José Nêumanne: O recruta Lula contra todo o resto do pelotão

Publicado no Estadão A família Silva, antes de o apelido do chefe, Lula, ter sido adicionado à própria denominação, morou numa modesta casa de vila operária no Jardim Assunção, em São Bernardo do Campo, há 40 anos. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, hoje intitulado do ABC, não tinha mais […]

Publicado no Estadão

A família Silva, antes de o apelido do chefe, Lula, ter sido adicionado à própria denominação, morou numa modesta casa de vila operária no Jardim Assunção, em São Bernardo do Campo, há 40 anos. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, hoje intitulado do ABC, não tinha mais de dar expediente no torno mecânico, para o qual fora habilitado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), e liderava greves operárias que desafiaram a legislação trabalhista da ditadura, abalando com isso as estruturas do regime tecnocrático-militar de exceção. Ele simbolizava então a nova classe operária brasileira e, assim, deu-se ao luxo de adquirir um sítio, que denominou Los Fubangos, às margens da Represa Billings, perto de casa, e atualmente está abandonado.

Agora, 40 anos depois, Luiz Inácio e Marisa Lula da Silva, que moram num apartamento duplex em bairro nobre da mesma cidade do ABC, protagonizam um dos casos mais estapafúrdios, ridículos e bisonhos da história do sempre conflagrado direito fundiário no Brasil. A Polícia Federal (PF), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o Ministério Público Federal (MPF) investigam a hipótese de o casal ter usado um triplex no edifício Solaris, da construtora OAS, na praia das Astúrias de um balneário que já teve seus dias de glória, o Guarujá, e um luxuoso sítio na Serra da Mantiqueira, em Atibaia, no interior de São Paulo, para ocultar patrimônio, uma forma de lavar dinheiro ilícito.

A história do imóvel à beira-mar é absurda, de tão suspeita. A cooperativa dos bancários (Bancoop) fundada por Ricardo Berzoini, da casta dirigente do sindicato da categoria em São Paulo, sob a égide do amado companheiro Luís Gushiken, construiu-o e denominou-o Residencial Mar Cantábrico. Sob a presidência de outro famigerado sindicalista, João Vaccari Neto, a cooperativa é acusada há dez anos de haver ludibriado cerca de 3 mil famílias, cobrando delas penosas prestações mensais e não lhes entregando, como devia, moradias prontas para usar.

Os compradores das unidades do edifício no Guarujá não têm de que se queixar. A empreiteira OAS encarregou-se de acabar as unidades não concluídas, mudou o nome para Solaris e beneficiou graduados militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Lula é o principal líder. Mesmo com a Bancoop sob suspeita do MPSP há dez anos, esses beneficiários da generosidade possibilitada pela má gestão de Vaccari nunca arredaram pé de seus domínios com vista para o Atlântico. Figuram entre eles Simone, mulher de Freud Godoy, que foi segurança de Lula e “aloprado” acusado de ter falsificado dossiê contra José Serra, Vaccari, sua cunhada Marice Corrêa de Lima e, suspeita-se, o casal Marisa e Lula.

Não consta da saga do torneiro mecânico que ocupou o cargo mais poderoso da República que tenha dado expediente em agência bancária na vida. Nem que Marisa tenha tido uma banca de jornal ou qualquer bem que se possa aproximar semanticamente da palavra bancário, que orna a denominação da Bancoop. O líder dos oprimidos jamais emitiu um protesto ou uma palavra de agradecimento pelo sacrifício de milhares de bancários que acusam, até hoje em vão, na Justiça, o PT, que ele lidera, de ter malbaratado a poupança deles. Sempre atento ao rabo de palha alheio, ele também nunca protestou contra o uso do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a pilhagem de que Vaccari é acusado.

A enxurrada de explicações que tem sido dada pelo casal também passa ao largo das suspeições dos agentes da lei em torno do empreendimento. A Operação Triplo X – assim batizada em referência ao triplex pelo qual o casal pagou originalmente R$ 47.695,38, conforme o próprio ex informou ao Imposto de Renda na declaração feita para a campanha de 2006 – investiga a hipótese de a OAS ter usado os apartamentos para lavar propinas do petrolão.

