Blogs e Colunistas

18/11/2009

às 17:43 \ O País quer Saber

Entrevista com FHC, 2° bloco: “Pactos com o diabo são perigosos. Às vezes ele ganha”

fhctotal1

“A impunidade é a mãe da corrupção”, lembra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso neste segundo bloco da entrevista exclusiva concedida a VEJA.com. Ele próprio ressalva que a frase não é original. Mas parece uma novidade extraordinária ouvi-la na voz de um político brasileiro. No paraíso da ladroagem impune, no grande viveiro de quadrilhas federais, só homens públicos honrados ousam dizer coisas que soam elementares em paragens civilizadas.

A preservação da honradez num país assolado pela corrupção o autoriza a afirmar, também, que “temos tudo da democracia, menos a igualdade perante a lei”. Ou a contestar a regra recentemente enunciada por Lula. ”Nunca fiz aliança com Judas”, discorda Fernando Henrique. Esse tipo de acerto conduz ao mensalão, exemplifica. Portador de um currículo sem parentesco com prontuários, o ex-presidente discorre sobre todos os temas invocados por adversários interessados em arranhar-lhe a imagem.

Nas cinco partes do segundo bloco, fala sobre o Proer, o Proesp, a emenda da reeleição, a versão da compra de votos, a nomeação de Renan Calheiros para o Ministério da Justiça, o Congresso que conheceu e o que hoje espanta o Brasil. Entre outras revelações históricas, conta que o governo do PT negou-se a examinar um acordo de princípios com o PSDB que, sem eliminar a fronteira que separa governo e oposição, garantisse a aprovação de projetos de interesse nacional.

Favorável à reeleição, aponta os riscos embutidos num terceiro mandato. Analisa o aparelhamento de fundos de pensão e empresas estatais por militantes partidários. Rememora a recuperação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, qualifica o PAC de peça publicitária e enumera algumas obras físicas de especial relevância concluídas durante seu governo. Milhões de brasileiros provavelmente ignoram, por exemplo, que Fernando Henrique inaugurou o gasoduto que liga a Bolívia ao Rio Grande do Sul.

Não foi pouca coisa, mas ele acredita que será lembrado por outros feitos ─ a vitória sobre a inflação, por exemplo. Talvez seja lembrado também por ter rejeitado a fórmula do vale-tudo. Pactos com o diabo são perigosos, adverte. “Às vezes, o diabo ganha”. Ultimamente, tem ganhado todas.

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

122 Comentários

  1. elia porto

    -

    17/12/2009 às 20:50

    Augusto, meus parabéns por oferecer ao povo brasileiro tão valiosa e esclarecedora explanação sobre os governos do FHC.
    Tenho grande admiração por pessoas inteligentes. A burrice é um problema neuronial, mas a ignorância é uma escolha lamentável. Não me refiro ao Lula pois o considero uma pessoa ínsípida, incolor e inodora.
    FHC, homem educado, polido, com uso correto de nossa língua pátria e quem não se apercebe que todas as suas palavras se resumem apenas em: “eu amo o Brasil e o povo brasileiro”.
    Existe um marco: Brasil pré-FHC e Brasil pós-FHC.
    Como Brecht dizia:”Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muitos bons. Porém há os que lutam toda a vida. Esses são imprescindíveis”. FHC é um imprescindível para nosso País.

  2. Thuya

    -

    26/11/2009 às 8:51

    Para cada um que insultar o Fernando Henrique, eu vou multiplicar por três o meu desprezo por Luís Inácio Lula da Silva.
    Essa turma devia estudar história, os mais novos por exemplo, para depois abrira boca e falar alguma coisa.
    Ficam repetindo a cantilena das zelites, do neoliberalismo, da cartilha-petista-socialista-comunista e muito provavelmente, nunca leram Marx, jamais leram o Manifesto, O Capital e Cia limitada. Eu estou cheia desse papo das “zelite”, do neoliberalismo, do imperalismo ianque.
    Gente nem o PT acredita mais nisso. Os partidos nanicos ainda levantam essa bandeira por falta de uma outra ideologia. Estão como na música do Cazuza: “…ideologia, eu quero uma pra viver.”
    Vão pra Cuba, vão trabalhar nos canaviais do Fidel e levem seus teólogos, seus freis Betos, Boffs, Chico e que mais se habilitar.
    Defende Hugo Chávez, então vá para a Venezuela. Vá ser miliciando, estão pagando alguma coisa.
    Brasil um país de tolos! Que acreditam nesse camarada patético, ignóbil, num tem Armani que dê jeito naquela figurinha.
    Vou pingar colírio alucinógeno no meu olho, já volto.
    Abraço, Thuya

  3. Fancis Souto

    -

    25/11/2009 às 16:58

    Gente!!

    FHC não é a cara dos brasileiros. É sim a cara de uma elite arrogante que só pensa nela.

  4. Pedrim

    -

    25/11/2009 às 11:36

    Saio gratificado pela escuta da entrevista com Fernando Henrique Cardoso… Que saudade de ter um lider máximo do País do qual tenho orgulho!!! Pela clareza de idéias, pela transparência que emana de seu dizer, pela lucidez e estilo analítico que transpira…
    Inclusive pelos equívocos pontualmente levantados, pelas decisões polêmicas, audaciosas. Ou seja, de alguém Humano, capaz de errar, capaz de admitir que a construçao de um País se faz com a soma das contribuições ocorridas (inclusive as hoje consideradas equivocadas), e que não tenta transmitir a idéia competidora de ‘quem fez mais’, ou ‘quanto um faz o que ‘nunc’antesnestepaís’ foi feito, etc, etc…
    Tenho orgulho de ter vivido uma fase importante de minha vida quando o presidente do País foi FHC.
    Parabéns pela entrevista, obrigado pela oportunidade.

  5. Costa Silva

    -

    25/11/2009 às 2:21

    34% ou 45% de rejeição, o detalhe é que com 21% sendo 20% de transferência do Presidente Lula, que por sinal tem trabalhado muito para obter este percentual, resta apenas a conquista de 1% por parte da Sra. DILMA.
    Brasileiros e Brasileiras, vamos votar pela alternância de partidos políticos no poder. PSDB e PT juntos somam 16 anos no poder e Ciro Gomes PSB é o único capaz de barrar PT e PSDB.

  6. Daniel

    -

    23/11/2009 às 17:32

    Paulo Murilo, logo quando ascendeu à Presidência, Lula teve que enfrentar uma maxi desvalorização do real, herança do nosso ex-presidente. O risco-país chegou a estratosféricos 2.443 pontos.

  7. Celio

    -

    23/11/2009 às 11:17

    Vamos dar uma passadinha superficial sobre os aspectos mais dicutidos de ambos, Lula e FHc:
    - o que deu certo no governo Lula foi apenas continuação do que FHC fez. E isto desde o primeiro mandato. O tal do “Fome Zero” não decolou nem mesmo com toda a classe empresarial fazendo de tudo pra ajudar.
    - atitudes polêmicas do governo FHC, como as privatizações, que estão dando ensejo até a uma pequena baixaria por aqui, foram feitas rigorosamente dentro do contexto da época e significaram uma grande mudança em tudo no país, com benefícios a longo prazo que estamos vivenciando ainda hoje.
    - a implementação do plano Real foi feita sem atitudes bombásticas, mas com muito trabalho pra convencer as pessoas de que o mercado se justaria paulatinamente à nova realidade.
    - a idéia recente da “bolsa-celular” é das mais absurdas formas de assistencialismo eleitoreiro que já se viu “nestepaíz”. Como as grandes realizações e Lula, seu efeito é a compra imediatista de votos, a distribuição de pão e circo à vontade. Ironicamente, são políticas que tem em comum com as de FHC as consequências a longo prazo. Só que as consequências serão péssimas, significarão um atraso que implicará a perda de pelo menos uma geração para compensá-las.
    - acho hipócrita falar dos conchavos da classe política da época de FHC como se fossem menos deprimentes que os de hoje. FHC se dava muito bem com ACM e outras criaturinhas podres que estão muito melhor pra nós agora, depois que partiram pra outras esferas.
    - no geral, com todos os prós e contras, FHC está muito acima disso que estamos vivendo hoje. Pena que o PSDB não esteja fazendo uma oposição de verdade. Merecíamos que estivesse!

  8. Marcos Silva

    -

    22/11/2009 às 16:37

    Fernando Henrique Cardoso

    Peço desculpas por todas as vezes que o xinguei na TV.

    Augusto,

    Muito , muito obrigado por essa entrevista, prestou um grande serviço à nação.

    Essa entrevista não pode ficar só no blog , não pode … tente fechar essa entrevista para a TV aberta o quanto antes.

  9. Ferrer

    -

    22/11/2009 às 1:01

    AUGUSTO

    Nunca ouve nestepaís um presidente com ministério da propaganda. Por isso recebi um folheto falando dos avanços na energia e se referindo a falta de atenção do inimigo mor neste setor. E hoje fico sabendo que é mais uma invencionice do deus deste país.
    PODIAMOS FAZER MUITO MAIS- tem que ser muito bom para admitir isto.
    Quantas estradas- parabens FHC.
    Que bom saber que o Brasil cresceu acima da média mundial no FHC e abaixo da média mundial no desgoverno , sendo que o tempo era + favoravel ao crescimento.
    Aqui está a grande MENTIRA da lululândia.

    ATÉ QUANDO????

