo ladrão.

    35. #Adilson_Nagamine

      Obstrução da justiça. Primeiro ao tentar usar o Palácio do Planalto como esconderijo. Agora querem acabar com os policiais investigadores, os promotores e o juiz Sergio Moro. Vamos usar a Internet para cobrar dos deputados o inequívoco Fora Dilma. Vamos manifestar todo apoio a PF ao MPF e ao juiz Sérgio Moro.
      E presentear o Eu gênio com um pote de melado. O gênio da impunidade defende liberar as drogas nos campus da UNB será que vai nomear Marcola para chefe da Polícia?

    36. Nei Moreira

      O que um ladrão dos cofres públicos, que se acha o dono do Brasil é capaz de dizer e fazer. Este cidadão despreparado, imoral, precisa ser contido já. A justiça brasileira deve tomar medidas legais imediatamente e colocar este atrás das grades. Os brasileiros estão cansados de tantos atos abomináveis sem que sejam tomadas as devidasprovidências contra ELE.

    37. Mariazinha

      quem ele pensa que engana?

    38. christiano

      Só que não! Mendes não vai ficar quieto se Teori se atrever a fazer isso. Não há lei, mas há uma tradição no Supremo em que um ministro não desautoriza outro, mesmo porque, são poderes do mesmo tamanho. Mendes terá a razão, e terá discurso. Vai fazer barulho e poderá levar Teori ao CNJ, e agora sim com critério. Vai haver crise dentro do Supremo. Tudo certo que Teori, ao contrário de Janot, não é ingrato, ainda assim, vai bagunçar o Supremo por gratidão a Lula?

    39. Osvaldo Pinto

      Precisamos acreditar na justiça. Que ela seja aplicada a qualquer pessoa que desrespeitar e infligir as leis. Infelizmente esse ser e sua corja são capazes de qualquer ação imoral para garantir sua manutenção no poder. O povo Brasileiro precisa extinguir esses ratos vermelhos da política nacional. Precisamos retomar o respeito, moral e dignidade!!!

    40. jorge

      CARO AUGUSTO: ESSA É MUITO BOA.
      https://www.youtube.com/watch?v=QMy1sOe3bs8&feature=youtu.be

    41. jorge

      https://www.youtube.com/watch?v=QMy1sOe3bs8&feature=youtu.be

    42. jorge

      CARO AUGUSTO: SERÁ QUE PROCEDE ESSA INFORMAÇÃO.
      https://www.facebook.com/100007492038672/videos/vb.100007492038672/1671738189752566/?type=2&

    43. José Eduardo

      Texto impecável. Lula quer acreditar que ela ainda pode manipular as massas, pensa que a nação irá ficar inebriada com sua bravata ilusória e a pose de pobre coitado, vítima da elite. Hoje, se sabe que, se o PT não convoca ou arregimenta, pagando R$ 30,00 e pão com mortadela, ninguém iria, para ouvi-lo e aplaudir sobre assunto que muitos nem sabem do que se trata. Bem diferente das manifestações espontâneas. Lula e sua quadrilha ainda acham que podem ludibriar, manipular, planejar novos golpes sujos.Então na próxima manifestação pro-impeachment, contra ele e o PT, cairia bem uma faixa direcionada a essa turma corrupta, expressando um velho ditado popular: “O mal do urubu, é achar que o boi está morto”. O Brasil decente, acordou contra essa quadrilha.

    44. Marcia

      Ana Paula 20/3 às 19:17

      Eu moro no Brasil há 50 anos, e nunca fiz nada do que aparece na sua listinha, e como eu, milhões de outros brasileiros.
      Esse papinho de que a culpa é de todo e cada brasileiro já cansou! Liçãozinha de moral de araque, também já não engana mais ninguém.

    45. Delfim anuncia o fim de lula

      Augusto Nunes,
      Ligo a tv e parece que não importa mais quem é lula, sua capacidade de criar uma rede de confiança é de 13% ou seja, só funciona dentro do pt, para as estudantes secundaristas da ubes e para os sociólogos de esquerda da usp !
      Não vou nem terminar de ver o resto, vou procurar um filme, o governo petista acabou ! Só falta enterrar! A causa mortIs ?
      male uti cogitationes , quia vocem transmittendam !
      Quá quá qua !

    46. João

      Já comprei uma garrafa de cachaça (reserva especial) para bebemorar sua prisão. E o tira-gosto será coelho assado.

    47. Angela

      É um sem-vergonha, descarado, pois assinou esse documento na maior cara-de-pau como se fosse o writer ou é mais doente do que se imaginava tendo, no mínimo, dupla personalidade e as duas não recomendáveis.

    48. Edson Nogueira de Sá

      Nunes,,,,,sobre o grampo,,,,, tem um ditado chinês,,,,,,,,,,,,,,,,,,,” Ñ importa a cor do Gato,,,,,,,,desde q ele pega o rato “, rsrsrsrsrs então,,,,,,estamos conversado,,,,madame Min e conde Lula, rsrsrsrs Papuda p vcs

    49. Adriana Torres

      Falando em torpeza… Um pobre rapaz, de 17 anos, não teve ninguém para acudi-lo quando se assustou e foi obrigado a matar com um tiro no peito a menina Giovana, de sete anos, em Jacareí (SP). A mãe da menina tinha apenas sete reais no caixa da lanchonete, que o incauto rapaz – menor, vítima da sociedade, símbolo da desigualdade social e justo merecedor da defesa revolucionária da paladina, sempre de grelo duro, Maria do Rosário – resolveu assaltar. Ainda sem estar refeito do susto, o jovem, vítima de vazamentos ilegais e seletivos, por parte dos vizinhos, foi localizado pela polícia. Contudo, a natureza heterodoxa da busca ao rapaz permite ações contestatórias, que tragam à tona o conteúdo político das delações.

    50. Ivo

      Discordo que os programas sociais são meritórios. Os pobres precisam de empregos, ñ de assistencialismo.