Movimento contra a corrupção volta às ruas em 25 cidades neste 12 de outubro. Veja no mapa o local e a hora das manifestações

Fernanda Nascimento Depois de mobilizar mais de 30 mil manifestantes no feriado de 7 de setembro, o movimento contra a corrupção volta às ruas nesta quarta-feira, 12 de outubro, confiante no aumento da multidão engajada nos atos de protesto. Pelo menos 25 cidades, distribuídas por 17 estados, figuram no mapa das manifestações que nasceram nas […]

Fernanda Nascimento

Depois de mobilizar mais de 30 mil manifestantes no feriado de 7 de setembro, o movimento contra a corrupção volta às ruas nesta quarta-feira, 12 de outubro, confiante no aumento da multidão engajada nos atos de protesto. Pelo menos 25 cidades, distribuídas por 17 estados, figuram no mapa das manifestações que nasceram nas redes sociais e pretendem agora formular reivindicações mais claramente definidas.

“Vamos colher assinaturas pedindo o fim do voto secreto e a aplicação da Ficha Limpa”, exemplifica Luciana Kalil, uma das organizadoras do movimento em Brasília. “Para que tenha valor, são necessárias um milhão de assinaturas em quatro estados”. Os participantes da passeata também vão defender aos gritos o fim do foro privilegiado, a revisão dos critérios para aprovação de emendas e a promulgação do projeto de lei que caracteriza a corrupção como crime hediondo.

“Se conseguirmos tornar constitucional uma lei como a Ficha Limpa, conseguiremos derrubar um José Sarney”, anima-se Carla Zambelli, do movimento VarreBrasil. “Se conseguirmos emplacar o voto distrital, conseguiremos derrubar um Valdemar Costa Neto. Não adianta derrubar o Sarney e surgir alguém que aja igual. Acredito que teremos sucesso se atacarmos o cerne da questão”.

No mapa abaixo estão as principais manifestações programadas para esta quarta-feira. Para conferir os locais dos eventos e acessar os grupos de discussão no Facebook, basta clicar na cidade.

http://veja.abril.com.br/complementos-materias/manifestacoes-12-outubro/manifestacoes_12-de-outubro.swf

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    J Ferreira

    O MBCC – MOVIMENTO BRASIL CONTRA CORRUPÇÃO de Brasilia/DF, já lançou a convogação da IV MARCHA BRASIL CONTRA A CORRUPÇÃO. Veja o link https://www.facebook.com/profile.php?id=100000098346392#!/events/331935976877467/

    Curtir

  2. Comentado por:

    Raimundo

    Câmara Municipal de Pirajuba vota contra instalação de CPI
    Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Pirajuba (segunda-feira 06) os vereadores desta casa tentaram instalar uma Comissão Processante de Inquérito para averiguar supostas irregularidades denunciadas há quatros anos, onde o vereador Antunino Antonio Machado figura como investigado. Pois bem, embora a denuncia ter sido impetrada pelos vereadores Maria das Graças, Juarez e Pedro Ramos a CPI não foi instalada justamente por não votarem a favor da referida instalação. Ou seja, votaram contra si próprios.Segundo o Presidente vereador Sérgio Bernardes Borges o seu dever era levar o fato a conhecimento do povo pirajubense e inclusive esclarecer os pontos mencionados na denuncia, contudo lhe causou estranheza o fato desses edis votarem contra a CPI em razão de serem os próprios denunciantes. “Peço desculpas aos pirajubenses por não conseguir tomar uma atitude da qual seria de quem recebeu votos para representar o seu povo”, enfatiza Sérgio Bernardes. Sérgio Bernardes disse ainda estar decepcionado por saber que quem denunciou há quatro anos, além de falar que o Poder Judiciário não tomou providência alguma, votaram contra a instalação da comissão. “Quero deixar bem claro que o que eu tinha de cumprir com o meu papel eu cumpri, mas infelizmente não deu para descobrir o que realmente aconteceu na Câmara de Pirajuba. Pois, a minha administração sempre foi transparente e será até o final do meu mandato, os cidadãos que queiram acompanhar o meu trabalho pode vir até a Câmara, pois estamos de portas abertas para atender e fazer a prestação de contas para todas as pessoas que queiram fiscalizar”, esclarece
    E por último disse que quanto à denuncias que foram feitas, as pessoas que tiverem interesse podem procurar no Fórum de Conceição das Alagoas. “Pois se eu falar a respeito das denuncias, muitos irão dizer que a questão é pessoal, mas sinceramente, eu não esperava o resultado que tivemos nesta Casa de Leis, nesta data no dia 06 de agosto de 2012”. Desta forma, sendo os denunciantes contra a averiguação dos fatos, as possíveis irregularidades que não foram comprovadas se tornam inexistentes.
    (Jornal da Cidade – 20 / 08 / 2012 – jdacidade@hotmail.com)