  10. Ferrer

    -

    22/11/2009 às 0:44

    Augusto

    Que bom saber sobre a compra de votos tão alardeada pelos petralhas. Mentem….mentem….
    80% a favor? que maravilha e a oposição ficou com muita inveja.
    Este é o único presidente com ambições culturais: é o presidente da sala São Paulo e hoje está lutando pela cultura neste país.
    FHC- “Cada um é bom para um momento, não é para sempre. Penso que deve DAR ESPAÇO para outros.
    LULLA- suas prioridades são: Lula, ele próprio e si mesmo.(Veja)

  11. Ferrer

    -

    22/11/2009 às 0:14

    Augusto

    Falar com homem culto é maravilha.OBRIGADO FHC.
    Dr Fausto….. O diabo está dando pulos de alegria com a sua vitória.
    lullalá nem sabe o que é um projeto…….. metas………
    Como um iletrado vai saber organizar ideias? escreve-las?????? é pedir muito para a anta.
    O seu forte são as frases de efeito barato para impressionar os cumpanheiros.
    Alianças? só as que lhe FAVOREÇAM e jamais as que criam possibilidades de desenvolver programas com SOLUÇÕES inteligentes e não eleitoreiras.
    Setor mais atrazado está conduzindo este país?
    O MST que o diga pois está muito bem. Aqui no Paraná o Requião está convocando professores para lhes dar aulas e um dos itens da apostila é: “como invadir uma fazenda”. E a pedido do mulla vão fazer até companha para a dilminha.
    E nós? somos os eternos inimigos e assim estamos marginalizados pelo partido.
    FORA LULLA- VAI PARA O IRÃ COM SEU AMIGUINHO!!!!!!!

  12. Ferrer

    -

    21/11/2009 às 23:30

    Augusto

    Só quero completar a frase do comentário das 18:44

    Se FHC tivesse gastado no seu governo os MILHÕES EM PUBLICIDADE que o mollusco gasta com tanta desenvoltura, não teríamos este anarfa no poder.

  13. Ferrer

    -

    21/11/2009 às 23:22

    Augusto

    É muito triste, mas é verdade: O senado está dominado pelo esquadrão da corrupção.
    Chefe: é o mollusco da silva

  14. Júlia

    -

    21/11/2009 às 19:10

    Sempre que vejo FHC, lembro-me de Ruth Cardoso. Que mulher!

  15. Ferrer

    -

    21/11/2009 às 18:44

    Augusto

    Muitoooooo obrigadoooo.

    Vou comentar cada bloco, pois estão ótimos.

    Sobre o proer, nunca entendia muito a função e agora ficou claro. Os metralhas mentirosos, sempre acusam o FHC de proteger o banco da NORA (nacional) e imagine só,foi justamente o CONTRÁRIO- ele foi CORRETÍSSIMO.
    Seriedade e competência não falta ao FHC. Fez melhor que os EUA e Inglaterra.
    O proes eu nunca tinha ouvido falar, mas aprovei inteiramente na época,porque esses bancos estatais eram usados de maneira vergonhosa pelos políticos. E o baneser em São Paulo? Eu recebia por ele: o estado pagava quase o dobro
    do que viria para mim realmente,e o restante ficava para os safados.E o mulla era a favor?
    a favor do que? ???? esse CARA não quer o melhor para o país, mas sim o poder absoluto.
    CEF- ESTAVA PARADA? precisava sanear? ele o fez.
    BB- ENDIVIDADO? só os imundos petralhas, que adoram uma mentira, inventando a bel prazer falando em privatização, para, confundindo o povão, se perpetuarem no poder,
    Fundos de pensão controlados por um partido?? Acorda Brasil!
    Pronaf? parabens FHC.
    Posso falar com segurança que FHC é um grande ESTADISTA.
    Se ele tivesse gastado na época os MILHÕES que a anta gasta hoje, não estaríamos enfrentando esse desgoverno atual.

  16. ze

    -

    21/11/2009 às 0:34

    e uma vergonha o que faze os governantes brasileiro pagamos tantos importos e nao temos nada como retorno os hospital publico e uma calamida as estrada e so buracos

  17. Fernando

    -

    20/11/2009 às 23:51

    Há algo de inquestionável no governo FHC, muita coisa foi abafada, tomemos por exemplo…

    Outro querendo falar de filhos fora do casamento. Se petista fosse normal, taí um assunto que a companheirada evitaria depois do que fez o Collor com a história da Miriam Cordeiro, do Lula e da Lurian. Mas até isso eles botam na conta do FHC. De novo: não consegui ler uma única observação aproveitável nos comentários enviados pela turma. Esses caras ficam ruminando ressentimentos. Não conseguem ser felizes nem de vez em quando.

  18. Francisco

    -

    20/11/2009 às 21:22

    De fazer pacto com o diabo esse FHC entende, afinal passou, no mínimo, oito anos aliado ao Antonio Carlos Magalhães e toda a desgraceira que ele representava. Disso ninguém lembra.

    Sinto que você, coerentemente, acha o fim do mundo os abraços trocados por Lula, Sarney, Collor, Renan e o resto da turma. Está coberto de razão.

  19. Alberto

    -

    20/11/2009 às 19:55

    A eleição se aproxima e o embate é inevitável, aliás já acontece, e uma das possibilidades neste embate saõ as comparações de feitos e realizações, principalmente aquelas promovidas na maior parte da população brasileira, e ir por este caminho não seria prudente para a oposição, sendo assim, se faz necessário criar outras linhas de debates. Interessante esta estratégia de tentar de colar no lula a pecha de autoritário, será que vai colar? Ou será mais um discurso para alegrar os 10% da população “esclarecida”, “culta” e “civilizada” deste país?

  20. Aline

    -

    20/11/2009 às 18:11

    Ricardo,
    Companheira e bravateira deve ser a PQP, nãu eu. Voce não faz outra coisa além de distorcer as opinioes que nem são contrárias às suas. Foi isto que fez o PT ganhar duas eleições e vai ajudar muito agora na terceira (espero que não, meu Deus!). E você ainda vem com essa de falta de paciência e filtro?! Pouco civilizado é você, que mantém intacta a sementinha fascista que não suporta nem mesmo uma reflexãozinha dentro da mesma linha de raciocínio, vinda de gente que concorda com suas idéias! Incrível e fascistóide.Imagine se eu estivesse discordando!!
    Perdoe-me, Augusto, mas é impossível aceitar isto sem desabafar. No geral, concordo com todas as suas observações e com as desse cara também, mas de autoritarismo e censura eu já estou de saco cheio.

  21. J.Rocha

    -

    20/11/2009 às 13:47

    É possível dispor somente o áudio da entrevista (completa) para “download”?
    Grato

    Verei isso imediatamente. abraços, Augusto

  22. ricardo

    -

    20/11/2009 às 13:38

    e outra coisa, pra encerrar essa assunto sobre os benefícios das privatizações e como tudo se deu, sugiro aos descrentes que sigam a dica deixada pelo ex-presidente no primeiro bloco da entrevista…

    segundo ele, a documentação sobre o processo de privatização esta todo la no Instituto Fernando Henrique Cardoso e no Instituto Sergio Motta…

    se tiverem alergia ao ambiente, peçam a um amigo vacinado para que faça essa pesquisa pra vocês…

    não sei qual eh o critério para se ter acesso a documentação para pesquisa – alias, nem sei se isso eh possivel – mas vão la e se informem…

    e de quebra, sigam outra dica dele e pesquisem também nos arquivos do Congresso os discursos inflamados da oposição da época, contra todos os projetos que o governo do ex-presidente propôs…

    alias, deveria haver um blog dedicado somente a recuperar os discursos BRAVATEIROS da oposição petista, segundo o próprio presidente da republica atual e dono do partido da estrela solitária…

  23. ricardo

    -

    20/11/2009 às 13:24

    po, Augusto…

    a Aline 10:02 passou no filtro que você disse que iria estreitar….rsrsrs

    puxa mais a corda ai porque eu não vou perder mais tempo em explicar pra pessoas como ela a importância da privatização para o país…

    eh enxugar gelo…

    agora ela esta comovida com os empregos perdidos a época da privatização da Vale do Rio Doce…

    mas curiosamente não celebra o incremento substancial e COMPROVADO na quantidade de funcionários que hoje a Vale possui…

  24. Alessandro

    -

    20/11/2009 às 11:29

    Estas entrevistas nos põem de frente pro abismo que se abriu no país depois que a corja de “ratos magros’ , assumui o poder. Não estou dizendo que FHC só fez coisas boas e certas, longe disso,infelizmente. Mas não dá pra comparar! O nível atual é baixo demais. Ví uma entrevista com um sujeito na rua, outro dia, que disse que o FHC ao sair do governo tinha ido pra Europa , e o Lula estava deixando o povo “morder um pedacinho” também. Precisa de exemplo melhor que este?!
    Alguem aí não entendeu?

  25. Berto

    -

    20/11/2009 às 11:07

    Sem proselitismo, retóricas ou maneirismos, FHC prestou contas à nação. Típico de gente não tem os neurônios em forma de gargalo. Esta entrevista deveria ser exibida na TV aberta para que o povão visse que o Brasil não é apenas uma idéia na cabeça e um copo na mão. O jeito então é viver a vida e continuar aturar o poder paralelo que tomou conta do país, não é?

  26. Aline

    -

    20/11/2009 às 10:02

    Ao Ricardo: não chore de emoção pelos patriotas que se lembram do patrimônio público, não, Ricardo. Nós é que choramos por gente como você. Esta patriota aqui, pelo menos, reconhece muito bem o avanço que as privatizãções deram ao país, sabe muito bem a diferença de arrecadação que a Vale tem agora, em relação ao período anterior, mas sabe também do descaso e do desrespeito que as privatizadas tiveram com o que foi feito com nossos impostos, inclusive o seu, e do que foi feito com os empregados. Feito por empresas como a Telefônica, por exemplo, que tem 40000 empregados na Espanha e pouco mais de 4000 no Brasil para atender muito mais clientes. É só isso que eu, “patriota” consigo enxergar e gente como você, não!

