Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Editorial do Estadão: Somos todos corruptos?

Por: Augusto Nunes

Publicado no Estadão

Somos corruptos. Mas quem não é? Este é o argumento central da estratégia que o governo Dilma e o PT articulam na tentativa de proteger Luiz Inácio Lula da Silva das investigações policiais nas quais está cada vez mais enredado. A artimanha consiste em criar, no Congresso Nacional, Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) destinadas a investigar governos tucanos em São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de desviar as atenções para fatos envolvendo a oposição e, também, para anestesiar o sentimento de indignação da população com a corrupção sistêmica implantada pelo lulopetismo. A iniciativa petista tem sua lógica. Lula & Cia. sempre foram muito melhores no ataque do que na defesa. Mas o melhor resultado que os petistas lograrão obter será mostrar ao país o que todo mundo está cansado – e revoltado – de saber: a corrupção é generalizada e dela nem todos escapam. Ela é produto de um sistema político patrimonialista que o PT combateu até chegar ao Planalto e a partir daí passou a estimular em benefício de seu projeto de perpetuação no poder, institucionalizando a sem-vergonhice a pretexto de garantir a “governabilidade”.

Ninguém imagina que a corrupção praticada por agentes públicos seja exclusividade do PT e daqueles que a ele se alinharam para usufruir as “boquinhas” que a máquina governamental propicia. É muito provável que os tucanos, no poder no estado de São Paulo há 20 anos, tenham cometido ilicitudes que precisam ser investigadas, para que os responsáveis sejam exemplarmente punidos. O mesmo se aplica a Minas Gerais. Da mesma forma, vale para todos os governos de todos os demais partidos em todos os estados e municípios do Brasil. É assim que as coisas deveriam funcionar: quem quer que delinqua, após o devido processo legal, deve cumprir a pena cominada.

Na verdade, a quantidade de chefes de Executivo, principalmente no nível municipal, investigados, condenados e afastados do cargo pela prática de ilicitudes é grande. Talvez por isso mesmo essas medidas saneadoras recebem pouca atenção da mídia. Só no estado do Maranhão – aquele até recentemente dominado pelo clã Sarney –, 45 prefeitos e ex-prefeitos de vários partidos foram condenados pelo Tribunal de Justiça estadual, entre 2012 e 2014, pela prática de crime no exercício do cargo.

A lama em que chafurda a administração pública, em todos os níveis de governo, ajuda a entravar o pleno desenvolvimento econômico e social do Brasil. A relação de causa e efeito entre corrupção e má gestão está claramente demonstrada na incapacidade de um partido corrupto como o PT aplicar políticas sustentáveis de desenvolvimento. O que se vê é o governo de Dilma Rousseff deitar a perder, com a inflação descontrolada e o desemprego crescente, os avanços na área econômica e social obtidos nos governos de Fernando Henrique e de Lula – embora já neste tenha sido instalado o sistema de pilhagem dos recursos públicos.

Não será, portanto, tentando convencer os brasileiros de que devem ser perdoados pela corrupção de que são acusados porque seus opositores fazem exatamente a mesma coisa que o PT e seu principal líder, Lula, recuperarão a credibilidade perdida e serão absolvidos pela opinião pública. Os petistas estão lutando, afinal, pela garantia de um futuro menos doloroso do que esse que vivem hoje dois de seus ex-presidentes e dois ex-tesoureiros. Mas são incorrigíveis, na medida em que pregam, em seus conciliábulos, que existe uma corrupção “do Bem” que é perfeitamente tolerável quando ajuda a “governar para os pobres”. E enquanto tentam erradicar a pobreza de seus eleitores, com inusual eficiência afastam de seus lares qualquer sinal de carência material. É assim que fazem a tal “justiça social”.

O povo brasileiro é paciente e tolerante. Não reclamará, decerto, do fato de o partido que escolheu para governar o país perder tempo e energia articulando a criação de CPIs para distrair a atenção das complicações de Lula com os imóveis que lhe garantem merecidos “dias de descanso”. Mas agradeceria, sensibilizado, se esses mesmos próceres engendrassem meios e modos para tirar o país do buraco em que o meteram. Parece que essa é a obrigação – o dever – dessa gente que fez de tudo para conquistar o poder.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Flávio

    Em verdade, Brasília deveria ser cercada por um grande muro e rebatizada para “Área 51″…

    Sugestivo, não…?

  2. Tiago

    Vai faltar cadeia pra colocar tanto corrupto. Nestes tempos de crise e falta de dinheiro acredito que a solução mais economicamente viável seria cercar o congresso, o palácio do planalto e alguns ministérios, construir algumas guaritas e rebatizar a área de Complexo Penal Bangu 15.