    Curtir

  3. Comentado por:

    Carlos E.S.Padilha

    REFORMA POLÍTICA
    URGENTE-URGENTÍSSIMA
    REELEIÇÃO = CORRUPÇÃO
    PROJETO DE LEI DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO- PEC de INICIATIVA POPULAR: de Reforma Política e Eleitoral do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas Estaduais, Câmaras Municipais, Presidência da República, Governadores e Prefeitos.
    ATENÇÃO: SE DEIXARMOS PARA O GOVERNO E OS ATUAIS POLÍTICOS DO CONGRESSO NACIONAL NÃO SERÁ FEITA NENHUMA MUDANÇA QUE O PAÍS TANTO NECESSITA
    Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte pessoas em sua lista de endereços, pedindo a cada um deles para fazer o mesmo.
    Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma ideia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo. E cada um que quiser faça a sua sugestão, acrescente suas opiniões para propor mudanças que sejam importantes para nosso país e encaminhadas para um projeto de emenda Á CONSTITUIÇÃO PEC POPULAR para valer já a partir das próximas eleições.
    SE FIZERMOS ISTO NÃO PRECISA DE PLEBISCITO E NEM DE REFERENDO, APENAS PRESSÃO NO CONGRESSO NACIONAL PARA APROVAÇÃO DESTA EMENDA.
    Começa assim :
    1. Á partir das próximas eleições para todos os cargos eletivos para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos e Vereadores o MANDATO será de QUATRO ANOS, e APENAS UMA VEZ, ficando terminantemente proibido a REELEIÇÃO para os cargos aos quais foram eleitos, a fim de que os políticos não se PERPETUEM NO PODER.
    A conclusão que se chega neste CAOS POLÍTICO que vivemos, a promiscuidade entre o executivo e o legislativo é que as grandes culpadas disso tudo é a IMPUNIDADE e a REELEIÇÃO, em todos os níveis: municipal, estadual e federal, e não só no executivo mas também no legislativo. Apenas como exemplo, se pegarmos uma pequena amostra dos atuais políticos reeleitos no congresso nacional, teremos a seguinte situação de tempo de mandatos:
    José Sarney : total de mandato 49 anos.
    Renan Calheiros : 28 anos .
    Fernando Collor de Mello : : 23 anos .
    Agripino Maia : : 36 anos .
    Eduardo Suplicy : 36 anos.
    Heraclito Fortes : 32 anos .
    Jader Barbalho : 33 anos.
    Campos Machado: 20 anos.
    Edmar Batista Moreira: 12 anos.
    José Carlos Aleluia: 20 anos .
    José Genoino: 24anos.
    (já considerando o mandato atual)
    Além, é claro dos governadores reeleitos e de todos os partidos, principalmente do PT,PMDB,PSDB, enfim todos aqueles que se tornaram POLÍTICOS PROFISSIONAIS.
    Estes são aqueles mesmos que, toda eleição vem falar que a Educação, a Saúde, o Transporte, e etc. etc., precisam mudar.
    O melhor exemplo é o do senador Sarney, faz “só” 49 anos que ele tem mandato, já foi presidente da república, apoiou Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula e agora a Dilma na presidência. Como todos os demais fez FORTUNA, apenas e tão somente militando na POLÍTICA através de reeleições atrás de reeleições.
    O poder vicia, é a cocaína do político.
    Ninguém aguenta mais isto, Basta!
    Citei acima apenas um número reduzidíssimo de parlamentares. Na realidade, são centenas que tem mandatos há anos, não só no congresso nacional, mas também nas assembleias estaduais e câmaras municipais. E o detalhe é que a maioria deles, nunca tiveram nenhuma outra atividade profissional ou empresarial, e o que se vê sempre, é o MPF e o STF investigando o enriquecimento ilícito, o fabuloso patrimônio amealhado por eles, o que sabemos ser impossível conquistá-lo apenas com seus proventos. Exemplo disto é a recente fortuna declarada de R$ 1,5 bilhão de reais do falecido, ex governador Orestes Quércia, que nunca exerceu nenhuma outra atividade que não a política, estar sendo disputada na justiça pela família.