  27. Gino/SP

    -

    19/11/2009 às 23:46

    Muito bom, quando acabar a série monta um filme com o título:

    “FHC o eterno pai do Brasil”

    E manda passar em 500 salas pra ver se o povo, zumbizado pelo pai de santo luLLa, acorda antes que seja tarde.
    Vai sairr baratinho, nem precisa do patrocinio suspeitissimo de empresas bajuladoras do governo e nem de produção cinematográfica com orçamento como nunca antes neste país.
    Com o Augusto, FHC e uma câmera dá para mostrar ao povo como o Brasil saiu do buraco para ser o que é hoje.
    O povo vai descobrir que FHC é o presidente que nunca houve antes na história deste país.
    Se precisar fazemos uma arrecadação aqui pra pagar as cópias.

    Parabens Augusto pela iniciativa, vendo FHC falar começo a me sentir cidadão novamente.

  28. Luis Roberto

    -

    19/11/2009 às 19:44

    Sr.Augusto Nunes
    Será que o presidente atual aceitaria ser entrevistado por vc.????
    Em caso delle aceitar, será q.aguenta responder sem apelar, sem ofender, sem cuspir, sem levantar a mão, sem ameaçar de ir embora, sem assessor e de cara limpa.
    Será q.elle(lulla) é homem prá isso??????

    Já encaminhei há quase um mês o pedido de entrevista, caro Luis Roberto. Está protocolado na Secretaria de Comunicação Social, o ministério do Franklin Martins. abraços, Augusto

  29. Marco Silva

    -

    19/11/2009 às 19:20

    Em primeiro lugar, mal posso esperar para ver a conclusão da entrevista.

    Em segundo lugar, fico MUITO triste em ver o presidente que tínhamos e o que temos. Um presidente que cometeu erros e os assumiu. Um estadista no sentido maior da palavra.

    Em terceiro lugar, o PSDB deve ser extinto por não trazer ao povo todas as obras e realizações do, na minha opinião, maior presidente que o Brasil já teve. É MUITA INCOMPETÊNCIA do partido!

    Por fim, QUANTO diferença para o que está aí hoje….

  30. Francisco

    -

    19/11/2009 às 19:13

    Impressionante esse retrato do Suplicy captado no Sanatório Geral. Na Europa e Estados Unidos, dizem que a Esquerda caminhou para a direita e a Direita despencou no hospício. Aqui, continuamos com essa esquerda de caducos, trucidadora dos fatos.

  31. Robert

    -

    19/11/2009 às 18:58

    Na entrevista, FHC diz que os ministérios mais importantes, como Fazenda, Saude e Educação ficaram nas mãos de gente competente do partido, citando Paulo Renato e Serra, e que os ministérios menos importantes foram ocupados por indicações dos partidos aliados e conduzidos sob supervisão.

    Renan Calheiros foi Ministro da Justiça no governo FHC na cota do PMDB. Segundo FHC, Renan ficou por pouco tempo devido a um desentendimento com Mario Covas.

    Vamos ver se entendi: “A impunidade é a mãe da corrupção”, mas o Ministério da Justiça era menos importante. Certo.

  32. Ley

    -

    19/11/2009 às 18:57

    Lendo alguns comentários jocosos e invejosos, apenas reforça o que sabemos de nós mesmos, somos ingratos e sofremos de amnésia crônica e crítica.
    Nenhum Presidente será o Sr. da Pátria. Isso é pura utopia e demagogia.
    Porém, devemos uma imensa gratidão e respeito ao nosso eterno e querido Presidente FHC, por sua ousadia, por não se preocupar com populismo barato, pornos devolver a dignidade e o orgulho de sermos brasileiros.
    E à nossa querida e saudosa Ruth, uma primeira-dama de muita classe e estirpe, que foi precursora do programa social Fome Zero.
    Se um dia encontrar-me com a pessoa física do Presidente FHC darei-lhe um abraço repleto de admiração e gratidão.

  33. Leonardo Scartezzine

    -

    19/11/2009 às 18:54

    Obrigado Nunes,
    Ouvir voce e FHC neste momento nos traz a agradavel sensação de suporte moral, raciocínio e lucidez em meio a tanta turbulência e barulho de um momento de política ordinária,baixo nível. Me senti bem. Poderia ficar melhor se FHC fosse nosso presidente novamente.

  34. Maria Helena Pereira

    -

    19/11/2009 às 18:34

    Fica provado que FHC fez muito mais pelas pessoas humildes do que o chamado “pai dos pobres”. Ética, honestidade, seriedade e lealdade: estes são os valores que a personalidade de Fernando Henrique dá de exemplo às famílias brasileiras.

  35. Jean Piaget

    -

    19/11/2009 às 18:20

    Excelente trabalho!

    Por favor, informe quando teremos a continuação desse depoimento importante.

    Grato!

    Caro Jean, o terceiro e último bloco entra amanhã, sexta-feira. Também é dividido em cinco partes. abraços, Augusto :)

  36. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 17:49

    ALERTA !
    AUGUSTO…ISTO É GRAVE !!
    QDO. UM EXERCITO DINAMITA ONTES NA FRONTEIRA DE OUTRO PAIS É PORQUE…

    Colômbia diz que Venezuela destruiu duas pontes na fronteira

    REUTERS
    Tamanho do texto? A A A A
    BOGOTÁ – A Colômbia denunciou nesta quinta-feira que militares venezuelanos destruíram com explosivos duas pontes de pedestres na fronteira binacional e classificou o ato como violação à lei internacional em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre os dois países.

    O ministro de Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, disse que os militares ativaram explosivos a partir de território venezuelano, perto do município de Ragonvalia, no departamento de Norte de Santander, e deixaram sem ligação vários residentes da região que utilizavam as pontes.

    “(Homens) uniformizados que chegaram em caminhões do lado venezuelano, aparentemente pertencentes ao Exército da Venezuela, localizaram duas pontes de pedestres comunitárias que unem as comunidades de ambos os lados, pontes civis (…) e dinamitaram essas duas pontes do lado venezuelano”, declarou Silva a jornalistas.

    “Esta ação representa uma violação à lei internacional, à lei humanitária, é uma agressão contra os civis”, acrescentou o funcionário.

    (Reportagem de Luis Jaime Acosta)

  37. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 17:48

    FHC E AS PRIVATIZAÇÕES ?

    FOI A MELHOR COISA DAQUELE GOVERNO !

    PRIVATIZOU ? GRAÇAS A DEUS !!!

    SE HOJE TEM TELEFONE EM MENOS DE 24 HORAS NA CAA DE QUALQUER UM E SE QUALQUER UM HOJE TEM CELULAR, DEMOS A ELE !

    JÁ O PREÇO DISTO…

    …BOM, ELE SÓ ERROU EM DEIXAR A PETROBRÁS QUE AÍ ESTA “PETIZADA” TORNANDO-SE UMA, PETEOBRÁS !!

    FHC É SIM UM HOMEM ACIMA DA MÉDIA, PREPARADO E TUDO MAIS E NOS AFASTOU DA UMA CRISE QUE VINHA DESDE SIR NEY, O POETA EMPREGADOR !!

    NO ENTANTO MANTENHO AS MINHAS CRITICAS A ELE EM OUTROS “SETORES”…

    NO MAIS, NAO ME RECORDO DE UM PRESIDENTE QUE TENHA ATRAIDO MAIS DO QUE QUAKLQUER OUTRO O ÓDIO DA MIDIA ENGAJADA NAS REDAÇÕES VARIAS !

    A PAGINA VERGONHOSA DO JORNLAISMO PETISTAS NOS JORNAIS DE GRENDE CIRCULAÇÃO COMEÇOU A FICAR EXPOSTA ALI !!

  38. AJS RJ

    -

    19/11/2009 às 17:32

    Augusto, excelente entrevista.parabéns.

    FHC 10. O APEDEUTA, O NOVO BURGUÊS DO DINHEIRO ALHEIO 0.

  39. Robson

    -

    19/11/2009 às 17:01

    Veja o que Claudio Humberto publica:

    Só se você quiser que eu publique o que o Claudio Humberto já disse sobre o Lula, a Miriam Cordeiro e a Lurian.

  40. Mané

    -

    19/11/2009 às 15:57

    Luis Carlos
    A explicação do porque dos candidatos não quererem a Companhia do FHC se deve ao fato de que a maioria do povo, como em Roma, quer pão e circo. À maioria do povo não interessa os percalços da era FHC, que foram muitos, tais como a crise da Ásia, crise da Rússia, crise da Argentina, crise do Itamar. Só vê para onde caminham as coisas; de 2003 a 2008 foram os melhores anos da economia mundial, só vento a favor, e temos um presidente que não trabalha, mas que não sai do palanque.
    Quais as reformas que o Lula fez, inclusive promessas de campanha? Previdenciária, fiscal, sindical e trabalhista? Nenhuma.
    É sempre assim: alguém atua nas estruturas, e outros colhem os louros.

  41. Anouk

    -

    19/11/2009 às 15:13

    Oi Augusto,

    Ótimas perguntas!

    A propósito, você mandou muito bem ao mencionar a fraqueza do PSDB como oposicao. Desgosto total; né?

    Eu tenho o maior orgulho de ter votado duas vezes no presidente Fernando Henrique. Aliás, nunca votei em outro.

  42. Mario Arone

    -

    19/11/2009 às 15:09

    A história fará justiça a FHC e também à Lula. Todo homem tem qualidades e defeitos FHC os tem, Lula também, mas no atual momento só penso que Lula tem mais defeitos que qualidades. Os governos certamente poderiam ser comparados, um foi o começo o outro a continuação, na parte economica, mas já em outra frentes, um ajudou a consolidação da democracia, o outro investe contra, um exibia debate político em torno de idéias, o outro forma maioria com compra de votos, um preparou o Brasil para o momento que vivemos, o outro tungou tudo como se fosse obra sua, mente dia e noite e faz 86% dos analfabetos condicionais acreditarem na sua versão, versão essa que dá conta que o Brasil nem existia antes dele, melhor que nem D’us existia.