  3. Wilson Rodrigues

    O povo brasileiro é muito mais que paciente e tolerante, ele é ignorante e idiota,além de gostar muito de levar vantagem em tudo, principalmente. É claro que tal afirmação não se aplica à totalidade do povo brasileiro, mas à sua maioria que ultrapassa com certeza os 2/3, em que pese o aumento o numero de universitários e mesmo de portadores de diplomas universitários, aqueles que a despeito de possuírem o “canudo”, não possuem conhecimento suficiente para serem tratados como tal, e por falar em tal, tal como ocorre na educação básica, onde o importante não é formar e sim categorizar, não se pode reprovar ninguém, tem-se que abrir vagas para os que estão chegando. Nossos universitários fizeram a alegria de Mares Guia por exemplo, o tal Walfrido e, em menor escala agora porque a fonte está quase seca, continuam fazendo, dele e de outros. Sim, Lula deu sequência à politica econômica de FHC em seu primeiro mandato, assim como, ao ver naufragar seu plano Fome Zero não teve duvidas e juntou os vários benefícios sociais criados por FHC em um só, rebatizando-o como Bolsa Família, daí poder o seu Editorial fantasiar sobre avanços econômicos e sociais no governo Lula. Ele não avançou, apenas manteve o que já existia, sendo que no caso social, apenas aumentou o numero de beneficiados, chegando a fazer do aumento de beneficiados, campanha política, como se aumentando o numero de necessitados pudesse envernizar sua sordidez, tudo isso enquanto pavimentava a compra do Congresso via Mensalão, sobre o qual, depois de abertas as urnas em 2006 o gatuno mor jactou-se como perdoado pelas urnas, livre portanto para continuar tomando de assalto o Estado e assaltando os brasileiros, aí sim, na sua totalidade. Uma das poucas coisas certas nesse Editorial é que a corrupção não é exclusividade do PT e seus cúmplices, ela permeia todo o Estado, só o que não se pode admitir é que se compare a escala alcançada pelos petistas, que conseguiram institucionaliza-la, enquanto a delinquência em São Paulo e alguns outros estados, como Minas por exemplo, continuam naquele estágio de ‘batedores de carteira”, não muito mais que punguistas, até porque parece certo não se tratar de uma Política de Estado ou de Partido, como é o caso do PT e seu (des)governo.
    O Estadão já fez coisas melhores, e mais decentes.

  4. m.pricolo

    O que o Estadão está publicando é que em S.Paulo, nos últimos 20 anos,não tinha oposição…Como também no governo federal nos últimos 13 anos. Estando no poder e não investigaram nada vem agora falar em provável corrupção é 171 vergonhoso. Não sei quantos anúncios governamentais tem no Estadão, mas vou contar.

  5. E O DIABO CRIOU O PT

    A bandidagem sempre existiu no Brasil, desde o descobrimento, aparecendo em atuações localizadas, aqui,lá e acolá, de formas DISPERSAS, ALEATÓRIAS, POUCO CONCENTRADAS.
    Isso levava a desperdício de tempo, de recursos e de vidas da bandidagem, no confronto entre o “MONSTRUOSO POTENCIAL ROUBÁVEL DO BRASIL”, por suas ENORMES riquezas e os “ROUBOS ATÉ ENTÃO REALIZADOS”.Muitas quadrilhas foram montadas de olho nestas infindáveis riquezas, contudo nenhuma delas com taxas de sucesso dignas do mundo do crime. A coisa ia neste tranco, até que um grupo de pessoas identificadas por terem os mesmos valores conseguiram desenhar a situação IDEAL para a criação de uma Organização Criminosa de abrangência nacional. Algumas premissas BÁSICAS foram estabelecidas pelo grupo:
    Ao invés de ASSALTOS PESSOAS FÍSICAS E INSTITUIÇÕES PRIVADAS A MÃO ARMADA, com grandes perdas de vida de seus integrantes, a ORGANIZAÇÃO SERIA PACÍFICA e se dedicaria INTEGRALMENTE A ALCANÇAR OS COFRES PÙBLICOS MUNICIPAIS,ESTADUAIS E FEDERAL,que seriam abertos para a ORGANIZAÇÃO ATRAVÉS DOS VOTOS, DE ELEIÇÕES. Outra GRANDE VANTAGEM seria o MONTANTE INCOMPARÁVELMENTE MAIOR de recursos FINANCEIROS a disposição dos integrantes da organização nos cofres públicos,em relação a INICIATIVA PRIVADA, visto que QUALQUER PREFEITURAZINHA, por mais mixuruca que seja QUASE SEMPRE é o cofre mais RECHEADO DO MUNICIPIO, que dirá as GRANDES PREFEITURAS E GOVERNOS ESTADUAIS E
    FEDERAL.
    ASSIM foi criado O PT- o “PARTIDO QUADRILHA”, que serviu de “CASINHA” para a bandidagem antes EXISTENTE e DISPERSA e agora de forma CONCENTRADA,todos podendo agir de forma ORGANIZADA, SEM RISCOS DE VIDA para seus integrantes e TENDO TODOS OS ANOS “Á DISPOSIÇÃO DO PARTIDO-QUADRILHA” QUASE 40% do total DINHEIRO DOS BRASILEIROS, pagos de impostos e colocados nos cofres dos governos onde estão aboletados representantes da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.