Segundo o delegado Igor de Paula, “há indícios de que alguns desses imóveis foram utilizados para repasse de recursos de propina, a partir de contratos com a Petrobras”. A PF e o MPF buscam, então, a razão lógica, no meio dessa barafunda de versões, para a OAS ter assumido o empreendimento a ponto de seu então presidente, Léo Pinheiro, ter acompanhado o casal Lula na visita ao único triplex do prédio, em cuja reforma a empresa investiu R$ 1 milhão e que eles não tinham comprado. Hoje os dois estão juntos e misturados com a empresa panamenha Mossack Fonseca, acusada de possuir unidades no edifício e de estar ligada a firmas abertas no exterior por réus da Lava Jato.

Já era confusão de bom tamanho para o ex, mas ele ainda terá de explicar, na condição de investigado, por que um consórcio formado por empreiteiras acusadas de roubo do erário, a OAS e a Odebrecht, e o pecuarista falido José Carlos Bumlai, que usava no Palácio do Planalto um passe livre assinado por ele, comprou para um sítio em Atibaia pertencente a dois sócios de seu filho Fábio Luiz uma cozinha chique igualzinha à que a OAS encomendou para o tal apartamento.

Mas mesmo protagonizando essa história implausível e no momento em que PF e MPF o investigam em Lava Jato, Zelotes e Solaris, Lula não perdeu a pose e disse a fiéis blogueiros que é “a alma viva mais honesta que há”. O jornalista Jorge Moreno deu no Globo ordem mais sensata à frase: “A alma honesta mais viva que há”. Faz sentido. Afinal, para continuar bancando o São Lula Romão Batista, o ex terá de convencer a Nação de que PF, MPSP, MPF, vítimas da Bancoop e o juiz Sérgio Moro advogam para o diabo contra a sua santidade.

Assim, Lula age como o recruta que se diz injustiçado pelo sargento que teima em fazê-lo marchar no passo do restante do pelotão, pois acha que só ele está no passo certo. O diabo é que ainda há na plateia da parada quem acredite que certo está ele, não juiz, federais e procuradores. Até quando terá o benefício da dúvida?

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Lola

    Só os otários e os que mamam nas tetas do governo lhe dão o benefício da dúvida

    Curtir

  2. Comentado por:

    Cacique/Momento Policia

    O caminho do dinheiro é Jonas Suassuna
    Se a força-tarefa da Lava Jato quiser descobrir o pagamento de despesas do sítio de Atibaia e compras para o apartamento ocupado por Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, basta abrir a movimentação financeira das empresas de Jonas Suassuna e suas despesas pessoais.O Antagonista foi informado de que todas essas informações estão guardadas na BNC Contabilidade. E tem mais essa:O tribunal revolucionário.O advogado de Lula, Roberto Teixeira, e seu genro Cristiano Martins, advogado de Luleco, acabaram de chegar à reunião do conselho do Instituto Lula.
    Eles devem testar a defesa de Lula diante da platéia amiga antes de vazá-la para a imprensa amiga.”Petistas visitam Delcídio
    Delcídio Amaral se acalmou.A Folha de S. Paulo disse que isso ocorreu depois que ele foi visitado na prisão por três petistas: Paulo Rocha, acusado de ter recebido 620 mil reais de Marcos Valério; Humberto Costa, acusado de ter recebido 1 milhão de reais de Paulo Roberto Costa; e José Mentor, acusado de ter recebido 380 mil reais de Alberto Youssef.E tem mais essa:Reunião de emergência entre Dilma e Lula.Dilma Rousseff vai se reunir com Lula nesta sexta-feira, em São Paulo, diz O Globo.Eles precisam combinar versões sobre o sítio, sobre o triplex, sobre João Santana e sobre a Andrade Gutierrez.
    Notas do Antagonista.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Helio Jr

    Lula o la.drão mais honesto do Brasil , agora convoca
    o Exército de Brancaleone para defendêlo da acusação
    do Estádio de Sítio de Atibaia.