    Minha esperança é que realmente a história faça a devida justiça, se a democracia não solopar nas mãos do atual e a estórinha deles se tornarem a história oficial.

    Tivemos Getúlio golpista, ditador, meio nazista, temos o outro que o admira muito, ambos retrocessos ao Brasil, mas um saiu da vida para entrar para a história, o outro, ah quem sabe? Outra esperança minha !

    Augusto quero lhe fazer um elogio de bate pronto. Gosto muito da sua coluna porque sempre há interação entre o eleitor e o escrevinhador, isso é um feedback que nos faz voltar sempre.

    Abraços Fraternos

    Mario Arone

    Grato, amigo. abração, Augusto

  43. Alexandre Fonseca

    -

    19/11/2009 às 14:41

    Sugiro que seja adotada uma nova regra: de agora em diante, quem criticar FHC por causa das privatizações terá que explicar tintim por tintim o seu argumento. É um saco ter que aturar essas pessoas que, sem mais nem menos, introduzem numa conversa civilizada o seu raciocínio prêt-a-porter favorito: “E as privatizações, hein?”, como se estivessem dizendo “E o massacre dos nhambiquaras, hein?” e a mera menção fosse suficiente. Pois que expliquem. Quando me vêm com esse lero-lero de que, embora tenhamos combustíveis caros e de baixíssima qualidade, ao menos a Petrobrás “é nossa”, gosto de perguntar: como exatamente? Ela te dá desconto na bomba? Divide os lucros com você? Manda cartão no seu aniversário?

    Certíssimo, Alexandre. Vou estreitar o filtro. abração, Augusto

  44. ricardo

    -

    19/11/2009 às 14:27

    e outra coisa, eu DUVIDO que naquela época, se perguntassem para 10 patriotas desses tão preocupados com o patrimônio publico, o que era a Vale do Rio Doce e que tipo de atividade desempenha, a maior parte deles soubesse responder a questão…

    entre dez, onze não saberiam…

  45. Valerio

    -

    19/11/2009 às 14:16

    Como gostaria que o Brasil tivesse a cara do Sr. Fernando Henrique Cardoso, mas infelizmente a cara é do Lula mesmo….

  46. ricardo

    -

    19/11/2009 às 14:09

    realmente eu choro de emoção quando vejo tantos brasileiros preocupados com o tal “patrimônio publico”…

    refinaria da Petrobras, na Bolívia, não parece fazer parte desse patrimônio publico que tanto comove essa gente…

    e olha que na privatização do governo Fernando Henrique entrou, digamos, “algum dinheirinho” para os cofres públicos, coisa que no caso das refinarias abocanhadas pelo governo boliviano, o único beneficio que entrou para os brasileiros tão zelosos com o patrimônio publico foi uma cenoura pra fazer dela o uso que bem entenderem…

    nem os dados mais do que concretos sobre o beneficio que foi a privatização da Vale, por exemplo, convence essa gente…

    você mostra os dados, provas concretas do beneficio que a Vale teve com a privatização mas não adianta, não da pra fazer essa gente entender que três eh maior que dois…

    nem a hesitação notória do petismo em reestatizar a Vale convence essa gente…

    a matemática companheira obedece a uma lógica ímpar…

    ps.: ah, e o governo companheiro, sempre tão justo e próximo do povo, acabou de avisar que vai VETAR a dissolução do fator previdenciário.

  47. Alexandre Fonseca

    -

    19/11/2009 às 13:44

    Ao Bocatto: é compreensível, embora eu discorde, que seus valores morais o impeçam de votar em candidatos que não têm vida familiar impecável. Mas é incompreensível que você aplique essa regra retroativamente. Então o sujeito reinventou o Brasil, fez mudanças históricas contra tudo e contra todos (como a Lei da Responsabilidade Fiscal, que por si só já inscreve FHC na galeria dos grandes presidentes), deu início a um processo civilizatório essencial (infelizmente interrompido pelo PT), deixou uma obra grandiosa, mas tem um filho fora do casamento; logo, não vale nada? Se aplicássemos esse mesmo critério, digamos, a todas as grandes personalidades da humanidade em qualquer área, sobraria muito pouco da nossa herança coletiva: apenas um punhado de medíocres de moralidade ilibada.

    A menos, é claro, que você considere FHC um presidente medíocre. Nesse caso, pelo que conheço de suas intervenções na Internet e de sua coragem ao expressar suas opiniões, suponho que você simplesmente diria isso com todas as letras (maiúsculas), em vez de desperdiçar o seu e o nosso tempo com ridículas historinhas de alcova, não?

  48. Aline

    -

    19/11/2009 às 13:26

    Só pra concluir o que comecei no comentário anterior: se FHC deu as empresas estatais para a iniciativa privada, Lula, ao contrário do que o PT pregou durante tantos anos, ratificou essas doações quando extinguiu a RFFSA dizendo que o patrimônio dela era de 12 milhoes. Esse valor não paga nem o edifício-sede da RFFSA no centro do Rio ! Nesse ponto, os dois são “farinha do mesmo saco”.

  49. Aline

    -

    19/11/2009 às 13:17

    Estamos tão mal, num nível tão baixo em termos de representação política, que só de ver um sujeito com postura de gente já dá uma certa saudade de outros tempos. E olhe que acho que FHC fez grandes m… que muitos elogiam, sendo a maior delas a forma como foram conduzidos os processos de privatização. Poucos se lembram que as avaliações das empresas que foram privatizadas foram verdadeiras piadas de mau gosto com o patrimônio público. Na verdade, pagaram pra iniciativa privada ficar com as empresas. Tá certo que ficaram muito lucrativas etc e tal, mas isso não justifica a doação do patrimônio da forma como foi feito. .

  50. Leonardo dos Santos Pereira

    -

    19/11/2009 às 12:58

    AÍ ESTÁ UM ESTADISTA. Viva o caráter, a elegância, o verdadeiro senso de justiça. Fernando Henrique mostra a diferença entre ser um gentlemen da política e um Pai do Povo, como o populista Lula.

  51. BETHS

    -

    19/11/2009 às 12:43

    O que mais me espanta é ver que há tanto material com que a oposição poderia legitimamente se armar e ninguém faz nada. NINGUÉM vem a público mostrar ao povo os fatos que eles desconhecem. Ninguém defende as conquistas do governo passado. Onde há oposição no Brasil?

  52. ricardo

    -

    19/11/2009 às 12:43

    hummm…baixou uma chuva de petralhas por aqui, eh?

    todos tentando fazer comentários civilizados – o que deve ser uma tortura pra essa gente – só pra tentar passar na peneira…

    ficaram incomodados com algumas verdades reveladas por Fernando Henrique e com os muitos comentários elogiosos e de apoio a figura do ex-presidente…

    eles não se contentam com um filme inteirinho contando a historia (ao menos um lado da historia) do seu ídolo e tem que vir aqui encher a paciência por causa de uma simples entrevista…

    a quantidade de comentários apoiando Fernando Henrique certamente assustou a cambada…

    não sabiam que o ex-presidente tinha tantas “viúvas”, como eles gostam muito de dizer…

    e há mais “viúvas” do que os que aparecem aqui, pois são muitos os que lêem, concordam mas não se dispõem a deixar um comentário…

  53. anônima

    -

    19/11/2009 às 12:40

    Repetiria aqui o meu comentário sobre o primeiro bloco. Só acrescento o meu prazer e dedicação em ler todos os comentários que, de modo geral, mostram o quanto você agrega pessoas interessantíssimas! E rio muito dos seus.Excelentes! Um abraço, Becky

  54. BETHS

    -

    19/11/2009 às 12:40

    Lilian,
    Você mostrou que é hábil para fazer frases de efeito. O problema é que, para fazer efeito, a frase precisa conter VERDADE. O que não é o caso.
    Sua frase de (d)efeito é ôca, vazia, pois o que tenta disseminar não é verdade e vc não apresenta argumentos para justificar a tolice dita.
    …Hummm… ou seria apenas a proverbial ignorância (nos dois sentidos da palavra ignorar) da história, tipicamente petralha???

  55. Téia

    -

    19/11/2009 às 12:25

    Fernando Henrique deu um norte no país , fez uma limpa geral na
    bagunça em todos setores e democraticamente passou o governo
    para o pt ( pérolas aos porcos ) e elles conseguiram transformar o
    país nestes quase 8 anos , decadente em TODOS os poderes
    constituidos , tornando a moral e a ética profundamente elástica .

  56. HMSB

    -

    19/11/2009 às 12:21

    O de que mais gosto nesta entrevista do Fernando Henrique Cardoso é ter a oportunidade de ver falar um político com idéias tão claras e um verdadeiro amor pelo país. Obrigada, presidente! (sim, Presidente!)

  57. AMüller

    -

    19/11/2009 às 12:15

    Na questão honra politica são todos iguais, em outros pode-se até haver pontos divergentes. Foi uma pena para todos nos estes pactos ….

  58. AMüller

    -

    19/11/2009 às 12:05

    O pacto com o demo não foi feito apenas neste governo. Todos pesaram que seriam mais forte do que ele e que bastava bons princípios para derrotá-lo. Besteira todos caíram na labia do chifrudo e se deram mal. Parecia até partida de futebol, cada um dos líderes das “esquerdas” pegaram alguns diabinhos e dividiram para jogar. Foi triste ver que não há mais “santos” nesse jogo. Orgulhem-se de ter posto uma pá de cal no futuro desse País. Tudo em nome do pragmatismo politico. É uma pena depois de tantos anos de ditadura ….

  59. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 11:55

    O CELSO RUSSOMANO SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO, DIZEM…

    EU NAO CONHEÇO O CARA E DEPENDO DE VOCES JORNALISTAS PARA ME AJUDAR A FORMAR UM JUIZO DE VALOR E POR ISTO MESMO, BUSCO GENTE ISENTA COMO VOCE PARA ISTO !!