    Pelo fato de apoiar e de ser da base aliada do governo federal, e como fruto do pagamento deste apoio, por exemplo o PMDB maior partido do congresso, mantem um relacionamento promiscuo com o executivo, exercitando um fisiologismo, o popular toma lá dá cá, e assim estendem seus tentáculos para empresas públicas como Petrobrás, Eletrobrás, Infraero, Fundos de Pensão e etc., e aí na indicação e nomeação de seus apaniguados, achacam estas empresas arrecadam recursos para as próximas eleições, se REELEGEM, e assim está fechado o ciclo predatório, que solapa o erário, desola a sociedade brasileira, perpetuam estes políticos no poder, e o que é pior, tudo isto abrigados na legislação e na constituição federal que os protegem.
    2-As campanhas políticas serão financiadas pelo estado brasileiro, afim de que não haja privilégio do poder econômico para alguns em detrimento de outros. Todos terão os mesmos direitos e deveres, e as propagandas eleitorais serão IGUAIS para todos.
    3-Todo político após cumprimento do mandato eletivo em qualquer tempo NÃO PODERÁ EXERCER NENHUM CARGO PÚBLICO , em qualquer esfera de governos, sejam eles : federais, estaduais e municipais, a não ser por concurso público, não podendo ser nomeados, designados, comissionados, como ministros, secretários, assessores, enfim, todo e qualquer escalão com cargo de nomeação por indicação política.
    3- É vetada ao político após o término do mandato em qualquer tempo a atividade de lobista ou de ‘consultor’ quando o objeto tiver qualquer laço com a causa pública.
    4- Todo processo aberto pelo Ministério Público contra políticos com mandatos eletivos, terá PRIORIDADE no julgamento em todas as instâncias judiciais, mantendo-se afastado do cargo até o julgamento final de seu processo.
    5- O Congresso Nacional composto de Senadores e Deputados Federais, as assembleias estaduais, as câmaras municipais, governadores, prefeitos e presidente da república, incluindo aí assessores e funcionários contribuirão para o INSS. Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria dos que já exerceram cargos eletivos passarão para o regime do INSS imediatamente. Todos participarão dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não poderá ser usado para qualquer outra finalidade.
    6-Os políticos eleitos serão remunerados somente durante o mandato e não terão mais 13º e 14º Salários e nenhum tipo de auxílio.
    7- Não haverá aposentadoria por tempo de parlamentar, mas contará o prazo de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.
    8- Os senhores congressistas e todos os políticos eleitos em todos os níveis da federação e seus assessores parlamentares devem pagar seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros, se quiserem privilégios terão que pagar um plano de previdência privada para complementar suas aposentadorias.
    9- Aos políticos eleitos em todos os níveis da federação fica vetado aumentar seus próprios salários e gratificações, e seus vencimentos serão corrigidos de acordo com o mesmo critério da toda a população da iniciativa privada, ou seja, será usado o mesmo índice de correção do salário mínimo.
    10- Os políticos eleitos e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a usar o SUS, o mesmo sistema de saúde do povo brasileiro. Se quiserem um plano de saúde particular farão as suas expensas, sem nenhum recurso financeiro do erário público.
    11- Os políticos eleitos devem igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do parlamento.
    SE CONSEGUIRMOS ATRAVÉS DE UMA PEC- PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL POPULAR PELO MENOS BARRARMOS A REELEIÇÃO, COM CERTEZA ESTAREMOS ACABANDO COM MAIS DE METADE DOS PROBLEMAS QUE AFETAM A VIDA DOS BRASILEIROS.
    DO CONTRÁRIO ELES(OS ATUAIS MANDATÁRIOS DO CONGRESSO NACIONAL) NUNCA ACABARÃO COM A REELEIÇÃO.
    NÃO PODEMOS PERDER ESTA OPORTUNIDADE DE MOBILIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.
    GRANDE ABRAÇO
    CARLOS SILVA- UM BRASILEIRO INDIGNADO !!!!!!