  6. RedFox

    Acabei de ler um texto de Vlady Oliver, aqui publicado, e decidi reler o editorial do Estadão. Queria conferir a bronca, mas, sinceramente, eu, que não sou tucano, nada vi que despertasse em mim a mesma reação. Não quero chatear tucano nenhum que ande por estas páginas (tenho até certa simpatia por alguns de seus políticos), mas, particularmente, também acho que governos do PSDB devem ter abrigado casos de corrupção, dos quais, porém, inexistem provas até o momento – do que vem o “provavelmente” do editorial do Estadão. (Nem quero lembrar o governo de FHC, a compra da emenda de sua própria reeleição, ou as tantas operações de compra e venda que patrocinou no Congresso Nacional, com vistas à obtenção de votos de aluguel.)
    Para quem realmente se interessa pela Democracia Liberal plena e pelo incondicional respeito pelo Estado de Direito, creio que o mais importante é o trabalho comum (ou seja, de todos) pela institucionalidade, pela legalidade, pela decência, pela justiça e pelo exercício transparente e impessoal do poder. De certa forma, acho que sou um judeu puritano… De meu ponto de vista, o Estadão continua nessa linha de pensamento. De meu ponto de vista, a bronca ultrapassou a linha. Como leitor, nem dei tanta importância a ela, e espero que o autor também não dê. Em todo caso, é apenas minha opinião, que sempre é modesta.
    Meu pensamento pode ser um erro, mas nunca me traiu. Sempre pensei o mesmo. O fato de que aqui, neste espaço, somos todos oposição ao PT e seus desgovernos, não nos autoriza a assumir a defesa parda de outros partidos, mesmo que estes conosco partilhem esse sentimento de saudável e justa oposição à que hoje coloniza o Estado. A legitimidade de nossa crítica oposicionista, é bom lembrar, será tão mais respeitável quanto mais nossa imparcialidade seja visível (e real). Estou absolutamente certo de que o PT inventou e protagoniza o maior caso de corrução que este pobre país já conheceu desde sempre. Isso, no entanto, não me faz desconsiderar (no que tem de hipotético e de real) o que já se fez por aqui antes que o ogro caudilho e sua caterva de broncos assumissem o leme deste barquinho sossegado que transformaram num Titanic tropical que afunda sem iceberg por perto (ou talvez seu iceberg definitivo se chame Dilma Rousseff…).
    Bem, é isto. Agradeço ao Augusto pelo espaço democrático de debate, e espero que Vlady Oliver não veja aqui uma provocação ou desrespeito de minha parte. Isso não existe.

  7. José Macena Pereira

    tem uma cosa que me chama atenção todos os brasileiros sabem que o PT é um partido corrupto todos os dias sai na mídia sobre descoberta de novos escândalos praticado pelo o PT tem todas as provas, principalmente sobre o CHEFÃO da mafia que se chama LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mais não o prendem porque todos os dias os brasileiros assistem pelos meios de comunicação os pedidos de aumentos de impostos como por EX: a CPMF reajuste das tarifas de CONFIS/PIS todos sabem que estes impostos atingem diretamente o mais pobre e os políticos não fazem nada para coibir estas praticas de abuso de PODER porque isto é abuso de PODER será que no nosso país não tem ninguém que possa estancar esta sangria que esta acabando com o nosso brasil e os brasileiros os políticos que só ficam no BLA BLA uns acusando outros e ninguém toma uma providencia tem uma TAL de constituição e uma TAL de democracia que só funciona para os políticos isto é que esta errado tem que acabar com esta diferencia entre a população brasileira esta TAL de constituição fala que os direitos são iguais para todos mais na realidade não é assim que funciona tem a TAL de democracia que só funciona para os políticos porque para os pobres tem é burocracia isto tem que acaba no nosso brasil que é um brasil de todos.

  8. Luis Galvao

    A abordagem do artigo é absolutamente válida, contudo não circunscreve a corrupção que ocorre em outros governos e prioriza, partidariamente, um único viés. Isso é cobertura parcial, característica da hermenêutica empobrecida e tendenciosa da maior parte da mídia atual.

  9. Fábio Luís Inaimo

    O cara ganhou a eleição, daí, roubou, fraudou, desviou…Em uma democracia, VOTA-SE NO OUTRO, NUNCA NO MESMO OU EM QUEM OS REPRESENTA, Assim se faz evoluir a tal justiça social !!

  10. Paulo K

    Jornalismo sério não usa “É muito provável que…”. Tomem coragem, se mirem no exemplo de Veja que é uma das poucas que praticam a verdadeira “Imprensa Independente”. Assim fica difícil limpar o Brasil dessa esquerdinha hipócrita e ladra, além de psicopata.