    SO NA PROPAGANDA POLITICA NAO DÁ PRA ACERTAR O VOTO…

  60. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 11:36

    PERDAO SEU AUGUSTO, MAS COM TODO RESPEITO, NAO É “ESCROTIDAO” NAO !

    NO BRASIL, OS JORNALISTAS SE SAEM MUITO COM ESTA HISTORIA DE ‘VIDA PRIVADA’…NOS EUA, SE ANALISA SIM A VIDA PRIVADA DO CANDIDATO !

    EU POR EXEMPLO NAO VOTO NO SERRA , MAS NAO DEIXO DE BATER EM PETRALHA QUE O ACUSA DE “CORRUPTO”…NÃO HA UM SÓ ESCANDALO FINANCEIRO QUE VENHA DO GOVERNO SERRA E ATE PROVA EM CONTRARIO É SIM UM GOVERNO DE UM HOMEM HONESTO E CUJA VIDA FAMILIAR, ME AGRADA !

    LEMBRA-SE DA XUXA DANDO NO SERRA QUE A CRITICOU POR SER ‘MAE SOLTEIRA” ?

    E EU ACHO QUE O SERRA ,ALI , TINHA RAZAO…

  61. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 11:32

    Ô DI CESARES…

    ” DI CESARIS disse:
    19/11/2009 às 9:54
    as pessoas que lhe batem palmas são pessoas conservadoras,elitistas.”

    …SO CONSERVADOR, DE DIREITA E “ELITISTA” E TENHO DOIS COMENTARIOS AQUI , NESTE MOMENTO SOBRE O FHC E SEU OUTRO FILHO (MAIS UM !) QUE O AUGUSTO NAO LIBERA !

    E AÍ ?
    QUAL É O SEU CRITERIO AGORA SEM A IDEOLOGIA NO MEIO ?

    Boccato, meu caro, não vou perder tempo com quem acredita no Cláudio Humberto.

  62. Luis Carlos

    -

    19/11/2009 às 11:31

    Caros comentaristas: se o Fernando Henrique é verdadeiramente esso poço de sabedoria, porque será que seus correligionários, inclusive o Serra e o Aécio, não querem vê-lo passando nem perto de seus palanques eleitorais?

  63. Ricardo

    -

    19/11/2009 às 11:07

    Essa entrevista poderia ser feita em conjunto com o Lula.

  64. Camila

    -

    19/11/2009 às 10:59

    De Lula, FHC entende.

  65. Erick

    -

    19/11/2009 às 10:58

    Essa série de entrevistas esclarece muita coisa que aconteceu nos dois mandatos de FHC. O problema é que não haverá qualquer ressonância. Pois, o que colaboraria para se compreender o Brasil como país em desenvolvimento seria uma série de estudos com esses fins, ou seja, compreender o que foi feito para dar prosseguimento. Porém, o papel de dar compreensão aos fatos é dos intelectuais e nós sabemos muito bem que nossos intelectuais são pessoas incapazes de enxergar um palmo a frente de seus narizes( com exceção de pessoas como Fernando Henrique e outros pouquíssimos). Em que isso resulta?

    1)- Todos os livros que vão para as escolas são contra o liberalismo , são escritos por petistas, dentre outros esquerdistas( os nossos supostos intelectuais);
    2)- Eles somente visam o aumento de salário. Pois, sou formado em uma Universidade Federal e conheço bem a vagabundagem de muitos professores, os quais se assemelham a Lula, inclusive intelectualmente. A cadeira de docente é vista apenas como fonte de renda;
    3)- O funcionalismo público é esquerdista e Lula soube exatamente lidar com eles, dando-lhes aumento, mesmo que de pouca significância. O que no contrapeso político faz com que qualquer obra ou conquista do gorveno anterior pareça falsa ou tão, ou mais fraudulenta que o mensalão lulista. Pois, em qualquer discussão essas pessoas repetem ou gritam o mesmo “argumento” contrário a FHC, indefinidamente.

    Resumindo, quem entende o que FHC disse na entrevista são apenas poucas pessoas de boa formação acadêmica e que conhecem o primeiro mundo. No mais, mesmo pessoas estudas, as quais não conhecem um país desenvolvido, irão ter que passar pelo carma petista e se assim for a vontade de “Deus” compreender o que se deve mudar no Brasil. Caso contrário, contituaremos como estamos.

    P.s.: Gostaria de lembrar que hoje a União Européia elege um presidente, com mandato de dois anos e meio, para o bloco. E queria atentar também para a formação de um G3(EUA, UE e China). Isso mostra que a lidernaça dos BRIC’s defendidada pelo Brasil na rodada de Doha, e que foi sabotada pela prória India, ou seja um dos membros dos BRIC’s, não passou de uma farsa, montada pelos petistas e pela ineficiente diplomacia brasileira. Quem seria incocente ao ponto de acreditar que o Brasil poderia liderar países um grupo de países como China, Rússia e India. Pois, BRIC’s não passa de um conceito usado pelo Galdman Sachs, do qual o PT se apropriou para fazer sua politicagem. Gostaria de saber onde está o prestígio externo do presidente Lula.Talvez no exterior, do planeta

  66. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 10:56

    E COMO PROFISSIONAL DE IMPRENSA QUE ÉS, COMPREENDO QUE NAO FAÇAS “CERTAS PERGUNTAS” NAO APENAS A FHC MAS TBEM A TODOS OS OUTROS…

    NO ENTANTO…

    AUGUSTO, JÁ O CIDADAO QUE VOTA NO HOMEM PUBLICO, PERDAO, SEJA ELE QUAL FOR, TEM SIM O DIREITO A CERTAS INFORMAÇÕES DA VIDA PESSOAL DO TAL HOMEM PUBLICA PARA QUE POSSA FORMAR SEU JUIZO PESSOAL DE VALOR QUE TBEM CONTA NA HORA DO VOTO !

    EU NAO VOTARIA EM UM ASSASSINO OU TRAFICANTE…MAS TBEM NAO VOTO EM QUEM TRAI A SANTIDADE DO CASAMENTO !

    EU…

    SE OSO OUTROS NAO LIGAM PRA ISTO, AÍ MINHA OPINIAO TEM A SUA REAL DIMENSAO, OU SEJA, NAO IMPORTA A NINGUEM ,MAS SÓ A MIM E AO MEU JUIZO E DECISAO DE VOTO !!

    ABRAÇOS

    BOCCATO

    Não faço perguntas escrotas a ninguém, Boccato. E você não precisa das respostas. Já sabe que vai votar contra antes de ver qualquer entrevista. abraços, Augusto

  67. PAULO BOCCATO

    -

    19/11/2009 às 10:53

    RAPAIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…

    MAS COMO SOU DESINFORMADO SEU AUGUSTO !

    JUSTO EU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????????????????

    Caro Boccato: vai ver a origem da notícia. A fonte está proibida de aparecer aqui. abraços, Augusto

  68. MOURA DA SILVA

    -

    19/11/2009 às 10:26

    Ao ilustre Ex-Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO imputo apenas um erro, aliás, um erro gravíssimo: EM SENDO UM ESTADISTA DE VISÃO DE FUTURO, NÃO TER ORIENTADO AS MASSAS MENOS ESCLARECIDAS, A FIM DE EVITAR ESSA ENGANAÇÃO DO PRESENTE. Os mais pobres, num futuro próximo, acordarão.

  69. olha ai

    -

    19/11/2009 às 10:23

    Porque este meio de cuminicação tira as criticas feitas ao FHC e mantem as feitas ao atual governo Lula. PARCIALIDADE. SAUDADE DO QUE?

    Por que este “meio de cuminicação” faz isso? Deve ser preconceito com idiotas.

  70. Francis

    -

    19/11/2009 às 10:18

    Precisamos exercitar nossa intelectualidade para evitar os enganadores.

  71. Jeferson Silva

    -

    19/11/2009 às 10:08

    O governo atual e ofendido como corrupto, coisa que existe desde que me conheco por gente sobre mensalão parece que…

    É pior que o Lula em português, acha corrupção coisa normal, não acredita no mensalão e quer escrever aqui? Tente o blog da Dilma.

  72. Edilson Romcy

    -

    19/11/2009 às 9:54

    Atirar pedra no telhado do viznho depois de deixar o cargo e muito comodo.

  73. DI CESARIS

    -

    19/11/2009 às 9:54

    as pessoas que lhe batem palmas são pessoas conservadoras,elitistas.

  74. franklin

    -

    19/11/2009 às 9:34

    A maior mágoa de FHC, é ver…

    …interrompido pela vírgula entre o sujeito e o verbo.

  75. cirineu

    -

    19/11/2009 às 9:21

    Tenho um irmão mais velho. Político como eu. Ambos fomos eleitores de FHC. Deslumbrado com o canto da sereia dos PeTralhas, dizia que os dias não passavam para chegar o fim do governo FHC. Hoje, arrependido, reconhece que cada dia do governo do Lulla da Silva é uma eternidade. Está decepcionado, como milhões de eleitores que seguiram as idéis dos marqueteiros ao elegerem a quadrilha petista. Agora, mais ainda, quando FHC abre a boca, de forma sincera e corajosa ele reconhece que o Brasil era feliz e não sabia e chega a reproduzir a seguinte pilhéria: “Uma fervorosa militante do PT colocou os nomes em seus trigêmeos de Lulla, Petê e Brasíl. O marido metalúrgico ligou do trabalho para saber notícias dos filhos: Estão todos bem – disse a militante. O Lulla brincando com seu aviãozinho, Petê quietinho mamando, só o Brasil é que está todo cagado…” . Resumindo, a inteligência, a competência, a educação e cavalheirismo de FHC não o deixou falar desse governo apenas essa pilhéria.