    Curtir

  4. Comentado por:

    joão carlos félix da silva

    Lula-lá, os brasileiros podem elege-lo em 2018. Já elegemos a Dilmentira duas vezes e o resultado estamos sentindo, é um desastre total para nosso desespero. Temos uma chance bem próxima de extirpar esse câncer: é o impeachment. As Olimpíadas estão indo pro vinagre graças a incompetência de se combater um mosquito. As autoridades dizem que não, mas os fatos, sempre eles, teimosos, vão prevalecer, deixando a pecha de ridículos para esses áulicos.

    Curtir

  5. Comentado por:

    freed

    O apartamento é de cobertura, mas á praia é de farofeiro, isso ninguém pode negar.

    Curtir

  6. Comentado por:

    tutti

    Posso garantir que os que ainda “acreditam” no Lula são os que comungam a mandioca com o milho. Por exemplo, Chico Buarque, Fernando Morais, e todos com algum carguinho público no qual não precisa trabalhar, ou recebedor de pixuleco. Parasitas que se alimentam de pobres.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Pedro Burlandy

    Muito falatório, muitas provas etc e tal, suficientes para colocar todo o pt na cadeia. Então…. está todo mundo soltinho da silva e ainda acusando os seus acusadores… são mesmo uns caras de pau, se acham inalcansáveis, consideram-se poderosos o suficiente para dizerem o que quizerem e nada vai acontecer. É… em se tratando do país que somos eu não duvidaria, o Don Corleone, ops, o lullalau, vai depor por videoconferência e com testemunhas! Porque essa deferência? Caramba, como pode ter cumulado anto poder e força, haja vista as lambanças que ninguém em sã consciência negaria?
    Na minha modesta opinião, só o fato do corrupto-mor, ter colocado presidente uma mulher totalmente incapaz para nada e que ele sabia melhor do que ninguém, já seria o suficiente para ter que explicar e muito porque insistiu. Evidentemente que não só ele mas até as pedras das rua sabiam o motivo: ela faria um péssimo governo por absoluta falta de capacidade e assim sendo ele estaria sempre orbitando o governo e apagando incêndios quando algo começasse a pegar fogo. Não que ele também tenha toda essa capacidade, mas é o lulla, o cara de pau mestre. Mas o mais diabólico dessa trama engendrada por ele foi garantir (apesar de todas a sujeira que ela fez no primeiro mandato) e a total cegueira de um povo igualmente corrupto, que não votava na dilma pelos seus belos olhos e sim pelas promessas que a dupla dos infernos fazia. Prometia tudo, desde cinema de graça à móveis, fogões, aparelhos eletrônicos por preços indecentemente baixos, cotas em faculdades, empresas até carros. O olho dessa gente cresceu, a vaidade de ser integrante da tão decantada classe média turvou a mente das pessoas. Afinal, sair da favela e morar em apartamento num conjunto residencial com nomes pomposos como Condomíno Jardim fulando de tal… (registre-se que boa parte desses “condomínios” foram construídos sem a menor infraestrutura, em locais inapropriados, ao lado de favelas e em bairros perigosos, não só em Brasília, São Paulo, Rio…mas em todos os estados, Mas, vamos combinar, morar de graça, não precisar trabalhar (o bolsa familia garante o pão nosso de cada dia) pensavam com aqueles sorriso desdentados), deu no que deu, alguns venderam os aptos. outros a milícia tomou conta, e muitos passaram a ser “administrados• por traficantes, cobravam pedágio ou até mesmo tomavam os apartamentos dos infelizes… sem falar nos que morreram e ninguém deu bola. Por tudo isso e muito mais, acho que o dr. Moro tem que fazer questão ants de mais nada que o Lula explique isso tudo direitinho, porque dizer que sabia q a anta era uma mulher talhada pela competência, sapiência administrativa, patriota de montão, iria com certeza fazer o Brasil ser o maior país do mundo… que ela, com os conhecimentos que tinha (adquirido) como presidente do conselho da Petrobrás, iria fazer o pre-sal matar os Emirados Árabes de medo e vergonha, com aquelas poçinhas de petrólio que tinham para vender. Repito: só essa traição que esse sujeito fez cometeu contra o país e o seu povo, daria direito há pelos menos uns bons 150 anos de cadeia. O que? Não pode? o máximo é de 30 anos? E daí? Faz como a dilma quis fazer no caso das pedaladas fiscais, muda a lei ora essa! Aviso: não esquçamos que a anta tem motivos de sobra para ir para a Papuda, tanto quanto todo o governo ptista, de norte a suo de leste a oeste do Brasil. CADEIA PARA OS PTRALHAS DILMA E LULA, ONTEM, HOJE, AGORA….SEMPRE!