    Curtir

  4. Comentado por:

    Jose Pires Durães

    CONCLAMAÇÃO
    Conclamo ao POVO BRASILEIRO, que nunca foram políticos ou partidários, mas que tem como objetivo, um Brasil mais justo e com mais participação POPULAR , e que realmente desejam MUDANÇAS no cenário POLITICO E ADMINISTRATIVO, dos Municípios, dos Estados e do Governo Federal.
    Peço que leiam com muita ATENÇÃO e REFLEXÃO, para estas PROPOSTAS para CRIAÇÃO de um novo Partido Politico (ACORDA POVÃO BRASILEIRO), que tem como principal Bandeira, mudar drasticamente os rumos de nossa cultura Politica e Administrativa.
    A criação do ACORDA POVÃO BRASILEIRO, tem como objetivos, oferecer aos Brasileiros, Trabalhadores, Empresários, Estudantes, Aposentados, comerciantes, Profissionais Liberais, Professores, Policiais Civis e Militares, Intelectuais, Senhoras do Lar, Lideres Comunitários, Desportistas, Religiosos e a todos que procuram por mais direitos, esta é a OPORTUNIDADE, de fazer a união de todo brasileiro, para fazer um Brasil com mais oportunidades, para nossos filhos, além da oportunidade de concorrer a qualquer cargo ELETIVO nas esferas MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL.
    O ACORDA POVÃO BRASILEIRO, vem com uma PROPOSTA Dura e Radical, para os padrões de nossos POLITICOS E GOVERNANTES, que exigem que nosso povo trabalhem 180 dias, somente para pagar IMPOSTOS, para que eles possam viver na OPULENCIA, em detrimento dos que trabalham e produzem.
    Nossa proposta de mudanças, para todo filiado que vier a se INSCREVER no ACORDA POVÃO BRASILEIRO, e que por ventura for ELEITO, Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e Presidente da Republica, esta será nossa LEI.
    A) Proposta de mudanças para os LEGISLATIVOS. Municipais, Estaduais e Federais.
    1ª) Corte de 70% (setenta por cento), em toda verba para os Poderes legislativos, Municipais, Estaduais e Federais, dos valores vigentes.
    2ª) Salários de 30% (trinta por cento) dos valores atuais, para os novos Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais, e Senadores.
    3ª) Fechamento do CONGRESSO E CAMARAS, Estaduais, Municipais e Federal.
    4ª) Os Novos vereadores eleitos equiparão SALAS ESCRITORIOS(na própria residência), com VIDEOS CONFERENCIAS , ligados com uma Central no Município de origem.
    5ª) O Município Equipará uma CENTRAL de VIDEOS CONFERENCIA ligada ao Vereador.
    6ª) Vamos Estudar a POSSIBILIDADE de Nomear um Vereador para cada Bairro do Município.( Opcional para cada Município)
    7ª) Os Novos Deputados Estaduais, Equiparão, cada qual em sua Cidade, de origem uma Sala de VIDEOS CONFERENCIAS, ligada a uma Central em sua CAPITAL.
    8ª) Vamos Estudar a POSSIBILIDADE de nomear um Deputado Estadual por Município (opcional para cada Estado).
    9ª) Em cada Capital de Estado, terá Uma Central de Vídeos Conferencias em ligação com o deputado Estadual.
    10ª) Uma Sugestão para os BRASILIENSE, fazer um grande shopping POPULAR na CAMARA dos Deputados e SENADO FEDERAL.
    11ª) Para Eleição de Deputados Federais dividir os Estados em 05 Zonas, cada Zona elege um Deputado Federal ficando Cinco deputados por Estado.