  76. Abraao Xavier Batista

    -

    19/11/2009 às 9:10

    Car Augusto,

    Gostaria de saber como posso conseguir uma cópia completa de toda entrevista com FHC.
    Se possível peço enviar por email.

    Grato,
    Abraão Xavier

    Não vai ficar nada fora, caro Abraao. Com o bloco de amanhã, teremos a entrevista na íntegra. A edição só tirou redundâncias e pequenas gorduras. abraços, Augusto

  77. Mário

    -

    19/11/2009 às 8:45

    Eu avalio que uma das piores coisas nunca dantes acontecidas nesse país, foi a derrota de Lula para Collor em 89. Ficamos privados do PT “puro sangue” e de um governo verdadeiramente popular, revolucionário e que não seria guiado pelos “interesses do grande capital”.

    Infelizmente, a estabilidade econômica e o crescimento e modernização de outros setores, como o das comunicações, veio antes que pudéssemos ver as teses petistas aplicadas em seu grau mais extremo.

    Fomos privados de viver sob um populismo mais puro, sem restrições, bem como sob um estado mais forte, mais inchado e num Brasil mais fechado ao mundo e solidário com um muro prestes a cair (Por onde andava Celso Amorim naquele tempo? Quem sabe, se ele fosse o nosso chanceler, o muro de Berlim não teria caído.).

    Infelizmente, a experiência de convivermos na prática com as teses petistas aplicadas sem reservas, não foi possível. Teríamos amadurecido politicamente 40 anos em 4. Talvez estívessemos, hoje, libertos do efeito encantador da retórica oca, demagógica e ufanista destes chupins.

    Os chupins aprenderam com a experiência. Perceberam que suas teses, afinal, eram furadas. Chupim que é chupim, não é bobo. Eles não podiam negar a realidade e governar agarrados em seus preconceitos ideológicos. Mantiveram, portanto, a política econômica. Colheram os frutos de árvores cultivadas por outros. Mas, como bons chupins, não reconhecem os méritos alheios. Só o que importa é o poder. E o país, como diz o ex-presidente, “fica pra depois” (e olhe lá).

    O grande “mérito” dessa horda foi o de governar seguindo as mesmas diretrizes, mas fazer crer que agiam de forma diferente aos responsáveis pela “herança maldita”. Coisa de chupim. Eles são bons nesse negócio de propaganda, principalmente quando por décadas souberam reforçar os atavismo e preconceitos dos brasileiros com seu discurso mentiroso ininterrupto e sua máquina de calúnias e difamações trabalhando a todo vapor, seja nas redações de jornal ou mesmo até no MP (por onde anda Luís Francisco?).

    Os chupins espalharam seus ovos nos fundos de pensão, nas estatais, nas agências reguladoras. Os companheiros ocupam cargos que deveriam ser de técnicos. A classe dos chupins chegou ao paraíso, e não tá nem um pouco a fim de abandonar o ninho. Alguns, viraram milionários instantâneos. Nunca dantes na história do nidoparasitismo, a burguesia do capital alheio foi tão feliz.

    Os tucanos ajeitaram o ninho, a turma do chupins chegou reclamando das acomodações, mas acabou ocupando tudo quanto é espaço. Uma pena que os chupins não tenham tido a oportunidade de tentar reformar o ninho em 89. Seria bom ver chupim tentando trabalhar. Parece que não se pode contrariar as leis da natureza, chupim só aparece mesmo quando o ninho está pronto e a casa arrumada.

  78. Damiao Leite Dejaneto

    -

    19/11/2009 às 8:42

    Eu não sou tão novo ja teho 65 anos de vida sou eleitor nunca votei em branco nunca anulei meu voto porque sempre tem um candidato que parece merecer meu voto muito embora tenha errado quase todos mais
    eu acho que vala a penas tentar. Quem vota em branco não merece ter o
    titulo de eleitor.
    Eu sempre votei em candidato de partido considerado de direita, partido de esquerda como o PT PC do B e outros até o dicusso me dar nojo.
    Mais de todos os votos que dei não me lembro de ter votado em um candidato que foce ao menos parecido com Fernando Enrrique Cardoso é uma pena que o Brasil esteja contaminado com o mal da corrupção já é epedemia na politica o pior porque tambem é no eleitor

  79. Cléa

    -

    19/11/2009 às 6:15

    Vamos pensar um pouquinho gente, se os governos anteriores do Brasil tivesse feito mais pelos pobres,maioria dos cidadöes brasileiros, certamente o PT nunca chegaria ao poder, o descaso foi tanto que mesmo sabendo da corrupçäo, que ja existia e muito antes que o PT fosse fomado,que certamenteo poväo pensa “ruim com ele pior sem ele”

  80. leo Rodrigues

    -

    19/11/2009 às 4:52

    Quem estiver interessado no que Fernando Henrique Cardoso tem a dizer tem que ver a entrevista dele para o programa Hard Talk da BBC por favor vejam como esse homem da uma licao para todos nos. Vou postar aqui o website. http://www.youtube.com/watch?v=52fQv9Y1shg

  81. Alexandre Fonseca

    -

    19/11/2009 às 3:36

    OK, pode-se não gostar de FHC, pode-se culpá-lo de muitas coisas, mas é ridículo criticá-lo por suas qualidades. Dizer que ele é responsável pela eleição de Lula é contorcionismo mental. Fomos nós, brasileiros, que escolhemos Lula (sem o meu voto, mas isso não vem ao caso). O que FHC deveria ter feito? Usar a máquina do governo em favor de Serra, como Lula vem fazendo descaradamente com Dilma? Recusar-se a transmitir o governo ao seu sucessor? Sabotá-lo? Se há algo que FHC nos ensinou – e que infelizmente foi perdido com essa gente desprezível que hoje nos governa – foi civilidade.

  82. Renata Pereira

    -

    19/11/2009 às 2:11

    Quantas saudades, Presidente Fernando Henrique Cardoso !
    como é bom ouvi-lo! o Brasil deveria ser eternamente grato ao Sr por toda essa Bendita Herança que nos deixou. Infelizmente, nosso povo ainda não tem capacidade para enxergar a grandiosidade de seu trabalho mas, seu nome ficou escrito para sempre na História desta Nação. Obrigada !

    Um grande abraço,
    Renata

  83. Elah

    -

    19/11/2009 às 1:44

    Sou admiradora do estilo particularmente didático do ex-Presidente Fernando Henrique detalhar os fatos, os motivos, os resultados. Não me incomodaria de assistir a uma palestra onde ele falasse por horas.
    Quanto ao Presimente, O Filho que o Braziu pariu, mais que trinta segundos daquela voz de ogro, só com muito Dramim!

  84. Ac0sta

    -

    19/11/2009 às 1:41

    FHC é 10!

    Bateu em Lulla 2x no 1º turno pois é sem dúvida superior intelectualmente e eticamente.

    Imaginem Lulla governando o Brasil antes de FHC! Estaríamos nas mãos de um aloprado chavista até hoje e com a economia arrombada!

    Obrigado, FHC, por ter entregue ao sucessor um país com instituições fortalecidas, com a economia arrumada (desarrumada próxima a eleição por culpa do molusco) e empresas fortalecidas.

  85. Tiago

    -

    19/11/2009 às 0:52

    Até hoje, todas as pessoas que ouvi falarem mal do FHC são sindicalistas, funcionários públicos, ou estudantes catequisados pelos maravilhosos professores que deixamos usar as escolas como sub-sede do PT.

    Resumindo, se ele divesse dado aumento pra eles, eles diriam que o FHC é o cara. No fim, o que importa pra esse povo não é o melhor para o país, mas sim o melhor para o bolso e a manutenção da influência deles.

  86. marinalda

    -

    19/11/2009 às 0:43

    Sr. FHC, gosto muito de ouvir vc falar, pois é esclarecido e sabe o que fala.

  87. Costa Silva

    -

    19/11/2009 às 0:41

    Eles estão muito ocupados com esta briga que não da em nada, vamos tentar resolver outro grande problema, ele existe em todo País e aqui na Capital do Brasil não é diferente. Nós moradores da Cidade Estrutural estamos com um problema muito serio e pedimos socorro ao presidenciável Ciro Gomes, gostaríamos muito que você viesse aqui na Cidade Estrutural DF, falar para nossa comunidade como fazemos para nos livrarmos de um aterro sanitário de 50 anos e tudo estar a CEU aberto, o Meio Ambiente estar completamente afetado, acreditamos nas suas proposta para o Brasil e Brasília esta sangrando, com esta vergonha a 15 quilômetro da praça dos três poderes.

  88. MARIO CELSO DE MORAES

    -

    19/11/2009 às 0:33

    FHC é homem importante para o Brasil, respeitado em todo mundo, coeso, honesto, integro, nem precisa apelar quando se posta a falar, porque tem a autoridade da verdade em tudo que diz.

    Desonestas são as poucas manifestações de soldados virtuais do partidão que aqui postam meias palavras que nada dizem de concreto e não contradizem nada do que foi dito pelo grande FHC.

    A concepção de qualidade moral, política e cidadã daqueles que enaltecem Lula, insistindo em compará-lo com FHC é deturpada, desonesta e apelativa, feito tudo que vemos nesse governo, que tanta saudade nos tras de FHC.

    Só ignora a verdade quem vive da ignorância e ela tem grassado em nosso país nos últimos tempos.

    Parabéns Augusto Nunes, pela competência e pela importância de seu trabalho.

