Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Editorial do Estadão: Corrupção, impeachment e reforma

Por: Augusto Nunes

Publicado no Estadão

Tomar os desejos pela realidade é um vezo tipicamente petista do qual o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu um magnífico exemplo em entrevista publicada no Estadão. É claro que um ministro de Estado, principalmente da área política, tem de ter o dom de manejar com habilidade as palavras, o que implica responder sempre o que lhe convém e não necessariamente o que foi perguntado. Mas o abuso desse recurso retórico pode se tornar uma faca de dois gumes. Ao tomar a iniciativa – em quatro respostas sucessivas a questões que não se referiam exatamente ao impeachment – de trazer o assunto à baila para desqualificá-lo, Cardozo revelou uma preocupação obsessiva com o tema do afastamento da presidente, o que contradiz a tranquilidade que procurou sempre, por dever de ofício, aparentar em relação à grave crise política que o governo impopular de Dilma Rousseff enfrenta.

Para o ministro da Justiça, “as condições para um processo de saída da crise agora estão dadas”, o que significa que “a realidade política começa a ser pacificada” e “começa, cada vez mais, a se caracterizar a rejeição de um impeachment”. “Ou seja, fica cada vez mais claro que o impeachment não é solução.” Ora, ninguém com um mínimo de bom senso e responsabilidade pode achar que o impeachment de Dilma Rousseff é uma “solução”. Trata-se de um recurso constitucional de absoluta excepcionalidade que se oferece a uma sociedade livre e democrática não como um fim em si mesmo, mas como um meio para atingir objetivos maiores. No caso, para a remoção de uma presidente que cometeu crime capitulado em lei e também de um obstáculo ao efetivo combate à crise política, econômica, social e moral que infelicita o país por obra e graça da irresponsabilidade populista, do sectarismo ideológico e da absoluta incompetência da chefe do ministro.

Mas para o titular da Justiça o processo de impeachment, defendido por dois em cada três brasileiros, é apenas um ato de “vingança” de Eduardo Cunha, que “não tem fundamento” legal. Para Cardozo, ser favorável ao impeachment é “defender o quanto pior melhor”, expressão corrente na retórica petista dos momentos difíceis, a que o ministro recorreu mais de uma vez na entrevista.

É bizarra também a posição do auxiliar de Dilma em relação à corrupção que contamina hoje praticamente toda a administração pública. Chega a ser tocante a delicadeza com que se refere à participação do PT nos esquemas de corrupção que já botaram atrás das grades dois de seus ex-presidentes e dois ex-tesoureiros: “É evidente que o PT sofrerá críticas e será acusado por um eventual erro que alguns dos seus dirigentes e militantes fizeram”. Ou seja, o mensalão e a farra da propina na Petrobras, para citar apenas os exemplos mais luzidios, foram apenas “eventual erro” de dirigentes – e não uma estrutura criminosa montada na administração pública para garantir os recursos necessários à realização do “projeto de poder” do PT.

O mais notável, porém, é a sutil tentativa de Cardozo de relativizar a responsabilidade do PT nos casos de corrupção com o argumento de que esses malfeitos só estão sendo investigados e punidos porque os governos do PT assim o quiseram. Mais ou menos assim: a corrupção não existe porque é praticada. Existe porque é descoberta.

Mas José Eduardo Cardozo, justiça seja feita, é extremamente crítico do sistema político que elegeu e tem mantido o PT no poder: “É um sistema que gera corrupção e que gera problemas estruturais no âmbito da governabilidade”. Mais: “Eu tenho que atacar as causas, como também tenho que combater os efeitos. Combatem-se os efeitos punindo e prendendo os corruptos. A lei vale para todos. Mas tenho que atacar as causas. E elas, em larga medida, remontam a questões estruturais de nosso sistema político. Isso só pode ser enfrentado com uma reforma”.

Pena que o PT, há 13 anos no poder, jamais tenha cogitado a sério colocar sua influência, hoje decadente, a serviço da concretização de uma ampla reforma política. Dilma Rousseff, por exemplo, prefere continuar praticando o toma lá dá cá e arcando com os “problemas estruturais no âmbito da governabilidade”. Como revolucionária que ainda é, a palavra “reforma” causa-lhe engulhos.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

43 comentários
  1. George Wallace

    Todo brasileiro precisa saber o que o governo federal está fazendo com a Polícia Federal e, no final, quem vai sofrer somos nós. Motivo: Cortar recursos da PF para enfraquecer as operações que estão tirando o sono da corja corrupta e corruptora desse país. https://www.youtube.com/watch?v=CupmBMxKbQo

  2. Maria Aparecida F. de Andrade

    Boa tarde Augusto Nunes. Feliz Ano Novo e muita Paz Saúde e felicidade para você e sua família. Que Deus dê a vc muita sabedoria e coragem para continuar informando e animando o povo brasileiro a não desanimar e ter esperança de que esse bando de corruptos e malfeitores, que prejudicam a nossa gente, possam cair do poder. Sucesso !!!