  11. Johnny LaRoche

    Prezados, em todo lugar e em qualquer circunstância em que ocorre um evento político em meio às crises política, econômica, social e moral que vivemos, sempre se discutem os efeitos e seus desdobramentos, enquanto as causas reais permanecem teimosamente ocultas. Trata-se do eleitorado brasileiro, sua mal formação, incapacidade de discernir, negligência cívica e até preguiça de pensar, que vota e reelege mentirosos e desonestos para legislar e governar, eleição após eleição. Depois de votar mal, culpa a desonestidade do governante pelas mazelas que ele mesmo causou, e que nunca admite. Ladrão nasceu para roubar, e constitui dever cívico do eleitor impedí-lo de galgar ao poder e tomar conta do cofre. Depois do mal feito só resta sofrer as nefastas consequências. Quem vota em ladrão rouba a si mesmo. Educai os eleitores, e os ladrões não serão eleitos.

  12. Doura-Til

    O Estadão não é bobo nem nada! Como fêz o srº Leo Pinheiro, OAS, no começo da campanha, de cara, doou R$4 milhões ao Aécio; dias depois recebeu a visita do Edinho que lhe confidenciou que se não mudasse sua estratégia de financiamento eleitoral, caso Dilma ganhasse, sua empresa estava descartada do portfólio de obras federais. O Leozão, 10 dias depois, pariu R$10 milhões na campanha do ParTido vigarista que teima em garantir que “tudo foi contabilizado legalmente na prestação de contas” de Dilma. Coisa singela, não!? Do mesmo modo, o Estadão, e a maioria da mídia, recheia seus editoriais com o que interessa e é requisitado (sob pressão de um punhal, contra a parede!) para não perder o filão da dinheirama orçamentária destinada à propaganda oficial e seus anúncios nazi-fascitas destinados a ludibriar a boa fé de milhões de bolsistas que ainda acreditam em papai-noel, saci , essas coisas! De nada adianta vociferar teses e ameaças de deixar o país, mesmo sabendo que, de mais de 87 milhões de eleitores contrariados e indignados, são pouquíssimos que têm essas mesmas prerrogativas. Aí o que fazer, é o álibi que está faltando. Panelaço, ruaço, estardalhaço…e-lles não temem mais essas “arruaças” burguesas escondidas atrás das portas trancadas (não é mesmo VB, treme-treme?). No dia 17, ao enfileirar o cordão de proteção ao chefão que vai depor no Forum da Barra-Funda, duvido que acontecerá um confronto entre Mortadela-tubaína X Coxinhas. Com certeza o “exército” de Stedile estará lá; só acredito na PM (caso o picolé de chuchu não mije pelas pernas!) para “abater” estes sim “arruaceiros” pré-treinados para abater a Democracia. Pau n-elles, sem se importar se o Estadão, Folha, Globo editoram de 8 a oitenta. Problemas d-elles; o nosso é não se fazer de besta!

  13. eu

    Ao afirmar em seu editorial “… É muito provável que os tucanos, no poder no estado de São Paulo há 20 anos, tenham cometido ilicitudes que precisam ser investigadas…” o jornal justifica a vasta propaganda estatal presente no site.

  14. danilo

    Não sou corrupto ou corruptor, como cidadão defendo as leis e o Estado de Direito, ha muito pago o preço de não fazer parte de quadrilhas que se locupletam do estado. Fico indignado, enojado, irritado e agressivo quando na presença de aproveitadores, oportunistas e malandros que levam vantagens sobre despreparados e mansos, mais ainda quando estou na frente dos que se adonam do publico ou do privado. Na minha opinião estes seres destituídos de escrúpulos são nada mais do que crápulas, bandidos, ladroes e muitos são responsáveis por mortes originadas por suas atitudes desprovidas de caráter, não merecem o convívio com os homens de Bem.

  15. GA

    Excelente mensagem. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

  16. Solismar

    Somos um povo galinha governados por raposas que prometem nos transformar em águias. E vamos cacarejando enquanto nos devoram.

  17. Latsi

    Sim a corrupção existe e existiu sempre, e não é só no Brasil. O problema é que antigamente os corruptos temiam serem pegos pois poderiam ser demitidos, presos, fora a vergonha de encarar amigos e parentes. Veja no caso da Petrobrás. Se um gerente ou diretor fosse pego, o que teria acontecido em qualquer época diferente do Lulopetismo ? Seriam , no mínimo demitidos. Nos últimos anos, foram incentivados a receber propinas pois o governo era sócio na roubalheira. Foram colocados em seus cargos por indicação de chefões do PT e PMDB com o intuito de cometerem ilícitos para “campanhas eleitorais” mas que também enriqueceram as pessoas físicas. Portanto o PT iniciou um tipo de corrupção em seu governo que tem um diferencial: Antes eram um corruptor e um corrupto que temia ser pego. Agora são corruptores e corruptos incentivados a cometerem ilícitos por um corrupto maior,o próprio governo. Corrupção é um crime grave que deve ser combatido, seja em qualquer formato. Mas o Lulopetismo inaugurou um tipo de corrupção incentivada. Considero muito mais grave.