    Curtir

  8. Comentado por:

    Octávio

    Nêumanne, você descreve o Lula com a exatidão de um legista. Desde que li o seu estupendo “O que sei de Lula”, somando a outros artigos subsequentes, creio que ninguém conhece a alma (será que ele tem isso?) daquele como você. Um abração!

    Curtir

  9. Comentado por:

    Aldo Soares

    O rebarbado recruta lula, nunca aceitaria ordens de ninguém, nasceu pra mandar: assim pensa ele. Um bando de generais”,referia-se ele aos insignes militares guardiões da carta magna. Hoje, ele, o antes recruta escamado servirá à pátria 😮 capacete está sendo ajustado exclusivamente na medida do seu cocuruto imoral: para o bem da nação. Um feliz fim de semana a todos.

    Curtir

  10. Comentado por:

    ernani

    Lula nunca foi bancário e Marisa Letíciaa nunca teve banca de revistas. Vai ver eles tinham uma banca de jogo de bicho. Eram banqueiros, então! Faz mais o perfil deles. Contravenção penal!!! Logo tinham todo o direito de comprar o apartamento em questão.

    Curtir

  11. Comentado por:

    Brasileiro Assaltado

    Caro JOSÉ!
    Sempre que nos prestigia com seus brilhantes comentários, faz nos lembrar de outros detalhes da vida supostamente perversa deste energúmeno lulla. Você citando os milhares de ludibriados ou lulobriados bancários que pagaram pesadas e longas prestações; usaram seus FGTS para a materialização do sonho maior de uma família – TER UM LAR PRÓPRIO, para no final não ter um ranchinho beira chão e nem mesmo o amparo de uma poupança construída com suor e lagrimas. Esse monstro lullobriador, também fez milhares de trabalhadores usarem seus FGTS para engordar os cofres da Petrobras; comprando suas ações, para que no final ela fosse assaltados por seus asseclas. Aproveitando ainda desta oportunidade, uma vez que você também cita o Bumlai, amigão do tal; segundo se comentava pelos próprios funcionários, quando da construção da Usina São Fernando, que o verdadeiro dono da empresa era um tal de lulla. Fazendo conjecturas, facilmente concluímos ser verídico esses comentários, uma vez que o dinheiro da obra vinha alegre e docilmente do BNDS, cujo chefe do chefe era quem??? Lulla.

    Curtir

  12. Comentado por:

    minim

    Parabéns pelo texto. O “cara de pau” junto com a sua esposa devem ter violados os estatutos da Cooperativa dos Bancários, pois quem tinha direito à compra dos aptos.,com certeza, eram somente os bancários e, como todos sabem nunca foram. Se seguir as leis esse apto. nunca poderia ser comprado por ele. É falcatrua das grossa que somente eles sabem fazer.
    Aproveitando cadê o Berzoine. Ele tem muito pra falar sobre esse caso, pois foi um dos fundadores junto com Vaccari. Credo! Que Quadrilha.

    Curtir

  13. Comentado por:

    Sandro Ferreira

    O derretimento de Lula é o fim perfeito que um falsário merece.
    Não nego que tenho me divertido com o desmonte do castelo de areia do PT. E ainda tem mais por aí.
    Espero um Grand Finale digno desse enredo sinistro, que quase pôs o Brasil no quinto mundo.
    A evaporação do petismo, é o prêmio do gigantesco preço que o Brasil está pagando por estes 14 anos de Lula e Dilma.
    Quem sabe um dia os brasileiros encontrem a Razâo, e infames como Lula e Dilma jamais voltem a ocupar o Planalto.

    Curtir