  3. Renivaldo Feitosa

    Continuo falando a diferença entre o Partidos dos Trabalhadores e uma Caixa D’Água é que a Caixa D’Água só tem um ladrão e o PT vários.

  4. Markito-Pi

    E agora, essa. O ministro de qualquer coisa a´´i( não importa) Patrus Ananias deita falação insinuando que ha um PT bom e outro ruim. Papo furado. TODOS os petistas são igualmente ladrões. Alguns tiveram e Têm mais oportunidade, a raspam os cofres publicos.

  5. areobaldo teruel

    Os Editoriais do Estadão sempre me impressionam pela sua capacidade de expor em palavras aquilo que sinto e não sei falar.- Hoje mostrou bem quem é o Cardozo….aquele que conheci ainda como DEp. Estadual em S. Paulo…..defedendo os picaretas que montavam barracas cladestinas nas ruas 25 de março, e entre outras ruas de movimento, mas com um sindicato forte, (do PT)…mas irregulares e sem licença….era ai que ele se elegia.- Portanto as palavraa dele, não me espanta….são aquelas do PT, tipo …GOLPE….QUANTO PIOR MELHOR…MIDIACONTRA…ETC.. naturalmente essa ameba comprou o diploma de Advogado…..e colocado no cargo por defender essa merda que é o PT…

  6. João

    Concordo com uma das postagem abaixo: 90%(noventa por cento) dos baixa-rendas tanto os pais quantos filhos, estão exibindo Smartphone, Celulares atualizados, eles ficam o dia todo na internet.Com isso, os cidadãos que pagam impostos se encontram trabalhando no mínimo 5 meses no ano para sustentar a referida classe. E como não bastasse, o governo, também vem saqueando os cofres públicos. É o verdadeiro APOCALIPSE BRASILEIRO.

  7. José Magalhaes

    Vou entrar na política, abrir um partido político, dividir com os outros partidos o “BOLÃO ” do Fundo Partidário, e nunca mais trabayar.

  8. Wilhelm Block

    A saída (impedimento) da Srª. Dilma é mais do que necessário, é urgente, pois um barco quando está afundando deve trocar o timoneiro… A reforma do sistema político também está muito atrasada. Se fosse na Europa, a Srª. Dilma já teria sido apeada do poder no primeiro mandato.

  9. dora

    Não nego, um dia votei no lula…Do alto da minha ignorância, tinha conceitos equivocados sobre política, líder, governo..Hoje sei que precisamos de um bons administradores, responsáveis, éticos.. Nada de líder, nada de mito, nada de salvador da pátria…Precisamos de sistemas de controles, instituições que funcionem. A estranheza com o governo que votei começou em 2003, com a estranha sugestão do Ministro do Trabalho de acabar com os 40% de multa do trabalhador…A desconfiança total de competência me veio quando surgiu o nome da Dilma como candidata. Na época assisti um vídeo em que é perguntado a ela qual o livro que ela estava lendo…Pasmei. Ela mentiu sobre algo simples, banal…Não estava lendo livro nenhum e mentiu. Pensei como pode uma pessoa dessa assumir uma presidência de um pais?

  10. rubem

    Somo ao dito pelo paulo roberto.Cadê a oposição a tudo o que está acontecendo nesse pais por culpa de um partido autoritário e corrupto? Cadê o lider oposicionista que tome à frente o movimento das ruas, o clamor da sociedade por uma verdadeira democracia, em vez da baderna construida por despreparados governantes e ladrões do dinheiro público?
    Realmente, desanimo vendo que ninguém me representa no governo desse país.

  11. Generino

    A única coisa que se pode esperar dessa corrupção bilionária é que se torne trilionária.

  12. danilo

    O desgoverno petista da despreparada Dilma, tenta interromper as investigações da Policia Federal, cada vez mais perto de lula/Dilma e dos corruptos que aparelharam o estado brasileiro, cortando milhões de reais dos recursos necessários ao trabalho da PF, esperam frear, prejudicar, interromper e acabar com as investigações em andamento e as próximas.
    Proponho aos milhões de brasileiros indignados que amam este Pais, que financiemos a Policia Federal doando os R$28,00 (Vinte e oito reais) que gastamos mensalmente tentando a sorte na Megassena e deixemos de jogar nas loterias do governo ate atingirmos a quantia de dinheiro que foi retirada da PF, sera o melhor investimento que faremos, ajudando a colocar os bandidos na cadeia e acabando com os achaques dos comunistas/sindicalistas que transformam o estado em balcão de negociatas.