    12ª) Cada Deputado Federal Equipará, em seu Estado e em sua Cidade de origem, uma Sala de VIDEOS CONFERENCIAS, com ligação direta para uma central em Brasília.
    13ª) Será Equipada em Brasília uma Sala de VIDEOS CONFERENCIAS, com ligação direta com os Deputados Federais.
    14ª) Para Eleição de SENADORES DA REPUBLICA, será eleito um Senador por Estado, Ficando este em sua Cidade de Origem, com Sala de Vídeos Conferencias, com ligação direta com uma Central em Brasília.
    15ª) Para ser eleito um Vereador, basta que tenha sido o mais votado, ficando o Primeiro mais VOTADO, como PRESIDENTE DOS VEREADORES.
    16ª) Em caso de IMPEDIMENTOS por qualquer motivo, e em qualquer tempo o Eleito não assumir ou desistir, será EMPOSSADO o Primeiro candidato mais bem votado do Município independente de PARTIDO ficando o terceiro mais bem votado do Município, Independente de PARTIDO para outras possíveis vagas.
    Para Ser eleito um Deputado Estadual, ou Federal, Basta que tenha mais votos que os oponentes, sendo que o primeiro mais votado será o presidente dos outros.
    17ª) Em caso de qualquer impedimento para CANDIDATO eleito, a vaga será preenchida pelo 1º candidato mais votado, não importando PARTIDO, ficando o 2º colocado mais bem votado, para possíveis vagas.
    18ª) Politico Eleito, não pode OCUPAR cargos no PODER EXECUTIVO.
    19ª) Politico Eleito, não pode acumular funções, TENDO que RENUNCIAR ao MANDATO no Legislativo, para exercer novas funções.
    MUDANÇAS PARA O PODER LEGISLATIVO, Municipal, Estadual e Federal: Proposta pelo ACORDA POVÃO BRASILEIRO
    1ª) Ao Assumir os CARGOS ELETIVOS, os Candidatos eleitos para o Executivo farão de Imediato, CORTE DE 50 % (cinquenta por cento),para TODO IMPOSTO FEDERAL GERADO NO BRASIL.
    2ª) Estudos para cortar (extinguir), outros impostos.
    3ª) Promover AUDITORIAS em todas as Secretarias do Governo.
    4ª) Promover Auditorias em todos os MINISTERIOS.
    5ª) Auditorias em todas as Agencias Bancarias do Governo.
    6ª) Auditorias em todas as LOTERIAS do Pais.
    7ª) EXTINÇÃO imediata de 50 % (cinquenta por cento), dos Ministérios.
    8ª) Auditoria nos DENITS em todos os Estados.
    9ª) EXECUTAR melhorias IMEDIATAS para a Saúde
    A) Equipamentos Médicos
    B) Construção de Posto de Saúde para os Interiores.
    C) Salários Dignos, para Médicos, Enfermeiros, etc.
    10ª) EXECUTAR melhorias Imediatas para a Educação
    A) Salários dignos para professores
    B) Aparelhamento de Informática para as Escolas.
    11ª) Executar melhorias imediatas para A Segurança.
    A) Equipamento para a Área de Segurança Publica
    B) Salários Dignos para as POLICIAS.
    Estas, meu Povo Brasileiro, são algumas das melhorias, que o novo Partido ACORDA POVÃO BRASILEIRO, pretende colocar em prática, em pouco tempo, porém para que isso aconteça, teremos que fazer uma corrente, em todo o Brasil, levar o Partido para todos os cantos do País, Vamos fazer do Brasil, um País para o povo, não um país só para POLITICOS e GOVERNANTES DESONESTOS.
    Agradeço a todos, que estão lendo, e peço que vão levando estas PROPOSTAS, para seus Parentes, seu Empregados, seus Alunos, Seus colegas de trabalho, seus vizinhos, enfim a todos os Brasileiros

    Curtir