  89. Antonio

    -

    19/11/2009 às 0:22

    Como sempre vejo comentarios idiotas. O pessoal se esquece da hiper-inflacao. “Nao acabou com a inflacao, reduziu-a”, mas que estupido!!!, inflacao nao acaba nunca meus caros, nem nos paises muito mais avancados que o probre brazil , inflacao esta sempre presente. Sei por que ja morei na Alemanha, Inglaterra , EUA e hoje moro no Canada.
    A ideia foi acabar com a hiper-inflacao , um monstro sem controle , sei muito bem, pois meu pai se aposentou bem na epoca dos malditos pacotes de Sarney e Funaro, todas as economias que ele tinha foram simplesmente destruidas pela hiper-inflacao. De modo ingenuo meu pai pos todas suas economias na poupanca , ao inves de imoveis e carros que valorizavam muito na epoca. Todo dinheiro que juntou durante uma vida foi consumido e desvalorizado pela inflacao, gracas a Sarney e sua desgracada tropa. Certo estava aquele cara que sequestrou aquele aviao da Varig e quiz jogar o aviao no palacio do planalto para destruir aquele antro de corruptos e inergumenos com Sarney junto. Foi tudo abafado na imprensa , pricipalmente Globo, o unico que noticiou foi o “Estadao”, unico bastiao da liberdade que realmente luta por este paizinho que e’ o brazil (minusculo mesmo). Quanto a Lula, Lula e’ uma aberracao da natureza… corrupto, ignorante e estupido.

  90. Gustavo Ribeiro

    -

    18/11/2009 às 23:56

    Que orgulho do Fernando Henrique ! Esse País precisa fazer justiça a esta figura incrível e correta. A verdade há de prevalecer… Meus parabéns a coluna por trazer esta luz em nosso caminho de apagões morais.

  91. Alberto

    -

    18/11/2009 às 23:42

    Faltou ao ilustre ex falar do filho com a Miriam Dutra.

    Não entro em assuntos privados. Repito: entrevistei o Lula mais de 30 vezes. Nunca perguntei se é verdade que ele quis forçar a Miriam Cordeiro a fazer aborto.

  92. Thuya

    -

    18/11/2009 às 23:29

    Augusto, na parte 7 fiquei constrangida e ao mesmo tempo inconformada. Ouvir senadores dizendo asneiras, aqueles senhores foram eleitos senadores, e depois ouvir que o ex-presidente Fernando Henrique também fica constrangido é, no mínimo, reconfortante. O que mais eu posso dizer. Concordo com ele. Afonso Arinos, Roberto Campos, Tancredo Neves, aqueles juristas dos velhos tempos. Aliomar Baleeiro (citado hoje no julgamento), Teotônio Vilela, e por aí vai.
    Gostei da sua frase ” … a sensação é que é um processo de decomposição mesmo…”
    Acho que ele tem razão acabou a militância, também os partidos perderam aquela …alma. Hoje são como armários, cheios de cabides.
    “Temos tudo da democracia, menos a alma..” Triste, muito triste…
    “…hoje o baixo clero… controlou…” é isso, infelizmente..
    Parabéns, Augusto
    Vou dormir mais aliviada. Pelo menos hoje.

  93. Romiran

    -

    18/11/2009 às 23:23

    Caro Augusto, muito bom ter este espaço onde pode-se ver que inteligencia e seriedade ainda existe no Brasil.
    Obrigado Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso.

  94. Marcello Paolo Moretto Tumelero

    -

    18/11/2009 às 23:13

    TOMARA TENHA MAIS DEZ BLOCOS.

  95. Paulo Murilo

    -

    18/11/2009 às 23:10

    Sempre há gente sem cérebro. Como esse Daniel. “Ah, no governo Lula o crescimento foi maior do que no de FHC!”. É, amigão, mas por acaso o Llula tem que se preocupar em arrumar o país? Não, ele pegou tudo arrumadinho, nos lugares, as contsa em ordem. Tudo nos conformes. E quem arrumou? Esse ai que você chama de invejoso. Outra coisa, amigão: no governo do “invejoso”, o crescimento era maior do que os outro países. No de Lula, fica abaixo.

  96. f tavares

    -

    18/11/2009 às 22:19

    essa reportagem com o presidente fhc devia ser postada somente às sextas feiras… assim o país teria um alívio de dois dias inteiros, pelo menos durante o fim de semana de pouca atividade política, pra esquecer essa mulambada desajeitada e sem vocabulário que tomou o país de assalto. a realidade cruel só voltaria nas segundas feiras…

  97. armando

    -

    18/11/2009 às 22:12

    Alguem lembra com era a vida com 40% de inflação por mes ? Alguem lembra como adquirir uma linha de telefone ? Alguem lembra dos buracos na Dutra ?
    Onde esta a familia de Celso Daniel ? Por qué ?
    Agora devemos apagar a memoria do mensalão, dos dollares em cuecas, das malas cheias de reais para comprar escándalos,…
    Agora os amigos do governo negam o holocausto, outros enviam malas com $USD nas eleições de paises vizinhos; damos refugio a procurados pela INTERPOL, negamos refugio luminarias do esporte cubanos…

  98. Vera

    -

    18/11/2009 às 21:55

    Querido Presidente, sempre gosto de suas entrevistas e o admiro pela retidão e pela sua cultura. È bonito apreciar gente inteligente que sabe o que fala. Nunca abandone a política, pois suas opiniões são sempre muito benvindas. Obrigada!

  99. Brasileira

    -

    18/11/2009 às 21:51

    Sou uma senhora do lar muito grata a FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, por nos devolver a esperança em dias melhores. Como senhora do lar sei o que é conviver diariamente com a inflação nas alturas , sem saber como seria o dia depois de amanhã. Infelizmente, esta esperança acabou em outubro de 2002, mas este grande estadista estará guardado para sempre em meu coração.
    A você presidente, o meu muito obrigado pelos oito anos de tranquilidade, apesar do PT.

  100. lvdovicvs

    -

    18/11/2009 às 21:43

    Muito inteligente, concordo. Pena que o Sr. FH não se empenhou de fato em evitar que o Brasil tivesse um presidente semianalfabeto e fez corpo mole na hora de defender o Serra. Achou até bontinho passar a faixa para um barbudo que nunca leu um livro. Isto , mais a tragédia da reeleição que tornou o Brasil refém de gangs de políticos anulou completamente todas as coisas boas que ele fez . Uma pena , mas é o Brasil quem paga. É o Brasil que jamais apagará a mácula de ter sido governado por alguém que nunca leu um livro. Culpa em grande parte do Sr. FH.

  101. Anibal - Santos

    -

    18/11/2009 às 20:55

    Excelente entrevista. Esse sim é um verdadeiro estadista. Não precisa de palanques para se auto promover. Pena que o PSDB não soube defender e valorizar suas realizações. Em 2002 FHC quis fazer uma disputa limpa, sem interferência e o Serra (que não era seu candidato) foi engolido pelo PT. Em 2006, mais uma vez o PSDB se acovardou e não soube defender suas privativações, estabilidade monetária e a Lei de Responsabilidade Fiscal e o PT/Lula mesmo mergulhados em escandalos como o mensalão mantiveram-se no governo. Hoje com o aparelhamento do Estado, controle parcial (ainda) dos meios de comunicação, com um PAC servindo de peça publicitária e com um vies de autoritarismo no ar, o governo tenta a todo custo se manter no poder. A pergunta que sempre fica no ar: Lula não quer ser Deus, mas sim, quer ser FHC.

  102. André Corrêa

    -

    18/11/2009 às 20:43

    Inteligente, claro e objetivo. Um presidente a altura do Brasil.

  103. Lilian

    -

    18/11/2009 às 20:42

    FHC foi o segundo melhor presidente que essa nacao jah teve.

    O primeiro foram todos os outros.

  104. ricardo

    -

    18/11/2009 às 20:26

    Augusto,

    você ali, meio que em rápidos segundos, deu uma sugestão que eu venho alimentando há tempos: a de Fernando Henrique sair do PSDB e fundar um outro partido…

    ao menos um partido que esteja disposto a defender as realizações do governo comandado por ele…

    o comportamento do PSDB como partido eh um caso de psiquiatria pura e simples…

    mas eh claro que pela situação da vida atual do ex-presidente, isso tudo soa apenas como um desejo, pois as condições para que isso ocorra não são as mais adequadas, pois acho que politicamente ele não vislumbra mais nenhum cargo…

    mas já que a moda agora eh brincar de fazer cinema, poderia ser feito coisa mais seria e retratar, na forma de documentário, todo o processo de criação e implantação do Plano Real, uma conquista de toda a sociedade brasileira que acreditou que o pais merecia um outro destino que não o do flagelo eterno da inflação galopante..

  105. Moises

    -

    18/11/2009 às 20:22

    A analise é perfeita, o conteúdo da entrevista é bom, não se pode negar a historia ao país, houve si o mensalão isso ficou claro e transparente no depoimento do Sr. Duda Mendonça a CPMI dos Correios, mas todos nós sabemos que o PT odeia a verdade. O PT é um Partido que não tem projeto de nação, o projeto do PT é pelo Poder, eles farão de tudo nas próximas eleições para não deixar o poder. Vou explicar. O PT morreu com o mensalão e o Lula sabe disso. Se eles perderem as próximas eleições, será uma pá de cal no PT, o mesmo se tornará um subir na oposição tanto do ponto de vista político quanto financeiro, todos nós sabermos que os cargos comissionados criado no governo Lula pagam dízimo ao PT, fora as estatais. O PT tomou o estado para si, e permanecendo no poder vai dominar as instituições.

  106. Bastos

    -

    18/11/2009 às 20:19

    Esta entrevista demonstra a falta de pudor do Lula.

  107. ricardo

    -

    18/11/2009 às 20:18

    “O plano Real também não acabou com a inflação. Reduziu-a !”

    isso eh uma aula magna de relativismo barato…

  108. pedro simon bolivar

    -

    18/11/2009 às 20:04

    um abismo separa o lula do cara, nao que o cara seja o cara, ou que eu seja fa dele…mas nao eh preciso ser admirador pra reconhecer algumas coisas realmente importantes.
    PS
    o trailer do filme do lula mostra a violenta prisao do lider sindical lula …aquele seu videozinho do lula descrevendo a propria prisao eh um supertrunfo….