  13. sidnNasc

    O povo esta com mania de citar este tal japones. Procurem saber de sua vida e verão que tambem é outro. Procurem saber quando o japones trabalhou na area de fronteira, e a processos respondidos. Fiquem espertos bando de burros. Fui

  14. Rogeria

    Povo omisso, somos meros expectadores de um trem desgovernado.., nada fazemos a não ser gritar , mais atitude 0, muito triste.

  15. Chris/SP

    sem cortes: governo do pt torra r$ 25,3 bilhões com ‘bolsa família’ que agora pode ser acessado por meio de aplicativo em smartphone.
    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/12/sem-cortes-governo-do-pt-torra-r-253.html

    Quem tem smartphone, não pode receber bolsas. Tem de acabar com esta barbaridade!!!!

  16. paulo roberto

    Cade as oposiçoes? porque nao se unem com a sociedade? para criar uma frente ampla e combater de uma vez por todas essa rede criminosa que se instalou no poder? cade Aecio Neves,Serra,FHC,Roberto Freire e Caiado? para fazer um comicio de esclarecimento ao povo? Quanta saudade eu sinto de JK, TANCREDO NEVES,e mesmo Carlos Lacerda!

  17. rosemary

    Tudo o que foi apresentado no editorial vem acontecendo desde a chegada do PT no Planalto.
    Na cara do Misnistro da Justiça, ex-professor de curso preparatório para a Magistratura e Ministério Público, está escrito: “Era EU quem deveria ser o Presidente!”. Contudo, mesmo sentindo-se injustiçado e preterido no PT ele arrastadamente pipoca uma fala aqui, outra ali, respondendo o que não lhe foi perguntado e defendendo o indefensável.
    É o típico enganado que não abandona o posto porque mantém uma esperança de assumir o poder maior. Por qual meio? O stf sempre poderá criar uma nova interpretação da Constituição, não esqueçamos.
    Mas passou da hora de o Estadão e demais veículos de informação ocuparem o espaço com soluções construídas por ESPECIALISTAS das áreas governamentais. Assim, venho rogando há meses para que os doutores do INSPER e da GV apresentem projetos para a Previdência, Educação, Saúde, Sistema Tributário, etc. É uma urgência tão óbvia que a maioria dos comentaristas desta seção, revoltados com os descalabros diários, acabam por não apontá-la ou esperam que o editorial seguinte venha abordá-la.
    Envenenados pelas atrocidades cometidas contra o povo brasileiro por todos os poderosos de todos os poderes, encontramo-nos no pior estágio do desespero assistindo o fracasso da indústria, do comércio, e de tudo que anteriormente garantia, mesmo que aos solavancos, o andamento da nação.
    Todos já conhecemos na pele os efeitos das malandragens de Brasília; clamamos por soluções o mais possível definitivas ou de longo prazo; cabe à imprensa divulgá-las com a mesma abrangência com que divulga os ilícitos. Isto é que é seriedade, isto é patriotismo, isto é que é enxergar além do visível.

  18. Archibaldo

    CARDOZO ocupa o cargo de ministro, desfruta-o com todas suas benesses, mas não é nem nunca foi um ministro da justiça. CARDOZO é um reles militante dilmopetista, disposto a qualquer embuste para salvar sua chefa.
    O QUE CARDOZO DIZ NÃO VALE! O QUE CARDOZO FAZ, NO ESCURINHO DA MADRUGADA, É CONTRA A NAÇÃO!
    O governo Dilma é fraudulento e impostor. A própria DILMA É FRAUDULENTA E IMPOSTORA. JAQUES WAGNER, mordomo do LULA, acaba de explicitar a impostura do governo Dilma. Deve ser um teatrinho barato e pré-combinado. O QUE WAGNER DIZ NÃO TEM VALOR ALGUM!
    O bom mesmo é que LULA e o capanga OKAMOTO estão fichados na Polícia Federal!!! Continuamos avançando!
    FORA, PT!!!
    IMPEACHMENT DE DILMA JÁ!!!

  19. engulho

    Não podemos engulhir isso. Tá demorado, não largam o ôsso, mentem pra caramba, tergiversma, descomversma e só pensam no inpeachment. Oposição? oposicinha, não tem, não existe isso no Brasil -ziuziuziziu… Adeus.

  20. Clovis Silva

    Em qual país do mundo teríamos uma pessoa do nível do Cardoso como ministro da Justiça? Resposta simples: no único possível, Banânia.

  21. jgomes

    Pois é,a cada aperto na roda da Justiça,a prizidentA responde com uma MP que
    tenta livrar a cara dos cumpanhêros e continuar a farra. E o Congresso? Bem os ilustres “pais da Pátria”se fazem de surdo-mudos enquanto aproveitam gostosamente as liberações de verbas e pixulecos. Até quando? Será preciso
    uma guerra civil para nos livrarmos destes parasitas imundos?

  22. Thaiz

    Cardoso é o produto da soma da quantidade do pt.
    A ordem dos fatores não altera o produto.
    Numa soma, tirando a prova dos “noves-fora”, ele é igual a nada.
    FORA.XÔ 13.

  23. nanadaluz

    editorial patriota pois chama os brasileiros à realidade dos fatos que Cardoso tentou obscurecer dentro da politica sofismadora padrao petista.

  24. Sonja

    Completando:
    Entre ele e chá de boldo, vamos de chá: é mais fácil de engolir!

  25. Sonja

    Eis um mix de burrice, incompetência e mau-caratismo elevado à enésima potência! Entre ele e chá de boldo, vamos de chá!

  26. Mafioso Curitiba

    1- Ele realmente acredita naquilo que fala.
    2- Não acredita no que fala, mas defende a qualquer custo.
    Quem pegar este governo pós PT, estará comprando uma casa que está pegando fogo, não sobrará nada.

  27. Iara

    Esse senhor não aprendeu nada com as vaias e xingamentos que recebeu na Av.Paulista. O que falta a essa gente é caráter e honra.

  28. Sergio Dias

    A manifestação pró Chico Buarque poderia ser feita na mansão do Dirceuzinh ou na cobertura milionária do nove dedos, ficaria mais apropriado. Chama tb o Delúbio, o Genoíno, o Delcídio…xiii, esqueci, estão todos presos, mas vai quem tiver solto e a lava jato ou outra operação qualquer ainda ñ pegou. Só ñ deixa o japonês saber onde é.

  29. Sergio Dias

    Ouvi dizer q teve manifestação pró Chico Buarque. Onde foi, na papuda?

  30. FM

    A farsa característica e a distorção da realidade são práticas comumente usadas para enganar ouvintes pouco atentos.

  31. Charles A.

    Ministério da Justiça é área política? E todo ministro precisa ter o dom de responder o que lhe convém,que quase sempre é mentira,e não o que lhe foi perguntado,o que deveria ser a verdade e do interesse de todos? Estranha moral essa. Ministério da Justiça,para o estadão, é da área política e não jurídica ,o que justificaria tribunais superiores bancando o Congresso e advogando para o governo.No mais,o editorial, desta feita,é contundente ,mas com muitos cuidados em sempre elogiar para não ser taxado pelo pt de não ser isento. O pt está decadente, sem dúvida,mas sua censura moralista politicamente correta ainda é temida pelos editoriais. Senhor redator,ministério da Justiça não é político,e ministros devem responder,com a verdade, o que lhes é perguntado!

  32. José Costa

    Chamar dilma de revolucionária é no mínimo não saber distinguir CRIME de transformação politica e social…
    Dilma não passa de uma lunática, incompetente e incapaz, que apoiada por um outro psicopata, se apoderou do comando do Brasil.
    Por isso, é necessário afastar essa mulherzinha incapaz do cargo
    onde foi alçada não por mérito, mas pelo Luladrão e pelo marketing.

  33. Adriano

    Diferentemente de Collor, que saiu pacificamente de Planalto em 1992, quando ocorrer a queda pelo impeachment ou cassação pelo TSE, os guerreiros do povo(Dilma,Vagner e Cardoso) vão querer se entrincheirar para resistir. Duvido que os Dragões da Independência saiam em defesa. O Japonês da Federal vai ter de agir fazendo uma visitinha.

  34. Haroldo da Paraiba

    Eu não sei,quem é pior,se é os bunda-mole ,que votaram nesses bandidos,ou os bandidos que governa,e tentam te fazer de idiota,como esse sem vergonha Eduardo Cardozo.

  35. jota

    A presidenta, por suas atitudes, sua postura, colocou o PT na figideira. Por mim, deixa derreter

  36. ser

    Boa noite brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Boa noite AN.
    Este ente do governo esquerdista retrógrado populista autoritário bolivariano e dos comunas, abusa da retórica para convencer trouxas, alienados da realidade, vendidos e os submissos pelo patrulhamento ideológico e econômico.
    Particularmente, ele convence os infelizes que não tem neurônios e sinapses suficientes para interpretar textos e formular frases com nexo e conteúdo.
    Este ente, nada tem feito, para viabilizar o combate á impunidade em Terras Brasilis, e usa o palavrório mirabolante para justificativas e/ou se apresentar como defensor do combate á corrupção.
    Não convence ninguém, pelo menos os que tem razão e coração no seu EU.
    O corte de verbas que atinge a PF, bem como a sua operacionalidade,é uma das artimanhas com justificativas falsas, para ferir a Operação Lava Jato que apura os crimes lesa pátria e que é levado á efeito pela força tarefa de Curitiba.
    Dinheiro para o exercito vermelho da esquerda bolivariana e dos comunas, em todas as suas matizes, não há de faltar nunca.
    Uma carta de protesto, foi emitida pelos representantes legais desta instituição federal e enviada á este ente, já que a PF, está sob sua jurisdição.
    Mas, não adiantam as ações disfarçadas para se atingir os que buscam a verdadeira justiça dos justos, pois,as verdades, de uma forma ou de outra, se auto-revelarão, parece incrível, mas assim será, já que chegamos ao desequilíbrio moral de tal monta, que a natureza humana e eventos além da nossa compreensão, passam á agirem para restabelecer o equilíbrio no meio.
    A face da justiça dos justos, se apresentará á todos, mas todos, que de alguma forma, contribuíram para que este caos de todas as matizes, se instalasse em Terras Brasilis.
    O diabo e seus seguidores, serão banidos da nossa amada pátria.
    Assim está escrito e assim será.

  37. cidadão

    Os cartões de crédito MILIONÁRIOS corporativos da república para pagamento de despesas pessoais, sem TCU, sem perguntas e sem ética: “remontam a questões estruturais de nosso sistema político. Isso só pode ser enfrentado com uma reforma”. Ora bolas isso é golpe dos comunistas nos cofres públicos! Eleição sem VOTO IMPRESSO 2016 é o quê? Vida longa aos PTralhas, na PAPUDA, um novo governo com o mínimo de HONESTIDADE não vai ter PERDÃO das penas judiciais aplicadas a criminosos PTralhas.

  38. Flávio

    Prezados Amigos…

    A grande indagação: quanto ainda teremos de suportar toda essa cafajestice…?

    Em que momento a “Voz das Ruas” irá ser ouvida e finalmente prevalecer…?

    Ora, pois, vamos aguardar as “Águas de Março”, porque as da “São Marco” já vieram, tudo levaram e nada foi feito…

    É triste, muito triste ter a plena certeza de que somos de terceira, quarta, quinta e quiçá de última categoria em relação a outros povos…

    Será porque somos ainda um “gigante muito dorminhoco”…Essa estrofe é emblemática e ao que tudo indica nos conforta para todo sempre nos “braços de Morfeu”!

    Que pena…

  39. cidadão

    O Brasil tem uma taxa de homicídios de 50.000/ano, ao menos meio milhão de pobres assassinados em 13 anos de PTralhismo cubano. O “ministro” ainda acha que só uma reforma política resolve…ele já deveria ter sido demitido há muito tempo.

  40. Milton Ribeiro

    Dar ouvidos a um incapaz é tripudiar em cima da razão. A melhor solução para não ouvir asneiras e bizarrices destes criminosos é não dar-lhes ouvidos. Se alguém citar para mim um ministro deste governo que seja um cidadão ético, com reputação e moralidade e que realmente use a influência da sua capacidade para administrar a causa pública, com todo perdão dos leitores, eu corto os meus ovos.

  41. Inides

    Eu nem imagino quanto rolou para esse impeachment ser barrado. Mas isso não aparecerá logo. Vai levar um tempo. Mas aparecerá e muitos ou todos ficarão de cabelo em pé.

  42. Chris/SP

    A propósito, seu colega de teclado, Felipe Moura Brasil, escreveu um ótimo post:
    5 GOLPES DE DILMA NO FIM DO ANO! Enquanto os brasileiros estão distraídos em férias.

    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/cultura/5-golpes-de-dilma-no-fim-do-ano/

    ACORDA BRASIL!!!!

  43. Marquês de Casca Fina

    Cardozo me dá canseira.
    Cardozo dá canseira em todo mundo.
    De tanto distribuir canseira, Cardozo deve ser um homem cansado, muito cansado.
    Cansado de estar ministro.
    Cansado de tudo e de todos.
    Cansado de ser Cardozo.
    O pior dos cansaços: o cansaço de si mesmo.
    Isso não tem cura.
    Tem desencarnação.