  18. P A U L Ã O

    AUGUSTO
    Em visita às ruínas de Pompéia recebi explicação de como lá, naquele idos tempos funcionava a campanha eleitoral. Vi sinais de corrupção lá também. Conclusão: pelo tenho lido, o PT não criou a corrupção. Longe disso. Ele limitou a aperfeiçoa-la tendo o mensalão como embrião e o petrolão como a consumação como produto final. O que me intriga é imaginar que os corruptos do PT tinham certeza absoluta na inação da policia, do MP e da própria justiça. Eles imaginaram que tudo estava dominado. Talvez o erro crasso da turma, foi o de esquecer que a exemplo dos Juízes de Berlim temos no Brasil um Juiz Sérgio Moro. Juiz Sérgio Moro Pedro Simon eu e minha mulher rezamos todos os dias pelas sua segurança e de todos os seus. Os trostskistas não tem paralelo. Leiam Trostky e verão.

  19. Paulistana

    Se “É muito provável que os tucanos, no poder no estado de São Paulo há 20 anos, tenham cometido ilicitudes…”, tbm será muito provável q o jornalistas desse jornalão tenham alugado suas penas ao projeto criminoso de poder do PT, afinal conhecemos tantos casos na imprensa brasileira.
    Está se olhando no espelho Estadão?
    Artigo vergonhoso. Em um momento crucial como o q vivemos, pessoas responsáveis e consequentes deveriam dar seu apoio aos q não se chafurdaram na lama e, por isto, têm condições de tirar o Brasil do buraco em q o PT o lançou; e não destruir reputações de forma tão inconsequente jogando o país num beco sem saída, desorientando a população. Não é à toa q no Brasil são tão poucas as pessoas decentes q se arriscam na vida política. Nem Jesus Cristo escaparia a esses assassinos – de aluguel? – de reputações.

  20. Paulonr

    AUGUSTO.
    Abraham Lincoln [não o Lincoln de galinheiro] contou uma piada: “havia uma mula que previa chuva. a mula mugia e pronto!!! – O prefeito da cidade propôs adquirir o animal, e deixá-lo aposentado no pasto municipal. O dono da mula recusou. Indignado, o prefeito desapropriou o bicho e o colocou no pasto municipal, a partir desse dia, todas as mulas da cidade se postaram na porta da prefeitura daquela cidade, pleiteando uma sinecura no serviço público]. Tem lógica. Tem MULA que nunca trabalhou na vida e que vive como nababo deliciando as benesses do erário. A MULA e as MULINHAS. Pegue uma bola de cristal e ela lhe mostrará a qual MULA me refiro. Eu não sou corrupto.

  21. Paulonrp

    AUGUSTO.
    No carnaval aparece M U L A sem cabeça. Tal MULA recebeu uma picada da Zika e operou-se nela uma transformação genética, em decorrência onde não tinha cabeça surgiram duas, com o mesmo pensamento: pastar pelo resto dos tempos nos pastos do PODER.

  22. SILVINHA DA MATTAS

    SER ESQUERDISTA.

    Se você quer ser um bom esquerdista, siga essa cartilha: SEJA CEGO, SURDO, MUDO E PARALÍTICO. Tudo que os outros falarem é mentira. Tudo o que falar a respeito do XXX não é verdade. A imprensa livre, os que externam livremente suas opiniões, é porque não querem ver o irmão operário (isto está parecendo coisa de Alziro Zarur), de volta à presidência. Não existiu mensalão, não existiu petrolão, não existiu eletrolão, não existiu venda de Medidas Provisórias, não existiu Triplex, não existiu sítio em Atibaia, não existiu e nem existirá ilha em Angra. Nada, diga que tudo isso é invencione e você será condecorado com uma estrela vermelha.

  23. KAFU SALIM

    AUGUSTO.

    Roubar para beneficiar os pobres pode ter efeito contrário. Os Robin Hood de plantão, muito ao contrário de ajudar os pobres, estão é causando a morte de inocentes ora vitimados pela Zika ora pela falta de máscaras de dez reais em hospitais, a exemplo do aconteceu em JUTAÍ

  24. Yeda

    O p.t, com Lula e Dilma, e demais circulo do partido parecem marés indisciplinadas, loucas desenfreadas, movida às tentações da madrugada. Por uma coisa tola se entregam todos, procuram explicação com cara de quem não tem a mínima ideia aonde perdeu a razão.
    _ ” FELIZ aquele cuja consciência não o acusa”.
    ( Mestre Jesus Cristo).

  25. RICARDO MAGNO MUELLER

    Jornalista, quem ler esse comentários terá ideia do preço da corrupção e, concluirá que não somos todos corruptos.

    SOMOS TODOS CORRUPTOS?