  109. Renato Lustosa

    -

    18/11/2009 às 19:38

    O Brasil deve muito ao ex-presidente Fernando Henrique. Ele sim tinha bom nível, em todos os sentidos. Não enrolava, nao comportava-se como um chacrinha.
    O povo é muito simples para perceber isso. Mas as pessoas mais simples deveriam entender que hoje usam telefones celulares por conta do governo passado e graças às privatizoções que o PT sempre combateu. Isso tudo hoje prova que o país só não avançava mais porque o PT sempre atrapalha, em todos os sentidos.
    Hoje o país ainda consegue crescer porque é grande, dinânico, anda sozinho e não há oposição imatura e irresponsável como antes. O Lula de fato goza com o “chapeu” do Fernando Henrique Cardoso.
    PAC para mim significa Programa de Ajuda aos Camaradas, é publicidade mesmo !!!

  110. ricardo

    -

    18/11/2009 às 19:22

    agora, concordo inteiramente com o ex-presidente quando diz que a importância das pessoas na politica eh passageira, o que me pareceu meio contraditório, pois na minha visão, tal condição corrobora minha opinião sobre a reeleição, não com a dele…

    mandato único de cinco anos e passa a régua…

    nem eu, que admiro muito Fernando Henrique, sou simpático a ideia de ele voltar a ser candidato, pelo simples fato de que há outras opções ótimas dentro do partido e que ele já cumpriu, dignamente, sua missão como presidente do pais…

    aos homens de coragem, muitas vezes sobra o ônus da ação praticada…a coisa funciona mais ou menos calibrada dessa maneira porque eh necessário ter coragem para fazer reformas que desagradem ao mesmo tempo nacos da classe politica e a pedaços da sociedade civil…

    Fernando Henrique foi vitima – alem das já conhecidas mentiras petistas – da sua coragem em remexer em estruturas apodrecidas e questões polêmicas, algo na linha do que aconteceu com o demonizado presidente americao George Bush…

    presidentes são eleitos para tomarem decisões, sejam de quais natureza elas forem e não para saírem da cadeira santificados e virarem personagens de filmes de cinema…

    a covardia do atual presidente dessepaiz em não fazer reformas necessárias a modernizacao da sociedade, não agregrar absolutamente nada de novo a estrutura politica brasileira – muito pelo contrario, ressuscitou praticas nefastas que estávamos colocando de escanteio – ira custar muito, mas muito, mas muito caro ao pais!

    não há a menor duvida quanto a isso…

    retrocedemos 20 anos em menos de 8 com esse tipo de politica atrasada e terceiro mundista implantada por esse governo que ai esta…

  111. antonio - sp

    -

    18/11/2009 às 19:22

    O gasoduto da Bolivia ao Brasil nunca deveria ter sido constuido. Temos muito gas na bacia de Santos e em outras regiões do Brasil. Por que não foram exploradas na época.
    O plano Real também não acabou com a inflação. Reduziu-a !
    As privatizações: terror nacional!
    Não apoio Lula mas também não sinto a menor saudades de Fernando Henrique.

    Não minta, antonio. claro que você ama o Lula.

  112. diogo

    -

    18/11/2009 às 19:07

    SEJA RAZOÁVEL,LULA É O TIO DA IMPUNIDADE

  113. franklin

    -

    18/11/2009 às 19:03

    Lula o filho … Nem vou continuar.

  114. Eulalia Vicente Pereira

    -

    18/11/2009 às 19:03

    Caro Augusto Nunes,

    O que eu tenho a dizer, do Ex- Presidente Fernando Henrique, é pouco em palavras, e muito em sentimentos.
    Muita gratidão por acabar com a inflação, e por tantos outros feitos.
    Sinto muitas saúdades, antes tínhamos segurança, tínhamos governo.
    Saudações da sua admiradora.

    eulalia

  115. ricardo

    -

    18/11/2009 às 19:03

    mais uma entrevista esclarecedora e instrutiva!

    mitos desfeitos, mentiras desmascaradas e o mais importante, informações preciosas outrora escondidas, foram agora reveladas, como o caso do Proesp, que eu nunca tinha ouvido falar…

    discordo veementemente do ex-presidente no que se relaciona a reeleição…considero uma praga, uma desgraça institucionalizada que pode ser considerada como causa do enfraquecimento e empobrecimento politico desse pais…

    a reeleição eh ruim para qualquer pais? nao necessariamente…

    eh ruim para países com democracia frágil e republicas bananeiras…

    eh um arma muito poderosa nas mãos de um classe politica visivelmente sem princípios, como eh a brasileira…

    esse pais tem um problema serio, que eh incorporar avanços e leis do mundo civilizado a uma realidade inapropriada para tal…

    há muitas leis nesse pais que não “colam” exatamente por causa dessa diferença entre o que o pais de fato eh e o que acha que eh!

  116. Costa Silva

    -

    18/11/2009 às 18:56

    Sai Dilma entra Ciro e Aécio, é isso ai Lula 2010 o Brasil é nosso.

  117. Marco

    -

    18/11/2009 às 18:51

    Admiro Fernando Henrique Cardoso!
    É uma delícia ouvir pessoas esclarecidas e inteligentes. Muito obrigado, Augusto Nunes!

  118. pablorocha

    -

    18/11/2009 às 18:50

    Como sempre racional e objetivo, saudades de um Presidente a altura deste País.

  119. Mário

    -

    18/11/2009 às 18:43

    Discordo da afirmação do ex-presidente de que no Brasil a lei não é a mesma para todos. Creio que essa não é a abordagem correta do problema. Na verdade, o problema é que a lei e os trâmites processuais daqui são muito ruins, devido à sua ineficiência e lentidão. A sensação que tenho não é aquela de que “quem é rico não fica preso”, mas sim a de que quem desconhece a lei ou não tem um advogado é que fica preso. A lei e o funcionamento do sistema parecem beneficiar o infrator.

    São tantos os artifícios e subterfúgios à disposição dos infratores, que só fica preso no Brasil quem quer, ou aqueles chefões do crime, por já terem acumulado meio mundo de atrocidades no currículo, tornando-se notórios inimigos públicos. O somatório das infrações e condenações garante que passarão um bom tempo na prisão. No entanto, tivessem sido condenados por apenas um ou dois crimes graves, estariam soltos.

    Ora, acaso não é o que está para acontecer (ou já aconteceu) com os assassinos do jornalista Tim Lopes? E o caso Pimenta Neves? Acaso ele está solto só porque ser quem é ou porque a lei lhe faculta esse direito? No caso do menino João Hélio (quem morreu arrastado por um veículo nas ruas do Rio), o motorista já havia sido preso 6 vezes por furto. Estava livre graças a atuação de um defensor público.

    Na minha cidade, Maceió, ocorreu um caso chocante. Uma professora foi morta dentro da própria casa por um assaltante, isso depois de ser torturada e estuprada. O bandido foi preso, julgado e condenado. Foi liberado após 3 anos de cadeia, tudo conforme aquilo que a lei preconiza. Afinal, o rapaz era réu primário, tinha bom comportamento e já havia cumprido 1/6 da pena, o que permitiu a mudança de regime.

    Em que país do mundo um assassino e estuprador recebe uma pena tão branda? Se num crime dessa natureza o sujeito é liberado após 3 anos de cárcere, por que diabos seria punido por roubar dinheiro público ou receber propina?

    Creio que precisamos modernizar o judiciário, os códigos de processo, ter uma justiça mais célere, rápida nas suas decisões. Acabar com a infinidade de recursos e artifícios legais que no final produzem a impunidade é essencial para termos uma justiça funcionando a contento. Cabe também uma revisão em nossos códigos penal e civil. Aqui no Brasil o cidadão se sente desamparado pela lei e pela justiça.

    O que esperar de um país onde o estado faz de uma questão como a dos precatórios, por exemplo, matéria constitucional? Que diabos de lugar é esse onde o calote do estado para com o cidadão é firmado na Constituição?

    A questão da impunidade no Brasil, infelizmente, também tem a ver com a nossa legislação, seja na esfera penal ou administrativa.

  120. Pedro Erik

    -

    18/11/2009 às 18:37

    Sensacional essa oportunidade de esclarecimentos.
    Em geral, concordo com FHC. Mas tenho, naturalmente, divergências.

    Por exemplo, não gosto da análise que FHC faz da reeleição, discordo de que só é possível fazer em oito anos. Político bom tem bom partido, onde se tem vários candidatos bons, capazes de seguir com a boa obra. Sei, no Brasil não se tem partido, nem eleitorado tão consciente assim. Mas a análise dele não ganha validade por causa dos defeitos brasileiros.

    Muito boa entrevista, Augusto. Aguardo perguntas sobre a próxima eleição: Aécio ou Serra?

    Abraço,
    Pedro Erik

  121. Aldecir

    -

    18/11/2009 às 18:18

    Se a impunidade é a mãe da corrupção o FHC é o pai dela.

    Então, o Lula é o neto, certo?

  • Destaques

  • Enquete

    Na parte secreta da conversa em Havana, qual destes conselhos Dilma Rousseff ouviu de Fidel Castro?

    Ver resultado

    Loading ... Loading ...
  • História em Imagens

    O desabamento do túnel avisa que a transposição das águas do rio São Francisco pode demorar mais 150 anos

  • Vale Reprise

    O maior dos presidentes está pronto para virar Pedro III

  • Homem sem Visão

    Doutor Márcio recebe o troféu de HSV de 2011 aplaudido pelos 38 mensaleiros

  • Baú de Presidentes

    ‘A soma e o resto’, o livro mais recente de FHC

  • Mais recentes


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados