O reizinho destronado fugiu do tribunal. Mas não vai escapar dos defensores da lei

O parteiro do Brasil Maravilha, o Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos, o enviado pela Divina Providência para acabar com a fome, presentear a imensidão de desvalidos com três refeições por dia e multiplicar a fortuna dos milionários, o metalúrgico que aprendeu a falar com tanto brilho que basta abrir a boca para iluminar […]

lula marisa

O parteiro do Brasil Maravilha, o Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos, o enviado pela Divina Providência para acabar com a fome, presentear a imensidão de desvalidos com três refeições por dia e multiplicar a fortuna dos milionários, o metalúrgico que aprendeu a falar com tanto brilho que basta abrir a boca para iluminar o mundo de Marilena Chauí, o filho de mãe nascida analfabeta que nem precisou estudar para ficar tão sabido que já falta parede para tanto diploma de doutor honoris causa, o Exterminador do Plural que inaugurou mais universidades que todos os antecessores juntos e misturados, o migrante pernambucano que se nomeou Redentor dos Miseráveis, o gênio da raça que proclamou a Segunda Independência ao reinventar a Petrobras e descobrir o pré-sal, o maior dos governantes desde Tomé de Souza, quem diria?, agora recorre a truques de rábula para escapar de perguntas sem resposta sobre o triplex no Guarujá.

O campeão de popularidade que andou beirando os 100% de aprovação, o senhor das urnas capaz de eleger qualquer poste para qualquer cargo, a sumidade que em cinco anos ressuscitou a nação assassinada pela herança maldita, o pacificador do Oriente Médio, o estadista que dava pitos até em presidente americano e também por isso foi contemplado por Barack Obama com o título de Cara, o colosso que rebaixou a marolinha uma crise econômica planetária, o gigante predestinado a conquistar o Nobel da Paz e eleger-se por aclamação secretário-geral da ONU, o estadista que deixou o mundo boquiaberto com tanta clarividência, quem diria?, fugiu do tribunal nesta quarta-feira por falta de explicações que parecessem convincentes pelo menos aos ouvidos de um bebê de colo.

O SuperMacunaíma que escapou do Mensalão ainda não entendeu que, depois de tropeçar no Petrolão, despencou do elevador privativo do apartamento na praia das Astúrias e atolou num sítio em Atibaia. Alguém precisa dizer ao fundador de um Brasil imaginário que o país real se cansou de tanta ladroagem e está ao lado dos juízes sem medo e dos promotores altivos. Usando como laranja um deputado federal, a tropa de advogados homiziada no Instituto Lula raspou o fundo do tacho das chicanas e conseguiu adiar o encontro, em companhia de Marisa Letícia, com um representante do Ministério Público paulista. O investigado talvez até consiga livrar-se do promotor Cássio Conserino. Mas são muitos os homens decididos a aplicar a lei na terra arrasada pela corrupção, pela incompetência, pelo sectarismo ideológico e pela idiotia política.

O reizinho que se achava inimputável logo saberá que a condenação à perpétua impunidade foi revogada pela descoberta de safadezas pessoais e intransferíveis. Não há como terceirizar as bandalheiras que infestam o patrimônio imobiliário do Lincoln de galinheiro, fora o resto. O mito morreu. Há dois dias, Lula proibiu o Conselho Político do PT de tratar das maracutaias que o mantêm pendurado no noticiário político-policial. “Não aguento mais falar disso”, explodiu. “O Luiz Marinho vai lá em casa e só quer falar disso. Chego no Instituto para trabalhar e só falam disso. Não aguento mais”.

O Brasil decente é que não suporta mais tanto cinismo e tamanha cafajestagem. Aguente ou não, o palanque ambulante convertido em camelô de empreiteiro será obrigado a falar sobre isso e muito mais. O interrogatório foi adiado por alguns dias. Mas a hora da verdade chegou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    oswaldo

    Meus cumprimentos pelo correto tratamento dessa matéria,contudo, o assunto é desolador e o sofrimento não somente moral por esse desastre medonho cujo tamanho ainda hoje ninguém sabe, será por certo tão grande quanto o sofrimento material (desemprego, insegurança física, desconfiança, fome e miséria)-TUDO FOI CORROMPIDO.
    Para onde se olha há sujeira, roubo, cinismo, impostura tudo, sem exceção, nos anos de governo petista tudo foi mentira e comprometimento de “AUTORIDADES” vendidas a larápios incultos, inescrupulosos, audaciosos e ambiciosos.- Augusto, um século se passará em arrumar-se o país, se se conseguir, com muito trabalho e se a justiça se recuperar.- Meus parabéns pela garra.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Paranhos_ex_pt_e_nunca_mais

    Na foto ele pensa: vou tomar uma garrafa de 51.
    ela pensa: que homem culto, esta pensando em alguma fórmula matematica pra melhorar a economia do país.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Paulo Roberto Guedes

    Os doutores que assinaram um manifesto criticando a Operação Lava-Jato com o discurso de que estão defendendo interesses públicos e que o “Estado de Direito” está sendo ameaçado, é uma grande mentira. Nessa farsa, eles estão, na verdade, defendendo seus próprios interesses e tentando desacreditar toda a investigação que está sendo feita. Além de alguns dos signatários do manifesto serem advogados de muitos dos réus na Lava-Jato (como se dizia antigamente, contratados “a peso de ouro”), o que por si só mostra sua ‘parcialidade’, o documento acusa de forma genérica e sem provas.
    Eles estão, de fato, surpresos com a forma profissional, direta e sem medo, pelas quais os responsáveis da Operação Lava-Jato, no Ministério Público e na Polícia Federal, estão conduzindo o processo. Que, diga-se de passagem, com todo o respaldo e acompanhamento do STF. Ou será que todos estão em ‘conluio’? Os crimes foram cometidos e os advogados de defesa, mais do que ninguém sabem disso. Aliás, sabem muito mais do que isso. Além de tudo esse manifesto é, a meu ver, um desrespeito às autoridades jurídicas brasileiras. A quem interessa criar obstáculos e dificultar a realização de justiça?
    A desfaçatez dos petistas, do governo e seus advogados, frente aos diversos escândalos da Lava-Jato e outros, parece uma comédia, caso não fosse uma tremenda tragédia. Parece que eles querem transformar o Brasil num circo e, através de discursos vazios e truques ilusionistas, continuar enganando grande parte do povo brasileiro. Nunca, na história brasileira, tivemos criminosos tão “caras de pau” como esses.

    Curtir

  4. Comentado por:

    aluizio martins

    Alguém como nós estamos acompanhando uma das mais devastadora reportagem de um ex-presidente do Brasil, o mais corrupto e chefe de uma quadrinha criminosa que devastou a República e a Petrobras. Mas, e os coitados que não tem acesso as redes sociais, jornais e revistas, como saberão desses fatos? Leitores vamos arrumar uma maneira para que os miseráveis eleitores brasileiros tomem também conhecimentos desses fatos para que tenham uma opnião formada para saberem definir conscientemente seus votos nas próximas eleições, em todos os níveis, caso contrário esses miseráveis alienados continuarão acreditando nesse bando de oportunistas.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Assis Rondonia

    Aprecio a lucidez do jornalista Augusto Nunes e sua cultura indiscutível.
    Mas há que se levar em consideração que o Lula fez sim uma linda trajetória, isto também é indiscutível.
    O que veio a suceder uma vez no Poder foi uma avalanche de esfomeados do partido, gananciosos por vantangens. Morei e ainda moro em S.B. do Campo, embora viva na Cidade de Limeira em maior parte de minha vida. Estive no PT até 3 anos atrás.
    É triste e aborrecível haver se chegado a tal situação geral. Ao menos tem servido para pôr a nu o Rei e seus asseclas, valendo para PMDB, PSDB, DEM(PFL, UDR, Caiado, Kátia e outros ruins para o País).
    Contudo, é necessário ser intelectualmente honesto na emissão de uma opinião, de tal sorte que a sua produção literária/política, deve se ater aos fatos expressados pelo método marxista de análise, onde só os fatos em si devam falar.
    Nesse sentido, carece de ser denotado o tremendo apoio que possui o Lula nas Regiões do Norte e do Nordeste. E não sem razão de ser. Afinal, efetivamente houve progressos sociais, em que pesem os apontamentos de erros que ferem o Direito público, em especial o Direito Administrativo, com os quais não podemos e não devemos mesmo acatar.
    Lastimo havermos chegado à situação presente.
    Ilustre Jornalista Nunes, a imagem ou imagens transmitidas em seu texto, aprecio, mas reservo ao Direito de delas discordar respeitosamente.
    Assis Rondônia,
    Limeira, 14.abril.2016

    Curtir