    Em entrevista concedida a VEJA José de Souza Martins explica que “ antes conquistar os postos do Executivo, o PT definia que todo o poder era corrupto”. O Sociólogo ora mencionado expõe, com clareza absoluta, porque Luiz Inácio Lula da Silva não foi preso no escândalo do mensalão. Para o Sociólogo, lula, por ser muito inteligente e hábil, sempre agiu de maneira a não permanecer responsável por aquilo que corria paralelamente ao gabinete presidencial. No entender do Sociólogo, longe do poder, Lula perdeu as barreiras de proteção, mas ainda se beneficia de seu carisma junto à população. Hoje ele recorre à CUT, MST e STÉDILE para amedrontar aqueles que não comungam com suas ideias.

    POIS BEM.

    O carisma e a popularidade consubstanciariam em um capital político para ser usado em prol do povo. Lula, ao que parece, usa esse carisma para se blindar de um mar de indícios de corrupção que nos atormenta todos os dias. Lula tornou-se o DEUS DA VERDADE UNIVERSAL. A ALMA MAIS HONESTA DESTA GALÁXIA, QUIÇA DE OUTRAS GALAXIAS DO UNIVERSO. Aí de quem ousar contestar esse DEUS, DONO DO OURO E PRATA E GUARDIÃO DE NOSSAS CONSCIÊNCIAS.

    O DEUS PETISTA, segundo nos ensina Jose Roberto Guzzo, juntou-se com os amigos, os magnatas que se tornaram companheiros e as quadrilhas que vivem de assaltar o Erário. Não canso de repetir a lição de Milton Friedman: “não existe almoço de graça”. Com isso quero dizer: a mesma camada da população que aplaude Lula com uma mão com a outra paga a fatura lhe impõe a corrupção sistêmica. Cada centavo “doado” por empreiteira corresponde a item superfaturado em contratos com o governo, pois caso contrário estas não sobreviveriam. E tem mais, se “doam” R$ 10,00 é porque lucraram $ 20,00.Essa é a lógica elementar da corrupção. Somos forçados a dizer que em terra de cego quem tem um olho é rei. Lula cegou um segmento expressivo da população: intelectuais, empresários, oportunistas, beneficiários do bolsa família para citar alguns. Isso é o vem apontando a Operação LAVA JATO. E a despeito de estarem, procurando de todas as formas impedí-la de alcançar o seu desideratum, são conseguem fazê-lo. Decorre daí o fato de um juiz ser considerado o herói nacional. O preço da corrupção é elevado. Basta olhar para os cooperados da BANCOOP, três mil famílias que ficaram sem a MINHA CASA MINHA VIDA, vamos depositar uma coroa de flores no túmulo de CELSO DANIEL. E por fim se os integrantes da confraria de LULA não leram um artigo publicado na ISTO É intitulado: A MORTE POR DEZ REAIS. É fato, GABRIEL morreu no hospital de Jutai, a 750 de Manaus, eis no hospital não tinha máscara para respirar, improvisaram uma com garrafa PET e o bebê morreu. Esse é o preço da corrupção. Os pais daquela não são corruptos. Portanto não somos todos corruptos.E também não sofremos de cegueira proposital $$$$.

  26. doica

    o editorial foi muito bonzinho com a quadrilha, a roubalheira, o suborno, extorsões e assassinatos, já existiam muito antes da chegada ao poder no planalto, basta lembrar do nomes Celso Daniel- Santo Andre, Toninho – Campinas .

  27. Fábio Luís Inaimo

    Osmar; O PÊTÊ ….NUNCA, mais NUNCA mesmo foi, “O único partido para mudar esta situação.” Oque tivemos foi a ilusão que eles queriam impor. Desde sempre o PT foi CORRUPTO, DESONESTO, DEMAGOGO, AUTORITÁRIO, ANTIDEMOCRÁTICO. Que, somente visava trocar a ditadura militar pela Bolivariana. Quem viu Erundina na prefeitura de são paulo sabe do que estou falando.

  28. marize

    Patético, e ver em rede nacional a defesa de bandidos, e não falar uma palavra sequer, sobre algum projeto para recuperar o país a sair dessa lama que o pt, nos lançou.

  29. julia

    Senhor ou senhora Meia verdade – 6/2 às 23:48

    Você falou tudo o que o brasileiro precisa ouvir!

  30. estudante

    http://blogdobg.com.br/search/dilma+e+lula+desfilam
    Foto de Fernando Madeira/A Gazeta
    Ponto final
    Com um enredo sobre a malandragem, a Mocidade Unida da Glória, a MUG, de Vila Velha (ES), que desfilou na madrugada de ontem, em Vitória, trouxe, num carro alegórico, Lula e Dilma… numa prisão. Calma, gente.
    Ancelmo Gois, O Globo

  31. Carruagem de Fogo

    Os crimes do Lulopetismo não só os são os de roubos e os de drixam roubar,mas tambem,os das inversões da moral,da ética e os das agressões a constituição brasileira,pela criação de medidas provisórias e instruções normativas imorais que prejudicaram muitas vezes e de morte,o povo brasileiro.

  32. Marcelo

    Quem nesse universo pode acreditar que os petistas podem corrigir os mal-feitos? Tiveram todos os meios para governar decentemente, o que mais devemos oferecer a eles?
    ps.: quem escreveu isso pensa que consegue convencer alguém a dar crédito do Lulão novamente?
    Me senti desrespeitado ao ler o último parágrafo.

  33. olga

    OPS! Comentários postados em local errado…Ou não.. É tanta lama e tal o caos que uma coisa se FUNDE na outra… Ou… Deixa pra lá!

  34. Jorge Chequer

    O texto vai bem até o final, quando ali tropeça, invoca uma atitude da seita, a qual necessitaria de um mínimo de vergonha e arrependimento, fato este que a quem escreveu esse artigo não cabe desconhecimento. A seita é do mal e para as trevas deve ser conduzida.

  35. Zezé

    Os lulopetistas tentam atirar farinha no ventilador. É necessário deixar de valorizar a falação do PT – capsiosa e de má- fé. O outrora tão batido “padrão ético” propalado por eles – vemos hoje – era um embuste pragmático direcionado à corrupção sem limites.
    O governo lulopetista jamais planejou qualquer empreendimento edificante para o Brasil: PAC, Copa do Mundo, Olimpíadas tudo foi perpetrado em busca da dilapidação do patrimônio público, o saqueamento puro e simples. O próprio decantado Bolsa Família que os petistas vociferam raivosamente – até nisso – como sendo deles, constitui- se, na realidade, uma enorme transferência de renda da classe média – visivelmente empobrecida – cujos recursos, em grande parte, são mal gastos e também roubados, para não fugir à regra.
    Outrossim, não se compreende a notória complacência que se dispensa a muitos ladrões da República. Diversos são excelências e também sicários. Seu castigos deveriam ser exemplares, na mesma dimensão dos cargos que ocupam.

  36. Manoel Luiz da Silva

    O editorial sobre corrupção no Brasil, que indaga: Somos todos corruptos? Não, não somos todos corruptos. Milhões e milhões de brasileiros trabalham e não são corruptos. Primeiro, porque a corrupção começa por pessoas que tem muito dinheiro e geralmente é uma autoridade, um juiz, um político, um corruptor, enfim, são os grandes.
    A população em geral não é corrupta. Além do mais uma pessoa da classe média ou baixa, é presa até sem julgamento. Há milhares de presos que já cumpriram pena e estão lá. Talvez alguns inocentes
    Quanto aos políticos e os grandões, tem-se uma interminável defesa ampla de seus advogados e até se caduca esses processos. No Brasil é assim mesmo.
    Então, teria que se julgar a curto prazo esses corruptos, pelo Supremo, no caso, dando prioridade nos processos de corrupção, mas não acontece isso.
    Vocês vão ver como nenhum político vai ser julgado e preso pelo Supremo. Os advogados conseguem caducar seus processos. Faltam alguns meses para acabar os mandados de políticos no escândalo da Petrobrás e até agora não se abriu um processo de um só político. O povo não acredita mais no Supremo Tribunal Federal. Levam meses e anos para julgarem um político. É por isso que não se acaba essa corrupção no Brasil. Nunca acabará, a não ser que os corruptos peguem 30 anos de prisão, devolvam tudo que roubaram e nunca mais serem políticos. As leis protegem os políticos e outros.
    Leis, que eles próprios, os políticos fizeram.
    No caso, não deveria ter imunidade parlamentar para os corruptos. Eles são eleitos pelo povo.
    Então, ficam milhares e até milhões de pessoas fazendo artigos e mais artigos. Tudo em vão.
    Eles, eleitos, são imunes e não leem esses artigos
    O povo que se dane, como disse um deputado federal tempos atrás, sobre algo que não era para aprovar.
    Não adianta, pessoal, só criticar, porque eles nem estão ligando para vocês, nem os conhecem e pronto.
    Abram os olhos políticos corruptos e afins, porque cavalo não desce escada. O dia de vocês chegarão.#

  37. Meia Verdade

    Olhando o carnaval, fico aqui pensando com meus botões………se essa multidão que vão as ruas fossem, também com alegria, protestar a tudo que estamos passando o Brasil seria outro.
    Mas…………..” SOMOS O PAÍS DO CARNAVAL”.

  38. Octávio

    Mas a pergunta que cabe neste caso: e daí? E daí que tenham outros bandidos na política? Que vão todos para a cadeia, encabeçados pelos imundos petistas!

  39. Antonio Carlos Ferreira

    É uma tentativa diversionária ante a total e plena de falta de defesa ante os fatos inomináveis praticados para o País por seus dirigentes máximos. É um partido que deveria ter o seu registro, junto com o PP cassado pelo TSE. Esta peste de certo iria se reunir em outro partido, tomando-o de assalto, que é o que eles mais gostam de fazer.

  40. Adauto Alves

    A sociedade brasileira tem vergonha da mediocridade dos ministros do STF e em especial do ministro Barroso, realmente quando olhamos para os ministros do STF não ha luz no fim do túnel.

  41. adauto Alves

    A propaganda do PT e redicula, o PT nao entendeu ate agora o que a sociedade esta esperando e um pedido de desculpa e perdão por todas besteiras que o PT cometeu durante todos os anos em que esteve no poder.

  42. adauto Alves

    O Lula e PT e o de pior que a sociedade brasileira ja produziu em toda sua historia, incompetência e corrupção

  43. adauto Alves

    Uma reflexão sobre toda essa situação do Brasil. A saúde e precária, A educação e precária, a infra-estrutura e precaria, a segurança e precária, os políticos do congresso são medíocres, o executivo e medíocre, os ministros do STF são medíocres. Diante de toda essa precariedade e lideres medíocres não possível ter um Brasil descente. Estamos condenados a conviver e viver com um Brasil medíocre.

  44. Adauto Alves

    Claro que todos os brasileiros não são corruptos, mas uma coisa e certa também existe muitos brasileiros corruptos

  45. olga

    Só para concluir.. Estão recomendando abortos, inclusive a ONU, por conta da microcefalia e, até abstinência sexual para os casais que não querem usar preservativo…
    Em primeiro lugar quase não ouvir falar em abstinência sexual em campanhas de preservação a AIDS… Era um palavrão! Outra coisa… Quem lê a “cartilha” acima dá a impressão que estamos falando apenas com famílias bem resolvidas que discutem a relação e o momento da gravidez! Nada mais distante da nossa realidade!
    Grande parte das mulheres hoje nem sabem quem são os pais dos seus filhos… E, eu não estou falando isto porque sou preconceituosa não! É só vê as estatisticas nas cracolandias e bailes funks da vida… Entre adolescentes…
    Infelizmente, a coisa é pior do que parece!
    Não adianta culpar ministro A ou B…
    Estes são os frutos de tudo que temos plantado nos últimos anos.
    É algo bom de ouvir ou falar? Não!
    Estamos felizes, não é? Em pleno carnaval… Mas, é exatamente no velório que temos consciência da nossa finitude, pequenez… Esta que ninguém quer ver!
    Então, segue o bloco…

  46. osmar

    O velho adágio, tão velho e ainda está valendo. “A ocasião faz o ladrão”. No Brasil a corrupção se renova a cada dia. O Pt foi um dia,o único partido que poderia mudar esta situação. Deu no que deu.

  47. olga

    Talvez, eu seja apenas ignorante… Mas, to achando tudo isto muito estranho… Principalmente este contato imediato do primeiro grau com o Sr Obama… Não confio em mais nada neste mundinho, seja primeiro, seja oitavo… Já que as grandes potencias só falam em Agenda do Clima, muito precocupadas com o clima e os animais e, como já devastaram suas belíssimas nações, talvez, já que não puderam ainda imigrar para Marte, se contentem em ficar com o Continente Africano ou América do Sul…
    Nossa apática imprensa não questiona nada, apenas acata… Ninguém questiona… Até mesmo o HIV, por exemplo, parece não mais existir…
    Se o mundo é um laboratório nós somos as cobaias!

  48. Ivan, o Terrível

    Entre em um boteco em qualquer cidade do Brasil. Faça um comentário sobre a roubalheira que atinge todo nosso mundo político. Imediatamente alguém dirá: “Calma, amigão! Si nóis tivéssi lá, nóis ia robá du mêmu jeitu!”.

  49. Anonyma

    Eu acho que somos QUASE todos corruptos. É, cultural, acima de tudo este problema, CORRUPÇAO. Com a exceção de alguns oásis, que existem no Brasil a fora, temos que admitir que está quase no nosso “sangue” esta conduta. Mas não há duvidas, de que sob o comando do PT, revelou-se esta maldita PRAGA, CORRUPÇAO, -PIOR- (não só no desvio de dinheiro, mas, moral e ética) que tudo o que já houve na história republicana do Brasil.

  50. FM

    Essa gente é mesmo tão porca e sórdida. Achar os corruptos que não lhes dizem respeito, eles já faziam antes de conquistar o poder, até Sarney Collor e Barbalho eram seus algozes, depois pararam e viraram amigos de berço. Então aproveitemos essa disposição petralha momentânea e conveniente. Juntemos todos Lula, corruptos petralhas e os corruptos oposicionistas que verdadeiramente encontrarem, e não percamos tempo, mandem todos no mesmo cortejo de camburões cumprirem suas penas em Pedrinhas no Ma, pois Papuda nós já sabemos que é moleza, rapidinho aquilo vira motel 5 estrelas.